Pular para o conteúdo principal

Tecnologia em Gestão Ambiental Semestre: 5º plano para criação de um sistema de gestão ambiental


 PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI GESTÃO AMBIENTAL CURSO: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI GESTÃO AMBIENTAL Curso: Tecnologia em Gestão Ambiental Semestre: 5º Disciplinas: • Gestão ambiental • Gestão e saneamento ambiental • Planejamento estratégico • Responsabilidade social e ambiental Professores • Thiago Augusto Domingos • Jamile Ruthes Bernardes • Natalia Martinez Ambrogi Woitas • Maurilio Cristiano Batista Bergamo Competências: • Compreender e aplicar conceitos teóricos referentes à gestão ambiental; • Conhecer conceitos acerca da gestão e saneamento ambiental; • Trabalhar conceitos do planejamento estratégico; • Compreender e aplicar conceitos acerca da responsabilidade social e ambiental. Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir: • Entender como a gestão ambiental pode ser trabalhada e os resultados que ela pode gerar. • Reconhecer a importância da gestão do meio ambiente no que tange ao saneamento ambiental, buscando a melhoria da qualidade de vida da população. • Aplicar conceitos do planejamento estratégico, buscando melhorias nos resultados das mais diversas organizações. • Compreender a gestão do meio ambiente como uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento dentro dos padrões da sustentabilidade empresarial. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI GESTÃO AMBIENTAL Objetivos da Aprendizagem: A produção textual é um procedimento metodológico de ensinoaprendizagem que tem por objetivos: • Favorecer a aprendizagem. • Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. • Promover o estudo dirigido a distância. • Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado. • Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. • Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia do Ministério da Educação. • Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão. • Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. Prezados Aluno, Seja bem-vindo a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Individual (PTI) terá como tema “A contribuição do Sistema de Gestão Ambiental para uma atuação responsável, gerando bons resultados às organizações”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos trabalhados nas disciplinas deste semestre. A sua participação nesta atividade é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento das competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL • O trabalho será realizado individualmente. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI GESTÃO AMBIENTAL • A produção textual é um trabalho original e, portanto, não serão aceitas cópias de outros trabalhos. • É importante que você leia os materiais disponíveis referentes às disciplinas do semestre; • Essa produção será realizada no modelo de um plano para criação de um sistema de gestão ambiental. No entanto, caso você opte por realizar alguma citação ou inserção de ideias de outros autores, você deverá cumprir as normas da ABNT, bem como apresentar CAPA, RESUMO, PLANO do Sistema de Gestão, REFERÊNCIAS (se for o caso). LEITURA E INTERPRETAÇÃO DA SGA A empresa Madeira Certa vende madeiras a muitas outras empresas no município de Três Barras, para a fabricação de móveis. Com o passar do tempo, a empresa Madeira Certa tem percebido algumas mudanças no perfil de seus clientes, principalmente em relação à preocupação com a gestão do meio ambiente. Nos últimos meses, o gestor tem se preocupado com alguns pontos que observa no dia a dia do trabalho: 1) Desperdício de matérias-primas com o corte irregular de peças e outros materiais; 2) Dificuldade em realizar a separação de resíduos sólidos dentro da empresa; Há mistura entre restos de alimentos, sacolas, copos e pratos de plástico, madeira, entre outros; 3) Falta de treinamento aos colaboradores, os quais apresentam um trabalho abaixo do rendimento esperado; 4) Os efluentes gerados pela empresa estão sendo lançados incorretamente no corpo hídrico, sem tratamento prévio. CONTEXTUALIZAÇÃO Levando em consideração a situação apresentada sobre a empresa, e o fato dela estar perdendo mercado para a concorrência, a qual está se preocupando com o meio ambiente, elabore um PLANO para implantação de um SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA). Analise todos os questionamentos apresentados abaixo, visando melhorar os aspectos relacionados anteriormente, proporcionando um novo momento de PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI GESTÃO AMBIENTAL trabalho à empresa, agora com foco na gestão ambiental responsável. Estes questionamentos foram elaborados com base nas disciplinas que você terá ao longo deste semestre. Esse plano não é a elaboração do SGA, mas ele será uma base, com vários questionamentos que serão respondidos por você, que servem de base para entender a situação da empresa e quais são os caminhos possíveis de se pensar a gestão ambiental dessa empresa. Agora é com você!! Vamos lá. EXECUÇÃO DO TRABALHO A) Gestão ambiental O Art. 4º, VII, da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei Federal 6.938/1981) afirma que a PNMA visará “à imposição, ao poluidor e ao predador, da obrigação de recuperar e/ou indenizar os danos causados e, ao usuário, da contribuição pela utilização de recursos ambientais com fins econômicos”. Considerando que a empresa Madeira Certa lança efluentes líquidos no curso hídrico sem o prévio tratamento quais consequências essa prática deve acarretar para empresa? Como essa prática pode influenciar negativamente nos lucros da empresa? B) Gestão e saneamento ambiental As gestões do meio ambiente e do saneamento, visam uma melhor relação entre sociedade e ambiente, proporcionando qualidade de vida às pessoas e proteção ao nosso local de vivência. Isso porque, quando temos água poluída nas proximidades das casas, as pessoas ficam mais vulneráveis a adoecerem, bem como quando consomem água ou alimentos contaminados com água de qualidade duvidosa. Pensando nisso, e sabendo dos problemas apresentados anteriormente, responda aos seguintes questionamentos: 1) Quais são os problemas de haver lançamento incorreto de efluentes em corpos hídricos? 2) Como esses problemas poderão ser resolvidos e a empresa obter um melhor desempenho ambiental? PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI GESTÃO AMBIENTAL Para responder a esses questionamentos, você poderá utilizar o seguinte material de apoio: BRASIL, Fundação Nacional de Saúde. Manual de Saneamento. Disponível em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/manuais/ambiente/Manual%20de%20Saneamento.p df Acesso em 15 Jul 2021. BRASIL, Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Resolução Nº 357 de 17 de Março de 2005. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. Disponível em: http://www2.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=459 Acesso em 15 Jul 2021. BRASIL, Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Resolução Nº 430 de 13 de Maio de 2011. Dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes, complementa e altera a Resolução no 357, de 17 de março de 2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA. Acesso em 15 Jul 2021. C) Planejamento estratégico A empresa Madeira Certa está se reposicionamento no mercado frente às mudanças de consumo da sociedade, inclusive, de seu público-alvo. Pois, percebeu que existe um aumento da preocupação com o meio ambiente. Para a Madeira Certa estar mais alinhada com seus clientes e mais organizada internamente, ela visa se preocupar mais com a gestão do meio ambiente. A empresa está decidida a elaborar um Plano para implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), para tal ela precisa ter entendimento completo da situação, tanto do mercado externo, quanto da situação interna da empresa. Isso poderá ser elaborado através da SWOT, que será uma ferramenta essencial para a Madeira Certa neste momento. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI GESTÃO AMBIENTAL Sabe-se que a Análise SWOT é uma ferramenta que auxilia no diagnóstico dos ambientes externo e interno, ou seja, permite relacionar as oportunidades e ameaças presentes no ambiente externo com as forças e fraquezas identificadas no ambiente interno da organização. Logo, deixe sua criatividade, imaginação e conhecimentos fluírem e monte uma Análise SWOT para ajudar a empresa Madeira Certa em sua jornada para criar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). FORÇAS FRAQUEZAS OPORTUNIDADES AMEAÇAS Referências: PINTO, Luiz Fernando Gomes. Planejamento Estratégico. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. D) Responsabilidade social e ambiental A sustentabilidade ambiental apresenta grande importância no processo de criação e de gestão dos negócios, pois a sociedade tem percebido que nossas necessidades são infinitas e os recursos naturais são limitados. Por esse motivo, diversas empresas, como a Madeira Certa, têm PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI GESTÃO AMBIENTAL investido na criação de negócios sustentáveis ou na incorporação de processos sustentáveis em seus negócios. Outra questão importante é o chamado Marketing Ambiental ou Marketing Verde, uma estratégia de marketing voltada ao processo de venda de produtos e serviços baseados nos seus benefícios ao meio ambiente. É a estratégia de vinculação da marca, produto ou serviço a uma imagem ecologicamente consciente. Imagine que pensando na divulgação das iniciativas em prol da gestão ambiental que a empresa Madeira Certa vem tomando e também na busca por novos parceiros e clientes, a empresa quer divulgar essas iniciativas nas redes sociais. Sendo assim, você deve elaborar uma postagem para a página de Instagram da empresa, a fim de divulgar as boas práticas adotadas em prol do meio ambiente. Você deve inserir nesse passo do trabalho a imagem utilizada para a publicação, o texto explicativo e as “hashtags” que você utilizaria. Como sugestão, você pode utilizar a plataforma gratuita Canva (canva.com) para elaboração da imagem utilizada na postagem. ORIENTAÇÕES Para realização do trabalho proposto, indicamos, que sejam apresentados no PLANO a seguinte sequência, seguindo as normas da ABNT: 1. Título: Título do trabalho. 2. Introdução: Faça uma introdução explicando as motivações para a elaboração desse plano sobre a implementação do Sistema de Gestão Ambiental. 3. Desenvolvimento: Neste momento será apresentado o plano, que deverá conter as respostas aos questionamentos dos professores do semestre 4. Referências bibliográficas: Toda a bibliografia utilizada para elaborar o plano deverá ser citada. Utilize a norma ABNT para a colocação das referências. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI GESTÃO AMBIENTAL 5. Anexos (se necessário): Os anexos são utilizados para colocar fotos ou informações que considerar necessárias. NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL A produção textual deve ser estruturada de acordo com a seguinte padronização: 1. Em páginas de formato A4; 2. Margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; 3. Fonte Times New Roman ou Arial tamanho 12, cor preta; 4. Espaçamento de 1,5 entre linhas; 5. Se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas; 6. Capa, contendo: 6.1. Nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplinas; 6.2. Nome completo dos (as) alunos (as); 6.3. Título da atividade; 6.4. Nome do Tutor (a) a Distância (EAD); 6.5. Cidade e data da entrega, apresentação ou publicação. • O trabalho final que será postado no ambiente virtual de aprendizagem deve conter de 04 até, no máximo, 06 laudas (considerando-se apenas a produção textual em si, com introdução e desenvolvimento excetuando-se os elementos pré e pós-textuais). a) Importante: Este é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembrem-se PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI GESTÃO AMBIENTAL de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei, e deve ser evitada no âmbito acadêmico. b) Lembre-se: você é o responsável pelo cadastro da atividade, dentro do prazo devido. c) Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição pelo sistema de mensagens disponível na plataforma, para lhe atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade exigida por um trabalho acadêmico de nível universitário. d) Atenção aos prazos de postagens! Critérios avaliativos Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito a ser dado pelo tutor eletrônico. Quesitos para correção Porcentagem dos pontos Linguagem acadêmica Atendendo à clareza, objetividade e criatividade. 20% Elaboração da introdução O texto apresenta uma argumentação crítica e fundamentada. 10% Elaboração do desenvolvimento No texto escrito (com as justificativas e argumentações) as ideias apresentam relação direta com o tema proposto. 50% Elaboração da conclusão e bibliografia Todo o registro de ideias foi feito com um mínimo de termos, sem repetições ou redundâncias. 10% Estrutura e organização do trabalho Obedecer à estrutura solicitada e não realizar plágio ou cópia de trabalhos. Originalidade é fundamental. Seguir as normas da ABNT. 10% PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI GESTÃO AMBIENTAL TÍUm ótimo trabalho! Equipe de professores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TCC FAVENI PRONTO WORD PDF

