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RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO DE ATIVIDADES LETIVAS

 

 

 

 

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

(Modelo de Capa)

 

 

 

 

 

 

 

8

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO DE ATIVIDADES LETIVAS CURSO: (NOME DO CURSO)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nome do(a) aluno(a)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CIDADE 2020

(CIDADE DO(A) ALUNO(A))


 

 

 

 

Aluno

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO DE ATIVIDADES LETIVAS

 

Trabalho Apresentado como requisito parcial da Disciplina de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CIDADE 2020

(CIDADE DO(A) ALUNO(A))


 

SUMÁRIO

 

EXEMPLO:

 

 

1-    INTRODUÇÃO...................................................................................................................

2-    RELATÓRIO DESCRITIVO ANALÍTICO SOBRE A CONCEPÇÃO CIDADANIA E                 DEMOCRACIA DENTRO DA ESCOLA............................................................................

3- RELATÓRIO  DESCRITIVO            ANALÍTICO  SOBRE O USO DA LINGUAGEM DO  PROFESSOR COMO INSTRUMENTO IMPORTANTE DA FORMAÇÃO HUMANA........

4- RELATÓRIO DESCRITIVO ANALITICO SOBRE O FRACASSO E SUCESSO ESCOLAR NA                                     CONCEPÇÃO DO ESTADO, DA ESCOLA E DA FAMÍLIA............................................

5- RELATÓRIO DESCRITIVO ANALITICO SOBRE O PAPEL DA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E CURRÍCULO (OBSERVAR O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO)..........................................................................................................

6-RELATÓRIO DESCRITIVO ANALITICO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE OBJETIVOS DO ENSINO E A SELEÇÃO DE CONTEUDOS SIGNIFICATIVOS NAS CATEGORIAS: CONCEITUAL, PROCEDIMENTAL E ATITUDINAL..............................................................

7- ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE O COMPORTAMENTO ÉTICO PROFISSIONAL...

8- CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................................

ANEXOS

PROJETO DE INTERVENÇÃO : .......................... .................................................................

 (este projeto deve conter todos os elementos necessário para a construção de um projeto antes de colocar os planos de aula no final).

·       Título. Escreva uma frase que permita identificar o tema do seu projeto e o problema para o qual se pretende buscar a solução.

·       Apresentação. Elaborar uma síntese do projeto. ...

·       Problema. O problema é a questão que se buscará resolver por meio do Projeto de intervenção.

·       Justificativa. ...

·       Objetivos. ...

·       Revisão de literatura. ...

·       Metodologia. ...

·       Cronograma.

·       ANEXO - PLANOS DE AULA

10 planos para Ensino Fundamental I.........................................................................................

10 planos para Ensino Fundamental I I......................................................................................

10 planos para Ensino Medio .....................................................................................................

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................................


 

1 INTRODUÇÃO (MODELO NO MANUAL)

 

OBS: NESSA PARTE COMO EXEMPLO NO MANUAL VOCÊS DEVERÃO DEMONSTRAR SUSTENTABILIDADE TEÓRICA SOBRE O TRABALHO QUE IRÃO REALIZAR. ( No manual colocamos um singelo exemplo).


2 RELATÓRIO DESCRITIVO ANALÍTICO SOBRE A CONCEPÇÃO CIDADANIA E DEMOCRACIA DENTRO DA ESCOLA.

 

 

 

 

 

 

 

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3 RELATÓRIO DESCRITIVO ANALÍTICO SOBRE O USO DA LINGUAGEM DO PROFESSOR COMO INSTRUMENTO IMPORTANTE DA FORMAÇÃO HUMANA.

 

 

 

 

 

 

 

 

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4 RELATÓRIO DESCRITIVO ANALITICO SOBRE O FRACASSO E SUCESSO ESCOLAR NA CONCEPÇÃO DO ESTADO, DA ESCOLA E DA FAMÍLIA.

 

 

 

 

 

 

 

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5        RELATÓRIO DESCRITIVO ANALITICO SOBRE O PAPEL DA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E CURRÍCULO (OBSERVAR O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO).

