PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
GESTÃO AMBIENTAL
CURSO: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO
AMBIENTAL
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
GESTÃO AMBIENTAL
Curso: Tecnologia em Gestão Ambiental Semestre: 5º
Disciplinas:
• Gestão ambiental
• Gestão e saneamento ambiental
• Planejamento estratégico
• Responsabilidade social e ambiental
Professores
• Thiago Augusto Domingos
• Jamile Ruthes Bernardes
• Natalia Martinez Ambrogi Woitas
• Maurilio Cristiano Batista Bergamo
Competências:
• Compreender e aplicar conceitos teóricos referentes à
gestão ambiental;
• Conhecer conceitos acerca da gestão e saneamento
ambiental;
• Trabalhar conceitos do planejamento estratégico;
• Compreender e aplicar conceitos acerca da responsabilidade
social e ambiental.
Habilidades:
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá
desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir:
• Entender como a gestão ambiental pode ser trabalhada e os
resultados que ela pode gerar.
• Reconhecer a importância da gestão do meio ambiente no
que tange ao saneamento ambiental, buscando a melhoria
da qualidade de vida da população.
• Aplicar conceitos do planejamento estratégico, buscando
melhorias nos resultados das mais diversas organizações.
• Compreender a gestão do meio ambiente como uma
oportunidade de crescimento e desenvolvimento dentro
dos padrões da sustentabilidade empresarial.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
GESTÃO AMBIENTAL
Objetivos da
Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de ensinoaprendizagem que tem por objetivos:
• Favorecer a aprendizagem.
• Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo
aprendizado eficiente e eficaz.
• Promover o estudo dirigido a distância.
• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o
auto aprendizado.
• Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.
• Auxiliar no desenvolvimento das competências
requeridas pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores
em Tecnologia do Ministério da Educação.
• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a
solução de problemas práticos relativos à profissão.
• Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico
e a emancipação intelectual.
Prezados Aluno,
Seja bem-vindo a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Individual (PTI) terá como tema “A
contribuição do Sistema de Gestão Ambiental para uma atuação responsável, gerando bons
resultados às organizações”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem
interdisciplinar dos conteúdos trabalhados nas disciplinas deste semestre.
A sua participação nesta atividade é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento das
competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
• O trabalho será realizado individualmente.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
GESTÃO AMBIENTAL
• A produção textual é um trabalho original e, portanto, não serão aceitas cópias de outros
trabalhos.
• É importante que você leia os materiais disponíveis referentes às disciplinas do semestre;
• Essa produção será realizada no modelo de um plano para criação de um sistema de gestão
ambiental. No entanto, caso você opte por realizar alguma citação ou inserção de ideias de
outros autores, você deverá cumprir as normas da ABNT, bem como apresentar CAPA, RESUMO,
PLANO do Sistema de Gestão, REFERÊNCIAS (se for o caso).
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DA SGA
A empresa Madeira Certa vende madeiras a muitas outras empresas no município de Três
Barras, para a fabricação de móveis. Com o passar do tempo, a empresa Madeira Certa tem percebido
algumas mudanças no perfil de seus clientes, principalmente em relação à preocupação com a gestão
do meio ambiente. Nos últimos meses, o gestor tem se preocupado com alguns pontos que observa
no dia a dia do trabalho:
1) Desperdício de matérias-primas com o corte irregular de peças e outros materiais;
2) Dificuldade em realizar a separação de resíduos sólidos dentro da empresa; Há mistura
entre restos de alimentos, sacolas, copos e pratos de plástico, madeira, entre outros;
3) Falta de treinamento aos colaboradores, os quais apresentam um trabalho abaixo do
rendimento esperado;
4) Os efluentes gerados pela empresa estão sendo lançados incorretamente no corpo
hídrico, sem tratamento prévio.
CONTEXTUALIZAÇÃO
Levando em consideração a situação apresentada sobre a empresa, e o fato dela estar perdendo mercado
para a concorrência, a qual está se preocupando com o meio ambiente, elabore um PLANO para
implantação de um SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA). Analise todos os questionamentos apresentados
abaixo, visando melhorar os aspectos relacionados anteriormente, proporcionando um novo momento de
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
GESTÃO AMBIENTAL
trabalho à empresa, agora com foco na gestão ambiental responsável. Estes questionamentos foram
elaborados com base nas disciplinas que você terá ao longo deste semestre. Esse plano não é a elaboração
do SGA, mas ele será uma base, com vários questionamentos que serão respondidos por você, que servem de
base para entender a situação da empresa e quais são os caminhos possíveis de se pensar a gestão ambiental
dessa empresa.
