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A proposta de Produção Textual Individual (PTI) tem como tema “Atividades turísticas em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN”.

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental CURSO: Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Curso: Tecnologia em Gestão Ambiental Semestre: 2º/3º Disciplinas:  Manejo de Unidades de Conservação  Ecologia e Biodiversidade  Recursos Naturais e Fontes de Energia  Educação Ambiental  Sistemas de Gestão Ambiental e Auditoria Ambiental Competências:  Conhecer princípios e conceitos que envolvem o aprendizado em educação ambiental, recursos naturais, manejo de unidades de conservação e gerenciamento de áreas com base na gestão ambiental. Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as habilidades:  Identificar uma situação problema, compreender seus desdobramentos e a partir disso, elaborar um plano para instalação de atividade turística uma unidade de conservação, conforme as normas da ABNT. Objetivos da Aprendizagem: A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos: • Conhecer o que é uma unidade de conservação e quais tipos de manejos e atividades são realizados nela. • Analisar como as unidades de conservação, RPPNs, poderão se adaptar para receber pessoas com necessidades especiais, visando realizar uma atividade de educação ambiental. • Verificar de que forma os recursos naturais e fontes de energia poderiam ser melhor aplicados para resultar em economia de energia. • Identificar quais práticas de gestão ambiental podem ser realizadas dentro da RPPN. • Elaborar produções científicas aplicando normas da ABNT. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Prezado aluno, Sejam bem-vindo a este semestre! A proposta de Produção Textual Individual (PTI) tem como tema “Atividades turísticas em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN”. Você deverá realizar uma análise sobre a viabilidade para instalação de atividade turística, focando em pessoas com necessidades especiais, tais como: deficientes físicos, visuais, auditivos, idosos, gestantes, entre outros, em uma unidade de conservação. Chamaremos esta análise de um estudo analítico sobre o assunto proposto. Neste estudo, deverá ser analisado como essas atividades poderão ser realizadas em uma Unidade de Conservação – RPPN. Você sabe que uma RPPN pode ser utilizada para fins turísticos, além de cumprir o seu papel de conservação da biodiversidade. No Brasil, alguns proprietários rurais buscam, nas RPPNs uma forma de aumentarem suas receitas. Também é sabido que para alguns grupos de pessoas, principalmente os que possuem necessidades especiais, sejam de locomoção ou algum tipo de deficiência, há poucas opções de turismo em áreas naturais. Pensando nisso, a seguir, você conhecerá uma situação fictícia, que foi elaborada, pensando em adequar uma RPPN para receber a visitação deste público específico. Para melhor compreensão da atividade, realize a leitura das próximas orientações. Desejamos a você um ótimo trabalho. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. Leitura e interpretação da SGA Na PTI, você deverá, em um primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA). Depois, deverá se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, siga as orientações fornecidas nesse material e embase-se em fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por você). PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) A RPPN Do Barão é uma unidade de conservação particular, criada com o intuito de proteger os remanescentes florestais e desenvolver atividade turística para pessoas com necessidades especiais. Esse objetivo específico, de trabalhar com necessidades especiais, se deu pelo fato de existirem poucas opções que se voltem a esses grupos, os quais tem os mesmos direitos que o restante da população de observar e desfrutar de momentos junto à natureza. Assim, o proprietário desta RPPN está buscando adaptar novas atividades para ofertar, mas possui dificuldades pois não tem conhecimento suficiente para elaborar este projeto. Desta forma, você, como futuro gestor ambiental, deverá auxiliar na elaboração de uma proposta que seja condizente com o objetivo da propriedade. De acordo com um texto, publicado no site do Ministério do Turismo, por Geraldo Gurgel, acessibilidade