PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTG
Agronomia
CURSO: Bacharelado em Agronomia
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTG
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTG
Agronomia
Curso: Agronomia Semestre: 3º flex / 4º reg
Disciplinas:
• Informática Aplicada
• Ciência do Solo: Morfologia e Gênese
• Ciência do Solo: Fertilidade do Solo e Nutrição Mineral das
Plantas
• Topografia e Georreferenciamento
• Morfologia e Sistemática Vegetal
• Seminário Interdisciplinar IV
Competências:
• Conhecer e compreender os softwares utilizados para
elaboração e manuseio de textos.
• Conhecer os principais processos geológicos e pedogenéticos
que atuam na formação dos solos para compreender suas
propriedades e classificação.
• Conhecer os fundamentos de química de solos e a nutrição
mineral de plantas, com ênfase no uso sustentável de
recursos naturais e conservação do solo e da água.
• Medir e calcular dimensões, áreas aplicando os conceitos
básicos de topografia e georreferenciamento.
• Estudar as características sistemáticas e morfológicas da
soja.
Habilidades:
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá
desenvolvido as seguintes competências e habilidades:
• Possibilitar o desenvolvimento de trabalhos em grupo,
promovendo a capacidade de adaptação, comunicação e
integração do espírito de equipe.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTG
Agronomia
• Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência
concreta nas organizações, estimulando uma postura
investigativa e de análise crítico-reflexiva.
• Formar profissionais com visão integral, capacidade de
adaptação e flexibilidade, que atuem de forma
interdisciplinar.
• Capacitar para que os indivíduos possam tomar decisões
complexas com ética e responsabilidade.
• Permitir que os indivíduos consigam ampliar sua visão de
forma competitiva, promovendo melhorias nas
organizações.
• Utilizar recursos computacionais para o desenvolvimento de
uma atividade.
• Analisar as características dos solos para poder identificar a
sua gênese.
• Identificar a fertilidade dos solos e recomendar a correção
organo mineral para o solo e exigências das plantas.
• Capacitar para a manipulação matemática e cálculo de um
levantamento planialtimétrico.
Objetivos da
Aprendizagem:
• A produção textual é um procedimento metodológico de
ensino aprendizagem que tem por objetivos:
• Favorecer a aprendizagem.
• Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado
eficiente e eficaz.
• Promover o estudo dirigido a distância.
• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o
auto aprendizado.
• Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTG
Agronomia
• Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas
pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.
• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de
problemas práticos relativos à profissão.
• Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a
emancipação intelectual.
Prezados alunos,
Sejam bem-vindos a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática a “Plano
de plantio de Eucalipto para a cooperativa Energia Florestal”. Escolhemos esta temática para
possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse
semestre.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. Formação dos grupos
• O trabalho será realizado em GRUPOS composto por no mínimo 2 alunos e máximo de
7 alunos.
• A formação dos grupos é de responsabilidade dos alunos; no entanto, solicitamos que
sigam as orientações passadas pelo tutor sobre a formação dos grupos. O tutor presencial
cadastra os grupos. Importante: somente o líder do grupo conseguirá cadastrar o trabalho na
área restrita.
• A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos
idênticos ao de outros alunos ou grupos.
• O líder do grupo deve postar o trabalho na pasta específica (na pasta atividades
interdisciplinares) obedecendo o prazo limite de postagem conforme disposto no cronograma
do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.
• É importante que você leia os materiais disponíveis das disciplinas do semestre.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTG
Agronomia
• Além da pesquisa nos materiais das disciplinas, lembre-se de que a Biblioteca Digital
tem excelentes obras que tratam dos temas propostos. (A pesquisa é fundamental para o bom
desenvolvimento do trabalho).
• A Produção Textual deverá ser desenvolvida inteiramente dentro das Normas da ABNT
(Capa, Folha de rosto, Sumário, Desenvolvimento, Conclusão, Referências, etc).
2. Leitura e interpretação da SGA
Para atingir os objetivos desta produção textual, vocês deverão seguir as instruções voltadas a
elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância,
considerando as disciplinas norteadoras. A participação na consecução da proposta é fundamental
para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação
profissional. Nessa produção textual deverá então ser considerado o caso hipotético apresentado na
sequência.
