PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
CURSO: Ciências Econômicas
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Curso: Ciências Econômicas Semestre: 5º e 6º
Disciplinas:
• Teoria Microeconômica: Mercados
• Teoria Macroeconômica
• Teoria do Crescimento Econômico
• Formação Econômica do Brasil
• Teorias do Desenvolvimento Econômico
Professores
• Clévia Israel Faria França
• Renato José da Silva
• Magno Rogério Gomes
Competências:
• Conhecer os fundamentos microeconômicos direcionado ao
funcionamento do mercado.
• Abordar as variáveis macroeconômicas e sua importância
das decisões econômicas.
• Conhecer teorias importantes, por meio das quais é
possível diferenciar e compreender crescimento e
desenvolvimento econômico.
• Refletir sobre a formação do pensamento
desenvolvimentista na economia brasileira.
Habilidades:
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá
desenvolvido as seguintes habilidades:
• Leitura e compreensão de textos econômicos.
• Elaboração de estudos no âmbito econômico.
• Predição da estrutura e conjuntura atual da economia.
Objetivos da
Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de ensino
aprendizagem que tem por objetivos:
• Favorecer a aprendizagem.
• Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo
aprendizado eficiente e eficaz.
• Promover o estudo dirigido a distância.
Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto
aprendizado.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Prezado aluno (a)
Seja bem-vindo (a) a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática
“Possibilidade de Diversificação de Produção da empresa Usina A&E, produtora e distribuidora de
açúcar, localizada no estado de São Paulo.” Escolhemos esta temática para possibilitar a
aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
• A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos
idênticos ao de outros alunos.
• O trabalho deverá ser postado na pasta específica (na pasta atividades
interdisciplinares) obedecendo o prazo limite de postagem conforme disposto no cronograma do
curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.
• É importante que você leia os materiais disponíveis das disciplinas do semestre;
• Além da pesquisa nos materiais das disciplinas, lembre-se de que a Biblioteca Digital
tem excelentes obras que tratam dos temas propostos. (A pesquisa é fundamental para o bom
desenvolvimento do trabalho);
• A Produção Textual deverá ser desenvolvida inteiramente dentro das Normas da ABNT
(Capa, Folha de rosto, Sumário, Desenvolvimento, Conclusão, Referências, etc).
1. Leitura e interpretação da SGA
Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas a
elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância,
considerando as disciplinas norteadoras. A participação da consecução da proposta é fundamental
para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação
profissional. Nessa produção textual deverá então ser considerado o caso hipotético da empresa
Usina A&E, produtora e distribuidora de açúcar, localizada no estado de São Paulo.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
Para compreender a temática dessa atividade, leia os trechos extraídos de dois artigos, apresentados
a seguir:
Texto 01
O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de açúcar, respondendo por aproximadamente
20,3% da produção e 48,0% do comércio mundial do produto. Com relação ao etanol, o Brasil é o
segundo maior produtor global, porém, os Estados Unidos são o maior produtor, consumidor e
exportador de etanol do mundo. A produção de etanol nos Estados Unidos tem crescido mais
rapidamente que no Brasil que tem importado cada vez mais etanol de milho americano.
A produção de cana-de-açúcar, etanol e açúcar no Brasil está concentrada no Sudeste do País, o
Nordeste possui apenas 10% da área cultivada, responde por 7% da cana-de-açúcar, 8% do açúcar e
5% do etanol produzidos no País. O setor produtivo de açúcar e etanol do Nordeste se recupera
lentamente da última crise climática e mercadológica, persistem graves problemas, como a baixa
produtividade e dificuldades financeiras das unidades produtivas. O preço internacional do açúcar
recuou na última safra, entretanto, os sucessivos aumentos no preço da gasolina no mercado interno
impulsionaram a produção de etanol em todo o País.
