PLANO DE TRABALHO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reformulação das Orientações de Estágio COVID-19 Sumário 1. INTRODUÇÃO AO ESTÁGIO E PLANO DE TRABALHO .................................................................................3 2. PLANO DE TRABALHO: CRIANDO UM NEGÓCIO DE COMIDA POPULAR ....................................................5 2.1 ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES.................................................................................................... 6 ATIVIDADE A - Leitura Obrigatória e Produção de Texto sobre Criação de Empresas..................................... 7 ATIVIDADE B – Leitura Obrigatória e Produção de Texto Sobre Viabilidade Econômica de um Negócio ....... 8 ATIVIDADE C – Leitura Obrigatória e Produção de Texto Sobre Viabilidade Operacional de um Negócio ..... 9 ATIVIDADE D – Leitura Obrigatória e Produção de Texto Sobre a Viabilidade Mercadológica de um Negócio .......................................................................................................................................................................... 10 ATIVIDADE E – Leitura Obrigatória e Produção de Texto Sobre Estratégia de um Negócio .......................... 11 ATIVIDADE F – Elaboração do Plano de Viabilidade do Negócio .................................................................... 12 ATIVIDADE G – Preenchimento do Plano de Negócios.................................................................................... 14 ATIVIDADE I - Produzir Relatório de estágio ................................................................................................... 15 3 1. INTRODUÇÃO AO ESTÁGIO E PLANO DE TRABALHO O Estágio Curricular tem como objetivo proporcionar ao estudante experiências práticas que complementem o aprendizado, de forma a aperfeiçoar o seu processo de formação profissional e humana. Visa também proporcionar diversos benefícios, dentre eles: a. Motivar o estudo, pois o aluno perceberá a finalidade dos conhecimentos discutidos no curso e sua aplicação na prática profissional. b. Facilitar e antecipar as escolhas do estagiário quanto às áreas de atuação disponíveis na futura profissão. c. Amenizar o impacto da passagem da vida infantil para a profissional. d. Possibilitar perceber as próprias deficiências de formação pessoal e buscar o aprimoramento. e. Permite adquirir uma atitude de trabalho sistematizado, organização e planejamento, a partir de objetivos e metas que devem ser trabalhados coletivamente. f. Incentivar a observação e comunicação concisa de ideias, bem como o uso de termos específicos da área de atuação. g. Estimular o exercício do senso crítico, da criatividade e da sociabilidade. h. Oferecer a clareza de que as instituições possuem filosofia, diretrizes, organização e funcionamento específicos, que devem ser respeitados na prática profissional estimulando a análise do ambiente organizacional e cultural ali presentes. Nesse contexto e considerando o momento social pelo qual passamos, a seguir, são apresentadas as orientações das atividades previstas para o estágio curricular obrigatório do curso de Administração considerando as regras acadêmicas previstas no Manual de Estágio. Reforçamos que as regras aqui colocadas e o Plano de Trabalho, respeitam as diretrizes reformuladas para atender às restrições estabelecidas durante o período de pandemia COVID-19. O aluno deverá observar a realização do estágio de acordo com o semestre e matriz curricular do curso, sendo um estágio em Gestão Organizacional com foco no Empreendedorismo, em uma proposta que perpassará todas as áreas funcionais da Administração, a saber: Operações, Recursos Humanos, Marketing, Finanças, Produção e Logística. O estágio será realizado com base em um caso hipotético de criação de empresa que deverá ser analisado e desenvolvido segundo as orientações inerentes a cada atividade prevista, resultado por fim no relatório de estágio que contemplará a entrega esperada do Plano de Negócios que se propõe. O aluno deverá observar que as atividades propostas neste Plano de Trabalho devem ser consideradas respeitando a regionalidade, informações de seu mercado local, a relevância da proposta, a necessidade de que as informações prestadas sejam o mais próximo da realidade considerando o momento pelo qual passamos e o enfrentamento da propagação do COVID-19, em que estamos em isolamento social parcial ou em algumas 4 localidades, isolamento total. O Estágio Curricular para o curso de Administração terá por objetivos: • Proporcionar ao estudante oportunidades de desenvolver suas habilidades e competências no campo da gestão e dos processos administrativos por meio da análise do caso apresentado mediado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS); • Incentivar o desenvolvimento das potencialidades individuais, propiciando o surgimento de novas gerações de profissionais empreendedores internos e externos, capazes de adotar