TCC PRONTO TODOS OS CURSOS Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte-MT PDF WORD MODELO DOC
Linha Editorial:
Diretrizes
para elaboração de Artigos Científicos da Faculdade de Ciências Sociais de
Guarantã do Norte-MT.
Resumo: Este documento
descreve o formato a ser utilizado na confecção de artigos científicos exigidos
para conclusão do Curso de Pós Graduação , para a obtenção do título de
Especialista pela Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte-MT. Apresenta
dicas passo-a-passo das formatações necessárias a cada um dos elementos
presente em uma produção científica, bem como padroniza tais produções de
acordo com o modelo exigido para publicações no periódico científico da
Instituição de Ensino Superior supracitada. A metodologia utilizada foi a
pesquisa bibliográfica, bem como a revisão de literaturas, normalizações e
exemplosadaptadose baseados na NBR 6022. Poderá ser utilizado por qualquer
discente que deseja ingressar no meio das produções científicas através da elaboração
de um artigo para publicações. O mesmo poderá ser reavaliado, revisado e
alterado sempre que necessário e também quando houverem alterações na própria
ABNT.
Palavras-chave: Artigo Científico;
Recursos Humanos.
Abstract:This
document describes the format to be used in the preparation of scientific
papers required for completion of the Postgraduate Course, to obtain the title
of Specialist Faculty of Social Sciences Sachse-MT. Presents tips step-by-step
the necessary formatting to each of the elements present in a scientific and
standardized such productions according to the model required for publication
in the journal of the Higher Education Institution above. The methodology used
was the literature search and review of literature, normalization and examples
adapted and based on the NBR 6022. Can be used by any student who wishes to
join in the middle of scientific production by preparing an article for
publication. The same may be reassessed, revised and amended where necessary
and also when there are changes in own ABNT.
Keyword: Cientific Article; Human Resources.
1.
INTRODUÇÃO
O
artigo científico é um texto escrito por um ou mais autores com a finalidade de
publicação em revistas e periódicos científicos, seguindo rigorosamente as
normas dos editores.
O objetivo deste documento é esclarecer aos autores o formato a ser
utilizado nos artigos. Este documento está escrito de acordo com o modelo
indicado para os artigos, assim, serve de referência, ao mesmo tempo em que comenta
os diversos aspectos da formatação.Observe as instruções e formate seu artigo
de acordo com este padrão. Recomenda-se, para isso, o uso dos estilos de
formatação pré-definidos que constam deste documento. Para tanto, basta copiar
e colar os textos do original diretamente em uma cópia deste
documento.Lembre-se que uma formatação correta contribui para uma boa avaliação
do seu artigo.
2. FORMATAÇÃO GERAL
O artigo completo deve ser composto denomínimo 5 (cinco) e no máximo
20 (vinte) páginas. As margens (superior, inferior, lateral esquerda e
lateral direita) devem ter 3,2,3 e 2 cm. O tamanho de página deve ser A4. Numeração
de Página localizado na parte inferior à direita. Na sequência, passo a passo,
serão especificados os detalhes da formatação. A Inflexão verbal do texto
deverá obedecer a seguinte temporalidade:
Elemento |
Tempo
Verbal |
Resumo |
Presente |
Introdução |
Presente ou Passado |
Desenvolvimento/Discussão dos Dados
/Metodologia |
Passado |
Conclusão |
Presente |
2.1 Elementos do Artigo Científico
O
Título, deverá estar na primeira linha da primeira página, em posição
centralizada, com tipo de fonte Times New Roman, tamanho 16, em negrito, com a
primeira letra em maiúscula e as demais letras em minúsculo.
Nome
doautor,deve vir duas linhas abaixo do título (ou 24 pontos), centralizado, com
letra Times New Roman, tamanho 10, com primeira letra de cada nome em maiúscula
e o restante em minúsculo, em negrito, seguido da sigla da instituição (entre
parênteses) e-mail do autor.
Resumo, duas linhas (ou 24 pontos) abaixo do local e data, o resumo deve
ser na própria língua do trabalho, contendo de 100 a300 palavras. Deve-se
utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento
entre linhas simples, sempre na voz ativa e na terceira pessoa.
As perguntas que devem
ser respondidas em cada seção apresentada como um modelo típico de resumo são
as seguintes:
1.
Qual
a área de trabalho?
2.
Qual
foi o propósito do trabalho?
3.
Qual
foi a metodologia usada durante a pesquisa?
4.
Quais
foram os resultados mais importantes do estudo?
5.
Quais
as conclusões ou qual a recomendação?
Palavras chave: imediatamente abaixo do resumo, devem ser informadas as
palavras-chave. Sugerem-se três palavras-chave, em português, separadas por
ponto-e-vírgula, com primeira letra de cada palavra em maiúsculo e o restante
em minúsculo.
