PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Tecnologia em Gestão Hospitalar
CURSO: Tecnologia em Gestão Hospitalar
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
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Tecnologia em Gestão Hospitalar
Curso:
Tecnologia em Gestão
Hospitalar
Semestre: 4º / 5º
Disciplinas:
Auditoria em Saúde.
Gestão da Qualidade e Acreditação Hospitalar.
Processos Logísticos.
Bioética e Biossegurança.
Sistemas de Informação Gerencial.
Professores
Dayane Aparecida Scaramal;
Edmarcos Carrara d Souza;
Eduardo de Faria Nogueira;
Francielly Midori Bueno de Freitas.
Competências:
Desenvolver de um Plano de Gerenciamento de Resíduos
Sólidos (PGRS) em uma unidade hospitalar;
Propor intervenções com base em uma auditoria;
Identificar estratégias para a solicitação do processo de
acreditação hospitalar.
Compreender a logística de suprimentos no contexto
hospitalar.
Habilidades:
Ser capaz de promover a aplicação prática dos principais temas
estudados nas disciplinas do semestre, a partir da elaboração de
estratégias gerenciais para solucionar potenciais problemas no
ambiente hospitalar.
Objetivos da
Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de ensinoaprendizagem que tem por objetivos:
Favorecer a aprendizagem.
Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado
eficiente e eficaz.
Promover o estudo dirigido a distância.
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Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o
auto aprendizado.
Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.
Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas
pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia
do Ministério da Educação.
Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução
de problemas práticos relativos à profissão.
Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a
emancipação intelectual.
Prezado aluno (a),
Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas à
elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância,
considerando as disciplinas norteadoras. A sua participação na consecução da proposta é
fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em
sua atuação profissional. Nessa produção textual deverá ser considerado o caso do Hospital Santa
Cruz, apresentado na sequência.
Leitura e interpretação da SGA
a) Na Produção Textual em Grupo (PTG) vocês deverão, em um primeiro momento, conhecer a
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA).
b) Em um segundo momento, vocês deverão se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem
(SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, sigam
as orientações fornecidas nesse material e nas fundamentações teóricas diversas (livros das
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disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos
professores ou pesquisados por vocês).
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
O Hospital Santa Cruz é uma organização privada de nível terciário composto por 126 leitos de
internação, destinados as UTIs adulta, neonatal e pediátrica, clínica-cirúrgica e obstetrícia, além de
unidades de cuidados intermediários. Atualmente, encontra-se com dificuldades para atender sua
demanda, que aumenta a cada dia, haja visto a reestruturação feita para atender os casos suspeitos
e confirmados de Covid-19. O Hospital vem se preparando desde antes de o primeiro caso de Covid19 ser registrado no Brasil. A busca por um novo nível de acreditação é resultado do empenho de
todos. Em relação à concorrência, a Instituição não é a única da cidade com certificação. Atualmente
o hospital conta com o título de ‘Acreditado’ (Nível 1), no entanto, o hospital já passou por duas
auditorias para recertificação, válida por dois anos cada, e, anualmente, recebe auditores externos
para uma visita periódica. A direção do Hospital, preocupada com o cenário da pandemia, deseja
manter o padrão de segurança e efetividade dos atendimentos, por isso, almeja receber o título de
Acreditado Pleno (Nível 2). Diante da situação, o gerente do Hospital, contratou uma equipe de
profissionais especializados em gestão da qualidade/acreditação e processos de auditoria, para
avaliar a instituição como um todo. Vale lembrar, que a auditoria visa identificar as fragilidades,
analisando-as e sugerir melhorias para o alcance dos objetivos desejados. Durante a auditoria
externa, foram identificadas questões relevantes em algumas unidades:
Farmácia
• Medicamentos com baixo estoque.
• Problemas com alguns fornecedores (entrega, prazos, contratos de fornecimento, fornecedores
não qualificados).
• Problemas com o gerenciamento das informações com relação a controle de estoque (materiais de
consumo, medicamentos e etc).
• Problemas com a comunicação e gerenciamento das informações entre diferentes setores.
Unidade de Terapia Intensiva
Ausência de um protocolo de avaliação por gravidade ou atendimento.
Fragilidades no Plano de Gerenciamento de Resíduos por falta de local adequado para armazenar
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o lixo no local de geração.
Dificuldade de comunicação entre a Unidade de Terapia Intensiva e os demais setores.
Equipamentos (monitores, eletrocardiógrafo, esfigmomanômetro digitais e manuais, entre
outros) apresentando falhas operacionais, evidenciando fragilidade no gerenciamento da unidade.
