BELO HORIZONTE / MG RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 192 Prezados Acadêmicos, O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de preparálo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o IPEMIG adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conhecimento curricular do acadêmico fundamentado em pesquisas e práticas. A coleta de dados e o querer fazer e realizar um trabalho de excelência é algo fundamental na carreira de um Docente. Para o envio do relatório, segue instruções: O Relatório de Estágio, deverá ser em formato word e encaminhado da seguinte forma: - Clicar em Protocolos de Atendimento; - Novo Protocolo; - Selecionar o curso para o qual deseja atendimento; - Coloque o Assunto: Envio de Relatório de Estágio; - Selecione o Setor: Orientações TCC e Estágio; - Solicitação: Estágio. Atenção: Na aba AVALIAÇÃO aparecerá uma avaliação para fins de registro, você NÃO conseguirá acessá-la, pois servirá à lançamentos internos! Atenciosamente, Coordenação Pedagógica de Estágio IPEMIG3 ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO (PERÍODO DE PANDEMIA) I- Para elaboração do projeto de estágio o aluno deverá escolher 03 áreas pertinentes a seu curso e descrever sobre maneiras práticas de intervenções que possam ser utilizadas dentro da sala de aula. Exemplo de áreas que podem ser trabalhadas no curso de 2º Licenciatura Letras Português Inglês: Interação discursiva utilizando funções e usos da língua Inglesa em sala de aula (Classroom language), Compreensão geral da leitura rápida (skimming, scannig) Feiras culturais focada nos países que falam a língua inglesa, Planejamento do texto: brainstorming. Para realizar o projeto, é importante que o aluno assista algumas videoaulas complementares, com o intuito de observar o professor e algumas técnicas que podem ser utilizadas para promover aprendizagem em sala de aula. Segue os links referentes aos vídeos complementares: Classroom language: https://www.youtube.com/watch?v=5TonCUVsmJM Skimming/scannig: https://www.youtube.com/watch?v=fOAnITenfoc Brainstorming: https://www.youtube.com/watch?v=ZXQaNWoktl8 Dinâmica: https://www.youtube.com/watch?v=AiWfdkGtwEg II. Após a realização do projeto de estágio, o mesmo deverá ser encaminhado para a correção, através do campo de envio disponível dentro da disciplina estágio no portal. O arquivo deverá ser anexado para a correção em formato word (doc/docx). III. A correção do projeto de estágio será realizada em até 30 dias que serão contados a partir da data de envio. 4 IV. Trata-se de uma disciplina com o valor de 10 pontos. A média necessária para aprovação é 8 pontos. V. O Acadêmico deverá respeitar os direitos autorais sobre artigos, trabalhos, textos de livros, evitando todas as formas de plágios. VI. Segue abaixo um modelo de projeto que contém a formatação que deverá ser seguida. 5 ANEXO I MODELO DO PROJETO DE ESTÁGIO6 IPEMIG/INSTITUTO PEDAGÓGICO DE MINAS GERAIS NOME SOBRENOME (Arial fonte 12) RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO (Arial, fonte 12) CIDADE7 ANO IPEMIG/INSTITUTO PEDAGÓGICO DE MINAS GERAIS NOME SOBRENOME (Arial fonte 12) PROJETO PRÁTICO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO (Arial, fonte 12) Relatório de estágio apresentado à disciplina Estágio Supervisionado, do IPEMIG, no Curso de - -------------, como pré-requisito para aprovação. CIDADE (Arial, fonte 12) ANO8 PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO (TÍTULO DO PROJETO EM QUESTÃO) RESUMO- O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento. A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original. O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. A seguir, deve-se indicar a informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da situação etc.). Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave: separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto de acordo com a NBR 6028. Este modelo apresenta as instruções para a preparação de artigo. Os autores devem segui-lo para a preparação de artigos originais em formato Word. O artigo poderá ser pesquisa bibliográfica ou pesquisa de campo. O tema é de livre escolha devendo estar relacionado ao curso. O resumo deve ter entre 100 a 250 palavras em espaçamento simples com fonte Arial, tamanho 10, cor preta. O texto será composto pelos elementos: O trabalho deverá ter no mínimo 08 e máximo 18 páginas. PALAVRAS-CHAVE: Primeira Palavra. Segunda Palavra. Terceira Palavra (3 a 5 palavras, separadas e terminadas por ponto). 