PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Curso: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Semestre: 3º e 4º Disciplinas: A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos: • Direcionar o aluno para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. • Relacionar teoria e prática, a fim de proporcionar embasamento para atuação em atividades extracurriculares. • Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado. • Favorecer a aprendizagem. • Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão. Prezado(a) aluno(a), Seja bem-vindo(a) a esse semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) tem como objetivo possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos contemplados nas disciplinas desse semestre. Neste trabalho, você desenvolverá a atitude de investigação relacionada a uma Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) embasado em conhecimentos construídos em cada disciplina ao longo do semestre e no exercício da capacidade analítico-reflexiva. Você deverá ler atentamente as NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL, conforme consta ao final deste documento. Na Produção Textual Individual (PTI) você deverá conhecer o contexto da Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) para realizar as tarefas propostas. Considere o caso hipotético “Contribuições de uma Consultoria de Recursos Humanos no cenário de pós-pandemia” apresentado na sequência. SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA) Contribuições de uma Consultoria de Recursos Humanos no cenário pós-pandemia O ano de 2021 foi desafiador para todos os segmentos, e especialmente para a economia, devido ao contexto mundial de pandemia, que ainda permanece. Grande parte das empresas precisou se reinventar pois a Covid-19 trouxe uma mudança radical na forma das organizações trabalharem para sobreviverem. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Uma das principais soluções adotadas por grande parte dessas organizações foi a flexibilização das relações de trabalho proporcionada pelo sistema home office. O sistema não é novidade e veio com a necessidade de manter os funcionários trabalhando fora do espaço físico organizacional, principalmente para garantir o distanciamento social. Todavia, vários segmentos retomaram suas atividades de modo presencial ou híbrido (alternado home office e presencial), com isso surgem várias questões, tais como: como estabelecer o acompanhamento e o desenvolvimento das pessoas em espaços físicos distintos; como se concebem as relações de negociação e gestão de conflitos mediadas pelo uso das tecnologias, como definir a carreira e a remuneração, e os cuidados com a saúde e segurança no trabalho de seus colaboradores. Pensando nisso, a empresa Prevenção vem se importando cada vez mais com o desenvolvimento de seu pessoal, buscando inovações em seus processos e nos serviços. Ela atua na área da saúde – considerada como uma das melhores operadoras de saúde da região Sul do país, atuando há mais de 20 anos no mercado. Atualmente conta com um quadro de 150 funcionários, distribuídos em cinco escritórios regionais. A diretoria, junto com a área de Recursos Humanos da empresa, chegou à conclusão de que é preciso se atualizar às novas tendências do mercado, inovações em gestão de pessoas, novos modelos de atuação dos profissionais como o modelo híbrido, por exemplo, pensando em melhorias para os colaboradores e expansão da empresa no mercado. Para isso, resolveu contratar uma consultoria externa especializada na área para auxiliar na adequação desses processos e propor novas práticas que levem a Prevenção ao alcance de seus objetivos. Agora é com você! Seu trabalho é posicionar-se como membro dessa consultoria externa contratada pela empresa Prevenção e resolver os desafios propostos a seguir, considerando os conteúdos trabalhados nas disciplinas do semestre. DESAFIO 1 Em conversa com a diretoria e com uma representante da área de RH da Prevenção, a consultoria externa, a qual você representa, identificou a necessidade de fortalecer o trabalho em equipe dos colaboradores da empresa. Criar, aprimorar e incentivar o trabalho em equipe é uma das boas alternativas para se realizar o desenvolvimento organizacional. Em meio aos novos formatos de atuação, como por exemplo o modelo híbrido (que alterna home office e presencial), vem crescendo a criação e manutenção de equipes virtuais, mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação, o que exigem alguns