Pular para o conteúdo principal

TABALHO PRONTO - PRODUÇÃO CONCEITUAL HÍBRIDO/REMOTO/PRESENCIAL

 

2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO PRODUÇÃO CONCEITUAL HÍBRIDO/REMOTO/PRESENCIAL TEMPLATES INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO LICENCIATURA BACHARELADO SEGUNDA LICENCIATURA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 3 APRESENTAÇÃO “Quando se une a prática com a teoria tem-se a ação criadora e modificadora da realidade”. (Paulo Freire) Neste material adicional ao Manual do Estágio Supervisionado, , encontram-se todos os templates para PRODUÇÃO CONCEITUAL dos cursos de Licenciatura e Bacharelado da Escola Superior de Educação do Centro Universitário Internacional UNINTER. Estas normas são de fundamental importância para o desenvolvimento da produção conceitual (relatório de estágio). Reforçamos que o estágio supervisionado pode ser realizado a partir de três formatos, que possibilitam ao estudante reconhecer diferentes cenários de atuação. Durante as disciplinas de estágio supervisionado o estudante pode optar em realizar em diferentes modalidades. Extensão: quando da opção por projeto de extensão, experimenta-se desde identificação do público até produção de evidências da atividade realizada. Ensino (para licenciaturas): quando da opção por ensino, vive-se o cotidiano escolar nas diferentes etapas de ensino, perpassando por diferentes oportunidades de aprendizagem. Profissional (para bacharelado): quando da opção por profissional vive-se o cotidiano de instituições em que atua o profissional bacharel, perpassando por diferentes oportunidades de aprendizagem. Iniciação Científica: quando da opção por iniciação científica, experimenta-se discussões teóricas e práticas com profissionais da área que culminam com publicação de artigo científico no Caderno Intersaberes. O estudante que optar em participar de Iniciação Científica fará parte do Grupo de Pesquisa, EAD, Presencial e o Híbrido: vários cenários profissionais, de gestão, de currículo, de aprendizagem e políticas públicas. Aproveite as orientações e obtenha êxito! Equipe multidisciplinar de Professores, Coordenadores e Direção 4 EXTENSÃO 5 Olá, estudante, esse é o template (modelo) que lhe direcionará na escrita de sua produção conceitual do ESTÁGIO HÍBRIDO – EXTENSÃO. O estágio supervisionado realizado a partir de projeto de extensão resulta de uma parceira entre o polo de apoio presencial e o estudante, que imbuidos do reconhecimento de sua cidade oferecem de forma conjunta curso para comunidade. Com projeto de extensão comunidade externa, estudantes e o polo de apoio presencial todos são beneficiados com a democratização do conhecimento. O estágio supervisionado no formato de extensão não é apenas uma palestra com XX minutos, é um projeto com quantidade de horas de acordo com o estágio supervisionado do estudante. A quantidade de horas de acordo com o estágio supervisionado pode e deve ser dividida de acordo com um cronograma. Na lista de presença deve constar o nome completo e o e-mail para podermos enviar o certificado do curso. A lista de frequência é dos participantes do curso de extensão ministrado pelo estudante para certificação. O print é obrigatório para constatar presença das pessoas e da realização da atividade. No projeto de extensão existe um público mínimo de participantes, conforme informado anteriormente: Crianças entre 05 e 10 - Jovens e adultos entre 05 e 15 - Público alvo da Pessoa com Deficiência apenas 01 - Público alvo em atendimento clínico e psicopedagógico apenas 01. Neste momento, você contemplará etapas relevantes de seu estágio, incluindo o estudo, pesquisa e produção escrita. Sua produção conceitual deverá ser composta pelas seguintes etapas: - Capa, Sumário => Introdução entre 1 e 2 páginas. => Desenvolvimento entre 8 e 13 páginas. Observação: Relatório de evidências não estipulamos número de páginas, pois depende exclusivamente dos registros fotos; vídeos; notícias publicadas em veículos de comunicação; cartazes, folders e outros materiais de divulgação; qualquer documento, impresso ou digital, que comprove a realização do evento. => 3. Considerações finais entre 1 e 2 páginas. - Referências 6 IMPORTANTE: Será considerado cópia todo e qualquer documento que apresentar semelhança literal em mais de 30% do texto. Cópia de produção conceitual é considerada PLÁGIO e será desconsiderada como avaliação autoral individual ou do grupo. Veja abaixo as particularidades de cada uma dessas etapas: 1. INTRODUÇÃO Na introdução você deve descrever uma apresentação geral do projeto de extensão realizado no seu polo de apoio presencial. (1 a 2 páginas). Na introdução deve apresentar de forma breve todos os itens da sua produção conceitual e deve conter obrigatoriamente: Objetivos do projeto de extensão como estágio; Qual polo de apoio presencial foi realizado (caracterize a partir de dados do IBGE e outros centros de pesquisa, mencione a importância do polo em sua região, o público atingido em seu projeto de extensão); Justifique a escolha por esse formato; Justifique a importância do projeto de extensão para a comunidade. 