Abstract, o resumo traduzido para a língua inglesa.
Títulos das sessões: os títulos das sessões do trabalho devem ser
posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos (1, 2,
3, etc.). Deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 12, em
negrito. Não coloque ponto final nos títulos. O título da primeira seção deve
ser posicionado duas linhas (ou 24 pontos) abaixo das palavras chaves.
Corpo do texto: o corpo do
texto deve iniciar imediatamente abaixo do título das seções. O corpo de texto
utiliza fonte tipo Times New Roman, tamanho 12, justificado na direita e
esquerda, com espaçamento 1,5 entre linhas. O corpo de texto também utiliza um
espaçamento de 6 pontos depois de cada parágrafo.
A Introdução serve como uma orientação para os
leitores do texto, dando a eles a perspectiva que precisam para entender a
informação detalhada que virá nas seções seguintes.
As
perguntas que devem ser respondidas em cada uma das seções da introdução são
apresentadas abaixo.
1.
Qual a área e o tópico do trabalho?
2.
O que já foi feito de importante nessa área?
3.
Qual é a lacuna existente na área?
4.
Quais os objetivos do seu trabalho?
5.
Qual foi a metodologia usada?
6.
Quais as hipóteses levantadas (opcional)?
7.
Por que esse trabalho deve ser feito?
8.
Como seu trabalho está organizado?
O contexto de uma introdução
deve ser escrito de forma a fornecer aos seus leitores o background necessário
para o entendimento do tópico particular da pesquisa em questão no trabalho em
relação a uma área de estudo geral. Para que isso seja feito, começa-se com
afirmações óbvias, amplamente aceitas, sobre a área na qual se está
trabalhando. Então, passo a passo, o leitor deve ser guiado para ficar mais
próximo do tópico de pesquisa específico do trabalho.
O Desenvolvimento é a parte mais extensa do trabalho e deve apresentar a
fundamentação teórica, a metodologia utilizada, os resultados e a discussão.
Divide-se em seções e subseções conforme a NBR 6024/2003.
No Artigo Científico não é obrigatória a pesquisa de campo, mas caso
esta seja realizada trabalhar somente com as porcentagens na discussão dos
dados, gráficos não são obrigatórios tendo em vista o caráter de produção
“enxuta” que o artigo possui.
A Conclusão ou Considerações Finais devem responder as questões da
pesquisa, correspondentes aos objetivos e hipóteses presentes na introdução.
Este item deve ser breve podendo apresentar recomendações e sugestões para
trabalhos futuros.
2.2Figuras, Tabelas e
Legendas
Figuras e tabelas não devem possuir títulos (cabeçalhos), mas sim
legendas. Para melhor visualização dos objetos, deve ser previsto um espaço
simples entre texto-objeto e entre legenda-texto. As legendas devem ser
posicionadas abaixo das Figuras e Tabelas. Esses objetos, bem como suas
respectivas legendas, devem ser centralizados na página (ver, por exemplo, a
Figura 1). Use, para isso, os estilos pré-definidos “Figura” ou “Tabela”. Para
as legendas, deve-se utilizar fonte Times New Roman, tamanho 10, alinhado a
esquerda, tanto figura quanto legenda. Legendas não levam ponto final.Nas
tabelas deve ser usada, preferencialmente, a fonte Times New Roman, tamanho 10.
Figura
1 – Exemplo de figura
2.3Citações
De acordo com Fulano (1997),
citar corretamente a literatura é muito importante. Reparem que o nome de autores ao longo do texto é feita em letras minúsculas,
enquanto queos nomes de autores entre parênteses, ao final do parágrafo,
deve ser feita em letra maiúscula, conforme indicado adiante. Utilizar
Aspas sempre que retirar o texto na íntegra do livro ou fonte, bem como o
número de página após o ano de publicação dentro dos parênteses. E manter as
citações dentro do parágrafo sempre que não ultrapassar 3 linhas, quando
ultrapassado realizar a citação recuada.
Na verdade, citar trechos de
trabalhos de outros autores, sem referenciar adequadamente, pode ser enquadrado
como plágio (BELTRANO, 2002).
Se a citação for maior do que três
linhas, então utilizar recuo de 4cm e fonte tamanho 10, espaçamento entrelinhas
simples.
Os componentes curriculares para uma educação básica, que são mais
amplos, quantoaspectosculturais exigem uma
transformação nessa concepção, nos processos metodológicos e mudanças importantes especialmente no
professorado, que é seu principal mediador. (SACRISTAN, 2000, p.67)
Para as
referências, deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho
10, espaçamento simples, prevendo 6 pontos depois de cada referência,
exatamente conforme aparece nas referências aleatórias incluídas a seguir. As
referências devem aparecer em ordem alfabética e não devem ser numeradas. Todas
as referências citadas no texto, e apenas estas, devem ser incluídas ao final,
na seção Referências.
