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PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Engenharia Civil CURSO: Engenharia Civil PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Engenharia Civil Curso: Engenharia Civil Semestre: 5ºFlex/6ºRegular Objetivos da Aprendizagem: A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos: • Compreender as características e uso do solo como material de sustentação de edificações da construção civil. • Conceber e aplicar conceitos de análise estrutural em um projeto proposto. • Compreender os conceitos relacionados à flexão aplicadas nas estruturas para o desenvolvimento seguro de um projeto estipulado. • Compreender os conceitos de dimensionamento de condutos forçados, cálculo de vazão e perda de carga. • Aplicar a metodologia cientifica no desenvolvimento de um trabalho de pesquisa. Prezados alunos, Sejam bem-vindos ao semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática a “Construção da Creche Machado de Assis”. Esta temática visa trabalhar de forma interdisciplinar os conteúdos das disciplinas do semestre corrente, demonstrando a relação prática nas atividades que serão desenvolvidas no cotidiano profissional de um Engenheiro Civil. Dessa forma, para o desenvolvimento das atividades, partimos do pressuposto que você e seus colegas de equipe trabalham em uma empresa que venceu a licitação para elaboração e execução do projeto, ficando responsável por realizar a construção da Creche Machado de Assis. Vocês deverão pensar em qual tipo de estrutura será utilizada, a resistência dos materiais empregados, aspectos da hidráulica utilizada nos projetos e as características do solo local. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Engenharia Civil Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Situação-problema: “Construção da Creche Machado de Assis” A prefeitura da sua cidade decidiu construir uma creche para atender à demanda do novo bairro que foi inaugurado há pouco tempo. A unidade contará com brinquedoteca, sala de TV, sala de descanso, parque para as crianças brincarem, jardim, refeitório, banheiros e cozinha. Com isso, as crianças poderão passar um tempo de qualidade na creche, além de iniciarem o seu processo de aprendizado e contato com outras crianças da mesma idade. O projeto deverá ser desenvolvido com as estruturas em concreto armado e alvenaria de vedação com blocos cerâmicos. Lembre-se que você e sua equipe são os responsáveis técnicos pela construção da Creche Machado de Assis, portanto qualquer problema e qualquer solução a ser proposta, será da responsabilidade de vocês. As tarefas a serem solicitadas, nesse trabalho, estão relacionadas com as disciplinas que serão abordadas neste semestre. Você e sua equipe deverão redigir um relatório com o desenvolvimento das atividades propostas e por fim, elaborar a apresentação com os resultados obtidos. Então, mãos à obra! Lembre-se, o resultado só depende da dedicação de vocês! Bom trabalho! “Construção da Creche Machado de Assis” TAREFAS: Obs.: Lembre-se de organizar a sua PTG de acordo com as normatizações vistas na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico. Tarefa 1: Estruturas Isostáticas Para construção da creche, sua equipe precisa conceber um sistema estrutural em concreto armado que possa suportar as alvenarias de vedação e todas as cargas referentes ao uso da edificação. Como você pode imaginar, a creche terá um mobiliário específico para as crianças, para os professores. Por isso, no seu dia a dia teremos um conjunto de ações atuantes sobre a estrutura, que deve ser capaz de suportar todo este peso, com segurança para seus usuários. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Engenharia Civil A concepção estrutural escolhida é uma associação de pórticos isostáticos que por repetição compõe toda a estrutura da creche. Estes pórticos estão espaçados a cada 5,0m; tem um vão de 6,0m e uma altura de 3,0m. A Figura 1 mostra do esquema estático do Pórtico que será usado nesta repetição. Conforme a ABNT NBR 6120:2019, para escolas, usamos uma sobrecarga de 300 kg/m² referente ao mobiliário e uso da edificação. Somadas à esse carregamento, temos o peso da estrutura, lajes e vigas, o qual é razoável considerarmos um valor de 150 kg/m². A estes valores, é razoável consideramos um carregamento referente à camada de revestimento (regularização, contrapiso e piso), estimado em 100 kg/m². Sendo assim, como os pórticos estão espaçados em 5,0m; temos uma carga linear por metro estimada em (150 +300 +100)*5= 2750 kg/m = 27,5 kN/m. Ainda com relação à viga, temos o peso da alvenaria de vedação, da parede construída sobre à viga. Neste caso, a tradicional parede de blocos cerâmicos, consideramos que pesa 180 kg/m². Como temos um pé direito de 3,0m, o carregamento linear por metro na viga será de 180*3,0 = 540 kg/m = 5,4 kN/m. Somando o carregamento das lajes com o das paredes temos uma carga linear no pórtico de (5,4 +27,5)= 32,9 kN/m. Sabendo-se que nesta situação teremos uma carga concentrada na horizontal, ao pé dos pilares de P=25 kN, você poderá entender o comportamento estrutural do pórtico e passar as informações para que o engenheiro possa projetá-lo. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Engenharia Civil Figura 1 – Esquema estático do pórtico típico da creche. Fonte: elaborada pelos autores. Você precisa projetar a estrutura desse pórtico e para tanto, deverá primeiro entender seu comportamento estrutural. Pede-se: a) Calcular as reações de apoio; b) Calcular e desenhar o diagrama de esforço Normal; c) Calcular e desenhar o diagrama de esforço Cortante; d) Calcular e desenhar o diagrama de momento Fletor; PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Engenharia Civil e) Aponte os valores que são os críticos à serem usados pelo engenheiro no dimensionamento da estrutura, frente ao esforço Fletor, esforço Cortante e esforço Normal. Tarefa 2: Hidráulica e Hidrometria As instalações hidrossanitárias necessárias à construção da Creche Machado de Assis consistem nas redes de água fria, coleta de esgoto e drenagem pluvial. Seus dimensionamentos