2
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
PRODUÇÃO CONCEITUAL
HÍBRIDO/REMOTO/PRESENCIAL
TEMPLATES
INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO
LICENCIATURA
BACHARELADO
SEGUNDA LICENCIATURA
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
3
APRESENTAÇÃO
“Quando se une a prática com a teoria tem-se a ação criadora e modificadora da realidade”.
(Paulo Freire)
Neste material adicional ao Manual do Estágio Supervisionado, , encontram-se todos os
templates para PRODUÇÃO CONCEITUAL dos cursos de Licenciatura e Bacharelado da Escola
Superior de Educação do Centro Universitário Internacional UNINTER. Estas normas são de
fundamental importância para o desenvolvimento da produção conceitual (relatório de estágio).
Reforçamos que o estágio supervisionado pode ser realizado a partir de três formatos, que
possibilitam ao estudante reconhecer diferentes cenários de atuação. Durante as disciplinas de
estágio supervisionado o estudante pode optar em realizar em diferentes modalidades.
Extensão: quando da opção por projeto de extensão, experimenta-se desde
identificação do público até produção de evidências da atividade realizada.
Ensino (para licenciaturas): quando da opção por ensino, vive-se o cotidiano escolar
nas diferentes etapas de ensino, perpassando por diferentes oportunidades de
aprendizagem.
Profissional (para bacharelado): quando da opção por profissional vive-se o cotidiano
de instituições em que atua o profissional bacharel, perpassando por diferentes
oportunidades de aprendizagem.
Iniciação Científica: quando da opção por iniciação científica, experimenta-se
discussões teóricas e práticas com profissionais da área que culminam com publicação
de artigo científico no Caderno Intersaberes. O estudante que optar em participar de
Iniciação Científica fará parte do Grupo de Pesquisa, EAD, Presencial e o Híbrido: vários
cenários profissionais, de gestão, de currículo, de aprendizagem e políticas públicas.
Aproveite as orientações e obtenha êxito!
Equipe multidisciplinar de Professores, Coordenadores e Direção
4
EXTENSÃO
5
Olá, estudante, esse é o template (modelo) que lhe direcionará na escrita de sua
produção conceitual do ESTÁGIO HÍBRIDO – EXTENSÃO.
O estágio supervisionado realizado a partir de projeto de extensão resulta de uma
parceira entre o polo de apoio presencial e o estudante, que imbuidos do reconhecimento de
sua cidade oferecem de forma conjunta curso para comunidade. Com projeto de extensão
comunidade externa, estudantes e o polo de apoio presencial todos são beneficiados com a
democratização do conhecimento.
O estágio supervisionado no formato de extensão não é apenas uma palestra com XX
minutos, é um projeto com quantidade de horas de acordo com o estágio supervisionado do
estudante. A quantidade de horas de acordo com o estágio supervisionado pode e deve ser
dividida de acordo com um cronograma. Na lista de presença deve constar o nome completo
e o e-mail para podermos enviar o certificado do curso. A lista de frequência é dos
participantes do curso de extensão ministrado pelo estudante para certificação. O print é
obrigatório para constatar presença das pessoas e da realização da atividade.
No projeto de extensão existe um público mínimo de participantes, conforme informado
anteriormente: Crianças entre 05 e 10 - Jovens e adultos entre 05 e 15 - Público alvo da
Pessoa com Deficiência apenas 01 - Público alvo em atendimento clínico e psicopedagógico
apenas 01.
Neste momento, você contemplará etapas relevantes de seu estágio, incluindo o
estudo, pesquisa e produção escrita.
Sua produção conceitual deverá ser composta pelas seguintes etapas:
- Capa, Sumário
=> Introdução entre 1 e 2 páginas.
=> Desenvolvimento entre 8 e 13 páginas. Observação: Relatório de evidências não
estipulamos número de páginas, pois depende exclusivamente dos registros fotos; vídeos;
notícias publicadas em veículos de comunicação; cartazes, folders e outros materiais de
divulgação; qualquer documento, impresso ou digital, que comprove a realização do evento.
=> 3. Considerações finais entre 1 e 2 páginas.
- Referências
6
IMPORTANTE:
Será considerado cópia todo e qualquer documento que apresentar semelhança literal em
mais de 30% do texto. Cópia de produção conceitual é considerada PLÁGIO e será
desconsiderada como avaliação autoral individual ou do grupo.
Veja abaixo as particularidades de cada uma dessas etapas:
1. INTRODUÇÃO
Na introdução você deve descrever uma apresentação geral do projeto de extensão realizado
no seu polo de apoio presencial. (1 a 2 páginas).
Na introdução deve apresentar de forma breve todos os itens da sua produção conceitual e
deve conter obrigatoriamente:
Objetivos do projeto de extensão como estágio;
Qual polo de apoio presencial foi realizado (caracterize a partir de dados do IBGE e
outros centros de pesquisa, mencione a importância do polo em sua região, o público
atingido em seu projeto de extensão);
Justifique a escolha por esse formato;
Justifique a importância do projeto de extensão para a comunidade.
2. DESENVOLVIMENTO
No texto de desenvolvimento você deve iniciar com dois até cinco parágrafos mostrando quais
serão os itens dispostos no desenvolvimento de sua pesquisa. Neste item, você vai descrever
as atividades realizadas ao longo do estágio, seguindo a sequência dos itens:
2.1. Estado da Arte
Neste item, você deverá fazer um levantamento em bases de dados (CAPES ou Google
Acadêmico) e justificar a importância social e educacional de sua temática. Este momento é
importante, pois poderá reconhecer nas pesquisas realizadas anteriormente os autores
utilizados como referência, ou seja, você não começa seu projeto de extensão do zero, mas a
partir de os limites e limitações de outras pesquisas. (1 a 2 páginas)
7
2.2. Campo externo remoto – Análise Imagética
Neste tópico, você deve fazer o texto e inserir a sua ficha de análise.