modelos de gestão, métodos e processos inovadores, novas tecnologias e metodologias alternativas; • Complementar o processo de ensino-aprendizagem, através da conscientização das deficiências individuais, e incentivar a busca do aprimoramento pessoal e profissional; • Refletir, sistematizar e testar conhecimentos teóricos e instrumentos discutidos antes pelo aluno e seus colegas, bem como na vivência das aulas e demais atividades presentes nas disciplinas regulares do curso; • Propiciar ao aluno-estagiário a perspectiva do que seria a realidade profissional, ainda que em um escopo de simulação, e a familiarização com o futuro ambiente de trabalho e dos negócios por meio das atividades propostas. O aluno terá os recursos acadêmicos mediados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação, as leituras indicadas e o suporte do tutor à distância que exercerá o papel ativo de orientar o aluno durante o desenvolvimento das atividades de seu estágio contidas nesse Plano de Trabalho. Bom Estágio! 5 2. PLANO DE TRABALHO: CRIANDO UM NEGÓCIO DE COMIDA POPULAR No percurso de seu Estágio Curricular, você deverá desenvolver um plano de criação de um negócio, a saber, uma Cozinha Caseira Popular Delivery, considerando o momento pelo qual passamos onde existem restrições e dificuldades de locomoção, acesso restrito a lanchonetes e restaurantes convencionais, bem como restrições quanto ao orçamento familiar, algo que coloca como oportuno ofertar alimentos caseiros a preços populares, nas famosas “quentinhas ou marmitas” para entrega a domicílio. Para isso você precisará desenvolver o que chamamos de Plano de Negócios, observando um modelo já consolidado de criação de empresas, e naturalmente seguindo os passos que de fato seriam necessários para que fosse aberta por você essa Cozinha Caseira Popular Delivery. Importante salientar que por meio dessa atividade procuramos incentivar o empreendedorismo, a criatividade e as habilidades e competências necessárias para que de fato você possa empreender em tal negócio, ou em outro tipo de negócio, adaptando posteriormente o plano resultante em um documento que possa nortear a criação de sua empresa. Agora recomendo que acesse o link abaixo onde apresento a abordagem geral do Plano de Trabalho: Clique aqui para acessar o vídeo! Passaremos então a seguir às atividades específicas que deverão ser desempenhadas para que você possa contemplar o processo de desenvolvimento de seu Plano de Trabalho e do modelo de Plano de Negócios. Para isso iniciaremos a descrição das atividades que serão desenvolvidas em cada etapa. 6 2.1 ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES Nesta etapa você iniciará suas atividades, sendo que abaixo será possível observar o quadro organizado com as atividades que serão realizadas até que desenvolva por completo o Plano de Trabalho. Plano de Trabalho Atividade A: Leitura obrigatória e produção de texto sobre Criação de Empresas. Atividade B: Leitura obrigatória e produção de texto sobre Viabilidade Econômica de um Negócio. Atividade C: Leitura obrigatória e produção de texto sobre Viabilidade Operacional de um Negócio. Atividade D: Leitura obrigatória e produção de texto sobre Viabilidade Mercadológica de um Negócio. Atividade E: Leitura obrigatória e produção de texto sobre Estratégia de um Negócio. Atividade F: Elaboração do Plano de Viabilidade Econômica do Negócio. Atividade G: Elaboração do Plano de Viabilidade Operacional do Negócio. Atividade H: Elaboração do Plano de Marketing e Comunicação do Negócio. Atividade I: Elaboração do Planejamento Estratégico do Negócio. Atividade J: Preenchimento do Plano de Negócios. Atividade K: Entrega do Relatório Final contemplando a produção textual e o Plano de Negócios finalizado. Agora recomendo que acesse o link abaixo onde apresento um overview relacionado ao Plano de Trabalho com ênfase nas primeiras atividades que dão sustentação para o processo: Clique aqui para acessar o vídeo! Havendo alguma dúvida, não hesite em questionar seu tutor à distância que atuará como mediador nesse processo. 7 ATIVIDADE A - Leitura Obrigatória e Produção de Texto sobre Criação de Empresas Você deverá acessar o link abaixo para realizar a leitura dos textos sugeridos a fim de que possa ter a base para o desenvolvimento do texto solicitado. Clique aqui para acessar os textos Agora você deverá escrever sobre o processo de criação de uma empresa, os principais dilemas do empreendedor, os riscos envolvidos, e as etapas que devem ser seguidas. Seu texto deverá ter no mínimo 45 linhas e no máximo 70, sendo a escrita dividida em introdução ao tema (1 parágrafo), argumentação e exposição dos pontos solicitados (3 a 4 parágrafos), e síntese integradora (fechamento do argumento em 1 parágrafo). 