A proposta de Produção Textual Individual (PTI) tem como tema “Atividades turísticas em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN”.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental
CURSO: Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental
Curso:
Tecnologia em Gestão
Ambiental
Semestre: 2º/3º
Disciplinas:
Manejo de Unidades de Conservação
Ecologia e Biodiversidade
Recursos Naturais e Fontes de Energia
Educação Ambiental
Sistemas de Gestão Ambiental e Auditoria Ambiental
Competências:
Conhecer princípios e conceitos que envolvem o
aprendizado em educação ambiental, recursos
naturais, manejo de unidades de conservação e
gerenciamento de áreas com base na gestão ambiental.
Habilidades:
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá
desenvolvido as habilidades:
Identificar uma situação problema, compreender seus
desdobramentos e a partir disso, elaborar um plano
para instalação de atividade turística uma unidade de
conservação, conforme as normas da ABNT.
Objetivos da
Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de
ensino aprendizagem que tem por objetivos:
• Conhecer o que é uma unidade de conservação e
quais tipos de manejos e atividades são realizados
nela.
• Analisar como as unidades de conservação,
RPPNs, poderão se adaptar para receber pessoas
com necessidades especiais, visando realizar uma
atividade de educação ambiental.
• Verificar de que forma os recursos naturais e fontes
de energia poderiam ser melhor aplicados para
resultar em economia de energia.
• Identificar quais práticas de gestão ambiental
podem ser realizadas dentro da RPPN.
• Elaborar produções científicas aplicando normas da
ABNT.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental
Prezado aluno,
Sejam bem-vindo a este semestre!
A proposta de Produção Textual Individual (PTI) tem como tema “Atividades
turísticas em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN”.
Você deverá realizar uma análise sobre a viabilidade para instalação de atividade
turística, focando em pessoas com necessidades especiais, tais como: deficientes físicos,
visuais, auditivos, idosos, gestantes, entre outros, em uma unidade de conservação.
Chamaremos esta análise de um estudo analítico sobre o assunto proposto. Neste estudo,
deverá ser analisado como essas atividades poderão ser realizadas em uma Unidade de
Conservação – RPPN.
Você sabe que uma RPPN pode ser utilizada para fins turísticos, além de cumprir o
seu papel de conservação da biodiversidade. No Brasil, alguns proprietários rurais buscam,
nas RPPNs uma forma de aumentarem suas receitas. Também é sabido que para alguns
grupos de pessoas, principalmente os que possuem necessidades especiais, sejam de
locomoção ou algum tipo de deficiência, há poucas opções de turismo em áreas naturais.
Pensando nisso, a seguir, você conhecerá uma situação fictícia, que foi elaborada, pensando
em adequar uma RPPN para receber a visitação deste público específico. Para melhor
compreensão da atividade, realize a leitura das próximas orientações.
Desejamos a você um ótimo trabalho.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. Leitura e interpretação da SGA
Na PTI, você deverá, em um primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de
Aprendizagem (SGA). Depois, deverá se envolver com a Situação Geradora de
Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para
realizar essas tarefas, siga as orientações fornecidas nesse material e embase-se em
fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros
materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por
você).
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
A RPPN Do Barão é uma unidade de conservação particular, criada com o intuito de
proteger os remanescentes florestais e desenvolver atividade turística para pessoas com
necessidades especiais. Esse objetivo específico, de trabalhar com necessidades especiais,
se deu pelo fato de existirem poucas opções que se voltem a esses grupos, os quais tem os
mesmos direitos que o restante da população de observar e desfrutar de momentos junto à
natureza. Assim, o proprietário desta RPPN está buscando adaptar novas atividades para
ofertar, mas possui dificuldades pois não tem conhecimento suficiente para elaborar este
projeto. Desta forma, você, como futuro gestor ambiental, deverá auxiliar na elaboração de
uma proposta que seja condizente com o objetivo da propriedade.
De acordo com um texto, publicado no site do Ministério do Turismo, por Geraldo
Gurgel, acessibilidade não é privilégio. Todos têm direito a acessar serviços de lazer e
turismo em igualdade de condições. A Organização Mundial do Turismo (OMT) estima que,
1,2 bilhão de pessoas viajam anualmente a turismo. A acessibilidade é fundamental para se
cumprir a premissa de que o turismo é para todos. Além de necessária, ela é passaporte
para transformar a vida de pessoas com deficiência física, visual, auditiva e intelectual.
