TRABALHO PRONTO PORTFÓLIO PORTFÓLIO Módulo A – Fase II – Ano 2021 Curso de Educação Física - Área de Linguagens Corporal e Cultural
PORTFÓLIO
Módulo A – Fase II – Ano 2021
Curso de Educação Física - Área de Linguagens Corporal e Cultural
Fonte: ESE
Curso de Educação Física
Área de Linguagens Corporal e Cultural
Escola Superior de Educação
Centro Universitário Internacional UNINTER
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – ÁREA LINGUAGENS CORPORAL E CULTURAL
2
O que é o PORTFÓLIO?
É uma metodologia de pesquisa e estudo que apresenta as etapas de leitura, pesquisa, prática, produção e o evento
Roda de Conversa Interdisciplinar – Portfólio na Prática. Traz temas importantes para o contexto atual, desenvolvendo
habilidades de leitura, escrita e oralidade.
Fundamentos da metodologia portfólio:
Apresentar indicações de leitura sobre o tema que possam auxiliar no desenvolvimento da pesquisa.
Aplicar a teoria lida em uma situação prática, de modo que possa coletar dados para o momento seguinte,
que será de escrita/produção.
Desenvolver ações e estudos baseados na realidade do seu lócus regional, proporcionando à sua
comunidade intervenções e melhorias.
Produzir material pertinente ao tema e área, a partir de uma diversidade de gêneros textuais que serão
elaborados pelo aluno, pensando na sua ampla formação.
Dialogar com outros estudantes dos cursos de graduação da Escola Superior de Educação sobre as práticas
e produções de forma a proporcionar um intercâmbio de ideias e estudos entre os alunos.
Qual é objetivo de estudar por meio da metodologia de portfólio?
FATOS: identificar “casos” ocorridos em diferentes cenários que geram uma odisseia de dados que podem
ser analisados e interpretados com múltiplos olhares.
OPORTUNIDADES: realizar o movimento AÇÃO – REFLEXÃO – AÇÃO (prática reflexiva), tecendo relações
entre a região em que vive e o global.
FUNDAMENTOS: aplicar práticas em diferentes realidades a partir do estudo da teoria.
APRENDIZADO: produzir diferentes gêneros textuais a partir da leitura e pesquisa de acordo com a atuação
profissional do professor e do bacharel em sua região, bem como o letramento acadêmico.
Quando acontece o portfólio em 2021?
O Portfólio acontece nas fases pares, conforme demonstrado a seguir:
Módulo A Módulo B Módulo C
FASE I FASE II FASE I FASE II FASE I FASE II
Estudo de caso Portfólio Estudo de caso Portfólio Estudo de caso Portfólio
O portfólio faz parte do sistema de avaliação? Quanto representa na média?
Sim, faz parte do sistema de avaliação. Corresponde a 40% da média, sendo que 30% refere-se à produção do
Portfólio (parte escrita) e 10% à apresentação do trabalho que devido a necessidade de afastamento social, se dará
de maneira online como será explicado mais à frente.
Quais são as características do portfólio na metodologia do curso?
Individual ou em grupo de até 4 integrantes.
O período de realização inicia na 2ª semana de aula e finaliza na última semana de provas da
fase.
Necessita de conhecimento de várias áreas – interdisciplinar.
A produção deve obrigatoriamente ser postada no AVA.
A produção deve obrigatoriamente utilizar o modelo disponibilizado.
Necessita de apresentação online, conforme orientações no item Roda de Conversa.
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – ÁREA LINGUAGENS CORPORAL E CULTURAL
3
TEMA
Empreendedorismo: criatividade e inovação em práticas culturais e esportivas
PRÁTICA e PRODUÇÃO
Organização de ficha técnica e elaboração de divulgação de serviço para postagem em
redes sociais.
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS:
Compreender a importância da visão
empreendedora na formação profissional.
Organizar ficha técnica com informações básicas
de empresa no ramo de formação.