8 ATIVIDADE B – Leitura Obrigatória e Produção de Texto Sobre Viabilidade Econômica de um Negócio Você deverá acessar o link abaixo para realizar a leitura dos textos sugeridos a fim de que possa ter a base para o desenvolvimento do texto solicitado. Clique aqui para acessar os textos Agora você deverá escrever sobre a Viabilidade Econômica de um Negócio, com ênfase nos pilares do projeto de Comida Caseira Popular Delivery proposto, suas questões técnicas, aspectos econômicos, questões financeiras, legislação e outras burocracias. Seu texto deverá ter no mínimo 60 linhas e no máximo 95, sendo a escrita dividida em abordagem econômica do negócio, (1 a 2 parágrafos), questões burocráticas e legislação, (3 a 4 parágrafos), investimento inicial projetado do capital social (em 1 parágrafo), e por fim como são realizados os cálculos inerentes ao dia a dia financeiro (3 a 4 parágrafos). 9 ATIVIDADE C – Leitura Obrigatória e Produção de Texto Sobre Viabilidade Operacional de um Negócio Você deverá acessar o link abaixo para realizar a leitura dos textos sugeridos a fim de que possa ter a base para o desenvolvimento do texto solicitado. Clique aqui para acessar os textos Agora você deverá escrever sobre a Viabilidade Operacional de um Negócio com ênfase nos aspectos inerentes aos processos e pessoas, estrutura, recursos produtivos, linha de produção, e cadeia logística. Seu texto deverá ter no mínimo 100 e no máximo 240 linhas, com a divisão da seguinte forma: descrição da estrutura necessária para o negócio (1 a 2 parágrafos), descrição dos processos e pessoas envolvidas, bem como seus cargos e salários (3 a 5 parágrafos), descrição dos recursos produtivos empregados e como funcionará a linha de produção (3 a 5 parágrafos), e por fim a descrição da cadeia de logística e distribuição (3 a 5 parágrafos). 10 ATIVIDADE D – Leitura Obrigatória e Produção de Texto Sobre a Viabilidade Mercadológica de um Negócio Você deverá acessar o link abaixo para realizar a leitura dos textos sugeridos a fim de que possa ter a base para o desenvolvimento do texto solicitado. Clique aqui para acessar os textos Agora você deverá escrever sobre a Viabilidade Mercadológica de um Negócio com ênfase nos aspectos inerentes aos processos pesquisa de mercado, comportamento do consumidor, serviço que será oferecido, estratégias de comunicação e fidelização de clientes, bem como mix de produtos oferecidos. Seu texto deverá ter no mínimo 100 e no máximo 240 linhas, com a divisão da seguinte forma: pesquisa de mercado para compreensão do comportamento de consumo (4 a 6 parágrafos), mix de produtos e serviço oferecido (3 a 5 parágrafos), estratégias de comunicação (3 a 5 parágrafos), e por fim a descrição das abordagens de fidelização de clientes (2 a 4 parágrafos). 11 ATIVIDADE E – Leitura Obrigatória e Produção de Texto Sobre Estratégia de um Negócio Você deverá acessar o link abaixo para realizar a leitura dos textos sugeridos a fim de que possa ter a base para o desenvolvimento do texto solicitado. Clique aqui para acessar os textos Agora você deverá escrever sobre a Estratégia de um Negócio com ênfase nos aspectos inerentes à estratégia da Cozinha Caseira Popular Delivery que está desenvolvendo. Nesse sentido devem ser analisados os aspectos que norteiam a análise ambiental, variáveis incontroláveis, cenário da concorrência na cidade e região, diferenciais competitivos e vantagem competitiva, missão, visão, valor, bem como o tipo de estratégia a ser adotado, com foco na desnatação de mercado. Seu texto deverá ter no mínimo 250 e no máximo 600 linhas, com a divisão da seguinte forma: análise ambiental e variáveis do micro e macro ambientes (4 a 6 parágrafos), concorrência e diferenciais competitivos (2 a 5 parágrafos), aspectos que norteiam a construção da missão, visão e valores do negócio (2 a 4 parágrafos), e por fim a descrição da estratégia a ser adotada com foco na abordagem de desnatação de mercado. (2 a 4 parágrafos). 12 ATIVIDADE F – Elaboração do Plano de Viabilidade do Negócio Agora que você já possui a base para a construção do Plano de Viabilidade do Negócio, você deverá colocar em prática o desenvolvimento da abordagem de cada uma das áreas contempladas anteriormente, porém agora olhando para o negócio em si. Recomendo que acesse o link abaixo para assistir a um vídeo em que apresento um panorama geral para você que chegou até aqui e como você prosseguirá para a entrega final que está tão próxima: Clique aqui para acessar o vídeo! Agora, você deverá elaborar as seguintes partes componentes desta etapa: Elaboração do Plano de Viabilidade do Negócio 1: Elaboração do Plano de Viabilidade Econômica e Operacional 2: Elaboração do Planejamento Estratégico e Mercadológico. 