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TCC PRONTO PDF WORD A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA


 RESUMO O presente trabalho tem como tema A importância da música nas aulas de geografia. Onde o objetivo é abordar a música como um caminho comunicativo, além do verbal, que pode ser utilizado como recurso didático nos estudos em sala de aula, onde a mesma com seu ritmo e estilo demonstra padrões culturais, codifica mensagens é leva ensinamentos. O uso de diferentes linguagens auxilia no trabalho do educador, contribuindo para o desenvolvimento e o pensar crítico do discente, pois a música nas aulas de geografia e um recurso que pode ser utilizado para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. A escolha deste tema surgiu das necessidades de compreender e conhecer a importância e como trabalhar a música nas aulas de geografia, tendo em vista a preocupação de melhorar as aulas de Geografia propõe-se um trabalho diferenciado, colocando a música para o interior da sala de aula e na metodologia de trabalho aplicado. Pretende-se com esta iniciativa tornar as aulas mais prazerosas e agradáveis, incentivando o acesso aos conteúdos que leva professores e alunos a despertarem para o estudo da ciência geográfica e da espacialidade vivida. Entende-se que a música é considerada um recurso didático valioso, sendo um potencial que pode reduzir o suposto medo de aprender, devido às metodologias didáticas diferenciadas. Propõe-se, portanto, junto aos conteúdos de Geografia a inserção das letras, dos ritmos e suas interpretações no tocante aos temas geográficos. Assim sendo, esta monografia vem mostrar aos alunos a possibilidade de inserir os conteúdos estudados através de músicas que trazem em seus poemas mensagens geográficas, procurando fazer a relação da música com a geografia trabalhando com os alunos a relação dos conteúdos estudados, fazendo com que os mesmos identifiquem nas letras das músicas aspectos da composição do espaço geográfico encontrados nos textos, deixando de lado a tradicional decoreba das aulas expositivas, dos mapas, dos livros, do pincel, giz e quadro negro ou branco, que ainda hoje permanece nas salas de aula na maioria das escolas. Não se pretende ignorar totalmente esses recursos ditos tradicionais, pois eles são necessários, porém podem ser complementados com a alternativa mencionada, a qual, sozinha pode se tornar enfadonha e diante desta situação, podemos encontrar nas letras das músicas formas diferenciadas de trabalhar os conteúdos nas aulas de geografia. Assim, considera-se que as atividades em torno da música se constituem em um recurso didático viável para quem ensina e quem aprende geografia, permitindo uma maior interação entre alunos e professores. Palavras-chaves: Ensino Aprendizagem. Música. Geografia. 

ABSTRACT The present work has as its theme The importance of music in geography classes. Where the goal is to approach the music as a communicative way, beyond the verbal, which can be used as a teaching resource in studies in the classroom, where the same at their own pace and style demonstrates cultural patterns, encoding messages and takes lessons. The use of different languages assists in the work of the educator, contributing to the development and critical thinking of students, for music lessons in geography and a resource that can be used to facilitate the process of teaching and learning. The choice of this theme emerged needs to understand and know the importance and how to work the music in geography lessons with a view to improving the lessons of Geography proposes a differentiated work, placing music into the room classroom and work methodology applied. Intend with this initiative become the most pleasurable and enjoyable classes, encouraging access to content that takes teachers and students to awaken to the study of geographical science and lived spatiality. It is understood that music is considered a valuable teaching resource, with a potential that can reduce the supposed fear of learning due to different teaching methodologies. It is proposed, therefore, together with the contents of Geography insertion of letters, patterns and their interpretation with respect to geographic themes. Thus, this monograph is to show students the possibility to insert the contents studied through songs that bring in their geographical messages poems, trying to make the relationship between music and geography working with students studied the relationship of contents, causing they identify the lyrics of the composition aspects of geographic space found in the texts , leaving aside the traditional memorization of lectures, maps, books, brush, chalk and blackboard or white, which still remains in the classroom in most schools. Do not want to totally ignore these so called traditional features as they are needed, but can be supplemented with the aforementioned alternative which alone can become boring and facing this situation, we can find the lyrics differentiated ways of working in the contents geography lessons. Thus, it is considered that the activities around music constitute a viable educational resource for those who teach and those who learn geography, allowing for more interaction between students and teachers. Keywords : Teaching learning. Music. Geography.

 1. INTRODUÇÃO O presente trabalho ressalta a importância da música nas aulas de geografia, enfatizando o uso da música como recurso didático utilizado pelo professor de Geografia em sala de aula. Isso se evidencia pela necessidade dos conteúdos ministrados serem problematizados, contextualizados e relacionados à vivência dos alunos, valorizando seus conhecimentos prévios, e o cotidiano dos educandos. A utilização da música como instrumento de ensino e aprendizagem é um exemplo disto, pois todos ouvem, apreciam, compartilham, mas poucos sabem de sua importância e a forma que ela pode contribuir no processo ensino-aprendizagem. Diante de uma sociedade tecnológica e informacional na qual vivemos, faz-se necessário refletir sobre a prática docente e a necessidade de estabelecer situações de ensino/aprendizagem que explore as diferentes linguagens de ensino que está disponível. Contudo, sabe-se que não é o fato de fazer uso de um bom recurso que vai garantir uma boa aprendizagem do alunado, pois o recurso não vai superar o papel do professor, mas sim auxiliá-lo. O caminho metodológico que orientou as construções dessas reflexões foi realizado com base nos textos de alguns educadores e pesquisas bibliográficas, como também em algumas práticas pedagógicas vivenciadas em sala de aula, focando em especial as músicas do cancioneiro popular, Luiz Gonzaga. O presente trabalho tem como proposta fundamental abordar a importância da música nas aulas de geografia, como também mostrar a contribuição, o objetivo e a prática que a mesma tem no processo de ensino/aprendizagem. Dessa forma, a presente monografia encontra-se estruturada em três capítulos: O primeiro capítulo intitulado “A Música: Uma estratégia lúdica para as interações Homem-Sociedade no ensino da Geografia” corrobora de maneira sucinta a importância e a necessidade de inserir a música nas aulas de Geografia, buscando também meios para que o professor deixe suas aulas mais dinâmicas e prazerosas, levando para as