Elaborar divulgação de serviço para redes
sociais.
Conhecimento Compreender a importância do
pensamento empreendedor, criativo e inovador;
Habilidades Elaborar uma proposta de
divulgação de serviço atrelado à sua graduação;
Atitude Transformar conhecimentos e
pensamento abstrato em um serviço;
Valores Desenvolver o empreendedorismo, a
criatividade e inovação;
Emoção Identificar de forma empática as
necessidades de seu público alvo, estabelecendo
novas relações interpessoais.
VOCÊ SABIA? - LEITURA
De que forma podemos conectar o empreenderismo, a criatividade e a inovação em nossa
formação acadêmica e em nossa futura profissão nas áreas cultural e esportiva?
Afinal o que significa empreender? E por que é tão importante termos um olhar empreendedor
em nossa formação e profissão?
O verbo empreender, de acordo com o Dicionário Priberam (2020), deriva do latim imprehendo
e significa agarrar, tomar ou segurar. Ainda:
1. Ter intenção ou tomar a decisão de realizar uma tarefa, uma ação ou um
empreendimento, geralmente difícil (ex.: os navegadores empreenderam uma
notável empresa). = INTENTAR, PLANEAR, PROPOR-SE, TENTAR.
2. Pôr em execução ou dar início a uma tarefa, uma ação ou um empreendimento
(ex.: a nova gestão empreendeu mudanças importantes). = LEVAR A EFEITO,
REALIZAR.
3. Pensar continuadamente em alguma coisa, geralmente com preocupação; ter
apreensões (ex.: ficou a empreender nos problemas; ele empreende demasiado). =
APREENDER, CISMAR.
O empreendedorismo, de acordo com Peter Drucker (1986;1990), não é uma ciência ou uma
arte, mas é uma prática. Assim, empreender não é apenas possuir uma empresa. É criar algo novo
e diferente, é transformar valores. Além disto, conforme Drucker (1987), a inovação é instrumento
específco de quem empreende e é por meio dela que os recursos são criados.
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – ÁREA LINGUAGENS CORPORAL E CULTURAL
4
Ao empreendermos, desta forma, estamos desenvolvendo nossas habilidades de criar e
inovar.
A inovação e a criatividade andam de mãos dadas. Nenhuma das duas habilidades são
naturais, não nascemos com elas prontas e desenvolvidas, mas nos tornamos criativos e inovadores
ao longo da vida, com muito trabalho e prática. É como a máxima levantada por Thomas Edison:
“talento é 1% inspiração e 99% transpiração” (Hilgemberg, 2020).
Ao utilizamos a criatividade em nosso cotidiano e em nossos empreendimentos,
potencializamos nossas ações, diminuindo os esforços e vivendo e trabalhando com mais qualidade.
Como exemplo das possiblidades de um empreendedorismo aliado à inovação e criatividade,
leia a história abaixo:
Conta-se que na década de 20, nos Estados Unidos, quando os primeiros arranha-céus foram
erguidos e habitados, os moradores e condôminos dos prédios começaram a reclamar da extrema
lentidão dos elevadores. Donos, síndicos, engenheiros e outros profissionais passaram a pensar em
alternativas para acelerar a “viagem”, mas o trabalho não era fácil. Os motores eram muito grandes
e pesados, o que tornava difícil fazer com que o elevador fosse mais rápido, por outro lado, diminuir
o tamanho dos motores tornava o custo muito alto ou trazia insegurança. Muitas pessoas pensaram
sem chegar a uma boa resolução. Mas, então, uma pessoa muito criativa e com uma boa dose de
pensamento lateral trouxe a solução: instalar grandes espelhos nos elevadores! Afinal, não era o
tempo em si o motivo da reclamação, mas era o tempo perdido dentro daquela caixa. E assim foi
feito, os espelhos foram colocados nos elevadores e, adivinhem, as reclamações diminuíram. Afinal,
as pessoas podiam transformar o tempo perdido no elevador, nos minutinhos para terminar de
arrumar o cabelo, passar um batom, arrumar o chapéu ou apenas admirar-se! Toda a situação foi
resolvida com poucos dólares e pouca mão de obra, de forma simples, fácil, barata e criativa!
