UNIVERSIDADE XXXXXXXXXXXX
ESCOLA DE NEGÓCIOS E HOSPITALIDADE
CURSO DE XXXXXX
NOME DO ALUNO (sem a matrícula)
Diagnóstico organizacional – Título do Trabalho
CIDADE XXXXX
2019
NOME DO ALUNO
Diagnóstico organizacional – Título do Trabalho
Trabalho apresentado no Curso de xxxxxxxxxxx
instituição de ensino superior xxxxxxxxxxx de
São Paulo, como requisito para a realização da
disciplina de prática profissional: Diagnóstico
organizacional.
Orientador(es): Prof. xxxxxxxxxxx
CIDADE XXXXXX
2019
RESUMO
Um único parágrafo, com espaço simples e com no mínimo, 100 e no máximo, 250 palavras.
Palavras-chave: pelo menos 3
LISTA DE FIGURAS (se houver figuras no trabalho)
Figura 1 – XXXXXX...................................................................................................... 10
Figuras são as imagens que são elaboradas pelos autores com o objetivo de demonstrar
processos, modelos, imagens. Neste local você deve-se inserir a numeração da Figura e a
página. Verificar modelo no desenvolvimento do trabalho, neste arquivo.
LISTA DE TABELAS (se houver tabelas no trabalho)
Tabela 1 – XXXXXX....................................................................................................... 10
Tabelas são utilizadas quando apresentam números e os dizeres (temas, explicações, tópicos,
etc.). Neste local você deve-se inserir a numeração da tabela e a página em que ela se
encontra. Verificar modelo no desenvolvimento do trabalho, neste arquivo.
LISTA DE QUADROS (se houver de quadros no trabalho)
Quadro 1 – XXXXXX...................................................................................................... 10
Quadros é denominado por assim, quando somente apresentam dizeres (temas, explicações,
tópicos, etc.). Neste local você deve-se inserir a numeração do quadro e a página em que ela
se encontra. Verificar modelo no desenvolvimento do trabalho, neste arquivo.
LISTA DE ABREVEATURAS E SIGLAS (se houver no trabalho)
KPI- Key performance Indicator
SUMÁRIO
(após incluir todo o conteúdo no trabalho clicar em atualizar sumário – atualizar índice inteiro e mudar a
letra para Arial ou Times New Roman 12)
1. INTRODUÇÃO 8
1.1 Objetivos do trabalho 8
1.2 Objetivo específico 8
2. DADOS DA EMPRESA 11
3. MISSÃO, VISÃO E VALORES DA EMPRESA 11
5. DEPARTAMENTOS DA EMPRESAS E SUAS FUNÇÕES 11
6. ANÁLISE SWOT 13
7. PROPONDO MELHORIAS E SOLUÇÕES 13
8. INDICADORES DE QUALIDADE 13
9. CONCLUSÃO 13
10. REFERÊNCIAS 13
▪ APÊNDICES 14
(Caso tenha fotos e imagens das técnicas utilizadas, comprovando sua execução). 14
▪ ANEXOS 14
1. INTRODUÇÃO
Você deverá explicar o assunto que deseja desenvolver. Por meio das teorias
abordadas nas aulas online da disciplina de diagnóstico organizacional. Realizando
diagnóstico que contempla uma abordagem sistêmica e de estrutura organizacional para
desenvolvimento de relações entre funções organizacionais.
Recomenda-se que a introdução apresente uma descrição resumida e objetiva da
delimitação da situação-problema, indicando sua oportunidade e relevância para o contexto
organizacional.
Procure colocar no seu trabalho citações dos principais conceitos como por exemplo
o conceito de diagnóstico empresarial
1.1 Objetivos do trabalho
Descrever o objetivo que deve conter a explicação da existência de uma
oportunidade para o desenvolvimento de soluções junto à organização ou situação, bem
como a forma como tal oportunidade pode ser explorada e desenvolvida, visando à
obtenção de resultados superiores, por exemplo mapear os processos da empresa tendo em
vista melhoria e redução de atividades em duplicidade.
1.2 Objetivo específico
Os objetivos específicos do relatório (de 3 a 5);
Por exemplo:
✔ Identificar as atividades de vendas
✔ Identifica as atividades de operações
✔ Identificar as atividades de financeiro
DICAS DE FORMATAÇÃO
Escrever uma introdução do trabalho, indicando o tema, objetivos e como está dividido o
trabalho.
Atenção:
O trabalho deverá seguir os critérios abaixo:
▪ Texto digitado com fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12.
▪ Espaço 1,5 (entre linhas), em papel branco tamanho A4 (21.0 x 29.7 cm).
▪ Texto Justificado.
▪ Margem superior e esquerda deve ser de 3,0 (três) centímetros.
▪ Margem inferior e direita deve ser de 2,0 (dois) centímetros.
▪ Número da página no canto superior à direita, aparecendo somente a partir da parte
“TEXTUAL” do trabalho (a partir da introdução).
