TRABALHO PRONTO WPP 27 99750-6033 ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL II – Plano de Trabalho: Elaboração do projeto de intervenção.
semestre do curso de Serviço Social, reformuladas para atender às restrições
estabelecidas durante o período de pandemia COVID-19.
No quadro a seguir, há a descrição do Plano de Trabalho a ser realizado pelo estudante,
conforme carga horária total do respectivo estágio:
Plano de Trabalho Carga Horária
Atividade: Realizar leitura obrigatória e estudo dos arquivos indicados. 50hrs
Atividade: Vídeo – O que são indicadores 10 hrs
Atividade: Planejamento do projeto social. 20 hrs
Atividade: Roteiro para a elaboração do projeto. 60 hrs
Atividade: Relatório final de estágio. 10 hrs
O objetivo da disciplina é assegurar ao aluno o aprofundamento do exercício da
experiência da prática profissional, por meio da compreensão das formas de organização das
políticas sociais ante as expressões cotidianas da questão social, propondo um projeto de
intervenção que contemple as dimensões teórico-metodológica, técnico-operativa e éticopolítica.
Objetivos do Estágio II:
Análise de modelo de gestão, planejamento e utilização dos instrumentos técnicos
operativos na sistematização da prática profissio-nal.
Proposição de um projeto de intervenção a ser elaborado com base no diagnóstico da
realidade organizacional e social.
Apreensão dos instrumentais técnico-operativo, teórico-metodológico e ético- político
a serem empregados de acordo com o código de ética do profissional de serviço social.
10
2.1 ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES
A seguir, são apresentadas as orientações das atividades previstas para o Estágio em
Serviço Social II – 5º/6º semestre, reformuladas para atender às restrições estabelecidas
durante o período de pandemia COVID-19.
Primeiramente, devemos retomar que o objeto avaliativo da disciplina de Estágio em
Serviço Social II é a apresentação de um projeto de intervenção que contemple:
Aprofundamento da articulação teoria-prática;
Planejamento, enquanto ferramenta de trabalho típica do Serviço Social;
Elaboração do projeto de intervenção na área escolhida.
Segundo Mirian Veras Batista (2007) projeto é um documento que sistematiza e
estabelece o traçado prévio da operação de um conjunto de ações. Consiste no instrumental
mais próximo da execução, devendo detalhar as atividades que serão desenvolvidas,
estabelecer prazos, especificar recursos humanos e materiais.
Para que possamos dar início a esse processo de ensino-aprendizagem, o primeiro
passo é compreendermos a importância do planejamento.
2.2 ATIVIDADE: Leitura Obrigatória
No link abaixo estão disponíveis um vídeo e dois textos indicados para leitura.
Vídeo: Assista o vídeo O que são indicadores (clique aqui)
Texto 1: Planejamento em Serviço Social: tensões e desafios no exercício profissional.
(clique aqui):
Faça a leitura do texto e reflita: Por que devemos planejar? Qual a relação do Serviço
Social com o planejamento?
Para auxiliar nessa reflexão tenha sempre em mãos a Lei 8.662, de 7 de junho de 1993,
que regulamenta a nossa profissão.
O planejamento é um importante instrumento da gestão social.
Texto 2: Planejamento em Serviço Social, autora: Erica Bomfim Bordin
Busque por esse título em seu Portal Digital do Aluno acessando Apoio ao Estudo /
Biblioteca Digital / Biblioteca Virtual, conforme abaixo:
11
Faça a leitura do Livro indicado, disponível na Biblioteca Virtual. Especificamente a
partir da página 117, que trata do planejamento de projetos.
Planejar permite realizar rupturas com as ações aleatórias e dispersas na realidade
social, muitas vezes sustentadas por ideias superficiais e orientações difusas, dirigidas por
espontaneísmo ou ativismo.
Por meio do planejamento a instituição/organização prepara-se para o futuro, traça
objetivos, define recursos e meios necessários para atingi-lo, ou seja, o planejamento
antecede o desenvolvimento do projeto social, percorrendo sua operacionalização e avaliação
final.
Após a leitura dos materiais indicados, você deverá se preparar para a próxima etapa.
