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TCC PRONTO


 www.esab.edu.br Manual de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) CURSO DE PEDAGOGIA Manual de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Vila Velha (ES) 2016 Escola Superior Aberta do Brasil Diretor Geral Nildo Ferreira Diretora Acadêmica Ignêz Martins Pimenta Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância Ignêz Martins Pimenta Coordenadora do Curso de Administração EAD Giuliana Bronzoni Liberato Coordenador do Curso de Pedagogia EAD Custodio Jovencio Coordenador do Curso de Sistemas de Informação EAD David Gomes Barboza Produção do Material Didático-Pedagógico Escola Superior Aberta do Brasil Design Educacional Bruno Franco Design Gráfico Bruno Franco Diagramação Bruno Franco Equipe Acadêmica da ESAB Coordenadores dos Cursos Docentes dos Cursos Copyright © Todos os direitos desta obra são da Escola Superior Aberta do Brasil. www.esab.edu.br Av. Santa Leopoldina, nº 840 Coqueiral de Itaparica - Vila Velha, ES CEP 29102-040 Apresentação Prezado estudante, O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é parte integrante de um percurso formativo que compõe o processo de conclusão do seu curso de Pedagogia – Licenciatura, atendendo as exigências da atual legislação educacional. Assim, a Escola Superior Aberta do Brasil – ESAB, no intuito de orientar o aluno no cumprimento dessa fase apresenta as normas e orientações para a elaboração deste trabalho. Lembramos que para apresentar um bom desempenho acadêmico, o estudante da EaD deve trabalhar de modo independente, ser proativo e se orientar de forma autônoma, utilizando os conteúdos dos módulos, bibliografias sugeridas e materiais disponibilizados no sistema. Com isso, no intuito de enfatizar o processo autônomo de formação do estudante de EaD, informamos ser imprescindível a leitura cuidadosa de todas as informações contidas neste Manual de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Surgindo dúvidas, você poderá contar, também, com a orientação do Docente/Tutor e do Coordenador do Curso de Pedagogia. Desejamos que as experiências de pesquisar e escrever enriqueçam ainda mais sua prática educativa! Equipe ESAB. Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) Rosimare Lima do Nascimento – Bibliotecária – CRB 12- 414-ES ___________________________________________________ M294 Manual de produção de trabalho de conclusão de curso: artigo científico. Vila Velha - ES: Escola Superior Aberta do Brasil -ESAB, 2016. 36 p. 1. Artigo Científico – Normas. 2. Referências bibliográficas. 3.TCC - Trabalho de Conclusão de Curso – manual. I. Barbosa Filho, Custódio Jovêncio. II. Pimenta, Ignêz Martins. III. Giuliana Bronzoni Liberato. CDD. 001.42 Revisão – 01/03/2016: Ignêz Martins Pimenta Custódio Jovêncio Barbosa Filho Giuliana Bronzoni Liberato Sumário 1. INTRODUÇÃO .................................................................................................................7 2. ATRIBUIÇÕES ..................................................................................................................9 2.1 DA COORDENAÇÃO DE CURSO ..........................................................................................9 2.2 DO DOCENTE/TUTOR........................................................................................................9 2.2.1 No 5º módulo................................................................................................................9 2.2.2 No 6º módulo..............................................................................................................10 2.3 DOS ALUNOS...................................................................................................................10 3. LINHAS DE PESQUISA ....................................................................................................11 4. PROJETO DE PESQUISA...................................................................................................13 5. ARTIGO CIENTÍFICO........................................................................................................20 6. ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO ...............................................................................22 6.1 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS...........................................................................................23 6.2 ELEMENTOS TEXTUAIS..................................................................................................24 6.2.1 Introdução..................................................................................................................24 6.2.2 Desenvolvimento........................................................................................................24 6.2.3 Conclusões ..................................................................................................................24 6.3 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS............................................................................................25 7. ILUSTRAÇÕES.................................................................................................................26 7.1 TABELAS.......................................................................................................................27 8. AVALIAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO ................................................................................29 9. PRAZOS E PROCEDIMENTOS DE PRODUÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO................................30 Referências ..........................................................................................................................32 www.esab.edu.br 7 1 Introdução O TCC é uma exigência acadêmica existente em diversos cursos de nível superior e de especialização, uma vez que esse tipo de produção reflete o crescimento acadêmico do aluno via iniciação científica, bem como possibilita o discente apresentar suas reflexões, por meio de pesquisas desenvolvidas no decorrer do curso. A Escola Superior Aberta do Brasil – ESAB prevê em seu Regimento Interno, Art. 82 (2016, p. 33) que o “Trabalho de Conclusão de Curso, sob a forma de Artigo Científico ou Projeto Experimental, pode ser exigido somente quando constar do projeto pedagógico do curso e quando for exigido pelas Diretrizes Curriculares do Curso”. No item 11 do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Pedagogia, licenciatura em EaD, define-se que o TCC será em forma de Artigo Científico, o que se mostra em consonância com a metodologia de avalição sobre o processo de ensino e de aprendizagem previsto no PPC do Curso. Esse processo visa, também, a uma proposta de formação docente, por meio da articulação entre teoria e prática, tomando como referência as experiências pedagógicas vivenciadas pelos alunos no decorrer dos estágios supervisionados obrigatório e não obrigatório e das práticas de ensino ocorridas no Ambiente virtual de Aprendizagem (AVA) e nos encontros presenciais. www.esab.edu.br 8 Além disso, enfatiza o movimento de “a articulação entre a teoria e a prática no processo de formação docente, fundada no domínio dos conhecimentos científicos e didáticos, contemplando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão” preconizada no Art. 3º parágrafo 5º, inciso V da Resolução 02/2015 CNE/CP e Art. 7º, inciso II desta mesma Resolução ao explicitar que “a pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional e específica”. Em complementação à proposta de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, no formato de Artigo Científico, conforme prevê o PPC, faz-se necessário determinar as normas desse processo de produção. Com isso, estabelece-se como critérios para elaboração do TCC – Artigo Científico: 1. Elaboração individual; 2. Vinculação de temas voltados à Educação e suas interfaces com as áreas afins, buscando contribuir para reflexões teóricas e práticas sobre os problemas que constituem o contexto educacional e a sociedade na qual a escola está inserida. www.esab.edu.br 9 2 Atribuições 2.1 Da Coordenação de Curso • Acompanhar todas as atividades a serem realizadas pelo docente/ tutor e alunos; • Orientar os alunos para que acessem este manual de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC – Artigo Científico; • Esclarecer sobre as normas e prazos de elaboração do TCC – Artigo Científico; • Acompanhar os trabalhos de orientação do docente/tutor; • Acompanhar os prazos de entrega dos trabalhos, de acordo com o calendário acadêmico; • Levar ao conhecimento do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e/ ou Colegiado de Curso questões não previstas neste manual para análise e deliberação. 