UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
VICE-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO
MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE
TRABALHOS ACADÊMICOS
Rio de Janeiro
2019
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
1 DEFINIÇÕES 04
2 ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS 05
2.1 PARTE EXTERNA 06
2.1.1 Capa 06
2.1.2 Lombada 07
2.2 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS 08
2.2.1 Folha de rosto 08
2.2.2 Errata 13
2.2.3 Folha de aprovação 14
2.2.4 Dedicatória 15
2.2.5 Agradecimentos 16
2.2.6 Epígrafe 17
2.2.7 Resumo na língua vernácula 18
2.2.8 Resumo em língua estrangeira 19
2.2.9 Lista de ilustrações 20
2.2.10 Lista de tabelas 21
2.2.12 Lista de abreviaturas, siglas e símbolos 22
2.2.13 Sumário 23
2.3 ELEMENTOS TEXTUAIS 24
2.3.1 Introdução 24
2.3.2 Desenvolvimento 24
2.3.3 Conclusão 24
2.4 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS 25
2.4.1 Referências 25
2.4.2 Glossário 30
2.4.3 Apêndice 30
2.4.4 Anexo 31
3 CITAÇÕES E NOTAS DE RODAPÉ 31
3.1 CITAÇÃO 31
3.1.1 Citação direta 31
3.1.2 Citação indireta 32
3.1.3 Citação de citação 32
3.2 NOTAS DE RODAPÉ 33
4 NORMAS PARA APRESENTAÇÃO GRÁFICA 34
4.1 FORMATO 34
4.2 MARGEM 35
4.3 ESPACEJAMENTO 36
4.4 PAGINAÇÃO 36
4.5 TABELAS 37
5 PROJETO DE PESQUISA 38
5.1 ETAPAS DO PROJETO DE PESQUISA 39
6 NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE POSTER 41
REFERÊNCIAS
APRESENTAÇÃO
A Universidade Estácio de Sá apresenta o Manual para Elaboração de
Trabalhos Acadêmicos, visando a padronização das publicações acadêmicocientíficas da Instituição dentro dos padrões de normatização vigentes.
O objetivo principal desse manual é auxiliar os alunos de graduação e pósgraduação na elaboração de trabalhos acadêmicos, em conformidade com as
normas técnicas e regras da ABNT, facilitando o trabalho dos docentes e
orientadores quanto à sua estruturação e apresentação gráfica.
A Estácio tem como princípio norteador de sua missão institucional a
indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Através de sua política de
Pesquisa Institucional, busca estimular a vocação científica e a interação entre
alunos e pesquisadores, ampliar fronteiras com oportunidades de intercâmbio e
informações sobre programas de cooperação internacional.
Nesse contexto, o manual se constitui numa importante ferramenta para a
elaboração, estruturação e formatação de trabalhos acadêmicos, apresentando
os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, obrigatórios ou opcionais, dos
projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso (TCC), dissertações, teses
e artigos científicos.
Para a elaboração deste manual, foram utilizadas as seguintes normas da
Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):
NORMA ANO ASSUNTO
NBR 6034 2004 Índice
NBR 6028 2003 Resumo e Abstract
NBR 6027 2012 Sumário
NBR 6023 2018 Referências Bibliográficas
NBR 15287 2011 Projeto de pesquisa
NBR 14724 2011 Trabalhos Acadêmicos
NBR 12225 2004 Lombada
NBR 10520 2002 Citações
4
1 DEFINIÇÕES
TRABALHO ACADÊMICO
Documento que representa o resultado de investigação científica, sob a
coordenação de um orientador, vinculado a um curso, programa ou projeto
científico. Deve expressar o rigor e pensamento crítico sobre o tema escolhido,
apresentando conclusões ou contestações com clareza e objetividade.
PROJETO DE PESQUISA
É o planejamento do método a ser utilizado pelo pesquisador no qual
constam as etapas da investigação, os instrumentos e estratégias, no prazo
estabelecido para o término da pesquisa. É o documento orientador dos rumos da
pesquisa.
DISSERTAÇÃO
É um trabalho científico que exige a apresentação e defesa de tema bem
delimitado, diante de banca examinadora, para a obtenção de título de mestre.O
autor faz uso de materiais e métodos e analisa dados resultantes de pesquisa
empírica, apresentando resultados com natureza reflexiva, sob a coordenação de
um orientador (professor doutor).
TESE
É um trabalho científico que exige a apresentação e defesa de tema bem
delimitado, diante de banca examinadora, para a obtenção de título de doutor. O
autor faz uso de materiais e métodos e analisa dados resultantes de pesquisa
empírica, elaborada com base em investigação original, apresentando resultados
com natureza reflexiva, que resultem em contribuição inédita para o
conhecimento, sob a coordenação de um orientador (professor doutor).
5
2. ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Os trabalhos acadêmicos, dissertações e teses dividem-se em elementos
pré-textuais, textuais e pós-textuais.