Idosos, gestantes, crianças e pessoas com dificuldade de locomoção também querem
desfrutar dos destinos e atrativos acessíveis, para que possam fruir inesquecíveis
experiências de viagem e também de visitas com caráter mais técnico e educativo, como
visitar uma unidade de conservação.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por meio da NBR 9050,
estabelece critérios para a acessibilidade em edificações, mobiliário e espaços e
equipamentos urbanos. Ela poderá ser analisada, para verificar algum ponto específico
sobre adaptação no espaço da RPPN. Investir em infraestrutura é um dos passos para
garantir a acessibilidade no turismo, mas, somente isso não é suficiente, é preciso que os
profissionais da área, inclusive gestores ambientais, estejam preparados para atender e
fornecer alternativas para as mais diferentes necessidades. Visitantes com quaisquer
restrições de mobilidade ou outras deficiências precisam de atenção especial nos aviões,
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental
vans, restaurantes, hotéis, unidades de conservação e demais serviços fornecidos para
atender esse nicho de mercado.
Desta forma, você pode perceber que, uma unidade de conservação não é apenas
um espaço natural, mas é uma área que pode ser aproveitada para fornecer aproximação
das pessoas ao ambiente natural, favorecendo o aprendizado ambiental, a contemplação,
análises e estudos ou outras atividades, como as turísticas.
2. Agora, é com você!
Com base nos conhecimentos relacionados às disciplinas do semestre, olhe para o
seu redor e faça uma análise detalhada para compor o estudo de viabilidade de instalação
de atividade turística, na RPPN, contemplando os itens a seguir:
1) Lembre-se que estamos trabalhando numa Unidade de Conservação, onde o
objetivo é manter as características naturais do local preservadas. Portanto, as
possibilidades de acesso aos atrativos turísticos desta RPPN deverão ser concebidas em
consonância com o ambiente, utilizando-se estruturas e materiais que proporcionem
acessibilidade a qualquer pessoa, afetando o mínimo possível a dinâmica natural do
ambiente onde forem inseridas. Outro ponto importante a ser considerado é a segurança,
tanto das pessoas que irão visitar e trabalhar na RPPN do Barão, como também da fauna,
que utiliza este ambiente como seu habitat. Sendo assim, proponha três atrações
turísticas e apresente, por meio de um memorial descritivo, como será proporcionado
o acesso a elas, considerando o uso por um público bastante diverso (crianças,
adultos, idosos, com necessidades especiais ou não).
2) As trilhas ecológicas são consideradas um ótimo meio para práticas de educação
ambiental, elas oferecem aos visitantes a oportunidade de lazer, relaxamento e de
familiaridade com o meio natural. Entretanto, qualquer ecossistema em que esteja
implantada uma trilha deve ser visto como uma área será impactada. Pois a implantação das
mesmas irá alterar toda a estrutura e a dinâmica natural do ecossistema.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental
Visando a implantação de trilhas ecológicas com acessibilidade na RPPN em
questão, descreva um plano de ação visando a criação dessa atividade, seus impactos
no ecossistema e as possíveis ações mitigadoras ou compensatórias para a
implantação de uma trilha acessível em uma RPPN:
3) A promoção do ecoturismo busca utilizar, de forma sustentável, o patrimônio
natural, incentivando sua conservação e a formação de uma consciência que preza pelo
cuidado com a natureza. Procura, com isso, aflorar na sociedade o sentimento de
pertencimento, capaz de transformar as pessoas nos principais guardiões das incontestáveis
riquezas naturais. Além de tudo isso, a atividade, também conhecida como turismo
ecológico, estimula o bem-estar das pessoas, por meio do contato com a calmaria que a
natureza proporciona. Entretanto, na sociedade moderna, o turismo ganhou novas faces e
isso deve ser considerado ao elaborar áreas de visitação. Hoje em dia, muitas pessoas que
visitam locais turísticos preferem obter as informações sobre as características do local
visitado, por guias digitais interativos. Portanto, em muitos locais no mundo, a visita
guiada por um profissional especializado foi substituída ou complementada por
ferramentas digitais que possuem mapas interativos, fotos e áudios com
particularidades do ambiente visitado. Outra característica marcante no turista atual é que
ele se sente feliz com a possibilidade de compartilhar suas experiências com outras pessoas
em tempo real, através das redes sociais.
