Pular para o conteúdo principal

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL


 PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI’ Núcleo Comum da Saúde CURSO: Núcleo Comum da Saúde PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO - PTG PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI’ Núcleo Comum da Saúde Curso: Núcleo Comum da Saúde Semestre: 1º Disciplinas:  Pensamento Científico  Psicologia Aplicada a Saúde  Sociedade Brasileira e Cidadania  Gestão, Qualidade e Segurança do Paciente Competências:  Refletir, articular e sistematizar conhecimentos teóricometodológicos e empíricos necessários à prática do profissional da saúde. Habilidades:  Reconhecer a importância da saúde física, mental e psicológica dos trabalhadores.  Analisar as relações e tensões das ações dos sujeitos e as dinâmicas dos processos sociais.  Estabelecer a interdisciplinaridade. Objetivos da Aprendizagem:  Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.  Desenvolver estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado.  Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.  Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI’ Núcleo Comum da Saúde PREZADOS ALUNOS, Sejam bem-vindos a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática a importância da saúde física, mental e psicológica do trabalhador, de acordo com seu contexto social e cultural, e seu impacto na qualidade da assistência à saúde. Escolhemos esta temática por possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre e, também, para consolidar a reflexão sobre a prática em sala de aula. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, você deve elaborar uma produção textual que contemple as reflexões propostas. Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Se você digitar a palavra “saúde” em um site de busca, aparecerá a seguinte definição Saúde substantivo feminino 1. estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar Saúde, desse modo, abrange ao mesmo tempo o bem-estar físico, mental e psicológico. Esse é o nosso ponto de partida. A partir dela, analise a situação problema a seguir. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI’ Núcleo Comum da Saúde Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Imagine que você trabalha em um hospital. Sua rotina de trabalho é bastante estressante, uma vez que lida com questões muito sérias cotidianamente. No ano de 2020, com a pandemia de coronavírus, que já causou centenas de milhares de mortes pelo mundo, essa rotina ficou ainda mais intensa e desgastante. Além das questões ligadas diretamente ao trabalho e dos desconhecimentos sobre a referida doença, você tem medo de se infectar e, também, de infectar seus familiares. A partir dessa situação, você deverá analisar o modo como a pandemia do coronavírus tem afetado os profissionais da saúde. ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO Carmem Teixeira et al (2020, p. 3466), analisando a questão da saúde do trabalhador da área de saúde em meio à pandemia, afirmou que: Os profissionais e os trabalhadores de saúde envolvidos direta e indiretamente no enfrentamento da pandemia estão expostos cotidianamente ao risco de adoecer pelo coronavírus, sendo que a heterogeneidade que caracteriza este contingente da força de trabalho determina formas diferentes de exposição, tanto ao risco de contaminação quanto aos fatores associados às condições de trabalho. Problemas como cansaço físico e estresse psicológico, insuficiência e/ou negligência com relação às medidas de proteção e cuidado à saúde desses profissionais, ademais, não afetam da mesma maneira as diversas categorias, sendo necessário atentar para as especificidades de cada uma, de modo a evitar a redução da capacidade de trabalho e da qualidade da atenção prestada aos pacientes. Ou seja, apesar de todos estarmos passando pela mesma situação, as autoras destacam que a situação desse profissional é ainda mais problemática, haja vista sua proximidade real e diária com a doença e a não possibilidade de realização do isolamento social. Nesse sentido, Os profissionais de saúde constituem um grupo de risco para a Covid-19 por estarem expostos diretamente aos pacientes infectados, o que faz com que recebam uma alta carga viral (milhões de partículas de vírus). Além disso, estão submetidos a enorme estresse ao atender esses pacientes, muitos em PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI’ Núcleo Comum da Saúde situação grave, em condições de trabalho, frequentemente, inadequadas (2020, p. 3466). Em outro estudo sobre os profissionais da saúde concluiu-se que 78% dos profissionais de saúde tiveram sinais de síndrome de Burnout no período da pandemia. A prevalência foi de 79% entre médicos, 74% entre enfermeiros e 64% entre técnicos de enfermagem. Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico de caráter depressivo, associado à atividade profissional, que causa esgotamento físico e mental (disponível em https://medicinasa.com.br/burnout-profissionais-de-saude/). Após as leituras, vocês deverão escrever um texto que contemple as seguintes questões:  Como questões éticas se intensificam em momentos como este, de pandemia, em que o tratamento dos pacientes e a qualidade de vida do trabalhador tornam-se, ainda mais, centros de preocupação;  As relações mais hibridas entre trabalho e vida, ou seja, entre as atividades produtivas que desempenhamos e nossa vida como um todo, principalmente tendo em vista o aumento das doenças entre os profissionais da saúde nesse contexto;  Ao refletir sobre a importância da saúde física, mental e psicológica do trabalhador, de acordo com seu contexto social e cultural, é fundamental levar em consideração o princípio do “cuidado ao cuidador”, já que se trata de profissionais que lidam diretamente o desafio de promoção e preservação da saúde junto a pacientes com variados estados de padecimento. Analise e exemplifique que tipo de iniciativas poderiam ser promovidas para garantir o “cuidado ao cuidador”, em âmbito público, privado e mesmo civil. Como uma sugestão possível de leitura, apresentamos o artigo “Cuidando do cuidador: grupo de funcionários no Hospital Geral”. AMARAL, R. A. MORAES, C. W. OSTERMANN, G. T. “Cuidando do cuidador: grupo de funcionários no Hospital Geral”. In: Rev. SBPH. Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, dez. 2010. p. 270- 281. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rsbph/v13n2/v13n2a09.pdf. Acesso: 21 jan. 2021.  A exposição dos profissionais da área da saúde ao Coronavírus, além das condições de trabalho frequentemente inadequadas, com sobrecarga de trabalho, bem como a gravidade dos pacientes, podem determinar situações com potenciais implicações para a segurança do PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI’ Núcleo Comum da Saúde paciente e qualidade da assistência em saúde. Desse modo, defina o que é cultura de segurança do paciente, sua importância, e quais estratégias podem ser utilizadas para a que ela possa ser empregada nos serviços de saúde. Como uma sugestão possível de leitura, apresentamos o artigo “Cultura de segurança em unidades de terapia intensiva: perspectiva dos profissionais de saúde”. SOUZA, C. A.; et. al. Cultura de segurança em unidades de terapia intensiva: perspectiva dos profissionais de saúde. Revista Gaúcha de Enfermagem. Porto Alegre, v. 40, e20180294, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3qKVPJ1. Acesso em: 21 Jan. 2021. OBSERVAÇÃO: Você pode – e deve – consultar outras fontes (textos, artigos e afins) sobre o tema, na Biblioteca Digital, na Biblioteca Virtual e nos materiais das disciplinas. CRITÉRIOS AVALIATIVOS A seguir, apresentamos a vocês alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise para o conceito a ser atribuído pelo Tutor a Distância à produção textual: a) Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT. b) Apresentação de uma estrutura condizente com a proposta apresentada. c) Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão. d) Abordagem de todos os itens propostos para reflexão, considerando os seguintes aspectos: clareza de ideias, objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade. e) Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos textos e sites citados. Lembrem-se de que seu Tutor a Distância está à disposição na Sala do Tutor para lhes atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que vocês precisarem. Aproveitem PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI’ Núcleo Comum da Saúde esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade exigida por um trabalho acadêmico de nível universitário. Ótimo trabalho a todos! Equipe de professores

