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ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2ª LICENCIATURA E FORMAÇÃO DE DOCENTES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL GUARULHOS


 CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2ª LICENCIATURA E FORMAÇÃO DE DOCENTES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL GUARULHOS - SP SUMÁRIO CAPITULO I – DA DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO............................................. 3 CAPITULO II – DOS OBJETIVOS DO ESTÁGIO CURRICULAR.......................... 4 CAPITULO IV – DA ESTRUTURA DO ESTÁGIO.................................................. 6 CAPITULO VI – DAS OBRIGAÇÕES DO ALUNO PARA REALIZAR O ESTÁGIO SUPERVISIONADO............................................................................................. 10 CAPÍTULO VII – DA POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO................................. 10 CAPÍTULO VIII – DA AVALIAÇÃO....................................................................... 12 CAPÍTULO IX - DAS DOCUMENTAÇÕES .......................................................... 12 CAPÍTULO X – DAS NORMAS GERAIS DE ESTÁGIO....................................... 12 3 REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CAPITULO I – DA DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Art.1º - O Estágio Curricular é a atividade de aprendizagem proporcionada ao estudante pela participação em situações reais, que lhe permita vivenciar, aplicar e aprofundar os conhecimentos e objetivos do curso. Art. 2º - O Estágio Curricular, previsto no currículo do Curso é disciplinado pela Legislação Federal de estágio vigente, a Lei Nº 788, de 25 de setembro de 2008 retrata sobre o estágio obrigatório e não-obrigatório. O estágio pode ser definido como ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Art. 3º - De acordo com a Lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, o Estágio obrigatório é aquele definido tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma. O Estágio não-obrigatório é aquela desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória. O Estágio Supervisionado possibilita aos alunos um contato direto e prático, através da observação e atuação em um ambiente inclusivo. O Art. 58 da Lei Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) prevê a modalidade da Educação Especial acontecer preferencialmente nas redes regulares de ensino e poderão ser realizados o estágio na Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), na Escola de Ensino Especial (APAE) e em sala regular com alunos especiais. Art. 4º - A operacionalização do Estágio Curricular é regida pelas diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos (Licenciaturas – Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015), pelo Projeto Pedagógico dos Cursos e por esta Norma. 4 CAPITULO II – DOS OBJETIVOS DO ESTÁGIO CURRICULAR Art. 5º - É objetivo geral do estágio proporcionar ao estagiário (a) a vivência de situações educativas (observação, planejamento, participação, pesquisa, intervenção) nas quais, com base no conhecimento das diferentes disciplinas do curso, possa buscar a interação entre teoria e prática, possibilitando uma reflexão teóricometodológica, ético-política e histórico-cultural, a partir da investigação das práxis pedagógicas em distintos ambientes educacionais. Parágrafo único. Objetiva-se, também, com a inserção curricular das atividades de Estágio: I. Contribuir para o desenvolvimento da habilidade de demonstrar a compreensão de todo o conteúdo absorvido em sala de aula, de modo integrado, sistêmico e estratégico e as suas relações com o ambiente externo da organização. II. Preparar o estagiário para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das próprias condições de exercício profissional; III. Proporcionar a oportunidade de ampliar o seu conhecimento através da observação e a elaboração de diagnósticos organizacionais; IV. Fornecer ao estagiário, adequada orientação acadêmica, para que possa utilizarse das oportunidades que lhe são oferecidas com o maior proveito possível para sua formação; V. Fortalecer a articulação entre teoria e prática na consecução curricular; VI. Promover estímulo à autonomia do acadêmico; VII. Contribuir para uma maior integração entre Faculdade e Empresas da comunidade e região; VIII. Incentivar o desenvolvimento da potencialidade empreendedora dos alunos. CAPÍTULO III – DO ESTAGIÁRIO Art. 6º. A jornada de atividade em estágio será definida em comum acordo entre a instituição de ensino, a unidade escolar concedente e o aluno estagiário ou se representante legal, devendo constar no Termo de Compromisso, ser compatível com as atividades escolares e não ultrapassar: 5 I. 4 (quatro) horas diárias e 20 (vinte) horas semanais, no caso de estudantes de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional de educação de jovens e adultos. §1º O estágio relativo a curso que alternam teoria e prática, nos períodos em que não estão programadas aulas presenciais, poderá ter jornada de até 40 (quarenta) horas semanais, desde que isso esteja previsto no projeto político pedagógico do curso da instituição de ensino. §2º Se a instituição de ensino adotar verificações de aprendizagem periódicas ou finais, nos períodos de avaliações, a carga horária do estágio será reduzida pelo menos à metade, segundo estipulado no Termo de compromisso, para garantir o bom