RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO
E APLICAÇÃO DO PLANO DE AULA
Caro(a)
aluno(a),
Para
realização dessa atividade você deverá ter seu plano de aula considerado APTO,
ter realizado as 16h de observação, as 4h de regência e ter visto
a aula sobre o Relatório. Aqui você encontrará apenas algumas orientações. Leia
atentamente os itens abaixo:
1.
É
PROIBIDO postar o plano de aula nesta atividade.
2.
Nos
parágrafos sobre os relatos
de observação, faça uma síntese
dos quatro dias. Você não relatará dia por dia, mas, sim, de forma geral,
explicitando o solicitado em cada parágrafo.
3.
A data da
regência não pode ser a mesma das observações.
4.
Os
parágrafos 1, 2 e 3 do relato
de regência, devem informar quais
e como foram desenvolvidas as atividades que você propôs no plano de aula.
5.
Anexo:
Sem os mesmos seu plano de aula não será avaliado.
6.
Declaração: Caso o gestor escolar não permita que você tire fotos das crianças
realizando as atividades coletivas e lúdicas, você deverá primeiramente
argumentar que não precisa aparecer o
rosto dos alunos e que as fotos não serão publicadas, apenas utilizadas
aqui no relatório. Se mesmo assim, não puder aparecer nem de perfil e nem de
costa, você deverá anexar as atividades
já finalizadas pelos alunos. Se sua atividade coletiva ou lúdica não for
algo material, como uma brincadeira no parque, por exemplo, você deverá solicitar
que o diretor lhe forneça uma declaração em folha com o logo da escola, informando que não é possível tirar
foto dos alunos realizando as atividades aplicadas por você e com a assinatura dele e carimbo da escola. Sem a declaração e sem as fotos, seu relatório será
zerado.
7.
Por
fim, salientamos que a declaração não ausenta e não justifica a ausência das seguintes fotos: sua
mediação do conteúdo, atividade de português e atividade de matemática. Sem estas, seu
relatório será zerado.
IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA CAMPO DE ESTÁGIO
Nome do(a)
estagiário(a):
|
RA: |
|
Nome da escola: |
CNPJ: |
|
Endereço da escola: |
||
Cidade da
escola/Estado:
|
||
Polo de apoio
presencial: |
||
Telefone da escola
com DDD: |
||
Nome do(a) diretor(a)
da escola: |
||
Nome do(a) coordenador(a)
da escola: |
||
Nome do(a)
professor(a) regente de sala: |
||
Série/turma: |
Idade dos alunos: |
|
Datas das
observações (DD/MM/AAAA):
apresente a data dos
4 dias que realizou as observações. |
||
Horário das
observações (início e término): |
||
Escola pública ( )
ou Escola privada ( )
|
||
Estou ciente de
que o meu Plano de Aula está corrigido na atividade 1 ou 2 e foi considerado
como: (assinalar com “x” a situação da sua
atividade) |
|
APTO PARA A REGÊNCIA |
|
NÃO APTO PARA A REGÊNCIA |
|
NÃO ENCAMINHEI O MEU PLANO DE AULA |
|
RELATO DO 1º AO 4º DIA DE OBSERVAÇÃO
Nesse parágrafo deverá relatar
os conteúdos abordados pelo professor regente no decorrer dos dias 1 e 2 de observações
e explicar quais e como as atividades foram desenvolvidas (metodologia e
métodos), destacando como os alunos
se comportaram frente aos conteúdos abordados pelo professor, como foi a
interação entre professor-aluno e aluno-aluno (mínimo 5 - máximo 10 linhas).
Nesse parágrafo deverá relatar
os conteúdos abordados pelo professor regente no decorrer dos dias 3 e 4 de observações
e explicar quais e como as atividades foram desenvolvidas (metodologia e
métodos), destacando como os alunos
se comportaram frente aos conteúdos abordados pelo professor, como foi a
interação entre professor-aluno e aluno-aluno (mínimo 5 - máximo 10 linhas).
RELATO DA APLICAÇÃO DO PLANO DE AULA
Data da regência:
não pode ser anterior ou igual aos dias das
observações |
Horário de início e
término da regência: |
No 1º parágrafo apresente os conteúdos e a Literatura que nortearam sua aula, bem
como o Recurso utilizado para
contação de história. Descreva de forma sucinta como foi sua interação com
os alunos e a relação entre eles durante o desenvolvimento de toda regência,
bem como os questionamentos realizados para o levantamento dos conhecimentos
prévios (mínimo 8 - máximo 10 linhas).
No 2º parágrafo apresente as atividades de Português e a Lúdica, mesmo que você não as tenha realizado na sequência.
Descreva de forma sucinta o que os alunos fizeram nessa atividade, como você as
explorou (métodos), como realizou as intervenções diante das dificuldades, bem
como informe se os alunos gostaram e aprenderam o conteúdo (mínimo 8 - máximo 10
linhas).