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TCC FAVENI PRONTO WORD PDF

PREZAD@ALUN@! LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO, ANTES DE ENVIAR O TCC. TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) - O trabalho (ARTIGO) deverá ser enviado em formato DOC ou DOC.X(Word). Reiteramos que TCC’s plagiados e com temas não condizentes com a área do curso serão REPROVADOS. Caso o TCC seja considerado PLÁGIO, o aluno estará sujeito a um ônus no valor de R$249,99 para uma nova correção. Reiteramos também que TCC’S reenviados para reformular não estarão condicionados a nenhuma taxa de cobrança. ATENÇÃO! A faculdade possui o PRAZO DE 30 DIAS PARA CORREÇÃO do TCC. Se desejar a conclusão de seu curso em determinada data, deverá regularizar as pendências e concluir o curso antecedência para que na data que necessita da certificação já esteja com o documento em mãos. Os professores não são responsáveis ou se comprometem em agilizar o processo de correção para alunos que não concluíram o curso e realizam inscrições em processos sel

ESTAGIO PRONTO TODOS OS CURSOS FAVENI

  CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI                             RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19                                                                                                                    GUARULHOS 2020   Prezados Acadêmicos!   O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci

RESPOSTA AVALIAÇÃO – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

  AVALIAÇÃO – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Segundo Kauark, Manhães, & Medeiros, existem várias formas de classificar as pesquisas com base em seus objetivos gerais e procedimentos técnicos. Do ponto de vista dos autores as formas clássicas de pesquisas podem ser, da sua natureza: – Pesquisa Aplicada: objetiva gerar novos conhecimentos, úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. – Pesquisa Básica: objetiva gerar novos conhecimentos para aplicação prática, dirigida à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais. Resposta Marcada : Falsa TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Enumere as questões correspondentes: (1) Pesquisa Aplicada  (2) Pesquisas exploratórias  (3) Pesquisas descritivas  (4) Pesquisas explicativas   (  ) Buscam proporcionar uma abordagem do problema pelo levantamento de informações ou a constituição de hipóteses, envolvendo levantamento bibliográfico e documental, entrevis