- Os objetivos do programa de treinamento (para que treinar?): quais os alvos ou situações que deseja atingir. - O conteúdo (o que será ensinado?): quais temas deverão ser ensinados, visando o desenvolvimento de quais conhecimentos, habilidades e atitudes. - O público-alvo (quem deverá aprender e quem irá treinar?): especificar quais os trabalhadores que deverão ser treinados e quem assumirá o papel de instrutor ou facilitador do treinamento. - A metodologia (como treinar? O que será preciso?): como deverá ocorrer o treinamento, isto é, quais os métodos, as técnicas de ensino que serão utilizadas e os recursos didáticos, materiais (e de outros tipos) que serão necessários. - Agenda, local de treinamento e carga-horária (quando treinar? Onde treinar? Quanto treinar?): definir um cronograma para a realização do treinamento. - A avaliação dos resultados (como a efetividade do programa será medida?): qual nível de avaliação será aplicado para saber se os objetivos foram alcançados.
AP – Unidade I Dentre as múltiplas competências a serem desenvolvidas pelo gestor educacional, deve-se citar sua atuação na construção de uma escola inclusiva. Partindo dessa premissa, leia o Artigo intitulado O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (VIOTO, J. R. B.; VITALIANO, C. R. O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Dialogia, São Paulo, n. 33, p. 47-59, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13671/7838. Acesso em: 22/12/2022). Tendo por base as contribuições apresentadas no Artigo, elabore um texto discursivo (de 25 a 30 linhas), discutindo como o gestor educacional pode contribuir com o processo de organização de uma escola inclusiva. Destaca-se que não serão aceitas reproduções de autores sem a devida menção à fonte. Caso utilize textos para embasar as reflexões, é essencial fazer as dev...
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