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TRABALHO PRONTO NOTA 10 Curso: Engenharia Civil Semestre: 10º “Empreendimentos Coelhos LTDA.”,

 



CURSO: Engenharia Civil PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Curso: Engenharia Civil Semestre: 10º  Disciplinas:  Instalações Elétricas  Instalações Hidrossanitárias  Fenômenos de Transporte  Administração e Economia para Engenheiros  Logística Empresarial e Engenharia de Tráfego Professores  Renato Kazuo Miyamoto  Nicole Schwantes Cezario  Katielly Tavares dos Santos  Arthur Ribeiro Torrecilhas  Amanda Regina Foggiato Christoni Competências:  Compreender e aplicar conceitos pertinentes à construção civil, instalações hidossanitárias, fenomenos de Transporte, Administração e Economia, logística empresarial e engenharia de tráfego. Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes competências e habilidades:  Possibilitar o desenvolvimento de trabalhos em grupo, promovendo a capacidade de adaptação, comunicação e integração do espírito de equipe.  Fornecer sólida formação humanística e visão global que habilite o acadêmico a compreender os meios social, político, cultural e econômico.  Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência concreta nas organizações, estimulando uma postura investigativa e de análise crítico-reflexiva.  Formar profissionais com visão integral, capacidade de adaptação e flexibilidade, que atuem de forma interdisciplinar.  Capacitar para que os indivíduos possam tomar decisões complexas com ética e responsabilidade.  Permitir que os indivíduos consigam ampliar sua visão de forma competitiva, promovendo melhorias nas organizações. Objetivos da Aprendizagem: A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos: • Favorecer a aprendizagem. • Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. • Promover o estudo dirigido a distância. • Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado. • Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. • Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia do Ministério da Educação. • Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão. • Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. Prezados alunos, Sejam bem-vindos a esse semestre! A proposta da Produção Textual em Grupo (PTG) terá como temática: “Empreendimentos Coelhos LTDA.”, que tem como objetivo possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. Formação dos grupos  O trabalho será realizado em grupos composto por no mínimo 2 e, no máximo, 7 integrantes.  A formação dos grupos é de responsabilidade dos alunos; no entanto, solicitamos que sigam as orientações passadas pelo tutor sobre a formação dos grupos.  A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros grupos.  É importante que você leia e estude os materiais disponíveis das disciplinas do semestre.  A Produção Textual deverá ser desenvolvida inteiramente dentro das Normas da ABNT, de acordo com as instruções descritas no anexo “Apresentação formal de um trabalho científico – portfólio” para facilitar a realização. O seu tutor eletrônico estará à disposição para orientações e atente-se para o prazo de envio da atividade. 2. Leitura e interpretação da SGA Na Produção Textual em Grupo (PTG) vocês deverão, em um primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA). Num segundo momento, vocês deverão se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, sigam as orientações fornecidas nesse material e em fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por vocês). SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA) Rombrina, um pequeno município ao sul do Brasil, com população de aproximadamente 22 mil habitantes, está passando por uma série de mudanças. Uma destas mudanças é a expansão de suas zonas comerciais e residenciais, fato este que chamou sua atenção e a de seus colegas para oportunidades de novos empreendimentos. Com base neste cenário, você e seus colegas criaram a “Empreendimentos Coelhos LTDA.”. A empresa tem como foco a construção de residências unifamiliar e multifamiliar. Mas como nem tudo é perfeito, vocês encontraram um obstáculo no caminho, a falta de recursos financeiros. Sendo assim, sua equipe iniciou a busca por parceiros para os empreendimentos. Um destes parceiros fez um acordo com a Empreendimentos Coelhos, em que ele cederia uma área de suas terras para que fossem loteadas. O terreno fornecido está destacado em vermelho conforme a Figura 1 logo a baixo. Figura 1 – Terreno a cedido para o empreendimento. Fonte: do autor. Como proposta o dono do terreno disse que se a Empreendimentos Coelhos LTDA realizasse um bom trabalho, ele cederia outro de seus terrenos para um novo loteamento. Dessa vez, você e seus colegas estariam com recursos financeiros para a execução do plano inicial, a construção de residências uni e multifamiliares. Dessa maneira, cabe a você e sua equipe desenvolver