ESTÁGIO
CURRICULAR SUPERVISIONADO
(Modelo de Capa)
8
RELATÓRIO
DESCRITIVO-ANALÍTICO DE ATIVIDADES LETIVAS CURSO: (NOME
DO CURSO)
Nome do(a) aluno(a)
CIDADE 2020
(CIDADE DO(A) ALUNO(A))
Aluno
RELATÓRIO
DESCRITIVO-ANALÍTICO DE ATIVIDADES LETIVAS
Trabalho Apresentado como requisito
parcial da Disciplina de Estágio
Curricular Supervisionado do Curso de:
CIDADE 2020
(CIDADE
DO(A) ALUNO(A))
SUMÁRIO
EXEMPLO:
1-
INTRODUÇÃO...................................................................................................................
2-
RELATÓRIO DESCRITIVO
ANALÍTICO SOBRE A CONCEPÇÃO
CIDADANIA E DEMOCRACIA DENTRO
DA ESCOLA............................................................................
3- RELATÓRIO DESCRITIVO ANALÍTICO SOBRE O USO DA LINGUAGEM DO PROFESSOR COMO INSTRUMENTO IMPORTANTE
DA FORMAÇÃO HUMANA........
4- RELATÓRIO DESCRITIVO ANALITICO SOBRE O FRACASSO
E SUCESSO ESCOLAR NA
CONCEPÇÃO DO ESTADO,
DA ESCOLA E DA FAMÍLIA............................................
5- RELATÓRIO DESCRITIVO ANALITICO SOBRE O PAPEL DA MEDIAÇÃO
DO PROFESSOR NA RELAÇÃO ENTRE ESCOLA
E CURRÍCULO (OBSERVAR O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO)..........................................................................................................
6-RELATÓRIO DESCRITIVO
ANALITICO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE OBJETIVOS DO
ENSINO E A SELEÇÃO DE CONTEUDOS SIGNIFICATIVOS NAS CATEGORIAS: CONCEITUAL, PROCEDIMENTAL E ATITUDINAL..............................................................
7- ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE O COMPORTAMENTO ÉTICO PROFISSIONAL...
8-
CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................................
ANEXOS
PROJETO
DE INTERVENÇÃO : .......................... .................................................................
(este projeto deve conter todos os elementos
necessário para a construção de um projeto antes de colocar os planos de aula
no final).
· Título. Escreva uma frase
que permita identificar o tema do seu projeto e o problema
para o qual se pretende buscar a solução.
· Apresentação. Elaborar uma
síntese do projeto. ...
· Problema. O problema é a
questão que se buscará resolver por meio do Projeto de intervenção.
· Justificativa. ...
· Objetivos. ...
· Revisão de literatura. ...
· Metodologia. ...
· Cronograma.
·
ANEXO - PLANOS DE AULA
10 planos para Ensino Fundamental
I.........................................................................................
10 planos para Ensino
Fundamental I I......................................................................................
10 planos para Ensino Medio
.....................................................................................................
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................................
1
INTRODUÇÃO (MODELO NO MANUAL)
OBS: NESSA PARTE
COMO EXEMPLO NO MANUAL VOCÊS DEVERÃO DEMONSTRAR
SUSTENTABILIDADE TEÓRICA SOBRE O TRABALHO QUE IRÃO REALIZAR. ( No manual colocamos um singelo exemplo).
3 RELATÓRIO DESCRITIVO ANALÍTICO
SOBRE O USO DA LINGUAGEM DO PROFESSOR
COMO INSTRUMENTO IMPORTANTE DA FORMAÇÃO HUMANA.
13
4 RELATÓRIO DESCRITIVO ANALITICO SOBRE O FRACASSO
E SUCESSO ESCOLAR
NA CONCEPÇÃO DO ESTADO, DA
ESCOLA E DA FAMÍLIA.
14
5
RELATÓRIO
DESCRITIVO ANALITICO SOBRE O PAPEL DA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA RELAÇÃO ENTRE
ESCOLA E CURRÍCULO (OBSERVAR O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO).
15
6
RELATÓRIO
DESCRITIVO ANALITICO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE OBJETIVOS DO ENSINO E A SELEÇÃO
DE CONTEUDOS SIGNIFICATIVOS NAS CATEGORIAS: CONCEITUAL, PROCEDIMENTAL E ATITUDINAL.
