TRABALHO PRONTO W-H-A-T-S-A-P: 27 99750-6033- INSTAGRAM: apoiocademicobr . PORTFÓLIO Serviço Autônomo de Água e Esgoto-SAAE da cidade de Porto Feliz - GESTÃO AMBIENTAL (6 SEMESTRE)
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Autônomo de Água e Esgoto-SAAE da cidade de Porto Feliz - GESTÃO AMBIENTAL (6
SEMESTRE)
Tarefa 1: Planejamento Estratégico (uma a três laudas)
importante que uma empresa saiba se comunicar com seus consumidores e deixar as
informações sempre claras e coesas. Um Plano de Ação é necessário para ser
aplicado em situações de esclarecimentos e mais informações sobre a qualidade
de um produto, no caso do Serviço Autônomo de Água e Esgoto-SAAE, a qualidade
do tratamento da água. Um Plano de Ação pode ser muito útil para o Planejamento
Estratégico de uma empresa, pois transforma a estratégia em ação, permitindo
então a operacionalização da estratégia dentro das empresas e o alcance de seus
objetivos. Monte um Plano de Ação voltado para que o departamento responsável
pela comunicação da SAAE possa esclarecer possíveis ruídos na comunicação com
seus consumidores. Utilize o quadro a seguir: DEPARTAMENTO OBJETIVO PROPOSTA
PRAZO RESPONSÁVEL RECURSO DE AÇÃO
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SEMESTRE)
Tarefa 2: Gestão e Saneamento Ambiental. (uma a três laudas)
Devido a rápida expansão urbana e o adensamento populacional, questões
relativas ao acesso regular à água potável e segura é uma das grandes
preocupações das administrações públicas. O provimento adequado de água, em
quantidade suficiente e qualidade que atenda aos parâmetros normativos, é
essencial para o desenvolvimento local sob os aspectos sociais ambientais e
econômicos, com reflexos diretos sobre as condições de saúde e de bem-estar da
população Construa um texto que aborde a relação em que as condições adequadas
de abastecimento de água resultam na melhoria das condições de vida e em
benefícios no desenvolvimento socioeconômico local: sob o aspecto sanitário e
social e sob o aspecto econômico.
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Tarefa 3: Responsabilidade social e ambiental. (uma a três
laudas) As alterações causadas pela geosmina, substância produzida por algas,
muitas vezes estão relacionadas a presença de nutrientes encontrados no esgoto
doméstico. A presença de luz no ambiente e de nutrientes na água, mais
especificamente de nitrogênio e fósforo favorecem a proliferação dessas algas e
geram um problema relacionado a qualidade da água. Pensando nas questões de
desenvolvimento sustentável, quais políticas públicas poderiam ser
implementadas para resolver esse problema ambiental e diminuir o impacto social
da falta de água para a população.
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Tarefa 4: Gestão Ambiental. (uma a três laudas)
Atualmente o desenvolvimento sustentável está no centro das discussões
socioeconômicas e tecnológicas, e suas premissas foram alçadas ao patamar de
condição inegociável para o crescimento de todos os setores da indústria nas
próximas décadas. Nesse contexto, a norma ISO 14001, da International Organization for
Standardization, é uma das mais importantes ferramentas na
implementação de práticas sustentáveis. Diante do exposto, descreva o que é a
NBR ISO 14001, qual o processo de obtenção e quais são requisitos mínimos
estipulados pela NBR ISO 14001 para a obtenção da certificação?
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apoiocademicobr PORTFÓLIO Escassez de Recursos Hídricos - GESTÃO AMBIENTAL (1/2
SEMESTRE) . A lei 14.026 de 15/07/2020, atualiza o marco legal do saneamento
básico no Brasil, ela estabelece que o saneamento básico é um conjunto de
serviços públicos, infraestruturas e instalações operacionais de: abastecimento
de água potável: constituído pelas atividades e pela disponibilização e
manutenção de infraestruturas e instalações operacionais necessárias ao
abastecimento público de água potável, desde a captação até as ligações
prediais e seus instrumentos de medição; esgotamento sanitário: constituído
pelas atividades e pela disponibilização e manutenção de infraestruturas e
instalações operacionais necessárias à coleta, ao transporte, ao tratamento e à
disposição final adequados dos esgotos sanitários, desde as ligações prediais
até sua destinação final para produção de água de reuso ou seu lançamento de forma
adequada no meio ambiente; limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos:
constituídos pelas atividades e pela disponibilização e manutenção de
infraestruturas e instalações operacionais de coleta, varrição manual e
mecanizada, asseio e conservação urbana, transporte, transbordo, tratamento e
destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos domiciliares e
dos resíduos de limpeza urbana; e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas:
constituídos pelas atividades, pela infraestrutura e pelas instalações
operacionais de drenagem de águas pluviais, transporte, detenção ou retenção
para o amortecimento de vazões de cheias, tratamento e disposição final das
águas pluviais drenadas, contempladas a limpeza e a fiscalização preventiva das
redes.