A análise pode ser do filme, OU documentário, OU espaço cultural virtual. Ou seja, primeiro
você escolhe 01 filme, OU 01 documentário, OU 01 espaço cultural virtual, que esteja
relacionado com a sua linha de pesquisa, projeto de extensão e/ou plano de aula/ação. Após
assistir ao filme ou documentário ou visitar virtualmente o espaço cultural escolhido, deverá
produzir o texto entre 2 e 3 páginas.
Primeiro você deve desenvolver o texto. Para ajudarmos na sua elaboração, sugerimos
observar os questionamentos a seguir, sobre o filme/documentário a que assistiu ou o espaço
cultural que visitou:
Contexto:
Identifique o tema central do documentário, ou do filme, ou do espaço cultural virtual.
Caracterize o tema. Político? Religioso? Moral? Social?
Em qual contexto se passa o documentário, ou o filme, ou o espaço cultural virtual?
Urbano, rural, ambos? O que predomina?
Qual o tipo de ambiente predominante? Físico: natureza, campo, montanha, praia,
cidade, fazenda etc. Social: algum agrupamento social específico, família, amigos,
trabalhadores, times, nobres etc.
Roteiro:
Apresente de que forma ocorre a introdução do documentário, ou do filme, ou do
espaço cultural virtual. Como a temática central é introduzida?
Além dos elementos históricos ou baseados em fatos reais há algum indício de ficção?
Há uma unidade na narrativa? Os fatos se encadeiam logicamente ou são episódios
mais independentes/autônomos?
Há diferentes temporalidades apresentadas? Os fatos retratados ocorrem
simultaneamente ou não?
8
Ambiente/Espaço:
Qual(is) é(são) o(s) local(is) dos acontecimentos? Há mais de um lugar central?
O ambiente ou cenário se destaca na narrativa? É detalhadamente apresentado?
Nas cenas predominam os elementos físicos do ambiente ou se destacam mais
aspectos emocionais ou psicológicos?
Qual é o histórico do espaço visitado?
Qual é a composição do acervo?
Qual é a importância desse espaço cultural para a comunidade local, brasileira,
mundial?
Como é a estrutura e os recursos do espaço visitado?
Personagens:
Sobre as características que compõem os personagens ou pessoas apresentadas:
Quais aspectos psicológicos se destacam? Os personagens são calmos, obsessivos,
serenos, frios, objetivos, maquiavélicos, bondosos etc.?
O uso desses aspectos mencionados conduz de alguma maneira a construção da
própria narrativa? De que forma?
Quais são os elementos que você destacaria para a composição e andamento da
narrativa?
Reflexões interdisciplinares
Quais foram as suas impressões após ter assistido ao documentário/filme/espaço
cultural virtual?
Há, ao longo do documentário, ou do filme, ou espaço cultural virtual , algum elemento
que tenha feito você estabelecer relações com algum conhecimento prévio seu? (outro
filme, leitura literária, expressão e produção das artes plásticas etc.)
Relações com a sua formação acadêmica-pedagógica:
Quais aspectos que se relacionam com o seu curso?
Aponte as contribuições para a unidade curricular de estágio.
Em quais temas do seu curso você poderia utilizar o documentário, ou o filme, ou o
espaço cultural virtual ? De que forma?
De que forma o documentário, ou o filme, ou o espaço cultural virtual contribui para a
sua formação?
9
Por último, preencha a ficha técnica que expressa de forma resumida seu texto:
Nome/título do filme ou documentário ou espaço cultural:
Ano (produção do filme/documentário ou inauguração do
espaço cultural):
País de origem:
Palavras-chave: Idade recomendada filme/documentário ou público e tipo de interação possível
com o acervo do espaço cultural:
Gênero filme/documentário: Cor filme/documentário:
Direção filme/documentário: Idioma filme/documentário:
Elenco principal filme/documentário:
Identificação – imagem e categoria do espaço visitado:
Composição do acervo do espaço visitado (salas, temas, principais obras):
Importância local/regional/nacional/mundial do espaço visitado:
Duração do filme/documentário ou da visita ao espaço cultural:
Informações de Produção1 ou histórico do espaço visitado:
Restrições:
Sinopse filme documentário ou resumo do que é possível conhecer no espaço cultural:
Conteúdos Explícitos2
: Conteúdos Implícitos3
:
Interdisciplinaridade com outras áreas4
:
Observações:
1
Informações de produção: são informações como locações, custos de produção, adaptações de livros, entre outras e que possibilitam
ao professor contextualizar o uso da obra. Essas informações também podem estabelecer ações interdisciplinares com outras áreas;
2 Conteúdos explícitos: são aqueles conteúdos que a narrativa/acervo apresenta de forma clara e direta, ou seja, que o aluno identifica
sem dificuldades. Podem representar um desdobramento do assunto;
3 Conteúdos implícitos: são aqueles que de alguma forma podem ser subentendidos na narrativa/acervo. Não ocupam uma cena
principal, porém fazem parte, implicitamente, da história. Podem surgir em diálogos, ações, figurinos, cenários, músicas ou outras formas.