desempenho do estudante. Art. 7º - A duração do estágio, na mesma parte concedente, não poderá exceder 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência. Art. 8º - O estagiário poderá receber bolsa ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordada, sendo compulsória a sua concessão, bem como a do auxílio transporte, na hipótese de estágio não obrigatório. §1º A eventual concessão de benefícios relacionados a transporte, alimentação e saúde, entre outros, não caracteriza vínculo empregatício. § 2º Poderá o educando inscrever-se e contribuir como segurado facultativo do Regime Geral da Previdência Social. Art. 9º É assegurado ao estagiário, sempre que o estágio tenha duração igual ou superior a 1 (um) ano, período de recesso de 30 (trinta) dias, a ser gozado preferencialmente durante suas férias escolares. § 1º O recesso de que trata este artigo deverá ser remunerado quando o estagiário receber bolsa ou outra forma de contraprestação. § 2º Os dias de recesso previstos neste artigo serão concedidos de maneira proporcional, nos casos do estágio ter duração inferior a 1 (um) ano. Art.10. Aplica-se ao estagiário a legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho, sendo sua implementação de responsabilidade da parte concedente do estágio. 6 CAPITULO IV – DA ESTRUTURA DO ESTÁGIO DISTRIBUIÇÃO DAS HORAS DE CUMPRIMENTO DO ESTÁGIO 2ª Licenciatura e Formação de Docentes Modalidade Carga Horária Divisão Educação Especial 100 horas 40 horas = observação 30 horas = participação 30 horas = regência Educação Infantil (0 a 5 anos) 75 horas 30 horas = observação 30 horas = participação 15 horas = regência Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) 75 horas 30 horas = observação 30 horas = participação 15 horas = regência Gestão Educacional 50 horas 25 horas = observação 25 horas = participação Total 300 horas Art. 11º - O Estágio supervisionado será dividido em Quatro etapas distintas: Primeira Etapa  Educação Especial – Corresponde a orientação dos alunos nas atividades executadas no trabalho profissional. A UNIFAVENI irá considerar quatro (4) horas diárias como estágio supervisionado. O total é de 100 horas de atividades desempenhadas pelo aluno divididas em: 40h de observação (consiste no uso atento dos sentidos, no acompanhamento de uma situação real de atuação profissional, no estabelecimento de uma ponte direta entre a prática percebida e a teoria estudada. Acompanhar a realização de um trabalho para aprender e pensar em como se faz, o aluno deverá registrar a prática percebida e estabelecer uma reflexão teórica com os conteúdos estudados ao longo da graduação); 30h de participação (consiste na colaboração do aluno na realização de atividades estritamente ligadas a sua área de atuação profissional, é o momento de fazer junto com profissionais que já atuam no mercado de trabalho. Planejamento de ações, discussão de casos, auxílio na implantação e execução de atividades, sempre com a supervisão direta de profissionais da área; 7 30h de regência (consiste no momento em que o aluno irá colocar na prática tudo que vivenciou nas outras etapas e ser o professor da sala, sempre orientado pelo professor responsável pela sala). Segunda Etapa  Educação Infantil (0 a 5 anos) – Corresponde a orientação dos alunos nas atividades executadas no trabalho profissional. A UNIFAVENI irá considerar quatro (4) horas diárias como estágio supervisionado. O total é de 75 horas de atividades desempenhadas pelo aluno divididas em: 30h de observação (consiste no uso atento dos sentidos, no acompanhamento de uma situação real de atuação profissional, no estabelecimento de uma ponte direta entre a prática percebida e a teoria estudada. Acompanhar a realização de um trabalho para aprender e pensar em como se faz, o aluno deverá registrar a prática percebida e estabelecer uma reflexão teórica com os conteúdos estudados ao longo da graduação); 30h de participação (consiste na colaboração do aluno na realização de atividades estritamente ligadas a sua área de atuação profissional, é o momento de fazer junto com profissionais que já atuam no mercado de trabalho. Planejamento de ações, discussão de casos, auxílio na implantação e execução de atividades, sempre com a supervisão direta de profissionais da área; 15h de regência (consiste no momento em que o aluno irá colocar na prática tudo que vivenciou nas outras etapas e ser o professor da sala, sempre orientado pelo professor responsável pela sala). Terceira Etapa  Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) – Corresponde a orientação dos alunos nas atividades executadas no trabalho profissional. A UNIFAVENI irá considerar quatro (4) horas diárias como estágio supervisionado. O total é de 75h horas de atividades desempenhadas pelo aluno divididas em: 30h de observação (consiste no uso atento dos sentidos, no acompanhamento de uma situação real de atuação profissional, no estabelecimento de uma ponte direta entre a prática percebida e a teoria estudada. Acompanhar a realização de um trabalho para aprender e pensar em como se faz, o aluno deverá registrar a 8 prática percebida e estabelecer uma reflexão teórica com os conteúdos estudados ao longo da graduação); 30h de participação (consiste na colaboração do aluno na realização de atividades estritamente ligadas a sua área de atuação profissional, é o momento de fazer junto com profissionais que já atuam no mercado de trabalho. Planejamento de ações, discussão