2. DESENVOLVIMENTO No texto de desenvolvimento você deve iniciar com dois até cinco parágrafos mostrando quais serão os itens dispostos no desenvolvimento de sua pesquisa. Neste item, você vai descrever as atividades realizadas ao longo do estágio, seguindo a sequência dos itens: 2.1. Estado da Arte Neste item, você deverá fazer um levantamento em bases de dados (CAPES ou Google Acadêmico) e justificar a importância social e educacional de sua temática. Este momento é importante, pois poderá reconhecer nas pesquisas realizadas anteriormente os autores utilizados como referência, ou seja, você não começa seu projeto de extensão do zero, mas a partir de os limites e limitações de outras pesquisas. (1 a 2 páginas) 7 2.2. Campo externo remoto – Análise Imagética Neste tópico, você deve fazer o texto e inserir a sua ficha de análise. A análise pode ser do filme, OU documentário, OU espaço cultural virtual. Ou seja, primeiro você escolhe 01 filme, OU 01 documentário, OU 01 espaço cultural virtual, que esteja relacionado com a sua linha de pesquisa, projeto de extensão e/ou plano de aula/ação. Após assistir ao filme ou documentário ou visitar virtualmente o espaço cultural escolhido, deverá produzir o texto entre 2 e 3 páginas. Primeiro você deve desenvolver o texto. Para ajudarmos na sua elaboração, sugerimos observar os questionamentos a seguir, sobre o filme/documentário a que assistiu ou o espaço cultural que visitou: Contexto: Identifique o tema central do documentário, ou do filme, ou do espaço cultural virtual. Caracterize o tema. Político? Religioso? Moral? Social? Em qual contexto se passa o documentário, ou o filme, ou o espaço cultural virtual? Urbano, rural, ambos? O que predomina? Qual o tipo de ambiente predominante? Físico: natureza, campo, montanha, praia, cidade, fazenda etc. Social: algum agrupamento social específico, família, amigos, trabalhadores, times, nobres etc. Roteiro: Apresente de que forma ocorre a introdução do documentário, ou do filme, ou do espaço cultural virtual. Como a temática central é introduzida? Além dos elementos históricos ou baseados em fatos reais há algum indício de ficção? Há uma unidade na narrativa? Os fatos se encadeiam logicamente ou são episódios mais independentes/autônomos? Há diferentes temporalidades apresentadas? Os fatos retratados ocorrem simultaneamente ou não? 8 Ambiente/Espaço: Qual(is) é(são) o(s) local(is) dos acontecimentos? Há mais de um lugar central? O ambiente ou cenário se destaca na narrativa? É detalhadamente apresentado? Nas cenas predominam os elementos físicos do ambiente ou se destacam mais aspectos emocionais ou psicológicos? Qual é o histórico do espaço visitado? Qual é a composição do acervo? Qual é a importância desse espaço cultural para a comunidade local, brasileira, mundial? Como é a estrutura e os recursos do espaço visitado? Personagens: Sobre as características que compõem os personagens ou pessoas apresentadas: Quais aspectos psicológicos se destacam? Os personagens são calmos, obsessivos, serenos, frios, objetivos, maquiavélicos, bondosos etc.? O uso desses aspectos mencionados conduz de alguma maneira a construção da própria narrativa? De que forma? Quais são os elementos que você destacaria para a composição e andamento da narrativa? Reflexões interdisciplinares Quais foram as suas impressões após ter assistido ao documentário/filme/espaço cultural virtual? Há, ao longo do documentário, ou do filme, ou espaço cultural virtual , algum elemento que tenha feito você estabelecer relações com algum conhecimento prévio seu? (outro filme, leitura literária, expressão e produção das artes plásticas etc.) Relações com a sua formação acadêmica-pedagógica: Quais aspectos que se relacionam com o seu curso? Aponte as contribuições para a unidade curricular de estágio. Em quais temas do seu curso você poderia utilizar o documentário, ou o filme, ou o espaço cultural virtual ? De que forma? De que forma o documentário, ou o filme, ou o espaço cultural virtual contribui para a sua formação? 9 Por último, preencha a ficha técnica que expressa de forma resumida seu texto: Nome/título do filme ou documentário ou espaço cultural: Ano (produção do filme/documentário ou inauguração do espaço cultural): País de origem: Palavras-chave: Idade recomendada filme/documentário ou público e tipo de interação possível com o acervo do espaço cultural: Gênero filme/documentário: Cor filme/documentário: Direção filme/documentário: Idioma filme/documentário: Elenco principal filme/documentário: Identificação – imagem e categoria do espaço visitado: Composição do acervo do espaço visitado (salas, temas, principais obras): Importância local/regional/nacional/mundial do espaço visitado: Duração do filme/documentário ou da visita ao espaço cultural: Informações de Produção1 ou histórico do espaço visitado: Restrições: Sinopse filme documentário ou resumo do que é possível conhecer no espaço cultural: Conteúdos Explícitos2 : Conteúdos Implícitos3 : Interdisciplinaridade com outras áreas4 : Observações: 1 Informações de produção: são informações como locações, custos de produção, adaptações de livros, entre outras e que possibilitam ao professor contextualizar o uso da obra. Essas informações também podem estabelecer ações interdisciplinares com outras áreas; 2 Conteúdos explícitos: são aqueles conteúdos que a narrativa/acervo apresenta de forma clara e direta, ou seja, que o aluno identifica sem dificuldades. Podem representar um desdobramento do assunto; 3 Conteúdos implícitos: são aqueles que de alguma forma podem ser subentendidos na narrativa/acervo. Não ocupam uma cena principal, porém fazem parte, implicitamente, da história. Podem surgir em diálogos, ações, figurinos, cenários, músicas ou outras formas. 4 Interdisciplinaridade com outras áreas: relaciona as áreas que podem estabelecer diálogos com a área principal. A interdisciplinaridade ocorre ou, pode ser proposta, a partir da área de formação do professor que propõe a utilização do documentário. 