4
Interdisciplinaridade com outras áreas: relaciona as áreas que podem estabelecer diálogos com a área principal. A interdisciplinaridade
ocorre ou, pode ser proposta, a partir da área de formação do professor que propõe a utilização do documentário.
10
2.3. Material: criação e reflexão
Neste item, você deverá apresentar um material produzido por você no processo de realização
deste estágio. Esse material deve ter relação com o seu projeto de extensão. Por exemplo:
se seu projeto de extensão estiver relacionado ao ensino escolar, pode ser um
material didático manipulável. Exemplos: jogos, história em quadrinhos, livro de
bolso, fotonovela, cordel etc. A ideia é ser um produto que possa ser utilizado
durante a docência ou alguma atividade docente em que ao final haja a
constituição de um produto;
se seu projeto de extensão estiver voltado para a intervenção social, esse
material concreto pode ser um mapa interativo, uma planilha interativa, um
gráfico interativo, um podcast, um vídeo;
se seu projeto de extensão for de natureza teórico-conceitual, esse material
concreto pode ser uma apresentação animada no Prezi, um podcast, um vídeo.
Em todos os casos, você deverá inserir neste subitem a apresentação desse material (fotos,
links para acesso) e a explicação de seu conteúdo ou da forma de utilização. Ademais, é
necessário neste subitem elaborar um texto refletindo sobre as atividades desenvolvidas no
estágio, desde o início até a elaboração do produto manipulável. Lembre-se de relacionar com
os autores e referências lidas na linha de pesquisa. O item Material: criação e reflexão devem
ter entre 1 e 2 páginas.
2.4. Práxis e relatório de evidências
Neste subitem, você elaborar um texto de fundamentação teórica sobre o tema do seu projeto
de extensão e apresentar o relatório de evidências do mesmo.
Você deve iniciar com dois até cinco parágrafos mostrando quais os itens dispostos a seguir:
11
2.4.1 Práxis
Comece identificando a qual linha de pesquisa seu tema está vinculado. Apresente em texto
discursivo a ementa e os principais objetivos da linha.
Faça uma revisão bibliográfica sobre a sua temática: destaque os principais autores que a
discutem e explique os conceitos centrais. Lembre-se de elaborar um texto coeso, em que os
autores e conceitos dialoguem entre si e embasem teoricamente a sua temática. É importante,
no seu texto, fazer o uso de citações diretas e indiretas, sempre mencionando os autores, de
acordo com as normas da ABNT. (4 a 6 páginas)
2.4.1 Relatório de evidências
Este item é imprescindível para a certificação dos participantes do projeto de extensão
desenvolvido. Comece trazendo para o relatório os dados de identificação do projeto de
extensão, sendo eles:
Nome da ação;
Ementa – breve resumo da atividade;
Período de realização;
Número de inscritos e participantes;
Lista de participação, conforme consta;
Dados de repercussão a partir de print das telas, caso aconteça de forma remota;
Fotos da atividade, dos materiais. Se colocar fotos de pessoas participando, terá que
obter Direito de Imagem, ou seja, aa(s) pessoa(s) que aparece(m) na foto precisará
preencher e assinar o termo de concessão de direito de imagem.
12
A seguir ficha de frequência obrigatória:
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Neste item, você, estudante, deverá apresentar os resultados de seu estágio, inserindo as
principais aprendizagens realizadas nos três espaços: estudo, pesquisa e produção escrita (1
a 2 páginas).
4. REFERÊNCIAS
Indique todas as referências utilizadas na elaboração desta produção conceitual. Lembre-se
de que todas elas devem ter sido referenciadas também no corpo do texto (ou por nota de
rodapé ou no sistema autor/data). Fique sempre atento com plágio e não deixe de
referenciar corretamente os autores e textos utilizados.
13
ENSINO
14
Olá, estudante, este é o template (modelo) que lhe direcionará na escrita de sua
produção conceitual do ESTÁGIO HÍBRIDO - ENSINO. O estágio supervisionado no formato
ensino pode ser realizado de forma remota ou presencial. Neste momento, você contemplará
etapas relevantes de seu estágio, incluindo o estudo, pesquisa e produção escrita.
Sua produção conceitual deverá ser composta pelas seguintes etapas:
- Capa, Sumário
=> Introdução entre 1 e 2 páginas.
=> Desenvolvimento entre 10 e 15 páginas.
=> Considerações finais entre 1 e 2 páginas.
- Referências
IMPORTANTE:
Será considerado cópia todo e qualquer documento que apresentar semelhança literal em
mais de 30% do texto. Cópia de produção conceitual é considerada PLÁGIO e será
desconsiderada como avaliação autoral individual ou do grupo.
Veja abaixo as particularidades de cada uma dessas etapas:
1. INTRODUÇÃO
Na introdução, você deve descrever uma apresentação geral do estágio, ou seja, a sua
percepção frente à relevância da atividade para a sua formação profissional, além de
descrever o local estagiado, apresentando, assim, o lócus explorado para a construção do
estágio. Por questões que envolvem ética na pesquisa, é proibido identificar nominalmente o
espaço estagiado, identifique-o com nome fictício. Na introdução deve apresentar de forma
breve todos os itens da sua produção conceitual. Deve conter o objetivo, a metodologia e os
autores principais utilizados (1 a 2 páginas).