Fonte: VIDAL, M. F. Desempenho Recente do Setor Sucroalcooleiro Nordestino. Caderno Setorial
Etene. no 4; Nº 67; Fevereiro; 2019. Disponível em: <
https://bnb.gov.br/documents/80223/4804489/67_2019_Sucroalcoleiro.pdf/96e8cb46-d9b3-7925-
dd69-
2c1247db2526#:~:text=A%20produ%C3%A7%C3%A3o%20mundial%20de%20etanol,a%C3%A7%C3
%BAcar%20(OECD%2C%202016).%20Acesso%20em%2030.jun.2021>
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Texto 02
A produção de álcool tem tido vários incrementos e grande possibilidade de se manter forte e
dinâmica por vários anos. Há vários fatores que influenciam esse dinamismo no setor, entre eles
temos: a demanda crescente interna (automóveis biocombustíveis) e externa (Protocolo de Kyoto4
e preços do petróleo), bem como, uma aceitação internacional por combustíveis renováveis. O Brasil
saiu na frente nesta corrida, sendo apontado como modelo a ser seguido.
A grande necessidade de diminuir a dependência em relação ao petróleo devido aos seus preços em
constante elevação, a preocupação com o meio ambiente (protocolo de kyoto) e a crescente
demanda por carros flex tem colocado o etanol - uma energia totalmente renovável - em papel de
destaque, como fonte alternativa de energia. A demanda e a oferta por este biocombustível são
crescentes nos últimos anos e com grande possibilidade de se manter forte e dinâmica por vários
anos. Neste contexto, o estudo teve como objetivo analisar quais as variáveis que afetaram a oferta
e a demanda de etanol no Brasil, no período de 1995 a 2006.
O Brasil dispõe de um “combustível verde”, renovável e neutro a poluições, uma externalidade
positiva do setor, com grande tendência de expansão da oferta e da demanda, por possuir condições
necessárias para esse crescimento. Tem mostrado para o mundo que é capaz de atender às
necessidades de uma população preocupada com o meio ambiente e com a dependência do
petróleo, pois possui terra abundante, clima e tecnologia para isso, o que o qualifica com uma
vantagem comparativa em relação à maioria dos países.
Fonte: OLIVEIRA, M.P; ALENCAR, J.R; SOUZA, G.S. Energia Renovável: Uma análise sobre oferta e
demanda de etanol no Brasil. XLVI Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia
Rural. Rio Branco – Acre, 20 a 23 de julho de 2008. Disponível em: <
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/92268/1/Junia.pdf>
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
SITUAÇÃO-PROBLEMA
Diversificação da produção da empresa Usina A&E
Neste contexto está Usina A&E que produz e comercializa açúcar refinado. Sediada em uma
área central no estado de São Paulo, em uma região propícia para o cultivo de cana, a Usina A&E
vende o açúcar para as redes de hipermercados do estado. O Sr. Matheus Fernandes é o sócio
fundador da empresa, sendo também o diretor executivo dos negócios. Atualmente, Matheus
Fernandes e sua equipe estão desenvolvendo um novo plano estratégico e levantaram a
possibilidade de investir na diversificação dos negócios.
Ao analisar o setor sucroalcooleiro, a diretoria constatou que o Brasil é o maior produtor de
cana-de-açúcar do mundo, sendo o maior produtor mundial de açúcar, e o segundo maior produtor
de etanol do planeta. O setor sucroenergético tem uma demanda crescente, incentivada pela
disseminação dos carros flex, e pela cultura de preservação ambiental trazida por um combustível
mais “limpo”. Desse modo, a possibilidade analisada pelos gestores, é a expansão dos negócios com
vistas na produção e comercialização de etanol. A usina possui amplo espaço disponível, e os
investimentos seriam para a modernização da planta produtiva e aquisição de máquinas e
equipamentos para a produção do etanol. Neste sentido, os diretores contratarão uma consultoria
independente para a elaboração e análise macroeconômica, mercadológica, qualitativa e
quantitativa no tocante a diversificação dos negócios da empresa. Neste relatório é importante
ressaltar para os técnicos algumas particularidades, no que se refere, às características das estruturas
de mercado do setor de sucroalcooleiro, sendo:
• Produto é homogêneo;
• Preços são determinados pelo mercado, ou seja, os agentes são tomadores de preços;
• Grande número de Usinas sucroenergéticas na região sudeste do Brasil.