10 2.3. Material: criação e reflexão Neste item, você deverá apresentar um material produzido por você no processo de realização deste estágio. Esse material deve ter relação com o seu projeto de extensão. Por exemplo: se seu projeto de extensão estiver relacionado ao ensino escolar, pode ser um material didático manipulável. Exemplos: jogos, história em quadrinhos, livro de bolso, fotonovela, cordel etc. A ideia é ser um produto que possa ser utilizado durante a docência ou alguma atividade docente em que ao final haja a constituição de um produto; se seu projeto de extensão estiver voltado para a intervenção social, esse material concreto pode ser um mapa interativo, uma planilha interativa, um gráfico interativo, um podcast, um vídeo; se seu projeto de extensão for de natureza teórico-conceitual, esse material concreto pode ser uma apresentação animada no Prezi, um podcast, um vídeo. Em todos os casos, você deverá inserir neste subitem a apresentação desse material (fotos, links para acesso) e a explicação de seu conteúdo ou da forma de utilização. Ademais, é necessário neste subitem elaborar um texto refletindo sobre as atividades desenvolvidas no estágio, desde o início até a elaboração do produto manipulável. Lembre-se de relacionar com os autores e referências lidas na linha de pesquisa. O item Material: criação e reflexão devem ter entre 1 e 2 páginas. 2.4. Práxis e relatório de evidências Neste subitem, você elaborar um texto de fundamentação teórica sobre o tema do seu projeto de extensão e apresentar o relatório de evidências do mesmo. Você deve iniciar com dois até cinco parágrafos mostrando quais os itens dispostos a seguir: 11 2.4.1 Práxis Comece identificando a qual linha de pesquisa seu tema está vinculado. Apresente em texto discursivo a ementa e os principais objetivos da linha. Faça uma revisão bibliográfica sobre a sua temática: destaque os principais autores que a discutem e explique os conceitos centrais. Lembre-se de elaborar um texto coeso, em que os autores e conceitos dialoguem entre si e embasem teoricamente a sua temática. É importante, no seu texto, fazer o uso de citações diretas e indiretas, sempre mencionando os autores, de acordo com as normas da ABNT. (4 a 6 páginas) 2.4.1 Relatório de evidências Este item é imprescindível para a certificação dos participantes do projeto de extensão desenvolvido. Comece trazendo para o relatório os dados de identificação do projeto de extensão, sendo eles: Nome da ação; Ementa – breve resumo da atividade; Período de realização; Número de inscritos e participantes; Lista de participação, conforme consta; Dados de repercussão a partir de print das telas, caso aconteça de forma remota; Fotos da atividade, dos materiais. Se colocar fotos de pessoas participando, terá que obter Direito de Imagem, ou seja, aa(s) pessoa(s) que aparece(m) na foto precisará preencher e assinar o termo de concessão de direito de imagem. 12 A seguir ficha de frequência obrigatória: 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS Neste item, você, estudante, deverá apresentar os resultados de seu estágio, inserindo as principais aprendizagens realizadas nos três espaços: estudo, pesquisa e produção escrita (1 a 2 páginas). 4. REFERÊNCIAS Indique todas as referências utilizadas na elaboração desta produção conceitual. Lembre-se de que todas elas devem ter sido referenciadas também no corpo do texto (ou por nota de rodapé ou no sistema autor/data). Fique sempre atento com plágio e não deixe de referenciar corretamente os autores e textos utilizados. 13 ENSINO 14 Olá, estudante, este é o template (modelo) que lhe direcionará na escrita de sua produção conceitual do ESTÁGIO HÍBRIDO - ENSINO. O estágio supervisionado no formato ensino pode ser realizado de forma remota ou presencial. Neste momento, você contemplará etapas relevantes de seu estágio, incluindo o estudo, pesquisa e produção escrita. Sua produção conceitual deverá ser composta pelas seguintes etapas: - Capa, Sumário => Introdução entre 1 e 2 páginas. => Desenvolvimento entre 10 e 15 páginas. => Considerações finais entre 1 e 2 páginas. - Referências IMPORTANTE: Será considerado cópia todo e qualquer documento que apresentar semelhança literal em mais de 30% do texto. Cópia de produção conceitual é considerada PLÁGIO e será desconsiderada como avaliação autoral individual ou do grupo. Veja abaixo as particularidades de cada uma dessas etapas: 1. INTRODUÇÃO Na introdução, você deve descrever uma apresentação geral do estágio, ou seja, a sua percepção frente à relevância da atividade para a sua formação profissional, além de descrever o local estagiado, apresentando, assim, o lócus explorado para a construção do estágio. Por questões que envolvem ética na pesquisa, é proibido identificar nominalmente o espaço estagiado, identifique-o com nome fictício. Na introdução deve apresentar de forma breve todos os itens da sua produção conceitual. Deve conter o objetivo, a metodologia e os autores principais utilizados (1 a 2 páginas). 2. DESENVOLVIMENTO No texto de desenvolvimento, você deve iniciar com dois até cinco parágrafos mostrando quais os itens dispostos no desenvolvimento de sua pesquisa. Neste item, você vai descrever as atividades realizadas ao longo do estágio, seguindo a sequência dos itens: 15 2.1 Estado da Arte Neste item, você deverá fazer um levantamento em bases de dados (CAPES ou Google Acadêmico) e justificar importância social e educacional de sua temática. Este momento é importante, pois poderá reconhecer nas pesquisas realizadas anteriormente os autores utilizados como referência, ou seja, você não começa sua pesquisa do zero, mas a partir de os limites e limitações de outras pesquisas (2 a 3 páginas). 