A aprendizagem escolar está intrinsecamente
vinculada ao currículo, sendo que esse é organizado com o objetivo de orientar
as ações dos professores e os diferentes níveis de ensino. Um bom currículo
escolar deve considerar os valores que orientam a prática pedagógica, as
necessidades e condições dos estudantes e, claro, o cotidiano escolar. Não
adianta planejar um currículo escolar sem levar em consideração necessidades
que os alunos apresentem, aliás, o currículo é feito para garantir um aprendizado
realmente significativo.
O planejamento curricular é uma tarefa
multidisciplinar que tem por objetivo a organização de um sistema de relações
lógicas e psicológicas dentro de um ou vários campos de conhecimento.
Embora o MEC defina, por meio dos PCNs (Parâmetros
Curriculares Nacionais), os componentes curriculares a serem integrados à
escola anualmente, cada instituição, pública ou privada, não deve simplesmente
se limitar à execução de tais diretrizes.
As instituições de ensino, porém, têm
liberdade para incluir temas de interesse e articular seus currículos com base
em características regionais. É a chamada parte diversificada, que contempla
temáticas como saúde, cidadania e meio ambiente, entre outras.
Essa conciliação entre conteúdos locais e
universais é um dos desafios, a estratégia de contextualizar temas a favor da
realidade local é relevante porque ajuda o aluno a se identificar com o que é
ensinado em sala de aula.
Há muitas possibilidades para se definir um
currículo e não é tarefa simples selecionar o que irá compor cada proposta. São
essas escolhas que ajudarão o ambiente educacional a formar cidadãos que
viverão no mundo globalizado, mas que também trazem em sua bagagem de vida os
valores regionais. Ou seja, mesmo que existam referências nacionais para se
desenvolver habilidades e trabalhar conteúdos e competências tidas como
essenciais para estudantes de qualquer parte do país ou do mundo, é o currículo
escolar que garante como se pode, ao mesmo tempo, levar para a sala de aula a
cultura local, o estudo de problemas da realidade e a aplicação do
conhecimento, por parte dos estudantes, aos desafios que encontram em seu
cotidiano.
Disserte
sobre: Currículo e a diversidade na escola: desafios e possibilidade de atuação
para os profissionais da educação no século XXI.
A estrutura da dissertação divide-se em:
Capa; (título do trabalho é o nome da
disciplina)
Introdução do texto dissertativo – Sendo a
primeira parte do texto, você irá apresentar o assunto proposto e preparar o
leitor para o mesmo. Vale neste momento fazer uma contextualização do tema,
levantar um panorama geral e levar o leitor para reflexão crítica sobre a
temática. É importante despertar o interesse já no primeiro parágrafo.
Desenvolvimento do texto dissertativo – É
quando você irá desdobrar o assunto, fazendo sua proposta da introdução parecer
coerente. Você fará isto por meio de informações relevantes e defesa de
argumentos. Para cada argumento elencado, utilize um parágrafo de quatro a
cinco linhas para justificá-lo, sendo dois a três de desenvolvimento.
Conclusão do texto dissertativo – Trata-se
do fechamento de seu texto dissertativo. É interessante retomar a ideia exposta
da introdução e então tomar um posicionamento a respeito dela, comprovando o
ponto de vista defendido. Não tenha medo de fazer projeções para o futuro ou
dar sugestões, desde que estejam de acordo com sua proposta inicial e defesa de
argumentos.
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