A pessoa que pensou em uma possibilidade diferente e mais rentável com o uso do espelho
no elevador foi um empreendedor criativo e inovador. E para conseguir chegar a este resultado, ele
pensou de forma diferente do usual, utilizando o que chamamos de Pensamento Divergente ou
Pensamento Lateral, que é aquele que foge do senso comum. Quando desenvolvemos o pensamento
lateral, desenvolvemos raciocínio lógico deixando as possibilidades ilimitadas, bem como abrindo as
portas para novas ideias.
É claro que não podemos trabalhar apenas com criatividade e inovação, pois faz-se
necessário um olhar administrador e de planejamento para o sucesso de um empreendimento.
Porém, criar e inovar são ações propulsoras para que o negócio crie asas e voe longe.
Como trabalhar estas competências em sua área de formação?
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – ÁREA LINGUAGENS CORPORAL E CULTURAL
5
Vamos, agora, pensar em possibilidades nos três cursos - Artes Visuais, Educação Física e
Música, verificando exemplos de negócios que podem ser explorados.
Nas artes visuais, seu produto pode se transformar em seu empreendimento. Seu trabalho
artístico pode te trazer diferentes oportunidades de negócio. Alguns exemplos:
Escola especializada em uma ou diferentes técnicas;
Criação de ateliês, centros culturais ou espaços colaborativos;
Organização de eventos;
Venda de obras de arte;
Consultoria.
No campo esportivo, há um nicho amplo com muitas oportunidades e diferentes direções.
Diversas áreas esportivas podem ser desbravadas, como:
Gestão de carreira;
Organização de eventos;
Escola especializada em iniciação esportiva;
Escola especializada em um esporte específico;
Personal trainner;
Consultoria.
No âmbito musical, assim como nos outros dois cursos, há inúmeras ideias esperando para
serem colocadas em prática:
Escola especializada em instrumentos musicias e/ou educação musical;
Organização de eventos;
Consultoria;
Criação de jingles para publicidade;
Produção musical;
Gravação e edição musical.
Qual ideia mais chamou sua atenção e depertou seu interesse? Que outras alternativas
poderiam ser exploradas e desenvolvidas em sua área?
Referências Bibliográficas
DRUCKER, Peter. O gestor eficaz. 11 ed. São Paulo: Editora LTC, 1990.
DRUCKER, Peter. Inovação e espírito empreendedor - prática e princípios. São Paulo: Pioneira,
1986.
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – ÁREA LINGUAGENS CORPORAL E CULTURAL
6
HILGEMBERG, Larissa. Ideias Diversas: Pensamento e Criatividade. Uninter Notícias.
Disponível em: https://www.uninter.com/noticias/ideias-diversas-pensamento-e-criatividade
Acesso em 01 dez 2020.
MÃOS À OBRA – EXPERIMENTE E PRODUZA
Agora pense em possibilidades empreendedoras, criativas e inovadoras na sua área de
formação. Identifique os nichos de mercado mais promissores e as possibilidades empreendedoras
que podem ser desenvolvidas na sua cidade ou região.
Organize um brainstorming1 e coloque a mão na massa em busca de uma ideia inovadora e
criativa. O objetivo é criar um serviço inovador em sua área de atuação e na cidade ou região em que
reside, que atenda a um segmento de mercado e possa ser explorado economicamente - lembrando
que todos os itens desenvolvidos serão fictícios. A partir disto, preencha a ficha técnica abaixo,
atentando-se ao fato de que sua proposta deve se relacionar com os conteúdos estudados em seu
curso.