2.2Campo externo remoto – Análise Imagética Neste tópico, você deverá inserir a sua ficha de análise do filme, OU documentário, OU espaço cultural virtual. Ou seja, primeiro você escolhe 01 filme, OU 01 documentário, OU 01 espaço cultural virtual, que esteja relacionado com a sua linha de pesquisa, projeto de extensão e/ou plano de aula/ação. Após assistir ao filme ou documentário ou visitar virtualmente o espaço cultural escolhido, deverá produzir o texto entre 2 e 3 páginas. Primeiro você deve desenvolver o texto. Para ajudarmos na sua elaboração, sugerimos observar os questionamentos a seguir, sobre o filme/documentário a que assistiu ou o espaço cultural que visitou: Contexto: Identifique o tema central do documentário, ou do filme, ou do espaço cultural virtual. Caracterize o tema. Político? Religioso? Moral? Social? Em qual contexto se passa o documentário, ou o filme, ou o espaço cultural virtual? Urbano, rural, ambos? O que predomina? Qual o tipo de ambiente predominante? Físico: natureza, campo, montanha, praia, cidade, fazenda etc. Social: algum agrupamento social específico, família, amigos, trabalhadores, times, nobres etc. Roteiro: Apresente de que forma ocorre a introdução do documentário, ou do filme, ou do espaço cultural virtual. Como a temática central é introduzida? Além dos elementos históricos ou baseados em fatos reais há algum indício de ficção? Há uma unidade na narrativa? Os fatos se encadeiam logicamente ou são episódios mais independentes/autônomos? Há diferentes temporalidades apresentadas? Os fatos retratados ocorrem simultaneamente ou não? 16 Ambiente/Espaço: Qual(is) é(são) o(s) local(is) dos acontecimentos? Há mais de um lugar central? O ambiente ou cenário se destaca na narrativa? É detalhadamente apresentado? Nas cenas predominam os elementos físicos do ambiente ou se destacam mais aspectos emocionais ou psicológicos? Qual é o histórico do espaço visitado? Qual é a composição do acervo? Qual é a importância desse espaço cultural para a comunidade local, brasileira, mundial? Como é a estrutura e os recursos do espaço visitado? Personagens: Sobre as características que compõem os personagens ou pessoas apresentadas: Quais aspectos psicológicos se destacam? Os personagens são calmos, obsessivos, serenos, frios, objetivos, maquiavélicos, bondosos etc.? O uso desses aspectos mencionados conduz de alguma maneira a construção da própria narrativa? De que forma? Quais são os elementos que você destacaria para a composição e andamento da narrativa? Reflexões interdisciplinares Quais foram as suas impressões após ter assistido ao documentário/filme/espaço cultural virtual? Há, ao longo do documentário, ou do filme, ou espaço cultural virtual , algum elemento que tenha feito você estabelecer relações com algum conhecimento prévio seu? (outro filme, leitura literária, expressão e produção das artes plásticas etc.) Relações com a sua formação acadêmica-pedagógica: Quais aspectos que se relacionam com o seu curso? Aponte as contribuições para a unidade curricular de estágio. Em quais temas do seu curso você poderia utilizar o documentário, ou o filme, ou o espaço cultural virtual ? De que forma? De que forma o documentário, ou o filme, ou o espaço cultural virtual contribui para a sua formação? 17 Por último, preencha a ficha técnica que expressa de forma resumida seu texto: Nome/título do filme ou documentário ou espaço cultural: Ano (produção do filme/documentário ou inauguração do espaço cultural): País de origem: Palavras-chave: Idade recomendada filme/documentário ou público e tipo de interação possível com o acervo do espaço cultural: Gênero filme/documentário: Cor filme/documentário: Direção filme/documentário: Idioma filme/documentário: Elenco principal filme/documentário: Identificação – imagem e categoria do espaço visitado: Composição do acervo do espaço visitado (salas, temas, principais obras): Importância local/regional/nacional/mundial do espaço visitado: Duração do filme/documentário ou da visita ao espaço cultural: Informações de Produção5 ou histórico do espaço visitado: Restrições: Sinopse filme documentário ou resumo do que é possível conhecer no espaço cultural: Conteúdos Explícitos6 : Conteúdos Implícitos7 : Interdisciplinaridade com outras áreas8 : Observações: 5 Informações de produção: são informações como locações, custos de produção, adaptações de livros, entre outras e que possibilitam ao professor contextualizar o uso da obra. Essas informações também podem estabelecer ações interdisciplinares com outras áreas; 6 Conteúdos explícitos: são aqueles conteúdos que a narrativa/acervo apresenta de forma clara e direta, ou seja, que o aluno identifica sem dificuldades. Podem representar um desdobramento do assunto; 7 Conteúdos implícitos: são aqueles que de alguma forma podem ser subentendidos na narrativa/acervo. Não ocupam uma cena principal, porém fazem parte, implicitamente, da história. Podem surgir em diálogos, ações, figurinos, cenários, músicas ou outras formas. 8 Interdisciplinaridade com outras áreas: relaciona as áreas que podem estabelecer diálogos com a área principal. A interdisciplinaridade ocorre ou, pode ser proposta, a partir da área de formação do professor que propõe a utilização do documentário. 18 2.3 Material didático: criação e reflexão O material didático é um recurso que você deverá produzir e utilizar em sua atividade, ou seja, criar e produzir um material concreto, podendo ser um jogo de tabuleiro, uma tecnologia assistiva, um tapete das sensações, por exemplo. Esse material será variado conforme a sua escolha de linha de pesquisa e, consequentemente, de sua aula. Além da criação, deverá explanar sobre ele, realizando uma descrição reflexiva e detalhada sobre o uso desse recurso criado. Pode inserir imagem, porém, tome cuidado com o espaço utilizado (2 a 3 páginas). 2.4Prática do campo e as teorias - Práxis Neste item, você, estudante, deverá descrever detalhadamente os conhecimentos construídos ao longo do estágio. É neste momento que você fará a articulação entre a teoria e a prática, ou seja, entre os conhecimentos teóricos do seu curso de Licenciatura ou Bacharelado, bem como a linha de pesquisa adotada9 , com as atividades realizadas ao longo do estágio híbrido (4 a 6 páginas). 