CNPJ: 13.309.853/0001-51 Telefone: (11) 2771-5080 / (11) 4933-0971
Rua Cordeiro da Silva N°165 CEP:02883-090 Bairro – Parada de Taipas- SP
faculdadespaulistanas.edu.br
ANEXO 2 - ROTEIRO DE ENTREVISTA COM PROFESSOR DE xxxxxxxxxxxxx
Observações: O professor entrevistado neste documento não deve ter seu
nome identificado. A entrevista será computada apenas para quantidade de
horas destinadas ao estágio supervisionado obrigatório do curso de
licenciatura, contida no manual de orientação (vide página 8 - Item G)
B. ATUAÇÃO PROFISSIONAL
1. Caracterização da escola em que leciona: série(s), faixa etária, localização,
se pública ou particular e número aproximado de alunos.
2. Motivação para a escolha da docência: (influência familiar, realização
pessoal, proposta de transformação social etc.).
3. Por que escolheu o curso de licenciatura?
4. O que levou você a dar aulas nas escolas da Educação Básica (Educação
Infantil, Ensino Fundamental e Médio)?
5. Você exerce alguma atividade: artística, social ou educacional em espaços
fora da escola? Qual?
C- EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
1. Quais as expectativas que você tinha em relação ao exercício da docência?
Elas foram atingidas? Explique.
2. A formação recebida por você (sua graduação) auxilia na prática cotidiana em
sala de aula?
3. Depois de formado(a) você buscou participar de: cursos, grupos de pesquisa
ou de estudos, atividades educacionais diversas?
4. Quais são, para você, os objetivos do curso de licenciatura?
5. Você busca relacionar os conteúdos e metodologias aprendidos e utilizados
pelos Pedagogos com as disciplinas ou temas presentes em outras áreas ou
temas (política, sociedade, cidadania, relações interpessoais, Filosofia,
História)? Como faz essa relação? Os outros professores estão abertos para
essas parcerias?
6. Como você busca dar sentido e mostrar a importância dos estudos e
conteúdos aprendidos na licenciatura para seus alunos (pais, professores,
direção)?
CNPJ: 13.309.853/0001-51 Telefone: (11) 2771-5080 / (11) 4933-0971
Rua Cordeiro da Silva N°165 CEP:02883-090 Bairro – Parada de Taipas- SP
faculdadespaulistanas.edu.br
D- PLANEJAMENTO E METODOLOGIA DE ENSINO
1. Você organiza o seu planejamento relacionando – o ao Projeto Político –
Pedagógico da escola? Como?
2. Como são escolhidos os conteúdos ensinados? Como você articula os
conteúdos que considera necessários, àqueles que estão relacionados aos
interesses e necessidades dos alunos e os apontados pelos sistemas de
ensino (Federal, Estadual ou Municipal)?
3. Como relaciona os elementos culturais, no sentido amplo?
4. Qual é a sua metodologia de ensino (estratégias, materiais)? Qual a teoria
que fundamenta a sua prática?
5. Como você avalia os seus alunos (instrumentos, critérios de avaliação,
periodicidade)?
6. Como potencializa e integra a diversidade cultural, social, religiosa, política,
de gênero e etnia?
7. Como você lida com as diferenças dos alunos na relação com o
conhecimento?
8. Como era o ensino quando você estudava na Educação Básica? Houve
mudanças? Em que sentido?
AP – Unidade I Dentre as múltiplas competências a serem desenvolvidas pelo gestor educacional, deve-se citar sua atuação na construção de uma escola inclusiva. Partindo dessa premissa, leia o Artigo intitulado O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (VIOTO, J. R. B.; VITALIANO, C. R. O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Dialogia, São Paulo, n. 33, p. 47-59, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13671/7838. Acesso em: 22/12/2022). Tendo por base as contribuições apresentadas no Artigo, elabore um texto discursivo (de 25 a 30 linhas), discutindo como o gestor educacional pode contribuir com o processo de organização de uma escola inclusiva. Destaca-se que não serão aceitas reproduções de autores sem a devida menção à fonte. Caso utilize textos para embasar as reflexões, é essencial fazer as dev...
Comentários
Postar um comentário