PREZAD@ALUN@! LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO, ANTES DE ENVIAR O TCC. TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) - O trabalho (ARTIGO) deverá ser enviado em formato DOC ou DOC.X(Word). Reiteramos que TCC’s plagiados e com temas não condizentes com a área do curso serão REPROVADOS. Caso o TCC seja considerado PLÁGIO, o aluno estará sujeito a um ônus no valor de R$249,99 para uma nova correção. Reiteramos também que TCC’S reenviados para reformular não estarão condicionados a nenhuma taxa de cobrança. ATENÇÃO! A faculdade possui o PRAZO DE 30 DIAS PARA CORREÇÃO do TCC. Se desejar a conclusão de seu curso em determinada data, deverá regularizar as pendências e concluir o curso antecedência para que na data que necessita da certificação já esteja com o documento em mãos. Os professores não são responsáveis ou se comprometem em agilizar o processo de correção para alunos que não concluíram o curso e realizam inscrições em processos sel

ESTAGIO PRONTO TODOS OS CURSOS FAVENI

  CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI                             RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19                                                                                                                    GUARULHOS 2020   Prezados Acadêmicos!   O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci

RESPOSTA AVALIAÇÃO – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

  AVALIAÇÃO – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Segundo Kauark, Manhães, & Medeiros, existem várias formas de classificar as pesquisas com base em seus objetivos gerais e procedimentos técnicos. Do ponto de vista dos autores as formas clássicas de pesquisas podem ser, da sua natureza: – Pesquisa Aplicada: objetiva gerar novos conhecimentos, úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. – Pesquisa Básica: objetiva gerar novos conhecimentos para aplicação prática, dirigida à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais. Resposta Marcada : Falsa TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Enumere as questões correspondentes: (1) Pesquisa Aplicada  (2) Pesquisas exploratórias  (3) Pesquisas descritivas  (4) Pesquisas explicativas   (  ) Buscam proporcionar uma abordagem do problema pelo levantamento de informações ou a constituição de hipóteses, envolvendo levantamento bibliográfico e documental, entrevis