mesmas outros recursos além dos livros didáticos, revelando através da música o prazer e o interesse de estudar Geografia.Apresenta também o referencial teórico, com base na pesquisa de artigos de vários autores. Esta etapa expõe os aspectos conceituais da música e seu uso como recurso pedagógico no processo ensino-aprendizagem e a importância da mesma como lúdico, pois o ser humano através da ludicidade pode desenvolver sua criatividade e conhecimento. O segundo capítulo “Discursões sobre a importância da música nas aulas de Geografia” apresenta-se a importância, a contribuição e o objetivo da música nas aulas de 10 geografia, onde se propõe uma forma de trabalhar a música voltada para os conteúdos ligados a geografia. Desta forma, o objetivo proposto foi explorar a música nas aulas de geografia como um dos inúmeros recursos que podem ser utilizados para facilitar o processo de ensino e aprendizagem, buscando nas letras das músicas uma relação com os conteúdos estudados em sala de aula. No terceiro capítulo “A linguagem musical como ferramenta didática voltada para a disciplina de Geografia”, enfatiza a linguagem musical como ferramenta didática a fim de despertar a importância da mesma aos conteúdos da Geografia escolar. Neste capítulo também se busca nos PCN’s um elo entre a música e a Geografia, com também a prática nas aulas de Geografia, onde os alunos foram desafiados a desenvolver metodologias de ensinoaprendizagem utilizando letras de música que apresentaram noções e conceitos básicos de Geografia. Essas práticas se mostraram muito viáveis e contribuíram com o presente trabalho, pois proporcionaram aos alunos das turmas de 1° e 2° ano do Ensino Médio, a oportunidade de colocar em prática essa metodologia, proporcionando um enriquecimento as aulas e despertando o interesse dos alunos. Essas atividades auxiliaram na compreensão e serviu para mostrar que, diante de um mundo informacional, as aulas expositivas, a figura do professor como o centro da informação, já não é tão eficaz. Dessa maneira, a utilização da música na prática pedagógica permitirá fazer uma análise e reflexão dos conteúdos vistos em sala de aula por meio da dinâmica da nossa sociedade, pois a música também é uma das artes que mais influencia na subjetividade, nos desejos e nos comportamentos humanos por ter a capacidade de mexer com as nossas emoções. Nessa perspectiva, se faz necessário a busca por novas formas de aprendizagem, as quais deve fazer parte do cotidiano dos docentes. A finalidade deste trabalho é procurar dar ao leitor/educador uma visão mais ampla sobre o papel da música e sua importância na educação, abordando questões referentes ao ato de ensinar e ao uso da música como complemento e contribuição para um ensino mais consciente e proveitoso, indicando como uma forma de sugestão a ser trabalhada nas aulas de Geografia. A Geografia não é, e nunca, será um termo de conceitos ou ideias formadas, pois a mesma não se trata de um conteúdo fechado e nem de um assunto limitado que nos impede de refazê-la a todo o tempo. Deve-se enriquecer o conhecimento geográfico através da premissa de que a Geografia é rica por natureza e a vivemos constantemente, isso também é possível através da música porque a mesma pode trazer em seu contexto a relação com os elementos 11 tanto da natureza como da sociedade ou dos conflitos sociais, despertando, sobretudo o interesse por parte do alunado. A Geografia é rica em saberes e precisa ser conhecida pelo educador e o mesmo deve ser um facilitador de acesso para o aluno, buscando sempre meios e técnicas que facilite o acesso dessa disciplina, como o uso da música, por exemplo, pois a mesma favorecerá na eficácia da aprendizagem. Vários são os meios de aprimoramento que facilitam a aprendizagem, de maneira especial a música. Com certeza este meio de aprendizagem aprimora o esforço educativo resultando na participação e interesse por parte dos alunos. A música de certa forma traz aos alunos situações vivenciadas em seu cotidiano e é também para eles sinônimo de diversão e alegria. É importante salientar que os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s abrem caminhos para que se tenha um processo de educação mais democrático, já que cria mecanismos para que se leve em consideração os conteúdos e propostas regionais e adequando-se às realidades culturais mais específicas. E por isso que se vê a necessidade de associar a música na interpretação de conteúdos geográficos. A música como recurso didático é um bom incentivo à qualificação do ensino nas aulas de Geografia. Isso foi percebido nas turmas de 1º e 2º Ano do Ensino Médio onde tive oportunidade de inserir essa prática, dessa forma pude observar o interesse e a facilidade que os mesmos tiveram de captar e expor o conteúdo proposto através da música do cancioneiro popular Luiz Gonzaga, pois o mesmo traz em suas músicas contextos sociais. Neste sentido, espera-se que este trabalho, quando divulgado, possa trazer benefícios para o educando, como também contribuir na reflexão sobre a prática da música nas aulas de Geografia, além de promover o desenvolvimento, a criatividade e habilidades, além de sua concretização pessoal. 12 2. CAPÍTULO I – A MÚSICA: UMA ESTRATÉGIA LÚDICA PARA AS INTERAÇÕES HOMEM-SOCIEDADE NO ENSINO DA GEOGRAFIA Neste capítulo enfatiza-se o processo de ensino aprendizagem e o uso do lúdico nas aulas de Geografia, pois a disciplina de Geografia apresenta uma variedade de conteúdos que oportuniza o trabalho com a prática da música e esse recurso pedagógico permitirá o educador no processo de ensino aprendizagem amenizar o cotidiano estudado e fazer com que suas aulas deixem de ser monótonas e passem a ser dinâmicas, mas esse recurso não deve ser utilizado como forma de substituir o livro didático, e sim para complementar o conteúdo e ter uma melhor aprendizagem do mesmo. Para Romanelli (2009), a música [...] “é uma linguagem comum a todos os seres humanos e assume diversos papéis na sociedade, como função de prazer estético, expressão musical, diversão, socialização e comunicação”. Na escola, [...] “a música é linguagem da arte, [...] é uma possibilidade de estratégia de ensino, ou seja, uma ferramenta para auxiliar a aprendizagem de outras disciplinas”. Dessa forma não se deve usa-la separadamente, e sim de forma contextualizada com o conteúdo estudado. Segundo Jeandot (1990), os educadores devem “[...] expor a criança à linguagem musical e dialogar com ela sobre e por meio da música”. Ou seja, é preciso estudar a música e explorar as informações nelas contidas. Deve explorar, da mesma forma, músicas de outras culturas, civilização, grupo social, comunidade, pois cada um tem sua própria expressão musical. É preciso que o educador pesquise o universo musical que a criança pertence e estimule a mesma a desenvolver e a descobrir o conteúdo estudado nas letras musicais vistas em sala de aula, pois cada indivíduo tem suas próprias aptidões e gosto diferenciado. Todos nós ouvimos a música de acordo com nossas aptidões, variáveis, sob certo aspecto, em três planos distintos: sensível, expressivo e puramente musical, o que corresponde a ouvir, escutar e compreender. Essa é a razão pela qual o professor deve respeitar o nível de desenvolvimento em que a criança se encontra, adaptando as atividades de