 

 

 

 

 

 

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6        RELATÓRIO DESCRITIVO ANALITICO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE OBJETIVOS DO ENSINO E A SELEÇÃO DE CONTEUDOS SIGNIFICATIVOS NAS CATEGORIAS: CONCEITUAL, PROCEDIMENTAL E ATITUDINAL. (As 10 competências da BNCC).

 

 

 

 

 

 

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7 ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE O COMPORTAMENTO ÉTICO PROFISSIONAL (Para refletir: Tema 1 e 2 abaixo)

 

TEMA 1: O COMPORTAMENTO ÉTICO DOS PROFISSIONAIS NA EDUCAÇÃO

 

Este tema é de grande valor para aqueles que assumem um real significado para os grupos humanos que vivenciam a educação  revelando  um caráter social. Considerando  o contexto  no qual se realiza para os diversos meios em que o aprendizado esteja envolvido inclusive para quem é responsável por transmitir a educação  ao  próximo  direta e indiretamente  independente  de sua  formação. Desta maneira, considera-se  a ética como uma das questões imprescindíveis para sucesso no trabalho, pois através dela que os educadores do mundo todo desempenhem papeis fundamentais pressupondo responsabilidade e compromisso, permitindo assim o diálogo constante na intencionalidade de melhorar a convivência com os alunos e demais profissionais da educação.

Referindo-se a este tema, o educador auxilia a trazer segurança, autocrítica e autoconfiança aos alunos, de modo a oferecer uma aula educativa sem que os alunos exacerbem seus limites, respeitando a individualidade de cada um.

Nesse sentido, você acredita que esse tema tem sido abordado como um redirecionamento mental para aqueles que fazem parte da formação dos indivíduos desde o princípio, educar e transformar o pensamento dos profissionais da educação como daqueles que fazem parte do cotidiano social e educacional? E os métodos utilizados, devem considerar as práticas educativas, como meios de formar cidadãos com princípios éticos e morais na sociedade atual?

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TEMA 2. A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO ÂMBITO ESCOLAR

Entendemos que o equilíbrio é a dose correta para que se obtenham os melhores resultados em tudo, e no ambiente de trabalho não é diferente, sabemos que a boa relação entre professor e aluno é um dos princípios fundamentais para se desenvolver equilíbrio no sucesso do ensino aprendizagem, intercedendo às inquietações e as dúvidas existentes.

18A escola tem papel fundamental na formação do indivíduo, e o compromisso de propiciar ações para a efetivação dos direitos sociais. Neste contexto, a educação em geral tem a função de possibilitar e de oferecer alternativas para que as pessoas que estejam excluídas do sistema possam ter oportunidades de se reintegrar através da participação, bem como da luta pelos direitos sociais e o resgate da cidadania.

A escola que todos almejam, deve estar regulada na lógica de um espaço ideal para a construção de uma sociedade sadia, uma escola democrática com formação para a cidadania. Aquela que tem como bandeira o combate á exclusão social e que possa, ao mesmo tempo, trabalhar a relação escola-aluno-família, possibilitando que a comunidade escolar participe de forma assídua a todos os interesses que envolvam o bom andamento do ensino aprendizagem e do sucesso escolar em geral. E propondo colaborar com o desenvolvimento do ensino-aprendizagem, tendo em vista que o homem é um ser ativo, social e histórico Bock (2002) enfatiza que a psicologia no âmbito da educação foi construindo formas de compreensão do ser humano, cujas condutas no espaço escolar são compreendidas a partir das relações que se estabelecem entre si, e dando atenção às diferentes subjetividades construídas na relação com a cultura e a sociedade. Para o autor é da psicologia que o sujeito começa a relacionar-se com o mundo, tendo em vista que a escola é responsável pela construção, elaboração e difusão do conhecimento, formando cidadãos críticos capazes de lidar com os desafios da época bem como com as influencias interpessoais deparadas em diferentes pessoas e situações.

Percebe-se que as relações interpessoais e a aprendizagem possuem característica em comum, para que venham acontecer é necessário pelo menos duas pessoas, portanto em um ambiente escolar ela se faz fundamental devido os grandes desafios cotidianos que a escola enfrenta. Nesse mesmo sentido, Goergen (2005) defende que o sujeito não forma a sua identidade a partir de um impulso subjetivo, mas a partir da relação intersubjetiva com o outro, no meio social no qual vive. Portanto, para o autor, a formação moral do sujeito depende fundamentalmente do contexto com o qual ele se relaciona interativamente. Para o autor, o problema ético não é individual, é a relação do indivíduo com a comunidade.

