NOME SOBRENOME (Arial fonte 12)
TÍTULO DO TCC (Arial, fonte 12)
CIDADE DO ALUNO (Arial, fonte 12)
ANO
NOME
DA INSTITUIÇÃO
NOME SOBRENOME (Arial fonte 12)
TÍTULO DO TCC (Arial, fonte 12)
Trabalho de conclusão de curso apresentado
como requisito parcial à obtenção do título especialista em NOME DO CURSO
CIDADE (Arial, fonte 12)
ANO
TÍTULO DO TCC: LETRAS DO TÍTULO MAIÚSCULAS, NEGRITO E NO
MÁXIMO TRÊS LINHAS, ALINHAMENTO CENTRALIZADO, ESPAÇAMENTO SIMPLES, LETRA ARIAL
Nº 12
Autor[1],
(digitada em letra tamanho 12)
Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de
Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e
integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou
integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas
consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos
dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção
deste trabalho.
Assim,
declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e
administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime
de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do
Contrato de Prestação de Serviços). “Deixar este texto no
trabalho”.
RESUMO- O resumo deve ressaltar o
objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento. A ordem e a
extensão destes itens dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e
do tratamento que cada item recebe no documento original. O resumo deve ser composto
de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de
tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único. A primeira frase deve ser
significativa, explicando o tema principal do documento. A seguir, deve-se
indicar a informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de caso,
análise da situação etc.). Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira
pessoa do singular. As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo,
antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto e
finalizadas também por ponto de acordo com a NBR 6028. Este modelo apresenta as instruções para a preparação
de artigo. Os autores devem segui-lo para a preparação de artigos originais em
formato Word. O artigo poderá ser pesquisa bibliográfica ou pesquisa de campo.
O tema é de livre escolha devendo estar relacionado ao curso. O resumo deve ter
entre 100 a 250 palavras em espaçamento simples com fonte Arial, tamanho
10, cor preta. O texto será composto pelos elementos: INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO,
CONCLUSÃO e REFERÊNCIAS. O trabalho deverá ter no mínimo 08 e máximo 16
páginas.
PALAVRAS-CHAVE:
Primeira Palavra. Segunda Palavra.
Terceira Palavra (3 a 5 palavras, separadas e terminadas por ponto).
1
INTRODUÇÃO
O artigo deverá conter no mínimo 08 e máximo 16, a contar do Resumo até as referências.
Artigos fora do limite de páginas
serão recusados. As páginas deverão ser de tamanho A4, com ambas margens 2,5cm
ou 3cm margem superior e esquerda, e 2cm para margens direita e inferior. O
corpo do artigo deverá ser formatado em coluna
única, os parágrafos iniciam com recuo
de 1,25 cm da margem
com fonte Arial, tamanho 12, cor preta. Todo texto do desenvolvimento deve
ser digitado com espaçamento de 1,5 entre as linhas. Usar um espaço após cada
título e subtítulo, figuras, quadros e tabelas, quando houver.
A introdução é basicamente seu Projeto resumido e escrito de
uma forma corrida. Por isso, tenha em mãos o seu Projeto finalizado, pois usará
quase todos os elementos que você fez aqui na introdução.
Poderá optar por:
Artigo de Revisão Bibliográfica: Parte de uma publicação que resume,
analisa e discute informações já publicadas.
Artigo original: Parte de uma publicação que apresenta temas ou
abordagens originais.
1º e 2º
parágrafo: apresentação do tema dentro de um contexto.
3º parágrafo: delimitação
do tema, apresentado através do problema de pesquisa do seu TCC.
4º parágrafo: apresente
possíveis respostas para o problema de pesquisa levantado, ou seja, as
hipóteses.
5º parágrafo: em
poucas palavras, fale sobre o objetivo geral do trabalho e também dos
específicos. Eles são ingredientes fundamentais para o trabalho.
6º parágrafo: apresente
a relevância do seu trabalho acadêmico, identificando a importância dele para a
sociedade ou comunidade científica. Isso é o que chamamos de justificativa.
