Pular para o conteúdo principal

TRABALHO PRONTO WPP 27 99750-6033 ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL I – Plano de Trabalho: A dimensão investigativa e interventiva do Assistente Social. Análise da realidade institucional e do espaço de atuação profissional.

A seguir, serão apresentadas as orientações das atividades previstas para o estágio de 4º/5º semestre do curso de Serviço Social, reformuladas para atender às restrições estabelecidas durante o período de pandemia COVID-19. No quadro, há a descrição do Plano de Trabalho a ser realizado pelo estudante, conforme carga horária total do respectivo estágio: Plano de Trabalho Carga Horária Realizar leitura obrigatória e estudo dos materiais indicados. 50hrs Vídeo: Graduação em Serviço Social: Diretrizes Curriculares e a Política Nacional de Estágio. 10 hrs Análise da instituição selecionada 60 hrs Elaboração da Caracterização Institucional 20 hrs Roteiro para a elaboração do projeto. 10 hrs Objetivos do Estágio I:  Conhecer a realidade organizacional e aprender a identificar demandas dos usuários, bem como, os processos de trabalhos ligados a essas demandas.  Identificar as políticas específicas da atuação em Serviço Social e a rede socioassistencial de atendimento ao beneficiário.  Reconhecer e adotar posturas baseadas no projeto ético-político profissional do Serviço Social.  Analisar as questões vivenciadas no cotidiano profissional.  Demonstrar conhecimento dos instrumentais teórico-metodológicos do Serviço Social e sua aplicação prática.  Adquirir, a partir do estudo, atitudes investigativas e proativas para gerar um agir profissional mais eficiente e eficaz. 1.1 ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES A seguir, são apresentadas as orientações das atividades previstas para o estágio de 4º/5º semestre do curso de Serviço Social, reformuladas para atender às restrições estabelecidas durante o período de pandemia COVID-19. 4 1.2 ATIVIDADE: Leitura Obrigatória Nos links abaixo estão disponíveis todos os materiais entre textos e vídeos indicados para prepará-los antes de iniciar esse estudo. Vídeo (clique aqui): Graduação em Serviço Social: Diretrizes Curriculares e a Política Nacional de Estágio (produzido pela TV ABEPSS e denominado Graduação em Serviço Social: Diretrizes Curriculares e a Política Nacional de Estágio). Texto 1 (clique aqui): Resolução 533/08 CFESS Texto 2 (clique aqui): Lei nº 8.662/93, especificamente dos artigos 4º e 5º, os quais tratam das competências do assistente social e das atribuições privativas do assistente social, respectivamente. Após a leitura do material indicado, você deve produzir um texto, analisando as principais ideias e seguindo as orientações dispostas no item a seguir. 5 1.3 ATIVIDADE: Análise da Instituição Selecionada Durante o Estágio em Serviço Social I, você deverá observar, caracterizar e analisar instituições de naturezas variadas, de modo a tomar contato inicial com o campo de atuação do Serviço Social, conforme as condições concretas presentes nas cidades nas quais estão situadas. O foco dessa atividade é a análise institucional, a compreensão das formas de organização da política social ante as expressões da questão social, bem como, as formas de organização, gerência do processo de trabalho dos assistentes sociais e o desenvolvimento das capacidades necessárias aos registros técnicos. Caso não esteja especificado as atividades do assistente social na instituição que você escolher, pedimos que realize uma lista com ao menos três atividades hipotéticas que dentro do contexto da instituição você acredita que o profissional possa desenvolver. Você deverá escolher uma instituição social de relevância de seu município, ou de algum município próximo para conhecer a realidade institucional e o objeto de atuação da instituição, reconhecendo uma situação problema junto à população atendida por meio da realização de uma Caracterização Sócio Institucional. Para “conhecer” a instituição você deverá pesquisar por meio do site institucional, realizar leitura de relatórios de atividades disponíveis online, bem como o plano de atuação institucional. Caso nas proximidades de seu município não haja nenhuma instituição com esse material disponível online para pesquisa, listamos abaixo alguns links de instituições do Terceiro Setor que possuem atuação relevante e que você poderá utilizar para essa atividade. Clique nos links abaixo para acessar a página de cada uma das instituições. Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (clique aqui) Caritas (clique aqui) APAE Brasil (clique aqui) Pequeno Cotolengo (clique aqui) AACD (clique aqui) Aldeias Infantis SOS Brasil (clique aqui) Hospital Pequeno Príncipe (clique aqui) 6 1.4 ATIVIDADE: Elaboração da Caracterização Institucional A partir da leitura realizada, organize seu relatório com os tópicos que seguem, respondendo as seguintes questões orientadoras: 1 - Contextualização histórica da instituição escolhida 1.1 Identificação da Instituição: nesse momento você poderá contextualizar a instituição historicamente, ou seja, traçar a história e detectar as suas determinações. Falar da instituição de acordo com a sua observação através dos documentos pesquisados. 