Estes são problemas que preocupam o gestor do hospital e que precisam ser rapidamente
solucionados para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Instituição. Além disso, um
dos objetivos é atingir certificação de “Nível 2 – Hospital Acreditado Pleno” pela Organização
Nacional de Acreditação (ONA). Esse processo de acreditação é realizado pelos demais hospitais na
busca pela melhoria da qualidade dos serviços em saúde. Portanto, iniciativas deverão ser tomadas
a fim de prepará-la para tal processo. É importante destacar que a acreditação em saúde,
corresponde a uma metodologia de avaliação espontânea, ou seja, a instituição procura este tipo de
avaliação, no sentido de garantir a qualidade da assistência em saúde, por meio de parâmetros
previamente aceitos. A acreditação está voltada para três princípios básicos:
1. Estrutura da organização: recursos físicos, materiais e humanos;
2. O processo da prestação de serviços em saúde;
3. Os resultados, incluindo a satisfação do cliente.
Diante deste contexto, vocês, enquanto futuros gestores hospitalares, precisa identificar soluções
para que o hospital consiga melhorar seus serviços.
Baseado na situação geradora descrita acima produza um texto que aborde todos os tópicos
mencionados abaixo:
Para isso, busque soluções para os problemas apresentados, mas, lembre-se de que TODOS os
desafios propostos devem ser respondidos fazendo articulações com a SGA apresentada e a teoria
respectiva. Logo, é fundamental apresentar poder argumentativo e boa fundamentação das
justificativas.
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DESAFIOS PROPOSTOS
DESAFIO 1 - Gestão da Qualidade e Acreditação Hospitalar:
O processo de acreditação está intimamente relacionado com a qualidade e com a segurança do
atendimento em saúde. Desse modo, as Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde podem
solicitar o processo de Acreditação, realizado por organizações não governamentais, com ou sem fins
lucrativos. A principal entidade mantenedora da Acreditação brasileira é a Organização Nacional de
Acreditação (ONA), criada em 1999, responsável por credenciar Instituições Acreditadoras para
realizar avaliações pela metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação - ONA.
Considerando que o Hospital Santa Cruz deseja ser um Hospital “Acreditado Pleno (Nível 2)’’, ele
precisa submeter-se a fase de avaliação, compreendida pela vistoria de todos os setores e unidades
hospitalares. Para que o hospital seja avaliado é importante que todos os colaboradores sejam
informados e preparados para tal processo. A visita, propriamente dita, deve ser solicitada
formalmente à Instituição Acreditadora Credenciada pela ONA.
Diante deste contexto e da situação-problema, é importante que vocês, enquanto futuros gestores
hospitalares, compreendam o processo de acreditação. Por isso:
Destaque as principais características do “Nível 2 – Acreditado Pleno", além de identificar quais
estratégias podem ser realizadas pelo hospital frente às fragilidades encontradas. Ressalte o período
em que a instituição pode permanecer com este Nível de Acreditação, ou seja, a validade dele.
REFERÊNCIAS
BERTO, A. M.; UHLMAN, V. O.; ERDMANN, R. H.; KAWASE, P. R. Acreditação hospitalar: uma
complementariedade proveitosa para a gestão da produção. Rev Sistemas & Gestão, 2017; v. 12, p.
447-461.Disponível em: http://www.revistasg.uff.br/index.php/sg/article/view/1155/744. Acesso
em: 31 jan. 2020.
OLIVEIRA, J.L.C.; MATSUDA, L.M. Descredenciamento da certificação pela acreditação hospitalar:
percepções de profissionais. Texto Contexto Enferm, 2016; v. 25, n.1. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/tce/v25n1/pt_0104-0707-tce-25-01-4430014.pdf. Acesso em: 31 jan.
2020.
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DESAFIO 2 – Sistemas de Informação Gerencial:
Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) proporcionam aos gerentes o controle e monitoramento
das operações, e apoiam o planejamento e a tomada de decisão. Os SIG geram informações das
diversas áreas funcionais de uma organização, a partir da integração com os Sistemas de
Processamento de Transações (SPT) e com os Sistemas de Planejamento de Recursos Empresariais
(ERP). Considerando o contexto da SGA, o diretor do Hospital Santa Cruz decidiu investir na
reestruturação dos sistemas de informação e nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC),
principalmente do setor da farmácia hospitalar, responsável pela gestão da aquisição e estoque dos
medicamentos e equipamentos médicos, para controlar a entrada e distribuição dos produtos para
as farmácias setoriais e centros cirúrgicos, e assim, assegurar e garantir o nível de Acreditado Pleno
(Nível 2) do Hospital.
Agora, é o momento de você e sua equipe elaborarem um plano para a implantação de um ERP,
considerando os principais objetivos de um ERP, que possibilita a integração dos processos de
negócio das diferentes áreas funcionais de uma organização de forma flexível e segura, para
apoiarem a padronização dos processos de negócio e acreditação, garantindo a segurança dos
pacientes e, consequentemente reduzindo custos e glosas médicas.
