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TRABALHO PRONTO Elaboração de um Plano, simplificado, de recuperação de ambientes degradados

 

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental CURSO: Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Curso: Tecnologia em Gestão Ambiental Semestre: 3º/4º Disciplinas: • Cartografia e Geoprocessamento Ambiental • Fundamentos de Geomorfologia e Geologia • Recuperação de Áreas Degradadas • Estatística e Indicadores Ambientais Competências: • Compreender e aplicar conceitos teóricos em situações práticas pertinentes à recuperação ambiental. • Ter capacidade de associar diferentes conhecimentos da área ambiental para resolução de um problema. • Analisar a realidade a partir dos conceitos e técnicas das disciplinas do semestre. • Desenvolvimento e monitoramento de um PRAD. • Desenvolvimento de indicadores ambientais. Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes competências e habilidades: • Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência concreta nas organizações ambientais, estimulando uma postura investigativa e de análise sistêmica de problemas socioambientais. • Formação profissionais com visão integral, capacidade de adaptação e flexibilidade e atuação de forma interdisciplinar. . Objetivos da Aprendizagem: A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos: • Favorecer a aprendizagem. • Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. • Promover o estudo dirigido a distância. • Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado. • Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. • Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia do Ministério da Educação. • Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão. • Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Prezado aluno, Sejam bem-vindo a este semestre! A proposta de Produção Textual Individual (PTI) tem como tema “Elaboração de um Plano, simplificado, de recuperação de ambientes degradados”. Objetivo Geral: Reconhecer a aplicação dos conceitos teóricos abordados nas disciplinas do semestre para recuperar ambientes degradados por atividades antrópicas. Objetivos Específicos: • Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. • Promover o estudo dirigido a distância. • Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. • Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão. • Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. Proposta Elaboração de um Plano, simplificado, de Recuperação de Área Degradada. Situação-Problema: Em uma área florestal, presente em uma reserva ambiental de uma cidade do interior do Brasil, no ano de 2019, o Ministério Público identificou e desativou uma área de exploração irregular de ouro. Os responsáveis foram identificados e obrigados a recuperar a área degradada, para isso, todos os bens dos envolvidos foram bloqueados para cobrir os gastos com a recuperação e reparação dos danos causados. A autuação pelo Ministério Público foi pelo desmatamento em uma área de preservação ambiental cercada por uma matriz antrópica, contaminação do solo e PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental contaminação de um pequeno córrego que atravessa a região. Desta forma, a equipe deverá elaborar um Plano de Recuperação de Área Degradada para a área desmatada, que foi utilizada durante o período de exploração irregular de ouro. Os responsáveis pelo dano, para cumprir com as exigências da recuperação da área, entraram em contato com uma empresa de consultoria ambiental, da qual você faz parte, para elaboração de um Plano de Recuperação de Área Degradada. O trabalho de recuperação ambiental foi dividido em diferentes áreas de atuação e você ficou responsável pelos planos de recuperação nas seguintes áreas: Cartografia e Geoprocessamento, Geologia e Geomorfologia e Estatística e Indicadores. Problematizando a Situação-Problema Agora é necessário que haja a determinação dos passos a serem seguidos para que todos os elementos necessários para a constituição de um PRAD sejam reunidos: • Se coloque na posição de um Gestor Ambiental que atua em uma empresa multidisciplinar de consultoria ambiental que foi contratada para elaborar um Plano de Recuperação de Área Degrada. • Como coletar as informações necessárias e organizar o PRAD? ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL Siga as instruções de redação a seguir: Redação da PTG É indicado a seguinte sequência de elementos textuais para a redação do portfólio: 1. Introdução • Indicar o que será trabalhado no projeto (qual a área, justificativa e objetivos) sem apontar os resultados. Explanar, por meio de revisão bibliográfica, acerca dos problemas gerados pelo garimpo irregular em uma reserva ambiental e a importância em recuperá-las. Descrever os efeitos a longo prazo sobre o meio ambiente e a população humana. 