Pular para o conteúdo principal

Exame Presencial de Verificação da Aprendizagem


 1 DIRETORIA DE SAÚDE II TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL Exame Presencial de Verificação da Aprendizagem (EPVA) Campus: Semestre: Turma: Sala: Virtual Período: EAD Nome do Aluno: RA: • ETAPA 1 – ORIENTAÇÕES AO ALUNO PARA DEFINIÇÃO DO TEMA E ELABORAÇÃO DO TRABALHO Como Aluno deve pensar para definir um tema de trabalho? Os alunos devem escolher um assunto ou situação para desenvolver o projeto que tenha haver com as disciplinas cursadas até o momento, e/ou com assuntos relacionados a sua realidade profissional, e/ou com assuntos ligados ao tratamento de resíduos sólidos e efluentes na região em que você convive, mora ou trabalha. OBS: Se for uma situação ou problema real, a tendência é que a elaboração do trabalho seja facilitada SUGESTÕES DE TEMAS DE TRABALHO É importante que o aluno escolha temas diferentes uns dos outros, evitando repetições de temas sempre que possível. E se os temas de escolha de mais de um Aluno forem semelhantes? Temas semelhantes devem ter o título do trabalho diferente, visto que o tema é algo amplo e o título já se dá após delimitar algumas especificidades e a abordagem do assunto terá que ser diferente para não caracterizar plágio ou cópia. Exemplificando: TEMA: Água de reuso TÍTULO ALUNO 1: Água de reuso em hospital pediátrico do município de Itabeara Mirim. 2 TÍTULO ALUNO 2: Água de reuso em condomínio predial Singapura do município de São Paulo. OBS: Nesta etapa o aluno deve pensar em tudo que pode contribuir para recuperação de áreas degradadas e a descontaminação, ou seja, o trabalho deve ser voltado para a área ambiental, pensar em um gerenciamento de áreas como terreno contaminado, cemitério, aterro sanitário, descarte de esgotos em área de manancial, dentre outros. EXEMPLOS DE ASSUNTOS QUE PODEM SER ESCOLHIDOS COMO TEMAS: • Descontaminação de solo, agua e flora • Áreas ocupadas de forma irregular • Aterros, cemitérios • Terrenos clandestino • Rios nascentes e área de cultivo agrícola, entre OUTROS. SUGESTÕES DE CONSULTAS PARA BUSCA DE OUTROS TEMAS DE PROJETOS • Vídeos no “youtube” • Sites e artigos disponíveis na internet, por exemplo: • Portal Resíduos Sólidos www.portalresiduossolidos.com (contém matérias variadas sobre resíduos sólidos de todas a localidades do Brasil) • Trocar ideias com colegas • Conversar com especialistas em Educação • Conversar com professores de Ciências de escolas que participam de feiras de Ciências • Comunidade • PRIMEIROS PASSOS SOBRE COMO PENSAR PARA INICIAR O TRABALHO TOMANDO COMO REFERÊNCIA EXEMPLO 1: Descontaminação de área para uso comunitário Passo 1: Se a situação ou problema é real, fazer uma visita ao local (OBS: se não for pessoalmente, sugere-se idealizar uma situação a partir de pesquisas na internet ou conversas com pessoas que atuam na área) Passo 2: Dimensionamento de alguns parâmetros - Visitar área dimensionar o terreno para saber qual o melhor método de descontaminação e gerenciar a retirada de material contaminado com um destino coreto 3 para saber mais acessar o site da Secretaria de Serviços / AMLURB / POSTOS DE DESTINAÇÃO de descarte monitorado. Após a leitura destas orientações defina o TEMA de seu trabalho, discorrendo sobre o TEMA escolhido e o motivador desta escolha. TEMA:_____________________________________________________________ Passo 3: Executar a atividade de descontaminação de área para uso comunitário Efetuar descrição do processo de instalação tomando como Referência informações mencionadas acima e outras que poderão ser obtidas via outras fontes (obs: neste caso, não esquecer de citar as fontes – evite plágio!). Obs: inserir desenhos, esquemas, fotos etc. Para ilustrar o projeto e outras situações exemplares para elaboração do projeto TÍTULO: _________________________________________________________________ Título provável de seu projeto já devidamente apontado e/ ou pontuado por alguma referência acadêmica (artigo científico), legislação pertinente e órgão competente, de modo a diminuir possíveis situações de fuga do que se deseja realmente abordar. ETAPA 2 – DEBATE GERAL SOBRE A REVISÃO DE PONTOS IMPORTANTES DO TEXTO DO PROJETO Revisão do título do projeto Observar se o título dá uma ideia, a priori, do que o projeto trata; lembre-se que o título é como se fosse o projeto resumido em uma linha. Revisão do objetivo do projeto Observar que o objetivo tem que estar bem alinhado com o título e precisa refletir o que se pretende alcançar com o projeto em termos de resultados, ou seja, da implantação e desenvolvimento da iniciativa a que ele se refere. 4 Revisão dos descritivos previamente elaborados Deve estar nos moldes da sugestão/ exemplo do projeto Descontaminação de área para uso comunitário. Sugere-se que tenham a situação da Descontaminação de área para uso comunitário apenas como exemplo, ou seja, vocês devem utilizá-lo apenas como referencial e fazer as devidas adaptações para as situações que escolheram como tema de seus projetos. ETAPA 3 – DOCUMENTO A SER ENTREGUE NA DATA ESTIPULADA, DEVE SEGUIR O MODELO ABAIXO: CAPA: Deve conter nome do aluno, título do projeto e data de entrega Título Como exemplo: Descontaminação de área para uso comunitário SUMÁRIO: Sequência de itens que compõem o conteúdo do trabalho indicando para cada item a respectiva página onde ele se encontra no texto. INTRODUÇÃO: Como exemplo: Conceituar áreas degradadas e descontaminação e contar como será a aplicação deste projeto. 1. OBJETIVO: Como exemplo: Descontaminação de área para uso comunitário para dirimir a dependência do governo que se mantem omisso. 2. METODOLOGIA: Como exemplo: escrever na forma de tópicos as etapas e/ou passos da implantação da matriz em captação de água. 3. JUSTIFICATIVA A justificativa consiste na descrição da importância do trabalho, detalhando a sua relevância para a resolução de um problema socioambiental. Neste caso, é bom apontar como será a situação esperada após a implantação da descontaminação e um comparativo à situação anterior à sua implantação. 4. OPERACIONALIZAÇÃO DO PROJETO Como exemplo: Descrever como será a operação da captação de água no diaa-dia e os seus benefícios para a família e ao meio ambiente. 5. REFERÊNCIAS Apresentar as referências bibliográficas consultadas (artigos, revistas, livros, sites etc.), seguindo as normas da ABNT. 5  OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO. 9 REFERÊNCIAS – devem ser apresentadas na norma ABNT COMO EXEMPLO: Em meio eletrônico ALENCAR, José. A viuvinha. [S.l.]: Virtual Books, 2003. Disponível em: < http://www.virtualbooks.com.br/v2/ebooks/?idioma=Portugues&id=00055> Acesso em: 27. Jul. 2016. COMO EXEMPLO: Periódico na íntegra REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Rio de Janeiro: ANPAD, 1997-. Quadri-mestral. COMO EXEMPLO: Periódico considerado em parte REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Curitiba: ANPAD, v. 5, n. 3, set./dez. 2001. 252 p. COMO EXEMPLO: Artigo de periódico BANDEIRA, Mariana Lima: MARQUES, Antonio Luiz, VEIGA, Ricardo Teixeira. As dimensões múltiplas do comprometimento organizacional: um estudo na ECT/MG. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 4, n. 2, p. 133-157, maio/ago. 2000. COMO EXEMPLO: Em meio eletrônico BANDEIRA, Mariana Lima: MARQUES, Antonio Luiz, VEIGA, Ricardo Teixeira. As dimensões múltiplas do comprometimento organizacional: um estudo na ECT/MG. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 4, n. 2, p. 133-157, maio/ago. 2000. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415- 65552000000200008. >. Acesso em: 20 jul. 2016. COMO EXEMPLO: Artigo e/ou matéria de jornal PEREIRA, Marilúcia. Terra gera conflitos no litoral. Jornal de Santa Catarina, Blumenau, 11 out. 2002. Caderno B, p.8. COMO EXEMPLO: Em meio eletrônico SILVA, Ives Gandra da. Pena de morte para o nascituro. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 19 set. 1998. Disponível em: < http://providafamilia.org/pena_morte_nascituro .htm.>Acesso em: 19 set. 1998.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TCC FAVENI PRONTO WORD PDF