3: Elaboração do Plano de Comunicação. Você deverá acessar o link abaixo para realizar a leitura dos textos sugeridos a fim de que possa ter a base para o desenvolvimento do texto solicitado. Clique nos links abaixo para acessar os textos de base para a elaboração de cada um dos Planos solicitados: Textos de base para a Elaboração do Plano de Viabilidade Econômica e Operacional Textos de base para a Elaboração do Planejamento Estratégico e Mercadológico Textos de base para a Elaboração do Plano de Comunicação Observando cada uma das etapas, vamos às tarefas do Plano de Viabilidade Econômica e Operacional: 1- Definir investimento inicial considerando localização, maquinário, estrutura física e layout da cozinha, pessoas que trabalharão no negócio e seus salários; 2- A partir da definição das pessoas, é necessário elaborar o plano de cargos e salários; 3- Depois é preciso estabelecer o que são custos fixos como conta de luz, água, telefone, internet e aluguel, bem como os salários e realizar a projeção de valores; 4- Agora os cursos variáveis que envolvem matéria prima, estoques, entre outros do dia a dia; 5- Chegamos à etapa da análise financeira com base no estabelecimento do ponto 13 de equilíbrio do negócio, o prazo para retorno do investimento, bem como onde você terá a base para a precificação de seus produtos; 6- Também é necessário elaborar o plano de trabalho para a linha de produção, estabelecendo e determinando os processos, isso inclui todas as etapas do processo produtivo e que estão envolvidas com o funcionamento da cozinha; 7- Por fim é necessário estabelecer o processo logístico e como funcionará a distribuição dos produtos, ou seja, da comida produzida. Observando cada uma das etapas, vamos às tarefas do Planejamento Estratégico e Mercadológico: 1- Elaborar Missão, Visão e Valores da Cozinha de Comida Popular Delivery, descrevendo as etapas e como chegou a cada um dos componentes; 2- Determinar quais são as variáveis ambientais externas diretamente mais impactantes no seu negócio; 3- Realizar a análise dos concorrentes a fim de saber quem são, onde estão e o que oferecem; 4- Elaborar Matriz SWOT com a identificação das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades ao negócio; 5- Estabelecer o Mix de Produtos que será oferecido, considerando que se trata de uma Cozinha de Comida Caseira Popular, ou seja, dentro deste escopo, quais refeições farão parte do cardápio; 6- Estabelecer a estratégia de precificação, observando obrigatoriamente que por tratar-se de uma empresa nova, a abordagem a ser utilizada será de Skimming, ou seja, precificação por desnatação de mercado; 7- Apresentar os componentes que serão adotados para a fidelização dos clientes; 8- Estabelecer a rotina de revisão do processo de planejamento e como será feita a avaliação deste. Observando cada uma das etapas, vamos às tarefas do Plano de Comunicação: 1- Elaborar slogan, marca e logotipo/mascote do negócio; 2- Estabelecer planos e metas de comunicação a curto, médio e longo prazo; 3- Estabelecer como será realizada a comunicação integrada e quais veículos serão utilizados no plano de mídia; 4- Realizar orçamento projetado da comunicação considerando tipo de comunicação e veículos utilizados; 5- Definir ferramenta ou abordagem que será utilizada para analisar a percepção dos clientes e potenciais clientes; 6- Definir como será a avaliação do processo de comunicação. 14 ATIVIDADE G – Preenchimento do Plano de Negócios Com base nas etapas anteriores você deverá preencher agora o Plano de Negócios. O modelo padrão segue a estrutura funcional tradicional encontrada no mercado com base no padrão orientado pelo SEBRAE. Acesse os links abaixo para acesso a textos de base para orientar o processo, bem como ao modelo de Plano de Negócios SEBRAE em planilha para download que deverá ser preenchido: Textos para exemplificação sobre o Plano de Negócios Modelo de Plano de Negócios SEBRAE 15 ATIVIDADE I - Produzir Relatório de estágio Para a montagem final do relatório de estágio, você deverá fazer o download do Modelo no AVA e reunir todo o material elaborado no desenvolvimento das diferentes atividades descritas no Plano de Trabalho. O Plano de Trabalho deverá ser desenvolvido INDIVIDUALMENTE, e o envio deve ser feito no formato .DOC ou .DOCX editáveis como padrão do Microsoft Word, não sendo aceito o envio de arquivos em outros formatos. 2.1 Elementos pré-textuais Inserção de elementos de apresentação/identificação do estudante e do estágio cursado no semestre, conforme Modelo disponibilizado no AVA: • Capa; • Folha de rosto; • Sumário. 2.2 Elementos textuais Inserção de elementos comprobatórios da execução do estágio, com detalhamento das atividades realizadas, conforme descritas no Plano de Trabalho, seguindo o Modelo disponibilizado no AVA: • Introdução: inserção de texto com a contextualização sobre o estágio realizado com foco no modelo de negócio proposto. • Desenvolvimento: inserção, em sequência, de todos os materiais elaborados nas atividades textuais, nos planos elaborador e por fim com o Plano de Negócios que será o resultado do relatório de impressão da planilha Excel a ser inserida no relatório. • Considerações finais: inserção de reflexões decorrentes da realização do estágio. 2.3 Elementos pós-textuais Inserção de elementos complementares para fechamento do relatório, conforme Modelo disponibilizado no AVA: • Referências; • Anexos; • Apêndices.