Pensando nisso, você decidiu incluir como atrativos turísticos nesta RPPN tais
recursos digitais, que sejam inclusivos para pessoas com necessidades especiais.
Entretanto, esses recursos digitais devem se utilizar de energia elétrica renovável e
sustentável para o seu funcionamento. Reflita, pesquise e explique como tais ações
podem ser realizadas.
4) O processo de educação ambiental, ressaltado pela Lei 9795/99, salienta a
importância de desenvolver ações para todo o tipo de público. Desta forma, quais as
sugestões, no âmbito da educação ambiental, podem ser desenvolvidas nesta RPPN,
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental
visando que o indivíduo consiga construir valores, competências e habilidades que
serão utilizadas para o bem da coletividade em um ambiente equilibrado?
5) A gestão ambiental de uma Unidade de Conservação (UC) pode ser realizada por
um conselho gestor ou ainda pelo proprietário, dependendo do tipo de UC e do plano de
manejo existente na mesma. As ações de gestão ambiental devem se voltar à contenção de
aspectos ambientais que possam ocasionar impactos ao ambiente. Desta forma, pensando
no desenvolvimento de atividades de turismo, dentro da RPPN, quais ações de gestão
ambiental poderiam ser realizadas, visando a conservação deste espaço? Justifique
a sua resposta, explicando cada ação proposta.
Para auxiliar na elaboração de seu trabalho, você pode utilizar os seguintes
materiais:
BRASIL. Ministério do Turismo. Turismo Acessível. Disponível em:
http://www.turismo.gov.br/assuntos/5054-turismo-acessivel.html Acesso em 30 Jan
2020.
ICMBIO. Gestores avaliam sustentabilidade das RPPNs. Disponível em:
http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9001-gestores-avaliamsustentabilidade-das-rppns Acesso em 30 Jan 2020.
ICMBIO. ICMBio investe em acessibilidade nos parques. Disponível em
http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8248-icmbio-investe-emacessibilidade-nos-parques Acesso em 30 Jn 2020.
BRANDÃO, E.J. VIEIRA, E.M INSTRUMENTOS DE GESTÃO AMBIENTAL NAS
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. Revista do Curso de Direito da UNIABEU Volume 2
Número 1 Janeiro- Julho 2012 Disponível em:
http://files.woodtechnology.webnode.com.br/200000445-
0278e046cf/INSTRUMENTOS%20DE%20GEST%C3%83O%20AMBIENTAL%20NAS%20
UC.pdf Acesso em 31 Jan 2020
BELTRÃO, Carolina. Educação Ambiental em RPPN's: o caso de Lima Duarte —
MG. / Carolina Beltrão. — Brasília, 2007. Disponível em:
https://bdm.unb.br/bitstream/10483/178/1/2007_CarolinaLorentzBeltrao.pdf Acesso em 30
Jan 2020
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental
BRASIL, Lei 9795, de 27 de Abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a
Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm Acesso em 31 Jan 2020.
Guerreiro, et al. (2008). PLANEJAMENTO DE TRILHAS NA RESERVA PARTICULAR DE
PATRIMÔNIO NATURAL “FONTE DA BICA”, AREIA BRANCA-SE. Disponível em:
http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/nhlgHGE2A3fUpJV_2013-4-
29-8-59-43.pdf. Acesso em 31 Jan 2020.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Cadastro Nacional de Unidades de Conservação.
2018. Disponível em: https://www.mma.gov.br/areas-protegidas/cadastro-nacional-de-ucs
Acesso em 19 Set 2019.
BRASIL. LEI No 9.985, DE 18 DE JULHO DE 2000. Regulamenta o art. 225, § 1o
, incisos
I, II, III e VII da Constituição Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de
Conservação da Natureza e dá outras providências. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9985.htm Acesso em 19 Set 2019.
BRASIL, Lei 12.651/2012. Dispõe sobre a proteção da vegetação nativa, altera as Leis nºs
6.938, de 31 de agosto de 1981, 9.393, de 19 de dezembro de 1996, e 11.428, de 22 de
dezembro de 2006; revoga as Leis nºs 4.771, de 15 de setembro de 1965, e 7.754, de 14 de
abril de 1989, e a Medida Provisória nº 2.166-67, de 24 de agosto de 2001; e dá outras
providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-
2014/2012/Lei/L12651.htm Acesso em 25 Set 2019.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
A resolução da situação-problema deverá ser apresentada em forma de texto, com
base nos questionamentos que foram abordados. A atividade deverá ser postada em seu
ambiente virtual e deve ser organizada com base nos seguintes critérios:
Introdução (1 lauda): discorra sobre o contexto dos assuntos tratados na situação
problema, ressaltando a importância da realização deste estudo.
