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TRABALHO PRONTO

 


Atividade no Portfólio: Desenvolvimento de Competências e a progressão das aprendizagens dos estudantes.

 

Objetivos
. Retomar e refletir acerca dos conteúdos estudados nos Ciclos de Aprendizagem 1 e 2.
. Refletir acerca do trabalho pedagógico no desenvolvimento das dez competências gerais da Educação Básica a partir do comprometimento da aquisição das aprendizagens dos estudantes de forma progressiva.
. Levantar ações pedagógicas quanto ao desenvolvimento de competências na escola de forma orgânica, humana e não mecânica.
. Levantar ações do professor quanto ao “olhar”/“revisitar” a Educação Infantil para ensinar melhor em qualquer etapa da Educação Básica.

 

Descrição da atividade
Esta atividade tem como temas as competências e a progressão de aprendizagens.

Para responder a esta tarefa, considere:

  • os objetivos dos Ciclos de Aprendizagem 1 e 2:

Objetivo do Ciclo de Aprendizagem 1: Entender de forma analítica o que é competência, sua inserção de forma criteriosa na escola, tendo a clareza da implementação das 10 competências gerais da Educação Básica, considerando a complexidade da progressão das aprendizagens dos estudantes.

Objetivo do Ciclo de Aprendizagem 2: Compreender a importância da progressão e a continuidade dos processos de aprendizagem; acompanhamento e avaliação das aprendizagens, síntese das aprendizagens e a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental à luz da BNCC.

  • os fragmentos de estudos dos Ciclos de Aprendizagem 1 e 2:

Fragmentos de Estudos do Ciclo de Aprendizagem 1: De acordo com Brasil (2018, p. 08), a competência é definida: como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

Entender competência de forma analítica é saber as bases do seu surgimento e proposições, para que a prática docente não seja alienada, alienante e mecânica.

Para que você professor saiba ajudar os estudantes a se apropriarem das competências, é preciso ter claro que as mesmas têm uma progressão considerando cada etapa de ensino, além de estar atento a todo momento para o seu desenvolvimento. Cabe salientar que as competências gerais da Educação Básica são numeradas de 1 a 10. Por questão didática, mas não por ordem de apropriação. As competências devem ser trabalhadas em toda a Educação Básica em regime de ampliação do grau ou nível de complexidade a partir dos conteúdos ensinados.

 

Fragmentos de Estudos do Ciclo de Aprendizagem 2: A BNCC (2018) expressa a lógica de que a Educação Infantil não deve ser considerada uma etapa preparatória para o Ensino fundamental, colocando a criança no centro do processo e traz a progressão das aprendizagens como um dos principais desafios desse arranjo de integração curricular proposto, que tem início logo na Educação Infantil, visto que por meio dos objetivos (de aprendizagem e desenvolvimento) de cada um dos campos de experiência, as crianças podem desenvolver-se progressivamente.

Portanto, a progressão e continuidade pode e deve ser compreendida como sendo uma característica do próprio processo de aprendizagem, pois à medida que as aprendizagens vão ampliando e aumentando a complexidade e a criança vai se desenvolvendo. Para tanto, é tão importante a elaboração da síntese das aprendizagens.

 

Agora responda as duas questões do Portfólio 1:

1. Cite 5 ações do professor de como assegurar a progressão de aprendizagens dos estudantes ao longo de toda a Educação Básica (considerando sua etapa como professor), tendo como foco o desenvolvimento de competências e tendo certeza que os alunos estão incorporando as aprendizagens essenciais (essenciais não quer dizer o básico) e o professor não apenas seguindo um rol de capacidade/aptidão/habilidade (que são as competências a serem desenvolvidas). O ensinar precisa ter significado para o aluno e não ser automatizado.
A resposta deve ser em formato de itens:

(0.2) 1.

(0.2) 2.

(0.2) 3.

(0.2) 4.

(0.2) 5.

 

2. Cite 5 ações como professor, em qualquer área da Educação Básica, que mostrem: o que devo “olhar”, “revisitar” no contexto da Educação Infantil para garantir as aprendizagens essenciais na etapa em que você vai ensinar, considerando a lógica da progressão de aprendizagens? A pergunta não é o que a Educação Infantil tem para contribuir, pois não é uma etapa preparatória, mas o que eu como professor preciso considerar dessa etapa para ensinar de forma progressiva e não fragmentada?
A resposta deve ser em formato de itens:

(0.2) 1.

(0.2) 2.

(0.2) 3.

(0.2) 4.

(0.2) 5.

 

Critérios de avaliação

Na avaliação desta tarefa, serão utilizados os seguintes critérios:

. Utilização da norma padrão da Língua Portuguesa e das normas da ABNT.

. Compreensão das referências estudadas.

. Apresentar cinco ações do professor de como assegurar a progressão de aprendizagens dos estudantes ao longo de toda a Educação Básica (considerando sua etapa como professor), tendo como foco o desenvolvimento de competências e tendo certeza que os alunos estão incorporando as aprendizagens essenciais (essenciais não quer dizer o básico) e o professor não apenas seguindo um rol de capacidade/aptidão/habilidade (que são as competências a serem desenvolvidas).

. Apresentar 5 ações como professor, em qualquer área da Educação Básica, que mostrem: o que devo “olhar”, “revisitar” no contexto da Educação Infantil para garantir as aprendizagens essenciais na etapa em que você vai ensinar, considerando a lógica da progressão de aprendizagens?

 

Pontuação
A atividade vale de 0 a 2,0 pontos.

O envio de mensagens se encerra em 04/04/2022

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