Desse modo, você deverá auxiliar a empresa de consultoria contratada da Usina A&E na
elaboração do relatório a seguir:
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
TAREFAS
Analisando a situação acima e os questionamentos abaixo, você deverá realizar as atividades a seguir
para que coloque em prática os conhecimentos interdisciplinares adquiridos.
O conjunto das respostas a seguir deverá resultar no texto que será entregue na forma da sua PTI.
Fique atento às regras descritas neste mesmo documento no item NORMAS PARA ELABORAÇÃO E
ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL.
Passo 01:
Motivados pelo projeto de diversificação da produção, os gestores, pretendem produzir um material
a respeito da história da Usina A&E, no que se refere ao ciclo econômico da cana-de-açúcar no Brasil,
considerando que, ciclos econômicos se referem a atividades econômicas em diferentes períodos, os
quais são marcados por produtos que foram propulsores da economia como o ciclo do pau-brasil, da
cana-de-açúcar, do ouro, do algodão do café e da borracha.
Portanto, concluíram que o ciclo da cana-de-açúcar foi o segundo dos ciclos econômicos do Brasil
sendo que, a cana-de-açúcar era o principal produto de aquecimento na economia da colônia
portuguesa. Compreenderam que a emergência desse ciclo no território brasileiro estava
diretamente ligada à valorização do açúcar no mercado europeu. Sendo importante ressaltar que as
técnicas de plantio da cana já eram dominadas pelos portugueses, que cultivavam o produto em
outras colônias. No entanto, para elaboração do material a respeito da história da Usina A&E,
querem saber quais os motivos para a crise do ciclo econômico do açúcar no Brasil?
Você deverá realizar a pesquisa desses motivos e apresentar aos gestores da Usina.
Passo 02:
Conforme as informações evidenciadas no texto, você deverá apresentar um relatório destacando
quais as principais estruturas de mercado existentes, bem como suas características e em qual
estrutura a empresa Usina A&E está inserida.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Passo 03:
Para avaliar a possibilidade de diversificação dos negócios, a consultoria contratada pela Usina A&E,
decidiu realizar um estudo do cenário macroeconomia brasileiro a fim de identificar possíveis
cenários quanto as políticas macroeconômicas adotadas pelo governo, que impactam diretamente o
crescimento econômico brasileiro. Sabe-se que o governo atua principalmente na economia por meio
das políticas monetárias e fiscais. Assim, os gestores projetam dois possíveis cenários para os
próximos anos:
Cenário I: A expectativa do mercado para os próximos anos, é que o governo realize políticas
monetárias e fiscais expansionistas para estimular o crescimento econômico. Desse modo,
espera-se que a autoridade monetária (COPOM – Comitê de Política Monetária), pratique
redução da taxa de juros (SELIC), e o governo aumente seus gastos públicos e reduza tributos.
Cenário II: A expectativa do mercado, para os próximos anos, é que a inflação fique em
patamares mais elevadas e o governo precise reduzir seu déficit público. Assim, espera-se que
o governo realize políticas monetárias e fiscais contracionistas. Desse modo, espera-se que a
autoridade monetária (COPOM – Comitê de Política Monetária), pratique aumentos da taxa de
juros (SELIC), e o governo reduza seus gastos públicos e aumente tributos.
Nesse contexto, pede-se:
A) Elabore um relatório descrevendo os impactos das políticas monetárias e fiscais adotadas em
ambos os cenários, sobre as variáveis econômicas a seguir:
* Demanda Agregada (DA);
* Oferta Agregada (OA);
* Juros de mercado (J);
* Investimentos (I);
* Consumo (C);
* Produto (Y);
B) Elabore um parecer descrevendo os possíveis impactos que os cenários macroeconômicos I e II
podem ter sobre o projeto de diversificação dos negócios da Usina A&E.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Passo 04:
O estudo do crescimento econômico é de suma importância para a decisão de expansão ou
implementação de um negócio, portanto é necessário analisar a taxa de crescimento econômico que
pode determinar o sucesso ou fracasso da expansão da Usina A&E.