de casos, auxílio na implantação e execução de atividades, sempre com a supervisão direta de profissionais da área); 15h de regência (consiste no momento em que o aluno irá colocar na prática tudo que vivenciou nas outras etapas e ser o professor da sala, sempre orientado pelo professor responsável pela sala). Quarta Etapa  Gestão Educacional – Nessa parte os alunos deverão observar o Regimento da Escola, participar de reuniões modulares e conselhos de classes, entre outros afazeres pertinentes aos cargos de supervisor escolar, orientador escolar ou gestor escolar. Corresponde a orientação dos alunos nas atividades executadas no trabalho profissional. A UNIFAVENI irá considerar quatro (4) horas diárias como estágio supervisionado. O total é de 50 horas de atividades desempenhadas pelo aluno divididas em: 25h de observação (consiste no uso atento dos sentidos, no acompanhamento de uma situação real de atuação profissional, no estabelecimento de uma ponte direta entre a prática percebida e a teoria estudada. Acompanhar a realização de um trabalho para aprender e pensar em como se faz, o aluno deverá registrar a prática percebida e estabelecer uma reflexão teórica com os conteúdos estudados ao longo da graduação); 25h de participação (consiste na colaboração do aluno na realização de atividades estritamente ligadas à sua área de atuação profissional, é o momento de fazer junto com profissionais que já atuam no mercado de trabalho. Planejamento de ações, discussão de casos, auxílio na implantação e execução de atividades, sempre com a supervisão direta de profissionais da área). 9 Nessa etapa final o aluno deverá:  Elaborar um relatório ao final de cada etapa de estágio, considerando a realidade organizacional observada e aplicando os conhecimentos e competências adquiridos e desenvolvidos no curso durante as etapas cumpridas. Roteiro para elaboração do Relatório Final:  Deverá compor em cada elemento textual:  Introdução, Desenvolvimento,Considerações finais.  O Relatório Final deverá respeitar as Normas da ABNT para elaboração de trabalhos acadêmicos. Todos os anexos deverão ser devidamente assinados pelo responsável da Instituição que recebeu o estagiário com o carimbo da escola e do profissional e serem scaneados e enviados pelo portal do aluno. CAPITULO V – DAS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art.12º - O Estágio Supervisionado deverá ser realizado em escolas devidamente constituídas, que ofereçam condições essências que permitam ao aluno explicitar seus conhecimentos técnico-científicos, vinculados às disciplinas de formação profissional. O desenvolvimento das atividades de estágio é individual, não sendo permitido que o trabalho seja feito em conjunto. Também não será permitido o recurso de cópia ou qualquer outra ação dessa natureza na elaboração do relatório de estágio. Parágrafo único. É imprescindível, na execução dos Estágios Supervisionados, que o estudante preze por detalhes que valorizem a si mesmo bem como a representação que fazem da instituição onde estudam. Além disso, que também demonstrem respeito pela instituição na qual realizam seu estágio bem como pelas pessoas deste lugar. Assim, o estagiário deve ser zeloso quanto ao seu linguajar, evitando palavras e expressões que ofendam, comentários que desmereçam, usando apenas palavras e comentários que valorizem o ambiente e as pessoas que o acolhem para a prática do estágio. Também, significa trajar-se adequadamente usando vestimentas que denotem respeito a si próprio, à instituição que representam, bem como ao local de 10 estágio e às pessoas nele envolvidas (estudantes, professores, corpo administrativo, pais, outros). § 1º. O estágio acontecerá, prioritariamente, no sistema público de ensino ou privado e, preferencialmente, em instituição distinta do local de trabalho do estagiário. CAPITULO VI – DAS OBRIGAÇÕES DO ALUNO PARA REALIZAR O ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art.13º Para realizar o estágio curricular obrigatório o aluno deverá: O Aluno estagiário tem as seguintes obrigações: I. Acatar as determinações contidas neste regulamento, no Projeto de estágio e demais orientações da Coordenação de Estágio; II. Comparecer a Instituição indicada pela coordenação de estágio onde desenvolverá as atividades educativas nos dias e horários previamente fixados; III. Cumprir integralmente as horas de atividades previstas no projeto pedagógico de curso; IV. Discutir com a coordenação de estágio as dificuldades durante a realização do mesmo; V. Elaborar e apresentar todos os requisitos solicitados no prazo acordado; VI. Estar regularmente matriculado no curso e no período onde o estágio aparece como disciplina/atividade curricular; VII. Fazer permanente auto avaliação do trabalho desenvolvido, tendo em vista o constante aprimoramento das atividades de Estágio; VIII. Não divulgar para terceiros, dados observados ou informações fornecidas pela Instituição de estágio; IX. Observar as normas e regulamentos da Instituição em que estagiará, prezando pela ética e discrição profissionais; X. Preparar e realizar as atividades de estágio previamente definidas. CAPÍTULO VII – DA POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO O Aluno receberá orientação durante a realização do Estágio Supervisionado. Os atores envolvidos no processo têm como atribuições: 11 A. O COORDENADOR DE ESTÁGIO.  