PLANO DE TRABALHO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reformulação das Orientações de Estágio COVID-19 Sumário 1. INTRODUÇÃO AO ESTÁGIO E PLANO DE TRABALHO .................................................................................3 2. PLANO DE TRABALHO: CRIANDO UM NEGÓCIO DE COMIDA POPULAR ....................................................5 2.1 ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES.................................................................................................... 6 ATIVIDADE A - Leitura Obrigatória e Produção de Texto sobre Criação de Empresas..................................... 7 ATIVIDADE B – Leitura Obrigatória e Produção de Texto Sobre Viabilidade Econômica de um Negócio ....... 8 ATIVIDADE C – Leitura Obrigatória e Produção de Texto Sobre Viabilidade Operacional de um Negócio ..... 9 ATIVIDADE D – Leitura Obrigatória e Produção de Texto Sobre a Viabilidade Mercadológica de um Negócio .......................................................................................................................................................................... 10 ATIVIDADE E – Leitura Obrigatória e Produção de Texto Sobre Estratégia de um Negócio .......................... 11 ATIVIDADE F – Elaboração do Plano de Viabilidade do Negócio .................................................................... 12 ATIVIDADE G – Preenchimento do Plano de Negócios.................................................................................... 14 ATIVIDADE I - Produzir Relatório de estágio ................................................................................................... 15 3 1. INTRODUÇÃO AO ESTÁGIO E PLANO DE TRABALHO O Estágio Curricular tem como objetivo proporcionar ao estudante experiências práticas que complementem o aprendizado, de forma a aperfeiçoar o seu processo de formação profissional e humana. Visa também proporcionar diversos benefícios, dentre eles: a. Motivar o estudo, pois o aluno perceberá a finalidade dos conhecimentos discutidos no curso e sua aplicação na prática profissional. b. Facilitar e antecipar as escolhas do estagiário quanto às áreas de atuação disponíveis na futura profissão. c. Amenizar o impacto da passagem da vida infantil para a profissional. d. Possibilitar perceber as próprias deficiências de formação pessoal e buscar o aprimoramento. e. Permite adquirir uma atitude de trabalho sistematizado, organização e planejamento, a partir de objetivos e metas que devem ser trabalhados coletivamente. f. Incentivar a observação e comunicação concisa de ideias, bem como o uso de termos específicos da área de atuação. g. Estimular o exercício do senso crítico, da criatividade e da sociabilidade. h. Oferecer a clareza de que as instituições possuem filosofia, diretrizes, organização e funcionamento específicos, que devem ser respeitados na prática profissional estimulando a análise do ambiente organizacional e cultural ali presentes. Nesse contexto e considerando o momento social pelo qual passamos, a seguir, são apresentadas as orientações das atividades previstas para o estágio curricular obrigatório do curso de Administração considerando as regras acadêmicas previstas no Manual de Estágio. Reforçamos que as regras aqui colocadas e o Plano de Trabalho, respeitam as diretrizes reformuladas para atender às restrições estabelecidas durante o período de pandemia COVID-19. O aluno deverá observar a realização do estágio de acordo com o semestre e matriz curricular do curso, sendo um estágio em Gestão Organizacional com foco no Empreendedorismo, em uma proposta que perpassará todas as áreas funcionais da Administração, a saber: Operações, Recursos Humanos, Marketing, Finanças, Produção e Logística. O estágio será realizado com base em um caso hipotético de criação de empresa que deverá ser analisado e desenvolvido segundo as orientações inerentes a cada atividade prevista, resultado por fim no relatório de estágio que contemplará a entrega esperada do Plano de Negócios que se propõe. O aluno deverá observar que as atividades propostas neste Plano de Trabalho devem ser consideradas respeitando a regionalidade, informações de seu mercado local, a relevância da proposta, a necessidade de que as informações prestadas sejam o mais próximo da realidade considerando o momento pelo qual passamos e o enfrentamento da propagação do COVID-19, em que estamos em isolamento social parcial ou em algumas 4 localidades, isolamento total. O Estágio Curricular para o curso de Administração terá por objetivos: • Proporcionar ao estudante oportunidades de desenvolver suas habilidades e competências no campo da gestão e dos processos administrativos por meio da análise do caso apresentado mediado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS); • Incentivar o desenvolvimento das potencialidades individuais, propiciando o surgimento de novas gerações de profissionais empreendedores internos e externos, capazes de adotar modelos de