CONTEXTUALIZAÇÃO
Situação geradora de aprendizagem (SGA)
A Cooperativa Energia Florestal adquiriu um imóvel rural no município de Rondonópolis, Mato
Grosso, com área total de 1.000 hectares. De modo geral, toda a área da propriedade teve a
vegetação nativa eliminada através da retirada da madeira nobre com posterior queima da vegetação
remanescente, sem nenhuma ocupação comercial nos últimos 10 anos.
Ao comprar essa propriedade, a Cooperativa Energia Florestal quer dar um uso comercial à
mesma, mas quer, também, respeitar toda a legislação ambiental do país e do estado, bem como a
capacidade de uso do solo. Para isso, ela precisa identificar as condições da área e a possibilidade de
uso da mesma para a implantação de floresta cultivada de eucalipto, considerando a demanda por
madeira e energia existente na região.
Assim, imagine que a Cooperativa Energia Florestal abriu um processo seletivo para contratar
um profissional para assessorá-la neste processo, e você, um engenheiro agrônomo recém formado,
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTG
Agronomia
foi selecionado pelas ideias inovadoras que apresentou durante a entrevista, e foi contratado para
identificar as características da propriedade, a aptidão da mesma para o cultivo de floresta e as
características da planta que a cooperativa pretende cultivar. Para começar, você já sabe que o clima
predominante em Rondonópolis é classificado como Aw, de acordo com a classificação de Köppen,
um clima tropical com nítida estação seca no inverno (de maio a outubro, sendo julho o mês mais
seco) e estação chuvosa no verão (de novembro a abril), temperatura média do mês mais frio
superior a 18ºC e precipitação anual superior a 750 mm, atingindo até 1.800 mm (Disponível em:
https://www.cnpf.embrapa.br/pesquisa/efb/clima.htm. Acesso em: 20 jul. 2020).
Considerando o contexto apresentado e com base nos conhecimentos adquiridos ao longo do
curso e especificamente neste semestre, qual a viabilidade do cultivo de eucalipto na propriedade da
Cooperativa Energia Florestal? O solo da propriedade oferece condições adequadas para o
desenvolvimento dessa planta? A área adquirida é compatível ao cultivo do eucalipto? Quais as
principais características morfológicas e sistemáticas do eucalipto, que podem levar ao sucesso ou
insucesso da floresta neste local? Quais outros fatores e problemas devem ser avaliados neste plano
de plantio?
Essas indagações e reflexões fazem parte da proposta desta atividade que, associadas
aos seus conhecimentos preliminares, darão a base para a resolução desta Produção Textual
Interdisciplinar em Grupo (PTG), que tem como tema “Plano de plantio de Eucalipto para a
cooperativa Energia Florestal”, com ênfase no cultivo de eucalipto.
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
• Informática Aplicada
1) Analisando os resultados da interdisciplinaridade, você fará uma apresentação dos
resultados da produção textual no word com apenas uma página e estruture com os recursos:
• Pelo menos uma figura e um ícone;
• Fontes e cores diferentes para o título da apresentação e textos;
2) Construa tabelas em Excel para os cálculos da disciplina de Topografia e Georreferenciamento.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTG
Agronomia
Ciência do Solo: Morfologia e Gênese
Para oferecer subsídios e auxiliar na situação hipotética apresentada nesta PTG, para avaliar e analisar
a viabilidade do cultivo de eucalipto pela Cooperativa Energia Florestal, você deverá realizar a caracterização
morfológica da área. Para isso, observe o relevo e o perfil de solo apresentado nas figuras 1, 2 e 3, a seguir:
Figura 1 - Fonte: Cristina Célia Krawulski (2015).
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTG
Agronomia
Figura 2 – Fonte: https://bit.ly/2CpUPXA. Acesso em: 20 jul. 2020.
Figura 3 - Fonte: Jamile Ruthes Bernardes (2019).
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTG
Agronomia
Considerando as figuras 1 a 3 como referências, quando abrir uma ou mais trincheira na propriedade
da Cooperativa Energia Florestal, você poderá analisar fatores importantes para determinar o manejo do solo,
tais como:
1) Correlações geológicas (você nota a presença de rochas?)
