TRBALHO PRONTO Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Análise Orientada a Objetos II, Banco de Dados II, Programação Orientada a Objetos, Programação para Web I
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL- PTI Tecnologia
em Análise e Desenvolvimento de Sistemas CURSO: TECNOLOGIA EM ANÁLISE E
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL – PTI PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL- PTI Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de
Sistemas Curso: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Semestre:
3º Sem. FLEX e 4º Sem Disciplinas: • Análise Orientada a Objetos II • Banco de
Dados II • Programação Orientada a Objetos • Programação para Web I Professores
• Iolanda C. S. Catarino • Gilberto Fernandes Junior • Adriane Aparecida Loper
• Vanessa Matias Leite Competências: • Analisar dados e a relação entre
entidades com a construção de banco de dados; • Analisar e especificar a
modelagem de análise de sistemas, a partir da Unified Modeling Language (UML);
• Compreender linguagem de programação para Web; • Conhecer conceitos do
desenvolvimento orientada a objetos. Habilidades: • Ao concluir as etapas
propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes competências e
habilidades: • Compreender o embasamento de análise e desenvolvimento de
sistemas; • Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência
concreta nas organizações, estimulando uma postura investigativa e de análise
crítico-reflexiva. • Formar profissionais com visão lógica que atuem de forma
interdisciplinar. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL- PTI Tecnologia
em Análise e Desenvolvimento de Sistemas • Capacitar você no desenvolvimento de
metodologias para produção de textos e trabalhos não apenas acadêmicos, mas
para o universo laborativo; • Permitir que os indivíduos consigam ampliar sua
visão de forma competitiva, promovendo melhorias nas organizações. Objetivos da
Aprendizagem: • A produção textual é um procedimento metodológico de ensino
aprendizagem que tem por objetivos: • Favorecer a aprendizagem sobre
desenvolvimento web. • Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo
aprendizado eficiente e eficaz em análise e desenvolvimento de sistemas. •
Promover o estudo dirigido a distância. • Desenvolver os estudos independentes,
sistemáticos e o auto aprendizado. • Oferecer diferentes ambientes de
aprendizagem. • Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelo
Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia do Ministério da Educação.
• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas
práticos à análise e desenvolvimento de sistemas. PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL- PTI Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de
Sistemas Prezado(a) aluno(a), Seja bem-vindo a este semestre! A proposta de
Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática
FazenTECH. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem
interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. Orientações • O trabalho será realizado
individualmente. • A produção textual é um trabalho original e, portanto, não
poderá haver trabalhos idênticos ao de outros alunos. • Você deve postar o
trabalho na pasta específica (na pasta atividades interdisciplinares)
obedecendo o prazo limite de postagem conforme disposto no cronograma do curso.
Não existe prorrogação para a postagem da atividade. • É importante que você
leia os materiais disponíveis das disciplinas do semestre. • Além da pesquisa
nos materiais das disciplinas, lembre-se de que a Biblioteca Digital tem
excelentes obras que tratam dos temas propostos. (A pesquisa é fundamental para
o bom desenvolvimento do trabalho); • A Produção Textual Individual deverá
ser desenvolvida inteiramente dentro das Normas da ABNT (Capa, Folha de rosto,
Sumário, Desenvolvimento, Conclusão, Referências, etc). PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL- PTI Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de
Sistemas 2. Leitura e interpretação da SGA Para atingir os objetivos desta
produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas a elaboração do
trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a
Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A participação na
consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de
competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nessa
produção textual deverá então ser considerado o caso hipotético apresentado na
sequência. CONTEXTUALIZAÇÃO Situação geradora de aprendizagem (SGA) “FazenTECH”
Certa manhã, ao clarear, num dia de céu limpo, neta e avô saem da cidade para
um passeio “despretensioso”. A neta, muito curiosa, mas confiante porque há
mais de 15 anos, faz passeios ou alguma programação com o avô, diz: - Vô, você
está indo em direção à fazenda da família, faz tanto tempo que não vamos para
lá, estou com saudade! Ele fica quieto, continua dirigindo tranquilo como
sempre, apenas dá um sorriso empático e pensa: parece que ela já sabe meus
propósitos. Chegando, já dentro das terras, ela faz um registro, foto, (com o
carro em movimento mesmo) e pensou: quero me lembrar desse dia nesse local
melancólico e, ao mesmo tempo, tão próspero. Nessa hora, o vô parou o carro e disse:
- Minha querida Lúcia, você está vendo essa terra, bem já conhece tudo aqui e