PREZAD@ALUN@! LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO, ANTES DE ENVIAR O TCC. TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) - O trabalho (ARTIGO) deverá ser enviado em formato DOC ou DOC.X(Word). Reiteramos que TCC’s plagiados e com temas não condizentes com a área do curso serão REPROVADOS. Caso o TCC seja considerado PLÁGIO, o aluno estará sujeito a um ônus no valor de R$249,99 para uma nova correção. Reiteramos também que TCC’S reenviados para reformular não estarão condicionados a nenhuma taxa de cobrança. ATENÇÃO! A faculdade possui o PRAZO DE 30 DIAS PARA CORREÇÃO do TCC. Se desejar a conclusão de seu curso em determinada data, deverá regularizar as pendências e concluir o curso antecedência para que na data que necessita da certificação já esteja com o documento em mãos. Os professores não são responsáveis ou se comprometem em agilizar o processo de correção para alunos que não concluíram o curso e realizam inscrições em processos sel

ESTAGIO PRONTO TODOS OS CURSOS FAVENI

  CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI                             RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19                                                                                                                    GUARULHOS 2020   Prezados Acadêmicos!   O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci

RESPOSTA AVALIAÇÃO – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

  AVALIAÇÃO – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Segundo Kauark, Manhães, & Medeiros, existem várias formas de classificar as pesquisas com base em seus objetivos gerais e procedimentos técnicos. Do ponto de vista dos autores as formas clássicas de pesquisas podem ser, da sua natureza: – Pesquisa Aplicada: objetiva gerar novos conhecimentos, úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. – Pesquisa Básica: objetiva gerar novos conhecimentos para aplicação prática, dirigida à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais. Resposta Marcada : Falsa TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Enumere as questões correspondentes: (1) Pesquisa Aplicada  (2) Pesquisas exploratórias  (3) Pesquisas descritivas  (4) Pesquisas explicativas   (  ) Buscam proporcionar uma abordagem do problema pelo levantamento de informações ou a constituição de hipóteses, envolvendo levantamento bibliográfico e documental, entrevis