2.2 Do docente/tutor 2.2.1 - No 5º módulo • Orientar os estudantes sobre os aspectos técnicos e metodológicos; • Divulgar para os alunos as normas de elaboração do TCC – Artigo Científico, constantes neste manual; • Orientar o processo de desenvolvimento do projeto de pesquisa, observando o que é definido como tópicos necessários a este instrumento: tema, problema, objetivo geral, objetivos específicos, estrutura do referencial teórico, metodologia e referências; • Orientar o desenvolvimento do projeto de pesquisa no que tange à parte técnica de produção do artigo; www.esab.edu.br 10 • Analisar o projeto de pesquisa, emitindo parecer de aprovação ou reprovação, observando o cumprimento, pelo aluno, das normas estabelecidas neste manual; • Informar ao Coordenador de Curso sobre questões não previstas neste manual para tomada de providências. 2.2.2 - No 6º módulo • Acompanhar e orientar o processo de elaboração do Artigo Científico no que se refere ao conteúdo, a formatação; • Orientar sobre as necessidades de correções, e ou reformulação, na produção escrita que ocorrerá em três fases, conforme previsto neste manual; • Exigir do aluno o cumprimento das normas e prazos estabelecidos neste manual; • Verificar a autenticidade do trabalho, coibindo fraudes. Serão consideradas fraudes e implicarão o encerramento (reprovação) da produção do artigo: apresentação de trabalho elaborado por outrem, reprodução de trechos de textos sem a devida referência ao autor (plágio), adulteração de pesquisas e trabalhos. 2.3 Dos alunos • Conhecer o manual que normatiza a produção do TCC – Artigo Científico; • Optar por uma das linhas de pesquisa sugeridas no manual; • Elaborar, dentro dos prazos previstos, o plano de pesquisa e submetêlo à análise do docente/tutor o Projeto de Pesquisa no 5º módulo; • Atender às orientações do docente/tutor quanto à necessidade de correção/reformulação do Projeto de Pesquisa e do Artigo Científico; • Primar pela autenticidade do trabalho; • Encaminhar ao docente/tutor o Artigo Científico produzido no 6º módulo, em arquivo no formato digital; • Respeitar os prazos de entrega dos trabalhos, de acordo com o calendário acadêmico; • Entregar o Artigo Científico finalizado e impresso à Coordenação de Cursos e postar no sistema o arquivo formatado em pdf. www.esab.edu.br 11 3 Linhas de pesquisa As linhas de pesquisa têm como finalidade orientar os alunos quanto às escolhas das temáticas a serem desenvolvidas nos períodos/prazos estabelecidos neste manual, bem como que o aluno consiga, por meio destas linhas, representar seu interesse e identificação pelo campo de estudo. Diante disso, foram elencadas as seguintes linhas de pesquisa: • Campo de estudo: Educação e Aprendizagem: • Temáticas: • I. Avaliação da Aprendizagem • II. Educação a Distância • III. Educação Alfabetização e Letramento • IV. Educação e Disciplina • V. Educação Matemática • VI. Educação Infantil • VII. Novas Tecnologias de Informação e de Comunicação • Campo de estudo: Educação e Diversidade: • Temáticas • I. Educação Ambiental • II. Educação do Campo • III. Educação Indígena • IV. Educação de Jovens e Adultos • V. Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais • VI. Educação Popular • VII. Educação Quilombola • VIII. Educação Étnico-Racial • IX. Educação e Movimentos Sociais • X. Educação e Religiosidade www.esab.edu.br 12 • Campo de estudo: Políticas e Legislação Educacionais • Temáticas • I. Educação e Sociedade • II. Ensino Fundamental • III. Formação Docente, Currículo e Avaliação • IV. Gestão Escolar www.esab.edu.br 13 4 Projeto de pesquisa O TCC seguirá os padrões de produção acadêmico-científica, que na ESAB, se desenvolve em duas etapas, no 5º e 6º módulos: a. Etapa 1 – 5º módulo – Produção e apresentação do Projeto do Artigo Científico; b. Etapa 2 – 6º módulo – Elaboração e entrega/apresentação do Artigo Científico. Com base nas Normas Técnicas, o Artigo Científico é um trabalho “que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento” (NBR 6022, 2003, p. 2). A primeira etapa envolve a elaboração do Projeto do Artigo Científico que deverá atender aos seguintes requisitos: a escolha da linha de pesquisa e tema, definição do problema e objetivos da pesquisa, a estrutura do artigo, metodologia e as referências. A segunda etapa corresponde à fase de produção e envio do Artigo Científico finalizado para análise do docente/tutor no Ambiente Virtual de Aprendizagem. É imprescindível que o aluno utilize os conhecimentos científicos adquiridos em seu curso na perspectiva dos parâmetros mínimos de cientificidade. O aluno deve valer-se de métodos e técnicas universalmente aceitas pela comunidade científica que incluem pertinência, consistência, manipulação de variáveis e de hipóteses, mensuração de dados primários e/ou secundários, de acordo com padrões de representatividade e