2) É possível perceber a ação de agentes de intemperismo (esfoliação esferoidal, rachaduras, fraturas, raízes,
etc)?
3) Em que profundidade se encontram as rochas?
4) Correlações geomorfológicas (sobre a topografia/declividade, o relevo se mostra plano, suave ondulado ou
forte ondulado)?]
5) Há presença de rios nas proximidades?
6) É perceptível algum processo erosivo no local, como sulcos, ravinas, voçorocas? Descreva detalhadamente
qual classe de erosão é possível observar nas figuras.
7) Descreva a vegetação presente na área, correlacionando a mesma ao clima predominante na região.
8) Observe se há presença de rochas aflorando, descrevendo a classe de rochosidade presente no mesmo.
9) Analise o perfil de solo e descreva quais horizontes você consegue observar, nomeando esses horizontes e
escrevendo as suas propriedades morfológicas, entre elas a cor de cada horizonte.
• Ciência do Solo: Fertilidade do Solo e Nutrição Mineral de Plantas
O Eucalipto tem grande importância comercial na economia brasileira. Segundo a Indústria
Brasileira de Árvores, são 5,5 milhões de hectares plantados com este gênero, com uma
produtividade média de 39 m³/ha/ano. A produtividade, contudo, depende de diversos fatores,
como o local de plantio, os tratos culturais e os insumos disponibilizados.
Existem diversas espécies de Eucalipto reconhecidas botanicamente. Estas espécies têm
propriedades físicas e químicas tão diversas, que fazem com que os eucaliptos sejam usados para
as mais diversas finalidades como, lenha, estacas, moirões, dormentes, carvão vegetal, celulose
e papel, chapas de fibras e de partículas, até movelaria, geração de energia, medicamentos, entre
outros.
Grande parte do plantio da cultura do eucalipto no Brasil encontra-se em área de solo de
baixa fertilidade, com pouca disponibilidade de fósforo (P) e potássio (K), e baixo teor de matéria
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTG
Agronomia
orgânica (M.O.), o que implica em baixo fornecimento de nutrientes à planta, refletindo
diretamente na redução da produtividade.
Pensando na importância de um manejo de solo adequado para a produção de Eucalipto,
vamos elaborar um estudo sobre a “Interpretação das tabelas de adubação e necessidade de
nutrientes para a produção de Eucalipto, bem como, a aplicação desses nutrientes no solo”.
Após a coleta de solo, o material foi encaminhado para o laboratório de solo. Segue uma tabela
com a análise química e biológica da amostra 01, talhão 01.
Tabela 1. Análise química do solo da amostra 01 - talhão 01 na região do Cerrado.
Unidade % g.dm-3 mg.dm-3 mmolc.dm-3 mg.dm-3 mg.dm-3 mg.dm-3
Amostra
01
Teor
argil
a
Matéria
orgânica
Fósforo
Resina
Potássio Cobre Zinco Boro
Talhão 1 20 30 6 1,2 0,60 0,34 0,3
1. Pesquise na literatura a necessidade dos nutrientes para a cultura do Eucalipto. Fazer a
interpretação dos resultados obtidos com as Tabelas 18, 19, 20 e 21 do arquivo indicado,
referente a necessidade dos nutrientes: nitrogênio, fósforo, potássio, cobre, zinco e boro para o
plantio das mudas na área.
http://www.rragroflorestal.com.br/images/downloads/106.pdf
2. Após verificar a necessidade dos nutrientes, faça uma recomendação técnica sobre a
aplicação desses nutrientes. De acordo com cada nutriente, recomende um adubo referente.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTG
Agronomia
• Topografia e Georreferenciamento
Para planejar o uso da terra, a Cooperativa optou por dividir a fazenda em 11 regiões menores
de 91 ha destinadas ao manejo e cultivo do eucalipto. Por isso, se faz necessário recadastrar as
coordenadas de uma das subdivisões, a fim de verificar se a divisão foi correta, aferindo-se a área.
Neste cenário, você foi solicitado a fazer o levantamento topográfico de uma área subdivida.