2.3 ATIVIDADE: Conhecer o objetivo de um projeto
Utilizando de seus conhecimentos sobre planejamento e Serviço Social, propomos
como atividade a elaboração de um projeto social.
Projetos sociais visam intervir num fenômeno ou numa situação social, a fim de obter
mudanças positivas no sentido das concepções de direitos, qualidade de vida, aquisições
culturais, sustentabilidade ambiental, entre outras, tal como os projetos implementados por
organizações não governamentais, Estado e empresas privadas. (KAUCHAKJE, 2008, p. 115)
Para a elaboração de um projeto é necessário refletir sobre os passos que devem ser
seguidos, entender a realidade e suas relações, para que as ações tenham bons resultados.
Por isso, antes de tudo ter clareza do que é planejar.
12
Planejar: não é adotar soluções pré-fabricadas, burocráticas, distantes de um projeto
social, mas sim estabelecer um futuro desejado, delineando os meios para torná-lo realidade,
pois, assim, amplia a nossa compreensão sobre o trabalho a ser feito, aumenta nossa
produtividade, identificando a melhor maneira de agir e evitando erros e desperdício de
trabalho.
Um bom projeto deve contemplar algumas qualidades importantes como clareza e
simplicidade na redação, objetividade nas informações, na terminologia e nas especificações
técnicas.
Deve, sobretudo, ser compatível e coerente em relação à questão a que se destina.
Assista novamente o vídeo indicado no ítem 2.2 (clique aqui)
Você deverá produzir um texto contemplando a análise descrita a seguir.
2.4 ATIVIDADE: Elaboração do projeto
A elaboração de um projeto é uma atividade rotineira para o assistente social,
demandada a ele em todas as áreas de atuação profissional. Diante do atual contexto,
decorrente das políticas de prevenção ao COVID-19, não será possível estar presente
fisicamente no campo de estágio. Mas, mediante a sua experiência com a elaboração da
caracterização socioinstitucional no estágio I, bem como, o referencial teórico absorvido ao
longo dos semestres de formação do curso de Serviço Social, veja o seguinte cenário:
Você foi contratado para atuar como Assistente Social em uma instituição não
governamental e seu superior direto, solicita que você, utilizando de seus conhecimentos
teóricos-metodológicos, ético-político e técnico-operativo, elabore um projeto para captar
recursos financeiros visando aprimorar o trabalho da instituição.
É solicitado que você consulte a página da Associação Brasileira de Captadores de
Recursos para identificar os editais em aberto, esse é o texto 3 dessa atividade (clicando aqui)
O edital escolhido, indica que você deverá elaborar a proposta de projeto que atenda
a comunidade ao entorno da instituição em que você trabalha, oferecendo atividades
formativas, cursos profissionalizantes, atividades geracionais com crianças, adolescentes e
idosos.
O recurso financeiro disponível poderá ser utilizado para compra de equipamentos,
materiais de consumo e contratação de profissionais.
Todas as atividades deverão ser organizadas e executadas no período de 12 meses.
Vamos elaborar o projeto?
13
2.5 ATIVIDADE: Roteiro para a elaboração do Projeto.
Um projeto, via de regra, segue um roteiro previamente definido. O primeiro passo é
apresentar ao leitor do projeto, ou seja, a pessoa que irá aprovar ou não o repasse de recursos
financeiros, quem é a instituição que está solicitando.
Essa instituição é respeitada? Tem uma história? Como ela está organizada?
Então me conte um pouco sobre a instituição.
1. APRESENTAÇÃO: Nesse tópico deverá ser apresentada a instituição que está
solicitando recursos.
Lembre-se, as informações contidas aqui, em atenção a proposta dessa disciplina de
estágio II, deverão ser criadas a partir de sua experiência no estágio I, ou de um modelo por
você idealizado.
Queremos que você apresente a história de uma instituição, reforçando a importância
das muitas instituições não governamentais que estão presentes em todo o território
brasileiro e que contribuem de maneira ímpar na defesa e garantia de direitos daqueles que
se encontram em situação de risco e vulnerabilidade.
2. JUSTIFICATIVA: Nesse tópico, você aluna(o) deverá responder a 3 perguntas
norteadoras: Por quê? Para quê? Para quem?