2. DESENVOLVIMENTO
No texto de desenvolvimento, você deve iniciar com dois até cinco parágrafos mostrando quais
os itens dispostos no desenvolvimento de sua pesquisa. Neste item, você vai descrever as
atividades realizadas ao longo do estágio, seguindo a sequência dos itens:
15
2.1 Estado da Arte
Neste item, você deverá fazer um levantamento em bases de dados (CAPES ou Google
Acadêmico) e justificar importância social e educacional de sua temática. Este momento é
importante, pois poderá reconhecer nas pesquisas realizadas anteriormente os autores
utilizados como referência, ou seja, você não começa sua pesquisa do zero, mas a partir de
os limites e limitações de outras pesquisas (2 a 3 páginas).
2.2Campo externo remoto – Análise Imagética
Neste tópico, você deverá inserir a sua ficha de análise do filme, OU documentário, OU espaço
cultural virtual. Ou seja, primeiro você escolhe 01 filme, OU 01 documentário, OU 01 espaço
cultural virtual, que esteja relacionado com a sua linha de pesquisa, projeto de extensão e/ou
plano de aula/ação. Após assistir ao filme ou documentário ou visitar virtualmente o espaço
cultural escolhido, deverá produzir o texto entre 2 e 3 páginas.
Primeiro você deve desenvolver o texto. Para ajudarmos na sua elaboração, sugerimos
observar os questionamentos a seguir, sobre o filme/documentário a que assistiu ou o espaço
cultural que visitou:
Contexto:
Identifique o tema central do documentário, ou do filme, ou do espaço cultural virtual.
Caracterize o tema. Político? Religioso? Moral? Social?
Em qual contexto se passa o documentário, ou o filme, ou o espaço cultural virtual?
Urbano, rural, ambos? O que predomina?
Qual o tipo de ambiente predominante? Físico: natureza, campo, montanha, praia,
cidade, fazenda etc. Social: algum agrupamento social específico, família, amigos,
trabalhadores, times, nobres etc.
Roteiro:
Apresente de que forma ocorre a introdução do documentário, ou do filme, ou do
espaço cultural virtual. Como a temática central é introduzida?
Além dos elementos históricos ou baseados em fatos reais há algum indício de ficção?
Há uma unidade na narrativa? Os fatos se encadeiam logicamente ou são episódios
mais independentes/autônomos?
Há diferentes temporalidades apresentadas? Os fatos retratados ocorrem
simultaneamente ou não?
16
Ambiente/Espaço:
Qual(is) é(são) o(s) local(is) dos acontecimentos? Há mais de um lugar central?
O ambiente ou cenário se destaca na narrativa? É detalhadamente apresentado?
Nas cenas predominam os elementos físicos do ambiente ou se destacam mais
aspectos emocionais ou psicológicos?
Qual é o histórico do espaço visitado?
Qual é a composição do acervo?
Qual é a importância desse espaço cultural para a comunidade local, brasileira,
mundial?
Como é a estrutura e os recursos do espaço visitado?
Personagens:
Sobre as características que compõem os personagens ou pessoas apresentadas:
Quais aspectos psicológicos se destacam? Os personagens são calmos, obsessivos,
serenos, frios, objetivos, maquiavélicos, bondosos etc.?
O uso desses aspectos mencionados conduz de alguma maneira a construção da
própria narrativa? De que forma?
Quais são os elementos que você destacaria para a composição e andamento da
narrativa?
Reflexões interdisciplinares
Quais foram as suas impressões após ter assistido ao documentário/filme/espaço
cultural virtual?
Há, ao longo do documentário, ou do filme, ou espaço cultural virtual , algum elemento
que tenha feito você estabelecer relações com algum conhecimento prévio seu? (outro
filme, leitura literária, expressão e produção das artes plásticas etc.)
Relações com a sua formação acadêmica-pedagógica:
Quais aspectos que se relacionam com o seu curso?
Aponte as contribuições para a unidade curricular de estágio.
Em quais temas do seu curso você poderia utilizar o documentário, ou o filme, ou o
espaço cultural virtual ? De que forma?
De que forma o documentário, ou o filme, ou o espaço cultural virtual contribui para a
sua formação?
17
Por último, preencha a ficha técnica que expressa de forma resumida seu texto:
Nome/título do filme ou documentário ou espaço cultural:
Ano (produção do filme/documentário ou inauguração do
espaço cultural):
País de origem:
Palavras-chave: Idade recomendada filme/documentário ou público e tipo de interação possível
com o acervo do espaço cultural:
Gênero filme/documentário: Cor filme/documentário:
Direção filme/documentário: Idioma filme/documentário:
Elenco principal filme/documentário:
Identificação – imagem e categoria do espaço visitado:
Composição do acervo do espaço visitado (salas, temas, principais obras):
Importância local/regional/nacional/mundial do espaço visitado:
Duração do filme/documentário ou da visita ao espaço cultural:
Informações de Produção5 ou histórico do espaço visitado:
Restrições:
Sinopse filme documentário ou resumo do que é possível conhecer no espaço cultural:
Conteúdos Explícitos6
: Conteúdos Implícitos7
:
Interdisciplinaridade com outras áreas8
:
Observações:
5
Informações de produção: são informações como locações, custos de produção, adaptações de livros, entre outras e que possibilitam
ao professor contextualizar o uso da obra. Essas informações também podem estabelecer ações interdisciplinares com outras áreas;
6 Conteúdos explícitos: são aqueles conteúdos que a narrativa/acervo apresenta de forma clara e direta, ou seja, que o aluno identifica
sem dificuldades. Podem representar um desdobramento do assunto;
7 Conteúdos implícitos: são aqueles que de alguma forma podem ser subentendidos na narrativa/acervo. Não ocupam uma cena
principal, porém fazem parte, implicitamente, da história. Podem surgir em diálogos, ações, figurinos, cenários, músicas ou outras formas.