acordo com suas aptidões e de seu estágio auditivo (COPLAND apud JEANDOT, 1990, p.22). É por isso que Santos (2006) afirmava que para ter eficácia, o processo de ensino aprendizagem deve partir da consciência da época em que se vive, assim é preciso estar atento 13 para a realidade espacial do momento.A música é uma ferramenta pedagógica que resgata a subjetividade e a afetividade dentro de sala, e a mesma abre novas possibilidades no processo de ensino aprendizagem. Rosa (1990, p. 22-23), enfatiza que: A linguagem musical deve estar presente nas atividades [...] de expressão física, através de exercícios ginásticos, rítmicos, jogos, brinquedos e roda cantadas, em que se desenvolve na criança a linguagem corporal, numa organização temporal, espacial e energética. A criança comunica-se principalmente através do corpo e, cantando, ela é ela mesma, ela é seu próprio instrumento. Portanto a criança deve gostar da música exposta nas aulas, pois a mesma precisa gostar do que escuta para ter uma maior interação e uma melhor aprendizagem. Para Bréscia (2003) ao utilizar a música desenvolve-se o processo de construção do conhecimento, que desperta e desenvolve não somente o gosto musical, como ainda favorece o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação. A música não é somente um meio para distração e entretenimento, mas algo valioso para se usado como meio de aproximar o aluno dos conteúdos estudados em sala de aula. É o que afirma Ferreira(2010), quando diz que: [...] a persuasão e a eficiência da música no ensino não se questiona, mas, além de tal técnica de ensino nunca ter sido formalizada, a não ser com relação a alunos com algum tipo de deficiência, não devemos nunca esquecer que a música, nem por sonho, restringe-se apenas a isso. Trata- se de uma arte extremamente rica e dispõe de farto e vasto repertório acessível em qualquer lugar do nosso planeta [...] (FERREIRA, 2010, p. 26). Segundo Ferreira (2010) a música auxilia na aprendizagem de várias disciplinas e na geografia ela é de suma importância, pois muitas vezes retratam de forma criativa vários temas pertinentes à geografia. Por isso, quando se trabalha com a música em sala de aula é importante se ter a preocupação da mesma esta inserida em um contexto social voltado para a realidade do aluno e mostrando através desse recurso uma forma diferenciada e prazerosa de estudar geografia. Pois a maioria dos alunos não gosta de certos assuntos estudados na disciplina de 14 geografia e muitas vezes ele acaba ficando enfadonho e chato, isso se confirma nas palavras de Kaercher, (2002). [...] o ensino de geografia continua desacreditado. Os alunos, no geral, não têm mais paciência para nos ouvir. Devemos não apenas nos renovar, mas ir além, romper a visão cristalizada e monótona da Geografia como ciência que descreve a natureza e/ou dá informações gerais sobre uma série de assuntos e lugares. Devemos fazer com que o aluno perceba qual a importância do espaço, na constituição de sua individualidade e da sociedade de que ele faz parte. (KAERCHER, 2002, p.223). Dessa forma Pereira (2011) faz uma crítica àquela prática de ensino de geografia mnemônica, afirmando que é chata e sem importância e propõe utilizar a música como instrumento alternativo na prática de ensino-aprendizagem. Para isso se faz necessário o uso de diferentes formas de comunicação, na qual a música faz parte, poisa mesma pode ser utilizada para despertar no aluno os impulsos necessários para expressar e receber mensagens da disciplina estudada. Como afirma Ferreira: A principal vantagem que obtemos ao utilizar a músicano ensino de uma disciplina é a abertura, poderíamos dizer assim, de um segundo caminho comunicativo que não o verbal – mais comumente utilizado. Com a música, é possível ainda despertar e desenvolver nos alunos sensibilidades mais aguçadas na observação de questões próprias à disciplina alvo. [...] A música é, por essa razão, um tipo de expressão humana dos mais ricos e universais e também dos mais complexos e intrincados. Portanto, valerá muito ao professor dedicar-se ao seu estudo, procurando compreendê-la em sua amplitude, desenvolvendo o prazeroso trabalho de sempre escutar os mais variados sons em suas combinatórias infinitas, com “ouvidos atentos”, e também ler o que for possível a respeito (2001, p. 13 e 14). É preciso haver uma interação ente professor e aluno no processo de ensinoaprendizagem e o uso da música em Geografia, segundo Hoss (1977): “[...] requer colaboração da inteligência, do raciocínio, da vontade, da memória, mais a contribuição de cada indivíduo ao processo educativo”. Através da proposta musical, é possível desenvolver atividades escolares diferenciadas que expresse e influencie o ensino-aprendizagem. A análise das letras de canções populares que tratam de temas científicos quando utilizada em sala de aula como um recurso didático não parece ser um fator limitante para auxiliar no processo ensino/ aprendizagem, ao contrário, é uma estratégia que motiva os jovens 15 e que pode ser utilizado de forma interdisciplinar, como foi abordado por Matos apud Massarani (2006). Isso é notável, pois se sabe que a música permite ao aluno uma maior concentração e interesse, dentre outras atribuições, pois as aulas tradicionais como o quadro e giz distanciam o educando da sala de aula. A música é um excelente recurso pedagógico para enriquecer a aula já que ela pode proporcionar a capacidade de sensibilizar e despertar um maior interesse dos educandos. Sendo assim, o lúdico exemplifica bem essa opção metodológica, pois a música torna as aulas mais divertidas e proporciona uma melhor interação e participação. Segundo Ferreira (1988) lúdico significa o que tem o caráter de jogos, brinquedos e divertimentos. Pereira (2007) também corrobora que é por meio de atividades lúdicas que a criança internaliza estruturas sociais como, regras, respeito eetc., desenvolvendo o aprendizado, a criatividade e o conhecimento. Para Cardoso (2001 apud PEREIRA, 2007), ludicidade é uma característica essencial para o desenvolvimento do ser humano. Enquanto Vygotsky (1998 apud PEREIRA, 2007) afirma que lúdico e prazer estão ligados de forma entranhável, e “é através de experiências lúdicas que a criança internaliza estruturas sociais e desenvolve funções psicológicas superiores”. Isso também se confirma em (SANTOS, 2011). [...] é possível a estimulação e a socialização dos alunos, pois com o lúdico é possível que se trabalhe em pequenos e grandes grupos. Os alunos serão desafiados e estimulados a pensar, desenvolvendo aspectos emocionais, afetivos e cognitivos. Através disso, eles passarão a ser cooperativos e responsáveis. Aprendem a perseguir seus objetivos, a agir de acordo com regras, o raciocínio fica mais rápido e aumenta sua criatividade. (SANTOS 2011, p.6). É o que ressalta o autor ao afirmar que, “o desenvolvimento do aspecto lúdico deve, além de divertir, facilitar a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colaborar para uma boa saúde mental, preparar para um estado interior fértil, facilitar os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento” (ALMEIDA, s/d.). Enfim, o lúdico propicia uma compreensão de mundo e de conhecimento mais ampla para a aprendizagem do aluno. (CHAGURI, 2006).