FACULDADE DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE
NOME DO ALUNO
TÍTULO
SUBTÍTULO
ARIQUEMES-RO
2011
Arial 16, negrito
Arial 18, negrito
Arial 16, negrito
CAPA DURA
Arial 18, negrito
FOLHA EM BRANCO
( FOLHA DE GUARDA )
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE
NOME DO ALUNO
TÍTULO
SUBTÍTULO
ARIQUEMES-RO
2011
Arial 16, negrito
Arial 18, negrito
Arial 16, negrito
Arial 18, negrito
Nome do Aluno
TÍTULO
SUBTÍTULO
Ariquemes - RO
2011
FOLHA DE ROSTO – IMPRIMIR A FICHA CATALOGRÁFICA NO VERSO DESTA
FOLHA
Artigo Científico apresentada ao curso
de Pós-Graduação Lato Sensu em
...............................................................
da Faculdade de Educação e Meio
Ambiente – FAEMA, como requisito
parcial a obtenção do título de
especialista.
Prof.ª Orientadora:
Arial 16, negrito
Arial 18, negrito
Arial 16, negrito
INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO1
Prof.ª Drª. Rosieli Alves Chiaratto 2
Vanessa de Fátima Chaves Leal 3
Prof. Drª. Rosicler Balduino Nogueira4
RESUMO
O artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta
e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do
conhecimento. Visando esclarecer aos alunos da Faculdade de Educação e Meio
Ambiente sobre a elaboração e formatação de um artigo científico, este trabalho foi
elaborado de acordo com a NBR 6022:2003 da Associação Brasileira de Normas
Técnicas (ABNT). Estas instruções servirão como modelo de artigo científico. O
título, autores, resumo, abstract, introdução, desenvolvimento e conclusão, já estão
apresentados com tamanho de letra e formato a ser seguido. O resumo deve
apresentar sucintamente o tema, os objetivos pretendidos, a metodologia utilizada,
os principais resultados e conclusão. Deve ter no máximo 250 palavras e não deve
apresentar parágrafos. Deve ficar claro que, para fins de publicação em revistas
científicas, os autores devem preocupar-se com as normas apresentadas pela
revista, além daquelas definidas pela ABNT.
Palavras-chave: Artigo Científico. Formatação. NBR 6022:2003.
ABSTRACT
The scientific article is part of a publication with declared authorship, that presents
and argues ideas, methods, techniques, processes and results in the diverse areas
of the knowledge. Aiming at to clarify to the pupils of the Faculties de Education e
Meio Ambient on the elaboration and formatting of a scientific article, this work was
elaborated in accordance with NBR 6022:2003 of the Brazilian Association of Norms
Techniques (ABNT).These instructions will serve as scientific article model. The title,
authors, abstract, introduction, development and conclusion, have already letter´s
size and format presented as must be followed. The summary must present the
subject, the intended objectives, the used methodology, the main results and
conclusion. It must have in the maximum 250 words and it does not have to present
paragraphs. It must be clearly that, for publication ends in scientific magazines, the
authors must be worried about the norms presented for the magazine, beyond those
defining for the ABNT.
Keywords: Scientific Article. Formatting. NBR 6022:2003.
1
Artigo Científico apresentado ao curso de Pós-Graduação Lato Sensu .......................................da
Faculdade de Educação e Meio Ambiente como requisito parcial para obtenção do título de
especialista.
2
Profª. Dra. Rosieli Alves Chiaratto, Coordenadora Pedagógica e Docente de Metodologia da
Pesquisa Científica.
3 Bibliotecária da Faculdade de Educação e Meio Ambiente.
4 Profª. Dra Rosicler Balduino Nogueira, docente da FAEMA.
INTRODUÇÃO
A INTRODUÇÃO tem a finalidade de esclarecer ao leitor a respeito do
conteúdo do artigo, explicitando com clareza e coerência, de forma dissertativa: a
delimitação do tema; o problema abordado pelo artigo; as hipóteses causais e de
solução propostas para o problema; o estado da arte*
(com apoio da literatura, ou
seja, apresentando citações diretas ou indiretas); o objetivo do artigo e sua
relevância para a ciência (justificativa), para o meio acadêmico, profissional e
comunitária.
1 DESENVOLVIMENTO
Parte principal do artigo que contém a exposição ordenada e pormenorizada
do assunto tratado. Divide-se em seções e subseções que variam em função da
abordagem do tema e do método, conforme a NBR 6024:2003 da ABNT. Deve
apresentar a fundamentação teórica, a metodologia, os resultados e a discussão.
Para artigos de revisão, ou seja, que não apresentam parte prática, os itens
metodologia e resultados e discussão podem ser dispensados.
1.1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Neste item, deve-se identificar conceitos, definições e apresentar o estado da
arte pertinentes a temática de estudo, com o apoio da literatura. Divide-se em
seções e subseções.
1.2 METODOLOGIA
Descrever, de forma detalhada, como os objetivos foram alcançados, passo a
passo. Isto inclui a identificação de materiais, métodos e técnicas que foram usadas
*
O estado da arte refere-se à essência do que foi estudado até o momento para o tema em questão.
no desenvolvimento do trabalho. Indicar a população e amostra que foram
investigadas. Identificar quem, como, quando e onde o trabalho foi desenvolvido.
Podem ser identificados também os métodos pelos quais os resultados foram
analisados. Citar as parcerias, convênios e apoios financeiros envolvidos no
desenvolvimento da pesquisa. Cada pesquisa é única e deve caracterizar bem
como foi desenvolvida.