Criar as condições necessárias para a realização do Estágio segundo as normas previstas neste Regulamento;  Buscar parcerias que permitam o aumento da oferta de oportunidades de Estágio para os alunos;  Orientar alunos, professores orientadores e supervisores nas escolas, quanto ao modo de funcionamento do Estágio;  Avaliar, em conjunto com o professor orientador, o Relatório de Estágio produzido pelos alunos. B. O PAPEL DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO NA ESCOLA Compete ao (s) Professor (es) Orientador (es) de Estágio: I. Acompanhar a frequência do estagiário nas atividades de campo, através do instrumento de acompanhamento e frequência; II. Assistir a atuação do estagiário no ambiente de estágio para orientação e avaliação do seu desempenho, respeitadas as limitações e possibilidades de cada realidade; III. Comunicar, de imediato, à coordenação as deficiências apresentadas pelo estagiário no decorrer de seu desempenho; IV. Contribuir com o estagiário no aprofundamento dos conhecimentos sistematizados no decorrer de sua formação, a partir da realidade encontrada e das experiências vivenciadas; V. Definir, juntamente com o estagiário e os profissionais da instituição, as atividades a serem desenvolvidas; VI. Elaborar relatório final das atividades; VII. Entregar ao estagiário a carta de apresentação e oficialização de estágio; VIII. Esclarecer ao estagiário o processo de estágio estabelecendo linhas gerais; IX. Participar, juntamente com o coordenador, de reuniões técnico pedagógicas; X. Planejar, acompanhar e avaliar o desempenho do estagiário durante as atividades de estágio; XI. Proceder à avaliação sistemática do estagiário sob sua orientação, com a colaboração dos profissionais e do próprio aluno, tendo como base critérios, procedimentos e instrumentos previamente definidos; 12 XII. Receber, nas datas previstas, os registros finais de estágio, encarregando-se de sua análise, correção e avaliação final; XIII. Registrar e comunicar ao coordenador e estagiário o resultado da avaliação final do trabalho de cada um. CAPÍTULO VIII – DA AVALIAÇÃO É considerado aprovado em cada uma das etapas do Estágio Supervisionado, o aluno que comprovar a realização de 300 horas de atividades. Assim, será considerado aprovado no estágio o discente que obtiver o conceito “Suficiente”, ou reprovado como conceito “Insuficiente”. A reprovação, por insuficiência implica sua repetição integral mediante nova matrícula. CAPÍTULO IX - DAS DOCUMENTAÇÕES Art.15. As documentações de início do estágio devem ser solicitadas ao setor de Secretaria Graduação do Centro Universitário via protocolo informando (dados da escola como: nome; endereço; representante legal), durante os primeiros 30 dias de estágio e devem ser entregues juntamente com todos os documentos da pasta de estágio ao fim do curso. § 1º. Documentação a ser solicitada:  Termo de Convênio para concessão de Estágio  Termo de Compromisso de Estágio § 2º. Em caso de realização do estágio em mais de uma Instituição Escolar, deverá solicitar três vias dos termos para cada. CAPÍTULO X – DAS NORMAS GERAIS DE ESTÁGIO Art.16. A duração do estágio não poderá ser inferior a um semestre letivo; Art.17. VÁLIDO APENAS PARA 2ª LICENCIATURA - O estudante-funcionário de empresa poderá requerer ao Coordenador de Estágio e do Curso o aproveitamento de até 100 horas das atividades que desenvolve, desde que em área afim, para efeito de Estágio Supervisionado. Informamos que a redução da carga 13 horária do estágio será realizada de acordo com a análise do tempo de trabalho. Mediante comprovação com declaração de função, poderão ser validadas até 10 horas de estágio a cada 30 dias trabalhados. Observação: A Declaração de Função deverá possuir as seguintes informações: nome completo do(a) aluno(a), número do CPF, data do registro, nome e descrição do cargo, CNPJ ou número da portaria da escola, nome completo do diretor(a) e carimbo (na ausência do carimbo do diretor(a), deverá ser utilizado o carimbo da Secretaria de Educação). Art.18. As atividades desenvolvidas em empresas, entidades ou instituições, inclusive em período de férias escolares (dezembro e janeiro) podem ser consideradas como parte do estágio curricular; Art.19. A jornada desenvolvida pelo estudante como estágio em empresas, entidades ou instituições deverá compatibilizar-se com seu horário escolar. Art.20. A emissão dos Documentos de Conclusão de Curso e a Colação de Grau estão condicionadas ao cumprimento do estágio e a avaliação final do aluno dada como suficiente pelo Orientador de estágio; Art.21. O estágio não cria vínculos empregatícios de qualquer natureza com a parte concedente de estágio; Art.22. O estudante estagiário poderá receber bolsa ou outra forma de remuneração, que venha a ser acordado em contrato, observando-se o que dispõe a legislação em vigor, devendo o estudante, em qualquer hipótese, estar assegurado contra acidentes pessoais; Art.23. Esse regulamento entre em vigor a partir da sua data de aprovação e casos omissos serão resolvidos pela Coordenação de Estágio em conjunto com a Coordenação de Curso. 14 REVISÃO IMPORTANTE SOBRE A DOCUMENTAÇÃO: Etapa inicial Termo de Compromisso Deverá ser enviado 3 vias de cada pelo correio, preenchidas e assinadas pela direção da escola. Endereço: Centro Universitário Faveni - Rua João Pinheiro, 204 – Centro Caratinga/MG CEP: 35300-037 A/C: Setor da Secretaria Sendo uma documentação para cada escola que estagiar. Deverão ser preenchidos e enviados para a faculdade em até 30 dias do início do estágio. 