2. Projeto de Recuperação de Área Degradada contendo: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental • Definir objetivos gerais e específicos para o PRAD. • Descrição das Características do ecossistema regional (tipo de clima, solo, relevo, vegetação e bacia hidrográfica) (revisão bibliográfica). • Diagnóstico ambiental da área-alvo de recuperação: descrição das condições ambientais (relevo, solo e vegetação), relatando os processos de degradação que supostamente poderiam ser observados após os danos causados pelo desmatamento e garimpo. • Junto ao diagnóstico é importante demonstrar graficamente como é a área. Para tanto elabore um croqui (um esboço que pode ser feito a mão sobre a área) que deve conter o maior grau de detalhamento possível, ou seja, apresentar no contexto onde é a área degradada (veja quais variáveis visuais são ideais para essa representação) e o entorno da mesma – e inserir todos os elementos que achar pertinente. Não se esqueça de inserir: Título, Legenda, Referencial de Ponto Cardeal e Escala (aproximada). • Detalhar as técnicas e ações a serem adotadas para a recuperação em relação a vegetação (Aqui nesta produção textual suponha que o relevo e solo já foram readequados, e que a técnica adotada seja a de Plantio de mudas em área total). • Utilizar, no período previsto em projeto, no mínimo 20 espécies florestais nativas de ocorrência regional (ver levantamentos florísticos e listas oficiais de espécie do estado), podendo ser computadas todas as formas de vida presentes na floresta. Contudo, sugere-se que o número de espécies arbustivas e arbóreas represente no mínimo 70% do número total de espécies utilizadas. • Descrever as ações de manutenção da área após o plantio de mudas. • Monitoramento e Avaliação do PRAD: para avaliar a andamento da recuperação da área que foi degradada, você deverá propor pelo menos 1 indicador de condição ambiental que será avaliado. Para isso, é preciso especificar o indicador escolhido PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental com suas justificativas, apresentar a periodicidade de levantamento dos dados, apresentar a importância desse indicador e como ele pode ser utilizado na avaliação da área e por fim, indicar a forma de apresentação desse indicador. • Fazer um Cronograma Físico de dois anos, contabilizando as ações de planejamento do plantio de mudas, preparo da área, manutenção e monitoramento (geralmente o monitoramento é realizado semestralmente após a implantação das mudas. Não é necessário fazer o Cronograma Financeiro, também exigido em um PRAD. 3. Considerações finais • Descrever como o conteúdo relacionado as disciplinas do semestre podem contribuir para o entendimento desses processos (efeitos do desmatamento/exploração mineral em APP, e, recuperação ambiental). • Relatar a importância da elaboração deste trabalho em sua formação acadêmica. NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL • A produção textual deve ter no mínimo 5 e no máximo 8 laudas de conteúdo, excluindo a capa e elementos pré e pós textuais. • Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, você deverá buscar orientações na sala do tutor. • A produção textual deverá obedecer às normas técnicas da ABNT. Para tanto, acessem a Biblioteca Digital, cliquem em “Padronização” e escolham as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”. • Atenção aos prazos de postagens. A atividade deve ser estruturada de acordo com a seguinte padronização: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental 1. Em páginas de formato A4; 2. Com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; 3. Fonte Times New Roman, Arial ou Calibri tamanho 12, cor preta; 4. Espaçamento de 1,15 entre linhas; 5. Se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas; 6. Com capa, contendo: 6.1. Nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplinas; 6.2. Nome completo do aluno(a); 6.3. Título da atividade; 6.4. Nome do Tutor(a) a Distância (EAD); 6.5. Cidade e data da entrega, apresentação ou publicação. Importante: A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembrem-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei, e deve ser evitada no âmbito acadêmico. Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição pelo sistema de mensagens disponível na plataforma, para lhe atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade exigida por um trabalho acadêmico de nível universitário. Atenção aos prazos de postagens! Critérios avaliativos Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito a ser dado pelo tutor eletrônico. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Quesitos para correção Pontuação Linguagem acadêmica Atendendo à clareza, objetividade e criatividade. 350 pontos – atende de 80 a 100% do solicitado 200 pontos – atende de 60 a 79% do solicitado 100 pontos – atende de 40 a 59% do solicitado 50 pontos – atende menos de 39% do solicitado Elaboração da introdução O texto apresenta uma argumentação crítica e fundamentada. 350 pontos – atende de 80 a 100% do solicitado 200 pontos – atende de 60 a 79% do solicitado 100 pontos – atende de 40 a 59% do solicitado 50 pontos – atende menos de 39% do solicitado Elaboração do desenvolvimento No texto escrito (com as justificativas e argumentações) as ideias apresentam relação direta com o tema proposto e explicitam os conteúdos das questões de 1 a 5. 2100 pontos – atende de 80 a 100% do solicitado 1000 pontos – atende de 60 a 79% do solicitado 750 pontos – atende de 40 a 59% do solicitado 200 pontos – atende menos de 39% do solicitado Elaboração da conclusão e bibliografia 350 pontos – atende de 80 a 100% do solicitado 200 pontos – atende de 60 a 79% do solicitado PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Todo o registro de ideias foi feito com um mínimo de termos, sem repetições ou redundâncias. 100 pontos – atende de 40 a 59% do solicitado 50 pontos – atende menos de 39% do solicitado Estrutura e organização do trabalho - Obedecer à estrutura solicitada e não realizar plágio ou cópia de trabalhos. Originalidade é fundamental. Seguir as normas da ABNT. 350 pontos – atende de 80 a 100% do solicitado 200 pontos – atende de 60 a 79% do solicitado 100 pontos – atende de 40 a 59% do solicitado 50 pontos – atende menos de 39% do solicitado TÍTULO Um ótimo trabalho! Equipe de professores.

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