É através de atividades lúdicas, que “o educando explora muito mais sua criatividade, melhora sua conduta no processo de ensino-aprendizagem e sua autoestima”. (NEVES, s/d) 16 Segundo Almeida (1998) "o bom êxito de toda atividade lúdico pedagógica depende exclusivamente do bom preparo e liderança do professor." Com certeza a música pode ser utilizada de forma lúdica e interativa, e em diversos gêneros musicais. Tal constatação pode ser confirmada nas palavras de Dohme (2009, p. 57/58), quando a autora afirma que: [...] o uso da música como um meio de expressão, como um elemento que propicia momentos lúdicos e como este aspecto proporciona o desenvolvimento individual e o convívio em grupo. [...] Não resta dúvida que este contato é uma forma de despertar, e poderá ser um instrumento para identificar o gosto pela música incentivando o seu estudo e aprimoramento, mas também é verdade que este uso da arte musical leva a experiências outras, como a sociabilização, desinibição, criatividade, descoberta e formação da autoestima [...]. Portanto, cabe ao professor saber desenvolver sua prática pedagógica atividades que leve o aluno a ter um bom desempenho em sala de aula, principalmente nas aulas de geografia. De acordo com Oliveira et. al. (2005), aliar essa facilidade de assimilação encontrada nos mais diversos gêneros musicais às propostas metodológicas e curriculares da Geografia pode gerar bons resultados. Pois a música é algo atrativo e fascinante e despertará a atenção e o interesse do aluno. Com a música, é possível ainda despertar e desenvolver nos alunos sensibilidades mais aguçadas na observação de questões próprias à disciplina alvo (FERREIRA, 2010). Com isso percebe-se a importância da utilização da música junto à disciplina de Geografia. Segundo Costa (2002 apud PINHEIRO et. al., 2004, p. 104) Uma das vantagens de se utilizar a música na Geografia se afirma na pluralidade de assuntos abordados por esta ciência. Violência, guerras, conflitos raciais, fome, falta de infraestrutura nas cidades, belezas naturais, como também degradação ao meio ambiente, fazem parte dos temas abordados por muitos compositores [...]. O autor em suas colocações ainda afirma que: A educação da Geografia através da música proporciona a vivência da linguagem musical como um dos meios de representação do saber construído pela interação intelectual e afetiva do homem com o meio ambiente, pois a interação natureza- 17 sociedade faz parte do cotidiano de todos os seres humanos do planeta (COSTA apud PINHEIRO, op. cit., p. 105). Sendo assim, cabe ao professor procurar trabalhar letras de músicas que estejam relacionadas com a temática estudada, e buscando sempre uma correlação com a temática proposta e o cotidiano dos alunos. A linguagem musical é considerada uma fonte para transformar o ato de aprender em prazer, alegria e motivação tanto para o professor quanto para o aluno. Assim, ressalta Sekeff [...] a música é uma atividade, uma fruição, um prazer, um movimento que se completa em nós, na escuta, e que nos mobiliza de forma única, singular, integrando sentidos, razão, sentimentos e imaginação. Mesmo porque é esse o jogo que sustenta sua prática caracterizada por uma ludicidade que motiva, entusiasma, educa. (SEKEFF, 2002, p.119-120) Portanto, é importante ressaltar a importância do uso da música como uma ferramenta didática na prática pedagógica e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem e como um elemento que propicia momentos lúdicos de motivação e prazer entre professores e alunos. Segundo Vilaça (2006), os seres humanos são musicais por natureza, amam cantar e ouvir canções. Sendo assim, a música pode ser utilizada para motivar as pessoas em quase todas as áreas de estudo. Campos (2004) ressalta que a democratização da música na sala de aula é algo que vem se popularizando no mundo inteiro. A autora também afirma que “no Brasil, apesar da tão propalada musicalidade do povo brasileiro, nota-se que há um longo caminho em direção à implementação sistemática da educação musical na escola [...]”. Sendo assim se faz necessário pensar nessa prática da musicalidade nas escolas para que os professores tenham facilidade de inserir esse recurso em sala de aula. Essa necessidade de renovação no processo de ensino-aprendizagem é ressaltada por Vieira & Sá (2007, p. 102), ao colocarem que: A aula dinâmica, que tem a participação do aluno como sujeito na construção compartilhada do conhecimento, pode ser bastante produtiva porque o aluno está motivado a buscar as informações e comprometido com as análises para comprovar 18 seus argumentos. É uma aula rica em conteúdo e todos saem com o conhecimento melhorado, porque a cooperação na construção de um saber coletivo motiva todas que dela participam. Não é reprodução, não é “ditação”,não é cópia: é invenção dos autores. Enquanto Rousseau (1973) foi um dos precursores da pedagogia musical ativa, a qual tem por característica o respeito pela criança em seu crescimento e desenvolvimento físico, psíquico e intelectual, onde cada indivíduo é único e o processo de ensino aprendizagem deve pensar na formação do ser e não no acúmulo de conhecimentos. Dessa maneira, a música tem um poder transformador e contribui para o desenvolvimento da inteligência da criança, é uma atividade lúdica que proporciona na criança um aprendizado de forma prazerosa, formando um ser crítico e criativo. Criar “é um processo existencial. Não lida apenas com pensamentos, nem somente com emoções, mas se origina nas profundezas do nosso ser, onde a emoção permeia os pensamentos ao mesmo tempo em que a inteligência estrutura, organiza as emoções. A ação criadora da forma torna inteligível, compreensível o mundo das emoções”. (FREIRE 2008. p.63). É através disso que a criança tem a oportunidade de vivenciar diversas experiências musicais que possibilita o desenvolvimento do pensamento criativo. Segundo Weigel criar é: Um ato de originar alguma coisa. Ser criativo é viver adaptando formas de expressão as necessidades da vida. O processo criativo está em desenvolvimento quando somos capazes de criar ou recriar determinada situação com a qual nos deparamos. Para estimular a criatividade, é necessário que o professor seja criativo para estimular a criança, podendo auxiliar na reelaboração do pensamento para ideias produtivas. A música por si só contribui para o desenvolvimento criativo (WEIGEL, 1988, p.188). Portanto, a criança para desenvolver sua criatividade é necessária que ela faça parte de ambientes que a estimulem a sua criatividade, e a mesma esteja presente neste ambiente. É através do lúdico que a realidade e o faz de conta se confundem, pois ao trabalhar com atividades lúdicas o processo de ensino aprendizagem se tornam mais prazeroso e estimulante, permitindo o desenvolvimento da criança e a relações professor – aluno. 