1 via para a Instituição, 1 via para a escola, 1 via para o aluno Termo de Convênio Carta de Apresentação Os documentos deverão ser levados à escola no início do estágio. Sendo preenchida uma ficha por escola estagiada A Ficha de Oficialização e a Declaração de início de Estágio deverão ser enviados juntamente com todos os documentos pelo campo de envio disponível na disciplina no antepenúltimo mês do curso. Ficha de Oficialização Declaração de início de estágio Durante a realização do estágio Relatório de Estágio Controle de Presença 1 para Observação, 1 para Participação, 1 para Regência Deverá ser preenchido e assinado todos os dias pelo supervisor do estágio. Deverão ser enviados juntamente com todos os documentos pelo campo de envio disponível na disciplina no antepenúltimo mês do curso. Final do Estágio Ficha de Caracterização da Escola e Relatório de Caracterização da Escola Sendo preenchida uma ficha por escola estagiada Deverão ser enviados juntamente com todos os documentos pelo campo de envio disponível na disciplina no antepenúltimo mês do curso. Atividades Específicas da Gestão Escolar Documento deve ser elaborado durante as atividades da Gestão Escolar e encaminhados juntamente com todas as etapas. Observar todos os tópicos para descrever o relatório de gestão. Roteiro para elaboração do Relatório Final (com capa). Deverá ter: Introdução, Desenvolvimento,Considerações finais. O Relatório Final deverá respeitar as Normas da ABNT para elaboração de trabalhos acadêmicos. Todos os anexos deverão ser devidamente assinados pelo responsável da Instituição que recebeu o estagiário com o carimbo da escola e do profissional e serem scaneados e enviados pelo portal do aluno. Obs: Se o aluno for finalizar o curso em 12 meses então deverá enviar seu estágio completo no 10º mês do curso. Se for terminar com 18 meses o aluno deverá enviar no 16º mês do seu curso. Observação: Para os alunos de Formação para Docente, o Estágio poderá ser enviado no 6º mês de curso, pois o aluno poderá concluir seu curso com 8 meses. 4 ANEXOS CARTA DE APRESENTAÇÃO (MODELO QUE DEVERÁ SER ASSINADO PELO COORDENADOR DO CURSO) ________________, ____ de ________________ de 20__. Ilmo. (a) Sr. (a) Diretor (a) _______________________________________________ Servimo-nos desta para apresentar o (a) Sr (a). ___________________________, aluno (a) do (a) Curso de ____________________. Solicitamos a colaboração de V.Sa. no sentido de que seja autorizada a realização de estágio nesta Instituição, em cumprimento das exigências curriculares, facilitando-lhe a oportunidade de vivenciar a realidade educacional, condição imprescindível para futura atuação profissional. Sem mais para o momento, FICHA DE OFICIALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (01 FICHA PARA CADA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA) Identificação: Nome do (a) estagiário (a): ___________________________________________ Curso: __________________________________ RG: _____________________ Residência: ________________________________________________nº _____ Complemento: ______________ Bairro: _______________ Cidade: ___________ Telefone (s): ______________________ E-mail: __________________________ Informações para realização do estágio: Escola: ___________________________________________________________ Endereço: _____________________________________________nº__________ Complemento: ______________ Bairro: ___________________ CEP: ________ Fone: __________________ Horário do estágio: __________________________ Cursos em funcionamento: ___________________________________________ _________________________________________________________________ Nome do (a) diretor (a): ______________________________________________ Unidade responsável pela supervisão da escola: __________________________ ___________________, _______ de ________________ de 20__. _______________________________ Assinatura do (a) estagiário (a) AUTORIZO: CARIMBO E ASSINATURA DO(A) DIRETOR(A) DA ESCOLA FICHA DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA (01 FICHA PARA CADA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA) 1. Da Identificação do Estabelecimento e da Mantenedora 1.1. Denominação: ________________________________________________ ____________________________________________________________ 1.2. Endereço: __________________________________________ Nº: ______ Bairro: ____________CEP: _________________Fone: _______________ 1.3. Entidade Mantenedora: Centro Universitário Faveni 1.4. Unidade responsável pela supervisão da instituição escolar: ____________ ____________________________________________________________ 2. Dos Graus e Cursos 2.1. A escola mantém: Educação Infantil ( ) Ensino Fundamental I ( ) Ensino Fundamental II ( ) Ensino Médio ( ) E.J.A. ( ) 2.2. Número de classes e de alunos: GRAU CLASSES ALUNOS Educação Infantil _______ _______ Ensino Fundamental I _______ _______ Ensino Fundamental II _______ _______ Ensino Médio _______ _______ TOTAL _______ _______ 3. Da Estrutura Física 3.1. Prédio: Próprio ( ) Sim ( ) Não Adaptado ( ) Sim ( ) Não Tipo de construção (alvenaria, madeira, outro) _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ Atende a necessidade da clientela? ( ) Sim ( ) Não ( ) Razoavelmente Estado de conservação do prédio: ( ) Bom ( ) Regular ( ) Péssimo Número de andares: ________ Número de salas de aula: _______ Sala ambiente: ________ Dependência