Desenvolvimento (3- 5 laudas): para o desenvolvimento, você deve escrever uma
breve fundamentação teórica abordando as questões apresentadas (ver seção:
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental
Situação-problema). O texto não deve ser montado na forma pergunta-resposta. Os
questionamentos e suas respectivas respostas devem ser trabalhados de forma
integrada e coerente ao longo do desenvolvimento, visando justificar a implantação
de um projeto de atividades turísticas em uma RPPN.
Considerações finais (ao menos 1 lauda): para a finalização do texto, deve ser
feita uma retomada do tema-base, com a síntese do posicionamento do grupo em
relação a temática discutida e à proposta elaborada. Lembre-se: o grupo deve propor
as atividades que poderão ser realizadas na Unidade de Conservação e quais
adaptações serão necessárias para dar suporte a essas atividades.
Referências: os autores eventualmente referenciados deverão ser citados,
conforme normas da ABNT.
Neste texto, você deverá obedecer às normas a seguir:
a) Abra um documento no Word seguindo as normas da ABNT. Acesse a Biblioteca
Digital, clique em “Padronização” e escolha as opções “Trabalhos acadêmicos –
Apresentação” e “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”;
b) Este texto deverá ser redigido na seguinte estrutura: capa de abertura, introdução,
desenvolvimento (descrição separada de cada um dos itens solicitados na situação
problema, acompanhada do detalhamento solicitado para cada um desses itens),
considerações finais e referências.
c) Importante: A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá
haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais
extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos
reprovados na atividade. Lembrem-se de que a prática do plágio constitui crime, com
pena prevista em lei, e deve ser evitada no âmbito acadêmico.
d) Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição pelo sistema de
mensagens disponível na plataforma, para lhe atender em suas dúvidas e, também,
para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade
para realizar um trabalho com a qualidade exigida por um trabalho acadêmico de nível
universitário.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental
e) Atenção aos prazos de postagens!
Critérios avaliativos
Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito
a ser dado pelo tutor eletrônico.
Quesitos para correção Pontuação
Linguagem acadêmica
Atendendo à clareza, objetividade e
criatividade.
350 pontos – atende de 80 a 100% do solicitado
200 pontos – atende de 60 a 79% do solicitado
100 pontos – atende de 40 a 59% do solicitado
50 pontos – atende menos de 39% do solicitado
Elaboração da introdução
O texto apresenta uma argumentação
crítica e fundamentada.
350 pontos – atende de 80 a 100% do solicitado
200 pontos – atende de 60 a 79% do solicitado
100 pontos – atende de 40 a 59% do solicitado
50 pontos – atende menos de 39% do solicitado
Elaboração do desenvolvimento
No texto escrito (com as justificativas
e argumentações) as ideias
apresentam relação direta com o tema
proposto e explicitam os conteúdos
das questões de 1 a 5.
2100 pontos – atende de 80 a 100% do
solicitado
1000 pontos – atende de 60 a 79% do solicitado
750 pontos – atende de 40 a 59% do solicitado
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental
200 pontos – atende menos de 39% do
solicitado
Elaboração da conclusão e
bibliografia
Todo o registro de ideias foi feito com
um mínimo de termos, sem repetições
ou redundâncias.
350 pontos – atende de 80 a 100% do solicitado
200 pontos – atende de 60 a 79% do solicitado
100 pontos – atende de 40 a 59% do solicitado
50 pontos – atende menos de 39% do solicitado
Estrutura e organização do
trabalho
- Obedecer à estrutura solicitada e
não realizar plágio ou cópia de
trabalhos. Originalidade é
fundamental. Seguir as normas da
ABNT.
350 pontos – atende de 80 a 100% do solicitado
200 pontos – atende de 60 a 79% do solicitado
100 pontos – atende de 40 a 59% do solicitado
50 pontos – atende menos de 39% do solicitado
TÍTULO
Um ótimo trabalho!
Equipe de professores.
Comentários
Postar um comentário