algumas atividades que irão ser necessárias para a concretização destes projetos. Sendo estas a confecção e o planejamento dos projetos de engenharia para as edificações, a estruturação da empresa recém aberta, além das demais tarefas que podem ser observadas a seguir. Vamos lá? TAREFAS Tarefa 1 - Instalações Elétricas. O primeiro passo que você e sua equipe devem desempenhar é realizar uma proposta das instalações elétricas de uma futura edificação que funcionará como recepção e central de vendas da “Empreendimentos Coelhos LTDA”. A Figura 1 ilustra a planta baixa da referida edificação que possui uma alimentação trifásica a quatro fios (FFFN) de 220V (tensão de linha) proveniente de um outro quadro já existente, que alimentará todo o loteamento. O alimentador da recepção deve ser distribuído por meio de eletroduto embutido no piso até o quadro de força que já possui uma posição definida pelo cliente conforme observa-se na Figura. Figura 1 – Planta baixa proposta. Fonte: do autor. Você e sua equipe devem projetar a parte elétrica dessa edificação. Em reunião com seus parceiros, foi definido que o projeto seja realizado de acordo com os critérios mínimos estabelecidos pela normativa NBR 5410. Haverá apenas um ponto de Tomada de Uso Específico (TUE) de um arcondicionado bifásico (220V / 1400W). Os circuitos de iluminação e de Tomada de Uso Geral (TUG) serão monofásicos (127V). Sua tarefa deve seguir algumas etapas, a definir: a) Calcular os pontos mínimos de iluminação e tomadas de uso geral; b) Realizar a divisão de cargas e definição da quantidade de circuitos; c) Realizar o diagrama unifilar contendo a disposição dos pontos, dos eletrodutos e enfiação, de preferência em software Autocad. Tarefa 2 - Instalações Hidrossanitárias. Você e a sua equipe devem realizar uma proposta das instalações hidráulicas das residências unifamiliares que serão executadas. A Figura 2 ilustra a planta baixa da referida edificação tipo que possui uma alimentação por dois reservatórios superiores, cozinha, lavanderia, área de churrasqueira e 2 banheiros. Para melhores visualizações, consulte o anexo 1 no final do documento. Figura 1 – Planta baixa proposta Fonte: do autor O seu trabalho e da sua equipe, em um primeiro momento é a realização de parte do projeto de água fria, atendendo os parâmetros mínimos exigidos pela NBR 5626. Nesta atividade, vocês deverão apresentar o dimensionamento da saída da caixa d’água/barrilete (levando em consideração todas as tubulações que serão atendidas) e das tubulações da cozinha e da lavanderia/área de serviço. Ou seja, não será necessário realizar o dimensionamento dos sub-ramais dos banheiros e da área da churrasqueira, apenas da cozinha e da lavanderia. Entretanto os pesos das peças dos banheiros e da pia da churrasqueira devem ser considerados apenas no dimensionamento do barrilete. Na cozinham pode-se observar que há uma pia, deve-se prever uma saída de água para a máquina de lavar louças. Na área de serviço, deve-se prever a tubulação para alimentar o tanque e para a máquina de lavar roupas. Para melhor visualização da área foco desta atividade, tem-se a Figura 3, na próxima página. Ressalta-se que o dimensionamento requerido nesta atividade de sub-ramais é apenas da cozinha e área de serviço. Estes dois ambientes devem ser dimensionados e projetados, seus isométricos devem ser traçados e apresentados no trabalho final, assim como um memorial de cálculo, apresentando o passo a passo do dimensionamento de cada trecho. Para que você não se esqueça de realizar nenhuma tarefa com relação a esta atividade, segue o checklist de conferência:  Desenho da parte projetada no software AutoCad (ou similar);  Desenho do traçado no software;  Dimensionamento das tubulações do barrilete, levando em consideração os parâmetros estabelecidos pela NBR 5626;  Detalhamento do barrilete no software utilizado;  Dimensionamento dos sub-ramais da cozinha e lavanderia;  Elaboração do memorial de cálculo do dimensionamento realizado;  Desenho dos isométricos e detalhamento;  Redação do relatório final. Lembre-se de utilizar os pesos relativos da NBR 5626 e o ábaco luneta no dimensionamento das tubulações, bom trabalho! Figura 2 – Detalhe da área a ser projetada no sistema de água fria PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Engenharia Civil Tarefa 3 - Fenômenos de Transporte. Para o desenvolvimento do projeto da construção de residências uni e multifamiliares, visando a sustentabilidade e economia de energia elétrica, aproveitando ao fluxo de um rio que passa próximo ao terreno, viu-se a viabilidade da construção de uma PCH (Pequena Central Hidrelétrica). Para isso, é necessário aplicar o Princípio de Conservação de Energia nas etapas que ocorrem desde a utilização da água, que impulsiona o funcionamento das pás de turbinas, levando à transformação de energia mecânica à energia elétrica, na unidade