A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática FazenTECH. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
Situação geradora de aprendizagem (SGA)
“FazenTECH”
Certa manhã, ao clarear, num dia de céu limpo, neta e avô saem da cidade para um passeio “despretensioso”. A neta, muito curiosa, mas confiante porque há mais de 15 anos, faz passeios ou alguma programação com o avô, diz: - Vô, você está indo em direção à fazenda da família, faz tanto tempo que não vamos para lá, estou com saudade! Ele fica quieto, continua dirigindo tranquilo como sempre, apenas dá um sorriso empático e pensa: parece que ela já sabe meus propósitos. Chegando, já dentro das terras, ela faz um registro, foto, (com o carro em movimento mesmo) e pensou: quero me lembrar desse dia nesse local melancólico e, ao mesmo tempo, tão próspero.
Nessa hora, o vô parou o carro e disse: - Minha querida Lúcia, você está vendo essa terra, bem já conhece tudo aqui e vim pra te mostrar que a partir de hoje você é a herdeira. Ah, a documentação está toda pronta, fique tranquila!
Agora que você sabe como tudo começou, vai ajudar Lúcia a realizar o seu sonho. Entenda o cenário no qual irá projetar e desenvolver os sistemas necessários na FazenTECH. Aproveitando a história familiar e considerando o cenário mundial buscando, cada vez mais, a sustentabilidade, estrategicamente a FazenTECH deve manter o objetivo em: preservação e otimização dos recursos, gerar produtos e serviços inovadores e proporcionar satisfação e equilíbrio aos envolvidos.
Portanto, a idealizadora está investindo, na fase de planejamento e preparação dos negócios, em Tecnologia da Informação e em modelos de processos para que as áreas de pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização funcionem com o máximo de rotinas informatizadas e procedimentos automatizados. Lúcia pretende criar um empreendimento sustentável implantando negócios diversificados, onde uma cultura colabora com outra otimizando os recursos, ao mesmo, pretende investir em tecnologia avançada, tais como:
• Utilizar o sistema de plantio direto permitindo a conservação do solo e da água.
• Aplicar técnicas do consórcio de culturas e da rotação de culturas, de acordo com uma análise minuciosa e criteriosa do solo para aproveitar a recuperação, acompanhando os níveis de carbono/nitrogênio. Técnica de fabricação de mudas, de polinização, entre outros.
• Manter a fertilidade do solo através da integração lavoura, pecuária e floresta, inclusive melhorando em produtividade.
• Medir e controlar a qualidade da produção e do produto: leite, queijo, fruta, peixe, pele de peixe, café, soja, milheto, carnes, ovos, shitake, carneiro, cordeiro, mel, frutas, verduras e legumes entre outros.
• Criar uma cultura de troca de conhecimento e experiência entre produtores afins, com a sociedade e com o governo.
• Preservar os recursos hídricos, nascentes, erosão do solo, entre outros. Tendo a certeza das ótimas soluções que irá propor, a Lúcia está confiante em seu conhecimento e habilidade em Tecnologia da Informação e desenvolvimento de software.
Comentários
Postar um comentário