PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Educação Física
CURSO: Educação Física
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Educação Física
Curso: Educação Física Semestre: 1° Semestre
Educação Física Licenciatura
Disciplinas: • ATIVIDADES ALTERNATIVAS E MEIO AMBIENTE
• BIOINFORMAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA
EDUCAÇÃO FÍSICA
• CULTURA CORPORAL DO MOVIMENTO
• SOCIEDADE BRASILEIRA E CIDADANIA
• QUALIDADE DE VIDA E EDUCAÇÃO FÍSICA
Professores • Anisio Calciolari Junior
• Lúcio Flávio Soares Caldeira
• Anderson Nascimento Guimarães
• Stefany Ferreira Feniman
• Marcio Teixeira
Competências: • Compreender a abrangência do objeto de estudo da
educação física enquanto a cultura corporal do
movimento humano.
• Compreender as diferentes possibilidades de atuação
no campo da Educação Física
• Identificar possibilidades das propostas profissionais
diante das potencialidades e limitações da atividade
física
• Compreender qual a real contribuição do objeto de
estudo da Educação Física para qualidade de vida.
Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, o aluno terá
desenvolvido as seguintes competências e habilidades:
• Possibilitar o desenvolvimento analítico, promovendo a
capacidade de adaptação, comunicação e integração
do espírito de equipe.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Educação Física
• Fornecer sólida formação humanística e visão global
que habilite o acadêmico a compreender os meios
social, político, cultural e econômico.
• Promover formação teórico-prática possibilitando a
vivência concreta nas organizações, estimulando uma
postura investigativa e de análise crítico-reflexiva.
Objetivos da
Aprendizagem:
• A produção textual é um procedimento metodológico
de ensino aprendizagem que tem por objetivos:
• Favorecer a aprendizagem.
• Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo
aprendizado eficiente e eficaz.
• Promover o estudo dirigido a distância.
• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e
o auto aprendizado.
• Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.
• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a
solução de problemas práticos relativos à profissão.
• Direcionar o estudante para a busca do raciocínio
crítico e a emancipação intelectual.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Educação Física
Produção Textual Interdisciplinar
Caro aluno e cara aluna. Seja bem-vindo e bem-vinda a este semestre.
O presente semestre está possibilitando uma significativa ampliação e
aprofundamento de conhecimentos sobre a Educação Física e suas bases teórico-práticas
essenciais para a atuação na área. Desta forma, o campo de atuação profissional é diverso
e possibilita que a materialização dos conhecimentos teórico e técnicos, fundamentados
pelas novas evidencias científicas. Assim sendo, o tema central da proposta de Produção
Textual Interdisciplinar individual (PTI) será direcionado para desenvolver um olhar amplo
das potencialidades que a Educação Física pode exercer no seu campo de atuação.
Este tema é importante para que você possa conhecer e reconhecer sobre o significado do
objeto de estudo da Educação Física. Com isso, as possibilidades profissionais de atuação,
o conhecimento técnico-científico, seu público alvo, seus campos de atuação e como esses
elementos interagem com a dinâmica cultural e tecnológica na sociedade fazem com que a
seja uma profissão de grande amplitude e complexidade sobre a atuação deste profissional
no futuro. Neste sentido, considere este cenário exposto para o desenvolvimento desta
produção textual, tendo como conteúdos apresentados nas disciplinas de Atividades
Alternativas e Meio Ambiente, Bioinformação e Tecnologias Digitais para Educação Física,
Cultura Corporal do Movimento, Sociedade Brasileira e Cidadania E Qualidade de Vida e
Educação Física.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Educação Física
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
A parte do DESENVOLVIMENTO do trabalho será estruturada em dois momentos/partes:
1º PARTE – PRODUÇÃO DE TEXTO 1
✓ Você deverá fazer a leitura (obrigatória) dos textos disponibilizados a seguir:
MARINHO, A., DE DEUS INÁCIO, H. L. Educação Física, meio ambiente e aventura: um
percurso por vias instigantes. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 28(3). 2007.
Disponível em: http://www.revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/download/23/30.
Acesso em 15/12/2020.
ARAÚJO, B. M. R. D., FREITAS, C. M. S. M. D., CAMINHA, I. D. O., SILVA, P. P. C. D.
Virtualização esportiva e os novos paradigmas para o movimento humano. Motriz: Revista
de Educação Física, 17(4), 600-609. 2011. Disponível em:
https://www.scielo.br/pdf/motriz/v17n4/a04v17n4.pdf. Acesso em 15/12/2020.
Após leitura, faça uma análise e reflexão dos textos propostos, para que possa redigir uma
produção textual, em forma de texto crítico-argumentativo, a partir do seguinte tema: "As
barreiras e potencialidades sobre a manifestação da cultura corporal do movimento
humano e o campo de atuação da Educação Física no cenário atual.