O plano deve contemplar:
1. A descrição dos benefícios e melhorias que o ERP proporcionará para a empresa e
principalmente para o setor da farmácia hospitalar, responsável pelo controle do estoque.
2. A definição e descrição dos processos de negócio que o sistema ERP contemplará. Pode-se
adotar um Fluxograma ou um Diagrama de Processos de Negócio - Business Process Diagram
(BPD) para representar os processos de negócio definidos.
3. A definição e descrição detalhada de todos os recursos e funcionalidades do ERP que será
implantado (indicar o nome e fabricante), bem como, das demais tecnologias que se
integrarão com os serviços do ERP escolhido, considerando principalmente as tecnologias
emergentes, como por exemplo, a tecnologia Radio-Frequency IDentification (RFID -
Identificação por Rádio Frequência) para o controle de estoque dos medicamentos e
equipamentos de alto custo, por exemplo.
REFERÊNCIAS
GORDON, S. R. Sistemas de informação: uma abordagem gerencial. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
Disponível em < http://bit.ly/CRM-Gordon_MHisa. Acesso em: 30 jan. 2020.
NUNES, S. E.; SANTANA, G. A. Tecnologia da informação na gestão do conhecimento. Londrina:
Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. Disponível em: https://bibliotecavirtual.com/detalhes/livro/800. Acesso em: 30 jan. 2020.
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O’BRIEN, J. A. Administração de sistemas de informação. 15 ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.
Disponível em: http://bit.ly/CicloDesenv_MHisa. Acesso em 30 jan. 2020.
STAIR, R. M.; REYNOLDS, G. W. Princípios de sistemas de informação. 11 ed. São Paulo: Cengage
Learning, 2015. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788522124107.
Acesso em 30 jan. 2020.
VALLE, R.; OLIVEIRA, S. B. (Org.). Análise e modelagem de processos de negócio: foco na notação
BPMN (Business Process Modeling Not.. São Paulo: Atlas, 2013. Disponível em:
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788522479917: Acesso em: 30 jan. 2020.
DESAFIO 3 – Auditoria em Saúde:
Assim como o processo de acreditação contribui para a melhoria da qualidade e da segurança
na área da saúde, a auditoria também contribui a estes aspectos por meio do planejamento e
execução dos seus trabalhos, permitindo que o auditor avalie as situações para recomendar
melhorias. Nesse sentido, em razão dos problemas mencionados na Situação Geradora de
Aprendizagem (SGA), está sendo realizado uma auditoria plena em todo o hospital, no entanto, você
e sua equipe de profissionais de Auditoria, preocupados com qualidade da saúde e dos trabalhos,
foram designados para realizar a auditoria na Farmácia desse hospital.
Durante a execução da auditoria, foram registradas nos papéis de trabalho os achados e as
evidências, os quais são elementos fundamentais para embasar a opinião da auditoria sobre as
atividades e os processos do hospital e permitir que ela forneça recomendações, levando, esta
avaliação, ao aumento da qualidade e da segurança dos atendimentos na saúde.
Os achados identificados foram: a) Medicamentos com baixo estoque; b) Problemas com
alguns fornecedores (entrega, prazos, contratos de fornecimento, fornecedores não qualificados); c)
Problemas com o gerenciamento das informações com relação a controle de estoque (materiais de
consumo, medicamentos e etc).
Assim, com base nas informações obtidas e apresentadas a respeito da Farmácia Hospitalar,
descreva o papel do programa de auditoria nesta situação. Agora, liste pelo menos cinco
recomendações, de modo, a sugerir as ações que o hospital poderia tomar para resolver os
problemas identificados. Veja a lista de referências, pois é sugerida a leitura de alguns manuais de
auditoria:
REFERÊNCIAS
INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE. Manual de Procedimentos da Unidade Auditoria Interna do
IFC. UNAI – IFC. 2016. Disponível em: . Acesso em: 21 jan. 2020.
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Manual de Auditoria Interna. Auditoria Geral da
UFMG. 2ª versão. Belo Horizonte: 2013. Disponível em:
.
Acesso em: 21 jan. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Manual de Auditoria Interna. AUDIN. Rio de Janeiro:
UNIRIO, 2016. Disponível em: . Acesso em 15
jan. 2020.