generalização compatíveis com o tema escolhido. O trabalho deve obedecer às orientações deste Manual, bem como os padrões existentes para a produção científica. www.esab.edu.br 14 Após a escolha da linha de pesquisa e a temática de estudo, o aluno deverá elaborar um Projeto de Pesquisa, estabelecendo relações com as linhas de pesquisa indicadas no item 3, bem como, com as temáticas que relacionem as práticas de ensino explicitadas em cada módulo, na perspectiva da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos e Educação de alunos com necessidades Educativas Especiais, com as experiências de leituras feitas ao longo dos módulos e as experiências nos Estágios Supervisionados, assim como em outros espaços não formais de educação. A produção do Projeto de pesquisa seguirá os seguintes procedimentos: 1. O aluno a partir do 5º módulo deverá escolher uma dentre as diversas linhas de pesquisa, e, em seguida, delimitar uma temática para o desenvolvimento de seu trabalho de conclusão de curso; 2. Elaborar um projeto de pesquisa que terá como componentes os elementos constantes no (Quadro 1) deste manual; 3. Entregar o projeto de pesquisa ao docente/tutor para análise, via Tarefa Dissertativa no sistema; 4. Entregar o projeto de pesquisa finalizado via AVA, para que o docente/tutor faça a análise final e infira um parecer de aprovação ou reprovação. Esta entrega deve ser feita 20 dias antes do último ciclo de prova do 5º módulo. www.esab.edu.br 15 Quadro (1) – Exemplo de produção de Projeto de Pesquisa TEMA É o assunto escolhido pelo aluno para desenvolver o Trabalho de Conclusão de Curso. Deverá ser detalhado a partir da escolha da linha de pesquisa. Ex.: Linha de pesquisa: Educação e Diversidade - Jovens e Adultos Tema: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO No Estado PROBLEMA DE PESQUISA É um incômodo que se pretende responder ao final da pesquisa. Este deve ser apresentado em forma de uma pergunta. Ex.: Como têm sido as políticas de educação de jovens e adultos do campo no sentido da efetivação do direito à educação? OBJETIVOS Estes são a definição, com precisão, do que o aluno pretende pesquisar. O que se propõe a fazer e quais aspectos pretende analisar no desenvolvimento do assunto. Deverão ser redigidos com o verbo inicial no infinitivo e devem ser subdivididos em objetivo geral e objetivos específicos. OBJETIVO GERAL É o objetivo amplo de sua pesquisa. É o elemento indicador do resultado final a ser alcançado. O objetivo geral deverá ser elaborado a partir do problema de pesquisa. Estes devem estar em consonância com a temática do estudo. Exemplo de Objetivo Geral: Analisar as políticas de educação de jovens e adultos do campo no sentido da efetivação do direito à educação. Note: www.esab.edu.br 16 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Deverão ser redigidos no mínimo três objetivos específicos. Estes são o detalhamento em partes menores do objetivo geral. Têm um caráter mais observável e experimental, especificando as etapas a serem cumpridas para alcançar o objetivo geral. Ao elaborar objetivos específicos, pense: De quais informações eu preciso para alcançar o objetivo geral? Como exemplos de verbos usados na formulação dos objetivos podem-se citar para: • determinar estágio cognitivo de conhecimento: os verbos apontar, definir, enunciar, relatar, nomear e etc.; • determinar estágio cognitivo de compreensão: os verbos descrever, discutir, examinar, explicar, expressar, identificar, e etc. • determinar estágio cognitivo de aplicação: os verbos aplicar, demonstrar, ilustrar, interpretar, manipular e etc.; • determinar estágio cognitivo de análise: os verbos analisar, comparar, constatar, criticar, diferenciar, examinar, investigar e experimentar e etc.; • determinar estágio cognitivo de síntese: os verbos articular, compor, organizar, esquematizar e etc.; •determinar estágio cognitivo de avaliação: os verbos apreciar, avaliar, julgar, selecionar, validar, valorizar e etc.. Exemplo de Objetivos Específicos: 1. Descrever a educação de jovens e adultos no Brasil – aspectos históricos, políticos e legais; 2. Discorrer sobre as políticas de educação de jovens e adultos do campo; 3. Identificar fatores que apontem para a efetivação do direito à educação aos jovens e adultos do campo. ESTRUTURA DO REFERENCIAL TEÓRICO Refere-se à fundamentação teórica a ser adotada para tratar o tema e o problema de pesquisa. Por meio da análise da literatura publicada, será traçado um quadro teórico. Nesta parte do Projeto, deverá ser apresentado o