1
Trabalho de Recuperação de Disciplinas
Projetos e Práticas de Ação Pedagógica
2020
2
TEMA:
Conhecer os diferentes tipos de Projetos e Práticas de Ação Pedagógica avaliando a real
eficácia de suas intervenções para o desenvolvimento dos Espaços Educacionais
enquanto espaços formadores de cidadãos conscientes.
CONTEÚDO DO TRABALHO:
1. Conceitos antigos e modernos de Projeto Pedagógico
2. Os diferentes tipos de Projetos Pedagógicos
3. A estrutura macro dos Projetos Pedagógicos
4. Os Projetos Pedagógicos e suas responsabilidades enquanto meio de formação
cidadã.
5. Novos espaços educacionais e seus desafios práticos.
6. Elaboração de um Registro dos conceitos identificados a partir de suas atividades
práticas.
ESTRUTURA DO TRABALHO:
Estrutura Elemento
Pré-textuais Capa
Resumo
Sumário
Textuais Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Pós-textuais Referências
INSTRUÇÕES PARA FORMATAÇÃO GRÁFICA
3
Com o objetivo de obter padronização de forma no trabalho proposto, apresentamos a
seguir um roteiro para a digitação dos trabalhos. Neste documento estão sugeridos: tipo e
tamanho de fonte, posição e formato de títulos e seqüência das partes integrantes do
trabalho. Cabe ressaltar que, conforme NBR 14724:2002, “o projeto gráfico é de
responsabilidade do autor do trabalho”. Todavia, os elementos que são normatizados
deverão ser atendidos.
ASPECTOS GERAIS:
Material e Encadernação:
Capa e contracapa: acetato transparente na frente e na cor preta no fundo
Texto: papel A4 - 210x297mm - branco
Margens:
Superior e Esquerda: 3,0 cm
Inferior e Direita: 2,0 cm
Espaçamento entre linhas e Parágrafos:
O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5 linha, correspondendo à cerca de 1,2 cm
entre as linhas. NOTA: Embora a padronização do espaçamento pela NBR
14724:2002 seja por espaçamento entre linhas duplo, adotaremos o espaçamento
entre linhas em “um e meio”.
É usual que o espaçamento entre parágrafos deve ser o dobro do existente entre as
linhas. No caso de utilização de editor de textos (Word), no menu
Formatar\Parágrafo\Recuos e Espaçamentos, definir a medida 12 pontos DEPOIS.
O início do texto de cada parágrafo deve ficar 1,5 cm, a partir da margem esquerda.
Pode-se optar em definir o recuo especial para a primeira linha, utilizando os recursos do
editor de textos.
As citações longas, as notas, as referências e os resumos em vernáculo e em
língua estrangeira devem ser digitados em espaço simples.
Escrita:
Recomenda-se utilização de Fonte ARIAL ou TIMES NEW ROMAN tamanho 12 para o
corpo do texto e tamanho 10 para citações longas (mais de 3 linhas) e notas de rodapé,
bem como alinhamento Justificado.
AP – Unidade I Dentre as múltiplas competências a serem desenvolvidas pelo gestor educacional, deve-se citar sua atuação na construção de uma escola inclusiva. Partindo dessa premissa, leia o Artigo intitulado O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (VIOTO, J. R. B.; VITALIANO, C. R. O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Dialogia, São Paulo, n. 33, p. 47-59, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13671/7838. Acesso em: 22/12/2022). Tendo por base as contribuições apresentadas no Artigo, elabore um texto discursivo (de 25 a 30 linhas), discutindo como o gestor educacional pode contribuir com o processo de organização de uma escola inclusiva. Destaca-se que não serão aceitas reproduções de autores sem a devida menção à fonte. Caso utilize textos para embasar as reflexões, é essencial fazer as dev...
Comentários
Postar um comentário