Pular para o conteúdo principal

resposta 2. AVALIAÇÃO ON-LINE 5 (AOL 5) - ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA


 

  1.  

Olá, aluno (a)! Como vai

Está preparado (a) para realizar a última atividade avaliativa?

Trata-se de uma tarefa contextualizada, que aborda questões referentes ao processo administrativo e as competências e habilidades dos administradores.

O primeiro passo da tarefa é fazer a leitura do estudo de caso da Tecno Plus.

Em seguida, leia as questões de reflexão propostas e elabore um texto de, no máximo 30 linhas, para respondê-las.

Fique atento (a) aos padrões da ABNT para formatar, adequadamente, o seu texto e, não deixe de indicar as referências bibliográficas utilizadas no embasamento de sua resposta.

Bom estudo!

ESTUDO DE CASO

1. Leia o texto:

A Tecno Plus é uma organização de grande porte, que fornece equipamentos e soluções de informática para diversos tipos de empresas brasileiras. Seus produtos e serviços têm qualidade reconhecida no mercado. No entanto, os preços praticados pela Tecno Plus são bastante elevados, quando comparados aos preços praticados pelos concorrentes. Além disso, a empresa tem tido dificuldade em cumprir seus prazos de entrega. Esses estão cada vez mais dilatados. Em função disso, os diretores da Tecno Plus foram alertados pelo departamento de marketing, que a empresa tem perdido clientes para os concorrentes, de forma gradativa, nos últimos 12 meses.

Realizou-se um estudo mais detalhado dos processos internos e identificou-se que o grande gargalo estava na área de projeto e montagem de equipamentos. Então, a diretoria decidiu contratar uma empresa de consultoria para resolver a situação. Um contrato de 12 meses foi fechado. Ficou acertado que, os primeiros seis meses de consultoria estariam dedicados aos estudos de todos os processos. Nos seis meses posteriores, ocorreria o processo de implementação de mudanças necessárias a melhoria dos processos.

E, para auxiliar a consultoria contratada, na condução desses trabalhos, a direção da empresa deveria indicar um grupo de empregados para compor uma equipe interna de consultores. Esses seriam os responsáveis por acompanhar o processo inicial de análise dos processos e implantar a mudança na Tecno Plus. A direção compôs a equipe com empregados que tinham cerca de um ano na empresa. A maioria dos empregados da equipe eram trainees e gerentes júnior.

Após alguns meses de trabalho, a equipe apresentou à direção suas propostas de mudança para a Tecno Plus e essas foram aprovadas. Mas, diferentemente do que aconteceu nas reuniões com a direção da empresa, a reação dos empregados às propostas foi negativa.

Marcos, um dos engenheiros mais antigos da empresa afirmava:

- A implantação dessas mudanças afetará a qualidade dos produtos e serviços.

O técnico Antônio completou:

- Do ponto de vista técnico, essas mudanças encurtarão etapas imprescindíveis ao processo. Vocês estão propondo uma solução sem ter conhecimento de sua prática.

Marinho, outro engenheiro experiente, ressaltou:

- Suas recomendações não trarão melhorias ao processo. Vocês estão negligenciando fatores operacionais importantes.

Com isso, gerou-se um impasse na Tecno Plus. As soluções apresentadas pela consultoria em conjunto com a equipe interna não haviam sido implantadas. Um ano se passou e os problemas internos aumentaram. A diretoria culpava a consultoria. Essa culpava a equipe interna por não ter conseguido implementar as soluções necessárias para a melhoria dos processos.

E, na última reunião da diretoria, Ramiro, o presidente da Tecno Plus perguntou:

- Por que não deu certo?

E, Rodrigo, o diretor de operações da empresa, disse o seguinte:

- Será que os engenheiros e técnicos resolveram sabotar o trabalho da equipe interna?

(Texto adaptado de MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006).

 

2. Elabore sua resposta conforme as instruções abaixo (QUESTÕES PARA REFLEXÃO):

 

a) Faça uma análise dos erros cometidos pela direção da Tecno Plus, levando em consideração as atividades de planejamento, organização, liderança e controle.

 

b) Que habilidades você teria levado em consideração para formar a equipe de consultores internos?

 

c) Como você resolveria o impasse instalado na Tecno Plus?


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...

AP – Unidade 1, 2, 3 e 4

  AP – Unidade I Dentre as múltiplas competências a serem desenvolvidas pelo gestor educacional, deve-se citar sua atuação na construção de uma escola inclusiva. Partindo dessa premissa, leia o Artigo intitulado O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (VIOTO, J. R. B.; VITALIANO, C. R. O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Dialogia, São Paulo, n. 33, p. 47-59, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13671/7838. Acesso em: 22/12/2022). Tendo por base as contribuições apresentadas no Artigo, elabore um texto discursivo (de 25 a 30 linhas), discutindo como o gestor educacional pode contribuir com o processo de organização de uma escola inclusiva. Destaca-se que não serão aceitas reproduções de autores sem a devida menção à fonte. Caso utilize textos para embasar as reflexões, é essencial fazer as dev...

resposta 10/10 AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE

  AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE Segundo o ponto de vista sensorial de Miles e Riggio, surdocegos podem ser: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 São comportamentos da criança surdo cega: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Os professores principalmente e outros profissionais ligados na área da educação enfrentam o desafio da inclusão, o que não poderia ser chamado assim, pois na verdade a etapa da adaptação a essa nossa realidade já deveria ter sido superada. As escolas deveriam estar adequadas ás necessidades de todos os alunos que necessitam dessas adaptações e apresentam a minoria dentro das escolas. Essas adequações vêm de encontro à acessibilidade, de acordo com o Dischinger e Machado (2006), esta se apresenta nas seguintes dimensões: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 P...