Pular para o conteúdo principal

ATIVIDADE EXTENSIONISTA 1


 1 ORIENTAÇÕES PARA ALUNOS DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL, DESENVOLVEREM A DISCIPLINA DE ATIVIDADE EXTENSIONISTA 1, ATENDENDO A RESOLUÇÃO 07/2028 DO MEC E RESOLUÇÃO 1284/2020 DA CEPE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER. Segundo a Resolução 1284 / 2020 – CEPE no Capítulo I (Art. 1°), a extensão é a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político-educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora do ensino superior, e para os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa. Segundo o Art. 2º, são consideradas atividades de extensão as intervenções que envolvem diretamente as comunidades externas às instituições de ensino superior e que estejam vinculadas à formação do estudante e de demais pessoas da sociedade civil, nos termos desta Resolução e conforme normas institucionais próprias. No curso de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial, o objetivo das disciplinas de Comunicação Empresarial, Sistemas de Informação Gerencial, Empreendedorismo e Gestão de Projetos e outras é demonstrar ao aluno como funciona a comunicação na empresa, os sistemas de informações para tomada de decisões, a capacidade e técnicas de empreender e como gerir projetos relativos aos setores de produção de uma indústria de transformação e também a de fornecedores que se preparam para se adequarem ao fornecimento ao setor industrial são a base para o desenvolvimento da atividade extensionista 1 desse curso. 2 Então após a conclusão dessas disciplinas, o aluno estará apto a realizar algumas tarefas relacionadas a este setor, inclusive poderá avaliar e dar sugestões de melhoria em área de produção em indústrias de transformação. ATIVIDADE DE EXTENSÃO SUGERIDA: - TÍTULO: Escolha de um projeto possível de vir a ser desenvolvido em sua região e elaboração de todas as etapas do planejamento básico desse projeto. - ATIVIDADES: O aluno deverá escolher um projeto possível de ser desenvolvido em sua região e desenvolver todo o planejamento básico desse projeto. - OBJETIVO: Despertar a visão de planejamento de projetos que possam ser úteis à sua comunidade. Através do Art. 5º as atividades de extensão serão realizadas por discentes e outras pessoas da sociedade civil, sob orientação de docentes, de acordo com o descrito no PPC. Dentro desta visão a ideia é que o aluno (discente) possa identificar projetos em andamento ou possíveis de serem executados na sua região e desenvolver todo o planejamento básico desse projeto considerando a sua execução futura, definir projetos que possam ser úteis à sua comunidade e que possam vir a ser colocados em prática. - JUSTIFICATIVA: O objetivo é que o aluno possa trabalhar ou interagir no universo da sua comunidade sugerindo projetos e criando o planejamento desses projetos entregando esse estudo a algum ente regional que possa vir a ter interesse na sua futura execução. Antes de definirmos as etapas é importante salientar que conforme consta no Art. 6º, as atividades de extensão devem ser vinculadas à formação do estudante, bem como dos demais interessados de outros setores da sociedade civil que dela participem, assim entendidas como aquelas que envolvam diretamente os conhecimentos técnicos específicos dos cursos de graduação. 3 - ETAPAS: Serão sugeridas várias questões para o aluno, nas quais o mesmo poderá aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas desenvolvidas até essa etapa.do seu curso. Através do Art. 7º no inciso I, em relação a concepção prática as Diretrizes da Extensão na Educação Superior, a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade por meio da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões contemporâneas com vistas ao desenvolvimento econômico, social e cultural. Essa interação poderá trazer apoio aos setores produtivos das indústrias regionais e da comunidade local. 1ª. Etapa: escolher um projeto em andamento e planeja-lo ou sugerir um projeto possível de vir a ser executa na sua região que venha criar alguma melhoria e desenvolver todo as etapas do planejamento básico desse projeto. Estudar e analisar a sua comunidade, as suas empresas e Instituições e verificar o que poderia ser desenvolvido na forma de um projeto que venha a criar melhoria para a sua região. Para levantar as informações você poderá visitar empresas e ou Instituições locais e se apresentar como aluno do curso de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial da UNINTER, para o levantamento de informações que precisar. Segundo o Art.10, as atividades de extensão poderão ser realizadas em parceria com outras instituições de ensino superior, empresas públicas ou privadas e outras entidades, com o fim de estimular a abertura e o diálogo interinstitucional envolvendo estudantes e docentes, de modo a contribuir com a sociedade acadêmica. 2ª Etapa: Como será esse projeto? Quais as suas etapas? Qual a sua duração|? O que beneficiará a sua região? Baseado no que você levantou de informações definido o projeto, comece a fazer o seu planejamento, inicialmente fazendo um levantamento de todas as informações que poderá dispor através de pesquisa 3ª Etapa: Iniciar o planejamento propriamente dito do seu projeto proposto. 