1. Nome do serviço/empresa
2. Proposta de valor Justificativa do seu serviço. Qual a proposta? Qual a
relevância?
3. Atividades principais O que será oferecido?
4. Parceiros Haverá empresas ou profissionais parceiros? Quais?
5. Relacionamento com o cliente Como será feito a captação do seu cliente? E a fidelização
deste cliente?
6. Segmentos de cliente Quem é o seu público-alvo?
7. Recursos principais Quais recursos humanos e materiais/financeiros são
necessários para a implantação da sua ideia?
8. Canais De entrega: como e onde você entregará seu serviço ao
cliente?
De comunicação: como será feita a divulgação de seu
serviço? Que canais serão utilizados?
9. Custos Quais os custos previstos do seu serviço?
10. Fontes de receita Quais as fontes de entrada de dinheiro, ou seja, de receita
do serviço oferecido?
1 O brainstorming ou tempestade de ideias, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade
desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo - criatividade em
equipe - colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados.
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – ÁREA LINGUAGENS CORPORAL E CULTURAL
7
11. Relação Empresa/Serviço x
Curso
Qual a relação entre a atividade principal de sua empresa
ou seu serviço e os conteúdos aprendidos no seu curso?
A partir do preenchimento do quadro, com o desenvolvimento do seu serviço criativo e
inovador, elabore uma postagem para rede social com o objetivo de divulgar este seu serviço.
Tenha em mente os diferenciais do serviço que está oferecendo e o público que você quer
atingir e mãos à obra! Lembre-se que a escolha da rede social também é um ponto importante a ser
decidido. Seu público-alvo estará majoritariamente no Facebook, no Instagram, no Pinterest ou em
outra rede social?
Todas as informações relevantes devem estar indicadas em sua postagem, mas como é uma
postagem para rede social, o texto deve ser simples, conciso e atrativo, caso contrário seu público
não captará o que você deseja informar. Criatividade e inovação são as palavras-chaves, pois posts
elaborados de forma criativa captam a atenção do cliente com mais eficiência. Você ainda pode criar
uma marca para seu serviço, que pode ser utilizada como ícone ou marca d´água.
Para lhe auxiliar na criação de sua postagem, veja abaixo alguns exemplos de divulgações de
aulas e atividades desenvolvidas pela Área de Linguagens Cultural e Corporal para o Instagram:
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – ÁREA LINGUAGENS CORPORAL E CULTURAL
8
Você pode criar sua postagem de divulgação do serviço oferecido utilizando imagem a partir
de uma foto ou de um desenho. Há aplicativos e sites que podem auxiliar nesta montagem. Indicamos
o Canva, InShot, Pixlr, Online Image Editor, entre outros. Você também pode criar seu material em
programas do seu computador, como Word ou Power Point.
Com tudo pronto, insira a ficha técnica do seu serviço, a sua postagem para rede social
e o print de tela comprovando sua apresentação em uma mídia social (VER RODA DE
CONVERSA ABAIXO) no documento FICHA-RESPOSTA (TEMPLATE disponível no ícone
PORTFÓLIO do MATERIAL COMPLEMENTAR ). Poste a FICHA-RESPOSTA devidamente
preenchida no AVA, no link TRABALHO 1 - PRODUÇÃO de uma das duas disciplinas da fase.
Atenção: esta postagem é fictícia não é necessário postá-la em suas redes sociais pessoais.