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS Neste item, você, estudante, deverá apresentar os resultados finais de seu estágio, inserindo as principais aprendizagens realizadas nos três espaços: estudo, pesquisa e produção escrita. (1 a 2 páginas). 4 REFERÊNCIAS Inserir todos os teóricos e obras utilizadas para a construção da produção conceitual. Lembrese de que todas elas devem ter sido referenciadas também no corpo do texto (ou por nota de rodapé ou no sistema autor/data). Fique sempre atento com plágio e não deixe de referenciar corretamente os autores e textos utilizados. 19 PROFISSIONAL 20 Olá estudante, esse é o template (modelo) que lhe direcionará na escrita de sua produção conceitual do Estágio Híbrido – Profissional. Nesse momento você contemplará etapas relevantes de seu estágio, incluindo o estudo, pesquisa e produção escrita. Sua produção conceitual deverá ser composta pelas seguintes etapas: - Capa, Sumário => Introdução entre 1 e 2 páginas. => Desenvolvimento entre 10 e 15 páginas. => Considerações finais entre 1 e 2 páginas. - Referências IMPORTANTE: Será considerado cópia todo e qualquer documento que apresentar semelhança literal em mais de 30% do texto. - Cópia de produção conceitual é considerada PLÁGIO e será desconsiderada como avaliação autoral individual ou do grupo. Veja abaixo as particularidades de cada uma dessas etapas: 1. INTRODUÇÃO Na introdução você deve descrever uma apresentação geral do estágio, ou seja, a sua percepção frente a relevância da atividade para a sua formação profissional, além de descrever o local estagiado, apresentando assim, o lócus explorado para a construção do estágio. Por questões que envolvem a ética na pesquisa, é proibido identificar nominalmente o espaço estagiado. Identifique-o com nome fictício. A introdução deve apresentar de forma breve todos os itens da sua produção conceitual e deve conter obrigatoriamente: Objetivos do estágio; Onde ele foi realizado – instituição presencial ou remota (descrição do local) A metodologia - Como o estágio está estruturado? Quais foram as atividades desenvolvidas no estágio. 21 2. DESENVOLVIMENTO Inicie o desenvolvimento com um texto de dois a cinco parágrafos indicando quais os itens/atividades compõem o desenvolvimento de seu estágio. Em seguida, você vai descrever cada atividade realizada ao longo do seu estágio (modalidade profissional), seguindo a sequência abaixo. 2.1.Estado da Arte Nesse item, você deverá fazer um levantamento em bases de dados (CAPES ou Google Acadêmico) e justificar a importância social e educacional de sua temática, relacionando os conhecimentos do seu curso com as atividades desenvolvidas no campo estagiado. Este momento é importante, pois você poderá reconhecer nas pesquisas realizadas anteriormente os autores utilizados como referência, ou seja, você não começa sua pesquisa do zero, mas a partir dos limites e limitações de outras pesquisas. (2 a 3 páginas). 2.2.Campo externo remoto – Análise Imagética Neste tópico, você deverá inserir a sua ficha de análise do filme, OU documentário, OU espaço cultural virtual. Ou seja, primeiro você escolhe 01 filme, OU 01 documentário, OU 01 espaço cultural virtual, que esteja relacionado com a sua linha de pesquisa, projeto de extensão e/ou plano de aula/ação. Após assistir ao filme ou documentário ou visitar virtualmente o espaço cultural escolhido, deverá produzir o texto entre 2 e 3 páginas. Primeiro você deve desenvolver o texto. Para ajudarmos na sua elaboração, sugerimos observar os questionamentos a seguir, sobre o filme/documentário a que assistiu ou o espaço cultural que visitou: Contexto: Identifique o tema central do documentário, ou do filme, ou do espaço cultural virtual. Caracterize o tema. Político? Religioso? Moral? Social? Em qual contexto se passa o documentário, ou o filme, ou o espaço cultural virtual? Urbano, rural, ambos? O que predomina? Qual o tipo de ambiente predominante? Físico: natureza, campo, montanha, praia, cidade, fazenda etc. Social: algum agrupamento social específico, família, amigos, trabalhadores, times, nobres etc. 22 Roteiro: Apresente de que forma ocorre a introdução do documentário, ou do filme, ou do espaço cultural virtual. Como a temática central é introduzida? Além dos elementos históricos ou baseados em fatos reais há algum indício de ficção? Há uma unidade na narrativa? Os fatos se encadeiam logicamente ou são episódios mais independentes/autônomos? Há diferentes temporalidades apresentadas? Os fatos retratados ocorrem simultaneamente ou não? Ambiente/Espaço: Qual(is) é(são) o(s) local(is) dos acontecimentos? Há mais de um lugar central? O ambiente ou cenário se destaca na narrativa? É detalhadamente apresentado? Nas cenas predominam os elementos físicos do ambiente ou se destacam mais aspectos emocionais ou psicológicos? Qual é o histórico do espaço visitado? Qual é a composição do acervo? Qual é a importância desse espaço cultural para a comunidade local, brasileira, mundial? Como é a estrutura e os recursos do espaço visitado? Personagens: Sobre as características que compõem os personagens ou pessoas apresentadas: Quais aspectos psicológicos se destacam? Os personagens são calmos, obsessivos, serenos, frios, objetivos, maquiavélicos, bondosos etc.? O uso desses aspectos mencionados conduz de alguma maneira a construção da própria narrativa? De que forma? Quais são os elementos que você destacaria para a composição e andamento da narrativa? Reflexões interdisciplinares Quais foram as suas impressões após ter assistido ao documentário/filme/espaço cultural virtual? Há, ao longo do documentário, ou do filme, ou