Pular para o conteúdo principal

RESPOSTAS


 1.          Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Atividade Contextualizada

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

1.            Conteúdo do exercício

  1.  

Parte superior do formulário

Olá aluno (a)!

Bem-vindo (a) a mais uma atividade!

Faremos um estudo de caso, de uma empresa fictícia do ramo de supermercados localizada no Estado de Pernambuco, no município de Caruaru, cujo nome é Extra Market. Diante dos resultados analisados da empresa, foi realizado um planejamento estratégico e em uma das etapas foi feita a Análise de SWOT do supermercado Extra Market, ou seja, verificaram-se os ambientes interno e externo e os resultados apresentados foram esses abaixo:

Ambiente Interno 

Pontos Fortes (Forças)

    • Chances de oferecer serviços diferenciados baseado na necessidade do cliente;
    • Capacidade de manter promoções semanais;
    • Experiência no setor varejista e buscar sempre a inovação tanto em conhecimentos, quanto em produtos e serviços.

Pontos Fracos (Fraquezas)

    • Péssima localização;
    • Estrutura física deficitária, pequena;
    • Recursos financeiros escassos para realizar investimentos.

Ambiente Externo

Oportunidades

    • Expansão do ramo varejista, com grande demanda no município;
    • Aumentar os negócios utilizando estratégias de marketing;
    • Fidelização de clientes.

Ameaças

    • Concorrentes com localizações mais privilegiadas;
    • Procura de clientes por ambientes mais confortáveis;
    • Possibilidade de entrada de novos concorrentes no município.

Diante do cenário que foi desenhado para análise de SWOT, quais seriam as estratégias ideais para alavancar os negócios do Supermercado Extra Market, para se manter competitiva no mercado varejista?

Lembre-se que sua análise deve conter 30 (trinta) linhas no máximo!

Aguardamos sua postagem!

Bons estudos!

Parte inferior do formulário


 

2.          Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Atividade Contextualizada

1.1   Conteúdo do exercício

  1.  

Olá, aluno (a)! Como vai

Está preparado (a) para realizar a última atividade avaliativa?

Trata-se de uma tarefa contextualizada, que aborda questões referentes ao processo administrativo e as competências e habilidades dos administradores.

O primeiro passo da tarefa é fazer a leitura do estudo de caso da Tecno Plus.

Em seguida, leia as questões de reflexão propostas e elabore um texto de, no máximo 30 linhas, para respondê-las.

Fique atento (a) aos padrões da ABNT para formatar, adequadamente, o seu texto e, não deixe de indicar as referências bibliográficas utilizadas no embasamento de sua resposta.

Bom estudo!

ESTUDO DE CASO

1. Leia o texto:

A Tecno Plus é uma organização de grande porte, que fornece equipamentos e soluções de informática para diversos tipos de empresas brasileiras. Seus produtos e serviços têm qualidade reconhecida no mercado. No entanto, os preços praticados pela Tecno Plus são bastante elevados, quando comparados aos preços praticados pelos concorrentes. Além disso, a empresa tem tido dificuldade em cumprir seus prazos de entrega. Esses estão cada vez mais dilatados. Em função disso, os diretores da Tecno Plus foram alertados pelo departamento de marketing, que a empresa tem perdido clientes para os concorrentes, de forma gradativa, nos últimos 12 meses.

Realizou-se um estudo mais detalhado dos processos internos e identificou-se que o grande gargalo estava na área de projeto e montagem de equipamentos. Então, a diretoria decidiu contratar uma empresa de consultoria para resolver a situação. Um contrato de 12 meses foi fechado. Ficou acertado que, os primeiros seis meses de consultoria estariam dedicados aos estudos de todos os processos. Nos seis meses posteriores, ocorreria o processo de implementação de mudanças necessárias a melhoria dos processos.

E, para auxiliar a consultoria contratada, na condução desses trabalhos, a direção da empresa deveria indicar um grupo de empregados para compor uma equipe interna de consultores. Esses seriam os responsáveis por acompanhar o processo inicial de análise dos processos e implantar a mudança na Tecno Plus. A direção compôs a equipe com empregados que tinham cerca de um ano na empresa. A maioria dos empregados da equipe eram trainees e gerentes júnior.

Após alguns meses de trabalho, a equipe apresentou à direção suas propostas de mudança para a Tecno Plus e essas foram aprovadas. Mas, diferentemente do que aconteceu nas reuniões com a direção da empresa, a reação dos empregados às propostas foi negativa.

Marcos, um dos engenheiros mais antigos da empresa afirmava:

- A implantação dessas mudanças afetará a qualidade dos produtos e serviços.

O técnico Antônio completou:

- Do ponto de vista técnico, essas mudanças encurtarão etapas imprescindíveis ao processo. Vocês estão propondo uma solução sem ter conhecimento de sua prática.

