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A aprendizagem escolar está intrinsecamente vinculada ao currículo, sendo que esse é organizado com o objetivo de orientar as ações dos professores e os diferentes níveis de ensino. Um bom currículo escolar deve considerar os valores que orientam a prática pedagógica, as necessidades e condições dos estudantes e, claro, o cotidiano escolar. Não adianta planejar um currículo escolar sem levar em consideração necessidades que os alunos apresentem, aliás, o currículo é feito para garantir um aprendizado realmente significativo.

O planejamento curricular é uma tarefa multidisciplinar que tem por objetivo a organização de um sistema de relações lógicas e psicológicas dentro de um ou vários campos de conhecimento.

Embora o MEC defina, por meio dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), os componentes curriculares a serem integrados à escola anualmente, cada instituição, pública ou privada, não deve simplesmente se limitar à execução de tais diretrizes.

As instituições de ensino, porém, têm liberdade para incluir temas de interesse e articular seus currículos com base em características regionais. É a chamada parte diversificada, que contempla temáticas como saúde, cidadania e meio ambiente, entre outras.

Essa conciliação entre conteúdos locais e universais é um dos desafios, a estratégia de contextualizar temas a favor da realidade local é relevante porque ajuda o aluno a se identificar com o que é ensinado em sala de aula.

Há muitas possibilidades para se definir um currículo e não é tarefa simples selecionar o que irá compor cada proposta. São essas escolhas que ajudarão o ambiente educacional a formar cidadãos que viverão no mundo globalizado, mas que também trazem em sua bagagem de vida os valores regionais. Ou seja, mesmo que existam referências nacionais para se desenvolver habilidades e trabalhar conteúdos e competências tidas como essenciais para estudantes de qualquer parte do país ou do mundo, é o currículo escolar que garante como se pode, ao mesmo tempo, levar para a sala de aula a cultura local, o estudo de problemas da realidade e a aplicação do conhecimento, por parte dos estudantes, aos desafios que encontram em seu cotidiano.

Disserte sobre: Currículo e a diversidade na escola: desafios e possibilidade de atuação para os profissionais da educação no século XXI.

A estrutura da dissertação divide-se em:

Capa; (título do trabalho é o nome da disciplina)

Introdução do texto dissertativo – Sendo a primeira parte do texto, você irá apresentar o assunto proposto e preparar o leitor para o mesmo. Vale neste momento fazer uma contextualização do tema, levantar um panorama geral e levar o leitor para reflexão crítica sobre a temática. É importante despertar o interesse já no primeiro parágrafo.

Desenvolvimento do texto dissertativo – É quando você irá desdobrar o assunto, fazendo sua proposta da introdução parecer coerente. Você fará isto por meio de informações relevantes e defesa de argumentos. Para cada argumento elencado, utilize um parágrafo de quatro a cinco linhas para justificá-lo, sendo dois a três de desenvolvimento.

Conclusão do texto dissertativo – Trata-se do fechamento de seu texto dissertativo. É interessante retomar a ideia exposta da introdução e então tomar um posicionamento a respeito dela, comprovando o ponto de vista defendido. Não tenha medo de fazer projeções para o futuro ou dar sugestões, desde que estejam de acordo com sua proposta inicial e defesa de argumentos.

 

 

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