PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
CURSO: CST Gestão Hospitalar/Gestão da Produção
Industrial
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Curso: CST Gestão Hospitalar/Gestão da
Produção Industrial
Semestre: 6º
Disciplinas:
Empreendedorismo
Gestão de Projetos
Modelos de Gestão
Homem, Cultura e Sociedade
Legislação Social e Trabalhista
Professores
Ewerton Cangussu
Natália Woitas
Emilia Okayama
Maria Eliza Pacheco
Janaina Vargas Testa
Competências:
Compreender e aplicar conceitos teóricos em situações práticas atinentes
às disciplinas de: empreendedorismo, gestão de projetos, modelos de
gestão, homem, cultura e sociedade e legislação social e trabalhista.
Habilidades:
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes
competências e habilidades:
Fornecer sólida formação humanística e visão global que habilite o
acadêmico a compreender os meios social, político, cultural e econômico.
Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência concreta nas
organizações, estimulando uma postura investigativa e de análise críticoreflexiva.
Formar profissionais com visão integral, capacidade de adaptação e
flexibilidade, que atuem de forma interdisciplinar.
Capacitar para que os indivíduos possam tomar decisões complexas com
ética e responsabilidade.
Permitir que o indivíduo consiga ampliar sua visão de forma competitiva,
promovendo melhorias nas organizações.
Objetivos da Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de ensino
aprendizagem que tem por objetivos:
Favorecer a aprendizagem.
Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e
eficaz.
Promover o estudo dirigido a distância.
Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado.
Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.
Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelo Catálogo
Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia do Ministério da Educação.
Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas
práticos relativos à profissão.
Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação
intelectual.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Prezado aluno,
Seja bem-vindo a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática “Hospital
São Bento: uma estrutura para uma possível epidemia”. Escolhemos esta temática para possibilitar
a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
Todos os procedimentos devem ser realizados dentro do prazo devido;
A produção textual deve ter pelo menos 15 slides. No entanto, as referências
não compõem o número de laudas especificadas;
A produção interdisciplinar é um trabalho original e, portanto, não poderá
haver trabalhos idênticos ao de outro aluno ou com reprodução de materiais extraídos
da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo o aluno reprovado na
atividade. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em
lei, e deve ser evitada no âmbito acadêmico;
Importante: Não serão aceitos trabalhos enviados em PDF;
É importante que você leia os materiais disponíveis das disciplinas do semestre;
Além da pesquisa nos materiais das disciplinas, lembre-se de que a Biblioteca
Digital tem excelentes obras que tratam dos temas propostos. (A pesquisa é fundamental
para o bom desenvolvimento do trabalho);
A Produção Textual deverá ser desenvolvida inteiramente dentro dos slides
seguindo uma estrutura lógica;
Para o desenvolvimento do trabalho, recomenda-se consultar e se
fundamentar nas tele aulas, web aulas, sugestões de leitura e no livro-texto disponível na
Biblioteca Digital, bem como, contar com a orientação dos tutores a distância por meio
do sistema de mensagens.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
2. Leitura e interpretação da SGA
Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas
a elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a
Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A participação na consecução da proposta é
fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em
sua atuação profissional. Nessa produção textual deverá então ser considerado o caso hipotético
“Hospital São Bento: uma estrutura para uma possível epidemia”. apresentado na sequência.
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
Situação-problema:
Hospital São Bento: uma estrutura para uma possível epidemia.
O ano inicia com uma alarmante notícia: surge um novo vírus na China capaz de causar uma
grave pneumonia até levar a morte. Conhecida atualmente como “Gripe C”, o primeiro caso da
doença foi registrado no dia 31 de dezembro, em uma cidade interiorana do país, e após três
semanas, sabe-se que o vírus se espalhou para pelo menos outros nove países, incluindo Coréia do
Sul, Japão, Arábia Saudita e Estados Unidos. Só na China, o número de óbitos chegou a 106,
alarmando toda a população e as autoridades. Com isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS)
passou a classificar como “elevado” o risco de contaminação do vírus e alerta todos os países sobre
o risco e a disseminação da doença.
Diante ao prognóstico de uma possível epidemia mundial, hospitais brasileiros se preparam
para receber possíveis casos da epidemia da Gripe “C” que se espalha pelo mundo. O Ministério da
Saúde investiga seis casos de suspeita deste vírus no Brasil.