4 - Defina o escopo do projeto - Redija o termo de abertura do projeto - Desenhe o fluxo de processos desse projeto (Mapa de Fluxo de Processos do Projeto) - Defina o mapa do EAP/ WBS do projeto - Defina os tempos de cada etapa na EAP - Construa a Rede Pert/ e faça o sequenciamento (Método do Sequenciamento) - Defina o Caminho Critico do Projeto - Construa o cronograma de execução - Analise os riscos envolvidos nesse projeto - Defina padrões de qualidade a ser repassado ao executor do projeto No Art.19 §1º, o aluno deve escolher aquelas adequadas a sua realidade e ao perfil do curso, na quantidade suficiente para o cumprimento da carga horária relativa à extensão, prevista no Projeto Pedagógico do Curso. Como o curso de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial é na modalidade EAD (Educação a Distância), o Art. 23 define que as ofertas de extensão aos alunos deverão ser realizadas presencialmente, em região compatível com o polo de apoio presencial no qual o estudante esteja matriculado, observando-se, no que couber, as demais regulamentações previstas no ordenamento próprio para a oferta de educação a distância Parágrafo único. A oferta de extensão nessa modalidade poderá se valer de docentes responsáveis orientando o aluno a distância, podendo ou não envolver diretamente os polos de apoio presencial e seus colaboradores. 4ª Montagem do relatório. Depois de ter todos estes dados o aluno vai reunir em um relatório e poderá terá que apresentar a um ente comunitário: empresa, Instituição ou outro qualquer que possa vir a ter interesse em executar tal projeto. Pode ser uma forma de ajudar a empresa, instituição com a sua ação extensinista gerando melhorias nessa e também melhorando a sua interação com a empresa ou com a comunidade local com a aplicação dos conhecimentos adquiridos no seu curso de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial. 5 Este relatório deverá também ser postado no sistema Univirtus, conforme a orientação do professor/tutor da disciplina de Atividade Extensionista I, que vai então proceder com a avaliação da atividade realizada, aprovando-a ou não e atribuindo uma nota a sua realização. Nesse relatório deverá ter uma comprovação da entrega dos seus estudos a um Ente local. O Art. 20 trata das ações de extensão, que serão avaliadas pelos docentes e discentes envolvidos, para fim de registro acadêmico e promoção de melhoria contínua das atividades. - CONCLUSÃO: A Atividade de Extensão traz bons resultados em relação a aprendizagem do aluno, pois simula o trabalho de demonstrar ao aluno como funciona comunicação na empresa , os sistemas de informações para tomada de decisões , a capacidade e técnicas de empreender e como gerir projetos relativos aos setores de produção de uma indústria de transformação e também a de fornecedores que se preparam para se adequarem ao fornecimento ao setor industrial são a base para o desenvolvimento da atividade extensionista 1 desse curso. Para a disciplina Atividade Extensionista 1 o aluno ainda poderá optar pelo desenvolvimento de outra atividade a sua escolha , que não a acima descrita desde que atenda as condições da extensão universitária conforme a resolução 07/2028 do MEC e a resolução 1284/2020 da CEPE UNINTER, porém para isso ele deverá enviar antecipadamente uma proposta escrita na forma de um projeto ao tutor da disciplina para a devida aprovação e autorização de execução ( até o quinto dia após o início da fase em que a disciplina esteja disponibilizada) e o tutor analisará e em até 5 dias aprovará ou não fazendo também forma escrita ao aluno. Curitiba, 19 de fevereiro de 2021 Prof. Emerson da Silva Seixas Tutor do Curso de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial Prof. Eng. Nelson Tadeu Galvão de Oliveira Coordenador do Curso de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTAGIO PRONTO TODOS OS CURSOS FAVENI

  CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI                             RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19                                                                                                                    GUARULHOS 2020   Prezados Acadêmicos!   O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci

TCC FAVENI PRONTO WORD PDF

PREZAD@ALUN@! LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO, ANTES DE ENVIAR O TCC. TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) - O trabalho (ARTIGO) deverá ser enviado em formato DOC ou DOC.X(Word). Reiteramos que TCC’s plagiados e com temas não condizentes com a área do curso serão REPROVADOS. Caso o TCC seja considerado PLÁGIO, o aluno estará sujeito a um ônus no valor de R$249,99 para uma nova correção. Reiteramos também que TCC’S reenviados para reformular não estarão condicionados a nenhuma taxa de cobrança. ATENÇÃO! A faculdade possui o PRAZO DE 30 DIAS PARA CORREÇÃO do TCC. Se desejar a conclusão de seu curso em determinada data, deverá regularizar as pendências e concluir o curso antecedência para que na data que necessita da certificação já esteja com o documento em mãos. Os professores não são responsáveis ou se comprometem em agilizar o processo de correção para alunos que não concluíram o curso e realizam inscrições em processos sel

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de Segur