Pular para o conteúdo principal

.TRABALHO PRONTO WPP 27 99750-6033 ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL III – Plano de Trabalho: Avaliação de um projeto de intervenção e a atuação do assistente social

A seguir, serão apresentadas as orientações das atividades previstas para o estágio de 6º/7º semestre do curso de Serviço Social, reformuladas para atender às restrições estabelecidas durante o período de pandemia COVID-19. No quadro a seguir, há a descrição do Plano de Trabalho a ser realizado pelo estudante, conforme carga horária total do respectivo estágio: Plano de Trabalho Atual Carga Horária Atividade: Leitura obrigatória e produção de texto. 30hrs Atividade: Conhecer a Instituição estudada e sua utilidade no âmbito do território onde está localizada, equipe técnica, com destaque para a atuação do assistente social dentro do serviço. 40 hrs Atividade: Conhecer a atuação do assistente social (Gestor, Coordenador, responsável por alguma atividade específica), a organização desse serviço escolhido e as etapas do processo de acolhida e atendimento junto ao público. 30 hrs Atividade: Relatar sistematicamente e avaliar à luz do referencial teórico alguma das ações realizadas na instituição especificamente pelo assistente social. 20 hrs Atividade: Produzir Relatório do Estágio. 30 hrs O estágio III contempla cumulativamente o conteúdo dos estágios I e II, bem como a sistematização das experiências, por meio da elaboração do relatório final de estágio. Ao final deste processo de estágio, algumas habilidades e competências deverão ser percebidas, dentre elas destacamos: • Conhecer a realidade organizacional e aprender a identificar demandas dos usuários, bem como os processos de trabalhos ligados a essas demandas; • Identificar as políticas específicas da atuação em Serviço Social e a rede socioassistencial de atendimento ao beneficiário; • Reconhecer e adotar posturas baseadas no projeto ético-político profissional do Serviço Social; • Estar capacitado para analisar as questões vivenciadas no cotidiano profissional; • Demonstrar conhecimento dos instrumentais teórico-metodológicos do Serviço Social e sua aplicação prática; • Adquirir atitudes investigativas e proativas para gerar um agir profissional mais eficiente e eficaz. Nesta etapa, você deverá entender como se dá a prática profissional, os limites e 17 possibilidades do agir profissional e criar as habilidades e competências profissionais necessárias para sua formação. Considerando esse cenário atual de prevenção à COVID-19 em que você está impedido de frequentar o campo de estágio e não é possível que você aplique o projeto que desenvolveu e propôs na etapa de estágio II orientamos que, a partir de sua experiência acumulada nas duas primeiras etapas do estágio, observações e trabalhos realizados anteriormente no campo de estágio, bem como todos o conhecimento adquiridos ao longo do curso de Serviço Social:  Reflita sobre as atividades realizadas pelo Serviço Social no local onde você realizou as duas primeiras etapas do estágio;  Relate sistematicamente alguma das ações realizadas na instituição especificamente pelo assistente social.  Avalie uma das atividades que acompanhou nas etapas anteriores de estágio e indique os principais desafios profissionais para o assistente social. Ou seja, você irá refletir, relatar e avaliar uma das atividades que você teve a possibilidade de acompanhar anteriormente junto com seu supervisor de campo no que se refere a prática profissional. 3.1 ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES A seguir, são apresentadas as orientações das atividades previstas para o estágio de 6º/7º semestre do curso de Serviço Social, reformuladas para atender às restrições estabelecidas durante o período de pandemia COVID-19. 3.2 ATIVIDADE: Leitura Obrigatória Nos links abaixo estão disponíveis os materiais entre textos e vídeos indicados para leitura e reflexão. Vídeo 1: O que é monitoramento. (clique aqui) Vídeo 2: Sugerimos o vídeo que trata do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – o qual aborda as dimensões do desenvolvimento humano com dignidade e qualidade. (clique aqui) Texto 1: Avaliação de políticas, programas e projetos sociais. Sobre a análise e avaliação de Políticas Sociais, indicamos a leitura complementar do artigo da Professora Ivanete Boschetti (clique aqui) Texto 2: Indicadores Sociais na Formulação e Avaliação de Políticas Públicas, Indicamos a leitura do texto, no qual aborda a utilização dos indicadores e os meios de acessar dados 18 estatísticos. (clique aqui) Após a leitura do material indicado, você deve produzir um texto, analisando as principais ideias apontadas pelos autores e os principais aspectos a serem destacados no segmento no qual você realizou o estágio anteriormente, a partir de suas observações e percepções em campo. 3.3 ATIVIDADE: Conhecer a Instituição estudada e sua utilidade no âmbito do território onde está localizada, com destaque para a atuação do assistente social dentro do serviço. Para a organização dessa etapa da atividade proposta você poderá se utilizar dos materiais organizados anteriormente nas etapas I e II do estágio. Caso não tenha estado em campo de estágio nas etapas anteriores deverá considerar a instituição escolhida e seus serviços prestados a partir dos documentos relacionados a ela que foram estudados por você. Onde está localizada essa instituição? Qual sua relevância para a comunidade local? Que serviços são prestados? Quais são as principais atividades desenvolvidas pelo assistente social? Lembrando sempre que as perguntas mencionadas são apenas para auxiliá-los (as) no processo de reflexão, não é necessário inserir perguntas e respostas em seu relatório de estágio. 3.4 ATIVIDADE: Conhecer a atuação do assistente social (Gestor, Coordenador, responsável por alguma atividade específica), a organização desse serviço escolhido e as etapas do processo de acolhida e atendimento junto ao público. Sabemos que são muitos os desafios profissionais do Assistente Social em seu cotidiano. Em certos momentos as atribuições e competência privativas são sufocadas pelas demandas emergenciais que obstaculizam o agir profissional. Para auxiliar a reflexão sobre o agir profissional do Assistente Social no campo de estágio, indicamos a leitura das Cartilhas do Conselho Federal de Serviço Social – CFESS denominadas de “Parâmetros de Atuação”, com ênfase na área em que seu estágio está situado. 1. Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social (clique aqui) 2. Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde. (clique aqui) 19 3. Subsídios para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação. (clique aqui) 4. Atuação de assistentes sociais na Política Urbana subsídios para reflexão (clique aqui) 5. Atuação de assistentes sociais no Sociojurídico subsídios para reflexão. (clique aqui) As cartilhas têm por objetivo possibilitar a reflexão, à luz dos normativas legais da profissão para a atuação do assistente social. Após a leitura da cartilha que diz respeito à política em que a instituição que você realizou estágio está situada, você deverá acessar e assistir o vídeo da Prof. Yolanda Guerra, em palestra proferida em 2016. Vídeo 3: Atribuições, competências e respostas profissionais frente ao contexto das crises do capital – desafios e demandas para o Assistência Social. (clique aqui) Diante desse arsenal teórico, somado a sua experiência no campo de estágio (I e II), responda aos questionamentos norteadores abaixo, contrapondo o conhecimento teórico com a prática cotidiana do assistente social no campo de estágio. O assistente social atua em que âmbito? Qual a principal política pública correlacionada ao serviço? Quais são as principais atividades desenvolvidas pelo assistente social na instituição? Você teve a oportunidade de participar de atendimentos ao público junto com o assistente social? Quais foram suas percepções? Como você avaliaria o serviço prestado? Quais os maiores desafios da prática profissional que você identificou? Relacione os desafios identificados com a conjuntura histórica e política, segundo palestra da Prof. Yolanda Guerra. 20 3.5 ATIVIDADE: Elaboração do Relatório Final de Estágio O relatório final de estágio deverá ser construído levando em consideração dois enfoques: 1. Avaliação das ações realizadas (projetos, programas, atendimentos). Para quem realizou o estágio II dentro de uma instituição e elaborou o Projeto de Ação para aplicação no estágio III, deverá utilizá-lo como subsídio para essa atividade, bem como todos os materiais de anotações e observações por você realizada no campo de estágio. Se você não o tem, deverá preparar o relatório tendo como base suas observações. Avalie as atividades sob o enfoque dos eixos de avaliação: eficiência, eficácia e efetividade. 2. Reflexão sobre o agir profissional: Elabore um texto, fundamentado bibliograficamente, pautado na Lei de Regulamentação da Profissão, no Código de Ética Profissional e também no arquivo de parâmetro para a atuação do assistente social de acordo com a política pública a que o campo de estágio é vinculado. O relatório não deverá ser estruturado como perguntas e respostas. As perguntas presentes no tópico anterior são norteadoras para a elaboração do trabalho. Para a montagem final do relatório de estágio, você deverá fazer o download do Modelo no AVA e reunir todo o material elaborado no desenvolvimento das diferentes atividades descritas nesse Plano de Trabalho. Modelo de Organização do Relatório Elementos pré-textuais Inserção de elementos de apresentação/identificação do estudante e do estágio cursado no semestre, conforme Modelo disponibilizado no AVA: • capa; • folha de rosto; • sumário. Elementos textuais Inserção de elementos comprobatórios da execução do estágio, com detalhamento das atividades realizadas, conforme descritas no Plano de Trabalho, seguindo o Modelo disponibilizado no AVA: 21 • Introdução: inserção de texto com a contextualização sobre o estágio realizado. • Desenvolvimento: inserção, em sequência, de todos os materiais elaborados nas atividades, conforme Modelo disponibilizado no AVA e orientações descritas no Plano de Trabalho. • Considerações finais: inserção de reflexões decorrentes da realização do estágio. Elementos pós-textuais Inserção de elementos complementares para fechamento do relatório, conforme Modelo disponibilizado no AVA: • referências; • anexos; • apêndices.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...