9 Sumário 1. INTRODUÇÃO ......................................................................................................10 2. DESENVOLVIMENTO........................................................................................11 Ilustrações..............................................................................................................11 Sigla.......................................................................................................................12 Tabelas ..................................................................................................................12 Paginação..............................................................................................................13 Citações.................................................................................................................13 Citação direta .....................................................................................................13 Citações diretas de até três linhas .....................................................................13 Citações diretas com mais de três linhas ...........................................................14 Citação de texto traduzido pelo autor.................................................................15 Citações indiretas...............................................................................................15 3. RELATO DE ESTUDO.......................................................................................16 4. CONCLUSÃO ....................................................................................................16 5. REFERÊNCIAS..................................................................................................1610 1. INTRODUÇÃO O Projeto de estágio deverá conter no mínimo 08 e máximo 18 páginas, a contar do Resumo até as referências. O Projeto fora do limite de páginas serão recusados. As páginas deverão ser de tamanho A4, com ambas margens 2,5cm ou 3cm margem superior e esquerda, e 2cm para margens direita e inferior. O corpo do artigo deverá ser formatado em coluna única, os parágrafos iniciam com recuo de 1,25 cm da margem com fonte Arial, tamanho 12, cor preta. Todo texto do desenvolvimento deve ser digitado com espaçamento de 1,5 entre as linhas. Usar um espaço após cada título e subtítulo, figuras, quadros e tabelas, quando houver. A introdução é basicamente seu Projeto resumido e escrito de uma forma corrida. Por isso, tenha em mãos o seu Projeto finalizado, pois usará quase todos os elementos que você fez aqui na introdução. 1º e 2º parágrafo: apresentação do tema dentro de um contexto. 3º parágrafo: delimitação do tema, apresentado através do problema de pesquisa do seu Projeto. 4º parágrafo: apresente possíveis respostas para o problema de pesquisa levantado, ou seja, as hipóteses. 5º parágrafo: em poucas palavras, fale sobre o objetivo geral do trabalho e também dos específicos. Eles são ingredientes fundamentais para o trabalho. 6º parágrafo: apresente a relevância do seu trabalho acadêmico, identificando a importância dele para a sociedade ou comunidade científica. Isso é o que chamamos de justificativa. 7º parágrafo: descreva, em poucas palavras, qual metodologia foi utilizada. 8º parágrafo: apresente a estrutura do trabalho, ou seja, como ele está dividido em capítulos. Lembre-se de falar, resumidamente, sobre o que se trata. 11 2. DESENVOLVIMENTO O elemento textual chamado desenvolvimento é a parte principal do trabalho, caracterizado pelo aprofundamento e análise pormenorizada dos aspectos conceituais mais importantes do assunto. É onde são amplamente debatidas as ideias e teorias que sustentam o tema (fundamentação teórica), apresentados os procedimentos metodológicos e análise dos resultados em pesquisas de campo, relatos de casos, dentre outros. Divide-se em seções e subseções, conforme a ABNT NBR 6024. Deve-se conter no mínimo 06 citações (Todas as obras citadas no artigo acadêmico devem estar referenciadas na bibliografia). Em caso de artigo utilizados como referências, deve-se escolher trabalhos recentes, dos últimos 10 anos. Autores clássicos podem ser citados, sem restrição de ano da obra. Demais referências como livros e outros, não é exigido serem dos últimos 10 anos. 1. Descrever sucintamente o tipo de pesquisa a ser abordada (bibliográfica, documental, de campo, etc.) 2. Delimitação e descrição (se necessário) dos instrumentos e fontes escolhidos para a coleta de dados: entrevistas, formulários, questionários, legislação doutrina, jurisprudência, etc. 3. Indicar o procedimento para a coleta de dados, que deverá acompanhar o tipo de pesquisa selecionado, isto é: a) para pesquisa bibliográfica: indicar proposta de seleção das leituras (seletiva, crítica ou reflexiva, analítica); b) para a pesquisa de campo (original): indicar o procedimento da observação: entrevista, questionário, análise documental, entre outros. Ilustrações É opcional. Qualquer que seja o tipo de ilustração, esta deve ser precedida de sua palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, de travessão e do respectivo título. 