7º parágrafo: descreva,
em poucas palavras, qual metodologia foi utilizada. Foi pesquisa bibliográfica
ou de campo? Você deve especificar o procedimento de forma concisa.
8º parágrafo: apresente
a estrutura do trabalho, ou seja, como ele está dividido em capítulos.
Lembre-se de falar, resumidamente, sobre o que se trata cada capitulo.[2]
Esse modelo foi baseado na NBR 6022.
2
DESENVOLVIMENTO
Parte principal do artigo, que contém a exposição ordenada e
pormenorizada do assunto tratado. O elemento textual chamado desenvolvimento é
a parte principal do artigo científico, caracterizado pelo aprofundamento e
análise pormenorizada dos aspectos conceituais mais importantes do assunto. É
onde são amplamente debatidas as ideias e teorias que sustentam o tema
(fundamentação teórica), apresentados os procedimentos metodológicos e análise
dos resultados em pesquisas de campo, relatos de casos, dentre outros. Divide-se
em seções e subseções, conforme a ABNT NBR 6024.
Deve-se conter no mínimo 06 citações (Todas as obras
citadas no artigo acadêmico devem estar referenciadas na bibliografia). Em caso de artigo utilizados como
referências, deve-se escolher trabalhos recentes, dos últimos 10 anos. Autores
clássicos podem ser citados, sem restrição de ano da obra. Demais referências
como livros e outros, não é exigido serem dos últimos 10 anos.
1. Descrever sucintamente o tipo de pesquisa
a ser abordada (bibliográfica, documental, de campo, etc. )
2. Delimitação e descrição (se
necessário) dos instrumentos e fontes escolhidos para a coleta de dados:
entrevistas, formulários, questionários, legislação doutrina, jurisprudência,
etc.
3. Indicar
o procedimento para a coleta de dados, que deverá acompanhar o tipo de pesquisa
selecionado, isto é:
a) para pesquisa
bibliográfica: indicar proposta de seleção das leituras (seletiva, crítica ou
reflexiva, analítica);
b) para a
pesquisa de campo (original): indicar o procedimento da observação: entrevista,
questionário, análise documental, entre outros.
2.1
Ilustrações
É opcional. Qualquer que seja o tipo de ilustração, esta
deve ser precedida de sua palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma,
fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura,
imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto,
em algarismos arábicos, de travessão e do respectivo título.
Imediatamente após a ilustração, deve-se indicar a fonte
consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor)
conforme a ABNT NBR 10520, legenda, notas e outras informações necessárias à
sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o
mais próximo possível do trecho a que se refere.
Tipo, número de ordem, título, fonte, legenda e notas devem acompanhar as margens da ilustração.
Exemplo:
Mapa 1 - Fronteiras do Brasil
Fonte: IBGE (2016)
2.2
Sigla
A sigla, quando mencionada pela primeira vez no texto, deve
ser indicada entre parênteses, precedida do nome completo.
EXEMPLO: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
2.3
Tabelas
São opcionais. Devem ser citadas no texto, inseridas o mais
próximo possível do trecho a que se referem, e padronizadas conforme as Normas
de apresentação tabular do IBGE. Deve-se indicar a fonte consultada (elemento
obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), de acordo com a ABNT
NBR 10520.
2.4
Paginação
Não é obrigatória. Se for enumerar, deve-se começar a partir
do RESUMO, contando-se a partir da folha de rosto na margem superior direta.
2.5
Citações
2.5.1 Citação
direta
Quando se transcreve textualmente parte da obra do autor
consultado. O texto deverá vir entre aspas duplas. Além do autor e data também
deverá ser indicada a página da consulta.
Especificar no
texto a(s) página(s), volume(s), tomo(s) ou seção(ões) da fonte consultada, nas
citações diretas. Este(s) deve(m) seguir a data, separado(s) por vírgula e
precedido(s) pelo termo, que o(s) caracteriza, de forma abreviada.
Exemplos:
1.
Oliveira e Leonardos (1943, p. 146) dizem que a
"[...] relação da série
São Roque com os granitos porfiróides pequenos é
muito clara."
