Pular para o conteúdo principal

Unidade Temática: Fundamentos da Vida Social


 1 CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL - UNINTER CURSO BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL EaD ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PORTFÓLIO MÓDULO C - FASE II – ANO 2021 Olá, seja bem-vindo/ bem-vinda ao Curso de Serviço Social da Uninter! Para você que acaba de chegar na Uninter, importa saber que o portfólio é um trabalho acadêmico, que faz parte do processo de avalição do curso. PARTE 01 – ORIENTAÇÃO PARA ELABORAR O TRABALHO Nesta fase você está cursando a Unidade Temática: Fundamentos da Vida Social, discutindo conceitos como formação da sociedade, grupo, grupo social, identidade coletiva, formação política do Brasil, cultura e integração social, entre outros temas. Portanto, este trabalho de portfólio trata de um tema importante para seu processo de formação profissional e para a profissão de Serviço Social. ORIENTAÇÕES DO TRABALHO: Você deverá desenvolver um trabalho relacionado com a seguinte temática “MEU GRUPO DE CONVIVÊNCIA”. Agora de posse do tema do trabalho, deverá fazer uma pesquisa para embasar seu trabalho sobre: O que é grupo? O que é grupo social? Quais as vantagens de fazer parte de um grupo? Você já vivenciou alguma experiência de conflito estando neste grupo? A comunicação pode ser um dos fatores geradores de conflito dentro de um grupo? Você faz parte de algum grupo? (Ex: grupo de jovens, grupo de estudantes, grupo de estudos, grupo do cafezinho, grupo do trabalho, grupo de amigas, grupo de cantores, grupo de leitura, grupo de futebol, grupo de WhatsApp, entre outros) Enfim, são muitos os grupos aos quais podemos estar e muitas são as questões que nos fazem refletir sobre grupo. A pesquisa teórica sobre o que é grupo? que você realizou serve de apoio teórico para desenvolver e aprofundar seu trabalho de portfólio. De posse das orientações para o estudo do trabalho de portfólio, deverá escrever um texto narrativo de 2 (duas) a 3 ( três) folhas/laudas narrando uma experiência vivenciada por você, numa vivência/situação de grupo. A pesquisa teórica que você fez no livro da disciplina de Psicologia de Desenvolvimento Humano, sobre grupo, serve de apoio teórico para desenvolver e aprofundar seu trabalho de portfólio. O que é um texto NARRATIVO? O texto narrativo é aquele que narra uma história através da sequência de fatos. A sucessão de acontecimentos é contada por um narrador que apresenta os principais elementos da narração Segue as orientações do trabalho: • TÍTULO O título deverá ser proposto/definido por você (seja criativo ao definir seu título, ele deverá comunicar seu trabalho); • INTRODUÇÃO responder as perguntas que estão nas orientações com base na pesquisa; • DESENVOLVIMENTO é o espaço para desenvolver a sua história relacionada a sua convivência com grupo; • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS citar as referências bibliográficas utilizadas no trabalho Para iniciar seu trabalho de portfólio, estude o capítulo IV do Livro de Psicologia do Desenvolvimento Humano, disponível no seu AVA, e as disciplina de Psicologia do Desenvolvimento Humano. ✓ REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA DO LIVRO: ESCORSIN, Ana Paula. Psicologia do desenvolvimento humano. Curitiba: InterSabere, 2016. ✓ Rotas de Aprendizagem da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento Humano (fundamental estudar para desenvolver o trabalho) 2 VEJA O MODELO PARA FAZER O SEU TRABALHO, DISPONÍVEL NO SEU AVA – AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. ATENÇÃO: TRABALHOS IGUAIS SERÃO DESCONSIDERADOS PARA CORREÇÃO, ASSIM COMO, A IDENTIFICAÇÃO PELO PROFESSOR CORRETOR DE CÓPIA DE TEXTOS. ESTES TERÃO SUAS NOTAS ZERADAS. PARTE 2 - ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE FORMATAÇÃO Importante: O texto deverá conter de 2 (duas) a 3 (três) folhas/laudas. Veja o modelo de trabalho que está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Importante: Este trabalho deverá ser realizado INDIVIDUAL Formatação: Digitado, em papel A4. Margens: Superior 3,0; inferior 2,0; Esquerda 3,0; Direita 2,0. Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12. Espaçamento: corpo do texto – 1,5 entrelinhas. Citações: - no corpo do texto (até 03 linhas): entrelinhas 1,5; fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12. - Com recuo (mais de 03 linhas): recuo de 4cm à esquerda, com espaçamento simples e fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 10. PARTE 3 – PRAZOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PRAZOS PARA POSTAGEM NO AVA ✓ Período para postagem do trabalho escrito: ATÉ 12.12.2021 OBS* (Não haverá 2ª chamada, nem refeitos) CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO: ➢ CONSTRUÇÃO DO TRABALHO: 90 pontos (Título, Desenvolvimento, Considerações Finais e Referência. Considera-se também nesta avaliação: ortografia, pontuação, concordância verbal, conjugação, regência, adequação ao Novo Acordo Ortográfico, vocabulário e coerência textual). ➢ FORMATAÇÃO: 10 pontos (considerando as orientações de normas técnicas para apresentação de trabalhos acadêmicos) VALOR TOTAL DO PORTFÓLIO: 100 pontos (peso de 20% média) PARTE 4 – PROCEDIMENTOS DE ENTREGA / POSTAGEM DO TRABALHO 1. O Portfólio deverá ser postado no link Trabalhos no AVA. 2. Dentro das salas de disciplinas, acessar o link “trabalhos” depois anexar o trabalho, conforme orientação do próprio sistema. 3. Encaminhar o trabalho em formato Word. Não enviar o portfólio em formato pdf. Isso dificulta a correção e o momento da devolutiva. 4. A correção do portfólio é realizada por professores assistentes sociais especialistas e mestres, assegurando a qualidade da avaliação e a pertinência para a formação do assistente social na construção do conteúdo dos trabalhos. Bons Estudos! Equipe Pedagógico do Trabalho de portfólio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...

AP – Unidade 1, 2, 3 e 4

  AP – Unidade I Dentre as múltiplas competências a serem desenvolvidas pelo gestor educacional, deve-se citar sua atuação na construção de uma escola inclusiva. Partindo dessa premissa, leia o Artigo intitulado O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (VIOTO, J. R. B.; VITALIANO, C. R. O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Dialogia, São Paulo, n. 33, p. 47-59, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13671/7838. Acesso em: 22/12/2022). Tendo por base as contribuições apresentadas no Artigo, elabore um texto discursivo (de 25 a 30 linhas), discutindo como o gestor educacional pode contribuir com o processo de organização de uma escola inclusiva. Destaca-se que não serão aceitas reproduções de autores sem a devida menção à fonte. Caso utilize textos para embasar as reflexões, é essencial fazer as dev...

resposta 10/10 AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE

  AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE Segundo o ponto de vista sensorial de Miles e Riggio, surdocegos podem ser: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 São comportamentos da criança surdo cega: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Os professores principalmente e outros profissionais ligados na área da educação enfrentam o desafio da inclusão, o que não poderia ser chamado assim, pois na verdade a etapa da adaptação a essa nossa realidade já deveria ter sido superada. As escolas deveriam estar adequadas ás necessidades de todos os alunos que necessitam dessas adaptações e apresentam a minoria dentro das escolas. Essas adequações vêm de encontro à acessibilidade, de acordo com o Dischinger e Machado (2006), esta se apresenta nas seguintes dimensões: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 P...