12 Imediatamente após a ilustração, deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor) conforme a ABNT NBR 10520, legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere. Tipo, número de ordem, título, fonte, legenda e notas devem acompanhar as margens da ilustração. Exemplo: Mapa 1 - Fronteiras do Brasil Fonte: IBGE (2016) Sigla A sigla, quando mencionada pela primeira vez no texto, deve ser indicada entre parênteses, precedida do nome completo. EXEMPLO: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) Tabelas São opcionais. Devem ser citadas no texto, inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem, e padronizadas conforme as Normas de apresentação tabular do IBGE. Deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), de acordo com a ABNT NBR 10520. 13 Paginação Não é obrigatória. Se for enumerar, deve-se começar a partir do RESUMO, contando-se a partir da folha de rosto na margem superior direta. Citações Citação direta Quando se transcreve textualmente parte da obra do autor consultado. O texto deverá vir entre aspas duplas. Além do autor e data também deverá ser indicada a página da consulta. Especificar no texto a(s) página(s), volume(s), tomo(s) ou seção(ões) da fonte consultada, nas citações diretas. Este(s) deve(m) seguir a data, separado(s) por vírgula e precedido(s) pelo termo, que o(s) caracteriza, de forma abreviada. Exemplos: 1. Oliveira e Leonardos (1943, p. 146) dizem que a "[...] relação da série São Roque com os granitos porfiróides pequenos é muito clara." 2. Meyer parte de uma passagem da crônica de “14 de maio”, de A Semana: “Houve sol, e grande sol, naquele domingo de 1888, em que o Senado votou a lei, que a regente sancionou [...] (ASSIS, 1994, v. 3, p. 583). Citações diretas de até três linhas Devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. Exemplos: 14 i. Barbour (1971, p. 35) descreve: “O estudo da morfologia dos terrenos [...] ativos [...]” ou “Não se mova, faça de conta que está morta.” (CLARAC; BONNIN, 1985, p. 72). ii. Segundo Sá (1995, p. 27): “[...] por meio da mesma ‘arte de conversação’ que abrange tão extensa e significativa parte da nossa existência cotidiana [...]” Citações diretas com mais de três linhas Devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas (fonte 10) espaçamento simples. No caso de documentos datilografados, deve-se observar apenas o recuo. Exemplo: A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone, e computador. Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão. (NICHOLS, 1993, p. 181). Devem ser indicadas as supressões, interpolações, comentários, ênfase ou destaques, do seguinte modo: a) supressões: [...] b) interpolações, acréscimos ou comentários: [ ] c) ênfase ou destaque: grifo ou negrito ou itálico. Quando se tratar de dados obtidos por informação verbal (palestras, debates, comunicações etc.), indicar, entre parênteses, a expressão informação verbal, mencionando-se os dados disponíveis, em nota de rodapé. 15 Para enfatizar trechos da citação, deve-se destacá-los indicando esta alteração com a expressão grifo nosso entre parênteses, após a chamada da citação, ou grifo do autor, caso o destaque já faça parte da obra consultada. Exemplos: 1. “[...] para que não tenha lugar a produção de degenerados, quer physicos quer moraes, misérias, verdadeiras ameaças à sociedade.” (SOUTO, 1916, p. 46, grifo nosso). 2. “[...] b) desejo de criar uma literatura independente, diversa, de vez que, aparecendo o classicismo como manifestação de passado colonial [...]” (CANDIDO, 1993, v. 2, p. 12, grifo do autor). Citação de texto traduzido pelo autor Quando a citação incluir texto traduzido pelo autor, deve-se incluir, após a chamada da citação, a expressão tradução nossa, entre parênteses. Exemplo: “Ao fazê-lo pode estar envolto em culpa, perversão, ódio de si mesmo [...] pode julgar-se pecador e identificar-se com seu pecado.” (RAHNER, 1962, v. 4, p. 463, tradução nossa). Citações indiretas O autor faz uma descrição usando suas próprias palavras se baseando na informação de um autor consultado interpretando o que foi lido, sem alterar em profundidade o que foi lido. Não é obrigatório indicar o número da página onde foi lida a citação, mas o autor e ano de publicação, sim. Citações de diversos documentos da mesma autoria, publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente, têm as suas datas separadas por vírgula. Exemplo: 16 - Duas análises, a de Lemos (1978) e a de Yahn (1983), apontam para o baixo impacto dos periódicos de radiologia e agricultura respectivamente, […] 3. RELATO DE ESTUDO 9.5.1 Intervenção Na Prática (Projeto de Intervenção que poderá ser realizada na Prática dentro da sala de aula) 4. CONCLUSÃO A conclusão é um fechamento do projeto de estágio, respondendo às hipóteses enunciadas e aos objetivos do estudo, não é permitido outras citações, fechamento do trabalho. 5. REFERÊNCIAS O aluno pode utilizar nas referências as normas a ABNT NBR 6023.