geradora. Porém, uma parte da energia mecânica é perdida ao longo do escoamento, devido ao efeito do atrito com as paredes das tubulações, por exemplo, sendo essa conversão de energia, definida como perda de carga. Nesse projeto, as turbinas serão alimentadas por tubos de raio igual a 50 mm, com água (ν = 10-6 m2/s; γH2O = 104 N/m3 ) escoando de uma elevação de 120 metros a uma velocidade média de 0,53 m/s. Sabe-se que a perda de carga irreversível em cada tubulação é de aproximadamente 10 metros (excluindo a turbina). Dada a aceleração da gravidade igual a 9,81 m/s2 e a eficiência da turbina igual a 85% e tendo como base essas informações prévias, a sua equipe deverá realizar alguns cálculos:  Verificar se o escoamento é laminar ou turbulento (justifique).  Calcular a potência aproximada da turbina provocada pelo escoamento de água em cada tubulação, considerando que não ocorram perturbações bruscas ao escoamento nessa seção. Considerem que os níveis de água da represa (1) e do local de descarga (2) permaneçam constantes. Apresentem todos os cálculos de forma organizada e detalhada, juntamente com as hipóteses consideradas para os cálculos. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Engenharia Civil Tarefa 4 - Administração e Economia para Engenheiros. Podemos dizer que todo empreendimento, quando bem planejado, desenvolve uma significativa melhoria em suas chances de se obter sucesso. Por estas razões, na área da administração, costuma-se exigir, da alta hierarquia organizacional, conhecimentos e habilidades para elaboração, execução e controle do planejamento estratégico. A Figura 1 apresenta, de maneira básica, as diferentes etapas do Planejamento Estratégico nas empresas. Figura 1 – Etapas do Planejamento Estratégico Fonte: do autor. Agora, com base em nossa SGA, é o momento de sua equipe, membros da alta hierarquia da empresa, definir e planejar o planejamento estratégico de sua empresa. A) Construindo o Planejamento Estratégico. Declaração de Missão e Visão do Negócio PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Engenharia Civil - Descreva uma Missão, uma Visão e três Valores para a companhia de saneamento na qual você trabalha. Leve em consideração as premissas de inovação e sustentabilidade voltadas para a qualidade e meio ambiente. Análise do Ambiente Interno (forças e fraquezas): - Apresente dois (2) exemplos de pontos fortes e de pontos fracos que poderiam existir no ambiente interno dessa empresa, especialmente nas áreas de: gestão; treinamento e desenvolvimento; inovação; e responsabilidade social. Análise do Ambiente Externo (oportunidades e ameaças): - Apresente dois (2) exemplos de ameaças e de oportunidades que poderiam existir no ambiente externo a essa empresa. Formulação de metas e objetivos: - Diante das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças apresentadas, estabeleça dois (2) objetivos principais para o contexto de sua empresa e, para cada um deles, proponha uma (1) meta a ser atingida no período de três (3) anos de existência da empresa, ou seja, proponha objetivos que possam ser quantificados (em números) a fim de facilitar o processo de mensuração posterior; Formulação de estratégia e plano de ação: - Com base nas características de qualidade, inovação, criatividade e sustentabilidade, apresente uma estratégia que evidencie o objetivo de vocês, dentro da empresa, de melhoria contínua no relacionamento com clientes e com o meio ambiente, evidenciado na SGA. Assim, elabore a escolha e defina o tipo de estratégia, bem como seu plano de ação. Implementação/Execução: - Partindo da estratégia apresentada no item “Formulação de estratégia”, apresente em forma de tópicos (concisos e objetivos) como esta estratégia será implementada, de modo bem prático, ao longo dos três (3) anos previstos no planejamento. Feedback e Controle: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Engenharia Civil - Apresente, de modo geral, como as metas definidas para os objetivos da empresa serão mensuradas e controladas, bem como será realizada a comunicação dos resultados do planejamento estratégico (feedback) aos colaboradores da organização (demais níveis hierárquicos da organização). BIBLIOGRAFIA: RAIMUNDO, Cláudio. Administração e economia para engenharia. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. Tarefa 5 - Logística Empresarial e Engenharia de Tráfego. Sabe-se que a logística é o conjunto de atividades que integra, coordena e controla o fluxo físico de materiais e de informações nas fases de compra, armazenagem, manipulação de material, distribuição e transporte. Sendo assim, pensando na logística de entrega dos materiais de construção assim que a obra se iniciar, responda as perguntas a seguir. a) Considere que na cidade de Rombrina não existe nenhuma olaria, e que com isso a Empreendimentos Coelhos LTDA., precisou realizar a compra dos blocos cerâmicos em cidades próximas. Para a entrega desses materiais a olaria tem à disposição duas opções para o transporte, podendo este ocorrer através dos modais rodoviário e ferroviário. Realize um comparativo entre essas duas opções, destacando os principais pontos positivos e negativos. b) O transporte dos blocos cerâmicos necessita de cuidados para que sua integridade seja mantida. Sendo assim, na sua opinião, qual desses dois modais a Empreendimentos Coelhos LTDA. pode escolher para que 1000 blocos cerâmicos sejam entregues na cidade de Rombrina? Considere o custo operacional de ambos os modais disponíveis; que a entrega percorrerá 150 km e precisará ser realizada em até dois dias. Justifique. ORIENTAÇÕES  Para nortear o desenvolvimento do que está sendo proposto, indicamos, que sejam apresentados no relatório um conjunto de tópicos a serem apresentados na seguinte sequência, segundo as normas da ABNT: 1. Título: Título do trabalho.   PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Engenharia Civil 2. Introdução: Façam uma introdução envolvendo uma fundamentação teórica com os itens mais importantes referentes ao nosso tema: análise da qualidade do produto em uma fábrica de autopeças e como as disciplinas estudadas auxiliam na resolução das tarefas. (mínimo uma página)  3. Desenvolvimento: Nesta seção deve-se realizar as tarefas descritas acima, com detalhamento dos cálculos (sempre indique as equações utilizadas), gráficos, etc.   4. Conclusões: Nesta seção você fará a ligação entre os objetivos e os resultados alcançados, fazendo uma discussão dos resultados, dos métodos de medida utilizados, tendo em vista o objetivo do trabalho. De um modo geral, a conclusão deve ser redigida de tal modo que a ideia central do relatório se revele e se fixe claramente ao leitor.  5. Referências bibliográficas: Toda a bibliografia utilizada para elaborar o relatório deverá ser citada. Utilize a norma ABNT para a colocação das referências.  6. Anexos (se necessário): Os anexos são utilizados para colocar alguma dedução que seja importante e tenha sido utilizada nos cálculos das grandezas físicas da experiência, fotos do experimento, etc.  NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL A resolução da situação-problema deverá ser registrada em forma de um relatório descritivo que deverá ser postado em seu ambiente virtual. Neste texto você deverá obedecer às normas a seguir: a. Abra um documento no Word seguindo as normas da ABNT. Acesse a Biblioteca Digital, clique em “Padronização” e escolha as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”; b. Este relatório deverá ser redigido na seguinte estrutura: capa de abertura, descrição separada de cada um dos itens solicitados na SP, acompanhada do detalhamento solicitado para cada um desses itens. c. Ao definir quem serão os participantes do grupo, informe seu tutor presencial. Isto é importante para ele acompanhar e saber quem são os grupos que já estão formados. Lembrese que é responsabilidade do aluno acompanhar o cadastro do grupo pelo aluno responsável (aluno líder), bem como acompanhar a inserção da atividade. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Engenharia Civil d. Quando o aluno responsável pelo cadastro do grupo e pelo cadastro de atividade não realiza os procedimentos dentro do prazo devido, todo o grupo fica prejudicado. e. A postagem do arquivo final relacionado a PTG no AVA deve ser em um único arquivo, preferencialmente no formato PDF, pelo aluno líder. f. Salientamos que todos os alunos devem acompanhar a formação do grupo e a inserção da atividade direta de sua área restrita. g. Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, você deverá buscar orientações com o tutor presencial e o seu tutor à distância. h. Atenção aos prazos de postagens! Critérios avaliativos: Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito a ser dado pelo tutor a distância: Critério Significado Valor/peso Coerência, clareza e coesão A produção textual apresenta uma linguagem de fácil compreensão, apresentando os argumentos de modo claro e coeso. 10% Aplicação dos conteúdos interdisciplinares no texto argumentativo No texto escrito (com as justificativas e argumentações) as ideias apresentam relação direta com a situação descrita e explicitam conteúdos trabalhados nas disciplinas de forma clara. 50% Riqueza de argumentação As ideias apresentadas no texto (com as justificativas e argumentações) têm relação direta com o tema e traduzem uma perspectiva crítica e variedade de pontos de vista. 20% Conclusão Todo o registro de ideias foi feito com um mínimo de termos, sem repetições ou redundâncias. 10% PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Engenharia Civil Normalização Respeito às normas da ABNT, respeito a escrita ortográfica e estrutura solicitada. 10% Um ótimo trabalho! Equipe de professores.

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