Pular para o conteúdo principal

TRABALHO PRONTO PORTFÓLIO PORTFÓLIO Módulo A – Fase II – Ano 2021 Curso de Educação Física - Área de Linguagens Corporal e Cultural

 

PORTFÓLIO Módulo A – Fase II – Ano 2021 Curso de Educação Física - Área de Linguagens Corporal e Cultural Fonte: ESE Curso de Educação Física Área de Linguagens Corporal e Cultural Escola Superior de Educação Centro Universitário Internacional UNINTER CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – ÁREA LINGUAGENS CORPORAL E CULTURAL 2 O que é o PORTFÓLIO? É uma metodologia de pesquisa e estudo que apresenta as etapas de leitura, pesquisa, prática, produção e o evento Roda de Conversa Interdisciplinar – Portfólio na Prática. Traz temas importantes para o contexto atual, desenvolvendo habilidades de leitura, escrita e oralidade. Fundamentos da metodologia portfólio: Apresentar indicações de leitura sobre o tema que possam auxiliar no desenvolvimento da pesquisa. Aplicar a teoria lida em uma situação prática, de modo que possa coletar dados para o momento seguinte, que será de escrita/produção. Desenvolver ações e estudos baseados na realidade do seu lócus regional, proporcionando à sua comunidade intervenções e melhorias. Produzir material pertinente ao tema e área, a partir de uma diversidade de gêneros textuais que serão elaborados pelo aluno, pensando na sua ampla formação. Dialogar com outros estudantes dos cursos de graduação da Escola Superior de Educação sobre as práticas e produções de forma a proporcionar um intercâmbio de ideias e estudos entre os alunos. Qual é objetivo de estudar por meio da metodologia de portfólio? FATOS: identificar “casos” ocorridos em diferentes cenários que geram uma odisseia de dados que podem ser analisados e interpretados com múltiplos olhares. OPORTUNIDADES: realizar o movimento AÇÃO – REFLEXÃO – AÇÃO (prática reflexiva), tecendo relações entre a região em que vive e o global. FUNDAMENTOS: aplicar práticas em diferentes realidades a partir do estudo da teoria. APRENDIZADO: produzir diferentes gêneros textuais a partir da leitura e pesquisa de acordo com a atuação profissional do professor e do bacharel em sua região, bem como o letramento acadêmico. Quando acontece o portfólio em 2021? O Portfólio acontece nas fases pares, conforme demonstrado a seguir: Módulo A Módulo B Módulo C FASE I FASE II FASE I FASE II FASE I FASE II Estudo de caso Portfólio Estudo de caso Portfólio Estudo de caso Portfólio O portfólio faz parte do sistema de avaliação? Quanto representa na média? Sim, faz parte do sistema de avaliação. Corresponde a 40% da média, sendo que 30% refere-se à produção do Portfólio (parte escrita) e 10% à apresentação do trabalho que devido a necessidade de afastamento social, se dará de maneira online como será explicado mais à frente. Quais são as características do portfólio na metodologia do curso? Individual ou em grupo de até 4 integrantes. O período de realização inicia na 2ª semana de aula e finaliza na última semana de provas da fase. Necessita de conhecimento de várias áreas – interdisciplinar. A produção deve obrigatoriamente ser postada no AVA. A produção deve obrigatoriamente utilizar o modelo disponibilizado. Necessita de apresentação online, conforme orientações no item Roda de Conversa. CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – ÁREA LINGUAGENS CORPORAL E CULTURAL 3 TEMA Empreendedorismo: criatividade e inovação em práticas culturais e esportivas PRÁTICA e PRODUÇÃO Organização de ficha técnica e elaboração de divulgação de serviço para postagem em redes sociais. COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS: Compreender a importância da visão empreendedora na formação profissional. Organizar ficha técnica com informações básicas de empresa no ramo de formação. Elaborar divulgação de serviço para redes sociais. Conhecimento Compreender a importância