Atividade no Portfólio: Desenvolvimento de
Competências e a progressão das aprendizagens dos estudantes.
Objetivos
. Retomar e refletir acerca dos conteúdos estudados nos Ciclos de Aprendizagem
1 e 2.
. Refletir acerca do trabalho pedagógico no desenvolvimento das dez
competências gerais da Educação Básica a partir do comprometimento da aquisição
das aprendizagens dos estudantes de forma progressiva.
. Levantar ações pedagógicas quanto ao desenvolvimento de competências na
escola de forma orgânica, humana e não mecânica.
. Levantar ações do professor quanto ao “olhar”/“revisitar” a Educação Infantil
para ensinar melhor em qualquer etapa da Educação Básica.
Descrição da atividade
Esta atividade tem como temas as competências e a progressão de aprendizagens.
Para responder a
esta tarefa, considere:
- os objetivos dos Ciclos de Aprendizagem 1 e 2:
Objetivo do Ciclo
de Aprendizagem 1: Entender de forma analítica o que é competência, sua
inserção de forma criteriosa na escola, tendo a clareza da implementação das 10
competências gerais da Educação Básica, considerando a complexidade da
progressão das aprendizagens dos estudantes.
Objetivo do Ciclo
de Aprendizagem 2: Compreender a importância da progressão e a continuidade dos
processos de aprendizagem; acompanhamento e avaliação das aprendizagens,
síntese das aprendizagens e a transição da Educação Infantil para o Ensino
Fundamental à luz da BNCC.
- os
fragmentos de estudos dos Ciclos de Aprendizagem 1 e 2:
Fragmentos de
Estudos do Ciclo de Aprendizagem 1: De acordo com Brasil (2018, p. 08),
a competência é definida: como a mobilização de conhecimentos (conceitos e
procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes
e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno
exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
Entender
competência de forma analítica é saber as bases do seu surgimento e
proposições, para que a prática docente não seja alienada, alienante e
mecânica.
Para
que você professor saiba ajudar os estudantes a se apropriarem das
competências, é preciso ter claro que as mesmas têm uma progressão considerando
cada etapa de ensino, além de estar atento a todo momento para o seu
desenvolvimento. Cabe salientar que as competências gerais da Educação Básica são
numeradas de 1 a 10. Por questão didática, mas não por ordem de apropriação. As
competências devem ser trabalhadas em toda a Educação Básica em regime de
ampliação do grau ou nível de complexidade a partir dos conteúdos ensinados.
Fragmentos de
Estudos do Ciclo de Aprendizagem 2: A BNCC (2018) expressa a lógica de
que a Educação Infantil não deve ser considerada uma etapa preparatória para o
Ensino fundamental, colocando a criança no centro do processo e traz a
progressão das aprendizagens como um dos principais desafios desse arranjo de
integração curricular proposto, que tem início logo na Educação Infantil, visto
que por meio dos objetivos (de aprendizagem e desenvolvimento) de cada um dos
campos de experiência, as crianças podem desenvolver-se progressivamente.
Portanto,
a progressão e continuidade pode e deve ser compreendida como sendo uma
característica do próprio processo de aprendizagem, pois à medida que as
aprendizagens vão ampliando e aumentando a complexidade e a criança vai se
desenvolvendo. Para tanto, é tão importante a elaboração da síntese das
aprendizagens.
Agora responda as
duas questões do Portfólio 1:
1. Cite 5 ações do professor de como assegurar a
progressão de aprendizagens dos estudantes ao longo de toda a Educação Básica
(considerando sua etapa como professor), tendo como foco o desenvolvimento de
competências e tendo certeza que os alunos estão incorporando as aprendizagens
essenciais (essenciais não quer dizer o básico) e o professor não apenas
seguindo um rol de capacidade/aptidão/habilidade (que são as competências a
serem desenvolvidas). O ensinar precisa ter significado para o aluno e não ser
automatizado.
A resposta deve ser em formato de itens:
(0.2) 1.
(0.2) 2.
(0.2) 3.
(0.2) 4.
(0.2) 5.
2. Cite 5 ações como professor, em qualquer área
da Educação Básica, que mostrem: o que devo “olhar”, “revisitar” no contexto da
Educação Infantil para garantir as aprendizagens essenciais na etapa em que
você vai ensinar, considerando a lógica da progressão de aprendizagens? A
pergunta não é o que a Educação Infantil tem para contribuir, pois não é uma
etapa preparatória, mas o que eu como professor preciso considerar dessa etapa
para ensinar de forma progressiva e não fragmentada?
A resposta deve ser em formato de itens:
(0.2) 1.
(0.2) 2.
(0.2) 3.
(0.2) 4.
(0.2) 5.
Critérios de avaliação
Na avaliação desta
tarefa, serão utilizados os seguintes critérios:
. Utilização da
norma padrão da Língua Portuguesa e das normas da ABNT.
. Compreensão das
referências estudadas.
. Apresentar cinco
ações do professor de como assegurar a progressão de aprendizagens dos
estudantes ao longo de toda a Educação Básica (considerando sua etapa como
professor), tendo como foco o desenvolvimento de competências e tendo certeza
que os alunos estão incorporando as aprendizagens essenciais (essenciais não
quer dizer o básico) e o professor não apenas seguindo um rol de
capacidade/aptidão/habilidade (que são as competências a serem desenvolvidas).
. Apresentar 5
ações como professor, em qualquer área da Educação Básica, que mostrem: o que
devo “olhar”, “revisitar” no contexto da Educação Infantil para garantir as
aprendizagens essenciais na etapa em que você vai ensinar, considerando a
lógica da progressão de aprendizagens?
Pontuação
A atividade vale de 0 a 2,0 pontos.
O envio de
mensagens se encerra em 04/04/2022
Comentários
Postar um comentário