espaço cultural virtual , algum elemento que tenha feito você estabelecer relações com algum conhecimento prévio seu? (outro filme, leitura literária, expressão e produção das artes plásticas etc.) 23 Relações com a sua formação acadêmica-pedagógica: Quais aspectos que se relacionam com o seu curso? Aponte as contribuições para a unidade curricular de estágio. Em quais temas do seu curso você poderia utilizar o documentário, ou o filme, ou o espaço cultural virtual ? De que forma? De que forma o documentário, ou o filme, ou o espaço cultural virtual contribui para a sua formação? Por último, preencha a ficha técnica que expressa de forma resumida seu texto: Nome/título do filme ou documentário ou espaço cultural: Ano (produção do filme/documentário ou inauguração do espaço cultural): País de origem: Palavras-chave: Idade recomendada filme/documentário ou público e tipo de interação possível com o acervo do espaço cultural: Gênero filme/documentário: Cor filme/documentário: Direção filme/documentário: Idioma filme/documentário: Elenco principal filme/documentário: Identificação – imagem e categoria do espaço visitado: Composição do acervo do espaço visitado (salas, temas, principais obras): Importância local/regional/nacional/mundial do espaço visitado: Duração do filme/documentário ou da visita ao espaço cultural: Informações de Produção10 ou histórico do espaço visitado: Restrições: Sinopse filme documentário ou resumo do que é possível conhecer no espaço cultural: Conteúdos Explícitos11: Conteúdos Implícitos12: Interdisciplinaridade com outras áreas13: Observações: 10 Informações de produção: são informações como locações, custos de produção, adaptações de livros, entre outras e que possibilitam ao professor contextualizar o uso da obra. Essas informações também podem estabelecer ações interdisciplinares com outras áreas; 11 Conteúdos explícitos: são aqueles conteúdos que a narrativa/acervo apresenta de forma clara e direta, ou seja, que o aluno identifica sem dificuldades. Podem representar um desdobramento do assunto; 12 Conteúdos implícitos: são aqueles que de alguma forma podem ser subentendidos na narrativa/acervo. Não ocupam uma cena principal, porém fazem parte, implicitamente, da história. Podem surgir em diálogos, ações, figurinos, cenários, músicas ou outras formas. 13 Interdisciplinaridade com outras áreas: relaciona as áreas que podem estabelecer diálogos com a área principal. A interdisciplinaridade ocorre ou, pode ser proposta, a partir da área de formação do professor que propõe a utilização do documentário. 24 2.3.Material didático: criação e reflexão O material didático é um recurso que você deverá produzir e utilizar em sua atividade, ou seja, criar e produzir um material concreto, podendo ser um jogo, uma tecnologia assistiva, um equipamento de treino, por exemplo. Esse material será variado conforme a sua escolha de campo de estágio e, consequentemente, de seu plano de ação. Além da criação, aqui você deverá explanar sobre ele, realizando uma descrição reflexiva e detalhada sobre o uso desse recurso criado. Pode inserir imagem, porém, tome cuidado com o espaço utilizado. (2 a 3 páginas) 2.4.Prática do campo e as teorias - Práxis Nesse item, você estudante deverá descrever detalhadamente os conhecimentos construídos ao longo do seu estágio. É nesse momento que você fará a articulação entre a teoria e a prática, ou seja, entre os conhecimentos teóricos do seu curso de Bacharelado, bem como do campo de estágio escolhido com as atividades realizadas ao longo do estágio híbrido. (4 a 6 páginas) 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS Nesse item você estudante deverá apresentar os resultados finais de seu estágio, inserindo as principais aprendizagens realizadas nos três espaços: estudo, pesquisa e produção escrita. (1 a 2 páginas). 4. REFERÊNCIAS Inserir todos os teóricos e obras utilizadas para a construção da produção conceitual. 25 INICIAÇÃO CIENTÍFICA 26 Olá, estudante, este é o template (modelo) que lhe direcionará na escrita de sua produção conceitual do Estágio Híbrido – INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Neste momento, você contemplará etapas relevantes de seu estágio, incluindo o estudo, pesquisa e produção escrita. Sua produção conceitual deverá ser composta pelas seguintes etapas: - Capa, Sumário => Introdução entre 1 e 2 páginas. => Desenvolvimento entre 16 e 22 páginas. => Considerações finais entre 1 e 2 páginas. - Referências IMPORTANTE: Será considerado cópia todo e qualquer documento que apresentar semelhança literal em mais de 30% do texto. Cópia de produção conceitual é considerada PLÁGIO e será desconsiderada como avaliação autoral individual ou do grupo. Veja abaixo as particularidades de cada uma dessas etapas: 1. INTRODUÇÃO Na introdução, você deve descrever uma apresentação geral do estágio, ou seja, a sua percepção frente à relevância da atividade para a sua formação profissional, além de descrever o local estagiado, apresentando assim, o lócus explorado para a construção do estágio. Por se tratar de grupo/linha de pesquisa do Centro Universitário Internacional UNINTER, o campo estagiado pode ser nominado com nome real no seu texto (1 a 2 páginas). Na introdução deve apresentar de forma breve todos os itens da sua produção conceitual e deve conter obrigatoriamente: Objetivos do estágio; Onde ele foi realizado – qual linha de pesquisa, instituição de ensino (caracterize o campo de estágio: Iniciação Científica); Enumerar quais foram as atividades desenvolvidas no estágio e no grupo de pesquisa. Justifique a escolha por esse formato - Justifique a importância da pesquisa acadêmica para a comunidade; A metodologia - Como essa produção está estruturada? Autores principais; 