8
Interdisciplinaridade com outras áreas: relaciona as áreas que podem estabelecer diálogos com a área principal. A interdisciplinaridade
ocorre ou, pode ser proposta, a partir da área de formação do professor que propõe a utilização do documentário.
18
2.3 Material didático: criação e reflexão
O material didático é um recurso que você deverá produzir e utilizar em sua atividade, ou seja,
criar e produzir um material concreto, podendo ser um jogo de tabuleiro, uma tecnologia
assistiva, um tapete das sensações, por exemplo. Esse material será variado conforme a sua
escolha de linha de pesquisa e, consequentemente, de sua aula.
Além da criação, deverá explanar sobre ele, realizando uma descrição reflexiva e detalhada
sobre o uso desse recurso criado. Pode inserir imagem, porém, tome cuidado com o espaço
utilizado (2 a 3 páginas).
2.4Prática do campo e as teorias - Práxis
Neste item, você, estudante, deverá descrever detalhadamente os conhecimentos construídos
ao longo do estágio. É neste momento que você fará a articulação entre a teoria e a prática,
ou seja, entre os conhecimentos teóricos do seu curso de Licenciatura ou Bacharelado, bem
como a linha de pesquisa adotada9
, com as atividades realizadas ao longo do estágio híbrido
(4 a 6 páginas).
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Neste item, você, estudante, deverá apresentar os resultados finais de seu estágio, inserindo
as principais aprendizagens realizadas nos três espaços: estudo, pesquisa e produção escrita.
(1 a 2 páginas).
4 REFERÊNCIAS
Inserir todos os teóricos e obras utilizadas para a construção da produção conceitual. Lembrese de que todas elas devem ter sido referenciadas também no corpo do texto (ou por nota de
rodapé ou no sistema autor/data). Fique sempre atento com plágio e não deixe de
referenciar corretamente os autores e textos utilizados.
19
PROFISSIONAL
20
Olá estudante, esse é o template (modelo) que lhe direcionará na escrita de sua
produção conceitual do Estágio Híbrido – Profissional. Nesse momento você contemplará
etapas relevantes de seu estágio, incluindo o estudo, pesquisa e produção escrita.
Sua produção conceitual deverá ser composta pelas seguintes etapas:
- Capa, Sumário
=> Introdução entre 1 e 2 páginas.
=> Desenvolvimento entre 10 e 15 páginas.
=> Considerações finais entre 1 e 2 páginas.
- Referências
IMPORTANTE:
Será considerado cópia todo e qualquer documento que apresentar semelhança literal em
mais de 30% do texto. - Cópia de produção conceitual é considerada PLÁGIO e será
desconsiderada como avaliação autoral individual ou do grupo.
Veja abaixo as particularidades de cada uma dessas etapas:
1. INTRODUÇÃO
Na introdução você deve descrever uma apresentação geral do estágio, ou seja, a sua
percepção frente a relevância da atividade para a sua formação profissional, além de
descrever o local estagiado, apresentando assim, o lócus explorado para a construção do
estágio. Por questões que envolvem a ética na pesquisa, é proibido identificar nominalmente
o espaço estagiado. Identifique-o com nome fictício.
A introdução deve apresentar de forma breve todos os itens da sua produção conceitual e
deve conter obrigatoriamente:
Objetivos do estágio;
Onde ele foi realizado – instituição presencial ou remota (descrição do local)
A metodologia - Como o estágio está estruturado?
Quais foram as atividades desenvolvidas no estágio.
21
2. DESENVOLVIMENTO
Inicie o desenvolvimento com um texto de dois a cinco parágrafos indicando quais os
itens/atividades compõem o desenvolvimento de seu estágio. Em seguida, você vai descrever
cada atividade realizada ao longo do seu estágio (modalidade profissional), seguindo a
sequência abaixo.
2.1.Estado da Arte
Nesse item, você deverá fazer um levantamento em bases de dados (CAPES ou Google
Acadêmico) e justificar a importância social e educacional de sua temática, relacionando os
conhecimentos do seu curso com as atividades desenvolvidas no campo estagiado. Este
momento é importante, pois você poderá reconhecer nas pesquisas realizadas anteriormente
os autores utilizados como referência, ou seja, você não começa sua pesquisa do zero, mas
a partir dos limites e limitações de outras pesquisas. (2 a 3 páginas).
2.2.Campo externo remoto – Análise Imagética
Neste tópico, você deverá inserir a sua ficha de análise do filme, OU documentário, OU espaço
cultural virtual. Ou seja, primeiro você escolhe 01 filme, OU 01 documentário, OU 01 espaço
cultural virtual, que esteja relacionado com a sua linha de pesquisa, projeto de extensão e/ou
plano de aula/ação. Após assistir ao filme ou documentário ou visitar virtualmente o espaço
cultural escolhido, deverá produzir o texto entre 2 e 3 páginas.
Primeiro você deve desenvolver o texto. Para ajudarmos na sua elaboração, sugerimos
observar os questionamentos a seguir, sobre o filme/documentário a que assistiu ou o espaço
cultural que visitou:
Contexto:
Identifique o tema central do documentário, ou do filme, ou do espaço cultural virtual.
Caracterize o tema. Político? Religioso? Moral? Social?
Em qual contexto se passa o documentário, ou o filme, ou o espaço cultural virtual?
Urbano, rural, ambos? O que predomina?
Qual o tipo de ambiente predominante? Físico: natureza, campo, montanha, praia,
cidade, fazenda etc. Social: algum agrupamento social específico, família, amigos,
trabalhadores, times, nobres etc.