BELO HORIZONTE / MG RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 192 Prezados Acadêmicos, O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de preparálo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o IPEMIG adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conhecimento curricular do acadêmico fundamentado em pesquisas e práticas. A coleta de dados e o querer fazer e realizar um trabalho de excelência é algo fundamental na carreira de um Docente. Para o envio do relatório, segue instruções: O Relatório de Estágio, deverá ser em formato word e encaminhado da seguinte forma: - Clicar em Protocolos de Atendimento; - Novo Protocolo; - Selecionar o curso para o qual deseja atendimento; - Coloque o Assunto: Envio de Relatório de Estágio; - Selecione o Setor: Orientações TCC e Estágio; - Solicitação: Estágio. Atenção: Na aba AVALIAÇÃO aparecerá uma avaliação para fins de registro, você NÃO conseguirá acessá-la, pois servirá à lançamentos internos! Atenciosamente, Coordenação Pedagógica de Estágio IPEMIG3 ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO (PERÍODO DE PANDEMIA) I- Para elaboração do projeto de estágio o aluno deverá escolher 03 áreas pertinentes a seu curso e descrever sobre maneiras práticas de intervenções que possam ser utilizadas dentro da sala de aula. Exemplo de áreas que podem ser trabalhadas no curso de 2º Licenciatura Letras Português Inglês: Interação discursiva utilizando funções e usos da língua Inglesa em sala de aula (Classroom language), Compreensão geral da leitura rápida (skimming, scannig) Feiras culturais focada nos países que falam a língua inglesa, Planejamento do texto: brainstorming. Para realizar o projeto, é importante que o aluno assista algumas videoaulas complementares, com o intuito de observar o professor e algumas técnicas que podem ser utilizadas para promover aprendizagem em sala de aula. Segue os links referentes aos vídeos complementares: Classroom language: https://www.youtube.com/watch?v=5TonCUVsmJM Skimming/scannig: https://www.youtube.com/watch?v=fOAnITenfoc Brainstorming: https://www.youtube.com/watch?v=ZXQaNWoktl8 Dinâmica: https://www.youtube.com/watch?v=AiWfdkGtwEg II. Após a realização do projeto de estágio, o mesmo deverá ser encaminhado para a correção, através do campo de envio disponível dentro da disciplina estágio no portal. O arquivo deverá ser anexado para a correção em formato word (doc/docx). III. A correção do projeto de estágio será realizada em até 30 dias que serão contados a partir da data de envio. 4 IV. Trata-se de uma disciplina com o valor de 10 pontos. A média necessária para aprovação é 8 pontos. V. O Acadêmico deverá respeitar os direitos autorais sobre artigos, trabalhos, textos de livros, evitando todas as formas de plágios. VI. Segue abaixo um modelo de projeto que contém a formatação que deverá ser seguida. 5 ANEXO I MODELO DO PROJETO DE ESTÁGIO6 IPEMIG/INSTITUTO PEDAGÓGICO DE MINAS GERAIS NOME SOBRENOME (Arial fonte 12) RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO (Arial, fonte 12) CIDADE7 ANO IPEMIG/INSTITUTO PEDAGÓGICO DE MINAS GERAIS NOME SOBRENOME (Arial fonte 12) PROJETO PRÁTICO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO (Arial, fonte 12) Relatório de estágio apresentado à disciplina Estágio Supervisionado, do IPEMIG, no Curso de - -------------, como pré-requisito para aprovação. CIDADE (Arial, fonte 12) ANO8 PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO (TÍTULO DO PROJETO EM QUESTÃO) RESUMO- O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento. A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original. O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. A seguir, deve-se indicar a informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da situação etc.). Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave: separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto de acordo com a NBR 6028. Este modelo apresenta as instruções para a preparação de artigo. Os autores devem segui-lo para a preparação de artigos originais em formato Word. O artigo poderá ser pesquisa bibliográfica ou pesquisa de campo. O tema é de livre escolha devendo estar relacionado ao curso. O resumo deve ter entre 100 a 250 palavras em espaçamento simples com fonte Arial, tamanho 10, cor preta. O texto será composto pelos elementos: O trabalho deverá ter no mínimo 08 e máximo 18 páginas. PALAVRAS-CHAVE: Primeira Palavra. Segunda Palavra. Terceira Palavra (3 a 5 palavras, separadas e terminadas por ponto). 