do pensamento empreendedor, criativo e inovador; Habilidades Elaborar uma proposta de divulgação de serviço atrelado à sua graduação; Atitude Transformar conhecimentos e pensamento abstrato em um serviço; Valores Desenvolver o empreendedorismo, a criatividade e inovação; Emoção Identificar de forma empática as necessidades de seu público alvo, estabelecendo novas relações interpessoais. VOCÊ SABIA? - LEITURA De que forma podemos conectar o empreenderismo, a criatividade e a inovação em nossa formação acadêmica e em nossa futura profissão nas áreas cultural e esportiva? Afinal o que significa empreender? E por que é tão importante termos um olhar empreendedor em nossa formação e profissão? O verbo empreender, de acordo com o Dicionário Priberam (2020), deriva do latim imprehendo e significa agarrar, tomar ou segurar. Ainda: 1. Ter intenção ou tomar a decisão de realizar uma tarefa, uma ação ou um empreendimento, geralmente difícil (ex.: os navegadores empreenderam uma notável empresa). = INTENTAR, PLANEAR, PROPOR-SE, TENTAR. 2. Pôr em execução ou dar início a uma tarefa, uma ação ou um empreendimento (ex.: a nova gestão empreendeu mudanças importantes). = LEVAR A EFEITO, REALIZAR. 3. Pensar continuadamente em alguma coisa, geralmente com preocupação; ter apreensões (ex.: ficou a empreender nos problemas; ele empreende demasiado). = APREENDER, CISMAR. O empreendedorismo, de acordo com Peter Drucker (1986;1990), não é uma ciência ou uma arte, mas é uma prática. Assim, empreender não é apenas possuir uma empresa. É criar algo novo e diferente, é transformar valores. Além disto, conforme Drucker (1987), a inovação é instrumento específco de quem empreende e é por meio dela que os recursos são criados. CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – ÁREA LINGUAGENS CORPORAL E CULTURAL 4 Ao empreendermos, desta forma, estamos desenvolvendo nossas habilidades de criar e inovar. A inovação e a criatividade andam de mãos dadas. Nenhuma das duas habilidades são naturais, não nascemos com elas prontas e desenvolvidas, mas nos tornamos criativos e inovadores ao longo da vida, com muito trabalho e prática. É como a máxima levantada por Thomas Edison: “talento é 1% inspiração e 99% transpiração” (Hilgemberg, 2020). Ao utilizamos a criatividade em nosso cotidiano e em nossos empreendimentos, potencializamos nossas ações, diminuindo os esforços e vivendo e trabalhando com mais qualidade. Como exemplo das possiblidades de um empreendedorismo aliado à inovação e criatividade, leia a história abaixo: Conta-se que na década de 20, nos Estados Unidos, quando os primeiros arranha-céus foram erguidos e habitados, os moradores e condôminos dos prédios começaram a reclamar da extrema lentidão dos elevadores. Donos, síndicos, engenheiros e outros profissionais passaram a pensar em alternativas para acelerar a “viagem”, mas o trabalho não era fácil. Os motores eram muito grandes e pesados, o que tornava difícil fazer com que o elevador fosse mais rápido, por outro lado, diminuir o tamanho dos motores tornava o custo muito alto ou trazia insegurança. Muitas pessoas pensaram sem chegar a uma boa resolução. Mas, então, uma pessoa muito criativa e com uma boa dose de pensamento lateral trouxe a solução: instalar grandes espelhos nos elevadores! Afinal, não era o tempo em si o motivo da reclamação, mas era o tempo perdido dentro daquela caixa. E assim foi feito, os espelhos foram colocados nos elevadores e, adivinhem, as reclamações diminuíram. Afinal, as pessoas podiam transformar o tempo perdido no elevador, nos minutinhos para terminar de arrumar o cabelo, passar um batom, arrumar o chapéu ou apenas admirar-se! Toda a situação foi resolvida com poucos dólares e pouca mão de obra, de forma simples, fácil, barata e criativa! A pessoa que pensou em uma possibilidade diferente e mais rentável com o uso do espelho no elevador