Tabela 1 – Estrutura do trabalho acadêmico
ESTRUTURA ELEMENTO
Parte externa Capa (obrigatório)
Lombada (opcional)
Pré-textuais Folha de rosto (obrigatório)
Errata (opcional)
Folha de aprovação (obrigatório)
Dedicatória (s) (opcional)
Agradecimento (s) (opcional)
Epígrafe (opcional)
Resumo na língua vernácula (obrigatório)
Resumo em língua estrangeira (obrigatório)
Lista de ilustrações (opcional)
Lista de tabelas (opcional)
Lista de abreviaturas e siglas (opcional)
Lista de símbolos (opcional)
Sumário (obrigatório)
Textuais Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Pós-textuais Referências (obrigatório)
Glossário (opcional)
Apêndices (opcional)
Anexos (opcional)
Índice (opcional)
Fonte: Associação Brasileira de Normas Técnicas (2011, p. 5)
6
2.1 PARTE EXTERNA
2.1.1 Capa
A capa é o primeiro elemento de identificação do trabalho. Para tal, deve
conter as informações obrigatórias, como o nome da instituição (opcional), nome
do autor, título e subtítulo, se houver, local e ano da entrega.
NOTAS:
O título precisa ser claro e preciso, identificando o conteúdo e possibilitando a recuperação da informação;
Caso haja subtítulo, deve ser precedido de dois pontos.
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
JOÃO DA SILVA
DESCONSIDERAÇÃO DA PESSOA JURÍDICA
Rio de Janeiro
2019
7
2.1.2 Lombada
Trata-se de elemento opcional, que segue as instruções da NBR 12225 sobre
as seguintes informações:
a) nome do autor, impresso longitudinalmente e legível do alto para o pé da
lombada;
b) título do trabalho, impresso da mesma forma que o nome do autor;
c) elementos alfanuméricos de identificação, por exemplo v.2. DESCONSIDERAÇÃO DA PESSOA JURÍDICA
8
ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
Os elementos pré-textuais antecedem o texto com informações que
ajudam na identificação e utilização do trabalho.
2.1.3 Folha de rosto
A folha de rosto é um elemento obrigatório, composta do anverso e do
verso, que contém os elementos essenciais à identificação do trabalho.
ANVERSO DA FOLHA DE ROSTO – Os elementos devem figurar na
seguinte ordem:
nome do autor: responsável intelectual do trabalho;
título principal do trabalho;
subtítulo, se houver;
número de volumes (se houver mais de um, deve constar em cada
folha de rosto a especificação do respectivo volume);
natureza (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e
outros) e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e
outros); nome da instituição a que é submetido, área de
concentração;
nome do orientador e, se houver, do coorientador;
local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado;
ano de depósito (da entrega).
9
As informações sobre natureza e objetivo do trabalho devem ser
apresentadas alinhadas e justificadas a partir do centro da folha como mostrado
acima. Os demais elementos devem ser centralizados na folha.
Esta folha, embora considerada a primeira página do trabalho, não recebe
numeração.
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
JOÃO DA SILVA
DESCONSIDERAÇÃO DA PESSOA JURÍDICA
Dissertação apresentada à Universidade
Estácio de Sá como requisito à obtenção
do título de Mestre em Direito.
Rio de Janeiro
2019
10
VERSO DA FOLHA DE ROSTO - deve conter a ficha catalográfica conforme
Código de Catalogação Anglo-Americano vigente. Os alunos deverão solicitar a
elaboração da ficha catalográfica na Biblioteca da Instituição.
Dados Internacionais de Catalogação-na-Publicação
(CIP)
12,5 cm
S586 Silva, João da.
Desconsideração da Pessoa Jurídica/João da Silva.
- Rio de Janeiro, 2019.
99 f. ; 30 cm. 7,5
cm
Dissertação (Mestrado em Direito)– Universidade
Estácio de Sá, 2019.
Bibliografia: f. 98-100.
1. Hermenêutica. 2. Direito. 3. Direito – Filosofia.
I. Título.
CDD
340.326
11
Modelos de ficha catalográfica
Graduação
Mestrado
Sobrenome do autor, Nome
Cutter Título da monografia: subtítulo / Nome completo do autor. –
Rio Verde. – Ano.
00 f. : il.
Monografia (Graduação) – Instituto Federal Goiano –
Campus Rio Verde, ano.
Orientador: Titulação. Nome completo.
Bibliografia
1. Palavra-chave (assunto). 2. Idem. 3. Idem. I. Título ( não
precisa transcrever o título). II. Instituto Federal Goiano – Campus Rio
Verde.
CDD
Sobrenome do autor, Nome
Cutter Título da dissertação: subtítulo / Nome completo do autor. –
Rio Verde. – Ano.
00 f. : il.
Dissertação (Mestrado) – Instituto Federal Goiano –
Campus Rio Verde, ano.
Orientador: Titulação. Nome completo.
Bibliografia
1. Palavra-chave (assunto). 2. Idem. 3. Idem. I. Título (não precisa
transcrever o título). II. Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde.
CDD
12
Doutorado
Sobrenome do autor, Nome
Cutter Título da tese : subtítulo / Nome completo do autor. –
Rio Verde. – Ano.
00 f. : il.
Tese ( Doutorado) – Instituto Federal Goiano – Campus Rio
Verde, ano.
Orientador: Titulação. Nome completo.
Bibliografia
1. Palavra-chave (assunto). 2. Idem. 3. Idem. I. Título ( não
precisa transcrever o título). II. Instituto Federal Goiano – Câmpus Rio
Verde.
CDD
13
ERRATA
2.1.4 Errata
Elemento opcional, a errata é apresentada em papel avulso ou encartado,
acrescida ao trabalho depois de impresso e inserida após a folha de rosto. Consiste
em uma lista das páginas e linhas em que ocorreram os erros e as devidas
correções.