gestão, métodos e processos inovadores, novas tecnologias e metodologias alternativas; • Complementar o processo de ensino-aprendizagem, através da conscientização das deficiências individuais, e incentivar a busca do aprimoramento pessoal e profissional; • Refletir, sistematizar e testar conhecimentos teóricos e instrumentos discutidos antes pelo aluno e seus colegas, bem como na vivência das aulas e demais atividades presentes nas disciplinas regulares do curso; • Propiciar ao aluno-estagiário a perspectiva do que seria a realidade profissional, ainda que em um escopo de simulação, e a familiarização com o futuro ambiente de trabalho e dos negócios por meio das atividades propostas. O aluno terá os recursos acadêmicos mediados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação, as leituras indicadas e o suporte do tutor à distância que exercerá o papel ativo de orientar o aluno durante o desenvolvimento das atividades de seu estágio contidas nesse Plano de Trabalho. Bom Estágio! 5 2. PLANO DE TRABALHO: CRIANDO UM NEGÓCIO DE COMIDA POPULAR No percurso de seu Estágio Curricular, você deverá desenvolver um plano de criação de um negócio, a saber, uma Cozinha Caseira Popular Delivery, considerando o momento pelo qual passamos onde existem restrições e dificuldades de locomoção, acesso restrito a lanchonetes e restaurantes convencionais, bem como restrições quanto ao orçamento familiar, algo que coloca como oportuno ofertar alimentos caseiros a preços populares, nas famosas “quentinhas ou marmitas” para entrega a domicílio. Para isso você precisará desenvolver o que chamamos de Plano de Negócios, observando um modelo já consolidado de criação de empresas, e naturalmente seguindo os passos que de fato seriam necessários para que fosse aberta por você essa Cozinha Caseira Popular Delivery. Importante salientar que por meio dessa atividade procuramos incentivar o empreendedorismo, a criatividade e as habilidades e competências necessárias para que de fato você possa empreender em tal negócio, ou em outro tipo de negócio, adaptando posteriormente o plano resultante em um documento que possa nortear a criação de sua empresa. Agora recomendo que acesse o link abaixo onde apresento a abordagem geral do Plano de Trabalho: Clique aqui para acessar o vídeo! Passaremos então a seguir às atividades específicas que deverão ser desempenhadas para que você possa contemplar o processo de desenvolvimento de seu Plano de Trabalho e do modelo de Plano de Negócios. Para isso iniciaremos a descrição das atividades que serão desenvolvidas em cada etapa. 6 2.1 ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES Nesta etapa você iniciará suas atividades, sendo que abaixo será possível observar o quadro organizado com as atividades que serão realizadas até que desenvolva por completo o Plano de Trabalho. Plano de Trabalho Atividade A: Leitura obrigatória e produção de texto sobre Criação de Empresas. Atividade B: Leitura obrigatória e produção de texto sobre Viabilidade Econômica de um Negócio. Atividade C: Leitura obrigatória e produção de texto sobre Viabilidade Operacional de um Negócio. Atividade D: Leitura obrigatória e produção de texto sobre Viabilidade Mercadológica de um Negócio. Atividade E: Leitura obrigatória e produção de texto sobre Estratégia de um Negócio. Atividade F: Elaboração do Plano de Viabilidade Econômica do Negócio. Atividade G: Elaboração do Plano de Viabilidade Operacional do Negócio. Atividade H: Elaboração do Plano de Marketing e Comunicação do Negócio. Atividade I: Elaboração do Planejamento Estratégico do Negócio. Atividade J: Preenchimento do Plano de Negócios. Atividade K: Entrega do Relatório Final contemplando a produção textual e o Plano de Negócios finalizado. Agora recomendo que acesse o link abaixo onde apresento um overview relacionado ao Plano de Trabalho com ênfase nas primeiras atividades que dão sustentação para o processo: Clique aqui para acessar o vídeo! Havendo alguma dúvida, não hesite em questionar seu tutor à distância que atuará como mediador nesse processo. 7 ATIVIDADE A - Leitura Obrigatória e Produção de Texto sobre Criação de Empresas Você deverá acessar o link abaixo para realizar a leitura dos textos sugeridos a fim de que possa ter a base para o desenvolvimento do texto solicitado. Clique aqui para acessar os textos Agora você deverá escrever sobre o processo de criação de uma empresa, os principais dilemas do empreendedor, os riscos envolvidos, e as etapas que devem ser seguidas. Seu texto deverá ter no mínimo 45 linhas e no máximo 70, sendo a escrita dividida em introdução ao tema (1 parágrafo), argumentação e exposição dos pontos solicitados (3 a 4 parágrafos), e síntese integradora (fechamento do argumento em 1 parágrafo). 