Sobre este cenário, o Instituto de Infectologia São Bento, referência na área, reúne os gestores
e diretores para preparar uma ala específica para a nova contingência, pois a doença é altamente
contagiosa e é preciso de uma ala especial com uma equipe capacitada, caso a doença se torne uma
epidemia no Brasil. Esta demanda coloca pressão não somente nos serviços diretos de saúde (como
a assistência médica), mas cria uma onda de necessidades e de ações que se estende por todos os
outros tipos de serviços de suporte a um hospital, como o suprimento de matérias-primas, os serviços
de arquivamento médico e estatístico, serviços de lavanderia, hotelaria, costura, manutenção
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
predial, alimentação, almoxarifado, farmácia, compras, vigilância, entre outros. A estrutura de um
hospital, é tão complexa quanto a de uma indústria, pois necessita em grande volume de vários tipos
de recursos para ofertar serviços de qualidade.
Os procedimentos fundamentais para o atendimento aos pacientes da Gripe C são: caso o
paciente seja enquadrado como suspeita, o fluxo de atendimento inicia com isolamento, seguindo
por realização de exames rápidos para descartar outros tipos de vírus e o teste específico para a Gripe
“C”. Caso a doença seja confirmada, o hospital manterá o paciente internado em isolamento e os
sintomas serão tratados, como com o auxílio de suporte ventilatório para ajudar na respiração, em
casos de necessidade. Além disso, se faz necessária a contratação de novos empegados para fins de
atender às novas demandas que surgirão a partir desse projeto, especialmente, considerando que
essa nova ala do Instituto São Bento deve atender pacientes 24 horas por dia.
Agora, é com você!
O desafio é construir uma ala especial e uma equipe capaz de atender uma suposta grave
epidemia que está chegando ao país, considerando os aspectos pertinentes às disciplinas de
Empreendedorismo, Gestão de Projetos, Modelos de Gestão, Homem, Cultura e Sociedade e
Legislação Social e Trabalhista.
Depois de ler o texto acima sobre o caso do Hospital, analise o ocorrido e utilize as questões
propostas para a elaboração do trabalho, respondendo-as na forma de um texto. As questões abaixo
irão auxiliar no desenvolvimento da produção textual:
Homem, Cultura e Sociedade:
Ao realizar a leitura de seu livro didático da disciplina de Homem Cultura e sociedade,
(unidade 3 e 4) você percebeu que a globalização é um fenômeno mundial, afeta a economia, a
cultura, a tecnologia, a saúde do trabalhador e a política global, porque traz em seu cerne a
contradição entre os povos e suas economias.
O cenário natural é significativamente afetado pelas consequências do mundo globalizado e
sua relação com a vida e o ambiente. Observa-se que a globalização é uma rede de intercambio
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
político, social e cultural entre as diversas nações e representa também uma nova forma de
organização das sociedades, capaz de superar as identidades nacionais e os particularismos
religiosos, étnicos e regionais.
Uma das principais características do mundo globalizado é a facilidade de circulação de
pessoas por diversas nações e esse encurtamento das distancias e as facilidades de trânsito
principalmente aéreo, facilita que uma doença transmissível e infecciosa se espalhe rapidamente
pelas regiões do globo, causando surtos epidêmicos, conforme descrito no estudo de caso.
Outra característica importante do mundo globalizado são as questões ambientais produzidas
pelo homem, pelo turismo entre os continentes, fatores que contribuem para a disseminação de
epidemias.
1. Nessa perspectiva, apresente um comentário justificando como a consolidação da sociedade
global tem alterado significativamente o cenário natural, no qual estamos inseridos e quais
as implicações para a saúde global.
Bibliografia
CIZOTO, Sonelise Auxiliadora; DIÉGUES, Carla Regina Mota Afonso; PINTO, Rosângela de Oliveira.
Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016, p. 175-176.
Berlinguer, Giovanni. Globalização e saúde global. Disponível em
http://www.scielo.br/pdf/ea/v13n35/v13n35a03.pdf. Acesso 30 de jan. de 2020.
Empreendedorismo:
COMPETÊNCIA: Conhecer as possibilidades de ações relacionadas ao planejamento de novos
empreendimentos para ser capaz de contribuir com estratégias em busca de produtividade e
competitividade em organizações promotoras do desenvolvimento, emprego e renda.
HABILIDADE: Desenvolver o conhecimento acerca dos processos de empreender e sua importância
para a sociedade, bem como, terá uma visão sistêmica de como iniciar e administrar um novo
negócio, voltado para a busca da inovação, ou mesmo, intraempreender, com possibilidade de
implantar iniciativas inovadoras em qualquer organização.
1. A criação da nova ala representa um desafio para o hospital, e deve ser realizada seguindo
um plano de negócios. Na sua dissertação, você deve informar qual a utilidade desta
ferramenta e quais são seus principais componentes.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
2. O hospital também vai precisar, para enfrentar esta epidemia, de atitudes inovadoras da
parte de seus profissionais. Na sua dissertação, você deve explicar o conceito de
intraempreendedorismo e as condições para que o hospital desenvolva uma cultura
intraempreendedora.