novos cuidados. Você enquanto consultor(a) externo(a), apontou para a diretoria e para a representante do RH que, mesmo que uma equipe seja virtual, sendo composta por membros que estão fisicamente distantes, eles precisam mobilizar suas competências para que haja um trabalho coletivo, PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos entendendo que aspectos comportamentais como a busca pelo conhecimento mútuo, a construção de vínculo socioafetivo, o estabelecimento de confiança, a abertura para uma comunicação acessível e assertiva, entre outros, apresentam-se como necessidades prementes que precisam ser satisfeitas, através da aquisição e aperfeiçoamento constante de competências comportamentais, assegurando um desempenho produtivo e saudável dessa equipe. Diante disso, a sua ideia como consultor(a) é propor um plano de desenvolvimento de equipes que englobe os colaboradores da empresa Prevenção: 1) Equipes de trabalho virtuais passam pelos mesmos estágios de desenvolvimento das equipes físicas. Sendo assim, descreva os estágios de desenvolvimento pelos quais passam as equipes de trabalho e que, muito provavelmente, as equipes da Prevenção também atravessam. 2) Cite e descreva ao menos duas competências específicas para o trabalho virtual e que precisam fazer parte do repertório comportamental dos membros das equipes virtuais da empresa Prevenção. 3) Faça a sugestão de uma proposta educacional para aplicar nas equipes de trabalho da Prevenção, com o objetivo de transmitir e desenvolver as competências específicas já descritas e formar equipes comprometidas com os propósitos organizacionais. Você pode utilizar essa referência para consolidar as respostas: JULIANO, Márcio de Cassio. Desenvolvimento de pessoas. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. DESAFIO 2 Partindo da necessidade de reestruturação da empresa Prevenção, em função do contexto estabelecido, você - enquanto consultor(a) contratado(a) – propôs reuniões em conjunto com a área de Recursos Humanos e convocou também a participação de membros representantes das diferentes áreas da empresa, chegando à conclusão de que é preciso dedicar especial atenção aos novos modelos de atuação dos profissionais, considerando a especificidade do modelo híbrido - que exige uma reconfiguração das práticas e relacionamentos entre as equipes de trabalho quando viabilizadas pelo uso de tecnologias, já que agora muitas reuniões são realizadas de maneira online de locais fisicamente distintos. É preciso garantir que as entregas e demandas sejam realizadas satisfatoriamente por todos, sempre pensando em melhorias para os colaboradores e visando a expansão da empresa no mercado. Logo nas primeiras reuniões, você percebeu a existência de muitos conflitos a serem administrados, pois especialmente no início da pandemia, os funcionários da Prevenção acreditavam que todos, ou pelo menos a maioria deles, seriam dispensados e, portanto, enfrentavam um PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos momento de incertezas, apresentando baixa autoestima, que dificultavam as ações que deveriam ser priorizadas. Os líderes das áreas precisam, portanto, adotar uma estratégia que busque resgatar os princípios éticos, os valores, as crenças e a cultura da empresa para alinhar todos os integrantes em busca dos objetivos estabelecidos. Agora o desafio é com você: De que forma o trabalho dos líderes de equipe poderia ser viabilizado no modelo híbrido de trabalho, com objetivo de contribuir para constituição de uma equipe que valoriza a conduta ética, os valores e cultura da organização na realização das suas atividades, minimizando possíveis conflitos? Você pode utilizar essa referência para consolidar as respostas: COSTA, Júlio Cezar Da. Negociação e gestão de conflitos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. DESAFIO 3 O desafio proposto para você, enquanto consultor(a) externo(a), consiste na elaboração de uma proposta de Plano de Carreira para os gestores das empresas-clientes, diante desse cenário da pandemia do coronavírus, do trabalho híbrido (home-office e presencial), prepará-los para uma futura implantação do Plano de Carreira. Porém, a empresa-cliente ainda não tem pleno conhecimento do que consiste em um Plano de Carreira e tampouco, quais são os modelos de carreira, e qual seria o mais indicado a ser adotado pela empresa. Sendo assim, o desafio está dividido em duas partes: 1) Apresentar uma definição sobre o Plano de Carreira e as vantagens da implementação na empresa; 2) Escolher 3 (três), dentre os vários modelos (tipos) de Carreira existentes, conceituá-los e apresentar as vantagens específicas de cada um dos que foram escolhidos. Abaixo apresentamos uma lista com modelos (tipos) de carreira: • Linha hierárquica. • Linha em Y. • Linha de especialização. • Linha de polivalência. • Linha generalista. • Linha mista. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Você pode utilizar essa referência para consolidar as respostas: HENRIQUE, Raquel de Oliveira. Administração de Cargos, Salários e Benefícios, 2017 (disponível biblioteca digital). DESAFIO 4 O sistema de trabalho home office (teletrabalho), adotado por grandes empresas, públicas e privadas, em função da pandemia do novo coronavírus, apresenta tendência de permanência na maioria das companhias, mesmo após uma futura volta à normalidade. O home office foi uma opção, porém veio acompanhado de uma série de questões relacionadas à legalidade de como este trabalho tem sido realizado. Neste contexto, responda as perguntas a seguir: 1) Na ocorrência de um acidente de trabalho, qual a responsabilidade do empregador? 2) Quais os riscos este trabalhador estará exposto realizando home office? Você pode utilizar essa referência para consolidar as respostas: CÂMARA, F. M. Saúde e Segurança do Trabalho. Londrina. Editora e Distribuidora Educacional. 2016. 224 p. DESAFIO 5 Considerando o contexto e situação geradora de aprendizagem apresentada, o desafio agora é que você, enquanto consultor externo contratado, proponha a elaboração de um sistema de informações sobre o cenário da pandemia do coronavírus, alertando os colaboradores sobre as informações falsas e a desinformação gerada. Com isso você deverá: 1) Identificar o conceito de “Fake News” e seus meios de comunicação; 2) Propor um sistema ou ferramenta para os colaboradores não serem afetados pelas fake news. Você pode utilizar essa referência para consolidar as respostas: FERREIRA, Marcel Chaves; MATOSO, Mariana Campos. Fake news e o comportamento de manada: a influência social para a aceitabilidade do conteúdo falso. Research, Society and Development, v. 11, n. 5, p. e55311528132-e55311528132, 2022. Disponível em: (https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/28132). Acesso em: 05 jul. 2022. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos REFERÊNCIAS - CÂMARA, F. M. Saúde e Segurança do Trabalho. Londrina. Editora e Distribuidora Educacional. 2016. 224 p. - CHIAVENATO, Idalberto. Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos: como incrementar talentos na empresa. 8ª Ed. Barueri, SP: Manole, 2016. [MINHA BIBLIOTECA] - COSTA, Júlio Cesar da. Negociação e gestão de conflitos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. 208 p. - DUTRA, Joel Souza. Administração de carreiras – uma proposta para repensar a gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 1996. - FERREIRA, Marcel Chaves; MATOSO, Mariana Campos. Fake news e o comportamento de manada: a influência social para a aceitabilidade do conteúdo falso. Research, Society and Development, v. 11, n. 5, p. e55311528132-e55311528132, 2022. Disponível em: (https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/28132). Acesso em: 05 jul. 2022. - GRAMIGNA, Maria Rita. Modelo de competências e gestão dos talentos. 2ª Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. [BIBLIOTECA VIRTUAL] - HENRIQUE, Raquel de Oliveira. Administração de Cargos, Salários e Benefícios, 2017 (disponível biblioteca digital). - JULIANO, Márcio de Cassio. Desenvolvimento de pessoas. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. - Organização Internacional do Trabalho. As normas da OIT e a COVID-19 (coronavírus). 23 de março de 2020 – Versão 1.2. Disponível em: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---americas/---rolima/---ilo-brasilia/documents/publication/wcms_745248.pdf Acesso em: 04 jul.2022 - Organização Internacional do Trabalho. Teletrabalho durante e após a pandemia da COVID-19 Guia prático. Disponível em: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---europe/---ro-geneva/---ilolisbon/documents/publication/wcms_771262.pdf Acesso em: 01 jul.2022 - PUENTE-PALACIOS, Katia; ALBUQUERQUE, Francisco José Batista de. Grupos e equipes de trabalho nas organizações. In: ZANELLI, J. C.; BORGES-ANDRADE, J. E. & BASTOS, A. V. B. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. 2ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2014. (p. 385-412). Disponível em:
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Curso: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Semestre: 3º e 4º Disciplinas: A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos: • Direcionar o aluno para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. • Relacionar teoria e prática, a fim de proporcionar embasamento para atuação em atividades extracurriculares. • Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado. • Favorecer a aprendizagem. • Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão. Prezado(a) aluno(a), Seja bem-vindo(a) a esse semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) tem como objetivo possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos contemplados nas disciplinas desse semestre. Neste trabalho, você desenvolverá a atitude de investigação relacionada a uma Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) embasado em conhecimentos construídos em cada disciplina ao longo do semestre e no exercício da capacidade analítico-reflexiva. Você deverá ler atentamente as NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL, conforme consta ao final deste documento. Na Produção Textual Individual (PTI) você deverá conhecer o contexto da Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) para realizar as tarefas propostas. Considere o caso hipotético “Contribuições de uma Consultoria de Recursos Humanos no cenário de pós-pandemia” apresentado na sequência. SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA) Contribuições de uma Consultoria de Recursos Humanos no cenário pós-pandemia O ano de 2021 foi desafiador para todos os segmentos, e especialmente para a economia, devido ao contexto mundial de pandemia, que ainda permanece. Grande parte das empresas precisou se reinventar pois a Covid-19 trouxe uma mudança radical na forma das organizações trabalharem para sobreviverem. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Uma das principais soluções adotadas por grande parte dessas organizações foi a flexibilização das relações de trabalho proporcionada pelo sistema home office. O sistema não é novidade e veio com a necessidade de manter os funcionários trabalhando fora do espaço físico organizacional, principalmente para garantir o distanciamento social. Todavia, vários segmentos retomaram suas atividades de modo presencial ou híbrido (alternado home office e presencial), com isso surgem várias questões, tais como: como estabelecer o acompanhamento e o desenvolvimento das pessoas em espaços físicos distintos; como se concebem as relações de negociação e gestão de conflitos mediadas pelo uso das tecnologias, como definir a carreira e a remuneração, e os cuidados com a saúde e segurança no trabalho de seus colaboradores. Pensando nisso, a empresa Prevenção vem se importando cada vez mais com o desenvolvimento de seu pessoal, buscando inovações em seus processos e nos serviços. Ela atua na área da saúde – considerada como uma das melhores operadoras de saúde da região Sul do país, atuando há mais de 20 anos no mercado. Atualmente conta com um quadro de 150 funcionários, distribuídos em cinco escritórios regionais. A diretoria, junto com a área de Recursos Humanos da empresa, chegou à conclusão de que é preciso se atualizar às novas tendências do mercado, inovações em gestão de pessoas, novos modelos de atuação dos profissionais como o modelo híbrido, por exemplo, pensando em melhorias para os colaboradores e expansão da empresa no mercado. Para isso, resolveu contratar uma consultoria externa especializada na área para auxiliar na adequação desses processos e propor novas práticas que levem a Prevenção ao alcance de seus objetivos. Agora é com você! Seu trabalho é posicionar-se como membro dessa consultoria externa contratada pela empresa Prevenção e resolver os desafios propostos a seguir, considerando os conteúdos trabalhados nas disciplinas do semestre. DESAFIO 1 Em conversa com a diretoria e com uma representante da área de RH da Prevenção, a consultoria externa, a qual você representa, identificou a necessidade de fortalecer o trabalho em equipe dos colaboradores da empresa. Criar, aprimorar e incentivar o trabalho em equipe é uma das boas alternativas para se realizar o desenvolvimento organizacional. Em meio aos novos formatos de atuação, como por exemplo o modelo híbrido (que alterna home office e presencial), vem crescendo a criação e manutenção de equipes virtuais, mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação, o que exigem alguns novos cuidados. Você enquanto