(As 10 competências da BNCC).
16
7 ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE
O COMPORTAMENTO ÉTICO
PROFISSIONAL (Para refletir:
Tema 1 e 2 abaixo)
TEMA 1: O COMPORTAMENTO ÉTICO DOS PROFISSIONAIS NA
EDUCAÇÃO
Este tema é de grande valor para aqueles que assumem um
real significado para os grupos humanos que vivenciam a educação revelando
um caráter social. Considerando o
contexto no qual se realiza para os diversos meios em que o aprendizado esteja envolvido inclusive para quem
é responsável por transmitir a educação
ao próximo direta e
indiretamente independente de sua formação. Desta maneira, considera-se a
ética como uma das questões imprescindíveis para sucesso no trabalho, pois através dela que os educadores do mundo todo desempenhem papeis
fundamentais pressupondo responsabilidade e compromisso, permitindo assim o diálogo constante
na intencionalidade de melhorar
a convivência com os alunos e demais profissionais da educação.
Referindo-se a este tema, o educador auxilia
a trazer segurança, autocrítica e autoconfiança aos alunos, de modo a
oferecer uma aula educativa sem que os alunos exacerbem seus limites,
respeitando a individualidade de cada um.
Nesse sentido, você acredita que esse tema tem sido abordado
como um redirecionamento mental para aqueles
que fazem parte da formação dos indivíduos desde o princípio, educar e
transformar o pensamento dos profissionais da educação como daqueles que fazem parte
do cotidiano social e educacional? E os métodos utilizados, devem considerar as
práticas educativas, como meios de formar cidadãos com princípios éticos e
morais na sociedade atual?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
TEMA 2. A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES
INTERPESSOAIS NO ÂMBITO ESCOLAR
Entendemos que o equilíbrio é a
dose correta para que se obtenham
os melhores resultados em tudo, e no ambiente
de trabalho não é diferente, sabemos que a boa relação
entre professor e aluno é um dos princípios
fundamentais para se desenvolver equilíbrio no sucesso
do ensino aprendizagem, intercedendo às inquietações e as dúvidas existentes.
18A escola tem papel fundamental
na formação do indivíduo, e o compromisso de propiciar ações para a
efetivação dos direitos
sociais. Neste contexto,
a educação em geral tem a função de possibilitar e de oferecer alternativas para que as pessoas
que estejam excluídas do sistema possam ter oportunidades de se reintegrar
através da participação, bem como da luta pelos direitos sociais e o resgate da cidadania.
A escola que todos almejam,
deve estar regulada na lógica de
um espaço ideal para a construção de uma sociedade sadia, uma escola
democrática com formação para a
cidadania. Aquela que tem como bandeira o combate á exclusão social e que
possa, ao mesmo tempo, trabalhar a relação escola-aluno-família, possibilitando que a comunidade escolar participe de forma assídua
a todos os interesses que envolvam o bom
andamento do ensino aprendizagem e
do sucesso escolar em geral. E propondo colaborar com o desenvolvimento do ensino-aprendizagem, tendo em vista que o homem
é um ser ativo, social
e histórico Bock (2002) enfatiza que a psicologia no âmbito da educação foi construindo formas de compreensão do ser humano, cujas condutas no espaço
escolar são compreendidas a partir das relações que se estabelecem entre si, e dando atenção às diferentes
subjetividades construídas na relação
com a cultura e a sociedade. Para o autor é da psicologia que o sujeito começa a relacionar-se com o mundo, tendo em vista que a escola é
responsável pela construção, elaboração e difusão do conhecimento, formando
cidadãos críticos capazes de lidar com os desafios da época bem como com as influencias interpessoais deparadas em
diferentes pessoas e situações.
Percebe-se que as relações interpessoais e a aprendizagem possuem característica em comum, para que venham acontecer é necessário pelo
menos duas pessoas, portanto em um ambiente escolar ela se faz fundamental devido os grandes desafios cotidianos que
a escola enfrenta. Nesse mesmo sentido, Goergen (2005) defende que o
sujeito não forma a sua identidade a partir de um impulso subjetivo, mas a partir da relação intersubjetiva com o outro, no meio social no qual vive. Portanto, para o autor, a
formação moral do sujeito depende fundamentalmente do contexto com o qual ele
se relaciona interativamente. Para o autor, o problema ético não é individual,
é a relação do indivíduo com a comunidade.