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apoiocademicobr P asso 1: Fundamentos de Investigação e Criminalística: Verifica-se que
a investigação sobre as causas do incêndio que atingiu o Museu Nacional de
Jubaba ainda estão em fase de andamento, porém é possível que, com a realização
de todas as diligências necessárias, se apure que o incidente se deu em razão
de uma ação criminosa, conduta que está tipificada e é penalizada através do
artigo 250 do Código Penal, que possui a seguinte redação: “Art. 250. Causar
incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de
outrem: Pena - reclusão, de três a seis anos, e multa. Aumento de pena § 1º. As
penas aumentam-se de um terço: - se o crime é cometido com intuito de obter
vantagem pecuniária em proveito próprio ou alheio; - se o incêndio é: em casa
habitada ou destinada a habitação; em edifício público ou destinado a uso
público ou a obra de assistência social ou de cultura; em embarcação, aeronave,
comboio ou veículo de transporte coletivo; em estação ferroviária ou aeródromo;
em estaleiro, fábrica ou oficina; em depósito de explosivo, combustível ou
inflamável; em poço petrolífico ou galeria de mineração; em lavoura, pastagem,
mata ou floresta. Incêndio culposo § 2º - Se culposo o incêndio, é pena de
detenção, de seis meses a dois anos.”
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apoiocademicobr P asso 3 – Prevenção e Combate a Sinistro: Como podemos observar em
nossa SGA, a tragédia envolvia diversos problemas como a falta de investimento
do poder público, a ausência de prevenção, a falta de preocupação com a
segurança pública e com o risco que um incêndio desse porte poderia causar na
vida e na saúde das pessoas. Sendo assim, podemos destacar a grande necessidade
de medidas de proteção passiva e ativa no combate de incêndios. Faça um
levantamento das possíveis medidas de proteção passivas e ativas para o
sinistro ocorrido. Posteriormente, justifique com suas palavras a aplicação das
proteções apresentadas. P asso 4 – Direito e Legislação: Após um processo
investigativo, o laudo pericial concluiu que o incêndio no Museu Nacional de
Jubaba decorreu da falta de reparos e de manutenção na parte elétrica,
caracterizando a responsabilidade do poder público/Estado. Considerando que
o incêndio gerou
prejuízos aos prédios vizinhos ao
museu, analise e responda às questões a seguir: Caso uma eventual demanda
judicial conclua pela
responsabilidade civil do Estado
em indenizar os proprietários dos
prédios vizinhos, informe quais os elementos necessários para caracterizar a
responsabilidade civil objetiva e a responsabilidade civil subjetiva do Estado.
Caso o Poder Judiciário condene o poder público em indenizar os proprietários
dos prédios vizinhos com base na teoria do risco administrativo, qual
modalidade de responsabilidade civil seria aplicada? Explique.
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P asso 5 – Sistemas de Informação e Segurança: Partindo do exposto até o
momento e dos seus conhecimentos frente à
disciplina de Sistemas de Informação em Segurança – a qual
apresenta um panorama geral de componentes de tecnologia da informação e sua
relevância no campo da Segurança – sua missão agora é identificar quais os
principais sistemas ou componentes de TI que deverão ser utilizados neste
caso –
elucidando a importância da utilização de sistemas de informação no
âmbito da segurança sob diferentes aspectos!! Pense, a partir de um olhar
ampliado, como cada dado, ao ser compilado a outros dados, se transformam em
informações e como tais informações podem ser aplicadas no contexto proposto a
fim de permitir que interpretações sejam inferidas! Para te auxiliar nesta identificação acerca dos principais sistemas
de informação, verifique os pontos a
seguir: É possível identificar, de fato, todo o acervo cultural e histórico
perdido pelo acidente? Existe algum banco de dados que permita tal
identificação e controle? Quais os sistemas de informação/ comunicação
envolvidos no que tange ao controle do acervo e artefatos do museu? a)O
resultado desta etapa deverá configurar um texto que apresente as principais
ferramentas e tecnologias utilizadas para o gerenciamento e controle do acervo,
elucidando a relevância dos sistemas de informação para o campo. Continuando,
uma outra abordagem da utilização dos sistemas de informação em segurança
consiste na própria utilização de sistemas voltados especificamente para esta
finalidade: detecção e combate à incêndios! Sendo assim, responda: b)Como
