Pular para o conteúdo principal

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – PARA ALUNOS DO MAGISTÉRIO


 CNPJ: 13.309.853/0001-51 Telefone: (11) 2771-5080 / (11) 4933-0971 Rua Cordeiro da Silva N°165 CEP:02883-090 Bairro – Parada de Taipas- SP faculdadespaulistanas.edu.br ANEXO 2 - ROTEIRO DE ENTREVISTA COM PROFESSOR DE xxxxxxxxxxxxx Observações: O professor entrevistado neste documento não deve ter seu nome identificado. A entrevista será computada apenas para quantidade de horas destinadas ao estágio supervisionado obrigatório do curso de licenciatura, contida no manual de orientação (vide página 8 - Item G) B. ATUAÇÃO PROFISSIONAL 1. Caracterização da escola em que leciona: série(s), faixa etária, localização, se pública ou particular e número aproximado de alunos. 2. Motivação para a escolha da docência: (influência familiar, realização pessoal, proposta de transformação social etc.). 3. Por que escolheu o curso de licenciatura? 4. O que levou você a dar aulas nas escolas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio)? 5. Você exerce alguma atividade: artística, social ou educacional em espaços fora da escola? Qual? C- EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 1. Quais as expectativas que você tinha em relação ao exercício da docência? Elas foram atingidas? Explique. 2. A formação recebida por você (sua graduação) auxilia na prática cotidiana em sala de aula? 3. Depois de formado(a) você buscou participar de: cursos, grupos de pesquisa ou de estudos, atividades educacionais diversas? 4. Quais são, para você, os objetivos do curso de licenciatura? 5. Você busca relacionar os conteúdos e metodologias aprendidos e utilizados pelos Pedagogos com as disciplinas ou temas presentes em outras áreas ou temas (política, sociedade, cidadania, relações interpessoais, Filosofia, História)? Como faz essa relação? Os outros professores estão abertos para essas parcerias? 6. Como você busca dar sentido e mostrar a importância dos estudos e conteúdos aprendidos na licenciatura para seus alunos (pais, professores, direção)? CNPJ: 13.309.853/0001-51 Telefone: (11) 2771-5080 / (11) 4933-0971 Rua Cordeiro da Silva N°165 CEP:02883-090 Bairro – Parada de Taipas- SP faculdadespaulistanas.edu.br D- PLANEJAMENTO E METODOLOGIA DE ENSINO 1. Você organiza o seu planejamento relacionando – o ao Projeto Político – Pedagógico da escola? Como? 2. Como são escolhidos os conteúdos ensinados? Como você articula os conteúdos que considera necessários, àqueles que estão relacionados aos interesses e necessidades dos alunos e os apontados pelos sistemas de ensino (Federal, Estadual ou Municipal)? 3. Como relaciona os elementos culturais, no sentido amplo? 4. Qual é a sua metodologia de ensino (estratégias, materiais)? Qual a teoria que fundamenta a sua prática? 5. Como você avalia os seus alunos (instrumentos, critérios de avaliação, periodicidade)? 6. Como potencializa e integra a diversidade cultural, social, religiosa, política, de gênero e etnia? 7. Como você lida com as diferenças dos alunos na relação com o conhecimento? 8. Como era o ensino quando você estudava na Educação Básica? Houve mudanças? Em que sentido?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...

AP – Unidade 1, 2, 3 e 4

  AP – Unidade I Dentre as múltiplas competências a serem desenvolvidas pelo gestor educacional, deve-se citar sua atuação na construção de uma escola inclusiva. Partindo dessa premissa, leia o Artigo intitulado O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (VIOTO, J. R. B.; VITALIANO, C. R. O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Dialogia, São Paulo, n. 33, p. 47-59, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13671/7838. Acesso em: 22/12/2022). Tendo por base as contribuições apresentadas no Artigo, elabore um texto discursivo (de 25 a 30 linhas), discutindo como o gestor educacional pode contribuir com o processo de organização de uma escola inclusiva. Destaca-se que não serão aceitas reproduções de autores sem a devida menção à fonte. Caso utilize textos para embasar as reflexões, é essencial fazer as dev...

resposta 10/10 AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE

  AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE Segundo o ponto de vista sensorial de Miles e Riggio, surdocegos podem ser: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 São comportamentos da criança surdo cega: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Os professores principalmente e outros profissionais ligados na área da educação enfrentam o desafio da inclusão, o que não poderia ser chamado assim, pois na verdade a etapa da adaptação a essa nossa realidade já deveria ter sido superada. As escolas deveriam estar adequadas ás necessidades de todos os alunos que necessitam dessas adaptações e apresentam a minoria dentro das escolas. Essas adequações vêm de encontro à acessibilidade, de acordo com o Dischinger e Machado (2006), esta se apresenta nas seguintes dimensões: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 P...