Agora é com você!! Vamos lá.
EXECUÇÃO DO TRABALHO
A) Gestão ambiental
O Art. 4º, VII, da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei Federal 6.938/1981) afirma que a
PNMA visará “à imposição, ao poluidor e ao predador, da obrigação de recuperar e/ou indenizar os
danos causados e, ao usuário, da contribuição pela utilização de recursos ambientais com fins
econômicos”. Considerando que a empresa Madeira Certa lança efluentes líquidos no curso hídrico
sem o prévio tratamento quais consequências essa prática deve acarretar para empresa? Como essa
prática pode influenciar negativamente nos lucros da empresa?
B) Gestão e saneamento ambiental
As gestões do meio ambiente e do saneamento, visam uma melhor relação entre sociedade e
ambiente, proporcionando qualidade de vida às pessoas e proteção ao nosso local de vivência.
Isso porque, quando temos água poluída nas proximidades das casas, as pessoas ficam mais
vulneráveis a adoecerem, bem como quando consomem água ou alimentos contaminados com
água de qualidade duvidosa. Pensando nisso, e sabendo dos problemas apresentados
anteriormente, responda aos seguintes questionamentos:
1) Quais são os problemas de haver lançamento incorreto de efluentes em corpos hídricos?
2) Como esses problemas poderão ser resolvidos e a empresa obter um melhor desempenho
ambiental?
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
GESTÃO AMBIENTAL
Para responder a esses questionamentos, você poderá utilizar o seguinte material de apoio:
BRASIL, Fundação Nacional de Saúde. Manual de Saneamento. Disponível em:
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/manuais/ambiente/Manual%20de%20Saneamento.p
df Acesso em 15 Jul 2021.
BRASIL, Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Resolução Nº 357 de 17 de Março de 2005.
Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento,
bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências.
Disponível em: http://www2.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=459 Acesso em 15
Jul 2021.
BRASIL, Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Resolução Nº 430 de 13 de Maio de 2011.
Dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes, complementa e altera a
Resolução no 357, de 17 de março de 2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA.
Acesso em 15 Jul 2021.
C) Planejamento estratégico
A empresa Madeira Certa está se reposicionamento no mercado frente às mudanças de
consumo da sociedade, inclusive, de seu público-alvo. Pois, percebeu que existe um aumento da
preocupação com o meio ambiente.
Para a Madeira Certa estar mais alinhada com seus clientes e mais organizada internamente,
ela visa se preocupar mais com a gestão do meio ambiente.
A empresa está decidida a elaborar um Plano para implantação de um Sistema de Gestão
Ambiental (SGA), para tal ela precisa ter entendimento completo da situação, tanto do mercado
externo, quanto da situação interna da empresa. Isso poderá ser elaborado através da SWOT, que
será uma ferramenta essencial para a Madeira Certa neste momento.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
GESTÃO AMBIENTAL
Sabe-se que a Análise SWOT é uma ferramenta que auxilia no diagnóstico dos ambientes
externo e interno, ou seja, permite relacionar as oportunidades e ameaças presentes no ambiente
externo com as forças e fraquezas identificadas no ambiente interno da organização.
Logo, deixe sua criatividade, imaginação e conhecimentos fluírem e monte uma Análise
SWOT para ajudar a empresa Madeira Certa em sua jornada para criar um Sistema de Gestão
Ambiental (SGA).
FORÇAS FRAQUEZAS
OPORTUNIDADES AMEAÇAS
Referências:
PINTO, Luiz Fernando Gomes. Planejamento Estratégico. Londrina: Editora e Distribuidora
Educacional S.A., 2016.
D) Responsabilidade social e ambiental
A sustentabilidade ambiental apresenta grande importância no processo de criação e de
gestão dos negócios, pois a sociedade tem percebido que nossas necessidades são infinitas e os
recursos naturais são limitados. Por esse motivo, diversas empresas, como a Madeira Certa, têm
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
GESTÃO AMBIENTAL
investido na criação de negócios sustentáveis ou na incorporação de processos sustentáveis em seus
negócios.
