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TRABALHO FEITO SEM PLÁGIO - Práticas Supervisionadas de Serviço Social Análise


 Manual de Práticas Supervisionadas de Serviço Social Análise Crítica (7º Semestre) Sumário 1. INTRODUÇÃO...........................................................................................................3 2. A QUESTÃO SOCIAL E SUAS IMPLICAÇÕES ....................................................4 3. A EXECUÇÃO DA ANÁLISE CRÍTICA...................................................................5 3.1 PONTOS A SEREM ABORDADOS NA ANÁLISE CRÍTICA.......................6 3.1.1 ANÁLISE ......................................................................................................6 3.1.2 FASES...........................................................................................................7 3.1.3 OBJETIVO E PROCEDIMENTO................................................................7 3.1.4 ANÁLISE INTERPRETATIVA E CRÍTICA................................................7 3.2 FORMATAÇÃO DA ANÁLISE CRÍTICA.........................................................8 4. ORIENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO PARA ELABORAÇÃO DA ANÁLISE CRÍTICA...........................................................................................................................8 5. REFERÊNCIAS...........................................................................................................8 3 Serviço Social 1. INTRODUÇÃO Você, aluno(a) matriculado na disciplina 5593-60 e 7040-60, Supervisão Formação Profissional ou 6145-60 Supervisão de Estágio em Serviço Social, deve ler atentamente as informações a seguir. Aos(Às) alunos(as) matriculados(as) nas disciplinas citadas será solicitada a elaboração de uma Análise Crítica, com a exigência da carga horária de 20 horas, levando em consideração as demandas apresentadas em seu campo de estágio, que fará parte da carga horária do 7º semestre. Antes da elaboração da atividade solicitada, é essencial que todo o conteúdo da disciplina teórica seja estudado com empenho, pois assim você terá contato com conceitos importantes, o que facilitará a elaboração do trabalho. Vale ressaltar que esta atividade é obrigatória e deve ser elaborada individualmente e em seu campo de estágio. A pesquisa é extremamente importante para sua formação profissional e acadêmica. No entanto, ao utilizar um conteúdo pesquisado é fundamental transcrevê-lo com suas próprias palavras e citá-lo nas referências. O conteúdo copiado na íntegra caracteriza um crime denominado PLÁGIO. Trabalhos considerados plágio terão a carga horária invalidada. Cada aluno(a) deverá postar a Análise Crítica no link de postagem: Supervisão de Estágio em Serviço Social (6145-60) ou Supervisão da Formação Profissional (5593- 60) ou Supervisão de Formação Profissional (7040-60) disponível no seu Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. Na postagem deverá ser postado um único arquivo, conforme determinado na checklist: que consta no Manual de Estágio. 4 Manual de Estágio 2. A QUESTÃO SOCIAL E SUAS IMPLICAÇÕES A questão social surgiu no século XIX, na Europa, com o objetivo de exigir a formulação de políticas sociais em benefício da classe operária, que estava em pobreza crescente. Segundo Iamamoto (1999, p. 27), a questão social pode ser definida como o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura que têm uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos se mantém privada. Todo esse processo de urbanização e industrialização deu origem ao empobrecimento da classe operária e acabou por conscientizá-la das condições em que trabalhava, em que a questão social acabou atingindo contornos problemáticos, em especial para a sociedade burguesa, que recorreu à implementação de políticas sociais. A atual questão social se refere à ampliação do trabalho na sociedade capitalista, começando pela degradação do trabalho, a perda e o desaparecimento de muitas categorias e postos de trabalho, e isso ocorre quando o Estado passa a se retirar do campo social com cortes, privatizações e outros. A questão social é muito vinculada com a desigualdade social e essas questões acabaram propiciando a criação do terceiro setor na sociedade, a fim de fazer programas e projetos para auxiliar os necessitados e também auxiliar nos pedidos por mudanças na política. A fecundidade da análise desenvolvida demonstra a importância de se construir mediações que situam e desvelam as expressões da múltipla e complexa “questão social” diante das particularidades das formações sociais no modo de produção capitalista. Além disso, expressa o rigor do método marxiano na análise do real, contribuindo para a identificação de alguns dos principais desafios que a classe trabalhadora vem se deparando historicamente no contexto da relação capital x trabalho no Brasil (SANTOS, 2012, p. 215). 5 Serviço Social O assistente social é o profissional que lida diretamente com a questão social em suas variadas expressões e trabalha frente à produção da desigualdade e da produção da resistência. 