Estamos em um momento de transição de paradigmas, que
solicita uma maior abertura por
parte daqueles que lidam com a educação, e uma relação de confiança, admiração e respeito são fundamentais
para aprendizagem do aluno, sabemos que se há
respeito mútuo e admiração no contexto
escolar o professor não necessita usar de artifícios como o autoritarismo para
punir ou fazer com que o aluno tenha um bom desenvolvimento em sala
de aula.
É sabido que uma das maiores dificuldades deparadas
por professores e profissionais da educação é justamente a possibilidade de mudar sua
forma de pensar. Porém, uma vez superada essa dificuldade inicial, 19ainda que os novos caminhos que
se descortinam não se apresentem como mais fáceis, torna-se possível perceber
outras dimensões da realidade, como por exemplo, do direito ao diálogo, à livre
expressão de sentimentos e ideias, ao tratamento respeitoso, à dignidade e
tantos outros aspectos que contribuem para a configuração de ambiente escolar
harmonioso e igualitário.
Um grande desafio que a escola enfrenta é a construção de
proximidade e empatia no processo de
ensino e de convivência, á saber que para a efetiva construção destes é
necessário se levar em consideração
o ambiente, as experiências, os saberes, enfim a realidade local, portanto, é
necessário adotar uma postura
dialógica baseada na vida pessoal de
cada um, buscando compreender as complexidades e os saberes um dos outros.
Considerando que é impossível obter sucesso nas relações de convivência e no ambiente escolar se o gestor e demais participantes não tentarem de forma
ousada e permanente essa busca de excelência e de relações saudáveis no convívio escolar,
bem como na
vida social em geral, pois é no
convívio em geral que se dá a proximidade e empatia, e o gestor
tem aí o papel principal que é o de liderar
uma equipe, cujo objetivo é trabalhar em prol de uma educação de qualidade, segundo LÜCK (2005)
a liderança deve ser baseada
no bom senso e nas ações democráticas:
A liderança participativa é uma
estratégia empregada para aperfeiçoar a qualidade educacional. Constitui a
chave para liberar a riqueza do ser humano que está presa a aspectos
burocráticos e limitados dentro do sistema de ensino e a partir de práticas
orientadas pelo senso comum ou hábitos não avaliados. Baseado em bom senso, a
delegação de autoridades àqueles que estão envolvidos na realização de serviços
educacionais é construída a partir de modelos de liderança compartilhada, que
são os padrões de funcionamento de organizações eficazes e com alto grau de
desempenho ao redor do mundo. (LÜCK. 2005,
p.35).
Ainda cabe ao gestor a função de trabalhar com os conflitos
e as diversidades de personalidades, vez que cada indivíduo traz para o
convívio social e escolar suas peculiaridades e culturas, então o gestor deve
estar preparado para buscar alternativas que atenda o interesse de todos, e
principalmente compreender que o sucesso
escolar depende da participação efetiva de todos os profissionais, incluindo
vigias, merendeiras, pessoal de apoio, agentes administrativo, enfim
estabelecer um convívio de harmonia e conscientização em prol de uma educação
de qualidade.
Baseado o texto acima,
estabeleça a importância das Relações Interpessoais no âmbito escolar e citem
algumas intervenções que poderão serem realizadas para eventuais problemas na
relação aluno- professor-gestor.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
·
ANEXO - PLANOS DE AULA
OBS: A
QUANTIDADE VAI DEPENDER DO CURSO. PORQUE DEPENDE DE QUAL A SERIE/ANO EM QUE O
CURSO ATUA.
10 planos para Ensino Fundamental
I.........................................................................................
Plano de aula 01
Plano de aula 02
Plano de aula 03
E etc até o 10
10 planos para Ensino
Fundamental I
I......................................................................................
Plano de aula 01
Plano de aula 02
Plano de aula 03
E etc até o 10
10 planos para Ensino Medio
.....................................................................................................
Plano de aula 01
Plano de aula 02
Plano de aula 03
E etc até o 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................................
Comentários
Postar um comentário