3. Novos problemas exigem novas soluções. Na sua dissertação você deve apresentar o conceito
de inovação e comentar a sua importância. Na medicina, o uso de robôs é um fato já
presente e fica ainda mais importante quando é preciso evitar o contato entre humanos.
Comente sobre essa novidade.
Bibliografia.
CUNHA, Camila. Robôs ou médicos? A medicina do futuro é robótica. Disponível em:
http://www.comciencia.br/robos-ou-medicos-medicina-do-futuro-e-ciborgue/, Acesso em
29.01.2020.
DORNELAS, José. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e diferenciar na
sua empresa. 3. ed. LTC: Rio de Janeiro, 2015.
JULIANO, Marcio de Cassio. Empreendedorismo. Livro Didático. Londrina: Editora e Distribuidora
Educacional S.A. 2016. 252 p.
MANCI, Lew. 7 Tendências tecnológicas que moldarão o futuro da movimentação de materiais.
Disponível em: www.revistamundologistica.com.br; Acesso em: 31.01.2020.
PATRÍCIO, Patricia Sales; CANDIDO, Claudio Roberto (Org). Empreendedorismo: uma perspectiva
multidisciplinar. LTC: Rio de Janeiro, 2016.
SEBRAE. Global Entrepreneurship Monitor 2018.
Gestão de Projetos:
Dentro de um projeto é necessário que haja um bom gerenciamento, para que as fases sejam
seguidas e acompanhadas de forma eficiente em todas as suas etapas, sendo estas: a fase de início
do projeto (iniciação), a fase de organização e preparação (planejamento), a fase de execução do
trabalho (realização) e a fase de encerramento do projeto. Neste momento emergencial, o Instituto
de Infectologia São Bento necessita, mais do que nunca, de uma gestão eficiente e eficaz neste novo
projeto de criação de uma ala voltada à Gripe “C. Portanto, o gerente de projetos deve estar apto a
implementar e monitorar o projeto a ser aplicado, treinar novos contratados e estar preparado para
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
as adversidades. Para tal, é importante que ele tenha algumas competências. Com base no texto e
em seus conhecimentos adquiridos na disciplina, responda:
1 – Existe competências que um gerente de projetos deve desenvolver, inclusive neste momento
pelo qual o Instituto de Infectologia São Bento está sujeito. Descreva o que são as competências e
também o CHA.
2 – Sobre as competências individuais que um gerente de projetos deve desenvolver, quais seriam
estas em um projeto estratégico/ corporativo, como o da criação de uma ala no Instituto de
Infectologia São Bento?
Referência:
PAES, E. S; VILGA, V. F. Gestão de projetos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
Modelos de Gestão:
Os gestores e a equipe responsável pela construção da ala especial precisam resolver
emergencialmente a situação, já que há uma grande possibilidade da doença chegar ao Brasil. Deste
modo, antes mesmo da execução, é importante que se pense no planejamento das ações, pois este
é o princípio para os bons resultados de qualquer atividade ou gestão.
Planejamento é o processo de estabelecer objetivos e decidir a maneira como alcançá-los.
(RODRIGUES, 2016)
1. Pesquise e apresente 3 benefícios do planejamento na construção da ala do hospital
(contextualize a situação do hospital para justificar)
2. Durante a execução do projeto, deve se realizar a atividade de controle para que os objetivos
antes estabelecidos durante o planejamento, aconteçam de maneira satisfatória. Neste
sentido, pesquise e descreva o que é o estabelecimento dos objetivos e padrão de
desempenho e qual a sua importância no contexto apresentado?
3. Quais seriam os possíveis padrões de desempenho na construção da ala especial?
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Referências:
ROBBINS, Stephen P.; DECENZO, David A.. Fundamentos de Administração- Conceitos essenciais e
aplicações. São Paulo: Prentice Hall, 2004. (CAP. 03)
RODRIGUES, Edna de Almeida. Modelos de Gestão. Londrina: Editora e Distribuidora Educadional
S.A., 2006.
Legislação Social e Trabalhista:
Diante da necessidade de ampliação do Instituto São Bento e da realidade de que essa nova
ala deva atender pacientes 24 horas por dia, se faz necessário que seu projeto concilie essas
demandas institucionais à legislação trabalhista, especialmente no que diz respeito às normas
jurídicas que regulamentam a jornada de trabalho, a fim de que os novos empregados a serem
contratos tenham a duração de seu trabalho dentro das normas trabalhistas, evitando, assim,
práticas ilegais. Sabe-se que a jornada de trabalho é o lapso temporal diário em que o empregado se
coloca à disposição do empregador, em virtude do respectivo contrato. Isso significa que a jornada
estaria relacionada, então, com o tempo destinado a um dia de trabalho. A duração do trabalho,
diferentemente, traz uma noção mais ampla, porque abrange o lapso temporal de labor ou
disponibilidade do empregado perante seu empregador, sob diversos parâmetros de mensuração:
dia (duração diária, ou jornada); semana (duração semanal), mês (duração mensal), e até mesmo ano
(duração anual). Para seu projeto, considere que os empregados terão a jornada diária em 8 (oito)
horas e 44 (quarenta e quatro) horas semanais, porém poderá se verificar a necessidade de que tais
empregados laborem em jornada extraordinária, especialmente, considerando a possibilidade de um
aumento no volume de atendimentos da nova ala do Instituto São Bento.