dependem de conceitos hidráulicos fundamentais relacionados aos escoamentos livres e forçados. Em dado momento, você e sua equipe iniciaram o dimensionamento da rede predial de abastecimento de água, de forma a atender a demanda dos banheiros, da irrigação do jardim e da alimentação da fonte. Inicialmente, vocês traçaram a rede e dividiram-na em diversos trechos. a) Sabendo que o trecho de tubulação em PVC de alimentação do sistema de irrigação do jardim possui 67 mm de diâmetro interno (75 mm de diâmetro externo) e deverá ser dimensionado para uma velocidade máxima de escoamento de 3,0 m/s, calcule a vazão conduzida pelo trecho em questão. b) Considerando que o trecho em questão apresenta comprimento de 27 m e ainda possui 2 registros de gaveta abertos, 1 curva de 45° e 2 curvas de 90° como acessórios, calcular a perda de carga unitária e a perda de carga total. Utilizar a equação de Hazen-Williams; as tabelas de comprimentos equivalentes e coeficientes C estão disponíveis no livro da disciplina. Tarefa 3: Fundamentos da Mecânica dos Solos Nos fundos do terreno onde será construída a Creche Machado de Assis, será necessário fazer um aterro com compactação para nivelamento das cotas. Então, você e sua equipe coletaram amostras deformadas de solo, que foram levadas em laboratório para a realização do ensaio de Proctor, a fim de identificar os parâmetros de projeto e a resistência mecânica desse material. Para isso, 6 amostras de solo foram compactadas segundo a energia normal de Proctor, cujo peso do soquete era de 2,5 kg, sendo compactado a uma altura de queda de 30,5 cm em três camadas com 26 golpes cada uma delas. Os resultados da Tabela 1 mostram o peso do molde com o solo compactado e os valores obtidos após o ensaio de teor de umidade para cada amostra de solo. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Engenharia Civil Tabela 1 – Resultado do ensaio de compactação e teor de umidade. Amostras 1 2 3 4 5 6 Peso do molde + solo compactado (g) 2159 2250 2300 2275 2210 2100 Peso da cápsula (g) 25,32 25,51 25,24 25,38 25,42 25,39 Peso da cápsula + solo úmido (g) 131,27 129,66 142,29 138,16 140,85 137,87 Peso da cápsula + solo seco (g) 117,20 116,99 129,87 127,96 132,02 130,68 Fonte: elaborada pelos autores. Considere que o volume de cada amostra de solo compactada corresponde a 1000 cm³ e o peso do molde corresponde a 980 g. Com base nas informações, determine: a) O teor de umidade de cada amostra. Apresente os cálculos. b) A massa específica seca de cada amostra. Apresente os cálculos. c) A curva de compactação do solo. d) O teor de umidade ótimo e a massa específica seca do solo. Tarefa 4: Resistência dos Materiais Avançado No projeto de construção da creche, dentre os equipamentos que constituem a área de lazer infantil, teremos balanços para crianças de até 100 kg, construídos com madeira de reflorestamento e materiais recicláveis. A figura 2 traz a representação gráfica do projeto para o balanço que será construído. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Engenharia Civil Figura 2 – Projeto para o balanço a ser construído. Fonte: encurtador.com.br/dkFG6, acessado em 23/06/2022. A viga superior deverá ser estudada segundo as condições de atuação das forças. Dessa forma, essa viga está suportada nas extremidades por dois apoios fixos e, considerando a situação de carregamento total, duas crianças de 100 kg estão no balanço. A Figura 3 esboça a viga na situação de carregamento total. Figura 3 – Viga sob o carregamento total. Fonte: elaborada pelos autores. As vigas são elementos estruturais que oferecem resistência à flexão, provocada por carregamentos verticais aplicados. Por definição, as vigas têm duas dimensões muito menores que a terceira (comprimento) e as cargas que a solicitam são perpendiculares ao seu eixo longitudinal. Dessa forma, para análise inicial das informações que compõe o projeto, você e sua equipe deverão: a) Conceituar os tipos de apoios que constituem a estrutura, citando as direções das reações que eles oferecem; PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Engenharia Civil b) Calcular as condições de equilíbrio para essa viga, apresentando os valores das reações que os apoios oferecem. Em um segundo momento, você e sua equipe deverão considerar a situação em que apenas uma criança de 40 kg está sobre o assento da esquerda do balanço, conforme Figura 4. Nesse caso, vocês também deverão apresentar os valores das reações que os apoios oferecem. Figura 4 -Viga sob carregamento parcial. Fonte: elaborada pelos autores. NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. O trabalho será realizado em grupos, de 02 a 07 alunos, no máximo. 2. A formação dos grupos é de responsabilidade dos alunos; no entanto, solicitamos que sigam as orientações do Tutor Presencial, responsável por cadastrar os grupos no sistema. 3. Importante: somente o líder do grupo conseguirá cadastrar o trabalho finalizado no sistema, o que deverá ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade. 4. O trabalho final deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Universidade, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no AVA. 5. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Engenharia Civil prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico. 6. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF. A seguir, apresentamos a vocês alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual: • Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT, com atendimento ao número de páginas solicitadas. • Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução, desenvolvimento e conclusão). • Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão. • Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade. • Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente citados. Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhes atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que vocês precisarem. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário. Bom trabalho a todos! Equipe de professores
 

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