3. A EXECUÇÃO DA ANÁLISE CRÍTICA Para realizar esta prática, faça uma análise crítica utilizando uma das expressões da questão social evidenciada em seu campo de estágio. Quadro 1 – Exemplos de expressões da questão social ÁREA DE ATUAÇÃO EXEMPLOS DE EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL Saúde Falta de acesso à saúde nos três níveis de atendimento, abandono do idoso, encaminhamento para especialidades, exames e medicamentos de alto custo e outras. Educação Evasão escolar, violência infantil, bullying, vínculo familiar fragilizado etc. Habitação Favelização, falta de acesso à moradia, falta de acesso a saneamento básico e outros. Trabalho Desemprego, desregulamentação dos direitos trabalhistas e exploração trabalhista, entre outras. Fonte: CEB Você, aluno, precisará escrever seu posicionamento crítico frente à expressão da questão social por você escolhida e, para tanto, poderá buscar embasamento teórico, retomando os conhecimentos construídos nas disciplinas, como, por exemplo: ƒ Serviço Social e a Questão Social; 6 Manual de Estágio ƒ Ação Social junto à Criança, Adolescente e Terceira Idade; ƒ Política Social no Brasil; ƒ Teoria Geral do Serviço Social. Poderá também utilizar livros que abordem a questão social e suas múltiplas expressões, tais como: SANTOS, J. S. Questão social: particularidades no Brasil. vol. 6. São Paulo: Cortez, 2012. NETTO, José Paulo. Capitalismo monopolista e serviço social. 7. ed. São Paulo. Cortez, 2009. TEMPORALIS. Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Ano 2, n. 3 (jan./jul. de 2001). Brasília: ABEPSS, Grafline. 2001. Disponível em: http://www.abepss. org.br/arquivos/anexos/temporalis_n_3_questao_social-201804131245276705850.pdf. Acesso em: 27 nov. 2019. 3.1 Pontos a serem abordados na Análise Crítica 3.1.1 Análise A construção da análise deve abranger os seguintes aspectos: ƒ Destacar os elementos constitutivos do assunto; ƒ Destacar a relação entre os elementos e o todo; ƒ Destacar a natureza do assunto; ƒ Destacar o nível do detalhamento, a natureza e a importância dos exemplos; ƒ Verificar a motivação do autor; ƒ Verificar a profundidade do assunto; ƒ Verificar o estilo do texto; ƒ Desenvolver um resumo sobre o assunto do artigo; 7 Serviço Social ƒ Estabelecer críticas; ƒ Estabelecer um conceito de valor; ƒ Informar sobre o assunto tratado; ƒ Evidenciar a contribuição do autor. 3.1.2 Fases Analisar significa estudar, decompor, dissecar, dividir, interpretar. Processo de conhecimento de determinada realidade, e implica o exame sistemático dos elementos, portanto, é decompor um todo em suas partes, a fim de poder efetuar um estudo mais completo. É a análise que vai permitir observar os componentes de um conjunto, perceber suas possíveis relações, ou seja, passar de uma ideia-chave para um conjunto de ideias mais específicas. Transpor a generalização e, finalmente, a crítica. 3.1.3 Objetivo e procedimento A análise do texto tem como objetivo levar o estudante a: ƒ Escolher o mais importante dentro do texto; ƒ Reconhecer a organização e a estrutura; ƒ Interpretar o texto; ƒ Reconhecer o valor do material; ƒ Distinguir fatos, hipóteses e problemas; ƒ Encontrar ideias principais e secundárias; ƒ Perceber como as ideias se relacionam; ƒ Identificar as conclusões e as bases que as sustentam. 3.1.4 Análise interpretativa e crítica Procurar associar as ideias expressas pelo autor com outras de conhecimento do estudante sobre o mesmo tema. A partir daí, fazer uma crítica do ponto de vista da coerência interna e validade dos argumentos empregados no texto e da profundidade e da originalidade dadas à análise do problema; realizar uma apreciação sobre as ideias expostas e defendidas. 8 Manual de Estágio 3.2 Formatação da Análise Crítica A análise crítica deve conter, no máximo, 3 laudas/páginas e deve ser redigida em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, recuo de primeira linha de parágrafo 1,25 cm, espaçamento entrelinhas deve ser 1,5 cm e alinhamento justificado. No caso de citações com mais de 3 linhas, deverão estar recuadas 4 cm, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 10, espaçamento entrelinhas simples e alinhamento justificado. 4. ORIENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO PARA ELABORAÇÃO DA ANÁLISE CRÍTICA Disponibilizamos no AVA videoaula contendo orientações para elaboração e construção da Análise Crítica. Para elaboração dessa prática o(a) aluno(a) deverá participar da reunião de supervisão acadêmica de estágio, no qual receberá do(a) seu(sua) supervisor(a) acadêmico(a) as orientações necessárias para construção da análise crítica. O(A) aluno(a) também poderá, por meio da intermediação do seu polo de matrícula, esclarecer suas dúvidas diretamente com o(a) seu(sua) professor(a) orientador(a), participando do chat semanal programado para o semestre. Atente-se às datas de chat que são divulgadas no seu AVA, considerando sempre o horário de Brasília. 5. REFERÊNCIAS IAMAMOTO, M. V. O trabalho do assistente social frente às mudanças do padrão de acumulação e de regulação social. In: Capacitação em serviço social e política social. Módulo 1: Crise contemporânea, questão social e Serviço Social. Brasília: CEAD, 1999. p. 112-128. IAMAMOTO, M. V. Relações sociais e serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 39. ed. São Paulo: Cortez, 1999. SANTOS, J. S. Questão social: particularidades no Brasil. Vol. 6. São Paulo: Cortez, 2012. VIEGA, Sara. Como fazer uma análise crítica de um artigo. Disponível em: https:// educacao.umcomo.com.br/artigo/como-fazer-umaanalise-critica-de-um-artigo-4889. html. Acesso em: 17 out. 2017. 9 Serviço Social APÊNDICE Apêndice A: Modelo de Capa UNIVERSIDADE PAULISTA NOME DO(A) ALUNO(A) RA ANÁLISE CRÍTICA CIDADE DO POLO/UF ANO

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