para apoio-pedagógico: ______ Laboratório de Ciências: ______ Laboratório de Informática: _______ Salas para Orientação Educacional: _____ Salas para Coordenação Pedagógica: _____ Biblioteca: ______ Dependências Sanitárias: Masculino: ______ Feminino: ______ Filtros de água e bebedouros: _______ Áreas disponíveis: Pátio ( ) Quadra descoberta ( ) Quadra coberta ( ) Piscina ( ) Campo de Futebol ( ) Tanque de areia ( ) Playground ( ) Outros ______________________________________________ 3.2. Equipamentos Mobiliário (avalie os aspectos qualitativos) ___________________________________________________________________ _______________________________________________________________ Outros equipamentos: ___________________________________________________________________ _______________________________________________________________ Recursos audiovisuais: ___________________________________________________________________ _______________________________________________________________ 4. Da organização Administrativa e Apoio Pedagógico 4.1. Diretor ( ) Efetivo ( ) Substituto ( ) Designado ( ) Outro:___________ Principais atividades: ___________________________________________________________________ _______________________________________________________________ 4.2. Assistente de Direção: ( ) Efetivo ( ) Designado ( ) Substituto Principais atividades: ________________________________________________ _________________________________________________________________ 4.3. Coordenador Pedagógico ( ) Sim ( ) Não Principais atividades: ________________________________________________ _________________________________________________________________ 4.4. Orientador Educacional ( ) Sim ( ) Não Principais atividades: ___________________________________________________________________ _______________________________________________________________ 4.5. Outros (psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo etc.): ___________________________________________________________________ _______________________________________________________________ Principais atividades: ________________________________________________ ___________________________________________________________________ _______________________________________________________________ 4.6.Bibliotecário ( ) Sim ( ) Não Principais Atividades: ________________________________________________ _________________________________________________________________ 4.7. Corpo Docente: Professores de Educação Infantil _________ Professores de Ensino Fundamental I _________ Professores de Ensino Fundamental II _________ Professores de Ensino Médio _________ Auxiliares __________ Total ____________ 4.8. Pessoal de Apoio Administrativo e Serviços Auxiliares: Secretária Escolar ( ) Sim ( ) Não Contador ( ) Sim ( ) Não Tesoureiro ( ) Sim ( ) Não Auxiliares Administrativos ( ) Sim ( ) Não Inspetor de alunos ( ) Sim ( ) Não Serventes/inspetores ( ) Sim ( ) Não Zelador ( ) Sim ( ) Não Porteiro ( ) Sim ( ) Não Segurança ( ) Sim ( ) Não RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA (01 FICHA PARA CADA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA) _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ A partir dos dados coletados na Ficha de Caracterização, elaborar um relatório do perfil da escola, onde deverá contemplar aspectos quanto:  as características da clientela e da comunidade escolar;  a atuação da equipe técnica-pedagógica e docente;  o desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico da Instituição;  as diferentes relações que se estabelecem no interior da escola;  os indicativos de qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos;  Incluir o que achar pertinente (festas, atividades culturais, de lazer, passeios, projetos educacionais, etc). Obs.: A conclusão (relatório detalhado) deverá ser preenchido somente para a escola onde será realizado o estágio. RELATÓRIO DE ESTÁGIO Estagiário (a): _____________________________________________________ Local do Estágio: __________________________________________________ Nome do (a) Professor (a): __________________________________________ Série: ________________ Data/Período: ____________________________ Total: ________________________ MODALIDADE DE ESTÁGIO: ( ) OBSERVAÇÃO ( ) PARTICIPAÇÃO ( ) REGÊNCIA/ATUAÇÃO Conteúdos desenvolvidos: ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ Objetivos: ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ Estratégias de Ensino: ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ Recursos Materiais: ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ Avaliação: ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ Observações: ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ________________________________ ______________________________ Estagiário Supervisor Estágio Obs.: Este relatório deve ser utilizado somente para Observação, Participação e/ou Atuação/Regência, deverá ser feito um para no máximo cada ETAPA (observação, participação, regência) estagiada. ATIVIDADES ESPECÍFICAS DA GESTÃO ESCOLAR 1 – ANÁLISE DE DOCUMENTOS Históricos escolares (analisar de todos os níveis da Unidade Escolar). Prontuários de alunos (descrever quais os documentos que fazem parte do prontuário). Prontuários de funcionários (descrever quais os documentos que fazem parte do prontuário). a) Observação da organização do arquivo morto b) Observação da organização do arquivo vivo c) Observação e/ou efetivação de matrículas d) Observação e/ou efetivação de transferências e) Acompanhamento do preenchimento de fichas e/ou documentos f) Leitura do Diário Oficial g) Observação/manuseio de Livros Oficiais OBS.: Cada item deverá conter um pequeno relato sobre o observado. Descrever o procedimento de uma matrícula na escola que estagiou, desde o primeiro atendimento à efetivação da matrícula. Conclusão: (emitir a sua opinião sobre a organização da Secretaria). 