Área de Linguagens Cultural e Corporal
Escola Superior de Educação
Centro Universitário Internacional UNINTER
ESTUDO DE CASO
Módulo A – Fase I – Ano 2022
Curso de Educação Física
Fonte: ESE
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Área de Linguagens Cultural e Corporal
O que é o ESTUDO DE CASO?
É uma metodologia de pesquisa e estudo de determinado campo, que inclui observação,
entrevistas, fontes midiáticas (fotografia, gravação etc.) e anotações. Busca-se o
idiossincrático, ou seja, situações incomuns, inusitadas, pouco exploradas, isto é, a
compreensão de eventos particulares. Os estudos de caso visam retratar a realidade de
maneira completa, crua, profunda e historicamente contextualizada. O ponto focal de
discussão no estudo de caso acontece a partir dos Objetivos do Desenvolvimento
Sustentável (ODS), conforme as proposições da Agenda 2030, afinal acreditamos na
possibilidade da cidadania, da preservação da vida para as novas gerações a partir do
empreendedorismo de cada ser social.
Fundamentos da metodologia estudo de caso:
Apresentar determinado caso (fato, evento ou dado) que possa gerar a
descoberta.
Interpretar de maneira contextualizada e sistemática do caso que possibilite
compreensão aprofundada do caso.
Estabelecer, com base em diferentes fontes de pesquisa e vários pontos de
vista, múltiplos olhares e resolução sistêmica.
Apresentar resultados por meio de diferentes linguagens, como colagens,
dramatizações, fotografias, gravações e textos narrativos.
Suscitar a possibilidade de desenvolver uma nova realidade por meio daquele
caso.
Qual é objetivo de estudar por meio da metodologia de estudo de caso?
FUNDAMENTOS: reconhecer teorias e práticas que podem ser aplicadas em
diferentes realidades.
OPORTUNIDADES: propor oportunidades de melhoria ou verificar ameaças na
realidade local.
FATOS: identificar “casos” ocorridos em diferentes cenários que geram uma
odisseia de dados que podem ser analisados com múltiplos olhares.
APRENDIZADO: fortalecer, por meio de questões orientadoras, o
desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e condições
socioemocionais para agir diante de determinada situação.
Quando acontece o estudo de caso em 2022?
Acontece em todas as fases, conforme demonstrado a seguir:
Módulo A Módulo B Módulo C
FASE I FASE II FASE I FASE II FASE I FASE II
Estudo de
caso
Portfólio Estudo de
caso
Portfólio Estudo de
caso
Portfólio
ODS 16 - Paz, justiça e
instituições eficazes
ODS 3 - Boa Saúde e
Bem-Estar
ODS 10 - Redução das
desigualdades
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O estudo de caso faz parte do sistema de avaliação? Quanto representa na
média?
Sim, faz parte do sistema de avaliação. Corresponde a 40% da média, ou seja, 40
pontos na sua média.
Quais são as características do estudo de caso na metodologia do curso?
Individual.
O período de realização inicia na 2ª e finaliza na última semana de provas da
fase.
Necessita de conhecimento de várias áreas – interdisciplinar.
Trata da triangulação do caso com o global e o local.
Obrigatoriamente exige análise de um caso com propostas de oportunidades.
A resposta deve obrigatoriamente ter entre 3000 e 5000 caracteres com
espaços.
A resposta deve obrigatoriamente conter todos os itens solicitados.
A resposta deve obrigatoriamente ser digitada no AVA.
Não necessita de apresentação no polo de apoio presencial.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM AO TÉRMINO DO ESTUDO DE CASO
C = CONHECIMENTO Compreender o ODS 3 e a importância da
fomentação de uma cultura para a paz na
construção de uma sociedade mais justa,
sustentável e solidária.
H = HABILLIDADE Planejar e implementar ações que promovam uma
educação para a paz em sua atuação junto à
comunidade na qual está inserido.
A = ATITUDE Exercer a profissão com coerência e justiça,
pautado nos princípios de uma cultura pela paz.
V = VALORES Conduzir as relações sob a lógica da
responsabilidade social, da solidariedade, da
igualdade, da justiça e da paz entre todos.
E = EMOÇÕES Sensibilizar à mediação de conflitos, ao diálogo
pacífico e à igualdade entre todos.
TEMA
Paz, justiça e instituições eficazes
Objetivos Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16
Metas da Agenda 2030
• Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável;
• Proporcionar o acesso à justiça para todos;
• Construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
FATO – CASO
A educação para a paz precisa ser tratada como um princípio social, com a necessidade
de atingir a todos, independentemente da condição econômica, grau de instrução,
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gênero ou raça. A responsabilidade de promover ações que respeitem os direitos de
cada cidadão é de todos.
A degradação das relações sociais, a fragilidade dos direitos humanos, os atos contra a
sustentabilidade da vida, a indiferença com os mais necessitados e a submissão ao
poder econômico podem ser consideradas formas de violência institucionalizada com as
quais nos deparamos diariamente. Faz-se necessário um processo criativo de educar
que permita um movimento de transição da cultura de violência para cultura de paz.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU, 1999), uma Cultura de Paz é um
conjunto de valores, atitudes, tradições e estilos de vida baseados no respeito à vida, no
fim da violência e na promoção e prática da não-violência por meio da educação, do
diálogo e da cooperação; no pleno respeito e na promoção de todos os direitos humanos
e liberdades fundamentais; nos esforços para satisfazer as necessidades de
desenvolvimento e proteção do meio ambiente para as gerações presentes e futuras; no
respeito e fomento à igualdade de direitos e oportunidades de mulheres e homens e no
desenvolvimento do direito de todas as pessoas à liberdade de expressão, opinião e
informação.