DESAFIO 4 - Processos Logísticos:
A logística é o conjunto de atividades que integra, coordena e controla o fluxo físico de materiais e
de informações nas fases de: compra, armazenagem, manipulação de material, movimentação,
distribuição e transporte. Dentre os subprocessos que se destaca a logística de suprimentos que é
responsável pela entrada de todos os suprimentos, ou seja, todos os insumos necessários à atender
a demanda, como por exemplo, medicamentos, gases, equipamentos e mão de obra, até a liberação
para que possam ser efetivamente consumidos. Envolve ainda as atividades de seleção de
fornecedores, aquisição, definição dos meios de transporte, processos de armazenagem, a gestão e
ainda coordena o fluxo de informações relacionados a estes insumos. Como mencionado na Situação
Geradora de Aprendizagem (SGA), o Hospital Santa Cruz apresenta problemas com alguns
fornecedores (entrega, prazos, contratos de fornecimento, fornecedores não qualificados). Deste
modo, cabe a você e sua equipe neste momento desenvolver um manual que servirá para orientar o
desenvolvimento, avaliação e cadastro de novos fornecedores. Isso significa dizer que nenhum
fornecedor poderá trabalhar com o Hospital San Martin caso todos os requisitos e critérios não
estejam de acordo com este manual.
REFERÊNCIAS
FERREIRA, L. et al. Processos logísticos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
PIRES, S. R. I. Gestão da cadeia de suprimentos. São Paulo: Atlas, 2016.
DESAFIO 5 – Bioética e Biossegurança:
Todas as instituições geradoras de resíduos de serviços de saúde devem elaborar um Plano de
Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, também conhecido pele sigla PGRSS. Esse plano
dever ser baseado nas características dos resíduos gerados e na classificação destes, estabelecendo
as diretrizes para o seu manejo. Percebe-se que a Unidade de Terapia Intensiva apresenta
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fragilidades no Plano de Gerenciamento de Resíduos por falta de local adequado para armazenar o
lixo no local de geração. Diante desse problema identificado na Situação Geradora de Aprendizagem
(SGA), conceitue o que é Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) e qual
o seu objetivo. Após isso, pensando enquanto gestor hospitalar, pontue e explique o passo-a-passo
da elaboração do PGRSS.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Manual de gerenciamento
de resíduos de serviços de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.
HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO (HC-UFTM),
administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) – Ministério da Educação
Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde – Gerência de Resíduos/Setor de
Hotelaria Hospitalar do HC-UFTM, Uberaba, 2018. 66p.
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
O trabalho será realizado INDIVIDUALMENTE;
A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos ao
de outros alunos;
O AUTOR do trabalho deve postar o trabalho na pasta específica (na pasta atividades
interdisciplinares) obedecendo o prazo limite de postagem conforme disposto no cronograma do
curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade;
É importante que você leia os materiais disponíveis das disciplinas do semestre;
Além da pesquisa nos materiais das disciplinas, lembre-se de que a Biblioteca Digital tem
excelentes obras que tratam dos temas propostos. (A pesquisa é fundamental para o bom
desenvolvimento do trabalho);
A Produção Textual deverá ser desenvolvida inteiramente dentro das Normas da ABNT (Capa,
Folha de rosto, Sumário, Desenvolvimento, Conclusão, Referências, etc).
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NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
- Para o desenvolvimento do trabalho, você deverá consultar e se fundamentar nas teleaulas,
webaulas, sugestões de leitura e no livro-texto disponível na Biblioteca Digital, bem como, contar
com a orientação dos tutores a distância por meio do sistema de mensagens.
- Todos os procedimentos devem ser realizados dentro do prazo devido.
- A produção textual deve ter, no mínimo, 5 e, no máximo, 10 laudas (páginas). As referências não
serão contadas entre as laudas;
- A produção textual deve ser cadastrada em arquivo Word;
- A produção textual deverá obedecer às normas técnicas da ABNT. Acesse a “Biblioteca Digital”,
clique em “Padronização” e escolha as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo
para elaboração de Trabalho Acadêmico”;
- O trabalho deverá ser postado na pasta específica, no prazo estipulado no AVA. Atenção aos
prazos de postagens!
- Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, você deverá buscar orientações por meio do
sistema de mensagens;
Importante: A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos
idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da Internet. Os trabalhos
plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade.
ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO DO TRABALHO
A produção textual deverá ser desenvolvida de acordo com as Normas ABNT (Capa, Folha de
rosto, Sumário, etc.).
Após a realização das tarefas, elabore um relatório contemplando todos os estudos
realizados, organizando-o com base nos seguintes critérios:
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Introdução: você deve apresentar um texto que contemple os objetivos da produção
textual, bem como os principais assuntos que serão discutidos ao longo do trabalho de
maneira sucinta.
Desenvolvimento: será composto por um texto coeso, respondendo aos:
Desafio 1
Desafio 2
Desafio 3
Desafio 4
Desafio 5
Considerações finais: você deve apresentar um texto que retome os objetivos da produção
textual, apresentando as principais reflexões desenvolvidas a partir da temática em estudo.
Referências: apresentar todas as referências utilizadas na elaboração da produção de
acordo com as normas da ABNT.
Anexos: apresentar os anexos, se houver.
Além dos elementos citados acima, o relatório final deve conter capa e folha de rosto.
Atente-se ao prazo de envio da atividade.
Bom trabalho a todos!
Equipe de professores.
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