19 Desde o nascimento a criança está em constante interação com os adultos, que compartilham com ela seu modo de viver, de fazer as coisas, de dizer de pensar integrando-a aos significados que foram sendo produzidos e acumulados historicamente. As atividades que ela realiza, interpretadas pelos adultos, adquirem significado no sistema de comportamento social do grupo a que pertence (FONTANA, 1997, p. 57). É nessa interação que ambos aprenderão a conviver, respeitando as diferenças, porque a música também é uma linguagem e o educador pode interagir com a criança por meio da mesma, pois a inserção da música na educação é importante, mas é preciso que o professor tenha a sensibilidade para lidar com os diversos gêneros musicais. A música não se limita apenas em ouvir e cantar, pois quando utilizada em práticas pedagógicas, pode levar a uma educação de qualidade e tornando o aluno um ser criativo e crítico. Através do lúdico a criança alcança melhor desempenho na aprendizagem, pois o lúdico também é uma forma de comunicação, tornando a aprendizagem mais atrativa e prazerosa. A educação lúdica, na sua essência, além de contribuir e influenciar na formação da criança e do adolescente, possibilitando um crescimento sadio, um enriquecimento permanente, integra-se ao mais alto espírito de uma prática democrática enquanto investe em uma produção séria do conhecimento. A sua prática exige a participação franca, criativa, livre, crítica, promovendo a interação social e tendo em vista o forte compromisso de transformação e modificação do meio (ALMEIDA, 1994, p.41). Diante dessa afirmação, o educador possibilita ao aluno à construção de novos conhecimentos através das atividades e o mesmo é levado a produzir e oferecer soluções às situações-problemas impostas pelo educador, pois o lúdico motiva a percepção e a construção do raciocínio de maneira diferenciada. Mas o educador deve ter cuidado ao desenvolver uma atividade trabalhando o lúdico, pois ele vai conduzir e mostrar para o aluno que a mesma é uma forma diferenciada de se trabalhar as atividades em sala de aula, no entanto o educador é o elo entre o lúdico e os alunos. A música é uma atividade lúdica muito trabalhada por alguns professores, pois tratando de forma lúdica é uma ferramenta onde o indivíduo não apenas se diverte com a música, mas também aprende. 20 Luckesi (2004)acredita que a ludicidade se expande para além da ideia de lazer restrito às experiências externas, para ele: [...] quando estamos definindo ludicidade como um estado de consciência, onde se dá uma experiência em estado de plenitude, não estamos falando, em si das atividades objetivas que podem ser descritas sociológica e culturalmente como atividade lúdica, como jogos ou coisas semelhantes. Estamos, sim, falando do estado interno do sujeito que vivencia a experiência lúdica. Mesmo quando o sujeito está vivenciando essa experiência com outros, a ludicidade é interna; a partilha e a convivência poderão oferecer-lhe, e certamente oferecem, sensações do prazer da convivência, mas, ainda assim, essa sensação é interna de cada um, ainda que o grupo possa harmonizar-se nessa sensação comum; porém um grupo, como grupo, não sente, mas soma e engloba um sentimento que se torna comum; porém, em última instância, quem sente é o Sujeito (LUCKESI, 2004, p.18). Soares e Porto (2006) compartilham o mesmo conceito de ludicidade que Aristóteles, entendendo o lúdico como fenômeno subjetivo que possibilita ao indivíduo se sentir inteiro, sem divisão entre o pensamento, a emoção e a ação. Neste contexto, Queiroz (2009) observa que o professor deve estar ciente que o lúdico beneficia a interação entre as crianças, e entre as crianças e adultos, ajudando o seu desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social. Com isso, fica claroque os alunos apresentam maior interesse e uma melhor fixação dos conteúdos quando estes são ministrados de forma lúdica. É como afirma Piaget (1998) e Vygotsky (1989) que consideram o lúdico uma ferramenta necessária para o desenvolvimento infantil. A educação por meio do lúdico facilita a aprendizagem do aluno. Enquanto se escuta música o aluno pode recriar conceitos cotidianos, compreendendo a realidade, contribuindo assim para um bom desenvolvendo de sua identidade e autonomia. O lúdico como método pedagógico facilita a expressão e criação. Através dessa ferramenta, a criança aprende de uma forma tranquila e prazerosa e facilita seu desenvolvimento escolar. Cabe assim, uma estimulação por parte do professorpor intermédio da ludicidade. 21 2.1 Procedimentos metodológicos. Foi utilizada como procedimentos metodológicos, uma abordagem descritiva associada à pesquisa bibliográfica como: artigos, teses, dissertações e eletronicamente como: a internet e algumas práticas vivenciadas em sala de aula. Os critérios de seleção dos artigos foram, por conseguinte, referentes aos temas relacionados à música, a importância e o ensino na geografia. Respectivamente, é feito um paralelo dessa busca com minha experiência utilizando as músicas em sala de aula, e ao mesmo tempo buscando representar exemplos que podem ser trabalhados nas aulas de Geografia. As práticas foram aplicadas paras as turmas de 1º e 2° ano do Ensino Médio da escola pública Dr. José Gadelha, a qual ministro aula. A metodologia de ensino proposta permitirá que os alunos se apropriem dos conteúdos da Geografia e compreenda o processo de produção e transformação do espaço geográfico, e esses conteúdos devem ser trabalhados de forma crítica e dinâmica, buscando adequar as músicas com os conteúdos apresentados através de atividades com a expectativa de aprendizagem da mesma. Portanto, a prática da música pode dar lugar ao diálogo e à construção do conhecimento entre professor e aluno dinamizando e buscando novos meios de compreender os assuntos a serem desenvolvidos nas aulas de Geografia. 22 3. CAPÍTULO II – DISCURSÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA Diante da disponibilidade de recursos tecnológicos atrativos e de fácil acesso, tem sido cada vez menos atrativo debruçar-se sobre numerosas páginas de textos didáticos, ou mesmo ouvir professores com apresentações desinteressantes e desvinculadas sobre o que se ouve e se vê fora da escola. Isso resulta no desinteresse dos alunos, pois se tornam meros expectadores, sem nenhuma participação crítica e desvinculada da realidade cotidiana. A plenitude da expressão musical pode despertar a sensibilidade do aluno, prender sua atenção e estimular a vontade de aprender. A expressão musical pode representar para o educador um instrumento de mudança viável para o aprendizado, daí a importância de incluir a música nas aulas de geografia. Esses recursos podem ser utilizados no desenvolvimento de nossas aulas, a partir dos meios de comunicação, fotografias e música. Segundo Libâneo (2002) “[...] o professor não pode ignorar tecnologias como a televisão, o vídeo, os veículos de informação, de comunicação de aprendizagem e de lazer, porque há muito tempo o professor e o livro didático deixaram de ser únicas fontes de conhecimentos”. A música é uma excelente fonte de trabalho escolar, porque, além de ser utilizada como terapia psíquica para o desenvolvimento cognitivo, é uma forma de transmitir ideias e informações, faz parte da comunicação social. Nas séries iniciais usa-se a música há muito tempo em sala de aula, mas normalmente de uma forma lúdica, sem cobrança pedagógica do conteúdo, salvo algumas exceções. Com a utilização da música o professor pode enriquecer a sua prática pedagógica, atento ao tema musical à matéria lecionada e fazer um planejamento que permita ao aluno desenvolver análise e interpretação da letra. Antes de o professor apresentar a música aos alunos, deve-se ter consciência do tema a ser trabalhado e do conhecimento prévio dos