▪ Seguir os manuais de Normas ABNT de citação;
▪ A cada nova seções-capítulos-partes é necessário quebrar página. Não mudamos de
página quando a continuação do mesmo capítulo somente possuindo um novo item.
Exemplos:
No desenvolvimento do trabalho, as imagens devem-se inseridas e, em seguida, logo abaixo,
deve-se inserir o nome e a fonte. Por exemplo:
Figura 1 – Modelo TPB - Theory of Planned Behavior
Fonte: adaptado de Ajzen (1991, 2006).
Em relação a Quadros, deve-se seguir a forma abaixo:
Quadro 2 – Diferenças entre as variáveis moderadoras baseada em estudos já realizados
Fonte: elaborado pela autora.
A Tabela deve-se seguir a forma abaixo:
Tabela 4 - Variância média extraída e confiabilidade
Variáveis Diferenças Autores
Gênero
Os homens são mais propensos a plagiarem
em relação as mulheres
Lanier (2006); McCabe; Treviño (1993,
1997); Whitley Jr. (1998)
Idade
Os jovens são mais propensos a plagiarem do
que os mais velhos Lanier (2006); McCabe; Treviño (1997)
AVE
Alfa de
Cronbach
Fonte: elaborado pela autora, outputs PLS.
Atenção: Não deixem ‘jogado’ no trabalho as tabelas, gráficos e quadros. Utilize-os como
referência no trabalho.
2. DADOS DA EMPRESA
(localização, nome, tamanho, produto entre outros)
3. MISSÃO, VISÃO E VALORES DA EMPRESA
Nesse capítulo sugere-se colocar o conceito de missão visão e valores com citação
ABNT e missão e visão e valores da empresa.
Ao final desse capitulo você pode escrever um parágrafo relacionando o conceito com a
prática
Atitude Positiva (AT_POS) 0,61
3
0,840
Entendimento (ENT) 0,90
0
0,963
Expectativa de Valor
(EXP_VAL)
0,68
6
0,850
Facilidade (FAC) 0,52
0
0,710
Idealismo (IDA) 0,61
2
0,804
Normas Sociais (NSOC) 0,65
8
0,747
Situação De Pressão (SITPR) 0,64
5
0,809
Relativismo (REL) 0,52
7
0,694
Severidade e Punição (SVPU) 0,53
1
0,788
4. ORGANOGRAMA ORGANIZACIONAL
Colocar o organograma da empresa em forma de diagrama
Exemplo
Figura 1: Organograma da empresa XPTO
Fonte: Elaborado pelo auto
5. DEPARTAMENTOS DA EMPRESAS E SUAS FUNÇÕES
Descrever os processos dos principais departamentos da empresa (no
mínimo 2), você pode utilizar: fluxograma que demonstre os fluxos do processos da
dos departamento da empresa, procure responder perguntas como: qual a função
do departamento; tem indicadores de qualidade? Quais?; quais são as
estratégias?.
6. ANÁLISE SWOT
7. PROPONDO MELHORIAS E SOLUÇÕES
8. INDICADORES DE QUALIDADE
9. CONCLUSÃO
Recomenda-se indicar a contribuição da proposta para a organização e/ou para a
sociedade, com ênfase nos benefícios, oportunidades de melhorias e consequências das
possíveis soluções ou desdobramentos da proposta de solução da situação-problema para a
organização ou realidade estudada. A conclusão deve apresentar uma proposta efetiva de
melhoria, que atenda os seguintes itens: (1) Quais foram as oportunidades de melhoria
mapeadas durante os momentos de prática?; (2) Quais devem ser as prioridades de ação a
serem implementadas pela instituição?; (3) Que resultados espera com estas ações
prioritárias?
Os objetivos específicos devem ser resgatados, explicando como eles foram
atingidos no fim da prática profissional
REFERÊNCIAS
✔ Em ordem alfabética, organizada a partir do nome do primeiro autor de cada
obra;
✔ Espaçamento simples entre linhas excepcionalmente nesta seção e
espaçamento;
✔ O sobrenome do autor deve ser apresentado em letras maiúsculas e os
demais nomes seguem apenas abreviados.
Livros
ex1:
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. 2. ed.
São Paulo: Atlas, 2002.
ex2:
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto
Alegre: Bookman, 2008.
Artigos científicos
ex:
ROESE, M. Política industrial e de C&T regional: sistemas de inovação regionais? O
caso da aglomeração moveleira de Bento Gonçalves/RS. Read - Revista Eletrônica
de Administração, v. 6, n. 4, p. 139-169, jul/ago, 2000.
Artigos publicados em anais de eventos científicos
ex:
PEINADO, J.; GRAEML, A. R. A produção científica em gestão de operações no
Brasil: uma análise de temas, autores e instituições de pesquisa no período entre
2001 e 2010. In: Encontro da ANPAD, 36, 2012, Anais..., Rio de Janeiro, 2012.
▪ APÊNDICES
(Caso tenha fotos e imagens das técnicas utilizadas, comprovando sua execução).
▪ ANEXOS
Algum documento, foto ou outra informação já existente e que tenha sido utilizada para a
execução das práticas),
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