Pular para o conteúdo principal

TRABALHO PRONTO


 PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Educação Física CURSO: Educação Física PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Educação Física Curso: Educação Física Semestre: 1° Semestre Educação Física Licenciatura Disciplinas: • ATIVIDADES ALTERNATIVAS E MEIO AMBIENTE • BIOINFORMAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA EDUCAÇÃO FÍSICA • CULTURA CORPORAL DO MOVIMENTO • SOCIEDADE BRASILEIRA E CIDADANIA • QUALIDADE DE VIDA E EDUCAÇÃO FÍSICA Professores • Anisio Calciolari Junior • Lúcio Flávio Soares Caldeira • Anderson Nascimento Guimarães • Stefany Ferreira Feniman • Marcio Teixeira Competências: • Compreender a abrangência do objeto de estudo da educação física enquanto a cultura corporal do movimento humano. • Compreender as diferentes possibilidades de atuação no campo da Educação Física • Identificar possibilidades das propostas profissionais diante das potencialidades e limitações da atividade física • Compreender qual a real contribuição do objeto de estudo da Educação Física para qualidade de vida. Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, o aluno terá desenvolvido as seguintes competências e habilidades: • Possibilitar o desenvolvimento analítico, promovendo a capacidade de adaptação, comunicação e integração do espírito de equipe. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Educação Física • Fornecer sólida formação humanística e visão global que habilite o acadêmico a compreender os meios social, político, cultural e econômico. • Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência concreta nas organizações, estimulando uma postura investigativa e de análise crítico-reflexiva. Objetivos da Aprendizagem: • A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos: • Favorecer a aprendizagem. • Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. • Promover o estudo dirigido a distância. • Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado. • Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. • Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão. • Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Educação Física Produção Textual Interdisciplinar Caro aluno e cara aluna. Seja bem-vindo e bem-vinda a este semestre. O presente semestre está possibilitando uma significativa ampliação e aprofundamento de conhecimentos sobre a Educação Física e suas bases teórico-práticas essenciais para a atuação na área. Desta forma, o campo de atuação profissional é diverso e possibilita que a materialização dos conhecimentos teórico e técnicos, fundamentados pelas novas evidencias científicas. Assim sendo, o tema central da proposta de Produção Textual Interdisciplinar individual (PTI) será direcionado para desenvolver um olhar amplo das potencialidades que a Educação Física pode exercer no seu campo de atuação. Este tema é importante para que você possa conhecer e reconhecer sobre o significado do objeto de estudo da Educação Física. Com isso, as possibilidades profissionais de atuação, o conhecimento técnico-científico, seu público alvo, seus campos de atuação e como esses elementos interagem com a dinâmica cultural e tecnológica na sociedade fazem com que a seja uma profissão de grande amplitude e complexidade sobre a atuação deste profissional no futuro. Neste sentido, considere este cenário exposto para o desenvolvimento desta produção textual, tendo como conteúdos apresentados nas disciplinas de Atividades Alternativas e Meio Ambiente, Bioinformação e Tecnologias Digitais para Educação Física, Cultura Corporal do Movimento, Sociedade Brasileira e Cidadania E Qualidade de Vida e Educação Física. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Educação Física ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO A parte do DESENVOLVIMENTO do trabalho será estruturada em dois momentos/partes: 1º PARTE – PRODUÇÃO DE TEXTO 1 ✓ Você deverá fazer a leitura (obrigatória) dos textos disponibilizados a seguir: MARINHO, A., DE DEUS INÁCIO, H. L. Educação Física, meio ambiente e aventura: um percurso por vias instigantes. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 28(3). 2007. Disponível em: http://www.revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/download/23/30. Acesso em 15/12/2020. ARAÚJO, B. M. R. D., FREITAS, C. M. S. M. D., CAMINHA, I. D. O., SILVA, P. P. C. D. Virtualização esportiva e os novos paradigmas para o movimento humano. Motriz: Revista de Educação Física, 17(4), 600-609. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/motriz/v17n4/a04v17n4.pdf. Acesso em 15/12/2020. Após leitura, faça uma análise e reflexão dos textos propostos, para que possa redigir uma produção textual, em forma de texto crítico-argumentativo, a partir do seguinte tema: "As barreiras e potencialidades sobre a manifestação da cultura corporal do movimento humano e o campo de atuação da Educação Física no cenário atual. ✓ É importante que o texto aborde os conteúdos presentes nos artigos disponibilizados, com uma síntese sobre a cultura corporal do movimento humano para a Educação Física nos diferentes ambientes de atuação profissional. ✓ Além dos textos de leitura obrigatória, será possível acrescentar informações a respeito do tema, nesta etapa de produção de texto, com artigos científicos de fontes confiáveis, como livros e publicações de trabalhos em anais de congresso. Orientações específicas: - Elaborar um texto de no mínimo 3 (três) e no máximo 4 (três) páginas de conteúdo escrito, sem tópicos. Redigir de acordo com as normas da ABNT atual. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Educação Física 2º PARTE – PRODUÇÃO DE TEXTO 2 ✓ Você deverá fazer a leitura (obrigatória) do texto disponibilizado a seguir: SANTOS, A. L. P. D., SIMÕES, A. C. Educação física e qualidade de vida: reflexões e perspectivas. Saúde e sociedade, São Paulo, v. 21, n. 1, p. 181-192. 2012. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/sausoc/2012.v21n1/181-192/pt. Acesso em 15/12/2020. PUCCI, G. C. M. F. et al. Associação entre atividade física e qualidade de vida em adultos. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 46, n. 1, p. 166-179, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rsp/v46n1/2922.pdf. Acesso em 15/12/2020. Após leitura, faça uma análise e reflexão dos textos propostos, para que possa redigir uma produção textual, em forma de texto crítico-argumentativo, a partir do seguinte tema: "A qualidade de vida na sociedade e o campo de atuação da Educação Física. ✓ É importante que o texto aborde os conteúdos presentes nos artigos disponibilizados, com uma síntese geral que aborde sobre a complexidade da relação dos fatores que envolvem a atividade física, a qualidade de vida na sociedade e Educação Física nos diferentes ambientes de atuação profissional. ✓ Além dos textos de leitura obrigatória, será possível acrescentar informações a respeito do tema, nesta etapa de produção de texto, com artigos científicos de fontes confiáveis, como livros e publicações de trabalhos em anais de congresso. Orientações específicas: - Elaborar um texto de no mínimo 2 (três) e no máximo 3 (três) páginas de conteúdo escrito, sem tópicos. Redigir de acordo com as normas da ABNT atual. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Educação Física - Lembrando que o uso indevido da trechos no texto, sem a devida citação, e que caracterize cópia de outros autores ou de páginas da internet, invalidará essa produção textual interdisciplinar individual. Se houver dúvidas, consulte seu tutor. ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO A formatação do trabalho deverá ser realizada da seguinte forma: o Capa - com nome da instituição (logomarca), nome das disciplinas do semestre, nome de todos os professores desse semestre e nome completo de todos os alunos; o Introdução - Apresentar o objetivo e o que foi realizado no trabalho (uma página); o Desenvolvimento - deve constar as duas partes do trabalho descrito acima (produção de texto e resolução da situação-problema); o Conclusão - Apresentar suas considerações finais sobre o trabalho realizado (uma página); o Referências: citar todas as fontes pesquisadas e utilizadas de acordo com as normas da ABNT. - Todas as etapas devem ser realizadas dentro do prazo devido. - Devem participar dos grupos somente os alunos do mesmo semestre e da mesma turma. NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. O trabalho será realizado individual. 2. Solicitamos que siga as orientações do Tutor Presencial, responsável por cadastrar o trabalho no sistema. 3. Importante: Você conseguirá cadastrar o trabalho finalizado no sistema, o que deverá ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Educação Física prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade. 4. O trabalho final que será postado no ambiente virtual de aprendizagem deve conter de 06 até, no máximo, 08 laudas (considerando-se apenas a produção textual em si, com introdução, desenvolvimento e conclusão, excetuando-se os elementos pré e pós-textuais). 5. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Universidade, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no AVA. 6. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico. 7. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF. A seguir, apresentamos a você alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual: Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT, com atendimento ao número de páginas solicitadas. Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução, desenvolvimento e conclusão). Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão. Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Educação Física Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente citados. Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhes atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que vocês precisarem. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário. Bom trabalho! Equipe de professores Professores do 1º semestre – Educação Física