De acordo com a teoria do crescimento econômico apresentada por Robert Solow, utilize as
informações da Tabela 01 e encontre o estado estacionário da renda por trabalhador (y*) e capital
por trabalhador (k*) para o Brasil para os próximos dois anos:
Para a resolução, considere as fórmulas a seguir:
1
1
*
( )
s
k
d n g
−
= + +
1
*
( )
s
d n g
y
−
+ +
=
Tabela 1 - Dados para o Brasil 2022 e 2023
Variáveis 2022 2023
Taxa de progresso tecnológico 10% 8%
Taxa de poupança 40% 60%
Taxa de crescimento populacional 4% 6%
Taxa de depreciação 5% 5%
Coeficiente alfa 0,6 0,6
Fonte: Elaborado pelos autores.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Passo 05:
Diversos estudos apontam os impactos positivos para o crescimento e desenvolvimento econômico
do país, advindo da expansão do setor sucroenergético. Sabe-se que a redução da desigualdade social
e a melhoria da qualidade de vida da população são objetivos fundamentais de qualquer política
econômica. Criado em 1975, o Programa Nacional do Álcool (Proálcool) alterou profundamente a
matriz energética do Brasil e o aumento da produção de etanol ajudou a melhorar os indicadores
sociais dos trabalhadores direta e indiretamente envolvido.
Sabendo disso, Matheus Fernandes e a equipe de consultoria que o assessora, buscam avaliar quais
os impactos sociais que Usina A&E pode levar aos moradores da região com a expansão da produção
do etanol. Desse modo, descreva quais os possíveis impactos econômicos e sociais que a nova
unidade produtiva pode gerar na região instalada, nos seguintes indicadores:
• Emprego
• Renda
• Produto Interno Bruto (PIB)
• Escolaridade
• Índice de Gini (IG)
• Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
Para auxiliar na sua resposta, consulte os seguintes artigos:
Estudos reforçam ganhos econômicos, sociais e ambientais do etanol de cana. Disponível em:<
https://www.novacana.com/n/etanol/meio-ambiente/estudos-ganhos-economicos-sociaisambientais-etanol-030614> Acesso em Julho de 2021.
Indicadores sociais: As boas-novas da cana-de-açúcar. Disponível em: <
https://www.novacana.com/n/cana/trabalhadores/indicadores-sociais-boas-novas-cana-de-acucar190116> Acesso em Julho de 2021.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
ORIENTAÇÕES
Para nortear o desenvolvimento do que está sendo proposto, indicamos que sejam
apresentados no relatório um conjunto de tópicos a serem informados na seguinte
sequência, segundo as normas da ABNT:
1. Capa: Título do trabalho, nome completo, matrícula, polo, nome do tutor presencial,
nome do tutor a distância, município, Estado, ano.
2. Folha de Rosto: Título do trabalho, nome completo, matrícula, polo, nome do tutor
presencial, nome do tutor a distância, município, Estado, ano.
3. Sumário
4. Título: Título do trabalho.
5. Introdução: Faça uma introdução envolvendo uma fundamentação teórica com os
itens mais importantes referentes ao tema do trabalho (mínimo uma página).
6. Desenvolvimento: Nesta seção deve-se realizar as tarefas descritas acima, com
detalhamento dos cálculos (sempre indique as equações utilizadas), gráficos, etc.
Cada Atividade será um tópico do desenvolvimento, podendo ser nomeada, como
exemplo:
a. 2.1 – Passo 1
b. 2.2 – Passo 2
7. Conclusões: Nesta seção você fará a ligação entre os objetivos e os resultados
alcançados, fazendo uma discussão dos resultados, dos métodos de medida
utilizados, tendo em vista o objetivo do trabalho. De um modo geral, a conclusão deve
ser redigida de tal modo que a ideia central do relatório se revele e se fixe claramente
ao leitor.
8. Referências bibliográficas: Toda a bibliografia utilizada para elaborar o relatório
deverá ser citada. Utilize a norma ABNT para a colocação das referências.