✓ É importante que o texto aborde os conteúdos presentes nos artigos disponibilizados,
com uma síntese sobre a cultura corporal do movimento humano para a Educação
Física nos diferentes ambientes de atuação profissional.
✓ Além dos textos de leitura obrigatória, será possível acrescentar informações a
respeito do tema, nesta etapa de produção de texto, com artigos científicos de fontes
confiáveis, como livros e publicações de trabalhos em anais de congresso.
Orientações específicas:
- Elaborar um texto de no mínimo 3 (três) e no máximo 4 (três) páginas de conteúdo escrito,
sem tópicos. Redigir de acordo com as normas da ABNT atual.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Educação Física
2º PARTE – PRODUÇÃO DE TEXTO 2
✓ Você deverá fazer a leitura (obrigatória) do texto disponibilizado a seguir:
SANTOS, A. L. P. D., SIMÕES, A. C. Educação física e qualidade de vida: reflexões e
perspectivas. Saúde e sociedade, São Paulo, v. 21, n. 1, p. 181-192. 2012. Disponível em:
https://www.scielosp.org/pdf/sausoc/2012.v21n1/181-192/pt. Acesso em 15/12/2020.
PUCCI, G. C. M. F. et al. Associação entre atividade física e qualidade de vida em adultos.
Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 46, n. 1, p. 166-179, 2012. Disponível em:
https://www.scielo.br/pdf/rsp/v46n1/2922.pdf. Acesso em 15/12/2020.
Após leitura, faça uma análise e reflexão dos textos propostos, para que possa redigir uma
produção textual, em forma de texto crítico-argumentativo, a partir do seguinte tema: "A
qualidade de vida na sociedade e o campo de atuação da Educação Física.
✓ É importante que o texto aborde os conteúdos presentes nos artigos disponibilizados,
com uma síntese geral que aborde sobre a complexidade da relação dos fatores que
envolvem a atividade física, a qualidade de vida na sociedade e Educação Física nos
diferentes ambientes de atuação profissional.
✓ Além dos textos de leitura obrigatória, será possível acrescentar informações a
respeito do tema, nesta etapa de produção de texto, com artigos científicos de fontes
confiáveis, como livros e publicações de trabalhos em anais de congresso.
Orientações específicas:
- Elaborar um texto de no mínimo 2 (três) e no máximo 3 (três) páginas de conteúdo escrito,
sem tópicos. Redigir de acordo com as normas da ABNT atual.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Educação Física
- Lembrando que o uso indevido da trechos no texto, sem a devida citação, e que caracterize
cópia de outros autores ou de páginas da internet, invalidará essa produção textual
interdisciplinar individual. Se houver dúvidas, consulte seu tutor.
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
A formatação do trabalho deverá ser realizada da seguinte forma:
o Capa - com nome da instituição (logomarca), nome das disciplinas do
semestre, nome de todos os professores desse semestre e nome completo de
todos os alunos;
o Introdução - Apresentar o objetivo e o que foi realizado no trabalho (uma
página);
o Desenvolvimento - deve constar as duas partes do trabalho descrito acima
(produção de texto e resolução da situação-problema);
o Conclusão - Apresentar suas considerações finais sobre o trabalho realizado
(uma página);
o Referências: citar todas as fontes pesquisadas e utilizadas de acordo com as
normas da ABNT.
- Todas as etapas devem ser realizadas dentro do prazo devido.
- Devem participar dos grupos somente os alunos do mesmo semestre e da mesma turma.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. O trabalho será realizado individual.
2. Solicitamos que siga as orientações do Tutor Presencial, responsável por cadastrar o
trabalho no sistema.
3. Importante: Você conseguirá cadastrar o trabalho finalizado no sistema, o que
deverá ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Educação Física
prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe
prorrogação para a postagem da atividade.
4. O trabalho final que será postado no ambiente virtual de aprendizagem deve conter
de 06 até, no máximo, 08 laudas (considerando-se apenas a produção textual em si,
com introdução, desenvolvimento e conclusão, excetuando-se os elementos pré e
pós-textuais).
5. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Universidade, sendo
organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes,
alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação
correta de citações e referências, entre outros elementos importantes), conforme
modelo disponível no AVA.
6. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos
idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet.
Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade.
Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei
n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico.
7. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob
nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF.
A seguir, apresentamos a você alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise
do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual:
Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT, com
atendimento ao número de páginas solicitadas.
Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada (com
introdução, desenvolvimento e conclusão).
Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo
à norma padrão.
Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com
objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Educação Física
Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores
eventualmente citados.
Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhes atender em suas
dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que vocês precisarem. Aproveite esta
oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário.
Bom trabalho!
Equipe de professores
Professores do 1º semestre – Educação Física
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19 GUARULHOS 2020 Prezados Acadêmicos! O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci
Comentários
Postar um comentário