não é privilégio. Todos têm direito a acessar serviços de lazer e turismo em igualdade de condições. A Organização Mundial do Turismo (OMT) estima que, 1,2 bilhão de pessoas viajam anualmente a turismo. A acessibilidade é fundamental para se cumprir a premissa de que o turismo é para todos. Além de necessária, ela é passaporte para transformar a vida de pessoas com deficiência física, visual, auditiva e intelectual. Idosos, gestantes, crianças e pessoas com dificuldade de locomoção também querem desfrutar dos destinos e atrativos acessíveis, para que possam fruir inesquecíveis experiências de viagem e também de visitas com caráter mais técnico e educativo, como visitar uma unidade de conservação. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por meio da NBR 9050, estabelece critérios para a acessibilidade em edificações, mobiliário e espaços e equipamentos urbanos. Ela poderá ser analisada, para verificar algum ponto específico sobre adaptação no espaço da RPPN. Investir em infraestrutura é um dos passos para garantir a acessibilidade no turismo, mas, somente isso não é suficiente, é preciso que os profissionais da área, inclusive gestores ambientais, estejam preparados para atender e fornecer alternativas para as mais diferentes necessidades. Visitantes com quaisquer restrições de mobilidade ou outras deficiências precisam de atenção especial nos aviões, PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental vans, restaurantes, hotéis, unidades de conservação e demais serviços fornecidos para atender esse nicho de mercado. Desta forma, você pode perceber que, uma unidade de conservação não é apenas um espaço natural, mas é uma área que pode ser aproveitada para fornecer aproximação das pessoas ao ambiente natural, favorecendo o aprendizado ambiental, a contemplação, análises e estudos ou outras atividades, como as turísticas. 2. Agora, é com você! Com base nos conhecimentos relacionados às disciplinas do semestre, olhe para o seu redor e faça uma análise detalhada para compor o estudo de viabilidade de instalação de atividade turística, na RPPN, contemplando os itens a seguir: 1) Lembre-se que estamos trabalhando numa Unidade de Conservação, onde o objetivo é manter as características naturais do local preservadas. Portanto, as possibilidades de acesso aos atrativos turísticos desta RPPN deverão ser concebidas em consonância com o ambiente, utilizando-se estruturas e materiais que proporcionem acessibilidade a qualquer pessoa, afetando o mínimo possível a dinâmica natural do ambiente onde forem inseridas. Outro ponto importante a ser considerado é a segurança, tanto das pessoas que irão visitar e trabalhar na RPPN do Barão, como também da fauna, que utiliza este ambiente como seu habitat. Sendo assim, proponha três atrações turísticas e apresente, por meio de um memorial descritivo, como será proporcionado o acesso a elas, considerando o uso por um público bastante diverso (crianças, adultos, idosos, com necessidades especiais ou não). 2) As trilhas ecológicas são consideradas um ótimo meio para práticas de educação ambiental, elas oferecem aos visitantes a oportunidade de lazer, relaxamento e de familiaridade com o meio natural. Entretanto, qualquer ecossistema em que esteja implantada uma trilha deve ser visto como uma área será impactada. Pois a implantação das mesmas irá alterar toda a estrutura e a dinâmica natural do ecossistema. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Visando a implantação de trilhas ecológicas com acessibilidade na RPPN em questão, descreva um plano de ação visando a criação dessa atividade, seus impactos no ecossistema e as possíveis ações mitigadoras ou compensatórias para a implantação de uma trilha acessível em uma RPPN: 3) A promoção do ecoturismo busca utilizar, de forma sustentável, o patrimônio natural, incentivando sua conservação e a formação de uma consciência que preza pelo cuidado com a natureza. Procura, com isso, aflorar na sociedade o sentimento de pertencimento, capaz de transformar as pessoas nos principais guardiões das incontestáveis riquezas naturais. Além de tudo isso, a atividade, também conhecida como turismo ecológico, estimula o bem-estar das pessoas, por meio do contato com a calmaria que a natureza proporciona. Entretanto, na sociedade moderna, o turismo ganhou novas faces e isso deve ser considerado