Folha Linha Onde se lê Leia-se
17 8 educando educação
25
45
6
18
depõe
comprimento
dispõe
cumprimento
60
173
20
04
seção
juizado
sessão
juiz
14
2.1.5 Folha de Aprovação
Elemento obrigatório de tese ou dissertação, que contém autor, título por
extenso e subtítulo, se houver, local e data de aprovação, nome, assinatura
e instituição dos membros componentes da banca examinadora. Após a
aprovação do trabalho e assinatura dos membros da banca examinadora,
a secretaria deverá entregar a folha de aprovação ao aluno.
Prof. Dr.ZZZZZZZZZZZZZZZZ
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Prof. Dr. YYYYYYYYYYYYYY
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Prof. Dr. XXXXXXXXXXX
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
BANCA EXAMINADORA
Aprovada em de de 2019.
Universidade Estácio de Sá como
requisito para a obtenção do grau de
Mestre em Direito.
Dissertação apresentada à
DESCONSIDERAÇÃO DA PESSOA JURÍDICA
JOÃO DA SILVA
15
2.1.1 Dedicatória (s)
Elemento opcional, onde o autor presta homenagem ou dedica seu
trabalho.
Ao meu esposo
e filhos, com todo o
carinho e gratidão.
16
2.1.7 Agradecimento (s)
Elemento opcional, dirigido àqueles que contribuíram de maneira relevante
à elaboração do trabalho.
Importante agradecer ao orientador, à banca e à agência de fomento, se
houver.
AGRADECIMENTOS
Ao meu orientador, José da Silva, pelas dicas, paciência e
dedicação.
Aos professores Telma Soares e Ricardo Braga, por terem
concedido o meu acesso ao Instituto de Pesquisa com células
tronco.
À Fundação para Ciência e Tecnologia, pela concessão de
bolsa auxílio.
17
2.1.8 Epígrafe
Elemento opcional, onde o autor apresenta uma citação, seguida da
indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho.
Podem também constar epígrafes nas folhas de abertura das seções primárias.
“É no problema da educação
que assenta o grande
segredo do aperfeiçoamento
da humanidade.”
(Immanuel Kant)
18
2.1.9 Resumo na língua vernácula
Elemento obrigatório, constituído de uma sequência de frases concisas e
objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 500
palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do
trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores, conforme a NBR 6028.
RESUMO
O presente artigo visa abordar as implicações do incidente de
desconsideração da personalidade da pessoa jurídica, introduzida pelo art.
133 do Novo Código de Processo Civil (Lei nº 13.105/15), sobre a Lei de
Execução Fiscal, principalmente sobre a sua compatibilidade, buscando
diferenciar desconsideração da personalidade jurídica de redirecionamento
da execução, prevista no art. 135 do Código Tributário Nacional (CTN),
demonstrando as razões da incompatibilidade de tal instituto com o
procedimento especial de execução fiscal.
Palavras-chave: Novo CPC; execução fiscal; desconsideração da pessoa jurídica.
19
2.1.10 Resumo na língua estrangeira
Elemento obrigatório. Consiste em uma versão do resumo em idioma de
divulgação internacional (em inglês Abstract; em castelhano Resumen; em
francês Résumé, por exemplo). Deve ser seguido das palavras mais
representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores,
na língua escolhida.
ABSTRACT
This article aims to address the implications of the incident disregard of corporate
personality, introduced by article 133 of the New Civil Procedure Code (Law
13.105/15), on the Executive Tax Act, especially as to their compatibility, seeking
to differentiate piercing the corporate veil redirection of execution, provided for in
article 135 of the National Tax Code, demonstrating the reasons for the
incompatibility of such an institute with the special procedure of tax foreclosure.
Keywords: New CPC; fiscal execution; disregard of legal entities.
20
2.1.10 Lista de ilustrações
Elemento opcional, que deve ser elaborado de acordo com a ordem
apresentada no texto, com cada item, designado por seu nome específico,
acompanhado do respectivo número da página. Recomenda-se a elaboração de
listas próprias para cada tipo de ilustração (quadros, lâminas, plantas, fotografias,
gráficos, organogramas, fluxogramas, esquemas, desenhos e outros).
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Vista aérea parcial do prédio............................................. 95
Entrada principal dos alunos ............................................. 96
Biblioteca ........................................................................ 110
Sala de aula.....................................................................115
21
2.1.11 Lista de tabelas
Elemento opcional. Elaborada de acordo com a ordem apresentada no
texto, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do
respectivo número da folha ou página.
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 - ..........................................................................15
Tabela 2 - ..........................................................................25
Tabela 3 - ..........................................................................32
22
2.1.13 Lista de abreviaturas, siglas e símbolos
Elemento opcional que consiste na relação alfabética das abreviaturas e
siglas utilizadas no texto, seguidos das palavras ou expressões correspondentes
grafadas por extenso.
LISTA DE ABREVIATURAS, SIGLAS E SÍMBOLOS
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
ANPAd – Associação Nacional dos Programas de Pósgraduação em Administração.
ANPEd – Associação Nacional de Pós-graduação e
Pesquisa em Educação.
CFC – Conselho Federal de Contabilidade.
COPPEAD – Instituto de Pós-graduação e Pesquisa em
Administração.
© - Copyright
EMERJ – Escola de Magistratura do Estado do Rio de
Janeiro.
HTML – Hypertext Markup Language.
IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e
Tecnologia
MADE – Mestrado em Administração e Desenvolvimento
Empresarial.
OAB – Ordem dos Advogados do Brasil.
23
2.1.14 Sumário
Elemento obrigatório, cujas partes são acompanhadas do(s) número(s)
da(s) página(s). Havendo mais de um volume, em cada um deve constar o
sumário completo do trabalho, conforme NBR 6027.
Uma linha pontilhada deve ser usada para ligar o nome do capítulo à
página correspondente.
ANEXOS
ANEXO A - Página da Internet................................. 26
ANEXO B - Página da Biblioteca ............................. 27
APÊNDICE.............................................................. 25
GLOSSÁRIO........................................................... 23
REFERÊNCIAS....................................................... 21
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................... 20
REFERENCIAL TEÓRICO.......................................9
O ENSINO A DISTANCIA NO BRASIL................... 12
CONTRIBUIÇÕES DO EAD ................................... 14
2
2.2
2.3
1 INTRODUÇÃO ........................................................8
SUMÁRIO
24
2.2 ELEMENTOS TEXTUAIS
São os elementos que constituem a pesquisa, divididos em três partes
fundamentais: introdução, desenvolvimento e conclusão.
2.2.1 Introdução
Na introdução, o pesquisador apresenta a linha temática proposta e expõe
ao leitor a justificativa e o objetivo da pesquisa. A delimitação do tema é a
definição dos limites da pesquisa, quando o pesquisador apresenta o problemaa
ser discutido de forma clara, definindo a sua abrangência sob o ponto de vista
histórico, geográfico, temporal ou histórico e a população a ser estudada.
A originalidade e consistência da pesquisa apontarão a sua relevância para
o conhecimento científico, quando a discussão teórica proposta sugerir
originalidade e contribuição para pesquisas futuras sobre o assunto.
2.2.2 Desenvolvimento
Parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e
pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções, que variam em
função da abordagem do tema e do método.
2.2.3 Conclusão
Parte final do texto, onde são apresentadas as conclusões
correspondentes aos objetivos ou hipóteses.
25
2.3 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
Os elementos pós-textuais completam o trabalho. São elementos póstextuais: referências, glossário, apêndice (s), anexo (s) e índice.
2.3.1 Referências
Elemento obrigatório, que consiste em um conjunto padronizado de
elementos descritivos retirados de documento consultado e que permite sua
identificação individual, conforme a NBR 6023: 2018, mesmo que esses
elementos já estejam mencionados em notas de rodapé.
Os elementos essenciais para a elaboração de referências são: autor (es)
título, edição, local, editora e data de publicação. Quando necessário
acrescentam- se elementos complementares à referência para melhor identificar
o documento.
O recurso tipográfico (negrito, grifo ou itálico) utilizado para destacar o
elemento título deve ser uniforme em todas as referências de um mesmo
documento.
Importante: Somente devem ser incluídos nas referências os documentos
– livros, artigos, papers, textos disponíveis na internet – que tenham sido
indicados ou citados no texto. Recomenda-se a utilização de ordem alfabética
para a ordenação das referências ao final do trabalho.
Exemplos:
➢ AUTOR (pessoa física)
a) 1 autor:
MINADEO, Roberto. Marketing internacional: conceitos e casos. Rio de Janeiro:
Thex, 2001.
BEIRÃO, Nirlando. Claudio Bernardes: a psicanálise da prancheta. São Paulo:
DBA, 1999.
FURUYAMA, Masão. Tadao Ando. São Paulo: Martins Fontes. 1997
26
b) 2 autores:
GOMES, Josir Simeone; SALAS, Joan M. Amat. Controle de gestão: uma aborda -
gem contextual e organizacional. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
c) 3 autores:
SOUZA, Donaldo Bello de; SANTANA, Marco Aurélio; DELUIZ, Neise. Trabalho e
educação: centrais sindicais e reestruturação produtiva no Brasil. Rio de Janeiro:
Quartet, 1999.
d) Mais de 3 autores:
GRINOVER, Ada Pellegrini et al. Juizados especiais criminais: comentários a
Lei 9.099, de 26-09-1995. 2. ed. rev. atual. e aum. São Paulo: R. dos Tribunais,
1997.
e) Responsabilidade intelectual destacada
CARVALHO, Maria Cecilia Maringoni de (Org.). Construindo o saber:
metodologia cientifica, fundamentos e técnicas. 5. ed. São Paulo: Papirus, 1995.
175 p.
PINTO, Diana Couto; LEAL, Maria Cristina; PIMENTEL, Marília A. Lima (Coord.).
Trajetórias de liberais e radicais pela educação pública. São Paulo: Loyola,
2000.
VOGEL, Arno (Org.). Trabalhando com a diversidade no Planfor: raça/cor,
gênero e pessoas portadoras de necessidades especiais. São Paulo: UNESP,
2001.
f) Sobrenomes que indicam parentesco:
OLIVEIRA JUNIOR, José Alcebíades de; LEITE, José Rubens Norato (Org.).
Cidadania coletiva. Florianópolis: Paralelo, 1996.
g) Sobrenomes ligados por hífen:
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. Método nas
ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo:
Pioneira, 2001.
27
➢ AUTOR (entidade)
OMA. Glossário de termos aduaneiros internacionais. Tradução Oswaldo da
Costa e Silva. Brasília, DF: LGE, 1998.