vim pra te mostrar que a partir de hoje você é a herdeira. Ah, a documentação
está toda pronta, fique tranquila! Agora que você sabe como tudo começou, vai
ajudar Lúcia a realizar o seu sonho. Entenda o cenário no qual irá projetar e
desenvolver os sistemas necessários na FazenTECH. PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL- PTI Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de
Sistemas Aproveitando a história familiar e considerando o cenário mundial
buscando, cada vez mais, a sustentabilidade, estrategicamente a FazenTECH deve
manter o objetivo em: preservação e otimização dos recursos, gerar produtos e
serviços inovadores e proporcionar satisfação e equilíbrio aos envolvidos. Portanto,
a idealizadora está investindo, na fase de planejamento e preparação dos
negócios, em Tecnologia da Informação e em modelos de processos para que as
áreas de pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização funcionem com o
máximo de rotinas informatizadas e procedimentos automatizados. Lúcia pretende
criar um empreendimento sustentável implantando negócios diversificados, onde
uma cultura colabora com outra otimizando os recursos, ao mesmo, pretende
investir em tecnologia avançada, tais como: • Utilizar o sistema de plantio
direto permitindo a conservação do solo e da água. • Aplicar técnicas do
consórcio de culturas e da rotação de culturas, de acordo com uma análise
minuciosa e criteriosa do solo para aproveitar a recuperação, acompanhando os
níveis de carbono/nitrogênio. Técnica de fabricação de mudas, de polinização,
entre outros. • Manter a fertilidade do solo através da integração lavoura,
pecuária e floresta, inclusive melhorando em produtividade. • Medir e controlar
a qualidade da produção e do produto: leite, queijo, fruta, peixe, pele de
peixe, café, soja, milheto, carnes, ovos, shitake, carneiro, cordeiro, mel,
frutas, verduras e legumes entre outros. • Criar uma cultura de troca de
conhecimento e experiência entre produtores afins, com a sociedade e com o
governo. • Preservar os recursos hídricos, nascentes, erosão do solo, entre
outros. Tendo a certeza das ótimas soluções que irá propor, a Lúcia está
confiante em seu conhecimento e habilidade em Tecnologia da Informação e
desenvolvimento de software. Vamos ao trabalho! PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL- PTI Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de
Sistemas Fonte: Marco Hisatomi (acervo próprio) Algumas referências estão
relacionadas a seguir. Acessem e vejam: https://blog.aegro.com.br/tecnologia-no-agronegocio/
https://blog.jacto.com.br/descubra-as-9-melhores-praticas-de-administracao-rural/
https://g1.globo.com/economia/agronegocios/globo-rural/noticia/2019/11/17/saiba-como-e-oplantio-da-soja-em-uma-fazenda-com-tecnologia-de-ponta.ghtml
https://blog.aegro.com.br/solo-arenoso/ As tarefas de cada disciplina estão
relacionadas a seguir: 1) Análise Orientada a Objetos II Para o total controle
e acompanhamento de todos os processos de negócio da fazenda da Lúcia, é
fundamental a implantação de sistemas de informação para as diferentes áreas
funcionais da fazenda. Assim, Lúcia definiu como prioridade, um sistema de
informação para controlar o processo de criação animal e o planejamento de
plantio das diferentes culturas da fazenda. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL- PTI Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Você, na
atuação de Analista de Sistemas, deve fazer um levantamento em materiais de
referência, definindo o escopo e contexto do sistema para atender o domínio de
“criação animal e planejamento de plantio” e apresentar como documentação da
atividade de análise: a) Modelo de Use Cases (Casos de Uso). b) Modelo de
Classes. c) Diagrama de Máquina de Estados para a classe “Plantio”, definindo
estados relevantes para os objetos da classe. d) Diagrama de Atividades
correspondente a um caso de uso de sua preferência. e) Diagrama de Sequência
correspondente a um caso de uso (diferente do escolhido no item d.). 2) Banco
de Dados II Procurando criar um controle de pessoal, equipamentos, estoque e
qualidade de tudo que é produzido na fazenda, Lúcia precisa de um banco de
dados capaz de armazenar todas estas informações. Todo o processo de criação
animal e plantio será comandado por um programa de computador e, a partir de um
banco de dados de cada produto (vegetal ou animal) é possível extrair
informações que ajudem a aumentar a produção e reduzir custos. Utilizando o
banco de dados MySQL, crie um script contendo os comandos DDL necessários para
criar um banco de dados e suas tabelas. O banco deverá ser chamado de
“fazenda-bd” e algumas das tabelas interessantes para este banco, poderiam ser
as seguintes: FUNCIONÁRIOS: armazenará dados dos funcionários da fazenda (ID,
nome, CPF, salários, etc.). PRODUÇÃO DE LEITE: armazenará os dados das vacas
criadas na fazenda (identificação, espécie, quando ocorreu a última ordenha,
temperatura do leite, produtividade de cada quarto, se a vaca teve
inseminações, a estimativa do parto, secagem esperada e até os minutos de
ruminação por dia, etc.). PRODUTOS: armazenará dados de tudo o que é produzido
na fazenda (ID, nome, tipo, quantidade em estoque, preço, etc.). EQUIPAMENTO:
armazenará os dados dos equipamentos utilizados na fazenda para suas diversas
atividades, seja para plantio ou ordenha, por exemplo (ID, nome, tipo, etc...).