funcionam os Sistemas de Detecção e Combate à Incêndios? Sua utilização
efetiva poderia ter evitado a tragédia ou minimizado
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Passo 1 – ENGENHARIA DE MÉTODOS: O crescimento além do esperado é algo
comum de acontecer com as empresas, e isto, não foi diferente com a Dream Time
colchões do Senhor Jorge. Diante disto, o Sr. Jorge vem se perguntando para a
sua equipe de produção, qual o tempo de cada etapa produtiva, qual o tempo
total de produção de um colchão, qual a capacidade produtiva da empresa, enfim,
são perguntas sem respostas. Para isto você deverá auxiliar o Sr. Jorge. Você
realizou uma análise rápida em todo o processo produtivo da Dreams Time
Colchões, e decidiu iniciar o processo de tomada de tempos do processo da
“Costura”, pois percebeu que é uma etapa crucial (ou a mais importante), já que
uma costura mal feita, pode ocasionar problemas de qualidade no cliente. Assim,
você deu início ao processo de cronometragem durante uma semana (de terça à
quinta-feira) e cronometou 30 tempos, conforme a Tabela 1: Tabela - Tempos
cronometrados em minutos 7,17 8,03 6,33 6,81 7,89 6,56 6,57 7,37 6,32 7,20 6,43
6,43 7,54 7,50 6,71 6,98 6,76 6,72 7,00 6,87 7,86 6,46 8,18 7,30 6,45 7,02 6,61
7,59 7,02 7,52 Considerando o expediente de trabalho de 8 horas por turno e os
valores apresentados na Tabela 1, determine: 1.1) O Tempo Médio (TM). 1.2) O
Tempo Normal (TN). OBS: Para o FR (Fator de Ritmo) utilizar o valor de 100%
(1,0) 1.3) O Fator de tolerância (FT). OBS: Para a tolerância total, considerar
o tempo de 144 minutos 1.4) O Tempo Padrão (TP)
Passo 2 – GESTÃO DA MANUTENÇÃO: Conforme visto, Jorge comprou uma
máquina para produzir sua própria espuma, logo, é necessário que seu time
apresente para ele um Roteiro de Inspeção de Manutenção para essa nova máquina
já que uma falha inesperada poderia comprometer todo os outros processos na
produção de colchões. No roteiro que deve ser elaborado por você é necessário
indicar o equipamento e o que deve ser inspecionado e observado nele, além dos
demais dados que julgar necessário ter em um roteiro de inspeção.
Passo 3 – ORÇAMENTO E CUSTOS INDUSTRIAIS: Em uma empresa a gestão de
custos é de fundamental importância para o sucesso empresarial, na indústria
Dream Time Colchões não é diferente. Foram realizados vários investimentos na
área fabril, porém, o sistema de custos ainda tem graves problemas de conceitos
e também na hora de ratear os custos indiretos de fabricação. Em um estudo
encomendado pela diretoria, o gerente de custos levantou as seguintes
informações de cada processo de fabricação: PROCESSO ESPUMAÇÃ LAMINAÇÃO COSTURA
EMBALAGEM TOTAL O Quantidade de 6 4 12 10 32 Funcionários Custos Diretos de R$
26.800 R$ 37.500 R$ 40.600 R$ 17.600 R$ 122.500 Fabricação Custos Indiretos de
R$ 95.600 Fabricação Os conceitos de custos diretos e indiretos ainda não estão
bem assimilados pela diretoria da empresa. A sua missão é a seguinte: 1-
Conceituar os custos diretos e indiretos de fabricação. 2- Ratear os custos indiretos
de fabricação utilizando duas visões: a quantidade de funcionários e os custos
diretos de fabricação.
Passo 4 – GERENCIAMENTO E CONTROLE DE QUALIDADE: De maneira
geral, a administração de todo e qualquer tipo de processo produtivo,
independentemente do campo de atuação, requer a gestão da qualidade e sua
aplicação nos processos e práticas inerentes a fabricação que resulta nos
produtos ofertados ou na prestação de serviços. No contexto da indústria Dream
Time Colchões, considerando o aumento expressivo da demanda – o qual foi além
do esperado – torna-se relevante pensar na adoção de uma postura preventiva e
proativa no que diz respeito ao gerenciamento e controle de qualidade a fim de
prever e se antecipar aos possíveis problemas inerentes às mudanças ocasionadas
no processo produtivo para atendimento da demanda. Neste sentido, você tem a
missão de auxiliar Jorge na implementação de processos e práticas de
gerenciamento e controle da qualidade a fim de promover soluções aos problemas
relacionados ao desenvolvimento de seus produtos (os colchões). Assim, utilize
de seus conhecimentos frente ao tema para responder aos questionamentos a
seguir: No contexto da gestão por processos, a fim de melhor gerenciar os
processos inerentes à oferta dos produtos da Dream Time Colchões, explique a
imagem a seguir, transpondo para a indústria em questão: quais seriam as
entradas? Os processos? E o produto final?
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