22
Roteiro:
Apresente de que forma ocorre a introdução do documentário, ou do filme, ou do
espaço cultural virtual. Como a temática central é introduzida?
Além dos elementos históricos ou baseados em fatos reais há algum indício de ficção?
Há uma unidade na narrativa? Os fatos se encadeiam logicamente ou são episódios
mais independentes/autônomos?
Há diferentes temporalidades apresentadas? Os fatos retratados ocorrem
simultaneamente ou não?
Ambiente/Espaço:
Qual(is) é(são) o(s) local(is) dos acontecimentos? Há mais de um lugar central?
O ambiente ou cenário se destaca na narrativa? É detalhadamente apresentado?
Nas cenas predominam os elementos físicos do ambiente ou se destacam mais
aspectos emocionais ou psicológicos?
Qual é o histórico do espaço visitado?
Qual é a composição do acervo?
Qual é a importância desse espaço cultural para a comunidade local, brasileira,
mundial?
Como é a estrutura e os recursos do espaço visitado?
Personagens:
Sobre as características que compõem os personagens ou pessoas apresentadas:
Quais aspectos psicológicos se destacam? Os personagens são calmos, obsessivos,
serenos, frios, objetivos, maquiavélicos, bondosos etc.?
O uso desses aspectos mencionados conduz de alguma maneira a construção da
própria narrativa? De que forma?
Quais são os elementos que você destacaria para a composição e andamento da
narrativa?
Reflexões interdisciplinares
Quais foram as suas impressões após ter assistido ao documentário/filme/espaço
cultural virtual?
Há, ao longo do documentário, ou do filme, ou espaço cultural virtual , algum elemento
que tenha feito você estabelecer relações com algum conhecimento prévio seu? (outro
filme, leitura literária, expressão e produção das artes plásticas etc.)
23
Relações com a sua formação acadêmica-pedagógica:
Quais aspectos que se relacionam com o seu curso?
Aponte as contribuições para a unidade curricular de estágio.
Em quais temas do seu curso você poderia utilizar o documentário, ou o filme, ou o
espaço cultural virtual ? De que forma?
De que forma o documentário, ou o filme, ou o espaço cultural virtual contribui para a
sua formação?
Por último, preencha a ficha técnica que expressa de forma resumida seu texto:
Nome/título do filme ou documentário ou espaço cultural:
Ano (produção do filme/documentário ou inauguração do
espaço cultural):
País de origem:
Palavras-chave: Idade recomendada filme/documentário ou público e tipo de interação possível
com o acervo do espaço cultural:
Gênero filme/documentário: Cor filme/documentário:
Direção filme/documentário: Idioma filme/documentário:
Elenco principal filme/documentário:
Identificação – imagem e categoria do espaço visitado:
Composição do acervo do espaço visitado (salas, temas, principais obras):
Importância local/regional/nacional/mundial do espaço visitado:
Duração do filme/documentário ou da visita ao espaço cultural:
Informações de Produção10 ou histórico do espaço visitado:
Restrições:
Sinopse filme documentário ou resumo do que é possível conhecer no espaço cultural:
Conteúdos Explícitos11: Conteúdos Implícitos12:
Interdisciplinaridade com outras áreas13:
Observações:
10 Informações de produção: são informações como locações, custos de produção, adaptações de livros, entre outras e que possibilitam
ao professor contextualizar o uso da obra. Essas informações também podem estabelecer ações interdisciplinares com outras áreas;
11 Conteúdos explícitos: são aqueles conteúdos que a narrativa/acervo apresenta de forma clara e direta, ou seja, que o aluno identifica
sem dificuldades. Podem representar um desdobramento do assunto;
12 Conteúdos implícitos: são aqueles que de alguma forma podem ser subentendidos na narrativa/acervo. Não ocupam uma cena
principal, porém fazem parte, implicitamente, da história. Podem surgir em diálogos, ações, figurinos, cenários, músicas ou outras formas.
13 Interdisciplinaridade com outras áreas: relaciona as áreas que podem estabelecer diálogos com a área principal. A
interdisciplinaridade ocorre ou, pode ser proposta, a partir da área de formação do professor que propõe a utilização do documentário.
24
2.3.Material didático: criação e reflexão
O material didático é um recurso que você deverá produzir e utilizar em sua atividade, ou seja,
criar e produzir um material concreto, podendo ser um jogo, uma tecnologia assistiva, um
equipamento de treino, por exemplo. Esse material será variado conforme a sua escolha de
campo de estágio e, consequentemente, de seu plano de ação.
Além da criação, aqui você deverá explanar sobre ele, realizando uma descrição reflexiva e
detalhada sobre o uso desse recurso criado. Pode inserir imagem, porém, tome cuidado com
o espaço utilizado. (2 a 3 páginas)
2.4.Prática do campo e as teorias - Práxis
Nesse item, você estudante deverá descrever detalhadamente os conhecimentos construídos
ao longo do seu estágio. É nesse momento que você fará a articulação entre a teoria e a
prática, ou seja, entre os conhecimentos teóricos do seu curso de Bacharelado, bem como do
campo de estágio escolhido com as atividades realizadas ao longo do estágio híbrido. (4 a 6
páginas)
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Nesse item você estudante deverá apresentar os resultados finais de seu estágio, inserindo
as principais aprendizagens realizadas nos três espaços: estudo, pesquisa e produção escrita.
(1 a 2 páginas).
4. REFERÊNCIAS
Inserir todos os teóricos e obras utilizadas para a construção da produção conceitual.