27 2. DESENVOLVIMENTO No texto de desenvolvimento você deve iniciar com dois até cinco parágrafos mostrando quais os itens dispostos no desenvolvimento de sua pesquisa. Neste item, você vai descrever as atividades realizadas ao longo do estágio, seguindo a sequência dos itens: 2.1 Estado da Arte Neste item, você deverá fazer um levantamento em bases de dados (CAPES ou Google Acadêmico) e justificar importância social e educacional de sua temática. Este momento é importante, pois poderá reconhecer nas pesquisas realizadas anteriormente os autores utilizados como referência, ou seja, você não começa sua pesquisa do zero, mas a partir de os limites e limitações de outras pesquisas (2 a 3 páginas) 2.2Campo externo remoto – Análise Imagética Neste tópico, você deve fazer o texto e inserir a sua ficha de análise. A análise pode ser do filme, OU documentário, OU espaço cultural virtual. Ou seja, primeiro você escolhe 01 filme, OU 01 documentário, OU 01 espaço cultural virtual, que esteja relacionado com a sua linha de pesquisa, projeto de extensão e/ou plano de aula/ação. Após assistir ao filme ou documentário ou visitar virtualmente o espaço cultural escolhido, deverá produzir o texto entre 2 e 3 páginas. Primeiro você deve desenvolver o texto. Para ajudarmos na sua elaboração, sugerimos observar os questionamentos a seguir, sobre o filme/documentário a que assistiu ou o espaço cultural que visitou: Contexto: Identifique o tema central do documentário, ou do filme, ou do espaço cultural virtual. Caracterize o tema. Político? Religioso? Moral? Social? Em qual contexto se passa o documentário, ou o filme, ou o espaço cultural virtual? Urbano, rural, ambos? O que predomina? Qual o tipo de ambiente predominante? Físico: natureza, campo, montanha, praia, cidade, fazenda etc. Social: algum agrupamento social específico, família, amigos, trabalhadores, times, nobres etc. 28 Roteiro: Apresente de que forma ocorre a introdução do documentário, ou do filme, ou do espaço cultural virtual. Como a temática central é introduzida? Além dos elementos históricos ou baseados em fatos reais há algum indício de ficção? Há uma unidade na narrativa? Os fatos se encadeiam logicamente ou são episódios mais independentes/autônomos? Há diferentes temporalidades apresentadas? Os fatos retratados ocorrem simultaneamente ou não? Ambiente/Espaço: Qual(is) é(são) o(s) local(is) dos acontecimentos? Há mais de um lugar central? O ambiente ou cenário se destaca na narrativa? É detalhadamente apresentado? Nas cenas predominam os elementos físicos do ambiente ou se destacam mais aspectos emocionais ou psicológicos? Qual é o histórico do espaço visitado? Qual é a composição do acervo? Qual é a importância desse espaço cultural para a comunidade local, brasileira, mundial? Como é a estrutura e os recursos do espaço visitado? Personagens: Sobre as características que compõem os personagens ou pessoas apresentadas: Quais aspectos psicológicos se destacam? Os personagens são calmos, obsessivos, serenos, frios, objetivos, maquiavélicos, bondosos etc.? O uso desses aspectos mencionados conduz de alguma maneira a construção da própria narrativa? De que forma? Quais são os elementos que você destacaria para a composição e andamento da narrativa? Reflexões interdisciplinares Quais foram as suas impressões após ter assistido ao documentário/filme/espaço cultural virtual? Há, ao longo do documentário, ou do filme, ou espaço cultural virtual , algum elemento que tenha feito você estabelecer relações com algum conhecimento prévio seu? (outro filme, leitura literária, expressão e produção das artes plásticas etc.) 29 Relações com a sua formação acadêmica-pedagógica: Quais aspectos que se relacionam com o seu curso? Aponte as contribuições para a unidade curricular de estágio. Em quais temas do seu curso você poderia utilizar o documentário, ou o filme, ou o espaço cultural virtual ? De que forma? De que forma o documentário, ou o filme, ou o espaço cultural virtual contribui para a sua formação? Por último, preencha a ficha técnica que expressa de forma resumida seu texto: Nome/título do filme ou documentário ou espaço cultural: Ano (produção do filme/documentário ou inauguração do espaço cultural): País de origem: Palavras-chave: Idade recomendada filme/documentário ou público e tipo de interação possível com o acervo do espaço cultural: Gênero filme/documentário: Cor filme/documentário: Direção filme/documentário: Idioma filme/documentário: Elenco principal filme/documentário: Identificação – imagem e categoria do espaço visitado: Composição do acervo do espaço visitado (salas, temas, principais obras): Importância local/regional/nacional/mundial do espaço visitado: Duração do filme/documentário ou da visita ao espaço cultural: Informações de Produção14 ou histórico do espaço visitado: Restrições: Sinopse filme documentário ou resumo do que é possível conhecer no espaço cultural: Conteúdos Explícitos15: Conteúdos Implícitos16: Interdisciplinaridade com outras áreas17: Observações: 14 Informações de produção: são informações como locações, custos de produção, adaptações de livros, entre outras e que possibilitam ao professor contextualizar o uso da obra. Essas informações também podem estabelecer ações interdisciplinares com outras áreas; 15 Conteúdos explícitos: são aqueles conteúdos que a narrativa/acervo apresenta de forma clara e direta, ou seja, que o aluno identifica sem dificuldades. Podem representar um desdobramento do assunto; 16 Conteúdos implícitos: são aqueles que de alguma forma podem ser subentendidos na narrativa/acervo. Não ocupam uma cena principal, porém fazem parte, implicitamente, da história. Podem surgir em diálogos, ações, figurinos, cenários, músicas ou outras formas. 