Sugestões de temas para TCC de Engenharia de Produção
Pense nas fábricas, lojas e outras empresas do entorno. Pode ser algum empreendimento com relevância econômica para o município, ou mesmo o local onde você realiza seu estágio. Será que os processos internos do lugar rendem uma investigação?
Esse pode ser o ponto de partida para um estudo de caso. Outra opção é comparar os procedimentos adotados por concorrentes diretos, tentando-se verificar qual deles conquista mais eficiência. Acompanhe algumas sugestões genéricas – que podem ser aplicadas a qualquer indústria, por exemplo:
- Gerenciamento de projetos;
- Gestão da inovação;
- Gestão de estoque numa fábrica;
- Análise de desempenho segundo um Modelo de Produtividade Sistêmica;
- Norma ISO 9001 e a qualidade da prestação de serviços;
- Planejamento e controle de produção de uma pequena empresa;
- Melhorias para a linha de produção de uma indústria;
- Metodologia de gerenciamento da rotina de um setor;
- Aplicação do programa 5S;
- Redução de custos numa linha de montagem;
- Lean Manufacturing aplicado;
- Análise comparativa de desempenho entre empreendimentos do mesmo segmento.
Vale reiterar que esses possíveis temas para TCC de Engenharia de Produção devem ser contextualizados numa realidade específica. O objetivo do relatório não é reproduzir ideias óbvias, mas, sim, compreender como as teorias do campo se aplicam a um cenário prático e bem delimitado.
Dicas para elaborar o TCC
Antes de bater o martelo e partir para a pesquisa propriamente dita, cabe manter um pouco de organização. Primeiro, faça um levantamento de fontes para verificar se o assunto escolhido terá bibliografia o suficiente para embasar os dados.
Depois, elabore um cronograma de atividades. Para tanto, você deverá ter claros o problema e os objetivos da monografia – tanto o geral quanto os específicos. Cada um desses elementos pode requerer uma estratégia metodológica, como saídas a campo e aplicação de questionário. Como as tarefas demandam tempo, é preciso calcular quantas semanas serão necessárias para a resolução de cada etapa.
Não se esqueça de prever, nessa janela, um período para a tabulação e a análise das informações coletadas. Ainda, haverá a redação do relatório final e a revisão de todo o conteúdo. Converse com seu professor orientador para verificar quantos dias dispensar a essas partes do TCC.
Uma sugestão para minimizar dificuldades na reta final é produzir a monografia já de acordo com as normas da ABNT. Essa padronização é exigida pela maioria das instituições de ensino superior do país. Em vez de sofrer tentando adequar o texto à formatação, melhor já deixá-lo pronto desde o início.
Não se esqueça, também, de manter reuniões periódicas com o orientador. Uma conversa breve já é suficiente para sanar dúvidas e tranquilizar o estudante. Não fuja das responsabilidades, senão o trabalho fica mais complexo do que realmente é!
Comentários
Postar um comentário