25
INICIAÇÃO
CIENTÍFICA
26
Olá, estudante, este é o template (modelo) que lhe direcionará na escrita de sua
produção conceitual do Estágio Híbrido – INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Neste momento, você
contemplará etapas relevantes de seu estágio, incluindo o estudo, pesquisa e produção
escrita.
Sua produção conceitual deverá ser composta pelas seguintes etapas:
- Capa, Sumário
=> Introdução entre 1 e 2 páginas.
=> Desenvolvimento entre 16 e 22 páginas.
=> Considerações finais entre 1 e 2 páginas.
- Referências
IMPORTANTE:
Será considerado cópia todo e qualquer documento que apresentar semelhança literal em
mais de 30% do texto. Cópia de produção conceitual é considerada PLÁGIO e será
desconsiderada como avaliação autoral individual ou do grupo.
Veja abaixo as particularidades de cada uma dessas etapas:
1. INTRODUÇÃO
Na introdução, você deve descrever uma apresentação geral do estágio, ou seja, a sua
percepção frente à relevância da atividade para a sua formação profissional, além de
descrever o local estagiado, apresentando assim, o lócus explorado para a construção do
estágio. Por se tratar de grupo/linha de pesquisa do Centro Universitário Internacional
UNINTER, o campo estagiado pode ser nominado com nome real no seu texto (1 a 2 páginas).
Na introdução deve apresentar de forma breve todos os itens da sua produção conceitual e
deve conter obrigatoriamente:
Objetivos do estágio;
Onde ele foi realizado – qual linha de pesquisa, instituição de ensino (caracterize o
campo de estágio: Iniciação Científica); Enumerar quais foram as atividades
desenvolvidas no estágio e no grupo de pesquisa.
Justifique a escolha por esse formato - Justifique a importância da pesquisa acadêmica
para a comunidade;
A metodologia - Como essa produção está estruturada? Autores principais;
27
2. DESENVOLVIMENTO
No texto de desenvolvimento você deve iniciar com dois até cinco parágrafos mostrando quais
os itens dispostos no desenvolvimento de sua pesquisa. Neste item, você vai descrever as
atividades realizadas ao longo do estágio, seguindo a sequência dos itens:
2.1 Estado da Arte
Neste item, você deverá fazer um levantamento em bases de dados (CAPES ou Google
Acadêmico) e justificar importância social e educacional de sua temática. Este momento é
importante, pois poderá reconhecer nas pesquisas realizadas anteriormente os autores
utilizados como referência, ou seja, você não começa sua pesquisa do zero, mas a partir de
os limites e limitações de outras pesquisas (2 a 3 páginas)
2.2Campo externo remoto – Análise Imagética
Neste tópico, você deve fazer o texto e inserir a sua ficha de análise.
A análise pode ser do filme, OU documentário, OU espaço cultural virtual. Ou seja, primeiro
você escolhe 01 filme, OU 01 documentário, OU 01 espaço cultural virtual, que esteja
relacionado com a sua linha de pesquisa, projeto de extensão e/ou plano de aula/ação. Após
assistir ao filme ou documentário ou visitar virtualmente o espaço cultural escolhido, deverá
produzir o texto entre 2 e 3 páginas.
Primeiro você deve desenvolver o texto. Para ajudarmos na sua elaboração, sugerimos
observar os questionamentos a seguir, sobre o filme/documentário a que assistiu ou o espaço
cultural que visitou:
Contexto:
Identifique o tema central do documentário, ou do filme, ou do espaço cultural virtual.
Caracterize o tema. Político? Religioso? Moral? Social?
Em qual contexto se passa o documentário, ou o filme, ou o espaço cultural virtual?
Urbano, rural, ambos? O que predomina?
Qual o tipo de ambiente predominante? Físico: natureza, campo, montanha, praia,
cidade, fazenda etc. Social: algum agrupamento social específico, família, amigos,
trabalhadores, times, nobres etc.
28
Roteiro:
Apresente de que forma ocorre a introdução do documentário, ou do filme, ou do
espaço cultural virtual. Como a temática central é introduzida?
Além dos elementos históricos ou baseados em fatos reais há algum indício de ficção?
Há uma unidade na narrativa? Os fatos se encadeiam logicamente ou são episódios
mais independentes/autônomos?
Há diferentes temporalidades apresentadas? Os fatos retratados ocorrem
simultaneamente ou não?
Ambiente/Espaço:
Qual(is) é(são) o(s) local(is) dos acontecimentos? Há mais de um lugar central?
O ambiente ou cenário se destaca na narrativa? É detalhadamente apresentado?
Nas cenas predominam os elementos físicos do ambiente ou se destacam mais
aspectos emocionais ou psicológicos?
Qual é o histórico do espaço visitado?
Qual é a composição do acervo?
Qual é a importância desse espaço cultural para a comunidade local, brasileira,
mundial?
Como é a estrutura e os recursos do espaço visitado?
Personagens:
Sobre as características que compõem os personagens ou pessoas apresentadas:
Quais aspectos psicológicos se destacam? Os personagens são calmos, obsessivos,
serenos, frios, objetivos, maquiavélicos, bondosos etc.?
O uso desses aspectos mencionados conduz de alguma maneira a construção da
própria narrativa? De que forma?
Quais são os elementos que você destacaria para a composição e andamento da
narrativa?
Reflexões interdisciplinares
Quais foram as suas impressões após ter assistido ao documentário/filme/espaço
cultural virtual?