ao elaborar áreas de visitação. Hoje em dia, muitas pessoas que visitam locais turísticos preferem obter as informações sobre as características do local visitado, por guias digitais interativos. Portanto, em muitos locais no mundo, a visita guiada por um profissional especializado foi substituída ou complementada por ferramentas digitais que possuem mapas interativos, fotos e áudios com particularidades do ambiente visitado. Outra característica marcante no turista atual é que ele se sente feliz com a possibilidade de compartilhar suas experiências com outras pessoas em tempo real, através das redes sociais. Pensando nisso, você decidiu incluir como atrativos turísticos nesta RPPN tais recursos digitais, que sejam inclusivos para pessoas com necessidades especiais. Entretanto, esses recursos digitais devem se utilizar de energia elétrica renovável e sustentável para o seu funcionamento. Reflita, pesquise e explique como tais ações podem ser realizadas. 4) O processo de educação ambiental, ressaltado pela Lei 9795/99, salienta a importância de desenvolver ações para todo o tipo de público. Desta forma, quais as sugestões, no âmbito da educação ambiental, podem ser desenvolvidas nesta RPPN, PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental visando que o indivíduo consiga construir valores, competências e habilidades que serão utilizadas para o bem da coletividade em um ambiente equilibrado? 5) A gestão ambiental de uma Unidade de Conservação (UC) pode ser realizada por um conselho gestor ou ainda pelo proprietário, dependendo do tipo de UC e do plano de manejo existente na mesma. As ações de gestão ambiental devem se voltar à contenção de aspectos ambientais que possam ocasionar impactos ao ambiente. Desta forma, pensando no desenvolvimento de atividades de turismo, dentro da RPPN, quais ações de gestão ambiental poderiam ser realizadas, visando a conservação deste espaço? Justifique a sua resposta, explicando cada ação proposta. Para auxiliar na elaboração de seu trabalho, você pode utilizar os seguintes materiais: BRASIL. Ministério do Turismo. Turismo Acessível. Disponível em: http://www.turismo.gov.br/assuntos/5054-turismo-acessivel.html Acesso em 30 Jan 2020. ICMBIO. Gestores avaliam sustentabilidade das RPPNs. Disponível em: http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9001-gestores-avaliamsustentabilidade-das-rppns Acesso em 30 Jan 2020. ICMBIO. ICMBio investe em acessibilidade nos parques. Disponível em http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8248-icmbio-investe-emacessibilidade-nos-parques Acesso em 30 Jn 2020. BRANDÃO, E.J. VIEIRA, E.M INSTRUMENTOS DE GESTÃO AMBIENTAL NAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. Revista do Curso de Direito da UNIABEU Volume 2 Número 1 Janeiro- Julho 2012 Disponível em: http://files.woodtechnology.webnode.com.br/200000445- 0278e046cf/INSTRUMENTOS%20DE%20GEST%C3%83O%20AMBIENTAL%20NAS%20 UC.pdf Acesso em 31 Jan 2020 BELTRÃO, Carolina. Educação Ambiental em RPPN's: o caso de Lima Duarte — MG. / Carolina Beltrão. — Brasília, 2007. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/178/1/2007_CarolinaLorentzBeltrao.pdf Acesso em 30 Jan 2020 PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental BRASIL, Lei 9795, de 27 de Abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm Acesso em 31 Jan 2020. Guerreiro, et al. (2008). PLANEJAMENTO DE TRILHAS NA RESERVA PARTICULAR DE PATRIMÔNIO NATURAL “FONTE DA BICA”, AREIA BRANCA-SE. Disponível em: http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/nhlgHGE2A3fUpJV_2013-4- 29-8-59-43.pdf. Acesso em 31 Jan 2020. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Cadastro Nacional de Unidades de Conservação. 2018. Disponível em: https://www.mma.gov.br/areas-protegidas/cadastro-nacional-de-ucs Acesso em 19 Set 2019. BRASIL. LEI No 9.985, DE 18 DE JULHO DE 2000. Regulamenta o art. 225, § 1o , incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9985.htm Acesso em 19 Set 2019. BRASIL, Lei 12.651/2012. Dispõe sobre a proteção da vegetação nativa, altera as Leis nºs 6.938, de 31 de agosto de 1981, 9.393, de 19 de dezembro de 1996, e 11.428, de 22 de dezembro de 2006; revoga as Leis nºs 4.771, de 15 de setembro de 1965, e 7.754, de 14 de abril de 1989, e a Medida Provisória nº 2.166-67, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011- 2014/2012/Lei/L12651.htm Acesso em 25 Set 2019. NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL A resolução da situação-problema deverá ser apresentada em forma de texto, com base nos questionamentos que foram abordados. A atividade deverá ser postada em seu ambiente virtual e deve ser organizada com base nos seguintes critérios:  Introdução (1 lauda): discorra sobre o contexto dos assuntos tratados na situação problema, ressaltando a importância da realização deste estudo.  