8 ATIVIDADE B – Leitura Obrigatória e Produção de Texto Sobre Viabilidade Econômica de um Negócio Você deverá acessar o link abaixo para realizar a leitura dos textos sugeridos a fim de que possa ter a base para o desenvolvimento do texto solicitado. Clique aqui para acessar os textos Agora você deverá escrever sobre a Viabilidade Econômica de um Negócio, com ênfase nos pilares do projeto de Comida Caseira Popular Delivery proposto, suas questões técnicas, aspectos econômicos, questões financeiras, legislação e outras burocracias. Seu texto deverá ter no mínimo 60 linhas e no máximo 95, sendo a escrita dividida em abordagem econômica do negócio, (1 a 2 parágrafos), questões burocráticas e legislação, (3 a 4 parágrafos), investimento inicial projetado do capital social (em 1 parágrafo), e por fim como são realizados os cálculos inerentes ao dia a dia financeiro (3 a 4 parágrafos). 9 ATIVIDADE C – Leitura Obrigatória e Produção de Texto Sobre Viabilidade Operacional de um Negócio Você deverá acessar o link abaixo para realizar a leitura dos textos sugeridos a fim de que possa ter a base para o desenvolvimento do texto solicitado. Clique aqui para acessar os textos Agora você deverá escrever sobre a Viabilidade Operacional de um Negócio com ênfase nos aspectos inerentes aos processos e pessoas, estrutura, recursos produtivos, linha de produção, e cadeia logística. Seu texto deverá ter no mínimo 100 e no máximo 240 linhas, com a divisão da seguinte forma: descrição da estrutura necessária para o negócio (1 a 2 parágrafos), descrição dos processos e pessoas envolvidas, bem como seus cargos e salários (3 a 5 parágrafos), descrição dos recursos produtivos empregados e como funcionará a linha de produção (3 a 5 parágrafos), e por fim a descrição da cadeia de logística e distribuição (3 a 5 parágrafos). 10 ATIVIDADE D – Leitura Obrigatória e Produção de Texto Sobre a Viabilidade Mercadológica de um Negócio Você deverá acessar o link abaixo para realizar a leitura dos textos sugeridos a fim de que possa ter a base para o desenvolvimento do texto solicitado. Clique aqui para acessar os textos Agora você deverá escrever sobre a Viabilidade Mercadológica de um Negócio com ênfase nos aspectos inerentes aos processos pesquisa de mercado, comportamento do consumidor, serviço que será oferecido, estratégias de comunicação e fidelização de clientes, bem como mix de produtos oferecidos. Seu texto deverá ter no mínimo 100 e no máximo 240 linhas, com a divisão da seguinte forma: pesquisa de mercado para compreensão do comportamento de consumo (4 a 6 parágrafos), mix de produtos e serviço oferecido (3 a 5 parágrafos), estratégias de comunicação (3 a 5 parágrafos), e por fim a descrição das abordagens de fidelização de clientes (2 a 4 parágrafos). 11 ATIVIDADE E – Leitura Obrigatória e Produção de Texto Sobre Estratégia de um Negócio Você deverá acessar o link abaixo para realizar a leitura dos textos sugeridos a fim de que possa ter a base para o desenvolvimento do texto solicitado. Clique aqui para acessar os textos Agora você deverá escrever sobre a Estratégia de um Negócio com ênfase nos aspectos inerentes à estratégia da Cozinha Caseira Popular Delivery que está desenvolvendo. Nesse sentido devem ser analisados os aspectos que norteiam a análise ambiental, variáveis incontroláveis, cenário da concorrência na cidade e região, diferenciais competitivos e vantagem competitiva, missão, visão, valor, bem como o tipo de estratégia a ser adotado, com foco na desnatação de mercado. Seu texto deverá ter no mínimo 250 e no máximo 600 linhas, com a divisão da seguinte forma: análise ambiental e variáveis do micro e macro ambientes (4 a 6 parágrafos), concorrência e diferenciais competitivos (2 a 5 parágrafos), aspectos que norteiam a construção da missão, visão e valores do negócio (2 a 4 parágrafos), e por fim a descrição da estratégia a ser adotada com foco na abordagem de desnatação de mercado. (2 a 4 parágrafos). 12 ATIVIDADE F – Elaboração do Plano de Viabilidade do Negócio Agora que você já possui a base para a construção do Plano de Viabilidade do Negócio, você deverá colocar em prática o desenvolvimento da abordagem de cada uma das áreas contempladas anteriormente, porém agora olhando para o negócio em si. Recomendo que acesse o link abaixo para assistir a um vídeo em que apresento um panorama geral para você que chegou até aqui e como você prosseguirá para a entrega final que está tão próxima: Clique aqui para acessar o vídeo! Agora, você deverá elaborar as seguintes partes componentes desta etapa: Elaboração do Plano de Viabilidade do Negócio 1: Elaboração do Plano de Viabilidade Econômica e Operacional 2: Elaboração do Planejamento Estratégico e Mercadológico. 