Dispondo de um teodolito e de uma mira estadimétrica, você deve fazer um levantamento de uma
série de pontos notáveis, referentes aos limites da propriedade, para determinar as coordenadas de
cada ponto e a área da propriedade, conforme Figura 04.
Figura 04 – Imagem de Satélite da região adquirida.
Fonte: adaptado de Google Maps.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTG
Agronomia
O levantamento partiu do ponto A, o qual tem as coordenadas conhecidas (X, no sentido
horário, foi registrado o Azimute da direção AB (NÂB), os ângulos externos da poligonal e a leitura da
taqueometria dos seguimentos AB, BC, CD, DE. Após executar o levantamento topográfico você
obteve as seguintes medições, registradas na Figura 05.
Figura 05 – Levantamento Planimétrico da região.
Você será responsável por calcular uma das áreas subdivididas, para tanto você deve seguir
alguns passos abaixo. Apresente seus cálculos, não é necessário fazer ajuste de observação, correção
de coordenada. Como auxílio, recomenda-se usar as planilhas desenvolvidas nas aulas práticas.
a) Calcular as distâncias medidas, usando o procedimento da taqueometria.
b) Calcular as coordenadas dos pontos da poligonal.
c) Calcular a área utilizando a fórmula de Gauss:
Em que, “n” refere-se ao número de pontos da poligonal, Xi e Yi as coordenadas do ponto “i”,
Xi+1 e Yi+1 as coordenadas do próximo ponto “i+1”. Essa fórmula para uma poligonal de 5 pontos
pode ser escrita como:
Ângulo: ZENITAL Ângulo: AZIMUTE Ângulo:HORIZONTAL
FS FM FI
E A B 3,243 2,059 0,875
A B C 3,287 2,111 0,936
B C D 4,235 2,640 1,045
C D E 2,905 2,000 1,095
D E A 2,693 1,666 0,639
29.345,200 30.230,400
X O (m,E)
Coordenadas ponto A
Y 0
(m,N)
(xx°xx'xx'')
Ponto
R É
Ponto
Estacionado
Ponto
VANTE
MIRA ESTADIMETRICA
(xx°xx'xx'')
87°51'28"
99°45'14"
89°1'33"
89°21'50"
86°56'27"
(xx°xx'xx'')
253°9'35"
266°41'59"
257°9'35"
239°1'48"
39°52'11"
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTG
Agronomia
• Morfologia e Sistemática Vegetal
O Eucalyptus grandis é uma espécie base para a indústria de celulose e papel do Brasil. O E. grandis é
originário da Austrália, e lá forma florestas de grande porte em associação com outras espécies florestais.
Entre as espécies florestais plantadas com fins produtivos, o cultivo do eucalipto é um dos que tem
maior disponibilidade de indicações e orientações técnicas. A alta produtividade de madeira, com
menores custos e maiores taxas de retorno do investimento, conferem grande atratividade ao cultivo
do eucalipto, garantindo alta competitividade de seus produtos nos mercados interno e externo.
Em relação a espécie Eucalyptus grandis, analise e responda as questões a seguir:
a) Preencha a tabela a seguir com as informações referentes as características taxonômicas do
Eucalipto:
Classificação taxonômica do Eucalipto grandis
Reino
Filo
Classe
Ordem
Família
Gênero
Nome científico
b) A produção de mudas de Eucalipto para o uso comercial envolve o processo de propagação
vegetativa. Explique o sistema de reprodução por propagação vegetativa.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
A produção textual deve ser estruturada de acordo com a seguinte padronização:
1. Em páginas de formato A4;
2. Margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTG
Agronomia
3. Fonte Times New Roman ou Arial tamanho 12, cor preta;
4. Espaçamento de 1,5 entre linhas;
5. Se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo
de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;
6. Capa, contendo:
6.1. Nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplinas;
6.2. Nome completo dos (as) alunos (as);
6.3. Título da atividade;
6.4. Nome do Tutor (a) a Distância (EAD);
6.5. Cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19 GUARULHOS 2020 Prezados Acadêmicos! O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci
Comentários
Postar um comentário