Caro estudante,
A Avaliação Contínua (AVC) é uma atividade que você deve desenvolver conforme explicado no enunciado abaixo. Esta avaliação vale até 10,0 pontos, portanto, é importante que você leia as instruções com muito cuidado.
O estudo dos materiais didáticos da disciplina e as pesquisas desenvolvidas são fundamentais para o enriquecimento do seu trabalho.
Atenção1: Serão consideradas para avaliação somente as atividades entregues nesta página com o status “enviado”. As atividades com status na forma de “rascunho” ou entregues por outras vias não serão corrigidas.
Atenção2: A atividade deve ser postada obrigatoriamente no modelo de Folha de Repostas disponível abaixo para você realizar download, de preferência em pdf.
Atenção3: O desenvolvimento e entrega da AVC deve ocorrer dentro dos prazos definidos na agenda da disciplina. Não serão aceitas entregas após o prazo final para envio. Não deixe para a última hora!
Se você enviar a atividade até o prazo definido na agenda da disciplina como feedback intermediário, o tutor fará uma análise de sua resposta e indicará melhorias a serem implementadas. Após fazer as correções indicadas pelo tutor, você deve reenviar a AVC, até o prazo final definido na agenda da disciplina. Caso você não envie no prazo para feedback intermediário, mas entregue até a data final para envio, receberá apenas a nota.
Enunciado:
Quando criança, tudo é motivo para se fazer perguntas, de acordo com pesquisa realizada pelo site britânico Littlewoods as crianças fazem em média 300 perguntas por dia, entre 02 e 10 anos de idade.
Conforme o psicólogo infantil Paul Harris da Universidade Harvard , quando crescemos paramos de fazer perguntas por duas razões:
1) Neurológica, o cérebro começa a diminuir conexões neurais, que na primeira infância cresciam rapidamente.
2) Cognitiva, à medida que crescemos os modelos mentais são mais desenvolvidos e com isso categorizam melhor, diminuindo a necessidade de fazer perguntas, por exemplo, “o que é isso?”.
Contudo, esses fatores não explicam, totalmente, a diminuição da quantidade de perguntas geradas por um adulto. Quando transportamos essa questão para o ambiente organizacional a coisa se complica um pouco mais. Parece contraditório, visto que cada vez mais, as empresas criam “ambientes inovadores”, que necessitam de uma cultura questionadora.
Sabe-se que para ter um ambiente que prioriza a inovação, deve-se estimular a criação de combinações entre recursos existentes na empresa e a relação com o mercado, o que implica no reconhecimento de lidar com as diferentes formas de conhecimentos existentes na organização. Além disso, Alencar e Fleitch (2003) citam que a produção criativa de inovações não pode ser atribuída, exclusivamente, a um conjunto de habilidades das pessoas e/ou equipes.
Com base nesse contexto, análise a situação descrita a seguir:
A empresa WGO por muitos anos se manteve líder de mercado em seu setor de atuação, por isso tinha como principal preocupação proteger seu produto, que comercializava com altíssimas margens. Esse posicionamento dava aos executivos a confiança de que os lucros permaneceriam garantidos a médio e longo prazo.
O forte de sua produção era os insumos que alimentavam as máquinas, nesse sentido tinha o mercado na mão, não havendo quase nenhum concorrente que ameaçasse sua liderança, por isso, quando sua equipe de criação desenhou um protótipo para que as máquinas, ao invés de usarem insumos, fossem totalmente digitais, a ideia foi logo refutada, mesmo sabendo que o mercado digital estava em franco crescimento.
Com base no cenário apresentado pela empresa WGO e considerando o que aprendeu nesta disciplina, reflita sobre as questões a seguir e construa um texto argumentativo sobre:
1) A cultura e o clima organizacional na implantação de novas ideias e o alinhamento da comunicação com as equipes.
2) Os aspectos motivacionais em ambientes inovadores.
3) O comportamento organizacional diante da velocidade da mudança.
Importante:
Sempre desenvolva textos com sua própria argumentação. Nunca copie e cole informações da Internet, de outro colega ou qualquer outra fonte como sendo sua produção, já que essas situações caracterizam plágio e invalidam sua atividade.
Comentários
Postar um comentário