foi um empreendedor criativo e inovador. E para conseguir chegar a este resultado, ele pensou de forma diferente do usual, utilizando o que chamamos de Pensamento Divergente ou Pensamento Lateral, que é aquele que foge do senso comum. Quando desenvolvemos o pensamento lateral, desenvolvemos raciocínio lógico deixando as possibilidades ilimitadas, bem como abrindo as portas para novas ideias. É claro que não podemos trabalhar apenas com criatividade e inovação, pois faz-se necessário um olhar administrador e de planejamento para o sucesso de um empreendimento. Porém, criar e inovar são ações propulsoras para que o negócio crie asas e voe longe. Como trabalhar estas competências em sua área de formação? CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – ÁREA LINGUAGENS CORPORAL E CULTURAL 5 Vamos, agora, pensar em possibilidades nos três cursos - Artes Visuais, Educação Física e Música, verificando exemplos de negócios que podem ser explorados. Nas artes visuais, seu produto pode se transformar em seu empreendimento. Seu trabalho artístico pode te trazer diferentes oportunidades de negócio. Alguns exemplos: Escola especializada em uma ou diferentes técnicas; Criação de ateliês, centros culturais ou espaços colaborativos; Organização de eventos; Venda de obras de arte; Consultoria. No campo esportivo, há um nicho amplo com muitas oportunidades e diferentes direções. Diversas áreas esportivas podem ser desbravadas, como: Gestão de carreira; Organização de eventos; Escola especializada em iniciação esportiva; Escola especializada em um esporte específico; Personal trainner; Consultoria. No âmbito musical, assim como nos outros dois cursos, há inúmeras ideias esperando para serem colocadas em prática: Escola especializada em instrumentos musicias e/ou educação musical; Organização de eventos; Consultoria; Criação de jingles para publicidade; Produção musical; Gravação e edição musical. Qual ideia mais chamou sua atenção e depertou seu interesse? Que outras alternativas poderiam ser exploradas e desenvolvidas em sua área? Referências Bibliográficas DRUCKER, Peter. O gestor eficaz. 11 ed. São Paulo: Editora LTC, 1990. DRUCKER, Peter. Inovação e espírito empreendedor - prática e princípios. São Paulo: Pioneira, 1986. CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – ÁREA LINGUAGENS CORPORAL E CULTURAL 6 HILGEMBERG, Larissa. Ideias Diversas: Pensamento e Criatividade. Uninter Notícias. Disponível em: https://www.uninter.com/noticias/ideias-diversas-pensamento-e-criatividade Acesso em 01 dez 2020. MÃOS À OBRA – EXPERIMENTE E PRODUZA Agora pense em possibilidades empreendedoras, criativas e inovadoras na sua área de formação. Identifique os nichos de mercado mais promissores e as possibilidades empreendedoras que podem ser desenvolvidas na sua cidade ou região. Organize um brainstorming1 e coloque a mão na massa em busca de uma ideia inovadora e criativa. O objetivo é criar um serviço inovador em sua área de atuação e na cidade ou região em que reside, que atenda a um segmento de mercado e possa ser explorado economicamente - lembrando que todos os itens desenvolvidos serão fictícios. A partir disto, preencha a ficha técnica abaixo, atentando-se ao fato de que sua proposta deve se relacionar com os conteúdos estudados em seu curso. 1. Nome do serviço/empresa 2. Proposta de valor Justificativa do seu serviço. Qual a proposta? Qual a relevância? 3. Atividades principais O que será oferecido? 4. Parceiros Haverá empresas ou profissionais parceiros? Quais? 5. Relacionamento com o cliente Como será feito a captação do seu cliente? E a fidelização deste cliente? 6. Segmentos de cliente Quem é o seu público-alvo? 7. Recursos principais Quais recursos humanos e materiais/financeiros são necessários para a implantação da sua ideia? 