INSS. Cartilha-regras Medidas Provisórias n° 664 e n° 665. Brasília, DF:
Imprensa Nacional, 2015.
➢ Trabalhos acadêmicos, dissertações e teses
SERDEIRA, Carlos. Análise de empréstimos: aplicação da teoria de carteiras.
1997. 35 f. Trabalho (Graduação/Especialização) - Faculdade de Economia,
Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo,
Ribeirão Preto, 1997.
NOGUEIRA, Angela Guiomar. Competências gerenciais: o caso Telerj.1998.
122 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Estácio de Sá,
Rio de Janeiro, 1998.
AMARAL NETO, Francisco dos Santos. Da irretroatividade da condição nodireito civil brasileiro. 1981. 383 f. Tese (Doutorado em Direito) - Faculdade de
Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1981.
➢ Eventos no todo
SIMPÓSIO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO NORDESTE,
1.,1996, Fortaleza. Gestão e participação. Fortaleza: ANPAE, 1996.
REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA
CIÊNCIA, 46., 1994, Vitoria. Anais [...] Vitória: UFES, 1994.
CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2., 1997, Belo Horizonte. Educação,
democracia e qualidade social: consolidando um plano nacional de educação.
Belo Horizonte: APUBH, 1997.
➢ Trabalhos apresentados em eventos
QUINTELLA, Heitor M.; SOUZA, Levi P. Cultura de negócios: nova perspectiva
dos estudos sobre o comportamento organizacional, estudo de caso em duas
emissoras de TV educativa. In: ENCONTRO DA ANPAD, 25., 2001, Campinas.
Resumo dos trabalhos. Campinas: [s.n.], 2001.
28
➢ Obras sem autoria
EDUCAÇÃO formal: entre o comunitarismo e o universalismo. Rio de Janeiro:
Tempo Brasileiro, 1996.
➢ Referências legislativas
BRASIL. Medida provisória n.º 2.052, de 26 de outubro de 2000. Dispõe sobre o
acesso ao patrimônio genético, a proteção e o acesso ao conhecimento
tradicional associado, a repartição de benefícios e o acesso à tecnologia e a
transferência de tecnologia para sua conservação e utilização, e dá outras
providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF,
27 out. 2000. Seção 1-E, p. 87.
➢ Publicações periódicas (revistas e jornais)
EMPRESÁRIOS da Argentina querem a suspensão temporária do Mercosul.
O Globo, Rio de Janeiro, 27 set. 2001. Economia, p. 28.
PANZUTTI, Nilce. Impureza e perigo para povos de floresta. Ambiente e
sociedade, Campinas, ano. 2, n. 5, p. 69-77, jul./dez. 1999.
ALMEIDA, Eros Ramos de Portugueses são estrelas de evento esvaziado. O
Globo, Rio de Janeiro, 27 set. 2001. Segundo Caderno, p. 2.
➢ Notas
Entrevistas
POSSI, Zizi. Movida a paixão. São Paulo, 2001. Entrevista concedida a Lucy
Dias em 10 set. 2001.
Palestras
LEONARDOS, Ana Cristina. Educação e novas tecnologias. 2001. Palestra
realizada na Universidade Estácio de Sá em 28 ago. 2001.
Anotações de aula
SILVA, José. Mecânica básica. 2001. 45 f. Notas de aula.
29
Trabalhos de alunos
COUTINHO, Vanessa Monteiro. História da 10º Conferência Nacional de
Saúde. 2001. Trabalho de aluno.
➢ Fitas de vídeo
VACAS sagradas dão os melhores bifes. Belo Horizonte: Sete, [199-]. 2 fitas de
vídeo, (ca 108 min), VHS, son., color.
DE um show: transforme seu business em um show. Palestrante Luiz Marins.
Rio de Janeiro: COMMIT, 2001. 1 fita de vídeo (32 min.), VHS, son., color.
STAR Wars I: a ameaça fantasma. Direção e roteiro: George Lucas.
Produção:Rick McCallum. Intérpretes: Liam Neeson; Ewan Mcgregor; Natalie
Portman; Jake LLoyd: Ian McDiarmid e outros. Manaus: VIDEOLAR 2000. 1 fita
de vídeo (133 min), VHS, son., color.
➢ CD
ANA Carolina. [Rio de Janeiro]: BMG, c2001. 1 CD (53 min).
➢ Documentos via Internet
a) Artigo de periódico com autoria:
ARRUDA, Maria Cecília Coutinho; NAVRAN, Frank Indicadores de Clima Ético
nas Empresas. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 40, n. 3,
jul./set. 2000. Disponível em: http://www.rae.com.br/rae/artigos_on_line.htm.
Acesso em: 28 set. 2001.
b) Artigo de periódico sem autoria:
LÍDERES do PT discutem em SP propostas do partido para 2002. JB Online, Rio
de Janeiro, 28 set. 2001. Disponível em: www.jb.com.br. Acesso em: 28 set. 2001.