RESUMINDO:
1. Você – individualmente – ou seu grupo de trabalho – que pode ser de até 4 integrantes – fará
um brainstorming para levantar ideias de serviços dentro de sua área de formação, que sejam
inovadores e criativos em sua cidade ou região;
2. Com as ideias formatadas, crie um serviço e preencha a ficha técnica conforme modelo
disponibilizado;
3. A partir do serviço criado e da ficha preenchida, crie uma postagem para redes sociais
divulgando sua marca e o serviço ofertado. Lembre-se de dar destaque especial aos diferenciais
do seu serviço;
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – ÁREA LINGUAGENS CORPORAL E CULTURAL
9
4. Utilize o template FICHA-RESPOSTA – disponível no ícone PORTFÓLIO do MATERIAL
COMPLEMENTAR das disciplinas da fase – para inserir as informações da ficha técnica do seu
serviço e a postagem criada para rede social;
5. Poste a FICHA-RESPOSTA, com a ficha técnica do serviço, a postagem para rede social e
o print de tela que comprove sua apresentação em uma rede social (VER RODA DE
CONVERSA), no AVA, no link TRABALHO 1 - PRODUÇÃO de uma das duas disciplinas da
fase, adicionando o RU de seus colegas no momento da postagem, se tiver realizado o portfólio
em grupo;
6. Nenhuma postagem deve ser feita no link TRABALHO 2 – APRESENTAÇÃO. Este link é de
uso exclusivo do professor-corretor para o lançamento de sua nota de apresentação que deverá
ser feita via mídias sociais (devido a pandemia do COVID19) e comprovada por print de tela
inserido na FICHA-RESPOSTA.
RODA DE CONVERSA INTERDISPLINAR – PORTFÓLIO NA PRÁTICA
Diante da Pandemia do COVID-19, a segurança e o compromisso que temos com a formação
de nossos estudantes está em primeiro lugar.
Por isso, estamos viabilizando orientações de como a apresentação do portfólio poderá ser
realizada por você. Afinal, a escrita, a pesquisa e a oralidade são componentes que constituem as
etapas de formação acadêmica de um futuro profissional dos cursos de graduação da Escola Superior
de Educação.
O Portfólio é um momento importante na sua formação e é o compromisso de mantermos as
competências exigidas nas Diretrizes Nacionais de Formação, assim, de forma excepcional, não
teremos as atividades obrigatórias nos Polos de Apoio Presencial, por respeitarmos a ciência e as
normativas legais.
No entanto, a apresentação continua obrigatória para a obtenção dos 10% da nota do portfólio
que correspondem a este quesito, e deverá ser realizada de forma on-line, conforme orientações
abaixo.
ETAPAS DO PORTFÓLIO NA PRÁTICA – APRESENTAÇÃO ON-LINE
ESCOLHA UMA DAS QUATRO (04) OPÇÕES:
FACEBOOK
1º Ler e elaborar o portfólio produção conforme o manual disponibilizado no link Material
Complementar das disciplinas da Fase AII;
2º Convidar antecipadamente seus contatos para participarem da Live com o tema de seu curso;
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – ÁREA LINGUAGENS CORPORAL E CULTURAL
10
3º Realizar a Live com seus contatos, socializando o que estudou e produziu e tirando as dúvidas
que surgirem;
4º Postar a produção escrita (ficha técnica e postagem para redes sociais) no link Trabalhos -
PORTFÓLIO PRODUÇÃO, junto com uma imagem da tela (print) da discussão realizada no
Canal Facebook (inserir a imagem junto na ficha-resposta, para contabilizar o PORTFÓLIO
APRESENTAÇÃO).
INSTAGRAM
1º Ler e elaborar o portfólio produção conforme o manual disponibilizado no link Material
Complementar das disciplinas da Fase AII;
2º Convidar antecipadamente seus contatos para participarem da Live com o tema de seu curso;
3º Realizar a Live com seus contatos, socializando o que estudou e produziu e tirando as dúvidas
que surgirem;
4º Postar a produção escrita (ficha técnica e postagem para redes sociais) no link Trabalhos -
PORTFÓLIO PRODUÇÃO, junto com uma imagem da tela (print) da discussão realizada no
Canal Instargram(inserir a imagem junto na ficha-resposta, para contabilizar o PORTFÓLIO
APRESENTAÇÃO).