8. Canais De entrega: como e onde você entregará seu serviço ao cliente? De comunicação: como será feita a divulgação de seu serviço? Que canais serão utilizados? 9. Custos Quais os custos previstos do seu serviço? 10. Fontes de receita Quais as fontes de entrada de dinheiro, ou seja, de receita do serviço oferecido? 1 O brainstorming ou tempestade de ideias, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo - criatividade em equipe - colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados. CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – ÁREA LINGUAGENS CORPORAL E CULTURAL 7 11. Relação Empresa/Serviço x Curso Qual a relação entre a atividade principal de sua empresa ou seu serviço e os conteúdos aprendidos no seu curso? A partir do preenchimento do quadro, com o desenvolvimento do seu serviço criativo e inovador, elabore uma postagem para rede social com o objetivo de divulgar este seu serviço. Tenha em mente os diferenciais do serviço que está oferecendo e o público que você quer atingir e mãos à obra! Lembre-se que a escolha da rede social também é um ponto importante a ser decidido. Seu público-alvo estará majoritariamente no Facebook, no Instagram, no Pinterest ou em outra rede social? Todas as informações relevantes devem estar indicadas em sua postagem, mas como é uma postagem para rede social, o texto deve ser simples, conciso e atrativo, caso contrário seu público não captará o que você deseja informar. Criatividade e inovação são as palavras-chaves, pois posts elaborados de forma criativa captam a atenção do cliente com mais eficiência. Você ainda pode criar uma marca para seu serviço, que pode ser utilizada como ícone ou marca d´água. Para lhe auxiliar na criação de sua postagem, veja abaixo alguns exemplos de divulgações de aulas e atividades desenvolvidas pela Área de Linguagens Cultural e Corporal para o Instagram: CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – ÁREA LINGUAGENS CORPORAL E CULTURAL 8 Você pode criar sua postagem de divulgação do serviço oferecido utilizando imagem a partir de uma foto ou de um desenho. Há aplicativos e sites que podem auxiliar nesta montagem. Indicamos o Canva, InShot, Pixlr, Online Image Editor, entre outros. Você também pode criar seu material em programas do seu computador, como Word ou Power Point. Com tudo pronto, insira a ficha técnica do seu serviço, a sua postagem para rede social e o print de tela comprovando sua apresentação em uma mídia social (VER RODA DE CONVERSA ABAIXO) no documento FICHA-RESPOSTA (TEMPLATE disponível no ícone PORTFÓLIO do MATERIAL COMPLEMENTAR ). Poste a FICHA-RESPOSTA devidamente preenchida no AVA, no link TRABALHO 1 - PRODUÇÃO de uma das duas disciplinas da fase. Atenção: esta postagem é fictícia não é necessário postá-la em suas redes sociais pessoais. RESUMINDO: 1. Você – individualmente – ou seu grupo de trabalho – que pode ser de até 4 integrantes – fará um brainstorming para levantar ideias de serviços dentro de sua área de formação, que sejam inovadores e criativos em sua cidade ou região; 2. Com as ideias formatadas, crie um serviço e preencha a ficha técnica conforme modelo disponibilizado; 3. A partir do serviço criado e da ficha preenchida, crie uma postagem para redes sociais divulgando sua marca e o serviço ofertado. Lembre-se de dar destaque especial aos diferenciais do seu serviço; CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – ÁREA LINGUAGENS CORPORAL E CULTURAL 9 4. Utilize o template FICHA-RESPOSTA – disponível no ícone PORTFÓLIO do MATERIAL COMPLEMENTAR das disciplinas da fase – para inserir as informações da ficha técnica do seu serviço e a postagem criada para rede social; 5. Poste a FICHA-RESPOSTA, com a ficha técnica do serviço, a postagem para rede social e o print de tela que comprove sua apresentação em uma rede social (VER RODA DE CONVERSA), no AVA, no link TRABALHO 1 - PRODUÇÃO de uma das duas disciplinas da fase, adicionando o RU de seus