30
c) Trabalho apresentado em eventos:
MARQUES JÚNIOR, Alaôr Messias.; PIMENTA, Ana Lúcia Neves. A informação
jurídica como instrumento para o exercício da cidadania. In: CONGRESSO
BRASILEITO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 19., 2000, Porto
Alegre. Anais [...] Porto Alegre: PUC-RS, 2000. Temário Livre. Disponível
em:http://www.pucrs.br/cbbd2000/. Acesso em: 28 set. 2000.
d) Trabalho acadêmico
ALVES, Maria Leila. O papel equalizador do regime de colaboração estadomunicípio na política de alfabetização. 1990. 283 f. Dissertação (Mestrado em
Educação) – Universidade de Campinas, Campinas, 1990. Disponível em:
http://www.inep.gov.br/cibec/bbe-online/. Acesso em: 28 set. 2001.
c) Lista de discussão
BIBIAMIGOS Discussion List. Lista de Discussão sobre Biblioteconomia e Ciência
da Informação. Bibi Amigos no Brasil. Disponível em: bibamigos@egroups.com .
Acesso em: 21 ago. 2001.
2.3.2 Glossário
Elemento opcional, que consiste em uma lista em ordem alfabética, de
palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas
no texto, acompanhadas das respectivas definições.
2.3.3 Apêndice
Elemento opcional, que consiste em um texto ou documento elaborado
pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade
do trabalho. O apêndice é identificado por letras maiúsculas consecutivas,
travessão e pelos respectivos títulos.
Exemplos: APÊNDICE A - Análise do desenvolvimento econômico do país.
APÊNDICE B – Avaliação da queda do índice do desemprego.
31
2.3.4 Anexo
Elemento opcional, que consiste em um texto ou documento não elaborado
pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração. Os anexos
são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos
respectivos títulos.
Exemplos: ANEXO A – Estatística populacional do IBGE
ANEXO B – Análise da flora da região pelo Ibama
3 CITAÇÕES E NOTAS DE RODAPÉ
3.1 CITAÇÃO
Citação é a menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte.
3.1.1 Citação direta
Transcrição textual dos conceitos do autor consultado.
Transcrição do texto de até 3 linhas, deve conter aspas duplas.
Exemplo:
Antes de fechar a sua charada literária, Graça Aranha (1995, p. 137) acusa
recebimento do livro de contos Páginas recolhidas, em que destaca, entre
outros textos, “essa cousa rara, delicada que é ‘ Missa do galo’, com aquela
perfeição de dizer, de insinuar de que só você entre nós tem o segredo e
a distinção”.
Transcrição no texto com mais de três linhas, deve estar em parágrafo
independente, com recuo de 4 cm da borda esquerda, digitados em espaço 1
e com letra menor que a do texto e sem aspas.
32
Exemplos:
Neste particular Bialoskorski Neto (1997, p.516) registrou que:
Pode-se expressar a importância do cooperativismo na agricultura
brasileira através da participação das cooperativas no cenário
produtivo nacional, em que grande parte da produção de soja,
milho, leite, suínos, entre outros, é feita por cooperativas.
Para ele, os professores que adotam um procedimento diferenciado
Chocam-se com obstáculos materiais e institucionais: a sobrecarga
de programas, a divisão em graus, o efetivo das turmas e a
concepção dos meios de ensino e das didáticas, que quase não
privilegiam a diferenciação (PERRENOUD, 2000, p. 16).
3.1.2 Citação indireta
Transcrição livre do texto do autor consultado. Não é necessário o uso das
aspas. Nas citações indiretas a indicação das páginas consultadas é opcional.
Exemplos:
Nascimento (1996) fala da responsabilidade do profissional da informação,
da importância dele estar habilitado para o acesso da informação em qualquer
suporte.
Recentemente, cientistas do Departamento de Defesa dos Estados Unidos
estão estudando o mecanismo óptico das abelhas para produzir um novo tipo de
arma para as Forças Armadas (GODOY, 2000).
3.1.3 Citação de citação
Transcrição direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao
original.
Exemplo:
Segundo Berlinger (1975 apud BOTAZZO; FREITAS, 1998) no que diz
respeito ao ensino da área de saúde, as propostas de reformulação de Abraham
Flexner em 1910 e Bertran Dawson em 1920 influenciaram diversas partes do
mundo.
33
Grifo Próprio
Com a função de enfatizar partes/trechos da citação. Deve-se indicar com
a expressão “grifo nosso” entre parênteses, logo após a citação.
Exemplo:
“[...] quase todos os sistemas exigem um grande volume de trabalho de
entrada, ao invés de transferi-lo para a etapa de saída. [...] (FOSKETT, 1973,
p.15, grifo nosso)
3.2 NOTAS DE RODAPÉ
Indicações, observações ou adiantamentos ao texto feitos pelo autor,
tradutor ou editor, podendo também aparecer na margem esquerda ou direita da
mancha gráfica.
Exemplos:
Jorge Luís Borges, em um brilhante ensaio intitulado ‘Kafka e seus
precursores’, produz uma argumentação interessante sobre esta questão.
Examinando uma série de textos de Zenon, Han Yu, kierkegaard, Leon Bloy e
Lord Dunsany, aquele denomina ‘precursores’, chega à seguinte conclusão: “Em
cada um destes está a idiossincrasia de Kafka, em grau maior ou menor, mas se
Kafka não houvesse escrito, não a perceberíamos, vale dizer, não existiria”. ¹
Segundo Borges, “cada escritor cria seus precursores”: “seu trabalho
modifica nossa concepção do passado, como há de modificar o futuro”.²
¹ BORGES, J. L. Obra completa. Buenos Aires: Emeci, 1974.
² Id. Ibid., p.711.
Por outro lado, dada a ausência de aprovação do Orçamento de 1994, até aquela
data, e o não-cumprimento dos dispositivos constitucionais que unificaram os
orçamentos da Seguridade Social, fica complicado atribuir ao setor de saúde o
papel exclusivo de bode expiatório dos gastos governamentais.³
³
Cf. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 3, 17 maio 1994.