alunos, para que possa usar instrumentos do planejamento destinados a cumprir o processo do ensinoaprendizagem no âmbito da Geografia. Pois a maioria das escolas ainda trabalha com métodos tradicionais verbais e reprodutores e professores desmotivados e incapacitados para a profissão, pois repetem as mesmas aulas durante décadas e chamam isso de experiência, a música e uma forma de tornar as aulas mais motivadoras, bem como, para contribuir no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. As músicas escolhidas para compor as temáticas dos trabalhos devem ter algo em comum e os alunos devem estabelecer relações aprofundadas a partir da mensagem 23 transmitida pela música obtida especialmente pela sensibilidade do ouvir. O professor deve trazer para as aulas de geografia dando sentido aos ensinamentos, atualizando seus métodos, oferecendo para a escola uma aula mais viva, como orienta os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998). Realmente isso se faz necessário, pois o professor deve está sempre antenado com as mudanças da atualidade. Para Ianni (2007) as mudanças da atualidade influenciam diversas áreas e segundo o autor o mundo globalizado influência de forma significativa as questões culturais e as contradições sociais e econômicas. Assim a introdução de novas técnicas didáticopedagógicas é importante para que ocorra uma mudança na prática de ensino. Estamos vivendo um período de grandes mudanças, onde o professor está diante de inúmeras possibilidades que leva o educando a diferentes perspectivas de mundo e de uma nova geografia escolar, permitindo o indivíduo tornar-se um contestador e crítico. Hoje estamos num mundo dominado pela música, e o educador precisa usa-la para despertar o interesse do aluno. O uso da música como recurso didático utilizado pelo professor nas aulas de Geografia se justifica pela necessidade dos conteúdos ministrados serem contextualizados e relacionados à vivência dos alunos, valorizando seus conhecimentos prévios, pois se partirmos da hipótese de que a melhor forma de motivação está presente no cotidiano de nossos alunos, um exemplo disto é a utilização da música como instrumento de ensino e aprendizagem. A música auxilia na aprendizagem de várias matérias, entre elas a geografia. Ela é um componente histórico de qualquer época, portanto oferece condição de estudos na identificação de questões, comportamentos, fatos e contextos sociais. De acordo com Oliveira et al (2005, p. 74), “aliar essa facilidade de assimilação encontrada nos mais diversos gêneros musicais às propostas metodológicas e curriculares da Geografia pode gerar bons resultados”. Dificilmente se encontrará algo mais atrativo entre os alunos, pois a música é um instrumento mediador para os conteúdos trabalhados principalmente quando os alunos gostam da música que foi exibida, ou seja, “a experiência é sempre bastante positiva”, fato este ressaltado por Oliveira et al (2005, p. 74), ao relatar que: Quando a proposta de utilização de música é apresentada aos alunos, a tendência que se observa é a de serem tomados pela curiosidade e ansiedade. A receptividade é quase sempre satisfatória. Tal iniciativa facilita muito na concentração e absorção das ideias explicitadas pela obra musical, complementando o uso do livro didático. 24 As letras de música devem apresentar noções e conceitos básicos de geografia e a capacidade de mexer com as nossas emoções fugindo da rotina em que o livro didático e a aula expositiva predominam apresentar a música como um instrumento que tornará mais interessante para os educandos. Segundo Ferreira (2007, p.9), “muitas vezes, é mais eficaz perpetuar um pensamento transmitindo-o verbalmente pelo canto que pela escrita no papel”. Isso é verdade, pois a música faz com que o aluno tenha mais facilidade de assimilar o conteúdo estudado. Desta forma, a música nas aulas de geografia deve ser explorada como um dos recursos que podem ser utilizados para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. É importante fazer uma seleção das canções, pois quanto mais próximo estiver dos temas a serem trabalhados, mais identificação o aluno terá com a sua realidade, onde o professor será o mediador do conhecimento levando o aluno a perceber a relação da música com o conteúdo estudado nas aulas de geografia. Ao utilizarmos letras de músicas, a prática pedagógica torna-se possível em relação aos conteúdos vistos em sala de aula e a relação com nossa sociedade. Como diz Kaercher (2003, p. 11) “a Geografia existe desde sempre e nós a fazemos diariamente”. Acerca da necessidade de inserir a música nas aulas de geografia, Menezes et al. (2007, p. 9) salienta que: “O que se propõe não é o abandono da literatura ou do estudo dos textos clássicos, mas apenas a construção de uma ponte entre aluno e professor, dando ao estudante instrumentos para a realização da leitura como necessidade e prazer da vida”. Dessa forma fará com que o aluno tenha mais interesse pelas aulas, pois geralmente as crianças são atraídas pela música com mais facilidade do que com textos nos livros didáticos. Uma das dificuldades enfrentadas pelos professores no que se refere a disciplina de geografia, é da mesma ser uma disciplina que muitos classificam de “chata” e “decoreba”, isso pode ser um indicativo de que, a rejeição pela disciplina esteja relacionada com a forma como o conteúdo pode estar sendo abordado pelo professor. [...] é preciso selecionar, para as aulas, textos que, por suas características e usos, favoreçam a reflexão crítica, o exercício de formas de pensamento mais elaboradas e abstratas, bem como a fruição estética dos usos artísticos da linguagem, ou seja, os mais vitais para a plena participação numa sociedade letrada (MATTOS OPUS LITE BRITO, 2001). 25 Desse modo, o professor deve estar procurando sempre renovar as suas práticas pedagógicas em sala de aula, de modo, que estas venham a motivar a participação do aluno no processo de construção do conhecimento. Nesse contexto, a música é um instrumento e uma forma mais lúdica e interativa, tendo em vista a amplitude de abordagens que podem ser identificadas nos diversos gêneros musicais. […] mas a música, em sala de aula, pode ir além de apenas um instrumento; ela é capaz de promover o desenvolvimento do ser humano, torná-lo capaz de conhecer os elementos de seu mundo para intervir nele, transformando-o no sentido de ampliar a comunicação, a colaboração e a liberdade entre os seres (LOUREIRO, 2007). Com base nessa afirmativa, podemos desenvolver propostas de trabalho com vários tipos de músicas, principalmente por ser o homem um agente produtor do espaço em que vive, refletindo nele a sua cultura. “A música, com sua natureza emocional e racional, alimenta a alma e o espírito, renovando a cultura humana em todo o tempo e lugar”. (Correia, 2009, p.05). Segundo Bellochio e Figueiredo (2009), a música está presente em muitos momentos da vida do ser humano, seja de que maneira for, e como a escola é um destes momentos vividos de forma tão intensa e contínua, a música também faz parte dela. De acordo com Gifford (1988 apud SOUZA et al., 2002), A música na escola desempenha diversas funções no processo educacional: proporciona-nos prazer e divertimento, nos ensina e nos integra com outras disciplinas, nos oferece encontros com o outro, enriquece nossa herança cultural, se transforma em instrumento de expressão, desenvolve-se como linguagem, nos faz encontrar valores que estavam perdidos ou que não conhecíamos e nos leva a pensar e a agir como cidadãos. Em virtude disso, se faz necessário a utilização da música, pois a mesma é um recurso muito importante em sala de aula. Isso se confirma nas palavras de Bastos (2011) os recursos didáticos prendam a atenção dos educandos, deixando a aula dinâmica e participativa, para que eles se interessem pelo assunto trabalhado e auxiliem nas suas curiosidades. Ainda segundo Bastos (2011) o professor se sente na obrigação de buscar novos métodos e recursos que associem o ensino ao dia-a-dia do aluno, utilizando esses suportes como subsídios para que eles possam se apropriar do contexto trabalhado. 