2- ENTREVISTA COM A SECRETÁRIA PARA CONHECER OS PROCEDIMENTOS DA SECRETARIA. Nome: Formação Acadêmica: Tempo de Exercício: Tempo de Experiência: Qual o papel da Secretária Escolar? Como é a participação da Secretária nas atividades administrativas e pedagógicas da Escola? Quais são os problemas gerais da Escola? Como é o relacionamento da secretária com o corpo docente? Como é o relacionamento da secretária com a direção? 3- ENTREVISTA COM A COORDENADORA PARA CONHECER OS PROCEDIMENTOS DA COORDENAÇÃO. Nome: Formação Acadêmica: Tempo de Exercício: Tempo de Experiência como Coordenador de Escola: Número de alunos que coordena: Número de professores que coordena: Quais os objetivos gerais da Escola Qual o organograma da Escola? Qual o papel do Coordenador de Escola? Como é a participação do Coordenador nas atividades administrativas e pedagógicas da Escola? Quais são os problemas gerais da Escola? Como é o relacionamento do Coordenador com o corpo docente? Como é o relacionamento do Coordenador com os funcionários? Quais os materiais didático-pedagógicos oferecidos pela escola aos professores? Conclusão: (emitir a sua opinião sobre a organização da Coordenação). A entrevista pode se estender ao Diretor, entre outros membros que achar conveniente. 4 – OBSERVAÇÃO DA ENTRADA E SAÍDA DOS ALUNOS (Fazer um pequeno relato) 5 – REUNIÕES DE PAIS (Fazer um pequeno relato) 6 – REUNIÕES DOS PROFESSORES (Fazer um pequeno relato) 7 – REUNIÕES DA A.P.M., CONSELHO DE ESCOLA, ETC... (Fazer um pequeno relato) 8 - REUNIÕES DE CONSELHO DE CLASSE E SÉRIE (Fazer um pequeno relato) 9 – PLANO DE GESTÃO, PLANO DE ESCOLA, PLANO DE ENSINO. Leitura e análise. (Apresentar um resumo pessoal dos mesmos) 10 – REGIMENTO ESCOLAR Leitura e análise. (Apresentar um resumo pessoal do mesmo) 11 – SISTEMA DISCIPLINAR DA ESCOLA Leitura e apreciação. (Apresentar um resumo pessoal do mesmo) 12 – SISTEMA DE AVALIAÇÃO, PROMOÇÃO E RECUPERAÇÃO DA ESCOLA Leitura e apreciação. (Apresentar um resumo pessoal dos mesmos) 13 – PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA Leitura e apreciação. (Apresentar um resumo pessoal do mesmo) 14 – ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS Leitura e apreciação. (Apresentar um resumo pessoal do mesmo) 15 – ANÁLISE DO CALENDÁRIO ESCOLAR Apreciação. (Se possível anexar cópia) CONCLUSÃO Fazer análise do estágio, pontos positivos e negativos. ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ANEXOS Todo material recolhido na escola, onde realizou o estágio de Gestão Escolar. TERMO DE CONVÊNIO PARA CONCESSÃO DE ESTÁGIO INSTITUIÇÃO DE ENSINO CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI Rua Força Pública, Nº 89, Centro - Guarulhos/SP CEP: 07012-030 CNPJ: 04.167.858/0001-04 Representada por: Sheila Valquíria Gomes Timóteo UNIDADE CONCEDENTE Nome: Endereço: Tel/fax: Tipo de Estabelecimento: CNPJ: I.E: Representante Legal: As partes acima qualificadas celebram entre si o presente TERMO DE CONVÊNIO PARA CONCESSÃO DE ESTÁGIO, conveniando as cláusulas e condições seguintes: CLÁUSULA PRIMEIRA – DO OBJETO 1.1O presente convênio visa formalizar as condições básicas de Estágios de alunos da INSTITUIÇÃO DE ENSINO, de interesse curricular, obrigatório ou não, em atividade de aprendizagem, treinamento prático e aperfeiçoamento, em estabelecimento da UNIDADE CONCEDENTE, conforme Lei Federal 11.7888/08. 1.2Para fins deste convênio entende-se como estágio as atividades de aprendizagem social, profissional e cultural proporcionadas ao estudante pela participação em situações de vida e trabalho, no estabelecimento da UNIDADE CONCEDENTE, com a interveniência da INSTITUIÇÃO DE ENSINO. 1.3Para fins deste convênio a UNIDADE CONCEDENTE não deverá repassar qualquer tipo de verba à INSTITUIÇÃO DE ENSINO pelo fato de conceder oportunidade de estágio em suas instalações. 1.4 O estágio terá duração coincidente com o ano letivo da INSTITUIÇÃO DE ENSINO. 1.5 O estágio poderá ser renovado quando houver o assentimento da UNIDADE CONCEDENTE e do ESTÁGIÁRIO com a interveniência da INSTITUIÇÃO DE ENSINO, durante o período em que o mesmo for aluno regularmente matriculado na FACULDADE. CLÁUSULA SEGUNDA – DAS PROPOSIÇÕES DA UNIDADE CONCEDENTE 2.1 A UNIDADE CONCEDENTE se propõe a propiciar aprendizado profissional aos estudantes da INSTITUIÇÃO DE ENSINO nos termos da legislação e das disposições deste convênio. 2.2A seu critério, fixará o número de vagas para ESTAGIÁRIOS, bem como a distribuição dessas vagas dentre as atividades de aprendizagem social, profissional e/ ou cultural. 2.3Fornecerá para a INSTITUIÇÃO DE ENSINO, as informações disponíveis sobre o desempenho do ESTÁGIÁRIO, por meio de relatórios mensais sucintos, para efeitos de avaliações. 2.4Assinará com cada ESTAGIÁRIO um TERMO DE COMPROMISSO na forma e padrão usado para finalidade do estágio atendendo a legislação vigente. CLÁUSULA TERCEIRA – DAS OBRIGAÇÕES DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO 3.1A INSTIUIÇÃO DE ENSINO se obriga a apresentar a UNIDADE CONCEDENTE os candidatos selecionados para o estágio dentro das normas estabelecidas pelas partes conveniadas. 