consultor(a) externo(a), apontou para a diretoria e para a representante do RH que, mesmo que uma equipe seja virtual, sendo composta por membros que estão fisicamente distantes, eles precisam mobilizar suas competências para que haja um trabalho coletivo, PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos entendendo que aspectos comportamentais como a busca pelo conhecimento mútuo, a construção de vínculo socioafetivo, o estabelecimento de confiança, a abertura para uma comunicação acessível e assertiva, entre outros, apresentam-se como necessidades prementes que precisam ser satisfeitas, através da aquisição e aperfeiçoamento constante de competências comportamentais, assegurando um desempenho produtivo e saudável dessa equipe. Diante disso, a sua ideia como consultor(a) é propor um plano de desenvolvimento de equipes que englobe os colaboradores da empresa Prevenção: 1) Equipes de trabalho virtuais passam pelos mesmos estágios de desenvolvimento das equipes físicas. Sendo assim, descreva os estágios de desenvolvimento pelos quais passam as equipes de trabalho e que, muito provavelmente, as equipes da Prevenção também atravessam. 2) Cite e descreva ao menos duas competências específicas para o trabalho virtual e que precisam fazer parte do repertório comportamental dos membros das equipes virtuais da empresa Prevenção. 3) Faça a sugestão de uma proposta educacional para aplicar nas equipes de trabalho da Prevenção, com o objetivo de transmitir e desenvolver as competências específicas já descritas e formar equipes comprometidas com os propósitos organizacionais. Você pode utilizar essa referência para consolidar as respostas: JULIANO, Márcio de Cassio. Desenvolvimento de pessoas. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. DESAFIO 2 Partindo da necessidade de reestruturação da empresa Prevenção, em função do contexto estabelecido, você - enquanto consultor(a) contratado(a) – propôs reuniões em conjunto com a área de Recursos Humanos e convocou também a participação de membros representantes das diferentes áreas da empresa, chegando à conclusão de que é preciso dedicar especial atenção aos novos modelos de atuação dos profissionais, considerando a especificidade do modelo híbrido - que exige uma reconfiguração das práticas e relacionamentos entre as equipes de trabalho quando viabilizadas pelo uso de tecnologias, já que agora muitas reuniões são realizadas de maneira online de locais fisicamente distintos. É preciso garantir que as entregas e demandas sejam realizadas satisfatoriamente por todos, sempre pensando em melhorias para os colaboradores e visando a expansão da empresa no mercado. Logo nas primeiras reuniões, você percebeu a existência de muitos conflitos a serem administrados, pois especialmente no início da pandemia, os funcionários da Prevenção acreditavam que todos, ou pelo menos a maioria deles, seriam dispensados e, portanto, enfrentavam um PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos momento de incertezas, apresentando baixa autoestima, que dificultavam as ações que deveriam ser priorizadas. Os líderes das áreas precisam, portanto, adotar uma estratégia que busque resgatar os princípios éticos, os valores, as crenças e a cultura da empresa para alinhar todos os integrantes em busca dos objetivos estabelecidos. Agora o desafio é com você: De que forma o trabalho dos líderes de equipe poderia ser viabilizado no modelo híbrido de trabalho, com objetivo de contribuir para constituição de uma equipe que valoriza a conduta ética, os valores e cultura da organização na realização das suas atividades, minimizando possíveis conflitos? Você pode utilizar essa referência para consolidar as respostas: COSTA, Júlio Cezar Da. Negociação e gestão de conflitos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. DESAFIO 3 O desafio proposto para você, enquanto consultor(a) externo(a), consiste na elaboração de uma proposta de Plano de Carreira para os gestores das empresas-clientes, diante desse cenário da pandemia do coronavírus, do trabalho híbrido (home-office e presencial), prepará-los para uma futura implantação do Plano de Carreira. Porém, a empresa-cliente ainda não tem pleno conhecimento do que consiste em um Plano de Carreira e tampouco, quais são os modelos de carreira, e qual seria o mais indicado a ser adotado pela empresa. Sendo assim, o desafio está dividido em duas partes: 1) Apresentar uma definição sobre o Plano de Carreira e as vantagens da implementação na empresa; 2) Escolher 3 (três), dentre os vários modelos (tipos) de Carreira existentes, conceituá-los e apresentar as vantagens específicas de cada um dos que foram escolhidos. Abaixo apresentamos uma lista com modelos (tipos) de carreira: • Linha hierárquica. • Linha em Y. • Linha de especialização. • Linha de polivalência. • Linha generalista. • Linha mista. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Você pode utilizar essa referência para consolidar as respostas: HENRIQUE, Raquel de Oliveira. Administração de Cargos, Salários e Benefícios, 2017 (disponível biblioteca digital). DESAFIO 4 O sistema de trabalho home office (teletrabalho), adotado por grandes empresas, públicas e privadas, em função da pandemia do novo coronavírus, apresenta tendência de permanência na maioria das companhias, mesmo após uma futura volta à normalidade. O home office foi uma opção, porém veio acompanhado de uma série de questões relacionadas à legalidade de como este trabalho tem sido realizado. Neste contexto, responda as perguntas a seguir: 1) Na ocorrência de um acidente de trabalho, qual a responsabilidade do empregador? 2) Quais os riscos este trabalhador estará exposto realizando home office? Você pode utilizar essa referência para consolidar as respostas: CÂMARA, F. M. Saúde e Segurança do Trabalho. Londrina. Editora e Distribuidora Educacional. 2016. 224 p. DESAFIO 5 Considerando o contexto e situação geradora de aprendizagem apresentada, o desafio agora é que você, enquanto consultor externo contratado, proponha a elaboração de um sistema de informações sobre o cenário da pandemia do coronavírus, alertando os colaboradores sobre as informações falsas e a desinformação gerada. Com isso você deverá: 1) Identificar o conceito de “Fake News” e seus meios de comunicação; 2) Propor um sistema ou ferramenta para os colaboradores não serem afetados pelas fake news. Você pode utilizar essa referência para consolidar as respostas: FERREIRA, Marcel Chaves; MATOSO, Mariana Campos. Fake news e o comportamento de manada: a influência social para a aceitabilidade do conteúdo falso. Research, Society and Development, v. 11, n. 5, p. e55311528132-e55311528132, 2022. Disponível em: (https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/28132). Acesso em: 05 jul. 2022. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos REFERÊNCIAS - CÂMARA, F. M. Saúde e Segurança do Trabalho. Londrina. Editora e Distribuidora Educacional. 2016. 224 p. - CHIAVENATO, Idalberto. Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos: como incrementar talentos na empresa. 8ª Ed. Barueri, SP: Manole, 2016. [MINHA BIBLIOTECA] - COSTA, Júlio Cesar da. Negociação e gestão de conflitos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. 208 p. - DUTRA, Joel Souza. Administração de carreiras – uma proposta para repensar a gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 1996. - FERREIRA, Marcel Chaves; MATOSO, Mariana Campos. Fake news e o comportamento de manada: a influência social para a aceitabilidade do conteúdo falso. Research, Society and Development, v. 11, n. 5, p. e55311528132-e55311528132, 2022. Disponível em: (https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/28132). Acesso em: 05 jul. 2022. - GRAMIGNA, Maria Rita. Modelo de competências e gestão dos talentos. 2ª Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. [BIBLIOTECA VIRTUAL] - HENRIQUE, Raquel de Oliveira. Administração de Cargos, Salários e Benefícios, 2017 (disponível biblioteca digital). - JULIANO, Márcio de Cassio. Desenvolvimento de pessoas. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. - Organização Internacional do Trabalho. As normas da OIT e a COVID-19 (coronavírus). 23 de março de 2020 – Versão 1.2. Disponível em: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---americas/---rolima/---ilo-brasilia/documents/publication/wcms_745248.pdf Acesso em: 04 jul.2022 - Organização Internacional do Trabalho. Teletrabalho durante e após a pandemia da COVID-19 Guia prático. Disponível em: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---europe/---ro-geneva/---ilolisbon/documents/publication/wcms_771262.pdf Acesso em: 01 jul.2022 - PUENTE-PALACIOS, Katia; ALBUQUERQUE, Francisco José Batista de. Grupos e equipes de trabalho nas organizações. In: ZANELLI, J. C.; BORGES-ANDRADE, J. E. & BASTOS, A. V. B. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. 2ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2014. (p. 385-412). Disponível em:
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