26 Nesse contexto pode-se observar a importância de o professor buscar novos recursos didáticos para o aperfeiçoamento ou transformação das suas técnicas de ensino. Fazendo com que as suas aulas se tornem mais dinâmicas e eventualmente contribuir para um aprendizado satisfatório. Os materiais didáticos auxiliam os professores na construção de conhecimentos bem como aumento da participação dos alunos em sala, deixando para trás aquela visão de “aula sem graça” onde o professor se dispunha do método de ensino tradicional, voltado para um ensino enciclopédico ou livresco. Nesse mesmo pensamento Bastos (2011) afirma que “os recursos audiovisuais podem atingir maior êxito no aproveitamento dos mecanismos sensoriais, obtendo-se também maior retenção dos conhecimentos aprendidos na memória”. Hoje em dia os meios de comunicação chegam a nossa casa com uma enorme facilidade, causando grande impacto tanto no nosso dia-a-dia quanto na nossa vida escolar. Isso é natural, pois vivemos em mundo globalizado, e quando associamos o ensino a essas novas Tecnologias o ensino de geografia torna as aulas muito mais proveitosas, proporcionando uma aproximação entre o assunto abordado e a realidade dos alunos, resultando num aprendizado satisfatório. E por isso que é importante se trabalhar a música em sala de aula, pois a mesma vai servir de elo entre professor/aluno e conteúdo. 3.1 Contribuição e objetivo da música nas aulas de Geografia. A experiência musical contribui para o conhecimento e o desenvolvimento intelectual. No entanto a música globaliza naturalmente vários aspectos estudados em sala de aula, desenvolvendo no aluno o cognitivo, o linguístico, o psicomotor afetivo e social. No desenvolvimento cognitivo está ligada a conquista do conhecimento através da percepção em relação ao meio em que vivemos e a própria aprendizagem. Desde a Grécia Antiga foram formuladas diversas teorias sobre a aprendizagem, as mais utilizadas na educação contemporânea são a de Jean Piaget e a de Lev Vygotsky. Para Piaget em sua Teoria de Epistemologia Genética, o conhecimento é construído através da interação do sujeito com o meio, a partir de estruturas existentes. Segundo Piaget, “a própria criança abre a porta para o mundo exterior”. 27 Para Vygotsky em sua Teoria do Sócio-Interacionismo, o conhecimento é construído através das interações do sujeito com o meio e com o outro, como desencadeador do desenvolvimento sócio cognitivo. Para ele o desenvolvimento está atrelado obrigatoriamente a aprendizagem e é o próprio processo de aprender que gera e promove as estruturas mentais enquanto para Piaget a estruturação do organismo precede o desenvolvimento. A música é um fator que contribui para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e ao desenvolvimento do aluno, pois o domínio linguístico leva o cidadão a construção do conhecimento e ao domínio da escrita. Segundo os PCN da língua portuguesa dizem que o aluno precisa aprender a utilizar diversas linguagens sendo essas um meio para produzir, expressar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atentando a diferentes intenções e situações de comunicação. Tratando-se do desenvolvimento psicomotor as atividades musicais são muito importantes, pois ajuda na formação e equilíbrio do sistema nervoso, pois a expressão musical age sobre a mente de forma prazerosa e relaxante, em conjunto com um bom desenvolvimento rítmico, pois o mesmo favorece uma melhor coordenação motora, já o processo sócio- afetivo pode levar o aluno a uma socialização, compreensão, participação e cooperação do aluno em sala de aula. Segundo Ferreira (2010), a música auxilia na aprendizagem de várias disciplinas e na geografia ela é de suma importância, pois muitas vezes retratam de forma criativa vários temas pertinentes a geografia. A música, assim como os outros recursos, pode ser trazida para sala de aula como um instrumento de ensino, na Geografia ela pode ser muito bem aproveitada, pois existem várias músicas relacionadas aos assuntos de Geografia Física e Geografia Humana. Ou seja, todos os campos de ensino da Geografia podem ser trabalhados através da música, destacando os aspectos naturais, espaciais, culturais, políticos, econômicos e ambientais. Esse rico recurso é mais uma ferramenta que qualquer professor tem acesso, cabe a ele incorporar esse recurso as suas aulas para enriquecer o processo de ensino aprendizagem dos alunos. Trazendo a música para a sala de aula temos a oportunidade de trabalhar o aluno através da percepção. Para Ongaro, et al (2006) “a música com maior ou menor intensidade está na vida do ser humano, ela desperta emoções e sentimentos de acordo com a capacidade de percepção que ele possui para assimilar a mesma”. Cada aluno irá retirar da música o que 28 mais lhe chama atenção, isso só será possível se essa visão estiver presente em seu cotidiano, o aluno busca extrair da música aquilo que está associado a sua realidade. Bastos (2011) considera que “a musica é um instrumento educador, já que difunde ideias em letras e sentimentos em melodias”. Ela está presente no cotidiano de praticamente todas as pessoas, independente de ritmo ou letra. É interessante que o professor selecione as músicas que vão ser trabalhadas em sala, sempre buscando as que estejam bem próximo a realidade dos alunos e relacionadas ao conteúdo programado. Ongaro, Silva, Ricci (2006) afirmam que “a música torna-se uma fonte para transformar o ato de aprender em atitude prazerosa no cotidiano do professor e do aluno”, o que torna mais fácil a percepção e identificação dos elementos presentes na música relacionados aos temas de Geografia. Para isso, o professor será o mediador do conhecimento levando o aluno a perceber a inter-relação da música com o conteúdo proposto (PINHEIRO, et al, 2004). Godoy (2009) diz que “o papel da música no ensino da geografia é elucidar, clarear e enfatizar os assuntos relativos à Geografia, aumentando o interesse dos jovens e, portanto sua compreensão dos temas”. Ela ainda afirma que “O conhecimento, quando é passado com sensações, fica mais interessante e mais fácil de ser internalizado e entendido”. Sendo assim a música atraem as pessoas para o seu contexto, nesse caso os alunos. Isso certamente facilita o aprendizado, pois a música tem o poder de criar sensações, e emoções, o que faz as aulas de Geografia se tornar mais atraentes, como também, facilita a assimilação do conteúdo. O objetivo fundamental de trabalhar a músicanas aulas de geografia é abrir um diálogo entre professor e aluno durante as aulas de geografia. Fazendo uma ligação a partir da música com os conteúdos estudados em sala de aula. No livro Pedagogia da Autonomia, Freire (2009) explica sobre o respeito aos saberes do educando: “Pensar certo coloca ao professor ou, mais amplamente, escola, o dever de respeitar os saberes com que os educandos, sobretudo os das classes populareschega a ela saberes socialmente construídos na prática comunitária [...]”