3.2Fornecerá e firmará os TERMOS DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO, como interveniente, para todos os ESTAGIÁRIOS que foram aceitos pela UNIDADE CONCEDENTE. CLÁUSULA QUARTA – DO PRAZO E RESCISÃO 4.1 O presente convênio vigorará por tempo indeterminado, podendo ser rescindido por iniciativa de qualquer uma das partes, mediante aviso com antecedência mínima de 30 dias. Por assim estarem em comum acordo, firmam as partes este instrumento, em três vias de igual teor, nas presenças das testemunhas abaixo. ______________________, ____de__________ de 20__. __________________________________________________________ CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI __________________________________________________________ UNIDADE CONCEDENTE TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO UNIDADE CONCEDENTE Escola: Endereço: CEP: Tel/fax: Tipo de Estabelecimento: CNPJ: I.E: Representante Legal: ESTAGIÁRIO (A) Nome: Data de Nascimento: Estado Civil: Endereço: CEP: Tel: CPF: Curso: Matrícula: Turma: INSTITUIÇÃO DE ENSINO CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI Rua Força Pública, Nº 89, Centro - Guarulhos/SP CEP: 07012-030 CNPJ: 04.167.858/0001-04 Representada por Professor(a): Ana Paula Rodrigues As partes acima qualificadas celebram entre si o presente TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO, conforme as normas da Lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, com base no TERMO DE CONVÊNIO PARA CONCESSÃO DE ESTÁGIO firmado entre a ENTIDADE CONCEDENTE e a INSTITUIÇÃO DE ENSINO, do qual fica fazendo parte integrante, estabelecendo as condições seguintes: 1- O estágio objetiva proporcionar ao (À) ESTAGIÁRIO (A) uma formação técnicocientífica, social e profissional. 2- O (A) ESTAGIÁRIO (A) compromete-se a cumprir as tarefas que a ENTIDADE CONCEDENTE determinar, desde que relacionadas com a profissão adquirente. 3- A duração do estágio será de ___/___/___/ até ___/___/___/, prorrogável mediante entendimento entre as partes, por simples aditivo. 4- O (A) ESTAGIÁRIO (A) não terá nenhum vínculo empregatício com a ENTIDADE CONCEDENTE e/ou a INSTITUIÇÃO DE ENSINO, desde que observados os requisitos legais dispostos nos artigos 3º e 15 da Lei Nº 11.788/2008. Esse termo também é celebrado em caso de vínculo empregatício. __________________, ____de__________ de 20___. __________________________________________________________ CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI __________________________________________________________ UNIDADE CONCEDENTE TESTEMUNHAS ____________________________ _____________________________ CPF: CPF DECLARAÇÃO DE INÍCIO DO ESTÁGIO Ao Coordenador de Estágio Supervisionado do Curso de _______________________ da Faculdade – UNIFAVENI. Cumprindo determinação do Regulamento de Estágio da Faculdade – UNIFAVENI vimos informar o início do Estágio Supervisionado do (a) aluno (a) ___________________________________________________, do curso ___________________________________________________________________. Nome do Supervisor Telefone/E-mail Área onde se realiza o estágio Início Término Previsto Número de horas programadas: Natureza do Estágio: ( ) com vínculo ( X ) sem vínculo Observação: _____________________, ____de__________ de 20___. __________________________________________________ Supervisor do Estágio (Carimbo de CNPJ) CONTROLE DE PRESENÇA – ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Obs: Este anexo deverá ser preenchido diariamente a cada ETAPA do Estágio. DADOS DO ESTÁGIÁRIO (A) Nome Completo: Área de realização do Estágio: Curso: Período: Ano: Local de realização do Estágio: CONTROLE DE PRESENÇA DO ESTAGIÁRIO (A) Data ou período da presença Tarefa Desenvolvidas Carga Horária/dia Rubrica do Supervisor de Campo Total de Horas: Assinatura do Estagiário Assinatura do Diretor da Instituição Assinatura do Supervisor de Campo FICHA DE AVALIAÇÃO FINAL DO ESTAGIÁRIO NA ESCOLA Nome do Aluno (a): _________________________ Instituição - campo de estágio: ___________________ Supervisor (a). Técnico (a): ___________________ Duração do Estágio: / / a ______/ / ITEM Bom Regular Ruim 1 Nível de conhecimento Teórico: Conhecimento demonstrado no desenvolvimento das atividades programadas. 2 Nível de conhecimento Prático: Conhecimento demonstrado no desenvolvimento das atividades programadas. 3 Produtividade: Rapidez e facilidade em interpretar, colocar em prática ou entender as atividades programadas. 4 Organização: Uso de meios racionais, em função da organização e adequação da sistemática de trabalho. 5 Iniciativa: Desenvolvimento das atividades de estágio dentro do nível de autonomia adequado, assumindo as decisões que lhe competem. 6 Interesse: Demonstração de sensibilidade pelas questões pertinentes ao estágio e às atividades desenvolvidas, procurando desempenhá-las de forma dinâmica. 7 Assiduidade e pontualidade: Comparecimento nos dias exigidos, comparecimento no horário determinado. 8 Disciplina: Atitude adequada no desempenho das atividades na Instituição/Empresa 9 Cooperação: Disposição para colaborar com os colegas no sentido de contribuir para o alcance de um objetivo comum. 10 Responsabilidade: Cumprimento das atividades e deveres decorrentes do estágio. Assinatura do Supervisor Técnico

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