AP – Unidade 1, 2, 3 e 4

  AP – Unidade I Dentre as múltiplas competências a serem desenvolvidas pelo gestor educacional, deve-se citar sua atuação na construção de uma escola inclusiva. Partindo dessa premissa, leia o Artigo intitulado O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (VIOTO, J. R. B.; VITALIANO, C. R. O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Dialogia, São Paulo, n. 33, p. 47-59, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13671/7838. Acesso em: 22/12/2022). Tendo por base as contribuições apresentadas no Artigo, elabore um texto discursivo (de 25 a 30 linhas), discutindo como o gestor educacional pode contribuir com o processo de organização de uma escola inclusiva. Destaca-se que não serão aceitas reproduções de autores sem a devida menção à fonte. Caso utilize textos para embasar as reflexões, é essencial fazer as dev...

resposta 10/10 AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE

  AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE Segundo o ponto de vista sensorial de Miles e Riggio, surdocegos podem ser: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 São comportamentos da criança surdo cega: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Os professores principalmente e outros profissionais ligados na área da educação enfrentam o desafio da inclusão, o que não poderia ser chamado assim, pois na verdade a etapa da adaptação a essa nossa realidade já deveria ter sido superada. As escolas deveriam estar adequadas ás necessidades de todos os alunos que necessitam dessas adaptações e apresentam a minoria dentro das escolas. Essas adequações vêm de encontro à acessibilidade, de acordo com o Dischinger e Machado (2006), esta se apresenta nas seguintes dimensões: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 P...