Em seu projeto discorra sobre os seguintes itens:
(I) licitude da prorrogação de jornada de trabalho, excedente a 8 (oito) horas diárias;
(II) possibilidade de compensação da jornada extraordinária através do que se conhece
popularmente como “banco de horas” e
(III) regras jurídicas que disciplinam os prazos para compensação de jornada.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Para que seu projeto seja completo, é imprescindível a utilização, como material bibliográfico,
do livro da disciplina “Legislação social e trabalhista”, disponível em seu ambiente virtual, e a leitura
dos dispositivos legais pertinentes e constantes na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), DecretoLei nº. 5.452/1943.
Bibliografia indicada:
TESTA, Janaina Carla da Silva Vargas. Legislação social e trabalhista. Londrina: Editora e Distribuidora
Educacional S.A., 2019.
BRASIL. DECRETO-LEI Nº. 5.452 de 1º de maio de 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho.
Presidência da República, Brasília, DF, 1 de maio de 1943. Disponível
em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm. Acesso em 30 jan 2020.
3 - Critérios avaliativos
Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e a pontuação a ser
dados pelo tutor a distância.
Critério Significado
Coerência, clareza e
coesão
A produção textual apresenta uma linguagem de fácil compreensão,
apresentando os argumentos de modo claro e coeso.
Aplicação dos
conteúdos
interdisciplinares no
texto argumentativo
No texto escrito (com as justificativas e argumentações) as ideias
apresentam relação direta com a situação descrita e explicitam
conteúdos trabalhados em TODAS as disciplinas do semestre.
Riqueza de
argumentação
O conteúdo tem relação direta com o tema, traduz uma reflexão crítica
e contempla os pontos estabelecidos no roteiro.
Organização dos
conteúdos
O desenvolvimento do trabalho deve seguir uma sequência que
incorpore os conteúdos apresentados de forma condizente.
Normalização Respeito às normas da ABNT, respeito à escrita ortográfica e estrutura
solicitada.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
4. Referências
BRASIL. DECRETO-LEI Nº. 5.452 de 1º de maio de 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho.
Presidência da República, Brasília, DF, 1 de maio de 1943. Disponível
em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm. Acesso em 30 jan 2020.
CIZOTO, Sonelise Auxiliadora; DIÉGUES, Carla Regina Mota Afonso; PINTO, Rosângela de Oliveira.
Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
ENDEAVOUR. O que é empreendorismo: da inspiração à prática. Disponível
em: https://endeavor.org.br/tudo-sobre/empreendedorismo/
JULIANO, Marcio de Cassio. Empreendedorismo. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional
S.A., 2016. 252 p.
Lourenço, A. G. & Schröder, D. S. (2003). Vale investir em responsabilidade social empresarial?
Stakeholders, ganhos e perdas. Responsabilidade social das empresas: a contribuição das
universidades, vol. 2. São Paulo/Petrópolis: Instituto Ethos, pp. 77-119.
MARTINEZ, L. Curso de direito do trabalho. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. Disponível em:
. Acesso em: 20 dez.
2018.
PAES, E. S; VILGA, V. F. Gestão de projetos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A.,
2016.
PORTES, Michael. Por que os negócios podem ser úteis em resolver problemas sociais. Disponível
em: https://www.youtube.com/watch?v=0iIh5YYDR2o Acesso em 29.01.2020.
ROBBINS, Stephen P.; DECENZO, David A.. Fundamentos de Administração- Conceitos essenciais e
aplicações. São Paulo: Prentice Hall, 2004. (CAP. 03)
RODRIGUES, Edna de Almeida. Modelos de Gestão. Londrina: Editora e Distribuidora Educadional
S.A., 2006.
SEBRAE. O que é ser empreendedor. Disponível
em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/o-que-e-serempreendedor,ad17080a3e107410VgnVCM1000003b74010aRCRD
TESTA, J. C. da S. V. Legislação social e trabalhista. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional
S.A., 2018. Disponível em: . Acesso em: 20 dez.
2018.
Bom trabalho a todos!
Equipe de professores.
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19 GUARULHOS 2020 Prezados Acadêmicos! O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci
Comentários
Postar um comentário