Marinho, outro engenheiro experiente, ressaltou:

- Suas recomendações não trarão melhorias ao processo. Vocês estão negligenciando fatores operacionais importantes.

Com isso, gerou-se um impasse na Tecno Plus. As soluções apresentadas pela consultoria em conjunto com a equipe interna não haviam sido implantadas. Um ano se passou e os problemas internos aumentaram. A diretoria culpava a consultoria. Essa culpava a equipe interna por não ter conseguido implementar as soluções necessárias para a melhoria dos processos.

E, na última reunião da diretoria, Ramiro, o presidente da Tecno Plus perguntou:

- Por que não deu certo?

E, Rodrigo, o diretor de operações da empresa, disse o seguinte:

- Será que os engenheiros e técnicos resolveram sabotar o trabalho da equipe interna?

(Texto adaptado de MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006).

 

2. Elabore sua resposta conforme as instruções abaixo (QUESTÕES PARA REFLEXÃO):

 

a) Faça uma análise dos erros cometidos pela direção da Tecno Plus, levando em consideração as atividades de planejamento, organização, liderança e controle.

 

b) Que habilidades você teria levado em consideração para formar a equipe de consultores internos?

 

c) Como você resolveria o impasse instalado na Tecno Plus?


 

3.          Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Atividade Contextualizada

1.2   Conteúdo do exercício

  1.  

Caro estudante, agora teremos uma oportunidade diferenciada de estudo, reflexão e construção de conhecimento no tema abordado em nossa disciplina.

 

Um banqueiro de 45 anos acorda uma noite com uma cegueira e com uma dor que ele nunca sentiu, que atravessava o lado inferior esquerdo, o rosto e a mandíbula. Sua esposa o leva para a sala de emergência de um hospital universitário a três quilômetros de distância, onde ele é examinado pelo médico que prescreve um analgésico e um sedativo. O médico não consegue fazer um diagnóstico firme, mas suspeita que o ataque está associado ao intenso trabalho, que gerou estresse intenso no paciente.

Horas depois, a dor começa a diminuir, e o banqueiro finalmente vai para casa. Depois de dois episódios semelhantes, no mês seguinte, o banqueiro consulta um outro médico em outro hospital, que o encaminha para um dentista. O dentista descobre duas deteriorações em seus molares no lado inferior direito e os substitui. Após isso o ataque e as dores persistem, ele então procura novamente o hospital e o médico plantonista o encaminha para um endodontista, que realiza um canal em um terceiro dente.

Porém, nada disso ajuda o banqueiro cujo os ataques continuam a piorar. Finalmente, um outro médico da emergência, percebe que mesmo após medicação o banqueiro permanece com dor constante, o encaminha para um neurologista que, em 5 minutos, diagnostica um caso clássico de neuralgia e, com o medicamento que ele prescreve, o banqueiro fica sem dor e depois de duas semanas tem uma recuperação completa.

Observe os acontecimentos da tomada de decisão e descreva os elementos e problemas identificados na tomada de decisão. Construa o seu processo decisório que de forma eficaz iria diagnosticar o problema do paciente em seu primeiro atendimento. Não esqueça de utilizar todos os itens abordados nessa unidade para essa construção. Boa prática!

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...

AP – Unidade 1, 2, 3 e 4

  AP – Unidade I Dentre as múltiplas competências a serem desenvolvidas pelo gestor educacional, deve-se citar sua atuação na construção de uma escola inclusiva. Partindo dessa premissa, leia o Artigo intitulado O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (VIOTO, J. R. B.; VITALIANO, C. R. O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Dialogia, São Paulo, n. 33, p. 47-59, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13671/7838. Acesso em: 22/12/2022). Tendo por base as contribuições apresentadas no Artigo, elabore um texto discursivo (de 25 a 30 linhas), discutindo como o gestor educacional pode contribuir com o processo de organização de uma escola inclusiva. Destaca-se que não serão aceitas reproduções de autores sem a devida menção à fonte. Caso utilize textos para embasar as reflexões, é essencial fazer as dev...

resposta 10/10 AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE

  AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE Segundo o ponto de vista sensorial de Miles e Riggio, surdocegos podem ser: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 São comportamentos da criança surdo cega: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Os professores principalmente e outros profissionais ligados na área da educação enfrentam o desafio da inclusão, o que não poderia ser chamado assim, pois na verdade a etapa da adaptação a essa nossa realidade já deveria ter sido superada. As escolas deveriam estar adequadas ás necessidades de todos os alunos que necessitam dessas adaptações e apresentam a minoria dentro das escolas. Essas adequações vêm de encontro à acessibilidade, de acordo com o Dischinger e Machado (2006), esta se apresenta nas seguintes dimensões: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 P...