Pular para o conteúdo principal

TRABALHO PRONTO PDF DOC WORD


 

A aprendizagem escolar está intrinsecamente vinculada ao currículo, sendo que esse é organizado com o objetivo de orientar as ações dos professores e os diferentes níveis de ensino. Um bom currículo escolar deve considerar os valores que orientam a prática pedagógica, as necessidades e condições dos estudantes e, claro, o cotidiano escolar. Não adianta planejar um currículo escolar sem levar em consideração necessidades que os alunos apresentem, aliás, o currículo é feito para garantir um aprendizado realmente significativo.

O planejamento curricular é uma tarefa multidisciplinar que tem por objetivo a organização de um sistema de relações lógicas e psicológicas dentro de um ou vários campos de conhecimento.

Embora o MEC defina, por meio dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), os componentes curriculares a serem integrados à escola anualmente, cada instituição, pública ou privada, não deve simplesmente se limitar à execução de tais diretrizes.

As instituições de ensino, porém, têm liberdade para incluir temas de interesse e articular seus currículos com base em características regionais. É a chamada parte diversificada, que contempla temáticas como saúde, cidadania e meio ambiente, entre outras.

Essa conciliação entre conteúdos locais e universais é um dos desafios, a estratégia de contextualizar temas a favor da realidade local é relevante porque ajuda o aluno a se identificar com o que é ensinado em sala de aula.

Há muitas possibilidades para se definir um currículo e não é tarefa simples selecionar o que irá compor cada proposta. São essas escolhas que ajudarão o ambiente educacional a formar cidadãos que viverão no mundo globalizado, mas que também trazem em sua bagagem de vida os valores regionais. Ou seja, mesmo que existam referências nacionais para se desenvolver habilidades e trabalhar conteúdos e competências tidas como essenciais para estudantes de qualquer parte do país ou do mundo, é o currículo escolar que garante como se pode, ao mesmo tempo, levar para a sala de aula a cultura local, o estudo de problemas da realidade e a aplicação do conhecimento, por parte dos estudantes, aos desafios que encontram em seu cotidiano.

Disserte sobre: Currículo e a diversidade na escola: desafios e possibilidade de atuação para os profissionais da educação no século XXI.

A estrutura da dissertação divide-se em:

Capa; (título do trabalho é o nome da disciplina)

Introdução do texto dissertativo – Sendo a primeira parte do texto, você irá apresentar o assunto proposto e preparar o leitor para o mesmo. Vale neste momento fazer uma contextualização do tema, levantar um panorama geral e levar o leitor para reflexão crítica sobre a temática. É importante despertar o interesse já no primeiro parágrafo.

Desenvolvimento do texto dissertativo – É quando você irá desdobrar o assunto, fazendo sua proposta da introdução parecer coerente. Você fará isto por meio de informações relevantes e defesa de argumentos. Para cada argumento elencado, utilize um parágrafo de quatro a cinco linhas para justificá-lo, sendo dois a três de desenvolvimento.

Conclusão do texto dissertativo – Trata-se do fechamento de seu texto dissertativo. É interessante retomar a ideia exposta da introdução e então tomar um posicionamento a respeito dela, comprovando o ponto de vista defendido. Não tenha medo de fazer projeções para o futuro ou dar sugestões, desde que estejam de acordo com sua proposta inicial e defesa de argumentos.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TCC FAVENI PRONTO WORD PDF

PREZAD@ALUN@! LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO, ANTES DE ENVIAR O TCC. TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) - O trabalho (ARTIGO) deverá ser enviado em formato DOC ou DOC.X(Word). Reiteramos que TCC’s plagiados e com temas não condizentes com a área do curso serão REPROVADOS. Caso o TCC seja considerado PLÁGIO, o aluno estará sujeito a um ônus no valor de R$249,99 para uma nova correção. Reiteramos também que TCC’S reenviados para reformular não estarão condicionados a nenhuma taxa de cobrança. ATENÇÃO! A faculdade possui o PRAZO DE 30 DIAS PARA CORREÇÃO do TCC. Se desejar a conclusão de seu curso em determinada data, deverá regularizar as pendências e concluir o curso antecedência para que na data que necessita da certificação já esteja com o documento em mãos. Os professores não são responsáveis ou se comprometem em agilizar o processo de correção para alunos que não concluíram o curso e realizam inscrições em processos sel

ESTAGIO PRONTO TODOS OS CURSOS FAVENI

  CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI                             RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19                                                                                                                    GUARULHOS 2020   Prezados Acadêmicos!   O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci

RESPOSTA AVALIAÇÃO – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

  AVALIAÇÃO – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Segundo Kauark, Manhães, & Medeiros, existem várias formas de classificar as pesquisas com base em seus objetivos gerais e procedimentos técnicos. Do ponto de vista dos autores as formas clássicas de pesquisas podem ser, da sua natureza: – Pesquisa Aplicada: objetiva gerar novos conhecimentos, úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. – Pesquisa Básica: objetiva gerar novos conhecimentos para aplicação prática, dirigida à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais. Resposta Marcada : Falsa TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Enumere as questões correspondentes: (1) Pesquisa Aplicada  (2) Pesquisas exploratórias  (3) Pesquisas descritivas  (4) Pesquisas explicativas   (  ) Buscam proporcionar uma abordagem do problema pelo levantamento de informações ou a constituição de hipóteses, envolvendo levantamento bibliográfico e documental, entrevis