Pular para o conteúdo principal

RESPOSTAS


 A área de gestão de projetos foi tratada de forma intuitiva por muitos anos. No final do século XX e início dos anos 2000, ela se torna profissional com trabalhadores se especializando no assunto e contribuíram para a elaboração dos guias (manuais), que se tornaram referências mundiais e ficaram conhecidos como boas práticas em gestão de projetos.

Todas as melhores práticas, embora diferentes em alguns conceitos, têm em comum qual das alternativas a seguir?


Alternativas:

  • a)

    Elas foram estruturadas para aumentar o número de associados e de profissionais certificados

  • b)

    Elas foram estruturadas para aumentar a popularidade da marca e manter grupos fechados de estudo.

  • c)

    Elas foram estruturadas para trazer uma padronização da linguagem e um agrupamento das principais técnicas e ferramentas sobre projetos.

  • d)

    Elas foram estruturadas para manter arquivos de profissionais e experiências em projetos na internet, abertos para consultas.

  • e)

    Elas foram estruturadas para dedicar eventos e recursos apenas aos órgãos públicos e às empresas participantes do grupo.

2)

A maneira como a empresa pensa a sua estrutura organizacional trará impactos diretos sobre o início, planejamento, execução e encerramento de um projeto. A estrutura organizacional pode ser apresentada por um organograma que mostra um desenho que demonstra a divisão dos cargos dos funcionários, bem como a hierarquia, as linhas de comando e as redes de comunicação de uma empresa.

Dentre todas as estruturas organizacionais que podem ser utilizadas em uma empresa, qual delas dificulta mais a questão de liderança do gerente de projetos sobre seus subordinados?


Alternativas:

  • a)

    Estrutura projetizada.

  • b)

    Estrutura matricial balanceada.

  • c)

    Estrutura matricial forte.

  • d)

    Estrutura funcional.

  • e)

    Estrutura matricial equilibrada.

3)

O ciclo de vida do projeto é constituído pelas fases do projeto, que devem ser cumpridas, numa ordem lógica, para que ele alcance seu resultado, ou seja, antes do projeto ser colocado em prática, por exemplo, ele deve ser iniciado e planejado para que as atividades que o compõem sejam realizadas de forma mais precisa e organizada.

No ciclo de vida do projeto, em que fase são tratados os possíveis desvios de rota, evitando atrasos e aumento de custos?


Alternativas:

  • a)

    No termo de abertura.

  • b)

    No monitoramento e controle da fase de execução.

  • c)

    No planejamento.

  • d)

    No fechamento

  • e)

    Na iniciação.

4)

Para melhorar os projetos executados pela empresa XPTO, um estudo foi realizado no escritório de projetos onde foram levantadas as falhas mais recorrentes, sendo elas: falha de identificação dos stakeholders, pendências de pagamento, comunicação inadequada e provisões financeiras errôneas.

A partir destas principais falhas identificadas, é correto afirmar que há problemas nas respectivas fases, conhecidas como:


Alternativas:

  • a)

    Fase de conceito, fase de conclusão do projeto,  fase do planejamento do projeto e fase de implementação do projeto.

  • b)

    Fase de conclusão do projeto, fase de implementação do projeto, fase de cconceito e fase do planejamento do projeto.

  • c)

    Fase de conceito, fase de conclusão do projeto, fase implementação do projeto e fase do planejamento do projeto.

  • d)

    Fase de planejamento do projeto, fase de conceito, fase de conclusão do projeto e fase implementação do projeto.

  • e)

    Fase de implementação do projeto, fase do planejamento do projeto, fase conceito e fase de conclusão do projeto.

5)

A ponte Rio-Niteroi quando foi construída, era considerada a terceira mais longa do mundo com o objetivo de encurtar
significativamente a distância entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, visto que antes da criação da ponte, a travessia era feita através de barcos ou passando pela cidade de Magé, uma viagem de cerca de 100 km. Observando esse exemplo, podemos concluir que a Ponte Presidente Costa e Silva, como também é chamada, é sem dúvidas um projeto de sucesso.
Porém, o projeto da Ponte obteve alguns problemas, dentre eles a morte de operários e engenheiros e o não cumprimento de prazos. A construção iniciou-se em 1969 e tinha um prazo de conclusão de dois anos. Entretanto, a ponte só foi inaugurada três anos após o prazo inicial, ultrapassando assim, o prazo previso e tendo sua inauguração somente em 1974.


UVAGP. O que é um projeto de sucesso? Disponível em: https://uvagpclass.wordpress.com/2017/03/29/o-que-e-um-projeto-de-sucesso/. Acesso em: 20 fev. 2020. 

 

Tomando como base esse trecho, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 

I. A maturidade de um escritório de projetos tem um impacto direto nos resultados de sucesso de seus projetos.

PORQUE

II. Os projetos tidos como de sucesso nos dias de hoje são aqueles que simplesmente entregam seus resultados dentro do escopo, prazo e custo conforme planejado.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.


Alternativas:

  • a)

    As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.

  • b)

    As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.

  • c)

    A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.

  • d)

    A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.

  • e)

    As asserções I e II são proposições falsas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...

AP – Unidade 1, 2, 3 e 4

  AP – Unidade I Dentre as múltiplas competências a serem desenvolvidas pelo gestor educacional, deve-se citar sua atuação na construção de uma escola inclusiva. Partindo dessa premissa, leia o Artigo intitulado O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (VIOTO, J. R. B.; VITALIANO, C. R. O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Dialogia, São Paulo, n. 33, p. 47-59, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13671/7838. Acesso em: 22/12/2022). Tendo por base as contribuições apresentadas no Artigo, elabore um texto discursivo (de 25 a 30 linhas), discutindo como o gestor educacional pode contribuir com o processo de organização de uma escola inclusiva. Destaca-se que não serão aceitas reproduções de autores sem a devida menção à fonte. Caso utilize textos para embasar as reflexões, é essencial fazer as dev...

resposta 10/10 AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE

  AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE Segundo o ponto de vista sensorial de Miles e Riggio, surdocegos podem ser: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 São comportamentos da criança surdo cega: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Os professores principalmente e outros profissionais ligados na área da educação enfrentam o desafio da inclusão, o que não poderia ser chamado assim, pois na verdade a etapa da adaptação a essa nossa realidade já deveria ter sido superada. As escolas deveriam estar adequadas ás necessidades de todos os alunos que necessitam dessas adaptações e apresentam a minoria dentro das escolas. Essas adequações vêm de encontro à acessibilidade, de acordo com o Dischinger e Machado (2006), esta se apresenta nas seguintes dimensões: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 P...