Notas de referência indicam fontes consultadas ou remetem a outras partes
da obra onde o assunto foi abordado.
34
Exemplo:
Assim se expressa:
Mas é quando trata do bori, de ‘dar comida à cabeça’, que Julio
Braga dá uma aula de ética antropológica, distinguindo
perfeitamente a sua condição de sacerdote – que também o é –
portanto, com acesso aos segredos e fundamentos da religião, do
seu papel de antropólogo. Faz uma grande ‘malandragem’:
elabora uma tipologia do bori, mas na descrição da cerimônia e
de seus rituais deixa que ‘os outros falem 4
4 BACEIAR, Jeferson. Prefácio. In: BRAGA, Julio. Fuxico de candomblé: estudos afrobrasileiros. Feira de Santana: UEFS, 1998. p. 10.
Notas explicativas são comentários, esclarecimentos ou explanações, que
não possam ser incluídas no texto.
Exemplo:
O comportamento liminar correspondente à adolescência vem-se constituindo
numa das conquistas universais, como está, por exemplo, expresso no Estatuto
da Criança e do Adolescente.
5
5 Se a tendência à universalização das representações sobre a periodização dos ciclos de vida
desrespeita a especificidade dos valores culturais de vários grupos, ela é condição para a
constituição de adesões e grupos de pressão integrados à moralização de tais formas de inserção
de crianças e de jovens.
A numeração das notas é única em todo o trabalho em algarismos arábicos.
As notas de rodapé devem ser separadas do texto por um traço que se inicia
na margem e tem 4cm.
4 NORMAS PARA APRESENTAÇÃO GRÁFICA
4.1 FORMATO
O papel a ser utilizado é o de formato A4 (21 cm x 29,7 cm) de cor branca,
e o texto deverá ser digitado ou datilografado na cor preta, com exceção das
ilustrações, no anverso das folhas, exceto a folha de rosto.
35
Recomenda-se para digitação a utilização de fonte, tamanho 12, para o
texto e tamanho menor para as citações de mais de três linhas, notas de rodapé,
paginação e legendas das ilustrações e tabelas.
No caso de textos datilografados, para citações de mais de três linhas,
deve-se observar o recuo de 4 cm da margem esquerda.
4.2 MARGEM
As margens usadas são:
3 cm na esquerda
2 cm na direita
3 cm na parte superior
2 cm na parte inferior
2
3 2
3
36
4.3 ESPACEJAMENTO
Todo o texto deve ser digitado ou datilografado com espaço duplo. As
citações de mais de três linhas, as notas, as referências, as legendas das
ilustrações e tabelas, a ficha catalográfica, a natureza do trabalho, o objetivo, o
nome da instituição a que é submetida e a área de concentração devem ser
digitados ou datilografados em espaço simples. As referências, ao final do trabalho,
devem ser separadas entre si por espaço duplo.
Os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede ou
que os sucede por dois espaços duplos.
Na folha de rosto e na folha de aprovação, a natureza do trabalho, o objetivo,
o nome da instituição a que é submetida e a área de concentração devem ser
alinhados do meio da mancha para a margem direita.
4.4 PAGINAÇÃO
Observar:
folhas pré-textuais são contadas, mas não numeradas;
folhas textuais são numeradas sequencialmente, em algarismos arábicos,
localizadas no lado direito da extremidade superior da folha;
folhas pós-textuais são numeradas na mesma sequência do texto.
Recomenda-se o uso da numeração progressiva para as seções do texto.
Assim como:
1 SEÇÃO PRIMÁRIA
1.1 SECÃO SECUNDÁRIA
1.1.1 Seção terciária
1.1.1.1 Seção quaternária
1.1.1.1.1 Seção quinária
UNIVER
T
NOME
L
ISDAD
ÍTULO
DO ALU
OCAL
ANO
E
NO
37
Evitar:
títulos das seções no final da folha e texto na folha seguinte;
digitação de uma linha isolada no final ou início da folha;
separar as ilustrações do texto.
4.5 TABELAS
As tabelas apresentam informações tratadas estatisticamente, segundo as
Normas de Apresentação Tabular do IBGE (1993).
ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
ANEXOS 20
APÊNDICES
GLOSSÁRIO ELEMENTOS TEXTUAIS
REFE
Início da
numeração do
trabalho
ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
Após a introdução todas
as páginas são
numeradas até o fim do
trabalho.
Páginas
contadas
não
numeradas
Primeira
folha do
trabalho.
UNIVERSIDADE ESTACIO
DE SÁ
AUTOR
Capa não
numerada e
não contada
TÍTULO
LOCAL
ANO
FOLHA DE OSTO
ERRATA
FOLHA DE APR OVAÇÃ
DEDI ATÓRIA
AGRADECI ENTOS
EPÍG AFE
RESUMO
ABSTRACT
LISTA DE ILUSTRAÇÕ
SUMÁRIO
INTR DUÇ O 11
12
CONCLUSÃO 13
RÊNC AS 14
17
18
38
5. PROJETO DE PESQUISA
O projeto de pesquisa é o plano de estudo para a realização dos trabalhos
de conclusão de curso. Deverá orientar o pesquisador sobre as etapas da
investigação, os instrumentos e estratégias a serem usados, facilitando o
planejamento do tempo e cumprimento dos prazos para a realização de trabalhos
acadêmico-científicos.