Há, ao longo do documentário, ou do filme, ou espaço cultural virtual , algum elemento
que tenha feito você estabelecer relações com algum conhecimento prévio seu? (outro
filme, leitura literária, expressão e produção das artes plásticas etc.)
29
Relações com a sua formação acadêmica-pedagógica:
Quais aspectos que se relacionam com o seu curso? Aponte as contribuições para a
unidade curricular de estágio.
Em quais temas do seu curso você poderia utilizar o documentário, ou o filme, ou o
espaço cultural virtual ? De que forma?
De que forma o documentário, ou o filme, ou o espaço cultural virtual contribui para a
sua formação?
Por último, preencha a ficha técnica que expressa de forma resumida seu texto:
Nome/título do filme ou documentário ou espaço cultural:
Ano (produção do filme/documentário ou
inauguração do espaço cultural):
País de origem:
Palavras-chave: Idade recomendada filme/documentário ou público e tipo de interação possível com o
acervo do espaço cultural:
Gênero filme/documentário: Cor filme/documentário:
Direção filme/documentário: Idioma filme/documentário:
Elenco principal filme/documentário:
Identificação – imagem e categoria do espaço visitado:
Composição do acervo do espaço visitado (salas, temas, principais obras):
Importância local/regional/nacional/mundial do espaço visitado:
Duração do filme/documentário ou da visita ao espaço cultural:
Informações de Produção14 ou histórico do espaço visitado:
Restrições:
Sinopse filme documentário ou resumo do que é possível conhecer no espaço cultural:
Conteúdos Explícitos15: Conteúdos Implícitos16:
Interdisciplinaridade com outras áreas17:
Observações:
14 Informações de produção: são informações como locações, custos de produção, adaptações de livros, entre outras e que possibilitam
ao professor contextualizar o uso da obra. Essas informações também podem estabelecer ações interdisciplinares com outras áreas;
15 Conteúdos explícitos: são aqueles conteúdos que a narrativa/acervo apresenta de forma clara e direta, ou seja, que o aluno identifica
sem dificuldades. Podem representar um desdobramento do assunto;
16 Conteúdos implícitos: são aqueles que de alguma forma podem ser subentendidos na narrativa/acervo. Não ocupam uma cena
principal, porém fazem parte, implicitamente, da história. Podem surgir em diálogos, ações, figurinos, cenários, músicas ou outras formas.
17 Interdisciplinaridade com outras áreas: relaciona as áreas que podem estabelecer diálogos com a área principal. A
interdisciplinaridade ocorre ou, pode ser proposta, a partir da área de formação do professor que propõe a utilização do documentário.
30
2.3 Material: criação e reflexão
Neste item, você deverá apresentar um material produzido por você no processo de realização
deste estágio. Esse material deve ter relação com o seu projeto de pesquisa. Por exemplo:
se sua pesquisa estiver relacionada ao ensino escolar, pode ser um material didático
manipulável. Exemplos: jogos, história em quadrinhos, livro de bolso, fotonovela,
cordel etc. A ideia é ser um produto que possa ser utilizado durante a docência ou
alguma atividade docente que ao final haja a constituição de um produto;
se sua pesquisa estiver voltada para a intervenção social, esse material concreto
pode ser um mapa interativo, uma planilha interativa, um gráfico interativo, um
podcast, um vídeo.
se sua pesquisa for de natureza teórico-conceitual, esse material concreto pode ser
uma apresentação animada no Prezi, um podcast, um vídeo.
Em todos os casos, você deverá inserir neste subitem a apresentação desse material (fotos,
links para acesso) e a explicação de seu conteúdo ou da forma de utilização. Ademais, é
necessário neste subitem elaborar um texto refletindo sobre as atividades desenvolvidas no
estágio, desde o início até a elaboração do produto manipulável. Lembre-se de relacionar com
os autores e referências lidas na linha de pesquisa. O item Material: criação e reflexão deve
ter entre 1 e 2 páginas.
2.4 Prática do campo e as teorias - Práxis
Neste subitem, você deve elaborar um texto de fundamentação teórica sobre o tema do seu
projeto de iniciação científica. Comece identificando a qual linha de pesquisa18 seu tema está
vinculado. Apresente em texto discursivo a ementa e os principais objetivos da linha. Faça
uma revisão bibliográfica sobre a sua temática: destaque os principais autores que a discutem
e explique os conceitos centrais. Lembre-se de elaborar um texto coeso, em que os autores e
conceitos dialoguem entre si e embasem teoricamente a sua temática. É importante, no seu
texto, fazer o uso de citações diretas e indiretas, sempre mencionando os autores, de acordo
com as normas da ABNT (10 a 12 páginas).
31
OBSERVAÇÃO: Em caso de aprovação com nota máxima, o texto do item Prática de
Campo e as Teorias – Práxis, com adequações, pode compor o Caderno Intersaberes
em edição extra, e, com orientação de professor da área, o mesmo será validado no
Trabalho de Conclusão de Curso, sendo necessário apresentação em banca pública,
conforme instituído no PPC do curso.
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Neste item, você, estudante, deverá apresentar os resultados finais de seu estágio, inserindo
as principais aprendizagens realizadas nos três espaços: estudo, pesquisa e produção escrita
(1 a 2 páginas).
4 REFERÊNCIAS
Indique todas as referências utilizadas na elaboração desta produção conceitual. Lembre-se
de que todas elas devem ter sido referenciadas também no corpo do texto (ou por nota de
rodapé ou no sistema autor/data). Fique sempre atento com plágio e não deixe de
referenciar corretamente os autores e textos utilizados.
Comentários
Postar um comentário