9 Sumário 1. INTRODUÇÃO ......................................................................................................10 2. DESENVOLVIMENTO........................................................................................11 Ilustrações..............................................................................................................11 Sigla.......................................................................................................................12 Tabelas ..................................................................................................................12 Paginação..............................................................................................................13 Citações.................................................................................................................13 Citação direta .....................................................................................................13 Citações diretas de até três linhas .....................................................................13 Citações diretas com mais de três linhas ...........................................................14 Citação de texto traduzido pelo autor.................................................................15 Citações indiretas...............................................................................................15 3. RELATO DE ESTUDO.......................................................................................16 4. CONCLUSÃO ....................................................................................................16 5. REFERÊNCIAS..................................................................................................1610 1. INTRODUÇÃO O Projeto de estágio deverá conter no mínimo 08 e máximo 18 páginas, a contar do Resumo até as referências. O Projeto fora do limite de páginas serão recusados. As páginas deverão ser de tamanho A4, com ambas margens 2,5cm ou 3cm margem superior e esquerda, e 2cm para margens direita e inferior. O corpo do artigo deverá ser formatado em coluna única, os parágrafos iniciam com recuo de 1,25 cm da margem com fonte Arial, tamanho 12, cor preta. Todo texto do desenvolvimento deve ser digitado com espaçamento de 1,5 entre as linhas. Usar um espaço após cada título e subtítulo, figuras, quadros e tabelas, quando houver. A introdução é basicamente seu Projeto resumido e escrito de uma forma corrida. Por isso, tenha em mãos o seu Projeto finalizado, pois usará quase todos os elementos que você fez aqui na introdução. 1º e 2º parágrafo: apresentação do tema dentro de um contexto. 3º parágrafo: delimitação do tema, apresentado através do problema de pesquisa do seu Projeto. 4º parágrafo: apresente possíveis respostas para o problema de pesquisa levantado, ou seja, as hipóteses. 5º parágrafo: em poucas palavras, fale sobre o objetivo geral do trabalho e também dos específicos. Eles são ingredientes fundamentais para o trabalho. 6º parágrafo: apresente a relevância do seu trabalho acadêmico, identificando a importância dele para a sociedade ou comunidade científica. Isso é o que chamamos de justificativa. 7º parágrafo: descreva, em poucas palavras, qual metodologia foi utilizada. 8º parágrafo: apresente a estrutura do trabalho, ou seja, como ele está dividido em capítulos. Lembre-se de falar, resumidamente, sobre o que se trata. 11 2. DESENVOLVIMENTO O elemento textual chamado desenvolvimento é a parte principal do trabalho, caracterizado pelo aprofundamento e análise pormenorizada dos aspectos conceituais mais importantes do assunto. É onde são amplamente debatidas as ideias e teorias que sustentam o tema (fundamentação teórica), apresentados os procedimentos metodológicos e análise dos resultados em pesquisas de campo, relatos de casos, dentre outros. Divide-se em seções e subseções, conforme a ABNT NBR 6024. Deve-se conter no mínimo 06 citações (Todas as obras citadas no artigo acadêmico devem estar referenciadas na bibliografia). Em caso de artigo utilizados como referências, deve-se escolher trabalhos recentes, dos últimos 10 anos. Autores clássicos podem ser citados, sem restrição de ano da obra. Demais referências como livros e outros, não é exigido serem dos últimos 10 anos. 1. Descrever sucintamente o tipo de pesquisa a ser abordada (bibliográfica, documental, de campo, etc.) 2. Delimitação e descrição (se necessário) dos instrumentos e fontes escolhidos para a coleta de dados: entrevistas, formulários, questionários, legislação doutrina, jurisprudência, etc. 3. Indicar o procedimento para a coleta de dados, que deverá acompanhar o tipo de pesquisa selecionado, isto é: a) para pesquisa bibliográfica: indicar proposta de seleção das leituras (seletiva, crítica ou reflexiva, analítica); b) para a pesquisa de campo (original): indicar o procedimento da observação: entrevista, questionário, análise documental, entre outros. Ilustrações É opcional. Qualquer que seja o tipo de ilustração, esta deve ser precedida de sua palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, de travessão e do respectivo título. 