esboço da estrutura teórica do trabalho com as referências que serão utilizadas. Ao elaborar a estrutura da revisão de literatura, deverá reportar-se aos objetivos específicos, pois eles são os norteadores desta estrutura, ou seja, para cada objetivo deverá ser aberto um assunto a ser discutido no artigo. É importante que o aluno utilize referências recentes sobre o assunto que será pesquisado, sem desconsiderar os clássicos. www.esab.edu.br 17 Exemplo de Estrutura do Referencial Teórico. Este terá como base os objetivos específicos 1. A educação de jovens e adultos no Brasil – aspectos históricos, políticos e legais; ANDRADE, Marcia Regina; DI PIERRO, Maria Clara. A construção de uma política de educação na reforma agrária. In: ANDRADE, Márcia Regina et al. (Orgs.) A educação na reforma agrária em perspectiva: uma avaliação do Pronera. São Paulo: Ação Educativa; Brasília: PRONERA, 2004. p. 19-35. BARBOSA, Maria José. Reflexões de educadoras/es e educandas/os sobre a evasão na escolarização de jovens e adultos. In: AGUIAR, Márcia Angela de S. et al (Org.). Educação de Jovens e adultos: o que dizem as pesquisas. Recife: Gráfica J. Luis Vasconcelos, 2009. p. 37-73. BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.º 9394/96. Brasília, DF: MEC, 1996. 2. As políticas de educação de jovens e adultos do campo; FÁVERO, Osmar. Educação de Jovens e Adultos: passado de histórias; presente de promessas. In: Educação de Jovens e Adultos na América Latina: direito e desafio de todos. São Paulo: Unesco/Moderna, 2009. p. 53-92. FERRARI, Alceu Ravanello. História inacabada do analfabetismo no Brasil. São Paulo: Cortez Editora, 2009. (Biblioteca Básica da história da educação brasileira). PASSOS, Joana Célia dos. Educação de jovens e adultos no campo. In: Educação de jovens e adultos do campo. Boletim 15, TV Escola/Salto para o futuro. SECAD/MEC, setembro, 2006. 3. A efetivação do direito à educação aos jovens e adultos do campo. FERRARI, Alceu Ravanello. Direito à educação no Brasil e dívida educacional: e se o povo cobrasse? Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 2, maio/ago. 2008, p. 273-289. MARTINS, José de Souza. Expropriação e violência: a questão política no campo. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1980. NASCIMENTO, Claudemiro Godoy do. Políticas “públicas” e educação do campo: em busca da cidadania possível? Disponível em: http://www.unioeste.br/prppg/mestrados/ letras/ revistas/travessias/ed_007/EDUCACAO/Políticas públicas.pdf. Acesso em: 19/5/2011. SOARES, Edla. Propostas de Diretrizes Operacionais para a Educação Rural no Brasil. Seminário Nacional de Educação Rural e Desenvolvimento Local Sustentável 17 a 21 de setembro de 2001, Brasília, 2001. www.esab.edu.br 18 METODOLOGIA Nesta etapa, deverá ser definido onde e como será realizada a pesquisa. De campo: - Definirá o tipo de pesquisa, a população (universo da pesquisa), a amostragem, os instrumentos de coleta de dados e a forma de tabulação e análise dos dados. De revisão bibliográfica – Definirá o tipo de pesquisa, material utilizado como referência. Esta etapa deve ser divida em: • Classe/tipo de pesquisa - A pesquisa será da classe quantitativa, qualitativa, explicativa, descritiva ou exploratória? Será uma pesquisa do tipo bibliográfica, uma pesquisa experimental (ou de campo) ou um estudo de caso? Obs.: Em caso de pesquisa de campo, deverá ser definida qual a população em que será aplicada a pesquisa. Como será selecionada a amostra e a quanto corresponde, percentualmente, em relação à população. • Coleta de dados: Deverá ser indicado como serão coletados os dados, e quais instrumentos de pesquisa serão utilizados: observação, questionário, formulário, entrevistas, etc. Estabelecer como serão tabulados os dados e como serão analisados. Exemplo de Metodologia da pesquisa Tipo de Pesquisa: A pesquisa será do tipo Exploratório-descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa. Será realizado um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Fundamental “X”. Coleta de Dados: Serão utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: entrevista e questionários. A entrevista será realizada com o gestor, o supervisor escolar e 1 professor de turma de jovens e adultos. Os questionários com perguntas fechadas serão aplicados a uma amostra aleatória simples de 5 alunos de um universo de 25 pertencentes a uma turma da referida escola. Análise dos Dados: Os dados serão tabulados no software Excel e serão apresentados em forma de gráficos. Já as entrevistas serão analisadas