Desenvolvimento (3- 5 laudas): para o desenvolvimento, você deve escrever uma breve fundamentação teórica abordando as questões apresentadas (ver seção: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Situação-problema). O texto não deve ser montado na forma pergunta-resposta. Os questionamentos e suas respectivas respostas devem ser trabalhados de forma integrada e coerente ao longo do desenvolvimento, visando justificar a implantação de um projeto de atividades turísticas em uma RPPN.  Considerações finais (ao menos 1 lauda): para a finalização do texto, deve ser feita uma retomada do tema-base, com a síntese do posicionamento do grupo em relação a temática discutida e à proposta elaborada. Lembre-se: o grupo deve propor as atividades que poderão ser realizadas na Unidade de Conservação e quais adaptações serão necessárias para dar suporte a essas atividades.  Referências: os autores eventualmente referenciados deverão ser citados, conforme normas da ABNT. Neste texto, você deverá obedecer às normas a seguir: a) Abra um documento no Word seguindo as normas da ABNT. Acesse a Biblioteca Digital, clique em “Padronização” e escolha as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”; b) Este texto deverá ser redigido na seguinte estrutura: capa de abertura, introdução, desenvolvimento (descrição separada de cada um dos itens solicitados na situação problema, acompanhada do detalhamento solicitado para cada um desses itens), considerações finais e referências. c) Importante: A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembrem-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei, e deve ser evitada no âmbito acadêmico. d) Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição pelo sistema de mensagens disponível na plataforma, para lhe atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade exigida por um trabalho acadêmico de nível universitário. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e) Atenção aos prazos de postagens! Critérios avaliativos Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito a ser dado pelo tutor eletrônico. Quesitos para correção Pontuação Linguagem acadêmica Atendendo à clareza, objetividade e criatividade. 350 pontos – atende de 80 a 100% do solicitado 200 pontos – atende de 60 a 79% do solicitado 100 pontos – atende de 40 a 59% do solicitado 50 pontos – atende menos de 39% do solicitado Elaboração da introdução O texto apresenta uma argumentação crítica e fundamentada. 350 pontos – atende de 80 a 100% do solicitado 200 pontos – atende de 60 a 79% do solicitado 100 pontos – atende de 40 a 59% do solicitado 50 pontos – atende menos de 39% do solicitado Elaboração do desenvolvimento No texto escrito (com as justificativas e argumentações) as ideias apresentam relação direta com o tema proposto e explicitam os conteúdos das questões de 1 a 5. 2100 pontos – atende de 80 a 100% do solicitado 1000 pontos – atende de 60 a 79% do solicitado 750 pontos – atende de 40 a 59% do solicitado PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental 200 pontos – atende menos de 39% do solicitado Elaboração da conclusão e bibliografia Todo o registro de ideias foi feito com um mínimo de termos, sem repetições ou redundâncias. 350 pontos – atende de 80 a 100% do solicitado 200 pontos – atende de 60 a 79% do solicitado 100 pontos – atende de 40 a 59% do solicitado 50 pontos – atende menos de 39% do solicitado Estrutura e organização do trabalho - Obedecer à estrutura solicitada e não realizar plágio ou cópia de trabalhos. Originalidade é fundamental. Seguir as normas da ABNT. 350 pontos – atende de 80 a 100% do solicitado 200 pontos – atende de 60 a 79% do solicitado 100 pontos – atende de 40 a 59% do solicitado 50 pontos – atende menos de 39% do solicitado TÍTULO Um ótimo trabalho! Equipe de professores.

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