2.4 Referências
(Livro inteiro1 autor)
FARACO,
C. A. Linguagem & diálogo: as ideiaslinguísticas do círculo de Bakhtin.
Paraná: Criar, 2003.
(Livro inteiro2 autores)
FELTRIM, Valéria;
Aluísio, Sandra; NUNES Maria das graças. Uma revisão bibliográfica sobre a
estruturação de textos científicos
(Capítulo de livro)
BAKHTIN,
Mikhail. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São
Paulo: Martins Fontes, 1992. p. 261-306.
(Site da Internet)
DIAS, Pedro
et al. Análise exploratória de estatística espacial aplicada ao espaço urbano
Exploratoryanalysisofspatialstatisticsappliedtourbanspace. AMBIÊNCIA, v. 12, n. 2, p.
539-549, 2016. Disponível em <http://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/3689/pdf> . Acessado em10/06/2016
3.0
CONCLUSAO
Pretende-se neste trabalho proporcionar, de forma
resumida e estruturada uma orientação destacando os principais cuidados na
redação de um artigo científico. O resultado obtido satisfaz os requisitos de
objetividade e esclarecimento que pretendia atingir, tendo em vista que o mesmo
é utilizado pelos alunos dos cursos de Especialização bem como Docentes da IES
FCSGN. Constituirá também em um auxiliar útil e de referencia frequente para o
leitor que possui como meta desenvolver sua habilidade de escrita de artigos
científicos. No entanto, é relevante considerar que a aprendizagem é um
processo continuo e, sendo assim, a capacidade de escrever artigos científicos
é construída no dia-a-dia, por meio de práxis.
REFERENCIAS
_____. NBR 6023: Informação E Documentação: Referências:
Elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
_____. NBR 6024: Informação E Documentação: Numeração
Progressiva Das Seções De Um Documento Escrito: Apresentação. Rio de
Janeiro, 2003.
______. NBR 10520:
Informação E Documentação: Citações Em
Documentos: Apresentação. Rio de Janeiro, 2002.
______. NBR 6027: Informação E Documentação: Sumário:
Apresentação. Rio de Janeiro, 2003.
______. NBR 6028: Informação E Documentação: Resumo:
Apresentação. Rio de Janeiro, 2003.
ASSOCIAÇÃO
BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Trabalhos
Acadêmicos: Apresentação. Rio de Janeiro, 2011.
BARDIN, Laurence. Análise De Conteúdo. 4. ed. Lisboa:
Edições 70, 2010.
BARROS, Aidil
Jesus da Silveira; LELFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos Da Metodologia Científica. 2. ed. São
FOUREZ, Gerard. A Construção Das Ciências: Introdução À
Filosofia E À Ética Das Ciências. São Paulo: EdUNESP, 1995.
GIL, Antônio C. Como Elaborar Projetos De Pesquisa. 3.
ed. São Paulo: Atlas, 1996.
KOCH, Ingedore
Villaça. A Coesão Textual. 21. ed.
São Paulo: Contexto, 2007.
KOCH, Ingedore
Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A
coerência textual. 17. ed. São Paulo: Contexto, 2008.
LAKATOS, Eva
Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos
da metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.
MARQUES, Mário
Osório. Escrever é preciso: o princípio
da pesquisa. 5. ed. Ijuí: Unijuí, 2006. (Coleção Mario Osorio Marques, 1).
MEDEIROS, João
Bosco. Redação científica: a prática de
fichamentos, resumos e resenhas. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
Paulo: Pearson Education doBrasil, 2000. BOGDAN,
Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa
QUIVY, Raymond;
CAMPENHhttp://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/3689/pdfOUDT,
Luc Van.Manual De Investigação Em
Ciências Sociais.Tradução de João Minhoto Marques, Maria Amalia Mendes e
Maria Carvalho. Revisão científica de Rui Santos. 2. ed. Lisboa: Gradiva, 1998.
SANTOS, Antônio. Metodologia Científica: A Construção Do
Conhecimento. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
SOARES, Edvaldo. Metodologia Científica: Lógica,
Epistemologia E Normas. São Paulo: Atlas, 2003.
[*]Juliano Ciebre dos Santos ,
Licenciado em Informática pela Fundação Santo André (FSA, Santo André-SP,
2004), Especialista em Informática aplicada à Educação e Mestre em Educação
Desenvolvimento e Tecnologias pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos
(UNISINOS, São Leopoldo-RS, 2008). Atualmente docente do ensino superior na
Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte-MT, Rua Jequitiba, nº 40,
Jardim Aeroporto. Cep.: 78520-000. E-mail: jciebres@gmail.com. Maio de 2013.
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