3: Elaboração do Plano de Comunicação. Você deverá acessar o link abaixo para realizar a leitura dos textos sugeridos a fim de que possa ter a base para o desenvolvimento do texto solicitado. Clique nos links abaixo para acessar os textos de base para a elaboração de cada um dos Planos solicitados: Textos de base para a Elaboração do Plano de Viabilidade Econômica e Operacional Textos de base para a Elaboração do Planejamento Estratégico e Mercadológico Textos de base para a Elaboração do Plano de Comunicação Observando cada uma das etapas, vamos às tarefas do Plano de Viabilidade Econômica e Operacional: 1- Definir investimento inicial considerando localização, maquinário, estrutura física e layout da cozinha, pessoas que trabalharão no negócio e seus salários; 2- A partir da definição das pessoas, é necessário elaborar o plano de cargos e salários; 3- Depois é preciso estabelecer o que são custos fixos como conta de luz, água, telefone, internet e aluguel, bem como os salários e realizar a projeção de valores; 4- Agora os cursos variáveis que envolvem matéria prima, estoques, entre outros do dia a dia; 5- Chegamos à etapa da análise financeira com base no estabelecimento do ponto 13 de equilíbrio do negócio, o prazo para retorno do investimento, bem como onde você terá a base para a precificação de seus produtos; 6- Também é necessário elaborar o plano de trabalho para a linha de produção, estabelecendo e determinando os processos, isso inclui todas as etapas do processo produtivo e que estão envolvidas com o funcionamento da cozinha; 7- Por fim é necessário estabelecer o processo logístico e como funcionará a distribuição dos produtos, ou seja, da comida produzida. Observando cada uma das etapas, vamos às tarefas do Planejamento Estratégico e Mercadológico: 1- Elaborar Missão, Visão e Valores da Cozinha de Comida Popular Delivery, descrevendo as etapas e como chegou a cada um dos componentes; 2- Determinar quais são as variáveis ambientais externas diretamente mais impactantes no seu negócio; 3- Realizar a análise dos concorrentes a fim de saber quem são, onde estão e o que oferecem; 4- Elaborar Matriz SWOT com a identificação das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades ao negócio; 5- Estabelecer o Mix de Produtos que será oferecido, considerando que se trata de uma Cozinha de Comida Caseira Popular, ou seja, dentro deste escopo, quais refeições farão parte do cardápio; 6- Estabelecer a estratégia de precificação, observando obrigatoriamente que por tratar-se de uma empresa nova, a abordagem a ser utilizada será de Skimming, ou seja, precificação por desnatação de mercado; 7- Apresentar os componentes que serão adotados para a fidelização dos clientes; 8- Estabelecer a rotina de revisão do processo de planejamento e como será feita a avaliação deste. Observando cada uma das etapas, vamos às tarefas do Plano de Comunicação: 1- Elaborar slogan, marca e logotipo/mascote do negócio; 2- Estabelecer planos e metas de comunicação a curto, médio e longo prazo; 3- Estabelecer como será realizada a comunicação integrada e quais veículos serão utilizados no plano de mídia; 4- Realizar orçamento projetado da comunicação considerando tipo de comunicação e veículos utilizados; 5- Definir ferramenta ou abordagem que será utilizada para analisar a percepção dos clientes e potenciais clientes; 6- Definir como será a avaliação do processo de comunicação. 14 ATIVIDADE G – Preenchimento do Plano de Negócios Com base nas etapas anteriores você deverá preencher agora o Plano de Negócios. O modelo padrão segue a estrutura funcional tradicional encontrada no mercado com base no padrão orientado pelo SEBRAE. Acesse os links abaixo para acesso a textos de base para orientar o processo, bem como ao modelo de Plano de Negócios SEBRAE em planilha para download que deverá ser preenchido: Textos para exemplificação sobre o Plano de Negócios Modelo de Plano de Negócios SEBRAE 15 ATIVIDADE I - Produzir Relatório de estágio Para a montagem final do relatório de estágio, você deverá fazer o download do Modelo no AVA e reunir todo o material elaborado no desenvolvimento das diferentes atividades descritas no Plano de Trabalho. O Plano de Trabalho deverá ser desenvolvido INDIVIDUALMENTE, e o envio deve ser feito no formato .DOC ou .DOCX editáveis como padrão do Microsoft Word, não sendo aceito o envio de arquivos em outros formatos. 2.1 Elementos pré-textuais Inserção de elementos de apresentação/identificação do estudante e do estágio cursado no semestre, conforme Modelo disponibilizado no AVA: • Capa; • Folha de rosto; • Sumário. 2.2 Elementos textuais Inserção de elementos comprobatórios da execução do estágio, com detalhamento das atividades realizadas, conforme descritas no Plano de Trabalho, seguindo o Modelo disponibilizado no AVA: • Introdução: inserção de texto com a contextualização sobre o estágio realizado com foco no modelo de negócio proposto. • Desenvolvimento: inserção, em sequência, de todos os materiais elaborados nas atividades textuais, nos planos elaborador e por fim com o Plano de Negócios que será o resultado do relatório de impressão da planilha Excel a ser inserida no relatório. • Considerações finais: inserção de reflexões decorrentes da realização do estágio. 2.3 Elementos pós-textuais Inserção de elementos complementares para fechamento do relatório, conforme Modelo disponibilizado no AVA: • Referências; • Anexos; • Apêndices.
Comentários
Postar um comentário