e apresentadas em categorias. www.esab.edu.br 19 REFERÊNCIAS Consiste numa lista, em ordem alfabética, das obras efetivamente pesquisadas e citadas para o desenvolvimento do plano de pesquisa. Exemplo de Referências ANDRADE, Marcia Regina; DI PIERRO, Maria Clara. A construção de uma política de educação na reforma agrária. In: ANDRADE, Márcia Regina et al. (Orgs.). A educação na reforma agrária em perspectiva: uma avaliação do Pronera. São Paulo: Ação Educativa, 2004. p. 19-35. BARBOSA, Maria José. Reflexões de educadoras/es e educandas/os sobre a evasão na escolarização de jovens e adultos. In: AGUIAR, Márcia Angela de S. et al (Org.). Educação de Jovens e adultos: o que dizem as pesquisas. Recife: Gráfica J. Luis Vasconcelos, 2009. p. 37-73. BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.º 9394/96. Brasília, DF: MEC, 1996. FERRARI, Alceu Ravanello. Direito à educação no Brasil e dívida educacional: e se o povo cobrasse? Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 2, maio/ago. 2008, p. 273-289. MARTINS, José de Souza. Expropriação e violência: a questão política no campo. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1980. NASCIMENTO, Claudemiro Godoy do. Políticas “públicas” e educação do campo: em busca da cidadania possível? Disponível em: http://www.unioeste.br/prppg/mestrados/ letras/ revistas/travessias/ed_007/EDUCACAO/Políticas públicas.pdf. Acesso em: 19/5/2011. www.esab.edu.br 20 5 Artigo científico O Artigo Científico representa o resultado do estudo e deve expressar o conhecimento do assunto escolhido, com base nas linhas e temáticas de pesquisa, explicitados no item 3 deste manual. Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, em sua NBR 6022 (2003, p. 1) “Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento. ” Esta indicação feita pela ABNT (2003) corrobora com a descrição de Lakatos e Marconi (1991) sobre os artigos científicos, na qual possuem as seguintes características: a. não se constituem em matéria de um livro; b. são publicados em revistas ou periódicos especializados; c. permitem ao leitor, por serem completos, repetir a experiência. O Artigo Científico pode ser: a. Original ou divulgação: apresenta temas ou abordagens originais e pode ser: relatos de caso, comunicação ou notas prévias. b. Revisão: os artigos de revisão analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas, etc. Esse deve ser escrito em uma linguagem clara e objetiva, uma vez que o texto científico deve conter os seguintes elementos: objetividade, precisão, imparcialidade, clareza e coerência. O texto deve ter uma sequência lógica, apresentando com precisão as ideias, as pesquisas, os dados e os resultados dos estudos. www.esab.edu.br 21 Além da NBR 6022, ao preparar um artigo científico deve-se consultar as normas abaixo relacionadas: AUTOR TÍTULO DATA ABNT NBR6023: Elaboração de referências 2002 ABNT NBR6024: Numeração progressiva das seções de um documento 2003 ABNT NBR6028: Resumos 2003 ABNT NBR10520: Informação e documentação: citação em documento 2002 IBGE Normas de apresentação tabular 1993 Quadro1: Normas usadas na elaboração de um artigo científico Fonte: ABNT/NBR 6022 (2003, p. 1) O desenvolvimento do artigo consiste na fundamentação lógica de um tema original cuja finalidade é expor, explicar, demonstrar as suas principais ideias, com objetividade, clareza e impessoalidade. De acordo com o tema, o desenvolvimento poderá ser dividido em itens, conforme permite e/ou necessita o assunto. O texto do Artigo Científico deve ter no mínimo 10 páginas e no máximo 15 páginas, incluindo os elementos pré- textuais e pós- textuais. www.esab.edu.br 22 6 Estrutura do artigo científico O Artigo Científico (6º módulo) deve ser apresentado em: • Papel branco, formato A4; • Caracteres digitados na cor preta; • Fonte Arial; • Tamanho 12 para o texto; • Tamanho 10 para citações com mais de três linhas, em notas de rodapé, paginação e legenda das ilustrações e tabelas; • Margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm; • Digitado com espaçamento entrelinhas de 1,5 cm; • Espaçamento entre parágrafos deve ser automático; • Sem recuo de parágrafo; • Citações de mais de três linhas, as notas, as referências, as legendas das ilustrações e tabelas, a ficha catalográfica devem ser digitadas em espaçamento simples entrelinhas. O Artigo Científico tem a mesma estrutura dos demais trabalhos científicos, ou seja, os elementos, pré-textuais, textuais e pós-textuais. Modelo de estrutura do Artigo Científico Estrutura (partes) Elementos