Outra questão importante é o chamado Marketing Ambiental ou Marketing Verde, uma
estratégia de marketing voltada ao processo de venda de produtos e serviços baseados nos seus
benefícios ao meio ambiente. É a estratégia de vinculação da marca, produto ou serviço a uma
imagem ecologicamente consciente.
Imagine que pensando na divulgação das iniciativas em prol da gestão ambiental que a
empresa Madeira Certa vem tomando e também na busca por novos parceiros e clientes, a empresa
quer divulgar essas iniciativas nas redes sociais.
Sendo assim, você deve elaborar uma postagem para a página de Instagram da empresa, a fim de
divulgar as boas práticas adotadas em prol do meio ambiente. Você deve inserir nesse passo do
trabalho a imagem utilizada para a publicação, o texto explicativo e as “hashtags” que você utilizaria.
Como sugestão, você pode utilizar a plataforma gratuita Canva (canva.com) para elaboração
da imagem utilizada na postagem.
ORIENTAÇÕES
Para realização do trabalho proposto, indicamos, que sejam apresentados no PLANO a
seguinte sequência, seguindo as normas da ABNT:
1. Título: Título do trabalho.
2. Introdução: Faça uma introdução explicando as motivações para a elaboração desse plano
sobre a implementação do Sistema de Gestão Ambiental.
3. Desenvolvimento: Neste momento será apresentado o plano, que deverá conter as
respostas aos questionamentos dos professores do semestre
4. Referências bibliográficas: Toda a bibliografia utilizada para elaborar o plano deverá ser
citada. Utilize a norma ABNT para a colocação das referências.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
GESTÃO AMBIENTAL
5. Anexos (se necessário): Os anexos são utilizados para colocar fotos ou informações que
considerar necessárias.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
A produção textual deve ser estruturada de acordo com a seguinte padronização:
1. Em páginas de formato A4;
2. Margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;
3. Fonte Times New Roman ou Arial tamanho 12, cor preta;
4. Espaçamento de 1,5 entre linhas;
5. Se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo
de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;
6. Capa, contendo:
6.1. Nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplinas;
6.2. Nome completo dos (as) alunos (as);
6.3. Título da atividade;
6.4. Nome do Tutor (a) a Distância (EAD);
6.5. Cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.
• O trabalho final que será postado no ambiente virtual de aprendizagem deve conter de 04 até,
no máximo, 06 laudas (considerando-se apenas a produção textual em si, com introdução e
desenvolvimento excetuando-se os elementos pré e pós-textuais).
a) Importante: Este é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos
idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os
trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembrem-se
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
GESTÃO AMBIENTAL
de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei, e deve ser evitada no
âmbito acadêmico.
b) Lembre-se: você é o responsável pelo cadastro da atividade, dentro do prazo devido.
c) Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição pelo sistema de mensagens
disponível na plataforma, para lhe atender em suas dúvidas e, também, para repassar
orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho
com a qualidade exigida por um trabalho acadêmico de nível universitário.
d) Atenção aos prazos de postagens!
Critérios avaliativos
Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito a ser
dado pelo tutor eletrônico.
Quesitos para correção Porcentagem dos pontos
Linguagem acadêmica
Atendendo à clareza, objetividade e criatividade.
20%
Elaboração da introdução
O texto apresenta uma argumentação crítica e fundamentada.
10%
Elaboração do desenvolvimento
No texto escrito (com as justificativas e argumentações) as
ideias apresentam relação direta com o tema proposto.
50%
Elaboração da conclusão e bibliografia
Todo o registro de ideias foi feito com um mínimo de termos,
sem repetições ou redundâncias.
10%
Estrutura e organização do trabalho
Obedecer à estrutura solicitada e não realizar plágio ou cópia de
trabalhos. Originalidade é fundamental. Seguir as normas da
ABNT.
10%
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
GESTÃO AMBIENTAL
TÍUm ótimo trabalho!
Equipe de professores.
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19 GUARULHOS 2020 Prezados Acadêmicos! O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci
Comentários
Postar um comentário