2.
Meyer parte de uma passagem da crônica de “14 de
maio”, de A Semana: “Houve sol, e grande sol, naquele domingo de 1888, em que o
Senado votou a lei, que a regente sancionou [...] (ASSIS, 1994, v. 3, p. 583).
2.5.2
Citações diretas de até três linhas
Devem estar
contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar
citação no interior da citação.
Exemplos:
i. Barbour
(1971, p. 35) descreve: “O estudo da morfologia dos terrenos [...] ativos
[...]” ou “Não se mova, faça de conta que está morta.” (CLARAC; BONNIN, 1985,
p. 72).
ii. Segundo
Sá (1995, p. 27): “[...] por meio da mesma ‘arte de conversação’ que abrange
tão extensa e significativa parte da nossa existência cotidiana [...]”
2.5.3
Citações diretas com mais de três linhas
Devem ser
destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto
utilizado e sem as aspas (fonte 10) espaçamento simples. No caso de documentos datilografados, deve-se observar
apenas o recuo.
Exemplo:
A teleconferência
permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a
necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência
incluem o uso da televisão, telefone, e computador. Através de
áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio
pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão. (NICHOLS, 1993, p. 181).
Devem ser indicadas as supressões, interpolações, comentários, ênfase ou
destaques, do seguinte modo:
a) supressões:
[...]
b) interpolações,
acréscimos ou comentários: [ ]
c) ênfase
ou destaque: grifo ou negrito ou itálico.
Quando se
tratar de dados obtidos por informação verbal (palestras, debates, comunicações
etc.), indicar, entre parênteses, a expressão informação verbal, mencionando-se
os dados disponíveis, em nota de rodapé.
Para enfatizar
trechos da citação, deve-se destacá-los indicando esta alteração com a
expressão grifo nosso entre parênteses, após a chamada da citação, ou grifo do
autor, caso o destaque já faça parte da obra consultada.
Exemplos:
1.
“[...] para que não tenha lugar a produção de degenerados, quer physicos
quer moraes, misérias, verdadeiras ameaças à sociedade.” (SOUTO, 1916, p. 46,
grifo nosso).
2.
“[...] b) desejo de criar uma literatura independente, diversa, de vez que,
aparecendo o classicismo como manifestação de passado colonial [...]” (CANDIDO,
1993, v. 2, p. 12, grifo do autor).
2.5.4
Citação de texto traduzido pelo autor
Quando a citação incluir texto traduzido pelo autor, deve-se incluir,
após a chamada da citação, a expressão tradução nossa, entre parênteses.
Exemplo:
“Ao fazê-lo pode estar envolto em culpa, perversão,
ódio de si mesmo [...] pode julgar-se pecador e identificar-se com seu pecado.”
(RAHNER, 1962, v. 4, p. 463, tradução nossa).
O autor faz
uma descrição usando suas próprias palavras se baseando na informação de um
autor consultado interpretando o que foi lido, sem alterar em profundidade o
que foi lido. Não é obrigatório indicar o número da página onde foi lida a
citação, mas o autor e ano de publicação, sim. Citações de diversos documentos
da mesma autoria, publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente,
têm as suas datas separadas por vírgula.
Exemplo:
- Duas
análises, a de Lemos (1978) e a de Yahn (1983), apontam para o baixo impacto
dos periódicos de radiologia e agricultura respectivamente, […]
3
CONCLUSÃO
A conclusão é um fechamento do trabalho estudado,
respondendo às hipóteses enunciadas e aos objetivos do estudo, apresentados na
Introdução, onde não se permite que nesta seção sejam incluídos dados novos,
que já não tenham sido apresentados anteriormente.
O aluno deverá utilizar esse modelo para o TCC.
4
REFERÊNCIAS
O aluno pode utilizar nas referências as normas a ABNT NBR
6023.
[1]
E-mail do autor
[2]
Disponível em: <https://viacarreira.com/como-fazer-introducao-do-tcc/>.
Acesso em 15 de maio de 2018.
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