Pré-textuais • Título e subtítulo (obrigatório) • Autoria (obrigatório) • Currículo (obrigatório) • Resumo na língua pátria (obrigatório) • Palavras-chave na língua do texto (obrigatório) Textual • Introdução (obrigatório) • Desenvolvimento (obrigatório) • Conclusão (obrigatório) Pós-textual • Notas explicativas (opcional) • Referências (obrigatório) www.esab.edu.br 23 6.1 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS a. o título (e subtítulo se houver) devem figurar na página de abertura do artigo, na língua do texto (caixa alta, espaçamento simples, arial, tamanho 14); b. a autoria: nome completo do autor na forma direta (nome e sobrenome), acompanhados de um minicurrículo (Arial, espaçamento simples, tamanho 12); c. o minicurrículo: um breve currículo, a ser inserido em nota de rodapé, com identificação do Curso, instituição e endereço (e-mail) para contato; d. resumo na língua do texto: o resumo deve apresentar de forma concisa, a temática, os objetivos, a metodologia e os resultados alcançados na pesquisa, tendo entre 150 a 300 palavras. Não deve conter citações diretas ou indiretas “Deve ser constituído de uma sequência de frases concisas e não de uma simples enumeração de tópicos. Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular.” (ABNT/NBR-6028, 2003, p. 2) e. palavras-chave na língua do texto: é um elemento obrigatório e deve figurar abaixo do resumo, antecedidas da expressão: Palavraschave separadas entre si por ponto, conforme a NBR 6028 (2003). www.esab.edu.br 24 6.2 ELEMENTOS TEXTUAIS Deve ser a composição do texto na qual apresenta-se a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. 6.2.1 Introdução Na introdução, deve-se expor a finalidade e os objetivos do trabalho de modo que o leitor tenha uma visão geral do tema abordado. Sendo assim, a introdução deve apresentar: a. contextualização do assunto objeto de estudo; b. justificativa que levou à escolha do tema; c. problema de pesquisa; d. objetivos pretendidos; e. metodologia da pesquisa; 6.2.2 Desenvolvimento Parte principal e mais extensa do trabalho - deve apresentar a fundamentação teórica, discussões teóricos práticas, a metodologia utilizada na pesquisa, os resultados alcançados. Divide-se em seções e subseções, conforme a NBR 6024 (2003). 6.2.3 Conclusões A conclusão é um texto simples e deve mencionar o cumprimento dos objetivos propostos e conter ainda as soluções teóricas ou práticas para o problema pesquisado. Poderá apresentar recomendações e/ou sugestões para trabalhos futuros. Deve ser sintética: de uma a duas páginas. É importante estabelecer relações entre os dados obtidos (empíricos ou teóricos), o problema de pesquisa e a fundamentação teórica apresentada no trabalho, situando os resultados alcançados no desenvolvimento geral do trabalho. www.esab.edu.br 25 6.3 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS a. Notas explicativas: a numeração das notas é feita em algarismos arábicos, devendo ser única e consecutiva para cada artigo. Não se inicia a numeração em cada página; b. Referências: elemento obrigatório - constitui uma lista ordenada dos documentos efetivamente citados no texto e não deve ser enumerada; (NBR 6023, 2000) www.esab.edu.br 26 7 Ilustrações São consideradas ilustrações: gráficos, figuras, fluxogramas, fórmulas, quadros (apresentam informações textuais) e tabelas (apresentam dados numéricos). De acordo com as normas da ABNT, [...] sua identificação aparece na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e clara, dispensando consulta ao texto, e da fonte. A ilustração deve ser inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere, conforme o projeto gráfico. (ABNT; NBR 6022, 2003, p. 5) Normas a serem consideradas na apresentação de ilustrações: • apresentação gráfica: as ilustrações devem ser apresentadas de forma clara e legível. Os títulos e legendas que acompanham as ilustrações devem ser nítidos. Serão indicados por um algarismo arábico. Por exemplo: Tabela 1, Figura 1 e Quadro 1; • numeração: as ilustrações devem ser numeradas com os algarismos arábicos inteiros, a partir de um (1) na ordem em que aparecem no texto; • título: toda ilustração deve ser mencionada no texto e possuir um título, colocado abaixo da mesma, com exceção da tabela; • fonte: deve ser indicada sempre a origem da ilustração: Autor (ano). No caso de elaboração própria, a fonte será: Elaboração própria (ano de criação). E em caso de as informações serem oriundas da pesquisa de campo, a fonte deverá ser: Dados da pesquisa (ano de realização da pesquisa); • localização: as ilustrações deverão ser inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem. www.esab.edu.br 27 Exemplo de Quadro: AUTOR TÍTULO DATA ABNT NBR6023: Elaboração de referências 2002 ABNT NBR6024: Numeração progressiva das seções de um documento 2003 ABNT NBR6028: Resumos 2003 ABNT NBR10520: Informação e documentação: citação em documento 2002 IBGE Normas de apresentação tabular 1993 Quadro1: Normas usadas na elaboração de um artigo científico Fonte: ABNT; NBR 6022 (2003, p. 1). 