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL- PTI Tecnologia em Análise e
Desenvolvimento de Sistemas VAREJISTAS: armazenará informações sobre os
parceiros varejistas que compram os produtos da fazenda para revenda. Você não
precisa ficar “preso” aos exemplos acima. Mas deve incrementar novas entidades,
relacionamentos e atributos que achar necessário, de modo que fique de acordo
com a proposta do trabalho. Em seguida, adicione também a este script os comandos
DML necessários para inserir dados em todas as tabelas criadas. Por fim, Lúcia
precisa extrair certas informações adicionais a respeito da produção de modo
que possa agregar na gestão da Fazenda, e isto pode ser feito por meio de
consultas com comandos DQL. Após a criação do banco de dados e da inserção de
todos os dados, você deve criar pelo menos quatro consultas utilizando técnicas
de consultas avançadas, como junções, funções de agregação e/ou subconsultas.
(Obs.: Estas consultas devem ser relevantes ao projeto de informatização da
fazenda que está sendo elaborado ao longo do trabalho) 3) Programação para Web
I Na fazenda de Lúcia, a produção de leite não possui nenhum tipo de
monitoramento, sendo que muitas vezes esta falta de acompanhamento faz com que
ocorra uma grande perda de produto, gerando assim prejuízo. Para minimizar
estas perdas, Lúcia pretende melhorar o monitoramento da produção leiteira,
sendo que sua primeira atitude foi codificar as vacas leiteiras, através de um
código numérico, assim poderá ter o controle de qual animal já realizou o
processo de ordenha. A tecnologia que Lúcia pretende implementar, para realizar
o monitoramento da produção de leite, é um sistema web. O sistema deve
cadastrar cada vaca leiteira e a sua quantidade de leite diária, sendo
necessário cadastrar também quem realizou o manejo e o horário respectivo.
Outra funcionalidade pedida foi o monitoramento dos animais doentes, sendo
necessário o cadastro do animal, o tratamento utilizando e os dias necessários
para cumprir o tratamento. Uma característica que Lúcia pediu, foi que o
sistema seja simples, otimize o trabalho e tenha uma interface agradável.
Sabendo dos requisitos pedidos, você ficou responsável por desenvolver a
interface do sistema, utilizando as linguagens HTML e CSS. PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL- PTI Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de
Sistemas 4) Programação Orientada a Objetos Para a fazenda de Lúcia, você já
construiu um Banco de Dados denominado “fazenda-db”, para armazenar as informações
mais importantes e trabalhar com elas. Agora crie uma estrutura de classes e
seus respectivos métodos para cadastro e manutenção dos dados no sistema. As
classes criadas devem obedecer ao paradigma da orientação a objetos utilizando
conceitos como: • Objetos; • Encapsulamento; • Herança; • Polimorfismo; •
Instância de objetos. A interpretação de quantas classes, quais classes,
métodos e operações é de responsabilidade do aluno. O aluno deverá anexar no
trabalho o print da codificação das classes como trabalhamos em Java. NORMAS
PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL A produção textual deve ser
estruturada de acordo com a seguinte padronização: 1. Em páginas de formato A4;
2. Margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; 3. Fonte
Times New Roman ou Arial tamanho 12, cor preta; 4. Espaçamento de 1,5 entre
linhas; 5. Se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte
tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre
linhas; 6. Capa, contendo: 6.1. Nome de sua Unidade de Ensino, Curso e
Disciplinas; 6.2. Nome completo do (a) aluno (a); 6.3. Título da atividade;
6.4. Nome do Tutor (a) a Distância (EAD); PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL- PTI Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 6.5. Cidade
e data da entrega, apresentação ou publicação.
Comentários
Postar um comentário