Apresente sua proposta de projeto, inicie caracterizando o público alvo, é uma
comunidade? Quantas famílias? Qual a condição social em que essa comunidade está envolta,
por que elas precisam receber esse investimento? Convença o leitor da importância do
projeto.
3. OBJETIVOS: A proposição de um objetivo, sempre está precedida de um verbo que
denota uma ação. O que você pretende fazer? No objetivo geral vá direto ao ponto. Deixe
claro o que será feito. Já nos objetivos específicos, indique de 3 a 4 ações que explique ao
leitor como será operacionalizado o projeto, ou seja, como alcançar o objetivo geral.
3.1 GERAL: Apresente um único objetivo geral.
3.2 ESPECÍFICOS: Elabore de 3 a 4 objetivos específicos.
4. PÚBLICO ALVO: São as pessoas ou os grupos de pessoas que participarão das
atividades propostas no projeto. Lembre-se da exigência do edital. Aqui deverá constar o
número de pessoas da comunidade, de crianças, de adolescentes e de idosos.
5. METAS A ATINGIR: Qualifica e quantifica os objetivos tornando-o delimitado, viável
e claro.
6. METODOLOGIA (estratégias para atingir os objetivos. Podem-se detalhar as ações
em etapas: emprego de técnicas, como pesquisa, entrevista, vivências em grupos, jogos etc.
Emprego de instrumentos como questionários, relatórios, material expositivo, cartazes, álbum
seriado, fita de vídeo, etc).
Para auxiliar na elaboração dos tópicos metas e metodologia, indicamos que sejam
elaboradas no modelo de quadro abaixo. Cada objetivo específico é uma meta a ser alcançada.
14
Metas: Descrição: Metodologia
1 Objetivo específico 1 Como será alcançado esse objetivo/meta. Detalhar as
ações, que serão transformadas em etapas.
2 Objetivo específico 2
3 Objetivo específico 3
7. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO (consiste em colocar o tempo previsto para execução
das atividades que serão desenvolvidas). Cada etapa definida na metodologia deverá estar
presente no cronograma de execução.
Importante lembrar que conforme edital, o prazo de execução é de 12 meses.
Etapas Mês
01
Mês
02
Mês
03
Mês
04
Mês
05
Mês
06
Mês
07
Mês
08
Mês
09
Mês
10
Mês
11
Mês
12
8. RECURSOS HUMANOS: Pessoas a serem envolvidas na execução do projeto. Nesse
tópico deverão constar profissionais que trabalham na instituição criada por você e
profissionais que serão contratados.
9. PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS (listar colaboradores se houver).
10. AVALIAÇÃO: Como será organizada a avaliação. Haverá reuniões com a
comunidade? Serão fornecidos instrumentos de avaliação durante as atividades? A equipe
participará da avaliação? Como? Utilize de referencial teórico para propor a avaliação, que
deverá ocorrer ao longo do projeto e ao final do projeto.
11. BIBLIOGRAFIA REFERENCIADA: Caso utilize referencial teórico, esse deverá ser
listado.
2.6 ATIVIDADE: Relatório de estágio
Para a montagem final do relatório de estágio, você deverá fazer o download do
Modelo no AVA e descrever as atividades conforme Plano de Trabalho.
Modelo de Organização do Relatório
Elementos pré-textuais
Inserção de elementos de apresentação/identificação do estudante e do estágio
cursado no semestre, conforme Modelo disponibilizado no AVA:
• capa;
15
• folha de rosto;
• sumário.
Elementos textuais
Inserção de elementos comprobatórios da execução do estágio, com detalhamento
das atividades realizadas, conforme descritas no Plano de Trabalho, seguindo o Modelo
disponibilizado no AVA:
• Introdução: inserção de texto com a contextualização sobre o estágio realizado.
• Desenvolvimento: inserção, em sequência, de todos os materiais elaborados nas
atividades, conforme Modelo disponibilizado no AVA e orientações descritas no
Plano de Trabalho.
• Considerações finais: inserção de reflexões decorrentes da realização do estágio.
Elementos pós-textuais
Inserção de elementos complementares para fechamento do relatório, conforme
Modelo disponibilizado no AVA:
• referências;
• anexos;
• Apêndices.
Comentários
Postar um comentário