. Daí a importância de trabalhar a música nas aulas de geografia, independente do tema que esteja sendo abordado é que faça parte do conteúdo ministrado nas aulas e que assim possa ser uma ferramenta para auxiliar na aprendizagem, como também mostrar à importância dos recursos didáticos, em especial, a música servindo de suporte nos conteúdos de Geografia. O uso desses recursos, em especial a música, quebra a rotina tradicional que exige que o professor tenha conhecimento do assunto que será abordado, onde o educador também precisa ter habilidades com o recurso utilizado. 29 Para tanto, é necessário que o professor conheça a importância da aplicação dos recursos didáticos em sala de aula, mas conduzindo os educandos a exercitá-la no seu cotidiano. Desta maneira, o papel da música no ensino da geografia é esclarecer e enfatizar os assuntos relativos à Geografia e sua compreensão dos temas. De acordo com Silva, et al (2003, p. 405-406): Aliar essa facilidade de assimilação encontrada nos mais diversos gêneros musicais às propostas metodológicas e curriculares da Geografia pode gerar bons resultados. Dificilmente se encontrará algo mais atrativo, entre crianças e jovens, do que o compartilhar suas preferências, sua reprovação ou aprovação às obras musicais, com seus colegas e professores.,. A música tem o objetivo de tornar às aulas de Geografia mais atraentes e de fácil assimilação, como também despertar nos alunos o interesse de ampliar a pesquisa de referenciais bibliográficos que tratem da música na aula de Geografia de compreender a utilização da mesma em sala, levantarem questionamentos e investigar sobre a importância da mesma. 3.2 Métodos utilizados para inserir a música nas aulas de Geografia. O método constitui-se na forma especial de orientar o aluno e o meio utilizado para atingir um objetivo. O professor deve estar consciente da necessidade de estar com suas aulas sempre bem planejadas. E que as mesmas sejam passadas com segurança, buscando um engajamento de todos na busca do conhecimento. Este entrosamento de ideias irá formar conceitos, que em conjunto serão fixados e entendidos de forma mais simples, não necessitando de decorebas e de questionários, pois a música auxiliará osalunos na compreensão de seus conteúdos. Desta forma, fica claro que o conteúdo trabalhado de maneira isolada não ensina seu aluno a pensar criticamente sobre o que lhe é apresentado, dessa forma o professor deve recorrer a novas técnicas e metodologia. Como Freire (1975) deixa claro em sua obra esta relação da escola com o conteúdo somente serve para encher nossos alunos de ideias prontas, as quais não os levarão a pensarem o que realmente está implícito nas entrelinhas. Acerca das novas técnicas e metodologias complementa Fróis (2006, p.17), 30 O que se pode perceber é que nunca se inquiriu tanto sobre a questão de saber o que é preciso ensinar, e como ensinar. A necessidade de se incorporar ao ensino novas técnicas, novas metodologias, cresce cada vez mais. E é o emprego de recursos como os audiovisuais, eletrônicos, dentre outros, que exercem hoje, papel preponderante na solução das questões que permeiam o ensino e a aprendizagem. O educador quando trabalha assuntos de interesse das crianças deve aproveitar para aprofundar através de atividades envolvendo o lúdico, em especial a música. Toda situação que desafie a curiosidade a imaginação e a iniciativa do aluno, torna-se adequada, com é o caso da aplicação da música como metodologia nas aulas de geografia. A vivência musical e lúdica, através da música, é uma maneira de chegar até ao aluno, pois a mesma é fundamental para despertar o interesse do aluno aos conteúdos ministrados nas aulas de Geografia. Os professores devem sempre incluir a atividade musical em seu plano de aula quando forem desenvolver, pois irá proporcionar os educandos alcançar os objetivos desejados. A expressão musical deve sempre ser vivenciada em sala de aula, pois é importante valorizar e aproveitar os conhecimentos que o aluno traz para a aula. O aluno quando é incentivado, se torna mais receptível, respeitando a realidade e o interesse da turma, lembrando que as atividades musicais podem ser trabalhadas de diversas maneiras tanto de forma individual como coletiva, o importante é o aluno se sentir a vontade para realizar as atividades sugeridas em sala de aula. O professor não deve impor a utilização da música, e sim procurar relacionar as atividades estudadas, incentivado e orientado a desenvolver tarefas envolvendo a música, mostrando a eles que a aprendizagem ficará mais fácil e interessante, os conteúdos estudados devem estar relacionados com as letras das músicas trabalhadas nas aulas de geografia, essas aulas devem ser criativas e inovadoras para que se tornem interessantes, pois o sucesso dependerá da atuação, do entusiasmo e da dedicação do professor em suas aulas. Os Professores de Geografia enfrentam um grande desafio: encontrar uma didática capaz de atrair os alunos, pois a nova configuração do mundo atual, com o mundo da tecnologia da informação, por exemplo, passou a ocupar um lugar especial na vida dos alunos e com isso deixando o tradicional método de ensino um tanto desinteressante. Neste contexto, a música pode atuar em sala de aula substituindo uma exposição teórica por músicas que alertam e transmitem mensagens, instigando o ser social a pensar e agir. Em virtude disso trago como proposta metodológica, as músicas de Luiz Gonzaga, que 31 relatam vários temas geográficos, permitindo ao professor buscar e construir o conhecimento partindo das reflexões sobre o tema da música, associando às temáticas geográficas da região, auxiliando os alunos a desenvolver a cognição. Ao utilizarmos as músicas de Luiz Gonzaga nas aulas de Geografia, primeiramente devemos fazer a interpretação da letra, esclarecendo que ela reflete a maneira de falar do povo nordestino. Há exemplo disso podemos citar as seguintes músicas de Luiz Gonzaga, onde as mesmas enfocam temas que podem ser trabalhados nas aulas de Geografia através de algumas atividades. São exemplos: • Asa branca- Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira (1947) que nos mostra como as condições climáticas interferem na vida do nordestino; Quando olhei a terra ardendo Qual fogueira de São João Eu perguntei ai, a Deus do céu, ai Porque tamanha judiação Que braseiro, que fornalha Nenhum pé de plantação Por falta d’água perdi meu gado Morreu de sede meu alazão Inté mesmo a asa branca bateu asas do sertão Entonce eu disse adeus, Rosinha Leva contigo, meu coração Hoje léguas, muitas léguas Nesta triste solidão Espero a chuva cair de novo Pra mim voltar pro meu sertão Quando o verde dos teus olhos Se espalhar na plantação Eu te asseguro, não chore não, viu Que eu voltarei, viu, meu coração

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