ELEMENTO OBRIGATÓRIO
ELEMENTO OPCIONAL
Parte Externa
CAPA
Elementos PréFOLHA DE
ROSTO
SUMÁRIO
Elementos Textuais
1.INTRODUÇÃO 2.OBJETIVOS 3.MATERIAL E
MÉTODOS OU
METODOLOGIA
4.CRONOGRAMA 5.ORÇAMENTO
Elementos pós
1.REFERÊNCIAS 2. APÊNDICES 3. ANEXOS
39
5.1. ETAPAS DO PROJETO DE PESQUISA
DELIMITAÇÃO DO TEMA
Definição do tema – definir o assunto a ser pesquisado (recorte
teórico e objeto de estudo);
Definição do problema da pesquisa (a indagação; a testagem de
teorias; a pergunta central sobre o tema para a qual não se tem a
resposta);
Definição do limite da pesquisa (direcionar o alvo da pesquisa;
reduzir a abrangência, definindo a região, grupo social, estudo de
caso de categoria específica);
JUSTIFICATIVA
Indicação da relevância da pesquisa, seja na aplicação prática ou como
contribuição intelectual para a compreensão de fenômenos ou solução de
problemas.
DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS
Definir a meta que se pretende atingir. O objetivo geral é o que se pretende
alcançar através da pesquisa, no sentido mais abrangente (a meta da
pesquisa).
Já os objetivos específicos direcionam os rumos da pesquisa, definindo as
etapas para que o pesquisador consiga alcançar o objetivo geral
(desdobramento do objetivo geral). Os objetivos específicos iniciam com
propostas de caráter descritivo, como: indicar, descrever, identificar,
sistematizar, apontar, levantar, para depois se ampliar com propostas de
caráter interpretativo/explicativo, como: analisar, comparar, relacionar.
METODOLOGIA
Descrição dos métodos e técnicas que levarão ao atingimento dos
objetivos:
a amostra – a população a ser estudada; pode ser quantitativa ou
qualitativa;
40
o processo de coleta de dados – entrevistas, observações, definição de
fontes bibliográficas;
a organização e análise dos dados coletados – definição de categorias,
codificação, tabulação das categorias para análise.
CRONOGRAMA
É o planejamento das atividades do projeto com datas de início e fim e os
recursos a serem utilizados.
Ex.:
ORÇAMENTO
Recursos financeiros necessários à realização do projeto. Poderá ser apresentado
em uma planilha, com a informação do valor específico de cada despesa, como
serviços e encargos, equipamentos, material de consumo, etc., e o valor geral. Essa
é uma informação importante paraquem pretende submeter o projeto de pesquisa
a uma agência financiadora.
A DEPRESSÃO NA ADOLÊSCÊNCIA
Silva, S.J.1 Santos, B.L.2
1Professor Adjunto da UNESA. Mestre em Psicologia Social da UERJ.
2Acadêmica do Curso de Psicologia da Universidade Estácio de Sá
REFERENCIAL TEÓRICO
Exposição resumida dos
Conceitos de autores e
teóricos que discutiram
o tema.
REFERÊNCIAS
Fontes bibliográficas; documentos
eletrônicos online. (NBR 6023,
2018)
METODOLOGIA
Exposição resumida do método
e dos procedimentos utilizados
para a realização da pesquisa.
41
REFERÊNCIAS
Informações sobre os documentos consultados: livro, trabalho acadêmico,
legislação, dicionário, enciclopédia, artigos ou matéria de publicação periódica
e documentos em meio eletrônico. (Norma ABNT 6023:2018).
6.NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE POSTER CIENTÍFICO
INTRODUÇÃO RESULTADOS CONSIDERAÇÕES FINAIS
Exposição resumida do tema, o
problema e a sua justificativa,
além dos objetivos da pesquisa.
Exposição dos resultados
obtidos através de análise
qualitativa, quantitativa ou
ambas, com os devidos
comentários do (s)
autor(es).
Conclusão da pesquisa, que
deverá ter correlação às
hipóteses ou objetivos
propostos.
Gráficos, tabelas, ilustrações
e fotografias poderão colaborar
na interpretação dos resultados.
42
REFERÊNCIAS
ABNT. NBR 6023: informação e documentação: referências – elaboração.
Rio de Janeiro, 2018.
ABNT. NBR 6027: sumário – procedimento. Rio de Janeiro, 2012.
ABNT. NBR 6028: resumos – procedimento. Rio de Janeiro, 2003.
ABNT. NBR 6034: índice – procedimento. Rio de Janeiro, 2004.
ABNT. NBR 10520: informação e documentação: apresentação de citações em
documentos. Rio de Janeiro, 2002.
ABNT. NBR 12225: títulos de lombada – procedimento. Rio de Janeiro, 2004.
ABNT. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos – apresentação.
Rio de Janeiro, 2011.
ABNT. NBR 15287: projeto de pesquisa – procedimento. Rio de Janeiro, 2011.
CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDON, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette
Marguerite. (Org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais.
Belo Horizonte: UFMG, 2000.
MARCONI, M. A.: LAKATOS, E.M. Fundamentos de metodologia cientifica. 8ª.. ed.
São Paulo: Atlas, 2017.
MARC
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19 GUARULHOS 2020 Prezados Acadêmicos! O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci
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