Prezado (a) aluno (a)
Leia e faça download do artigo “A importância da área de
gestão de pessoas para o sucesso da organização”, escrito pelos autores Vilson
Vieira de Paula e Giulia de Mendonça Nogueira e apresentado no Congresso
Nacional de Excelência em Gestão no ano de 2016. Após a leitura do artigo, você compreenderá
que a política de Recursos Humanos do Hospital pesquisado é tradicional,
baseada na teoria clássica da administração. Sua estrutura hierárquica é engessada,
onde a empresa é administrada por profissionais sem preparo nenhum e que não
pensam no bem-estar dos colaboradores. Não há investimento nos profissionais e
nem seguem um dos processos da gestão de pessoas, que é abordar pessoas como
seres humanos. Não há programa de qualidade de vida no trabalho, o trabalho é
estressante por causa da forte pressão sofrida. Essa é uma das grandes queixas
de todos os colaboradores entrevistados. A organização trabalha no ramo
hospitalar, onde os colaboradores estão totalmente desmotivados, sem perspectiva
de futuro dentro da organização, se sentindo assim desvalorizados. Isso afeta
diretamente no atendimento realizado pela organização. Após várias reclamações
de clientes do hospital na ouvidoria, a direção do hospital resolveu contratar
uma consultoria em gestão de pessoas.
A consultoria fez um
estudo do clima organizacional do Hospital e resolveu desenvolver algumas
ações.
1ª ação: orientar a diretoria sobre o novo conceito de
gestão de pessoas.
2ª ação: implantar um desenho de cargos, a partir do organograma,
que simboliza um gráfico que representa a estrutura formal da empresa.
3ª ação: reestruturar a política de provisão de pessoas, a
partir do recrutamento misto.
4ª ação: rever a política de recompensas e benefícios
sociais.
Diante dessas ações, responda a seguinte questão:
A) Como a consultoria pode explicar para a presidência do
hospital qual é o conceito atual de gestão de pessoas e suas vantagens
organizacionais?
B) A política de provisão é a “porta de entrada” para o
indivíduo em uma organização. Explique sobre a importância do recrutamento para
uma organização, apontando as vantagens e desvantagens do recrutamento externo
e interno.
C) Elabore o organograma dos cargos descritos, considerando
a seguinte relação hierárquica: os cargos de recepcionista, auxiliar de
serviços gerais e auxiliar administrativo são subordinados ao coordenador
administrativo. Os cargos de auxiliar financeiro e comprador são subordinados
ao coordenador de finanças. Os cargos de médicos, enfermeiros e técnicos em
enfermagem são subordinados ao coordenador de atendimento, o qual é subordinado
ao supervisor Hospitalar. Os cargos de coordenador financeiro e coordenador
administrativo são subordinados ao cargo de Supervisor Hospitalar. O supervisor
Hospitalar é subordinado ao presidente da organização.
D) Como a política de remuneração e recompensas
organizacionais pode contribuir para a motivação dos colaboradores no ambiente
organizacional do hospital?
Prezado(a) aluno(a), você está diante de uma questão aberta
cuja principal função é contribuir para sua formação profissional. Embora
trate-se de uma atividade avaliativa, nosso objetivo é que você aprenda
enquanto a desenvolve e que demonstre competências necessárias a um exímio
gestor por processos de negócio.
Quando consideramos o século XX, percebemos que os dias
atuais - século XXI - apresentam grandes evoluções de tecnologias, melhoria das
condições de trabalho, novas leis e, consequentemente, novas necessidades de
organizações e consumidores. No mesmo sentido, ao considerar a relação entre
cliente e consumidor, podemos dizer que houve uma revolução trazida pela
possibilidade de compartilhar informações em tempo real com milhares de
pessoas. Antes, dizia-se que um cliente satisfeito transferia essa informação
para mais uma pessoa, enquanto um cliente insatisfeito fazia o mesmo, só que
para dez pessoas. Hoje, esses parâmetros são multiplicados de forma quase
imensurável.
Esse compartilhamento exacerbado, e muitas vezes até
inconsequente, criou uma grande oportunidade para a constante transformação de
opiniões e valores. Antes as organizações trabalhavam, produziam e entregavam
seus produtos e serviços para só depois descobrir como o mercado reagiria,
hoje, antes mesmo de se pensar no desenvolvimento de um produto ou serviço, as
organizações podem ter acesso a todo tipo de informação. Da mesma forma,
clientes têm acesso instantâneo a informações muito valiosas antes de decidirem
sua compra.
O site Reclame Aqui, é uma famosa ferramenta utilizada por clientes
e organizações, e apresenta como missão: “Melhorar o relacionamento entre
fornecedores e clientes, de forma transparente e colaborativa.”.
Para desenvolver a atividade, selecionamos do site citado
acima a seguinte reclamação:
“No dia 30/07/2019 efetuei uma compra de um vermifugo para
meu cachorro pelo site da empresa Cachorrinho Feliz* contando sem falta com a
agilidade prometida de que em até 7 horas o pedido estaria liberado para
retirada na loja física da Av. Raja Gabaglia. Alguns minutos após fechar o
pedido, ainda no dia 30/07 o pagamento foi aprovado e segundo o site o produto
estaria em separação, no entanto, na data de hoje agora são 18:44 e não recebi
nenhum email informando os motivos do atraso, liguei para a empresa e fui
direcionado ao ramal da loja física onde eu deveria retirar o produto, através
do número de telefone 099 9999-9999*, o atendente me informou que o produto
estaria em separação e que era para eu ligar 15 minutos em seguida, quando eu
retornei a ligação ninguém atendeu o telefone. Fico triste porque me sinto
enganado, se não tem condições de atender dessa forma, não façam banners no
site, nós clientes somos induzidos a comprar acreditando na agilidade e
inclusive, como no meu caso estou com viagem marcada para hoje a noite e isso
vai atrapalhar bastante o meu planejamento.”
Retirado de https://www.reclameaqui.com.br
*O nome e o telefone da empresa foram alterados
1º PASSO: Leia a reclamação com atenção e identifique, de
forma objetiva, o motivo pelo qual o cliente escolheu a empresa para sua compra
e os motivos que o deixaram insatisfeito.
2º PASSO: Tendo em
vista os conhecimentos construídos a partir da disciplina Gestão de Processos e
Operações cite e descreva 3 possíveis causas que geraram os problemas acima e
proponha soluções para cada uma das causas imaginadas por você.
3º PASSO: Discorra sobre como a Gestão por Processos de
Negócio poderia transformar os processos vinculados às causas que geraram o
problema.
4º PASSO: Você foi designado como gestor responsável por
responder este cliente. Com base nas causas e respectivas soluções pensadas por
você no passo 2, elabore um texto de NO MÁXIMO 10 LINHAS para ser publicado no
site como retorno ao consumidor. Não se esqueça de utilizar a linguagem adequada
compatível com a necessidade de não só retornar este reclamante como também
evitar que demais consumidores em potencial desacreditem na imagem da empresa
que você representa.
5º PASSO: PESQUISA E REFLEXÃO! Para finalizar sua atividade
acesse o site https://www.reclameaqui.com.br e no campo “o que você está procurando” digite o nome de uma
empresa cujos serviços você utiliza com frequência (telefonia, plano de saúde,
vestuário, etc...). Com base nos indicadores oferecidos pelo site, escreva um
texto de no máximo 10 linhas relatando se esta organização tem utilizado as
reclamações proferidas por clientes para evitar que demais consumidores em
potencial desacreditem em sua imagem. Se positivo, como isso tem ocorrido? Se
negativo, a que você atribui referida inercia.
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