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...

AP – Unidade 1, 2, 3 e 4

  AP – Unidade I Dentre as múltiplas competências a serem desenvolvidas pelo gestor educacional, deve-se citar sua atuação na construção de uma escola inclusiva. Partindo dessa premissa, leia o Artigo intitulado O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (VIOTO, J. R. B.; VITALIANO, C. R. O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Dialogia, São Paulo, n. 33, p. 47-59, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13671/7838. Acesso em: 22/12/2022). Tendo por base as contribuições apresentadas no Artigo, elabore um texto discursivo (de 25 a 30 linhas), discutindo como o gestor educacional pode contribuir com o processo de organização de uma escola inclusiva. Destaca-se que não serão aceitas reproduções de autores sem a devida menção à fonte. Caso utilize textos para embasar as reflexões, é essencial fazer as dev...

resposta 10/10 AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE

  AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE Segundo o ponto de vista sensorial de Miles e Riggio, surdocegos podem ser: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 São comportamentos da criança surdo cega: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Os professores principalmente e outros profissionais ligados na área da educação enfrentam o desafio da inclusão, o que não poderia ser chamado assim, pois na verdade a etapa da adaptação a essa nossa realidade já deveria ter sido superada. As escolas deveriam estar adequadas ás necessidades de todos os alunos que necessitam dessas adaptações e apresentam a minoria dentro das escolas. Essas adequações vêm de encontro à acessibilidade, de acordo com o Dischinger e Machado (2006), esta se apresenta nas seguintes dimensões: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 P...