A violência presente no mundo nos desafia e nos obriga a viver em casas cercadas por
grades, a conviver com crianças sem agasalho, sem alimento e fora da escola, a lidar
com a falta de emprego, moradia, educação e saneamento básico e a presenciar
pessoas resolvendo seus conflitos de forma violenta.
É preciso educar para a paz, pois um estado pacífico não é algo que se possa alcançar
de forma natural. A paz só pode ser conquistada pela aquisição de postura e posterior
ação. Não basta uma harmonia ilusória ou apática. Para a construção de uma cultura de
paz, a sociedade precisa criar um movimento que promova a saída da zona de conforto,
gerando um posicionamento crítico frente às questões sociais, à submissão, à
negligência, à indiferença, à violência, ao descaso pela sustentabilidade da vida no
planeta.
Esta paz tão sonhada e almejada por todos deve ser instrumentalizada e difundida ainda
na infância e fortalecida por toda a vida.
Autora: Fernanda Letícia de Souza
FUNDAMENTOS – REFERENCIAL TEÓRICO
ADABO, G.; GONÇALVES, M. S. Esporte e violência: o jogo entre regras e
concepções sociais. Disponível em:
http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-
76542014000300005&lng=pt&nrm=iso . Acesso em 29 de set 2021.
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CARVALHO, L. H. Educação para a paz – uma alternativa para os desafios da
educação. Disponível em:
http://revistaunar.com.br/cientifica/documentos/vol5_n1_2011/2_educacao_para_a_pa
z.pdf . Acesso em 29 de set 2021.
KEMER, T.; PEREIRA, A. E.; BLANCO, R. A construção da paz em um mundo em
transformação: o debate e a crítica sobre o conceito de peacebuilding. Disponível
em:
https://www.scielo.br/j/rsocp/a/GJz4dPMSMVtTpb7vpHvZXKz/?format=pdf&lang=pt.
Acesso em 29 de set 2021.
MARTINS, A. A.; GONTIJO, C. S.; BRUM, D. A. S.; SANTOS, C. A. HENRIQUE, F. B.;
ALVES, T. M. A. Revisão Sistemática Sobre a Produção da Paz. Disponível em:
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-
20612016000100007 . Acesso em 29 de set 2021.
NEURA, C. Educação para a paz: uma questão de valor. Disponível em:
https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5247_3915.pdf . Acesso em 29 de set 2021.
OLIVEIRA, J. E. C.; FERRIANI, M. G. C. Esporte e violência. Disponível em:
https://www.efdeportes.com/efd156/esporte-e-violencia.htm . Acesso em 29 de set
2021.
APRENDIZADO – QUESTÕES ORIENTADORAS
Considerando o contexto mencionado acima e os referenciais teóricos fornecidos,
elabore uma resposta-texto argumentativa (contendo de 3000 a 5000 caracteres),
contemplando os seguintes aspectos:
ELABORE SUA RESOLUÇÃO CONSIDERANDO OBRIGATORIAMENTE TODOS
OS ITENS ABAIXO:
(A norma culta da escrita corresponde a 5 pontos da nota)
1. A ONU é uma organização internacional responsável por mediar conflitos entre
países, disseminar a cultura de paz entre as nações, defender o respeito aos
direitos humanos e promover o desenvolvimento sustentável e econômico dos
países e a cooperação entre eles. Discorra sobre as concepções e conceitos
de paz mundial construídos ao longo da história, com a atuação da ONU na
resolução de conflitos internacionais. (Valor: 30 pontos)
2. O Brasil é conhecido como o país do futebol e domingo é dia de jogo. Os
apaixonados fazem questão de ir ver o time no estádio. Dentro do campo, os
jogadores disputam a bola, às vezes de forma agressiva. Na torcida, gritos de
guerra que incentivam os times. A vibração e a expectativa pelo gol aumentam
a cada segundo. Tudo vai bem até que uma briga entre torcidas rivais paralisa
a partida. Infelizmente, esta é uma situação bastante comum nos campos
brasileiros. Explique as diferentes manifestações de violência no esporte
brasileiro e cite pelo menos uma alternativa para contenção desta violência
(Valor: 30 pontos).
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3. Reflita sobre a afirmação: “o poder que a educação tem em uma sociedade é
necessário para entender o homem que vive nela”. A educação para a paz
emerge como um instrumento para a efetivação de uma cultura de paz, com o
objetivo de emancipar o sentido da humanidade e a convivência em sociedade.
Não basta simplesmente “ensinar” a paz por meio de expressões bonitas e
argumentos intelectuais. É preciso tocar o ser, as emoções e os sentimentos.
Aponte e discorra sobre pelo menos três ações que poderiam ser aplicadas por
você, como profissional/professor de Educação Física, para fortalecer a
educação e cultura da paz em sua cidade/comunidade. (Valor: 35 pontos)
OPORTUNIDADES – RESPOSTA
(Acesse no AVA em uma das disciplinas vigentes da fase, o ícone Trabalho, Link
Comentário e redija no formato de resposta-texto argumentativo entre 3.000 e 5.000
caracteres com espaço)
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19 GUARULHOS 2020 Prezados Acadêmicos! O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci
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