7.1 TABELAS Conforme o documento Normas de Apresentação Tabular - IBGE (1993) uma tabela apresenta, de forma sistematizada, informações geralmente numéricas. Ela é formada de células, colunas e linhas. As tabelas devem ser identificadas por algarismo arábico, sequencial, inscrito na parte superior, à esquerda da página, precedida da palavra Tabela. Estas devem estar centralizadas em relação ao texto. Como as ilustrações, TODA tabela deve apresentar a fonte (em letra maiúscula/minúscula, Arial 10) das informações fornecidas, que deve ser alinhada à margem esquerda da tabela. Se a tabela for desenvolvida pelo autor, colocar: FONTE: Desenvolvida (ou elaborada) pelo autor(a). A lista de tabelas deve ser feita somente quando o número for superior a dez. Não se usa ponto final no título. www.esab.edu.br 28 Exemplo de Tabela: A Tabela 3 apresenta a evolução do número de cursos de graduação presencial nos últimos anos. Tabela 3: Evolução do Número de Cursos de Graduação Presencial, segundo a Categoria Administrativa ‐ 2004 a 2008 www.esab.edu.br 29 8 Avaliação do artigo científico O artigo será avaliado sob os seguintes parâmetros: • Técnico – apresentação e formatação do texto, de acordo com as normas técnicas previstas neste manual; • Teórico – discussões e relações entre a fundamentação teórica utilizada, contidas no texto escrito (artigo); • Prático – caso o aluno tenha optado por pesquisa de campo, deverá apresentar na escrita, discussão teórica relacionada aos dados produzidos; • Originalidade – o trabalho deverá primar pela originalidade no sentido de ser uma produção de conhecimento do próprio aluno; • Contribuição acadêmica na área investigada. O detalhamento dos critérios de avaliação do artigo científico será apresentado em ficha própria (Anexo I). www.esab.edu.br 30 9 Prazos e procedimentos de produção do artigo científico Os alunos e docentes/tutores terão como referência os seguintes prazos e procedimentos de produção, de acordo com as fases: PRIMEIRA FASE: 1. O artigo será elaborado a partir do Projeto de Pesquisa a ser entregue, até o final do 5º módulo, ao docente/tutor, via Tarefa Dissertativa no AVA; 2. O docente/tutor, com base no – Projeto de Pesquisa, orientará os alunos na produção do Artigo científico no 6º módulo, fundamentado neste manual de TCC; 3. Caso seja necessária a reformulação de alguns itens do Projeto de Pesquisa, o aluno terá 10 (dez) dias para reapresentá-lo com as devidas correções/reformulações, antes do início da elaboração do Artigo Científico; 4. O aluno terá até 3 (três) meses, a contar do início do 6º módulo, para elaborar a primeira versão do Artigo Científico; 5. Ao final da 1ª (fase) do 6º (sexto) módulo, o aluno apresentará a primeira versão do artigo científico ao docente/tutor que deverá dar retorno ao aluno, em um prazo de até 10 (dez) dias, informando as necessidades de correção/reformulação; SEGUNDA FASE: 1. O aluno deverá entregar o artigo revisado – 2ª versão - em 10 (dez) dias; 2. O docente/tutor fará a segunda análise do artigo e devolverá ao aluno em até 15 (quinze) dias; www.esab.edu.br 31 3. O aluno deverá apresentar o artigo para análise final em até 15 (quinze) dias; 4. O docente/tutor terá até 15 (quinze) dias para dar retorno ao aluno da análise final do Artigo Científico; 5. Após aprovação do artigo pelo docente/tutor, o aluno terá até 20 (vinte) dias para entregá-lo em forma digital (pdf) na plataforma e impresso à Coordenação de Curso, em até 20 antes do último dia da 2ª fase de Provas Regulares; 6. O não cumprimento dos prazos de entrega, tanto no 5º, quanto no 6º módulo, acarretará em Reprovação, e o aluno terá que refazer a disciplina no formato de dependência acadêmica. www.esab.edu.br 32 Referências ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Disponível em . Acesso em 25-02-2013. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em Acesso em 25-02-2013. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991. www.esab.edu.br 33 Anexo I

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