1.3 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Neste item deverão ser apresentados os resultados obtidos em gráficos,
tabelas, figuras, etc. devidamente apresentados como descrito no manual, e
discutidos, comparando, se possível, com a literatura existente a respeito do tema.
CONCLUSÕES/CONSIDERAÇÕES FINAIS
As conclusões devem ser correspondentes aos objetivos da pesquisa. Devem
ser breves podendo apresentar recomendações e sugestões para trabalhos futuros.
As Considerações Finais geralmente possibilitam uma discussão mais abrangente
dos resultados alcançados.
AGRADECIMENTOS
Este item destina-se a agradecer, sucintamente, pessoas, instituições,
patrocinadores, que realmente colaboraram com o desenvolvimento do trabalho.
Não diz respeito a agradecimentos pessoais.
REFERÊNCIAS
Devem ser arroladas somente as referências que foram citadas no trabalho,
apresentadas de acordo com a NBR 6023:2002 da ABNT.
5
APÊNDICE A – Normas de apresentação gráfica para o artigo científico
a) Citações: NBR10520 (ver manual);
b) Referências: NBR 6023:2002 (ver manual);
c) Siglas: quando aparecem pela primeira vez no texto, a forma completa do
nome precede a sigla, colocada entre parênteses:
Ex.: Secretaria de Controle Acadêmico (SECON)
d) Equações e fórmulas: aparecem destacadas do texto, centralizadas e
numeradas, de modo a facilitar sua leitura.
e) Fonte:
a. Corpo de texto: Arial 12;
b. Títulos: Arial 12 negrito;
c. Resumo/Abstract: Arial 10;
d. Palavras-chave: Arial 12;
e. Citações Longas (mais de 3 linhas): Arial 10;
f. Autores: Arial 10;
g. Notas de rodapé: Arial 10;
h. Referências: Arial 12;
f) Papel: A4: 210 mm x 297 mm;
g) Margens:
i. Superior 3 cm;
j. Inferior 2 cm;
k. Esquerda 3 cm;
l. Direita 2 cm;
h) Espaçamento:
m. entre linhas e entre parágrafos : 1,5;
n. entre o texto e os títulos: 2 espaços de 1,5, ou seja, quando terminar o
texto, deixe uma linha em branco antes do título;
o. entre os títulos e o texto: 1 espaço de 1,5, ou seja, iniciar na linha logo
abaixo do título;
i) Parágrafos: iniciar sempre com uma (1) tabulação para indicar o início;
j) Paginação: contínua e seqüencial no canto superior direito, sendo que todas
as folhas são contadas, mas o número só aparece a partir da segunda página;
k) Número de páginas: o artigo científico para os alunos da FAEMA deverá
conter no mínimo 15 e no máximo 25 páginas, incluindo possíveis apêndices ou
anexos;
6
l) Numeração das seções:
p. As partes do artigo: RESUMO, ABSTRACT, INTRODUÇÃO,
CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS, APÊNDICES OU ANEXOS não
recebem numeração e, por isso, estes títulos devem ser centralizados;
q. As seções e subseções que fazem parte do desenvolvimento, devem ser
numeradas com alinhamento esquerdo, dando-se o devido destaque
para diferenciá-las com recursos de negrito, itálico e caixa alta;
Ex.:
1 INSTRUÇÕES PARA MONOGRAFIAS
1.1 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
1.1.1 Capa <1ª letra de cada palavra maiúscula, negrito>
1.1.2 Folha de Rosto<1ª letra de cada palavra maiúscula, negrito>
1.1.2.1 Anverso da folha de rosto <1ª letra da frase maiúscula e o
restante minúsculas, negrito>
r. Colocar ponto somente entre os números. Não deve ser colocado
ponto entre o número da seção e o título da mesma, nem ao final do
título da seção, pois não é uma frase, é um título. O título só leva
pontuação quando tiver verbo;
m) Apêndices: texto ou documento elaborado pelo autor para complementar sua
argumentação. Os apêndices são identificados por letras maiúsculas
consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos, como por exemplo:
APÊNDICE A – Roteiro de Entrevista
APÊNDICE B – Modelo de Questionário
n) Anexos: consiste em um texto ou documento não elaborado pelo autor. Tem
por finalidade fundamentar, comprovar ou confirmar as idéias do texto. Devem
ser colocados como anexos, somente documentos relevantes ou necessários
para sua maior compreensão como: ilustrações que não são citadas no texto;
descrição de equipamentos e técnicas; programas utilizados; modelos de
formulários ou impressos; leis e decretos, etc.
o) Ilustrações, tabelas e quadros: ver manual.
7
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
Quando o artigo científico estiver pronto procurar a bibliotecária Vanessa de
Fátima Chaves Leal, no horário de 13h00min as 18h00min e 19h00min às 22h00min
na FAEMA para a elaboração da ficha catalográfica.
À bibliotecária Vanessa, no prazo de 72 horas enviará no e-mail do aluno a
ficha catalográfica digitada.
Atenção:
Após todo o processo, o artigo deverá ser entregue para secretaria da Pós
Graduação da FAEMA.
a) 3 vias impressas do artigo científico.
1. 1 via encadernada em capa dura para a biblioteca(cor preta
com as escritas douradas);
2. 1 via encadernada grampeado para a SECON – irá ficar
na pasta do aluno;
3. 1 via encadernada em espiral para a Secretaria da Pós
Graduação.
b) 3 CD´s - ROM em caixinhas acrílicas para ficar arquivado na instituição –
verificar modelo CAPA CD-ROM site da FAEMA na página da biblioteca.
Comentários
Postar um comentário