17 Interdisciplinaridade com outras áreas: relaciona as áreas que podem estabelecer diálogos com a área principal. A interdisciplinaridade ocorre ou, pode ser proposta, a partir da área de formação do professor que propõe a utilização do documentário. 30 2.3 Material: criação e reflexão Neste item, você deverá apresentar um material produzido por você no processo de realização deste estágio. Esse material deve ter relação com o seu projeto de pesquisa. Por exemplo: se sua pesquisa estiver relacionada ao ensino escolar, pode ser um material didático manipulável. Exemplos: jogos, história em quadrinhos, livro de bolso, fotonovela, cordel etc. A ideia é ser um produto que possa ser utilizado durante a docência ou alguma atividade docente que ao final haja a constituição de um produto; se sua pesquisa estiver voltada para a intervenção social, esse material concreto pode ser um mapa interativo, uma planilha interativa, um gráfico interativo, um podcast, um vídeo. se sua pesquisa for de natureza teórico-conceitual, esse material concreto pode ser uma apresentação animada no Prezi, um podcast, um vídeo. Em todos os casos, você deverá inserir neste subitem a apresentação desse material (fotos, links para acesso) e a explicação de seu conteúdo ou da forma de utilização. Ademais, é necessário neste subitem elaborar um texto refletindo sobre as atividades desenvolvidas no estágio, desde o início até a elaboração do produto manipulável. Lembre-se de relacionar com os autores e referências lidas na linha de pesquisa. O item Material: criação e reflexão deve ter entre 1 e 2 páginas. 2.4 Prática do campo e as teorias - Práxis Neste subitem, você deve elaborar um texto de fundamentação teórica sobre o tema do seu projeto de iniciação científica. Comece identificando a qual linha de pesquisa18 seu tema está vinculado. Apresente em texto discursivo a ementa e os principais objetivos da linha. Faça uma revisão bibliográfica sobre a sua temática: destaque os principais autores que a discutem e explique os conceitos centrais. Lembre-se de elaborar um texto coeso, em que os autores e conceitos dialoguem entre si e embasem teoricamente a sua temática. É importante, no seu texto, fazer o uso de citações diretas e indiretas, sempre mencionando os autores, de acordo com as normas da ABNT (10 a 12 páginas). 31 OBSERVAÇÃO: Em caso de aprovação com nota máxima, o texto do item Prática de Campo e as Teorias – Práxis, com adequações, pode compor o Caderno Intersaberes em edição extra, e, com orientação de professor da área, o mesmo será validado no Trabalho de Conclusão de Curso, sendo necessário apresentação em banca pública, conforme instituído no PPC do curso. 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS Neste item, você, estudante, deverá apresentar os resultados finais de seu estágio, inserindo as principais aprendizagens realizadas nos três espaços: estudo, pesquisa e produção escrita (1 a 2 páginas). 4 REFERÊNCIAS Indique todas as referências utilizadas na elaboração desta produção conceitual. Lembre-se de que todas elas devem ter sido referenciadas também no corpo do texto (ou por nota de rodapé ou no sistema autor/data). Fique sempre atento com plágio e não deixe de referenciar corretamente os autores e textos utilizados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TCC FAVENI PRONTO WORD PDF

PREZAD@ALUN@! LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO, ANTES DE ENVIAR O TCC. TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) - O trabalho (ARTIGO) deverá ser enviado em formato DOC ou DOC.X(Word). Reiteramos que TCC’s plagiados e com temas não condizentes com a área do curso serão REPROVADOS. Caso o TCC seja considerado PLÁGIO, o aluno estará sujeito a um ônus no valor de R$249,99 para uma nova correção. Reiteramos também que TCC’S reenviados para reformular não estarão condicionados a nenhuma taxa de cobrança. ATENÇÃO! A faculdade possui o PRAZO DE 30 DIAS PARA CORREÇÃO do TCC. Se desejar a conclusão de seu curso em determinada data, deverá regularizar as pendências e concluir o curso antecedência para que na data que necessita da certificação já esteja com o documento em mãos. Os professores não são responsáveis ou se comprometem em agilizar o processo de correção para alunos que não concluíram o curso e realizam inscrições em processos sel

ESTAGIO PRONTO TODOS OS CURSOS FAVENI

  CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI                             RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19                                                                                                                    GUARULHOS 2020   Prezados Acadêmicos!   O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci

RESPOSTA AVALIAÇÃO – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

  AVALIAÇÃO – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Segundo Kauark, Manhães, & Medeiros, existem várias formas de classificar as pesquisas com base em seus objetivos gerais e procedimentos técnicos. Do ponto de vista dos autores as formas clássicas de pesquisas podem ser, da sua natureza: – Pesquisa Aplicada: objetiva gerar novos conhecimentos, úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. – Pesquisa Básica: objetiva gerar novos conhecimentos para aplicação prática, dirigida à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais. Resposta Marcada : Falsa TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Enumere as questões correspondentes: (1) Pesquisa Aplicada  (2) Pesquisas exploratórias  (3) Pesquisas descritivas  (4) Pesquisas explicativas   (  ) Buscam proporcionar uma abordagem do problema pelo levantamento de informações ou a constituição de hipóteses, envolvendo levantamento bibliográfico e documental, entrevis