YOUTUBE
1º Ler e elaborar o portfólio produção conforme o manual disponibilizado no link Material
Complementar das disciplinas da Fase AII;
2º Criar um canal no Youtube e gravar um vídeo de 3 a 4 minutos sobre o portfólio que você elaborou,
apresentando sua ideia;
3º Enviar o link do seu vídeo postado no Youtube para seus contatos convidando-os a assistirem e
deixarem suas curtidas e comentários;
4º Postar a produção escrita (ficha técnica e postagem para redes sociais) no link Trabalhos -
PORTFÓLIO PRODUÇÃO, junto com uma imagem da tela (print) do vídeo do Youtube com as
visualizações e curtidas (inserir a imagem junto na ficha-resposta, para contabilizar o PORTFÓLIO
APRESENTAÇÃO).
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Para ser validado como nota de APRESENTAÇÃO, o vídeo no
Youtube precisa ter, no mínimo 5 VISUALIZAÇÕES. Vídeos com números menores de
visualizações (0 a 4) não serão considerados por não comprovarem que a ideia foi
apresentada.
WHASTAPP
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – ÁREA LINGUAGENS CORPORAL E CULTURAL
11
1º Ler e elaborar o portfólio produção conforme o manual disponibilizado no link Material
Complementar das disciplinas da Fase AII;
2º Formar um grupo no WhatsApp;
3º Inserir pessoas do seu círculo de convivência no grupo;
4º Disponibilizar no grupo o seu vídeo ou realizar um debate sobre o tema e produção do seu portfólio;
5º Postar a produção escrita (ficha técnica e postagem para redes sociais) no link Trabalhos -
PORTFÓLIO PRODUÇÃO, junto com uma imagem da tela (print) da discussão realizada no
aplicativo (inserir a imagem junto na ficha-resposta, para contabilizar o PORTFÓLIO
APRESENTAÇÃO).
TEMPLATE – MODELO
MODELO DA FICHA-RESPOSTA
Siga o modelo proposto. Somente serão aceitos os trabalhos postados conforme o template
abaixo. O arquivo – FICHA-RESPOSTA – está disponível no ícone PORTFÓLIO do MATERIAL
COMPLEMENTAR das disciplinas da fase.
PORTFÓLIO - 2021
CURSOS DE BACHARELADO / LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
MÓDULO A – FASE II
1. Nome do serviço/empresa
2. Proposta de valor Justificativa do seu serviço. Qual a proposta? Qual a
relevância?
3. Atividades principais O que será oferecido?
4. Parceiros Haverá empresas ou profissionais parceiros? Quais?
NOME DO ALUNO RU DO ALUNO
1.
2.
3.
4.
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – ÁREA LINGUAGENS CORPORAL E CULTURAL
12
5. Relacionamento com o cliente Como será feito a captação do seu cliente? E a fidelização
deste cliente?
6. Segmentos de cliente Quem é o seu público-alvo?
7. Recursos principais Quais recursos humanos e materiais/financeiros são
necessários para a implantação da sua ideia?
8. Canais De entrega: como e onde você entregará seu serviço ao
cliente?
De comunicação: como será feita a divulgação de seu
serviço? Que canais serão utilizados?
9. Custos Quais os custos previstos do seu serviço?
10. Fontes de receita Quais as fontes de entrada de dinheiro, ou seja, de receita
do serviço oferecido?
11. Relação Empresa/Serviço x
Curso
Qual a relação entre a atividade principal de sua empresa
ou seu serviço e os conteúdos aprendidos no seu curso?
INSIRA NA TABELA ABAIXO A POSTAGEM DE DIVULGAÇÃO DO SEU SERVIÇO:
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – ÁREA LINGUAGENS CORPORAL E CULTURAL
13
INSIRA ABAIXO A IMAGEM (PRINT DE TELA) DA APRESENTAÇÃO DO SEU
PORTFÓLIO EM UM DOS CANAIS: FACEBOOK, INSTAGRAM, YOUTUBE OU
WHATSAPP
Comentários
Postar um comentário