Pular para o conteúdo principal

Atividades

 

 

Atividades

  1. Você leu no capítulo 1 do livro “Psicologias” que existem a Psicologia Científica e a Psicologia do senso comum. Supondo que o seu contato até o momento só tenha sido com a Psicologia do senso comum, relacione situações do cotidiano em que você ou as pessoas com quem convive usem essa psicologia.

 

  1. Com os subsídios do texto do capítulo 3 do livro “Psicologias”, justifique a afirmação: “Se fosse preciso concentrar em uma palavra a descoberta freudiana, essa palavra seria incontestavelmente inconsciente”.

 

  1. Ainda sobre o capítulo 3 do livro “Psicologias”, discuta a frase: “O que João diz de Pedro diz mais de João do que de Pedro”.

 

  1. Com base no texto do capítulo 4 do livro “Psicologias” e após assistir ao filme “O show de Truman” (1998) discuta sobre o controle social do comportamento humano. Avalie o controle exercido em nossa sociedade e nas escolas.

 

  1. Com base no capítulo 5 do livro “Psicologias” leia a frase a seguir com atenção.

 

“Assim, para a Psicologia Sócio-histórica, não há como saber de um indivíduo sem que se conheça seu mundo. Para compreender o que cada um de nós sente e pensa, e como cada um de nós age, é preciso conhecer o mundo social no qual estamos imersos e do qual somos construtores; é preciso investigar os valores sociais, as formas de relação e de produção da sobrevivência de nosso mundo e as formas de ser de nosso tempo.”

 

A partir dessa afirmação, responda:

■ O que pode levar alguém a mudar de conduta?

■ Elenque situações vividas por você em que ocorreu uma mudança importante de conduta. Procure compreender os fatores que geraram essa mudança e as alterações de significado que ocorreu em você.

■ Procure comparar culturas diversas: indígenas, árabes, americanas, africanas ou outras; e, busquem compreender a relação entre formas de vida e cultura e a subjetividade (significações, condutas e sentimentos).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...

TRABALHO PRONTO - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Roteiro Aula Prática 2 ROTEIRO DE AULA PRÁTICA NOME DA DISCIPLINA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Unidade: 1 – O que uma criança aprende quando brinca? Aula: 2 – Os aspectos lúdicos e as experiências no desenvolvimento cognitivo, intelectual, emocional, social e motor. OBJETIVO Para promover a reflexão crítica e prática sobre o papel do professor na Educação Infantil com ênfase no cuidado, na escuta e na atitude responsiva, compreendendo como esses gestos contribuem para o desenvolvimento integral da criança, realize as etapas desta atividade. PROCEDIMENTO/ATIVIDADE ATIVIDADE PROPOSTA: ATIVIDADE 1 – Roteiro Reflexivo e Interativo: Cuidar, Ouvir e Responder 1. Leitura e Roda de Conversa Inicial (presencial ou virtual síncrona) Organize um momento de leitura e debate a partir de um texto-base (indicação do professor) que aborde o cuidado como dimensão constitutiva do ato educativo na primeira infância. Após a leitura, oriente os ...

resposta 10/10 AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE

  AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE Segundo o ponto de vista sensorial de Miles e Riggio, surdocegos podem ser: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 São comportamentos da criança surdo cega: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Os professores principalmente e outros profissionais ligados na área da educação enfrentam o desafio da inclusão, o que não poderia ser chamado assim, pois na verdade a etapa da adaptação a essa nossa realidade já deveria ter sido superada. As escolas deveriam estar adequadas ás necessidades de todos os alunos que necessitam dessas adaptações e apresentam a minoria dentro das escolas. Essas adequações vêm de encontro à acessibilidade, de acordo com o Dischinger e Machado (2006), esta se apresenta nas seguintes dimensões: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 P...