colegas no momento da postagem, se tiver realizado o portfólio em grupo; 6. Nenhuma postagem deve ser feita no link TRABALHO 2 – APRESENTAÇÃO. Este link é de uso exclusivo do professor-corretor para o lançamento de sua nota de apresentação que deverá ser feita via mídias sociais (devido a pandemia do COVID19) e comprovada por print de tela inserido na FICHA-RESPOSTA. RODA DE CONVERSA INTERDISPLINAR – PORTFÓLIO NA PRÁTICA Diante da Pandemia do COVID-19, a segurança e o compromisso que temos com a formação de nossos estudantes está em primeiro lugar. Por isso, estamos viabilizando orientações de como a apresentação do portfólio poderá ser realizada por você. Afinal, a escrita, a pesquisa e a oralidade são componentes que constituem as etapas de formação acadêmica de um futuro profissional dos cursos de graduação da Escola Superior de Educação. O Portfólio é um momento importante na sua formação e é o compromisso de mantermos as competências exigidas nas Diretrizes Nacionais de Formação, assim, de forma excepcional, não teremos as atividades obrigatórias nos Polos de Apoio Presencial, por respeitarmos a ciência e as normativas legais. No entanto, a apresentação continua obrigatória para a obtenção dos 10% da nota do portfólio que correspondem a este quesito, e deverá ser realizada de forma on-line, conforme orientações abaixo. ETAPAS DO PORTFÓLIO NA PRÁTICA – APRESENTAÇÃO ON-LINE ESCOLHA UMA DAS QUATRO (04) OPÇÕES: FACEBOOK 1º Ler e elaborar o portfólio produção conforme o manual disponibilizado no link Material Complementar das disciplinas da Fase AII; 2º Convidar antecipadamente seus contatos para participarem da Live com o tema de seu curso; CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – ÁREA LINGUAGENS CORPORAL E CULTURAL 10 3º Realizar a Live com seus contatos, socializando o que estudou e produziu e tirando as dúvidas que surgirem; 4º Postar a produção escrita (ficha técnica e postagem para redes sociais) no link Trabalhos - PORTFÓLIO PRODUÇÃO, junto com uma imagem da tela (print) da discussão realizada no Canal Facebook (inserir a imagem junto na ficha-resposta, para contabilizar o PORTFÓLIO APRESENTAÇÃO). INSTAGRAM 1º Ler e elaborar o portfólio produção conforme o manual disponibilizado no link Material Complementar das disciplinas da Fase AII; 2º Convidar antecipadamente seus contatos para participarem da Live com o tema de seu curso; 3º Realizar a Live com seus contatos, socializando o que estudou e produziu e tirando as dúvidas que surgirem; 4º Postar a produção escrita (ficha técnica e postagem para redes sociais) no link Trabalhos - PORTFÓLIO PRODUÇÃO, junto com uma imagem da tela (print) da discussão realizada no Canal Instargram(inserir a imagem junto na ficha-resposta, para contabilizar o PORTFÓLIO APRESENTAÇÃO). YOUTUBE 1º Ler e elaborar o portfólio produção conforme o manual disponibilizado no link Material Complementar das disciplinas da Fase AII; 2º Criar um canal no Youtube e gravar um vídeo de 3 a 4 minutos sobre o portfólio que você elaborou, apresentando sua ideia; 3º Enviar o link do seu vídeo postado no Youtube para seus contatos convidando-os a assistirem e deixarem suas curtidas e comentários; 4º Postar a produção escrita (ficha técnica e postagem para redes sociais) no link Trabalhos - PORTFÓLIO PRODUÇÃO, junto com uma imagem da tela (print) do vídeo do Youtube com as visualizações e curtidas (inserir a imagem junto na ficha-resposta, para contabilizar o PORTFÓLIO APRESENTAÇÃO). OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Para ser validado como nota de APRESENTAÇÃO, o vídeo no Youtube precisa ter, no mínimo 5 VISUALIZAÇÕES. Vídeos com números menores de visualizações (0 a 4) não serão considerados por não comprovarem que a ideia foi apresentada. WHASTAPP CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – ÁREA LINGUAGENS CORPORAL E CULTURAL 11 1º Ler e