1.2 – Estrutura Organizacional: Buscar responder em forma de texto aos questionamentos: Quem são seus gestores atuais? Qual a finalidade da Instituição, sua missão, sua área de atuação (região, município). Poderá apresentar inclusive o organograma da instituição se houver. Poderá contemplar também estatutos, regulamento, descrição de cargos, política geral. 2 - Objetivo institucional 2.1 – Natureza dos programas e projetos: quais são os programas e projetos executados, abordar quais são os objetivos, diretrizes e finalidades organizacionais da instituição. Verificar a natureza desses programas/projetos; 2.2 – Política Social: Poderá contemplar no seu relatório de caracterização socioinstitucional com qual (ou quais) política social a instituição está articulada, quais são os programas desenvolvidos, sua principal atividade; (Ex. Assistência Social, Saúde, Educação, Habitação, Meio Ambiente, etc). 2.3 - Recursos Financeiros: Descreva quais são as fontes dos recursos da instituição, seus parceiros e apoiadores. 3 - Âmbito Institucional 3.1 – Caracterização da População: Quem são as pessoas que utilizam os serviços dessa instituição? Caracterize-as: (faixa etária/sexo/outros) Quais são esses grupos sociais? Quais são seus “déficits”, (econômicos, sociais, culturais, demográfico - tamanho das famílias, por exemplo). Observe e verifique as principais características da população atendida, número de pessoas atendidas direta ou indiretamente pela instituição, ou Conselho, ou serviço ou outros. Essas informações podem ser encontradas no relatório de atividade institucional. 3.2 – Processo decisório: Como acontecem as tomadas de decisões na instituição? Foi 7 identificado conselho gestor? Há diretoria? Quais os atores envolvidos nas tomadas de decisões. Lembre-se do que é subjetivo nessa análise e que nem todas as instituições divulgam essas informações nos sites institucionais. Caso não localize, é necessário justificar. 3.3 – Relação demanda/cobertura do atendimento: Descrever como o serviço é ofertado e operacionalizado. 3.4 – Serviço Social na Instituição: Descreva como o Serviço Social está inserido na instituição. 3.5 – Cotidiano do exercício profissional: descreva os programas, projetos e ações que são desenvolvidos pelo Serviço Social; 3.6 – Relação profissional de trabalho com os demais atores institucionais: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade na prática profissional do assistente social ou se não existe tal relação, por quê? 3.7 – Dimensão ético política: Relacione o exercício profissional e o projeto ético-político profissional. As perguntas e respostas devem ser inseridas no relatório final, cujo modelo consta em seu AVA na pasta da disciplina. 1.5 Relatório do Estágio Para a montagem final do relatório de estágio, você deverá fazer o download das Orientações para elaboração da produção textual avaliativa do estágio em Serviço Social I e reunir todo o material organizado e revisto por você sobre a instituição. Modelo de Organização do Relatório Elementos pré-textuais Inserção de elementos de apresentação/identificação do acadêmico e do estágio cursado no semestre, conforme Modelo disponibilizado no AVA: • capa; • folha de rosto; • sumário. Elementos textuais Inserção de elementos comprobatórios da leitura e compreensão do material acessado e estudado, com detalhamento das atividades identificadas, seguindo o Modelo 8 disponibilizado no AVA: • Introdução: inserção de texto com a contextualização e justificativa da escolha da instituição. • Desenvolvimento: inserção, em sequência, de todos os serviços prestados pela instituição bem como suas principais atividades, conforme Modelo disponibilizado no AVA. • Considerações finais: inserção de reflexões decorrentes do estudo realizado para essa etapa do estágio. Elementos pós-textuais Inserção de elementos complementares para fechamento do relatório, conforme Modelo disponibilizado no AVA: • referências; • anexos; • apêndices.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTAGIO PRONTO TODOS OS CURSOS FAVENI

  CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI                             RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19                                                                                                                    GUARULHOS 2020   Prezados Acadêmicos!   O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci

TCC FAVENI PRONTO WORD PDF

PREZAD@ALUN@! LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO, ANTES DE ENVIAR O TCC. TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) - O trabalho (ARTIGO) deverá ser enviado em formato DOC ou DOC.X(Word). Reiteramos que TCC’s plagiados e com temas não condizentes com a área do curso serão REPROVADOS. Caso o TCC seja considerado PLÁGIO, o aluno estará sujeito a um ônus no valor de R$249,99 para uma nova correção. Reiteramos também que TCC’S reenviados para reformular não estarão condicionados a nenhuma taxa de cobrança. ATENÇÃO! A faculdade possui o PRAZO DE 30 DIAS PARA CORREÇÃO do TCC. Se desejar a conclusão de seu curso em determinada data, deverá regularizar as pendências e concluir o curso antecedência para que na data que necessita da certificação já esteja com o documento em mãos. Os professores não são responsáveis ou se comprometem em agilizar o processo de correção para alunos que não concluíram o curso e realizam inscrições em processos sel

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de Segur