12 Imediatamente após a ilustração, deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor) conforme a ABNT NBR 10520, legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere. Tipo, número de ordem, título, fonte, legenda e notas devem acompanhar as margens da ilustração. Exemplo: Mapa 1 - Fronteiras do Brasil Fonte: IBGE (2016) Sigla A sigla, quando mencionada pela primeira vez no texto, deve ser indicada entre parênteses, precedida do nome completo. EXEMPLO: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) Tabelas São opcionais. Devem ser citadas no texto, inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem, e padronizadas conforme as Normas de apresentação tabular do IBGE. Deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), de acordo com a ABNT NBR 10520. 13 Paginação Não é obrigatória. Se for enumerar, deve-se começar a partir do RESUMO, contando-se a partir da folha de rosto na margem superior direta. Citações Citação direta Quando se transcreve textualmente parte da obra do autor consultado. O texto deverá vir entre aspas duplas. Além do autor e data também deverá ser indicada a página da consulta. Especificar no texto a(s) página(s), volume(s), tomo(s) ou seção(ões) da fonte consultada, nas citações diretas. Este(s) deve(m) seguir a data, separado(s) por vírgula e precedido(s) pelo termo, que o(s) caracteriza, de forma abreviada. Exemplos: 1. Oliveira e Leonardos (1943, p. 146) dizem que a "[...] relação da série São Roque com os granitos porfiróides pequenos é muito clara." 2. Meyer parte de uma passagem da crônica de “14 de maio”, de A Semana: “Houve sol, e grande sol, naquele domingo de 1888, em que o Senado votou a lei, que a regente sancionou [...] (ASSIS, 1994, v. 3, p. 583). Citações diretas de até três linhas Devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. Exemplos: 14 i. Barbour (1971, p. 35) descreve: “O estudo da morfologia dos terrenos [...] ativos [...]” ou “Não se mova, faça de conta que está morta.” (CLARAC; BONNIN, 1985, p. 72). ii. Segundo Sá (1995, p. 27): “[...] por meio da mesma ‘arte de conversação’ que abrange tão extensa e significativa parte da nossa existência cotidiana [...]” Citações diretas com mais de três linhas Devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas (fonte 10) espaçamento simples. No caso de documentos datilografados, deve-se observar apenas o recuo. Exemplo: A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone, e computador. Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão. (NICHOLS, 1993, p. 181). Devem ser indicadas as supressões, interpolações, comentários, ênfase ou destaques, do seguinte modo: a) supressões: [...] b) interpolações, acréscimos ou comentários: [ ] c) ênfase ou destaque: grifo ou negrito ou itálico. Quando se tratar de dados obtidos por informação verbal (palestras, debates, comunicações etc.), indicar, entre parênteses, a expressão informação verbal, mencionando-se os dados disponíveis, em nota de rodapé. 15 Para enfatizar trechos da citação, deve-se destacá-los indicando esta alteração com a expressão grifo nosso entre parênteses, após a chamada da citação, ou grifo do autor, caso o destaque já faça parte da obra consultada. Exemplos: 1. “[...] para que não tenha lugar a produção de degenerados, quer physicos quer moraes, misérias, verdadeiras ameaças à sociedade.” (SOUTO, 1916, p. 46, grifo nosso). 2. “[...] b) desejo de criar uma literatura independente, diversa, de vez que, aparecendo o classicismo como manifestação de passado colonial [...]” (CANDIDO, 1993, v. 2, p. 12, grifo do autor). Citação de texto traduzido pelo autor Quando a citação incluir texto traduzido pelo autor, deve-se incluir, após a chamada da citação, a expressão tradução nossa, entre parênteses. Exemplo: “Ao fazê-lo pode estar envolto em culpa, perversão, ódio de si mesmo [...] pode julgar-se pecador e identificar-se com seu pecado.” (RAHNER, 1962, v. 4, p. 463, tradução nossa). Citações indiretas O autor faz uma descrição usando suas próprias palavras se baseando na informação de um autor consultado interpretando o que foi lido, sem alterar em profundidade o que foi lido. Não é obrigatório indicar o número da página onde foi lida a citação, mas o autor e ano de publicação, sim. Citações de diversos documentos da mesma autoria, publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente, têm as suas datas separadas por vírgula. Exemplo: 16 - Duas análises, a de Lemos (1978) e a de Yahn (1983), apontam para o baixo impacto dos periódicos de radiologia e agricultura respectivamente, […] 3. RELATO DE ESTUDO 9.5.1 Intervenção Na Prática (Projeto de Intervenção que poderá ser realizada na Prática dentro da sala de aula) 4. CONCLUSÃO A conclusão é um fechamento do projeto de estágio, respondendo às hipóteses enunciadas e aos objetivos do estudo, não é permitido outras citações, fechamento do trabalho. 5. REFERÊNCIAS O aluno pode utilizar nas referências as normas a ABNT NBR 6023.
Comentários
Postar um comentário