o desenvolvimento de uma campanha publicitária para divulgação de uma loja de produtos infantis localizada em um shopping de médio porte
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Curso: CST em Design Gráfico Semestre: 2º
Objetivos da
Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de ensino
aprendizagem que tem por objetivos:
• Auxiliar no desenvolvimento das competências
requeridas pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores
em Tecnologia do Ministério da Educação.
• Relacionar teoria e prática, a fim de proporcionar
embasamento para atuação em atividades
extracurriculares.
• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e
o autoaprendizado.
• Favorecer a aprendizagem.
• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a
solução de problemas práticos relativos à profissão.
Prezad@ alun@,
Seja bem-vind@ a este semestre!
Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas à
elaboração do trabalho disponibilizadas neste manual, sob a orientação do Tutor a Distância,
considerando as disciplinas norteadoras.
A participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno
desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nessa
produção textual deverá ser considerado o desenvolvimento de uma campanha publicitária para
divulgação de uma loja de produtos infantis localizada em um shopping de médio porte apresentado na
sequência.
Na Produção Textual Individual (PTI) você deverá, em um primeiro momento, conhecer a
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) que descreve a inserção de um profissional de Design
Gráfico no mercado de trabalho.
Em um segundo momento, você deverá se envolver com a Situação Geradora de
Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar
essas tarefas, siga as orientações fornecidas nesse material e nas fundamentações teóricas diversas
(livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes
indicados pelos professores ou pesquisados por você).
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
No final deste manual, constam todas as informações necessárias para a construção do
trabalho individual. Faça uma leitura na integra e observe todos as normas e orientações para que
o desenvolvimento do trabalho seja satisfatório e possa atender todas as solicitações que a
atividade exige.
Se houver qualquer dúvida no desenvolvimento deste trabalho, sempre recorra as
instruções aqui presentes, bem como, acione o seu tutor a distância para que ele possa auxiliá-lo da
melhor forma possível.
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
Campanha publicitária para loja de produtos infantis
Suponha que você foi contratado para atuar na campanha publicitária de inauguração de uma loja
de produtos infantis localizada em um shopping de médio porte. A loja irá oferecer vendas de
roupas e sapatos da linha baby, vestuário e acessórios para crianças de 1 à 10 anos e infantojuvenil até 16 anos. Como a loja será aberta ainda não foram definidos nome e logo para a
campanha e também serão necessários alguns elementos gráficos para o tapume no período de
obras, para o outdoor externo e folders de divulgação para mídias digitais na semana de
inauguração.
Agora, é com você!
Para atender as demandas da campanha publicitária será definidas as seguintes tarefas:
1ª tarefa: Definição do nome da loja e criação da logo
Para desenvolver essa tarefa você deverá investigar sobre elementos de comunicação e linguagem
para atingir o público esperado, e a partir desses estudos desenvolver layouts para campanha
publicitária com o auxílio da criação digital de imagens por meio de desenhos e ilustrações
autênticas.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
2º tarefa: Designer do tapume de obras
Considerar a dimensão do tapume proporcional a 7 metros de comprimento por 5 de altura, neste
caso você deverá utilizar a arte desenvolvida na tarefa anterior para elaborar um design gráfico
para mídia impressa que seja atrativo para as pessoas que circulem no shopping no período de
obras que precede a inauguração da loja.
3ª tarefa: Criação de arte para outdoor externo do shopping
Considerar a dimensão do outdoor proporcional a 9 metros de comprimento por 3 de altura, neste
caso você deverá produzir um designer gráfico voltado para a semana de inauguração da loja com
elementos promocionais elegendo a melhor forma de comunicação visual.
4ª tarefa: Criação de folder de divulgação para mídias digitais
Para a semana de inauguração será necessário um conjunto de 5 post para as redes sociais,
divulgando a marca da loja e seus respectivos produtos, deste modo serão necessários a produção
desses folders para as mídias digitais.
Para entrega do portfólio desta PTG teremos a seguinte organização:
a) Introdução: nessa etapa você deverá apresentar o conceito da loja e descrever como será o
programa de necessidades e o desenvolvimento da campanha publicitária. ( mínimo 1 página)
b) Desenvolvimento: nessa etapa deverá ser apresentado os produtos desenvolvidos nas tarefas
com uma breve descrição do seu desenvolvimento, sendo anexado na íntegra a arte desenvolvida
no final do trabalho, sendo: ( mínimo 4 páginas)
Definição do nome da loja e criação da logo;
Designer do tapume de obras;
Criação de arte para outdoor externo do shopping;
Criação de folder de divulgação para mídias digitais.
c) Conclusão: nessa etapa você deverá fazer um texto argumentativo dissertativo apresentando as
contribuições do trabalho realizado bem como o desenvolvimento da campanha publicitária. (
mínimo 1 página)
d) Referências bibliográficas: Toda a bibliografia utilizada para elaborar o portfólio deverá ser
citada. Utilize a norma ABNT para a colocação das referências.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
e) Anexos: nesta etapa deverá ser incluso as artes desenvolvidas para a campanha publicitária.
REFERÊNCIAS
BÜRDEK, Bernhard E. Design: história, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Edgard
Blücher, 2006.
HALL, A. Fundamentos essenciais da ilustração. São Paulo: Rosari, 2012.
KALBACH, J. Design de navegação web: otimizando a experiência do usuário. Porto Alegre:
Bookman, 2009.
LUPTON, E.; PHILLIPS, J. C. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
LUPTON, E. Intuição, ação, criação. São Paulo: Editora G. Gili, 2013.
MUNARI, B. Design e comunicação visual: contribuição para uma metodologia didática. 1. ed. São
Paulo: Martins Fontes, 2011.
SAMARA, T. Ensopado de design gráfico: ingredientes visuais, técnicas e receitas de layouts para
designers gráficos. São Paulo: Blucher, 2010.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. O trabalho será realizado individualmente.
2. Importante: Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta
específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem,
conforme disposto no AVA. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.
3. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Instituição, sendo organizado
no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto,
espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências,
entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no AVA.
4. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos
aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos
plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a
prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada
no âmbito acadêmico.
5. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma
hipótese, trabalhos enviados em PDF.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
A seguir, apresentamos a você alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise
do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual:
Normalização correta do trabalho, com atendimento ao número de páginas solicitadas.
Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução,
desenvolvimento e conclusão).
Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão.
Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com objetividade,
criatividade, originalidade e autenticidade.
Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente
citados.
Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhe atender em suas
dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta
oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário.
Bom trabalho!
Equipe de professores
Comentários
Postar um comentário