No 3º parágrafo apresente as atividades de Matemática e Coletiva, mesmo que você não as tenha realizado na sequência. Descreva
de forma sucinta o que os alunos fizeram nessa atividade, como você as explorou
(métodos), como realizou as intervenções diante das dificuldades, bem como informe
se os alunos gostaram e aprenderam o conteúdo (mínimo 8 - máximo 10 linhas).
ANEXO – FOTOS DA REGÊNCIA E ATIVIDADES MINISTRADAS
(obrigatório)
Anexo 1- Inserir 1 (uma) foto sua explorando o
conteúdo (pode ser fazendo a contação de história ou apresentando as atividades
ou ainda ajudando os alunos). Insira abaixo da foto a legenda.
Anexo 2- Inserir 2 (duas) fotos (ou scanner)
das atividades de Português de dois alunos diferentes e mais 2
(duas) de Matemática de dois alunos diferentes. Insira abaixo de cada
foto a legenda.
Anexo 3- Inserir 1 (uma) foto da atividade Coletiva e mais 1 (uma) da
atividade Lúdica. Insira abaixo de cada foto a legenda.
CRITÉRIOS
OBRIGATÓRIOS |
VALOR |
SUA NOTA |
Cabeçalhos ·
Apresenta os campos devidamente preenchidos
de forma digitada e na cor preta, respeitando as Normas da ABNT, cujos campos
já estão pré-formatados (0,2). |
0,2 |
|
Descrição das observações ·
Descrição em um único parágrafo relatando os
conteúdos abordados pelo professor regente no decorrer dos dias de
observações (0,1); ·
Explicação de quais e como as atividades
foram desenvolvidas (metodologia e métodos) (0,2); ·
Relato da reação dos alunos frente aos
conteúdos abordados pelo professor (0,2); ·
Relato de como foi a interação entre
professor-aluno e aluno-aluno (0,2). |
0,7 |
|
Relato da aplicação do plano de aula – 1º parágrafo ·
Apresentação da literatura e dos conteúdos
que nortearam a aula (0,2); ·
Apresentação do Recurso utilizado para
contação de história (0,2); ·
Descrição de forma sucinta de como foi sua
interação com os alunos e a relação entre eles durante o desenvolvimento de
toda regência (0,3). |
0,7 |
|
Relato da aplicação do plano de aula – 2º parágrafo ·
Apresentação das atividades de Língua
Portuguesa e a Lúdica (0,2); ·
Descrição de forma sucinta de como explorou
as atividades (métodos) e fez as intervenções diante das dificuldades (0,3); ·
Relato sobre o interesse dos alunos na aula
e se aprenderam o conteúdo (0,2). |
0,7 |
|
Relato da aplicação do plano de aula – 3º parágrafo ·
Apresentação das atividades de Matemática e
Coletiva (0,2); ·
Descrição de forma sucinta de como explorou
as atividades (métodos) e fez as intervenções diante das dificuldades (0,3); ·
Relato sobre o interesse dos alunos na aula
e se aprenderam o conteúdo (0,2). |
0,7 |
|
Anexos – Fotos da regência ·
Apresentação de uma foto realizando a
regência (contando história, explicando a aula etc.) (0,3); ·
Apresentação de duas fotos de atividades de
Língua Portuguesa resolvidas e com nome dos alunos e mais a data da regência
(de dois alunos diferentes) (0,2); ·
Apresentação de duas fotos de atividades de
Matemática resolvidas e com nome dos alunos e mais a data da regência (de
dois alunos diferentes) (0,2); ·
Apresentação de uma foto da atividade
Coletiva resolvida e com nome dos alunos (0,2); ·
Apresentação de uma foto da atividade Lúdica
resolvida e com nome dos alunos (0,2); ·
As fotos apresentam conformidade com as
atividades aprovadas no plano de aula e com as correções solicitadas
(estética pedagógica, formatação, escrita e conteúdo) (0,3). |
1,4 |
|
Normas de escrita ·
Utilização da norma padrão culta da Língua
Portuguesa (0,1); ·
Ortografia (0,1); ·
Concordância verbal e nominal (0,1). |
0,3 |
|
Normas da ABNT ·
Relatório elaborado dentro da Folha Timbrada
disponibilizada no ambiente da disciplina, na formatação e estruturação
destinada e previamente formatada (0,1); ·
Arquivo enviado dentro da extensão
solicitada, documento do editor de texto WORD (.doc/docx) (0,1); ·
Respeito aos limites e espaços de cada
parágrafo, quadros e linhas (0,1). |
0,3 |
|
NOTA |
5,0 |
|
Aqui constará o feedback do
professor referente a correção de sua atividade. |
Comentários
Postar um comentário