9. Anexos (se necessário): Os anexos são utilizados para colocar alguma dedução
que seja importante e tenha sido utilizada nos cálculos das grandezas físicas da
experiência, fotos do experimento, etc.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL
A resolução da situação-problema deverá ser registrada em forma de um relatório
descritivo que deverá ser postado em seu ambiente virtual. Neste texto você deverá
obedecer às normas a seguir:
a) Abra um documento no Word seguindo as normas da ABNT. Acesse a Biblioteca
Digital, clique em “Padronização” e escolha as opções “Trabalhos acadêmicos –
Apresentação” e “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”;
b) Este trabalho deverá ser redigido na seguinte estrutura: capa de abertura, descrição
separada de cada um dos itens solicitados na SGA, acompanhada do detalhamento
solicitado para cada um desses itens;
c) A postagem do arquivo final relacionado a PTI no AVA deve ser em um único
arquivo, formato .DOCX ou .DOC (Word ou editor de textos);
d) O sistema irá arquivar e disponibilizar para correção apenas o último trabalho
encaminhado, caso você encaminhe um novo arquivo, ele irá sobrepor e apagar o
arquivo encaminhado anteriormente;
e) Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta
específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem,
conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem
da atividade;
f) O trabalho será realizado individualmente;
g) A capa do trabalho deverá conter o seu nome, sua matrícula, nome do polo e nome
do tutor a distância;
h) Importante: A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver
trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da
internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na
atividade. Observe que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei
(Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico;
i) Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, você deverá buscar orientações com
o seu tutor à distância;
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
j) Importante: Não serão aceitos trabalhos enviados em extensão .PDF, somente os
trabalhos elaborados em editor de texto (Word) com extensão .DOCX ou .DOC;
k) Atenção aos prazos de postagens, acompanhe o cronograma das datas de postagem
e correção das atividades em seu AVA.
Lembre-se: seu tutor à distância está à disposição na sala do tutor ou por meio do
sistema de mensagens para lhe atender em suas dúvidas e repassar orientações
sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com
a qualidade exigida de um trabalho acadêmico de nível universitário.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
CRITÉRIOS AVALIATIVOS
Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito
a ser dado pelo tutor a distância:
Critério Significado Valor/peso
Coerência, clareza e
coesão
A produção textual apresenta uma linguagem de fácil
compreensão, apresentando os argumentos de modo claro e
coeso.
10%
Aplicação dos
conteúdos
interdisciplinares no
texto argumentativo
No texto escrito (com as justificativas e argumentações) as ideias
apresentam relação direta com a situação descrita e explicitam
conteúdos trabalhados nas disciplinas de forma clara.
50%
Riqueza de
argumentação
As ideias apresentadas no texto (com as justificativas e
argumentações) têm relação direta com o tema e traduzem uma
perspectiva crítica e variedade de pontos de vista.
20%
Conclusão Todo o registro de ideias foi feito com um mínimo de termos, sem
repetições ou redundâncias. 10%
Normalização Respeito às normas da ABNT, respeito a escrita ortográfica e
estrutura solicitada. 10%
Um ótimo trabalho!
Equipe de professores
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
REFERÊNCIAS
DALPIAZ, Renata Machado Garcia; PEREIRA, Leandro Ramos; MALASSISE, Regina Lúcia Sanches.
Teorias do crescimento econômico. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
FERNANDES, Carlândia Brito Santos. Teoria macroeconômica. Londrina: Editora e Distribuidora
Educacional. S.A., 2016.
LEITE, Ademir Cavalheiro. Formação Econômica do Brasil. Londrina: Editora e Distribuidora
Educacional S.A., 2016.
LEITE, Ademir Cavalheiro. Teorias do desenvolvimento econômico. Londrina: Editora e
Distribuidora Educacional S.A., 2017.
MONTINI, Alexander Luis. Teoria Microeconômica: mercados. Londrina: Editora e Distribuidora
Educacional S.A., 2016.
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19 GUARULHOS 2020 Prezados Acadêmicos! O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci
Comentários
Postar um comentário