 

Estamos em um momento de transição de paradigmas, que solicita uma maior abertura por parte daqueles que lidam com a educação, e uma relação de confiança, admiração e respeito são fundamentais para aprendizagem do aluno, sabemos que se respeito mútuo e admiração no contexto escolar o professor não necessita usar de artifícios como o autoritarismo para punir ou fazer com que o aluno tenha um bom desenvolvimento em sala de aula.

É sabido que uma das maiores dificuldades deparadas por professores e profissionais da educação é justamente a possibilidade de mudar sua forma de pensar. Porém, uma vez superada essa dificuldade inicial, 19ainda que os novos caminhos que se descortinam não se apresentem como mais fáceis, torna-se possível perceber outras dimensões da realidade, como por exemplo, do direito ao diálogo, à livre expressão de sentimentos e ideias, ao tratamento respeitoso, à dignidade e tantos outros aspectos que contribuem para a configuração de ambiente escolar harmonioso e igualitário.

Um grande desafio que a escola enfrenta é a construção de proximidade e empatia no processo de ensino e de convivência, á saber que para a efetiva construção destes é necessário se levar em consideração o ambiente, as experiências, os saberes, enfim a realidade local, portanto, é necessário adotar uma postura dialógica baseada na vida pessoal de cada um, buscando compreender as complexidades e os saberes um dos outros. Considerando que é impossível obter sucesso nas relações de convivência e no ambiente escolar se o gestor e demais participantes não tentarem de forma ousada e permanente essa busca de excelência e de relações saudáveis no convívio escolar, bem como na vida social em geral, pois é no convívio em geral que se dá a proximidade e empatia, e o gestor tem aí o papel principal que é o de liderar uma equipe, cujo objetivo é trabalhar em prol de uma educação de qualidade, segundo LÜCK (2005) a liderança deve ser baseada no bom senso e nas ações democráticas:

 

A liderança participativa é uma estratégia empregada para aperfeiçoar a qualidade educacional. Constitui a chave para liberar a riqueza do ser humano que está presa a aspectos burocráticos e limitados dentro do sistema de ensino e a partir de práticas orientadas pelo senso comum ou hábitos não avaliados. Baseado em bom senso, a delegação de autoridades àqueles que estão envolvidos na realização de serviços educacionais é construída a partir de modelos de liderança compartilhada, que são os padrões de funcionamento de organizações eficazes e com alto grau de desempenho ao redor do mundo. (LÜCK. 2005, p.35).

 

Ainda cabe ao gestor a função de trabalhar com os conflitos e as diversidades de personalidades, vez que cada indivíduo traz para o convívio social e escolar suas peculiaridades e culturas, então o gestor deve estar preparado para buscar alternativas que atenda o interesse de todos, e principalmente  compreender que o sucesso escolar depende da participação efetiva de todos os profissionais, incluindo vigias, merendeiras, pessoal de apoio, agentes administrativo, enfim estabelecer um convívio de harmonia e conscientização em prol de uma educação de qualidade.

 

 

 

Baseado o texto acima, estabeleça a importância das Relações Interpessoais no âmbito escolar e citem algumas intervenções que poderão serem realizadas para eventuais problemas na relação aluno- professor-gestor.

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8 CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

 

 

 

 

 

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ANEXOS

 

PROJETO DE INTERVENÇÃO  PEDAGOGICA


REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

·       ANEXO - PLANOS DE AULA

 

OBS: A QUANTIDADE VAI DEPENDER DO CURSO. PORQUE DEPENDE DE QUAL A SERIE/ANO EM QUE O CURSO ATUA.

 

 

10 planos para Ensino Fundamental I.........................................................................................

Plano de aula 01

Plano de aula 02

Plano de aula 03

E etc até o 10

10 planos para Ensino Fundamental I I......................................................................................

Plano de aula 01

Plano de aula 02

Plano de aula 03

E etc até o 10

 

10 planos para Ensino Medio .....................................................................................................

Plano de aula 01

Plano de aula 02

Plano de aula 03

E etc até o 10

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................................

 

 

 

 

 

 

 

 


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