elaborar o portfólio produção conforme o manual disponibilizado no link Material Complementar das disciplinas da Fase AII; 2º Formar um grupo no WhatsApp; 3º Inserir pessoas do seu círculo de convivência no grupo; 4º Disponibilizar no grupo o seu vídeo ou realizar um debate sobre o tema e produção do seu portfólio; 5º Postar a produção escrita (ficha técnica e postagem para redes sociais) no link Trabalhos - PORTFÓLIO PRODUÇÃO, junto com uma imagem da tela (print) da discussão realizada no aplicativo (inserir a imagem junto na ficha-resposta, para contabilizar o PORTFÓLIO APRESENTAÇÃO). TEMPLATE – MODELO MODELO DA FICHA-RESPOSTA Siga o modelo proposto. Somente serão aceitos os trabalhos postados conforme o template abaixo. O arquivo – FICHA-RESPOSTA – está disponível no ícone PORTFÓLIO do MATERIAL COMPLEMENTAR das disciplinas da fase. PORTFÓLIO - 2021 CURSOS DE BACHARELADO / LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA MÓDULO A – FASE II 1. Nome do serviço/empresa 2. Proposta de valor Justificativa do seu serviço. Qual a proposta? Qual a relevância? 3. Atividades principais O que será oferecido? 4. Parceiros Haverá empresas ou profissionais parceiros? Quais? NOME DO ALUNO RU DO ALUNO 1. 2. 3. 4. CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – ÁREA LINGUAGENS CORPORAL E CULTURAL 12 5. Relacionamento com o cliente Como será feito a captação do seu cliente? E a fidelização deste cliente? 6. Segmentos de cliente Quem é o seu público-alvo? 7. Recursos principais Quais recursos humanos e materiais/financeiros são necessários para a implantação da sua ideia? 8. Canais De entrega: como e onde você entregará seu serviço ao cliente? De comunicação: como será feita a divulgação de seu serviço? Que canais serão utilizados? 9. Custos Quais os custos previstos do seu serviço? 10. Fontes de receita Quais as fontes de entrada de dinheiro, ou seja, de receita do serviço oferecido? 11. Relação Empresa/Serviço x Curso Qual a relação entre a atividade principal de sua empresa ou seu serviço e os conteúdos aprendidos no seu curso? INSIRA NA TABELA ABAIXO A POSTAGEM DE DIVULGAÇÃO DO SEU SERVIÇO: CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – ÁREA LINGUAGENS CORPORAL E CULTURAL 13 INSIRA ABAIXO A IMAGEM (PRINT DE TELA) DA APRESENTAÇÃO DO SEU PORTFÓLIO EM UM DOS CANAIS: FACEBOOK, INSTAGRAM, YOUTUBE OU WHATSAPP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTAGIO PRONTO TODOS OS CURSOS FAVENI

  CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI                             RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19                                                                                                                    GUARULHOS 2020   Prezados Acadêmicos!   O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci

TCC FAVENI PRONTO WORD PDF

PREZAD@ALUN@! LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO, ANTES DE ENVIAR O TCC. TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) - O trabalho (ARTIGO) deverá ser enviado em formato DOC ou DOC.X(Word). Reiteramos que TCC’s plagiados e com temas não condizentes com a área do curso serão REPROVADOS. Caso o TCC seja considerado PLÁGIO, o aluno estará sujeito a um ônus no valor de R$249,99 para uma nova correção. Reiteramos também que TCC’S reenviados para reformular não estarão condicionados a nenhuma taxa de cobrança. ATENÇÃO! A faculdade possui o PRAZO DE 30 DIAS PARA CORREÇÃO do TCC. Se desejar a conclusão de seu curso em determinada data, deverá regularizar as pendências e concluir o curso antecedência para que na data que necessita da certificação já esteja com o documento em mãos. Os professores não são responsáveis ou se comprometem em agilizar o processo de correção para alunos que não concluíram o curso e realizam inscrições em processos sel

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de Segur